Glossário de Rede Neste glossário de rede você encontrará informações básicas sobre recursos de rede avançados das máquinas Brother juntamente com termos gerais de rede e termos comuns. Os protocolos compatíveis e os recursos de rede diferem de acordo com o modelo usado. Para descobrir que recursos e protocolos de rede são compatíveis, consulte o Manual do Usuário de Rede fornecido. Para baixar o manual mais recente, visite a página de seu modelo no Brother Solutions Center em (http://solutions.brother.
Modelos aplicáveis Este Manual do Usuário aplica-se aos modelos a seguir: MFC-J280W/J425W/J430W/J432W/J435W/J625DW/J825DW/J835DW/J5910DW e DCP-J525W/J725DW/J925DW Definições de observações Utilizamos o seguinte ícone ao longo deste Manual do Usuário: Observação As observações lhe dizem como você deverá proceder a uma situação que possa surgir ou fornecem dicas sobre como a operação interage com outros recursos. NOTA IMPORTANTE Seu produto é aprovado para uso somente no país em que foi adquirido.
Índice 1 Tipos de conexões e protocolos de rede 1 Tipos de conexões à rede .........................................................................................................................1 Exemplo de conexão de rede cabeada ...............................................................................................1 Protocolos..................................................................................................................................................
1 Tipos de conexões e protocolos de rede 1 1 Tipos de conexões à rede 1 Exemplo de conexão de rede cabeada 1 Impressão ponto a ponto usando TCP/IP 1 Em um ambiente ponto a ponto, cada computador envia diretamente os dados para uma impressora Brother e recebe dados diretamente dela. Não há um servidor central controlando o acesso aos arquivos ou o compartilhamento de máquinas.
Tipos de conexões e protocolos de rede Impressão compartilhada em rede 1 Em um ambiente compartilhado em rede, cada computador envia os dados através de um computador controlado centralmente. Esse tipo de computador é geralmente denominado um “servidor” ou “servidor de impressora”. A sua função é controlar a impressão de todos os trabalhos de impressão.
Tipos de conexões e protocolos de rede Protocolos 1 1 Protocolos e funções do TCP/IP 1 Os protocolos são conjuntos padronizados de regras para transmissão de dados em uma rede. Os protocolos permitem que os usuários ganhem acesso aos recursos conectados em rede. O servidor de impressora usado na máquina Brother aceita o protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol). TCP/IP é o conjunto mais popular de protocolos usados para comunicações, como Internet e e-mail.
Tipos de conexões e protocolos de rede WINS 1 1 O Windows® Internet Name Service é um serviço de fornecimento de informações para a resolução de nome NetBIOS através da consolidação de um endereço IP e de um nome NetBIOS que está na rede local. LPR/LPD 1 Protocolos de impressão normalmente utilizados em uma rede TCP/IP. Cliente SMTP (apenas MFC-J5910DW) 1 O cliente SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) é usado para enviar e-mails pela Internet ou pela Intranet.
Tipos de conexões e protocolos de rede FTP (para o recurso Escanear para FTP) (apenas MFC-J5910DW) 1 O Protocolo de Transferência de Arquivos (FTP) permite à máquina Brother escanear documentos em preto e branco ou coloridos diretamente para um servidor FTP localizado localmente em sua rede ou na Internet. CIFS (apenas MFC-J5910DW) 1 O Common Internet File System é o modo padrão que os usuários de computador utilizam para compartilhar arquivos e impressoras no Windows®.
2 Configurando sua máquina para uma rede Endereços IP, máscaras de sub-rede e gateways 2 2 2 Para utilizar a máquina em um ambiente TCP/IP em rede, você precisa configurar o endereço IP e a máscara de sub-rede. O endereço IP que atribuir ao servidor de impressora deverá estar na mesma rede lógica dos seus computadores host. Se não estiver, você deverá configurar corretamente a máscara de sub-rede e o endereço do gateway.
Configurando sua máquina para uma rede Máscara de sub-rede 2 As máscaras de sub-rede restringem a comunicação pela rede. Exemplo: o Computador 1 pode falar com o Computador 2 2 • Computador 1 Endereço IP: 192.168. 1. 2 Máscara de Sub-rede: 255.255.255.000 • Computador 2 Endereço IP: 192.168. 1. 3 Máscara de Sub-rede: 255.255.255.000 Onde o 0 estiver na máscara de sub-rede, não existirá limite para a comunicação nessa parte do endereço.
3 Termos e conceitos de rede sem fios 3 Especificando a rede 3 SSID (Identificador do conjunto de serviços) e canais 3 Você precisa configurar o SSID e um canal para especificar a rede sem fio à qual você deseja se conectar. SSID Cada rede sem fio possui o seu próprio nome de rede exclusivo, que é tecnicamente referido como um SSID ou ESSID (identificador do conjunto de serviços estendido). O SSID é um valor de 32 bytes ou menos e é atribuído ao ponto de acesso.
Termos e conceitos de rede sem fios Termos de segurança 3 Autenticação e criptografia 3 A maioria das redes sem fio usa algum tipo de configurações de segurança. Essas configurações de segurança definem a autenticação (como o dispositivo se identifica para a rede) e a criptografia (como os dados são criptografados à medida que são enviados através da rede). Se você não especificar corretamente estas opções ao configurar seu aparelho Brother sem fios, ele não será capaz de conectar à rede sem fios.
Termos e conceitos de rede sem fios Chave de rede 3 Sistema aberto/Chave compartilhada com WEP Esta chave é um valor de 64 ou 128 bits que deve ser inserido em formato ASCII ou hexadecimal.
4 Configurações de rede adicionais para Windows® 4 Tipos de configurações de rede adicionais 4 Os recursos seguintes poderão ser usados se você quiser definir configurações de rede adicionais. Web Services para impressão e escaneamento (Windows Vista® e Windows® 7) Vertical Pairing (Windows® 7) Observação Verifique se o computador host e a máquina estão na mesma sub-rede, ou se o roteador está configurado corretamente para passar dados entre os dois dispositivos.
Configurações de rede adicionais para Windows® Instalando os controladores (drivers) usados para impressão e escaneamento via Web Services (Windows Vista® e Windows® 7) 4 O recurso de Web Services permite que você monitore os aparelhos na rede. Ele também simplifica o processo de instalação de controlador (driver).
Configurações de rede adicionais para Windows® Instalação de impressão e escaneamento em rede para modo Infraestrutura usando Vertical Pairing (Windows® 7) 4 O Windows® Vertical Pairing é uma tecnologia que permite a máquinas sem fios que sejam compatíveis com Vertical Pairing se conectarem a redes Infraestrutura usando o método de PIN da Wi-Fi Protected Setup e o recurso Web Services.
A Anexo A A Usando serviços A Um serviço é um recurso que pode ser acessado por computadores que desejam imprimir no servidor de impressora Brother. O servidor de impressora Brother fornece os seguintes serviços predefinidos (execute um comando SHOW SERVICE no console remoto do servidor de impressora Brother para ver a lista dos serviços disponíveis): digite HELP na linha de comando para obter uma listagem dos comandos aceitos.
Anexo A Outros modos de configurar o endereço IP (para usuários avançados e administradores) A Usando DHCP para configurar o endereço IP A O protocolo de configuração dinâmica de hosts (DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol) é um dos vários mecanismos automatizados para alocação de endereço IP.
Anexo A Usando BOOTP para configurar o endereço IP A O BOOTP é uma alternativa ao RARP, que possui a vantagem de permitir a configuração da máscara de sub-rede e de gateway. Para usar o BOOTP na configuração do endereço IP, certifique-se de que o BOOTP esteja instalado e em execução no seu computador host (ele deverá aparecer no arquivo /etc/services no seu host como serviço real; digite man bootpd ou consulte a documentação do sistema para obter informações).
Anexo A Usando ARP para configurar o endereço IP A Se não puder utilizar o aplicativo BRAdmin e se a sua rede não utilizar um servidor DHCP, é possível também utilizar o comando ARP. O comando ARP está disponível em sistemas Windows® com o TCP/IP instalado, assim como nos sistemas UNIX.
B Índice remissivo A M AES ............................................................................. 9 APIPA ...................................................................3, 16 ARP .......................................................................3, 17 Autenticação ............................................................... 9 mDNS ......................................................................... 4 Máscara de sub-rede ..................................................