Glossário de Rede Neste Glossário de Rede, encontrará informações básicas sobre funcionalidades de rede avançadas dos equipamentos Brother, juntamente com termos gerais de rede e termos comuns. Os protocolos suportados e as funcionalidades de rede diferem consoante o modelo que utilizar. Para saber quais as funcionalidades e os protocolos de rede que são suportados, consulte o Manual do Utilizador de Rede fornecido.
Modelos aplicáveis Este Manual do Utilizador aplica-se aos modelos seguintes. MFC-J280W/J425W/J430W/J432W/J435W/J625DW/J825DW/J835DW/J5910DW e DCP-J525W/J725DW/J925DW Definições de notas Ao longo do Manual do Utilizador, é utilizado o seguinte ícone: Nota Notas sobre como enfrentar situações que possam surgir ou sugestões sobre o funcionamento da operação com outras funcionalidades. IMPORTANTE A utilização do seu produto só está aprovada no país onde foi efectuada a aquisição.
Índice 1 Tipos de ligações e protocolos de rede 1 Tipos de ligações em rede.........................................................................................................................1 Exemplo de ligação em rede com fios.................................................................................................1 Protocolos..................................................................................................................................................
1 Tipos de ligações e protocolos de rede 1 1 Tipos de ligações em rede 1 Exemplo de ligação em rede com fios 1 Impressão ponto-a-ponto utilizando TCP/IP 1 Num ambiente ponto-a-ponto, cada computador envia e recebe directamente os dados para cada equipamento. Não existe nenhum servidor central a controlar o acesso aos ficheiros nem a partilha de equipamentos.
Tipos de ligações e protocolos de rede Impressão partilhada em rede 1 Num ambiente de partilha de rede, cada computador envia dados através de um computador controlado centralmente. Este tipo de computador é normalmente designado por “Servidor” ou “Servidor de impressão”. A sua função é controlar a impressão de todos os trabalhos de impressão.
Tipos de ligações e protocolos de rede Protocolos 1 1 Protocolos e funções TCP/IP 1 Os protocolos são conjuntos de regras padronizados para transmissão de dados através de uma rede. Os protocolos permitem ao utilizador aceder a recursos ligados em rede. O servidor de impressão utilizado no equipamento Brother suporta o protocolo TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol).
Tipos de ligações e protocolos de rede WINS 1 1 Windows® Internet Name Service (WINS) é um serviço de fornecimento de informações para a resolução de nome NetBIOS que consolida um endereço IP e um nome NetBIOS que se encontra na rede local. LPR/LPD 1 Protocolos de impressão habitualmente utilizados numa rede TCP/IP. Cliente SMTP (apenas MFC-J5910DW) 1 O cliente Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) é utilizado para enviar mensagens de correio electrónico via Internet ou Intranet.
Tipos de ligações e protocolos de rede FTP (Para a funcionalidade Digitalização para FTP) (apenas MFC-J5910DW) 1 1 O protocolo File Transfer Protocol (FTP) permite utilizar o equipamento Brother para digitalizar documentos a preto e branco ou a cores directamente para um servidor FTP que se encontre localmente na rede ou na Internet.
2 Configurar o seu equipamento para uma rede 2 Endereços IP, máscaras de sub-rede e gateways 2 2 Para utilizar o equipamento numa rede TCP/IP, tem de configurar o respectivo endereço IP e a máscara de sub-rede. O endereço IP que atribui ao servidor de impressão tem de estar na mesma rede lógica que os computadores anfitriões. Se não estiver, tem de configurar correctamente a máscara de sub-rede e o endereço de gateway.
Configurar o seu equipamento para uma rede Máscara de sub-rede 2 As máscaras de sub-rede restringem as comunicações na rede. Exemplo: O Computador 1 pode comunicar com o Computador 2 2 • Computador 1 Endereço IP: 192.168. 1. 2 Máscara de sub-rede: 255.255.255.000 • Computador 2 Endereço IP: 192.168. 1. 3 Máscara de sub-rede: 255.255.255.000 Onde o zero (0) se encontra na máscara de sub-rede, não há limite de comunicações nesta parte do endereço.
3 Termos e conceitos de rede sem fios 3 Especificar a rede 3 SSID (Service Set Identifier) e canais 3 3 Tem de configurar o SSID e um canal para especificar a rede sem fios à qual pretende ligar. SSID Cada rede sem fios tem o seu próprio nome de rede exclusivo designado tecnicamente por SSID ou ESSID (Extended Service Set Identifier). O SSID é um valor de 32 bytes ou inferior atribuído ao ponto de acesso.
Termos e conceitos de rede sem fios Termos de segurança 3 Autenticação e encriptação 3 A maior parte das redes sem fios utiliza algum tipo de definições de segurança. Estas definições de segurança definem a autenticação (como é que o equipamento se identifica na rede) e a encriptação (como é que os dados são encriptados ao serem enviados para a rede). Se não especificar correctamente estas opções quando configurar o equipamento sem fios da Brother, não conseguirá ligar-se à rede sem fios.
Termos e conceitos de rede sem fios Chave de rede 3 Sistema aberto/chave partilhada com WEP Esta chave é um valor de 64 bits ou de 128 bits que tem de ser introduzido no formato ASCII ou hexadecimal. • ASCII de 64 (40) bits: 3 Utiliza 5 caracteres de texto, por exemplo, “WSLAN” (sensível a maiúsculas e minúsculas). • Hexadecimal de 64 (40) bits: Utiliza 10 dígitos de dados hexadecimais, por exemplo, “71f2234aba”.
4 Definições de rede adicionais em Windows® 4 Tipos de definições de rede adicionais 4 As funcionalidades seguintes estão disponíveis para utilização se pretender configurar definições de rede adicionais. Web Services para impressão e digitalização (Windows Vista® e Windows® 7) Pareamento vertical (Windows® 7) 4 Nota Verifique se o computador anfitrião e o equipamento estão ambos na mesma sub-rede, ou se o router está correctamente configurado para transmitir dados entre os dois equipamentos.
Definições de rede adicionais em Windows® Instalar controladores utilizados para imprimir e digitalizar através do Web Services (Windows Vista® e Windows® 7) 4 A função Web Services permite-lhe monitorizar equipamentos na rede. Além disso, simplifica o processo de instalação dos controladores.
Definições de rede adicionais em Windows® Instalação da impressão e digitalização em rede no modo Infra-estrutura aquando da utilização do pareamento vertical (Windows® 7) 4 O pareamento vertical do Windows® é uma tecnologia concebida para permitir que o seu equipamento sem fios com suporte de pareamento vertical se ligue à rede de infra-estrutura utilizando o método PIN do Wi-Fi Protected Setup e a funcionalidade do Web Services.
A Anexo A A Utilizar serviços A Um serviço é um recurso que pode ser acedido por computadores que pretendam imprimir para o servidor de impressão Brother. O servidor de impressão Brother oferece os seguintes serviços predefinidos (execute o comando SHOW SERVICE na consola remota do servidor de impressão Brother para ver uma lista de serviços disponíveis): Escreva HELP na linha de comandos para ver uma lista de comandos suportados.
Anexo A Outras formas de definir o endereço IP (para utilizadores experientes e administradores) A Utilizar DHCP para configurar o endereço IP A O Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP) é um de vários mecanismos automatizados para atribuição de endereços IP. Se tiver um servidor DHCP na rede, o servidor de impressão obterá automaticamente o respectivo endereço IP a partir do servidor DHCP e registará o seu nome em qualquer DNS compatível com RFC 1001 e 1002.
Anexo A Utilizar BOOTP para configurar o endereço IP A O BOOTP é uma alternativa ao RARP, que apresenta a vantagem de permitir a configuração da máscara de sub-rede e da gateway. Para utilizar o BOOTP para configurar o endereço IP, certifique-se de que o BOOTP está instalado e activo no computador anfitrião (deverá aparecer no ficheiro /etc/services do sistema anfitrião como um serviço real; escreva man bootpd ou consulte a documentação do seu sistema para obter mais informações).
Anexo A Utilizar ARP para configurar o endereço IP A Se não puder utilizar o BRAdmin e se a sua rede não utilizar um servidor DHCP, pode utilizar o comando ARP. O comando ARP está disponível em sistemas Windows® com o TCP/IP instalado, bem como em sistemas UNIX.
B Índice remissivo A M AES ............................................................................. 9 APIPA ...................................................................3, 16 ARP .......................................................................3, 17 Autenticação ............................................................... 9 mDNS ......................................................................... 4 Máscara de sub-rede ..................................................