Network User's Guide
Table Of Contents
- MANUAL DO UTILIZADOR DE REDE
- indice
- 1 Introdução
- Descrição geral
- Funcionalidades de rede
- Tipos de ligações em rede
- Exemplo de ligação numa rede com fios
- Exemplo de ligação numa rede sem fios
- Ligação a um computador com capacidade para comunicações sem fios, com um ponto de acesso na rede (Modo de infra-estrutura)
- Ligação a um computador com capacidade para comunicações sem fios, sem um ponto de acesso na rede (Modo ad-hoc)
- Existe um ponto de acesso na rede, mas o computador não tem capacidade para comunicações sem fios
- Protocolos
- 2 Configurar a sua máquina para funcionar em rede com uma ligação com cabo Ethernet
- Descrição geral
- Endereços IP, máscaras de sub-rede e gateways
- Definir o endereço IP e a máscara de sub-rede
- Alterar as definições do servidor de impressão
- Utilizar o utilitário BRAdmin Professional para alterar as definições do servidor de impressão (apenas para Windows®)
- Utilizar o painel de controlo para alterar as definições do servidor de impressão.
- Utilizar o software Configuração Remota para alterar as definições de impressão (para Windows® e Mac OS® X 10.2.4 ou superior) (não disponível para DCP-340CW)
- 3 Configurar a sua máquina para uma rede sem fios
- Descrição geral
- Termos e conceitos de rede sem fios
- Configurar a sua máquina numa rede sem fios
- Utilizar o assistente de configuração a partir do menu LAN do painel de controlo, para uma rede sem fios
- Utilizar o software SecureEasySetup™ para configurar a sua máquina numa rede sem fios
- Utilizar o programa de instalação automática da Brother, incluído no CD-ROM, para configurar a sua máquina para uma rede sem fios.
- Alterar as definições do servidor de impressão
- Utilizar o utilitário BRAdmin Professional para alterar as definições do servidor de impressão (apenas para Windows®)
- Utilizar o software Configuração Remota para alterar as definições de impressão (para Windows® e Mac OS® X 10.2.4 ou superior) (não disponível para DCP-340CW)
- Utilizar o menu LAN do painel de controlo para alterar as definições do servidor de impressão
- Utilizar outros métodos para configurar a máquina para funcionar numa rede sem fios
- 4 Configuração do painel de controlo
- 5 Impressão em rede em Windows®: Impressão ponto-a-ponto básica com TCP/IP
- 6 Impressão em rede em Macintosh®
- 7 Resolução de problemas
- Descrição geral
- Problemas gerais
- O CD-ROM foi inserido, mas não iniciou automaticamente.
- Como repor as predefinições de fábrica do servidor de impressão Brother
- O meu computador não detecta a máquina/servidor de impressão A minha máquina/servidor de impressão não aparece na janela da Configuração remota nem no BRAdmin Professional (BRAdmin Light)
- Problemas relacionados com a instalação do software de impressão em rede
- Não foi possível detectar o servidor de impressão Brother durante a configuração do software de impressão em rede ou a partir do controlador de impressora da máquina Brother no Windows®.
- Não foi possível detectar o servidor de impressão Brother utilizando a funcionalidade de Configuração de rede simples do Mac OS® X.
- Problemas relacionados com a impressão
- Problemas relacionados com a digitalização e o PC-FAX
- Resolução de problemas específicos de protocolos
- Resolução de problemas relacionados com redes sem fios
- 8 Instalação sem fios para Windows®
- Instalação utilizando um computador sem fios no modo de Infra-estrutura
- Efectuar a instalação utilizando um computador com fios no modo de Infra-estrutura
- Instalação através de um ponto de acesso que suporte SecureEasySetup™ (Windows® 98/98SE/Me/2000 Professional/XP)
- Instalação utilizando um computador sem fios no Modo Ad-hoc
- 9 Instalação sem fios para Macintosh®
- Instalação utilizando um computador sem fios no modo Infra-estrutura para Mac OS® X 10.2.4 ou superior
- Instalação utilizando um computador com fios no modo Infra-estrutura para Mac OS® X 10.2.4 ou superior
- Instalação utilizando um computador sem fios no Modo Ad-hoc Mode para Mac OS® X 10.2.4 ou superior
- Anexo A
- Outras formas de definir o endereço IP (para utilizadores experientes e administradores)
- Utilizar o DHCP para configurar o endereço IP
- Utilizar o BOOTP para configurar o endereço IP
- Utilizar o RARP para configurar o endereço IP
- Utilizar o APIPA para configurar o endereço IP
- Utilizar o ARP para configurar o endereço IP
- Utilizar o TELNET para configurar o endereço IP
- Utilizar o software de servidor Web BRAdmin da Brother para IIS* para configurar o endereço IP
- Actualizar outras máquinas através da rede (apenas Windows®)
- Instalação com uma Fila de impressão em rede ou uma Partilha (apenas controlador de impressora)
- Outras formas de definir o endereço IP (para utilizadores experientes e administradores)
- Anexo B
- Índice remissivo
Configuração do painel de controlo
4 - 3
4
Modo Estático
Neste modo, o endereço IP da máquina tem de ser atribuído manualmente. Uma vez introduzido, o endereço
IP fica bloqueado para o endereço atribuído.
Modo RARP
O endereço IP do servidor de Impressão Brother pode ser configurado através da funcionalidade Reverse
ARP (RARP) no computador anfitrião. O processo é efectuado através da edição do ficheiro /etc/ethers (se
este ficheiro não existir, pode criá-lo) com uma introdução semelhante à que se segue: (Em baixo, “BRN”
será “BRW” caso se trate de uma rede sem fios)
00:80:77:31:01:07 BRN_310107
Neste exemplo, a primeira entrada é o endereço Ethernet do servidor de impressão e a segunda é o nome
do servidor de impressão (o nome tem de ser igual ao introduzido no ficheiro /etc/hosts).
Se o daemon de rarp ainda não estiver em execução, inicie-o (conforme o sistema, o comando pode ser
rarpd, rarpd –a, in.rarpd –a ou outro; escreva man rarpd ou consulte a documentação do seu sistema para
obter mais informações). Para verificar se o daemon de rarp está em execução num sistema UNIX
®
Berkeley, introduza o seguinte comando:
ps -ax | grep -v grep | grep rarpd
Para sistemas AT&T UNIX
®
, introduza:
ps -ef | grep -v grep | grep rarpd
O servidor de impressão da Brother obterá o endereço IP do daemon de rarp quando for ligado.
Modo BOOTP
O BOOTP é uma alternativa ao rarp, que apresenta a vantagem de permitir a configuração da Subnet Mask
e da Gateway. Para utilizar o BOOTP para configurar o endereço IP, certifique-se de que o BOOTP está
instalado e activo no computador anfitrião (deverá aparecer no ficheiro /etc/services do sistema anfitrião
como um serviço real; escreva man bootpd ou consulte a documentação do seu sistema para obter mais
informações). O BOOTP é geralmente iniciado através do ficheiro /etc/inetd.conf, pelo que poderá ter de
activá-lo eliminando o cardinal “#” que se encontra na entrada bootp deste ficheiro. Por exemplo, uma
entrada bootp típica do ficheiro /etc/inetd.conf seria:
#bootp dgram udp wait /usr/etc/bootpd bootpd -i
Nota
Conforme o sistema, esta entrada pode chamar-se “bootps” em vez de “bootp”.
Para activar o BOOTP, basta utilizar um editor para eliminar o cardinal “#” (se não houver um cardinal “#”,
significa que o BOOTP já está activado). Edite o ficheiro de configuração do BOOTP (normalmente /etc/bootptab)
e introduza o nome, tipo de rede (1 para Ethernet), endereço Ethernet e IP, Subnet Mask e gateway do servidor
de impressão. Infelizmente, não há nenhum formato padrão exacto para o fazer, pelo que terá de consultar a
documentação do seu sistema para determinar como introduzir estas informações (muitos sistemas UNIX
®
têm
também exemplos de modelos no ficheiro bootptab que poderá utilizar como referência). Alguns exemplos de
entradas /etc/bootptab típicas incluem: (Em baixo, “BRN” será “BRW” caso se trate de uma rede sem fios.)










