Guia de Instalação Rápida MFC-9840CDW Antes de utilizar o aparelho, deve configurar o hardware e instalar o controlador. Leia o ‘Guia de instalação rápida’ para instruções de configuração e instalação correctas. FASE 1 Configurar o aparelho FASE 2 Instalar o Controlador e o Software Instalação completa! Guarde este 'Guia de Instalação Rápida' e o CD-ROM fornecido num local acessível para uma consulta rápida e fácil em qualquer altura.
1 Símbolos utilizados neste manual Advertência O sinal Advertência indica-lhe o que fazer para evitar possíveis ferimentos. Nota O sinal Nota indica o que fazer se ocorrerem determinadas situações ou oferece sugestões sobre o funcionamento de uma determinada operação em conjunto com outras funções. Aviso O sinal Cuidado especifica os procedimentos que deve seguir ou evitar para prevenir possíveis danos na impressora ou noutros objectos.
Índice Como Começar Componentes da embalagem ...................................................................................................................... 2 Painel de controlo ........................................................................................................................................ 3 FASE 1 – Configurar o aparelho Retire os materiais da caixa do aparelho .....................................................................................................
Como Começar 1 1 Componentes da embalagem Os componentes incluídos na embalagem podem ser diferentes de país para país. Guarde todos os materiais da caixa e a própria caixa da impressora para a eventualidade de ter de devolver a impressora.
Como Começar 2 Painel de controlo MFC-9840CDW 2 1 3 5 4 6 05/01/2008 18:00 Somente Fax Em espera 12 11 10 9 1 Teclas Um Toque 7 Teclas Iniciar 2 LCD (Ecrã de Cristais Líquidos) 8 Teclas copiar 3 LED de estado 9 Tecla Frente e verso 4 Teclas de Menu 10 Teclas de Modo 5 Teclado de marcação 11 Teclas de fax e de telefone 6 Tecla Parar/Sair 12 Teclas imprimir 8 7 Para mais informações sobre o painel de controlo, consulte Sumário do painel de controlo no Capítulo 1 do Manual
FASE 1 Configurar o aparelho 1 1 Retire os materiais da caixa do aparelho 4 Segure na asa verde da unidade do tambor. Levante a unidade do tambor e, em seguida, puxe-a para fora até que pare. Importante Guarde todos os materiais da caixa e a própria caixa para a eventualidade de ter de devolver o aparelho. Configuração incorrecta NÃO ligue ainda o cabo de alimentação CA. 1 2 Retire a fita de empacotamento do exterior do aparelho.
Configurar o aparelho 2 3 6 Puxe a tampa de protecção. Feche a tampa dianteira da máquina. Segure a asa do cartucho de toner e introduzao na unidade do tambor. Certifique-se de que faz corresponder a cor do cartucho de toner à etiqueta da mesma cor na unidade do tambor, e certifique-se de que dobra a asa do cartucho de toner (1) assim que colocar o cartucho no lugar. 3 (1) (1) 1 Coloque papel na gaveta do papel Puxe o tabuleiro de papel totalmente para fora do aparelho.
FASE 1 3 Configurar o aparelho Folheie a pilha de papel para evitar o seu encravamento ou alimentação errada. 4 1 2 4 Fixar a tampa do painel de controlo Abra a tampa dos documentos. Escolha o seu idioma e fixe o painel de controlo no aparelho. Coloque papel na gaveta do papel. Certifiquese de que o papel está bem assente na gaveta e abaixo da marca máxima de papel. Nota 5 Se a tampa do painel de controlo não for fixado correctamente, as teclas do painel de controlo poderiam não funcionar.
Configurar o aparelho 6 1 Instale o cabo de alimentação e a linha telefónica Certifique-se de que o interruptor de energia do aparelho está desligado. Retire a etiqueta que cobre a entrada eléctrica CA. Advertência • O aparelho deve estar equipado com uma ficha com ligação à terra.
FASE 1 7 Configurar o aparelho Seleccionar o País 9 Definir a data e hora Deve seleccionar o seu País de maneira que o aparelho funcione correctamente com as linhas de telecomunicações locais em cada País. O aparelho indica a data e hora, e, se tiver configurado a ID da estação, esta será adicionada a todos os faxes que enviar. 1 1 2 3 4 2 Certifique-se de que liga a energia ligando o cabo de alimentação e o interruptor. Prima ou para seleccionar o país (España ou Portugal).
Configurar o aparelho 7 Introduza a hora no formato de 24 horas no teclado de marcação e, em seguida, prima OK. 6 Utilize o teclado de marcação para introduzir o seu nome (até 20 caracteres), e em seguida prima OK. 02.Data e Hora 25/03/2008 03.ID do aparelho Fax:+44XXXXXXXX Tel:+44XXXXXXXX Nome: Hora:15:25 Prima Tecla e OK Prima Tecla e OK (Por ex., introduza 1, 5, 2, 5 para 3:25.) 8 Prima Parar/Sair. Nota Se se enganar, prima Parar/Sair para começar a partir do passo 1.
FASE 1 Configurar o aparelho 12 Seleccionar um modo de recepção Existem quatro modos de recepção possíveis: Somente Fax, Fax/Tel, Manual e TAD externo. Seleccione o Modo recepção que melhor se adapta às suas necessidades.
Configurar o aparelho 13 Definir o tipo de linha telefónica Se estiver a fazer a ligação a uma linha com PABX (PBX) ou RDIS para enviar e receber faxes, é também necessário alterar o tipo de linha telefónica em conformidade, efectuando os seguintes passos. 1 2 3 4 5 Prima Menu. Prima 0. Prima 6. Prima ou para seleccionar PBX, ISDN ou Normal. Prima OK. Proceda de uma das seguintes formas: Se seleccionar ISDN ou Normal, prima OK e vá para o passo 8. Se seleccionar PBX, prima OK e vá para o passo 5.
CD-ROM ‘MFL-Pro Suite’ fornecido 1 1 CD-ROM ‘MFL-Pro Suite’ fornecido Windows® Instalação de MFL-Pro Suite Pode instalar o software MFL-Pro Suite e os controladores multifunções. Instalar outros controladores ou utilitários Pode instalar utilitários adicionais do software MFL-Pro Suite, instalar sem o ScanSoft™ PaperPort™ 11SE com OCR da NUANCE ou instalar apenas o controlador.
FASE 2 Instalar o Controlador e o Software Siga as instruções nesta página relativamente ao seu sistema operativo e ao interface. Para os controladores mais recentes e documentação e saber qual é a melhor solução para os seus problemas ou questões, aceda ao Brother Solutions Center directamente a partir do CD-ROM / controlador ou vá até http://solutions.brother.com. Windows® Para utilizadores do cabo interface USB......................................................................
FASE 2 Instalar o Controlador e o Software Windows® 1 Windows® USB 1 Para utilizadores do cabo interface USB (Para Windows® 2000 Professional/XP/ XP Professional x64 Edition/Windows Vista™) Importante 4 O menu principal do CD-ROM surge no ecrã. Clique em Instalação de MFL-Pro Suite. Certifique-se de que concluiu todas as instruções do passo 1 Configurar o aparelho da página 4 à 11. Nota • Feche as aplicações que estejam a ser executadas antes de instalar o MFL-Pro Suite.
Instalar o Controlador e o Software Depois de ler e aceitar o Contracto de licença ScanSoft™ PaperPort™ 11SE, clique em Sim. 8 Quando este ecrã aparecer, retire a etiqueta que cobre a porta USB do aparelho. Ligue o cabo de interface ao computador e, depois, ligue-o ao aparelho. Windows® USB 6 Windows® 7 A instalação do ScanSoft™ PaperPort™ 11SE irá começar automaticamente e será seguida pela instalação do MFL-Pro Suite.
FASE 2 Instalar o Controlador e o Software 10 Quando o ecrã Registo online é apresentado, Windows® USB efectue a sua selecção e siga as instruções do ecrã. 11 Clique em Concluir para reiniciar o computador. (Depois de reiniciar o computador, tem que entrar com direitos de administrador.) Nota • XML Paper Specification Printer Driver O XML Paper Specification Printer Driver é o controlador mais adequado para imprimir a partir de aplicações que utilizam documentos com especificação de papel XML.
Instalar o Controlador e o Software Para utilizadores de interface de rede com fios (Para Windows® 2000 Professional/XP/XP Professional x64 Edition/Windows Vista™) Importante 5 Certifique-se de que concluiu todas as instruções do passo 1 Configurar o aparelho da página 4 à 11. Introduza o CD-ROM fornecido na unidade de CD-ROMs. Se surgir o ecrã de nome do modelo, seleccione o aparelho em questão. Se surgir o ecrã de idiomas, seleccione o idioma pretendido.
FASE 2 Windows® Rede com fios 7 Instalar o Controlador e o Software Seleccione Ligação com rede Ligada (Ethernet) e, em seguida, clique em Seguinte. Windows® 10 Se o aparelho estiver configurado para a sua rede, seleccione o aparelho a partir da lista e, em seguida, clique em Seguinte. Esta janela não é apresentada se estiver apenas um aparelho ligado à rede, sendo este seleccionado automaticamente.
Instalar o Controlador e o Software da ScanSoft for apresentado, faça as selecções que pretender e siga as instruções no ecrã. 13 Clique em Concluir para reiniciar o computador. (Depois de reiniciar o computador, tem que entrar com direitos de administrador.) Nota • XML Paper Specification Printer Driver O XML Paper Specification Printer Driver é o controlador mais adequado para imprimir a partir de aplicações que utilizam documentos com especificação de papel XML.
FASE 2 Instalar o Controlador e o Software 5 Clique no botão Adicionar. Definições de firewall Windows® Rede com fios Windows® A definição de firewall no PC pode rejeitar a ligação de rede necessária para digitalização e impressão em rede. Se estiver a utilizar o firewall do Windows® siga as instruções para o Windows® XP SP2 ou para o Windows Vista™. Se estiver a utilizar um software pessoal de firewall, consulte o Manual do Utilizador para o software ou contacte o fabricante do software.
Instalar o Controlador e o Software 1 Clique no botão Iniciar, Painel de controlo, Rede e Internet, Firewall do Windows e clique em alterar definições. Certifique-se de que o firewall do Windows está definido para Ligado no separador Geral. 6 Para adicionar a porta 54925 para digitalização em rede, introduza as seguintes informações: 1. Em Nome: introduza qualquer descrição, por exemplo "Digitalizador Brother". 2. Em Número da porta: Introduza "54925". 3. Certifique-se de que UDP está seleccionado.
FASE 2 3 Instalar o Controlador e o Software Windows® Para utilizadores de interface de rede sem fios em modo infrastructure (infra-estrutura) (Para Windows® 2000 Professional/XP/XP Professional x64 Edition/Windows Vista™) Ligar o aparelho sem fios e a rede sem fios em conjunto e instalar o controlador de impressora em modo infrastructure (infra-estrutura) Windows® Rede sem fios Em primeiro lugar, tem de configurar as definições de rede sem fios do seu aparelho para estabelecer comunicação com o ponto
Instalar o Controlador e o Software Windows® Confirme o seu ambiente de rede O processo de configuração varia de acordo com o seu ambiente de rede. Se o seu ponto de acesso sem fios (A) suportar SecureEasySetup™, não necessita de usar o computador para usar o aparelho. O ponto de acesso (router) e o seu aparelho podem comunicar automaticamente usando o procedimento SecureEasySetup™. Para obter instruções, consulte página 24. Windows® Rede sem fios Instalação com SecureEasySetup™ .
FASE 2 Instalar o Controlador e o Software Windows® Usar o software SecureEasySetup™ para configurar o seu aparelho para uma rede sem fios O software SecureEasySetup™ permite-lhe configurar a rede sem fios mais facilmente do que se a configurasse manualmente. Premindo um botão do router sem fios ou do ponto de acesso, pode configurar a rede sem fios e as definições de segurança. O router ou o ponto de acesso tem de suportar também o SecureEasySetup™.
Instalar o Controlador e o Software Windows® Importante Antes de começar, tem de saber as definições de rede sem fios do seu aparelho. Certifique-se de que concluiu todas as instruções do passo 1 Configurar o aparelho da página 4 à 11. 1 Estas instruções permitem instalar o seu aparelho Brother em modo infrastructure (infra-estrutura) num pequeno escritório ou num ambiente de rede sem fios doméstico, utilizando um router ou um ponto de acesso sem fios que use DHCP para atribuir endereços IP.
FASE 2 2 Instalar o Controlador e o Software Ligue o cabo de alimentação CA a uma tomada CA. Ligue o interruptor de energia. 5 Windows® Rede sem fios Se tiver configurado previamente as definições de rede sem fios do aparelho, tem de reiniciar as definições de rede (LAN) antes de poder configurar novamente as definições da rede sem fios. Prima Menu, 7, 2, 5 (ou Menu, 7, 0) e, em seguida, prima 1 para aceitar a alteração. e Selec. ab ou OK 6 Introduza um novo SSID e prima OK.
Instalar o Controlador e o Software Seleccione o número de chave apropriado e prima OK. 72.WLAN Chave WEP a KEY1: b KEY2: Selec. ab ou OK Introduza a chave WEP que anotou no passo 1 utilizando o teclado de marcação. Pode utilizar as teclas e para deslocar o cursor. Por exemplo, para inserir a letra a, prima uma vez a tecla 2 no teclado de marcação. Para introduzir o número 3, prima a tecla 3 do teclado de marcação sete vezes. Os caracteres aparecem por esta ordem: minúsculas, maiúsculas e números.
FASE 2 Instalar o Controlador e o Software 15 Introduza o CD-ROM fornecido na unidade de CD-ROMs. Se surgir o ecrã de nome do modelo, seleccione o aparelho em questão. Se surgir o ecrã de idiomas, seleccione o idioma pretendido. Windows® Nota Se quiser instalar o controlador PS (BR-Script Driver da Brother), seleccione Instalação personalizada e em seguida siga as instruções no ecrã.
Instalar o Controlador e o Software 21 Se o aparelho estiver configurado para a sua rede, seleccione o aparelho a partir da lista e, em seguida, clique em Seguinte. Esta janela não é apresentada se estiver apenas um aparelho ligado à rede, sendo este seleccionado automaticamente. Windows® 23 Quando o ecrã de Registo online da Brother e da ScanSoft for apresentado, faça as selecções que pretender e siga as instruções no ecrã.
FASE 2 Instalar o Controlador e o Software 5 Clique no botão Adicionar. Definições de firewall A definição de firewall no PC pode rejeitar a ligação de rede necessária para digitalização e impressão em rede. Se estiver a utilizar o firewall do Windows® siga as instruções para o Windows® XP SP2 ou para o Windows Vista™. Se estiver a utilizar um software pessoal de firewall, consulte o Manual do Utilizador para o software ou contacte o fabricante do software.
Instalar o Controlador e o Software Para utilizadores Windows Vista™: 1 Clique no botão Iniciar, Painel de controlo, Rede e Internet, Firewall do Windows e clique em alterar definições. Certifique-se de que o firewall do Windows está definido para Ligado no separador Geral. Windows® 6 Para adicionar a porta 54925 para digitalização em rede, introduza as seguintes informações: 1. Em Nome: introduza qualquer descrição, por exemplo "Digitalizador Brother". 2. Em Número da porta: Introduza "54925". 3.
FASE 2 4 Instalar o Controlador e o Software Macintosh® Para os utilizadores de cabo interface USB Para Mac OS® X 10.2.4 ou superior Importante 3 Introduza o CD-ROM fornecido para Macintosh® na unidade de CD-ROM. Certifique-se de que concluiu todas as instruções do passo 1 Configurar o aparelho da página 4 à 11. Nota Para utilizadores Mac OS® X 10.2.0 a 10.2.3 faça a actualização para Mac OS® X 10.2.4 ou superior.
Instalar o Controlador e o Software 7 O software da Brother procurará o dispositivo da Brother. Durante este período de tempo, aparecerá o seguinte ecrã. 9 Impressão), e em seguida em Quit Print Center (Encerrar centro de impressão). Quando este ecrã aparecer, clique em OK. Para utilizadores de Mac OS® X 10.3.x ou superior: O MFL-Pro Suite, controlador da impressora Brother, controlador do scanner e o Brother ControlCenter2 foram instalados e a instalação está agora concluída. Avance para o passo 12.
FASE 2 5 Instalar o Controlador e o Software Macintosh® Para utilizadores de interface de rede com fios Para Mac OS® X 10.2.4 ou superior Importante 4 Certifique-se de que concluiu todas as instruções do passo 1 Configurar o aparelho da página 4 à 11. 1 Clique duas vezes no ícone Start Here OSX para instalar. Siga as instruções do ecrã. Ligue o cabo interface de rede ao aparelho, e em seguida ligue-o à rede. Nota Consulte o Manual do Utilizador de Rede no CDROM para instalar o controlador PS.
Instalar o Controlador e o Software 6 O software da Brother procurará o dispositivo da Brother. Durante este período de tempo, aparecerá o seguinte ecrã. 7 • Se aparecer este ecrã, clique em OK. Quando este ecrã aparecer, clique em OK. Para utilizadores de Mac OS® X 10.3.x ou superior: O MFL-Pro Suite, controlador da impressora Brother, controlador do scanner e o Brother ControlCenter2 foram instalados e a instalação está agora concluída. Avance para o passo 12.
FASE 2 Instalar o Controlador e o Software 11 Clique em Print Center (Centro de Impressão), e em seguida em Quit Print Center (Encerrar centro de impressão). O MFL-Pro Suite, controlador da impressora Brother, controlador do scanner e o Brother ControlCenter2 foram instalados e a instalação está agora concluída. 12 Para instalar Presto!®PageManager®, clique Macintosh® Rede com fios duas vezes no ícone Presto! PageManager e siga as instruções no ecrã.
Instalar o Controlador e o Software 6 Macintosh® Para utilizadores de interface de rede sem fios em modo infrastructure (infra-estrutura) (Para Mac OS® X 10.2.4 ou superior) Ligar o aparelho sem fios e a rede sem fios em conjunto e instalar o controlador de impressora em modo infrastructure (infra-estrutura) Em primeiro lugar, tem de configurar as definições de rede sem fios do seu aparelho para estabelecer comunicação com o ponto de acesso à sua rede (router).
FASE 2 Instalar o Controlador e o Software Macintosh® Confirme o seu ambiente de rede O processo de configuração varia de acordo com o seu ambiente de rede. Instalação com SecureEasySetup™ . Se o seu ponto de acesso sem fios (A) suportar SecureEasySetup™, não necessita de usar o computador para usar o aparelho. O ponto de acesso (router) e o seu aparelho podem comunicar automaticamente usando o procedimento SecureEasySetup™. Para obter instruções, consulte página 39.
Instalar o Controlador e o Software Macintosh® Usar o software SecureEasySetup™ para configurar o seu aparelho para uma rede sem fios O software SecureEasySetup™ permite-lhe configurar a rede sem fios mais facilmente do que se a configurasse manualmente. Premindo um botão do router sem fios ou do ponto de acesso, pode configurar completamente e proteger a rede sem fios. O router ou o ponto de acesso tem de suportar também o SecureEasySetup™.
FASE 2 Instalar o Controlador e o Software Macintosh® Utilizar o Assistente de Configuração a partir do menu LAN do painel de controlo para configuração de rede sem fios Importante Antes de começar, tem de saber as definições de rede sem fios do seu aparelho. Certifique-se de que concluiu todas as instruções do passo 1 Configurar o aparelho da página 4 à 11.
Instalar o Controlador e o Software 2 Ligue o cabo de alimentação CA a uma tomada CA. Ligue o interruptor de energia. 5 Macintosh® Seleccione utilizando prima OK. Avance para o passo 6. ou e 72.WLAN SSID Configuração incorrecta Se tiver configurado previamente as definições de rede sem fios do aparelho, tem de reiniciar as definições de rede (LAN) antes de poder configurar novamente as definições da rede sem fios.
FASE 2 9 Instalar o Controlador e o Software Seleccione o número de chave apropriado e prima OK. 72.WLAN Chave WEP a KEY1: b KEY2: Selec. ab ou OK Introduza a chave WEP que anotou no passo 1 utilizando o teclado de marcação. Pode utilizar as teclas e para deslocar o cursor. Por exemplo, para inserir a letra a, prima uma vez a tecla 2 no teclado de marcação. Para introduzir o número 3, prima a tecla 3 do teclado de marcação sete vezes.
Instalar o Controlador e o Software Aguarde um pouco, serão necessários alguns segundos para que o software seja instalado. Após a instalação, clique em Reiniciar para concluir a instalação do software. Macintosh® Nota 17 Seleccione Wireless Network Connection • Se o aparelho estiver configurado para a sua rede, seleccione o aparelho a partir da lista e, em seguida, clique em OK. Esta janela não é apresentada se estiver apenas um aparelho ligado à rede, sendo este seleccionado automaticamente.
FASE 2 Instalar o Controlador e o Software 20 Quando aparecer este ecrã, clique em OK. Macintosh® 24 Clique em Print Center (Centro de Impressão), e em seguida em Quit Print Center (Encerrar centro de impressão). Para utilizadores de Mac OS® X 10.3.x ou superior: O MFL-Pro Suite, controlador da impressora Brother, controlador do scanner e o Brother ControlCenter2 foram instalados e a instalação está agora concluída. Avance para o passo 25. 21 Para utilizadores de Mac OS® X 10.2.4 a 10.2.
Para Utilizadores de Rede 1 1 Utilitário BRAdmin Light (Para utilizadores de Windows®) O BRAdmin Light é um utilitário para a configuração inicial de dispositivos Brother ligados em rede. Também pode procurar produtos Brother na sua rede, verificar o estado e configurar as definições básicas de rede, como o endereço IP. Para mais informações sobre BRAdmin Light, vá até http://solutions.brother.com.
Para Utilizadores de Rede 2 Utilitário BRAdmin Light (Para utilizadores de Mac OS® X) O BRAdmin Light é um utilitário para a configuração inicial de dispositivos Brother ligados em rede. Também pode procurar produtos Brother na sua rede, verificar o estado e configurar as definições básicas de rede, como o endereço IP a partir de um computador com Mac OS® X 10.2.4 ou superior. O software BRAdmin Light será instalado automaticamente quando instalar o controlador da impressora.
Para Utilizadores de Rede 3 Gestão baseada na Web (browser web) O servidor de impressão da Brother está equipado com um servidor web que lhe permite monitorar o estado ou mudar algumas das definições de configuração, utilizando HTTP (Protocolo de transferência de hipertexto). Nota • O nome de utilizador é ‘admin’ e a palavra-passe predefinida é ‘access’. Pode utilizar o browser web para mudar a palavra-passe. • Recomendamos o Microsoft Internet Explorer 6.0® (ou superior) ou o Firefox® 1.
Para Utilizadores de Rede Introduzir texto 5 Quando estiver a definir certas selecções de menu, tais como a ID do Aparelho, tem de introduzir caracteres de texto. As teclas do teclado de marcação têm letras impressas em cima. As teclas: 0, # e l não possuem letras impressas porque são utilizadas para caracteres especiais.
Consumíveis e opções 1 1 Opções O aparelho tem os seguintes acessórios opcionais. Pode aumentar as capacidades da máquina ao adicionar estes itens. Unidade gaveta inferior Memória DIMM LT-100CL A gaveta de papel inferior tem capacidade para até 500 folhas de papel. Quando a unidade gaveta inferior é instalada, o aparelho aumenta a capacidade total de entrada para 800 folhas. 2 Pode aumentar a memória instalando um módulo de memória (SO-DIMM de 144 pinos).
Marcas registadas O logótipo da Brother é uma marca registada da Brother Industries, Ltd. Brother é uma marca registada da Brother Industries, Ltd. Multi-Function Link é uma marca registada da Brother International Corporation. Microsoft, Windows e Windows Server são marcas registadas da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e em outros países. Windows Vista é uma marca registada ou uma marca comercial da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e em outros países.