Servidor de impressora multifuncional e multiprotocolar com Ethernet on-board e servidor de impressora multifuncional com Ethernet sem fio MANUAL DO USUÁRIO DE REDE Este Manual do Usuário de Rede fornece informações úteis sobre configurações de rede com e sem fio, configurações de segurança e configurações de fax via Internet usando seu equipamento Brother. Você pode também encontrar informações sobre os protocolos suportados e dicas detalhadas para resolução de problemas.
Definições das observações Utilizamos os ícones a seguir ao longo deste Manual do usuário: IMPORTANTE IMPORTANTE indica uma situação potencialmente perigosa que, caso não evitada, pode resultar em danos à propriedade ou perda da funcionalidade do produto. Observação Os ícones de Observação ensinam como agir em determinada situação ou fornecem dicas sobre como a operação funciona com outros recursos.
Índice 1 Introdução 1 Recursos de rede .................................................................................................................................... 1 Outros recursos de rede .................................................................................................................... 3 2 Alterando as configurações de rede de seu equipamento 4 Como alterar as configurações de rede de seu equipamento (endereço IP, máscara de sub-rede e gateway) ............................
5 Configuração do painel de controle 28 Menu Rede ............................................................................................................................................ 28 TCP/IP ............................................................................................................................................. 28 Assistente de configuração ............................................................................................................. 30 WPS/AOSS™ .............
9 Funções de segurança 65 Visão geral ............................................................................................................................................. 65 Enviando um e-mail seguramente ......................................................................................................... 66 Configuração usando o Gerenciamento via Web (navegador da web) ........................................... 66 Enviando um e-mail com autenticação de usuário .............................
1 Introdução 1 Recursos de rede Seu equipamento Brother pode ser compartilhado em uma rede Ethernet com fios 10/100 MB ou sem fio IEEE 802.11b/g/n usando o servidor de impressora de rede interno. O servidor de impressão suporta várias funções e métodos de conexão, dependendo do sistema operacional que você esteja executando em uma rede que suporte TCP/IP. A tabela a seguir mostra quais recursos de rede e conexões são aceitos por cada sistema operacional.
Introdução Sistemas operacionais Windows® 2000 Windows® XP Windows Impressão Windows Server® 2003/2008 Mac OS X 10.4.11 - 10.5.x - 10.6.x 1 Vista® Windows® 7 r r r Escaneamento Consulte o Manual do Usuário de Software. r r r r Envio por PC Fax 1 Consulte o Manual do Usuário de Software. Recepção de PC-Fax 1 Consulte o Manual do Usuário de Software. r Captura de foto de rede Consulte o Manual do Usuário de Software. BRAdmin Light r r r r r r r r r r r Consulte página 4.
Introdução Outros recursos de rede 1 LDAP O protocolo LDAP permite que você pesquise por informações como números de fax e endereços de e-mail a partir de seu servidor. (Consulte Operação LDAP (apenas MFC-J6910DW) na página 52). Fax via Internet (disponível como download) Fax via internet (IFAX) permite que você envie e receba documentos de fax usando a Internet como mecanismo de transporte. (Consulte Fax via Internet na página 55).
2 Alterando as configurações de rede de seu equipamento Como alterar as configurações de rede de seu equipamento (endereço IP, máscara de sub-rede e gateway) 2 Usando o painel de controle Você pode configurar seu equipamento para uma rede usando o menu Rede do painel de controle. (Consulte Configuração do painel de controle na página 28). Usando o utilitário BRAdmin Light O utilitário BRAdmin Light foi desenvolvido para a configuração inicial dos dispositivos Brother conectados à rede.
Alterando as configurações de rede de seu equipamento Configurando o endereço IP, máscara de sub-rede e gateway com o BRAdmin Light Observação • Você pode fazer o download da versão mais recente do utilitário Brother BRAdmin Light em http://solutions.brother.com/. 2 • Caso necessite de gerenciamento mais avançado da impressora, utilize o utilitário Brother BRAdmin Professional 3 mais recente que está disponível para download em http://solutions.brother.com/.
Alterando as configurações de rede de seu equipamento Observação • Se o servidor de impressora estiver ajustado para as configurações padrão de fábrica (caso você não use um servidor DHCP/BOOTP/RARP), o dispositivo aparecerá como Não configurado na tela do utilitário BRAdmin Light. • Você pode encontrar o nome do nó e o endereço MAC (endereço Ethernet) imprimindo a Lista das Configurações de Rede.
Alterando as configurações de rede de seu equipamento Outros utilitários de gerenciamento Seu equipamento Brother tem os utilitários de gerenciamento a seguir, além do utilitário BRAdmin Light. Você pode alterar suas configurações de rede utilizando estes utilitários. 2 Gerenciamento via Web (navegador da web) Um navegador da web padrão pode ser utilizado para alterar as configurações de seu servidor de impressora usando HTTP (Hyper Text Transfer Protocol) (Protocolo de Transferência de Hipertexto).
3 Configurando seu equipamento para uma rede sem fio Visão geral Para conectar seu equipamento à sua rede sem fio, recomendamos que siga os passos no Guia de Configuração Rápida usando WPS ou AOSS™ do menu do painel de controle. Utilizando este método você pode facilmente conectar seu equipamento à sua rede sem fio. Leia este capítulo para maiores detalhes sobre como configurar seus ajustes de rede sem fio.
Configurando seu equipamento para uma rede sem fio Tabela passo a passo para configuração de rede sem fio Para o modo infraestrutura a Confirme seu ambiente de rede. (Consulte página 11). Modo infraestrutura Modo Ad-hoc Conectado a um computador com ponto de acesso/roteador WLAN b ou Consulte página 10. 3 Conectado a um computador com comunicação sem fio sem um ponto de acesso/roteador WLAN Confirme seu método de configuração de rede sem fio. (Consulte página 12).
Configurando seu equipamento para uma rede sem fio Para o modo Ad-hoc a Confirme seu ambiente de rede. (Consulte página 11). Modo Ad-hoc Modo infraestrutura Conectado a um computador com capacidade de acesso sem fio sem um ponto de acesso/roteador WLAN b Conectado a um computador com ponto de acesso/roteador WLAN 3 Confirme seu método de configuração de rede sem fio. (Consulte página 12).
Configurando seu equipamento para uma rede sem fio Confirme seu ambiente de rede Conectado a um computador com um ponto de acesso/roteador WLAN na rede (modo infraestrutura) 1 3 4 2 3 1 Ponto de acesso/roteador WLAN 1 1 Caso seu computador suporte a tecnologia Intel® My WiFi (Intel® MWT), você pode usar seu computador como um ponto de acesso de configuração protegida de Wi-Fi.
Configurando seu equipamento para uma rede sem fio Confirme seu método de configuração de rede sem fio Existem quatro métodos para configurar seu equipamento de rede sem fio. Use WPS/AOSS™ do menu do painel de controle (recomendado), o Assistente de configuração no painel de controle, o aplicativo instalador da Brother no CD-ROM de instalação ou o método PIN de configuração protegida de Wi-Fi. O processo de configuração será diferente dependendo de seu ambiente de rede.
Configurando seu equipamento para uma rede sem fio Configuração usando o modo sem fio automático Caso seu ponto de acesso/roteador WLAN aceite a configuração protegida de Wi-Fi (PBC 1) ou AOSS™, você pode configurar o equipamento facilmente sem conhecer as configurações de rede sem fio usando o aplicativo instalador da Brother.
Configurando seu equipamento para uma rede sem fio Configuração usando o Método PIN de configuração protegida de Wi-Fi (apenas modo infraestrutura) Caso seu ponto de acesso/roteador WLAN (A) aceite a configuração protegida de Wi-Fi, você pode também configurar usando o método PIN da configuração protegida de Wi-Fi. Conexão quando o ponto de acesso/roteador WLAN (A) funciona como registrador 1. 3 A Conexão quando outro dispositivo (C), como um computador, é usado como registrador 1.
Configurando seu equipamento para uma rede sem fio Configurando seu equipamento para uma rede sem fio (para os modos infraestrutura e Ad-hoc) IMPORTANTE • Se for conectar seu equipamento Brother à sua rede, recomendamos que entre em contato com seu administrador do sistema antes da instalação. Você precisa saber suas configurações de rede sem fio antes de prosseguir com esta instalação.
Configurando seu equipamento para uma rede sem fio Configurando seu equipamento quando o SSID não é transmitido a Antes de configurar seu equipamento recomendamos que anote suas configurações de rede sem fio. Você precisará destas informações antes de continuar com a configuração. Verifique e registre as configurações atuais da rede sem fio.
Configurando seu equipamento para uma rede sem fio g O equipamento pesquisará sua rede e exibirá uma lista de SSIDs disponíveis. Escolha usando a ou b. Pressione OK. h Informe o nome do SSID. (Para informações sobre como inserir textos, consulte o Guia de Configuração Rápida). Pressione OK. i Usando a ou b, escolha Ad-hoc ou Infraestrutura quando instruído. Pressione OK. Execute uma das alternativas a seguir: Se você escolheu Ad-hoc, vá para o passo k.
Configurando seu equipamento para uma rede sem fio (Para Windows®) Você concluiu a configuração da rede sem fio. Caso queira continuar a instalação de drivers e softwares necessários para a operação de seu dispositivo, selecione Instalação inicial/ Instalar MFL-Pro Suite do menu do CD-ROM de instalação. (Para Macintosh) Você concluiu a configuração da rede sem fio.
Configurando seu equipamento para uma rede sem fio d e f Pressione WLAN. g O equipamento pesquisará sua rede e exibirá uma lista de SSIDs disponíveis. Pressione a ou b para exibir e pressione . h Informe o nome do SSID. (Para informações sobre como inserir textos, consulte o Guia de Configuração Rápida). Pressione OK. i Pressione Ad-hoc ou Infra-estrutura quando instruído. Execute uma das alternativas a seguir: Se você escolheu Ad-hoc, vá para o passo k.
Configurando seu equipamento para uma rede sem fio (Para Windows®) Você concluiu a configuração da rede sem fio. Caso queira continuar a instalação de drivers e softwares necessários para a operação de seu dispositivo, selecione Instalação inicial/ Instalar MFL-Pro Suite do menu do CD-ROM de instalação. (Para Macintosh) Você concluiu a configuração da rede sem fio.
Configurando seu equipamento para uma rede sem fio e Quando I/F de rede configur. para sem fio. for exibido, pressione OK para aceitar. Isso iniciará o assistente de configuração de rede sem fio. Para cancelar, pressione Parar/Sair. f O LCD mostrará um PIN de 8 dígitos e o equipamento começará a pesquisar um ponto de acesso/ roteador WLAN por até 5 minutos. g Usando um computador que esteja na rede, digite “http://endereço IP do ponto de acesso/” em seu navegador.
Configurando seu equipamento para uma rede sem fio (Para Windows®) Você concluiu a configuração da rede sem fio. Caso queira continuar a instalação de drivers e softwares necessários para a operação de seu dispositivo, selecione Instalação inicial/ Instalar MFL-Pro Suite do menu do CD-ROM de instalação. (Para Macintosh) Você concluiu a configuração da rede sem fio.
Configurando seu equipamento para uma rede sem fio 1 (Windows Vista®) Clique em , Rede e depois em Adicionar um dispositivo sem fio. (Windows® 7) Clique em , Painel de Controle, Rede e Internet e depois em Adicionar um dispositivo sem fio à rede. h 2 Selecione seu equipamento e clique em Avançar. 3 Informe o PIN da página impressa e depois clique em Avançar. 4 Escolha a rede à qual deseja conectar-se e depois clique em Avançar. 5 Clique em Fechar.
4 Configuração de rede sem fio usando o aplicativo instalador da Brother Antes de ajustar as configurações de rede sem fio IMPORTANTE • As instruções a seguir instalarão seu equipamento Brother em um ambiente de rede usando o aplicativo instalador da Brother encontrado no CD-ROM de instalação que fornecemos junto com o equipamento. • Você pode também configurar seu equipamento Brother usando WPS ou AOSS™ a partir do painel de controle, o que nós recomendamos.
Configuração de rede sem fio usando o aplicativo instalador da Brother Ajustar as configurações de rede sem fio a Antes de configurar seu equipamento, recomendamos que anote seu SSID e chave de rede (se necessário) de sua rede sem fio. Você precisará destas informações antes de continuar com a configuração. Item Registre as configurações atuais da rede sem fio SSID (nome da rede): Chave de rede b c 4 Ligue seu computador. Inicie o aplicativo instalador da Brother.
Configuração de rede sem fio usando o aplicativo instalador da Brother Observação Para usuários da configuração Ad-hoc: • Se aparecer uma mensagem para reiniciar seu computador após as configurações de rede sem fio serem alteradas, reinicie seu computador e volte ao passo c. • Você pode alterar temporariamente as configurações de rede sem fio em seu computador. (Windows Vista® ou Windows® 7) 1 Clique em 2 Clique em Rede e Internet e depois no ícone Centro de Rede e Compartilhamento.
Configuração de rede sem fio usando o aplicativo instalador da Brother e Siga as instruções na tela para ajustar as configurações de rede sem fio. (Para Windows®) Você concluiu a configuração da rede sem fio. Caso queira continuar a instalação de drivers e softwares necessários para a operação de seu dispositivo, selecione Instalação inicial/ Instalar MFL-Pro Suite do menu do CD-ROM de instalação. (Para Macintosh) Você concluiu a configuração da rede sem fio.
5 Configuração do painel de controle Menu Rede As seleções de menu Rede do painel de controle permitem que você ajuste seu equipamento Brother para sua configuração de rede. Pressione Menu ou MENU, e então pressione a ou b para escolher Rede. Siga para a seleção de menu que você deseja configurar. (Consulte Tabela de funções e configurações padrão de fábrica na página 39).
Configuração do painel de controle Endereço IP Este campo exibe o endereço IP atual do equipamento. Caso tenha escolhido um Método de BOOT de Estático, informe o endereço IP que deseja atribuir ao equipamento (verifique com seu administrador de rede o endereço IP a utilizar). Caso tenha escolhido outro método que não Estático, o equipamento tentará determinar seu endereço IP usando os protocolos DHCP ou BOOTP.
Configuração do painel de controle Endereço IP do servidor WINS secundário Este campo especifica o endereço IP do servidor WINS secundário. Ele é utilizado como uma cópia de segurança do endereço do servidor WINS primário. Se o servidor primário estiver indisponível, o equipamento ainda pode registrar-se com o servidor secundário. Se definido para um valor diferente de zero, o equipamento irá contatar este servidor para registrar seu nome com o serviço de nomes da Internet do Windows® (WINS).
Configuração do painel de controle WPS/AOSS™ Caso seu ponto de acesso/roteador WLAN suporte a configuração protegida de Wi-Fi (PBC 1) ou AOSS™, você pode configurar o equipamento facilmente sem saber suas configurações de rede sem fio. (Consulte o Guia de Configuração Rápida ou Usando WPS ou AOSS™ do menu do painel de controle para configurar seu equipamento para uma rede sem fio na página 15).
Configuração do painel de controle E-mail / IFAX (disponível ao fazer o download do IFAX) Este menu possui cinco seleções: Ender. Email, Conf. Servidor, Conf. RX Email, Conf. TX Email e Config. Relay. Como esta seção exige que você informe muitos caracteres de texto, pode ser mais conveniente utilizar o Gerenciamento via Web e seu navegador da web favorito para ajustar estas configurações (consulte Gerenciamento via Web na página 42).
Configuração do painel de controle Senha da caixa de correio Você pode especificar a senha para a conta no servidor POP3 onde os trabalhos de impressão de Internet são recuperados. Observação Para não definir senha, insira um espaço. APOP Você pode habilitar ou desabilitar o APOP (Authenticated Post Office Protocol) (Protocolo Postal Autenticado).
Configuração do painel de controle Limite de tamanho Alguns servidores de e-mail não permitem o envio de grandes documentos de e-mail (o administrador do sistema frequentemente colocará um limite no tamanho máximo do e-mail). Com essa função habilitada, o equipamento exibirá Memória Cheia quando tentar enviar documentos de e-mail com mais de 1 Mbyte. O documento não será enviando, e um relatório de erro será impresso.
Configuração do painel de controle Fuso horário Este campo exibe seu país e fuso horário. O tempo exibido é a diferença entre seu país e o horário de Greenwich. Por exemplo, o fuso horário do Leste dos EUA e do Canadá é UTC-05:00. Configuração de fuso horário do Windows® Você pode visualizar a diferença horária de seu país usando a configuração de fuso horário do Windows®.
Configuração do painel de controle Restaurando as configurações de rede para o padrão de fábrica Você pode restaurar as configurações padrão de fábrica do servidor de impressora (redefinindo todas as informações, como informações de senha e endereço IP). Observação • Esta função restaura todas as configurações de rede com fios e sem fio para o padrão de fábrica.
Configuração do painel de controle Imprimindo a Lista das Configurações de Rede Observação Nome do nó: o nome do nó aparece na Lista das Configurações de Rede. O nome de nó padrão é “BRNxxxxxxxxxxxx” para uma rede com fios ou “BRWxxxxxxxxxxxx” para uma rede sem fios (“xxxxxxxxxxxx” é o endereço MAC/endereço Ethernet de seu equipamento). A Lista das Configurações de Rede imprime um relatório que lista a configuração de rede atual, incluindo as configurações do servidor de impressora em rede.
Configuração do painel de controle Imprimindo o relatório de WLAN O Relatório WLAN imprime o relatório de status da rede sem fio de seu equipamento. Se a conexão sem fio falhar, verifique o código de erro no relatório impresso e consulte a Resolução de problemas no Guia de Configuração Rápida. a b Pressione Menu. Pressione a ou b para selecionar Impr.relat. Pressione OK. c Pressione a ou b para selecionar Relatório WLAN. Pressione OK. d Pressione Iniciar (Preto) ou Iniciar (Colorido).
Configuração do painel de controle Tabela de funções e configurações padrão de fábrica Menu principal Rede Submenu Seleções de Menu Opções LAN cabeada TCP/IP Método de BOOT Auto/Estático/RARP/BOOTP/DHCP Endereço IP [000-255].[000-255]. [000-255].[000-255]. [000].[000].[000].[000] 1 Másc. Sub-rede [000-255].[000-255]. [000-255].[000-255]. [000].[000].[000].[000] 1 Gateway 5 [000-255].[000-255]. [000-255].[000-255]. [000].[000].[000].
Configuração do painel de controle Menu principal Rede Submenu Seleções de Menu Opções WLAN TCP/IP BRWXXXXXXXXXXXX= (o endereço Ethernet de seu equipamento) (continuação) (continuação) Nome do nó (continuação) (até 15 caracteres) Config WINS Auto/Estático Servidor WINS Primário/Secundário [000-255].[000-255]. [000-255].[000-255]. [000].[000].[000].[000] Servidor DNS Primário/Secundário 5 [000-255].[000-255]. [000-255].[000-255]. [000].[000].[000].
Configuração do painel de controle Menu principal Rede Submenu Seleções de Menu E-mail/IFAX 2 Conf. Servidor Nome Cx.Corr. (continuação) (continuação) (continuação) Senha Cx.Corr. APOP Conf. RX Email Polling Auto Freq.Verific. 3 Opções — — Lig/Desl Ativ/Desat 10Min.(s) (01Min.(s) a 60Min.(s)) 4 Cabeçalho Tudo/Assunto+De+Para/Nenhum Apg.Erro Mail Ativ/Desat Notificação Lig/MDN/Desl Conf. TX Email Assunto Remet. — Limite de Mem. Lig/Desl Notificação Lig/Desl Config.
6 Gerenciamento via Web Visão geral Um navegador da web padrão pode ser utilizado para gerenciar seu equipamento usando HTTP (Hyper Text Transfer Protocol) (Protocolo de Transferência de Hipertexto). Você pode obter as informações a seguir de uma máquina em sua rede usando um navegador da web.
Gerenciamento via Web Como ajustar as configurações do equipamento usando o Gerenciamento via Web (navegador da web) Um navegador da web padrão pode ser utilizado para alterar as configurações de seu servidor de impressora usando HTTP (Hyper Text Transfer Protocol) (Protocolo de Transferência de Hipertexto). a b Inicie seu navegador da web. Digite “http://machine’s IP address/” na barra de endereço de seu navegador (onde “machine’s IP address” é o endereço IP do equipamento). Por exemplo: http://192.
Gerenciamento via Web Definindo uma senha Recomendamos que defina uma senha de login para evitar o acesso não autorizado ao Gerenciamento via Web. a b c d Clique em Administrator (Administrador). Informe a senha que deseja utilizar (até 32 caracteres). Redigite a senha na caixa Confirm new password (Confirmar Nova Senha). Clique em Submit (Enviar). A partir da próxima vez que você acessar o Gerenciamento via Web, informe a senha na caixa Login e depois clique em .
Gerenciamento via Web Secure Function Lock 2.0 (Bloqueio Seguro de Função 2.0) O Secure Function Lock 2.0 (Bloqueio Seguro de Função 2.0) da Brother ajuda você a economizar dinheiro e aumentar a segurança restringindo as funções disponíveis em seu equipamento Brother. O Secure Function Lock (Bloqueio Seguro de Função) permite que você configure senhas para usuários selecionados, dando-lhes acesso a algumas ou todas as funções, ou limitando-os a uma página.
Gerenciamento via Web e Clique em Submit (Enviar). Se deseja restringir a impressão do PC pelo nome de login de usuário do PC, clique em PC Print Restriction by Login Name (Restrição de Impressão no PC pelo Nome de Login) e ajuste as configurações. (Consulte Restringindo a impressão do PC pelo nome de login do usuário no PC na página 46). Escaneando com o uso do Secure Function Lock 2.0 (Bloqueio Seguro de Função 2.0) O recurso Secure Function Lock 2.0 (Bloqueio Seguro de Função 2.
Gerenciamento via Web Outros recursos Você pode definir os recursos a seguir no Secure Function Lock 2.0 (Bloqueio Seguro de Função 2.0): All Counter Reset (Reiniciar Todos os Contadores) Você pode reiniciar o contador de páginas clicando em All Counter Reset (Reiniciar Todos os Contadores). Export to CSV file (Exportar para Arquivo CSV) Você pode exportar o contador de páginas atual, inclusive as informações de ID Number/Name (Número/ nome de identificação) como um arquivo CSV.
Gerenciamento via Web Alterando a configuração de escaneamento para FTP usando um navegador da web Escanear para FTP permite que você escaneie um documento diretamente para um servidor de FTP em sua rede local ou na Internet. Consulte o Manual do Usuário de Software para maiores detalhes sobre o escaneamento para FTP. a Clique Scan (Escanear) na página web do equipamento e depois clique em Scan to FTP/Network (Escanear para FTP/rede).
Gerenciamento via Web Observação A função de escaneamento para FTP está disponível quando os perfis de servidor de FTP são configurados usando o Gerenciamento via Web. e Após configurar, clique em Submit (Enviar).
Gerenciamento via Web Alterando a configuração de escaneamento para Rede usando um navegador da web O escaneamento para rede permite que você escaneie documento diretamente para uma pasta compartilhada em um servidor CIFS em sua rede local ou na Internet. (Para maiores informações sobre o protocolo CIFS, consulte o Glossário de Rede). Para habilitar o protocolo CIFS, marque a caixa de seleção CIFS de Protocol (Protocolo) na página Network (Rede).
Gerenciamento via Web Alterando a configuração LDAP usando um navegador da web (apenas MFC-J6910DW) Você pode configurar e alterar as configurações LDAP usando um navegador da web. Clique em Network (Rede) na página da web do equipamento e depois clique em Protocol (Protocolo). Assegure-se de que a caixa de seleção LDAP está marcada e depois clique em Advanced Setting (Configurações Avançadas). Status LDAP Server Address (Endereço do Servidor LDAP) Port (Porta) (O número padrão da porta é 389).
7 Operação LDAP (apenas MFC-J6910DW) Visão geral O protocolo LDAP permite que você pesquise por informações como números de fax e endereços de e-mail a partir de seu servidor. Ao utilizar os recursos de servidor de Fax, I-FAX ou escaneamento para e-mail você pode usar a pesquisa LDAP para encontrar números de fax ou endereços de e-mail. Observação O protocolo LDAP não é aceito na China.
Operação LDAP (apenas MFC-J6910DW) Observação Para confirmar os detalhes das informações do resultado, pressione o nome que está procurando e depois Detail pressione . f g Escolha um número de fax ou um endereço de e-mail. Carregue seu documento e pressione Envie um fax. Observação • A função LDAP deste equipamento aceita LDAPv3. • Você deve utilizar autenticação simples para comunicar com seu servidor LDAP. • SSL/TLS não é aceito.
Operação LDAP (apenas MFC-J6910DW) d e Digite uma senha. A senha padrão é "access". Selecione a aba Configuração da Rede e depois clique em LDAP. 7 f Clique nos itens que deseja configurar.
8 Fax via Internet Visão geral do fax via Internet Fax via Internet (IFAX) permite que você envie e receba documentos de fax usando a Internet como mecanismo de transporte. Os documentos são transmitidos em mensagens de e-mail como arquivos TIFF-F anexos. Isso significa que os computadores também são capazes de enviar e receber documentos, desde que o computador tenha um aplicativo que gere e visualize arquivos TIFF-F, você pode utilizar qualquer aplicativo de visualização TIFF-F.
Fax via Internet Transmissão de relay Caso queira enviar o fax para longa distância, como no exterior, a função de "transmissão de relay" permite que você economize na tarifa de telecomunicações. Esta função permite que o equipamento Brother receba um documento pela Internet e depois o retransmita para outro aparelho de fax através de linhas telefônicas convencionais. Para obter maiores informações, consulte Transmissão de relay na página 60.
Fax via Internet Como enviar um fax via Internet Antes de utilizar o fax via Internet você deve configurar seu equipamento Brother para comunicar-se com sua rede e servidor de e-mail. Você deve assegurar os itens a seguir em seu equipamento. Você pode configurar estes itens usando o painel de controle, o Gerenciamento via Web, a Configuração remota ou o BRAdmin Professional 3. Se estiver inseguro sobre quaisquer destes itens, entre em contato com seu administrador do sistema.
Fax via Internet Após o documento ser escaneado, ele é transmitido ao aparelho de fax via Internet do destinatário automaticamente através de seu servidor SMTP. Você pode cancelar a operação de envio pressionando a tecla Parar/Sair durante o escaneamento. Após a transmissão estar concluída, o equipamento retornará ao modo de espera.
Fax via Internet Observação • Se seu equipamento estiver sem papel ao receber dados, os dados recebidos serão mantidos na memória do equipamento. Estes dados serão impressos automaticamente após o papel ser reinserido no equipamento. (Para equipamentos europeus, asiáticos e da Oceania, Receber memór. deve estar Ligado).
Fax via Internet Opções adicionais de fax via Internet Encaminhado mensagens de e-mail e fax recebidas Você pode encaminhar mensagens de e-mail ou de fax padrão para outro endereço de e-mail ou aparelho de fax. As mensagens recebidas podem ser encaminhadas por e-mail para um computador ou fax via Internet. Elas também podem ser encaminhadas através de linhas telefônicas padrão para outro equipamento.
Fax via Internet Neste exemplo, seu equipamento tem o endereço de e-mail FAX@brother.com, você deseja enviar um documento deste equipamento para outra máquina na Inglaterra com um endereço de e-mail de UKFAX@brother.co.uk, e este equipamento irá encaminhar o documento para um aparelho de fax comum usando uma linha telefônica convencional. Se seu endereço de e-mail é FAX@brother.com, você deve configurar o nome de domínio confiável brother.
Fax via Internet h Pressione a ou b para selecionar Completo. Pressione OK. i Pressione Iniciar (Preto). Para modelos com tela de toque a b c d Pressione (FAX). Pressione d ou c para exibir Multidifusão. Pressione Multidifusão. Você pode adicionar números à transmissão das seguintes formas: Pressione Ad núm. e informe o número usando os botões no LCD. Pressione OK. Pressione Lista telef. Pressione para pesquisar em ordem alfabética ou numérica. Pressione os locais onde deseja enviar o fax.
Fax via Internet UKFAX@brother.co.uk(fax#123456789) Observação No Microsoft® Outlook® 97 ou superior, as informações de endereço devem ser informadas na lista de endereços como segue: Nome: fax#123456789 Endereço de e-mail: UKFAX@brother.co.uk E-mail de verificação de transmissão O e-mail de verificação de transmissão aceita duas funções separadas. O e-mail de verificação para envio permite que você solicite notificação da estação destinatária de que o fax via Internet ou e-mail foi recebido e processado.
Fax via Internet Notificação de recepção “Desl” Desligado inativa todas as formas de notificação de recepção Desl, nenhuma mensagem é enviada de volta ao remetente, independentemente da solicitação. Observação Para receber o e-mail de verificação de transmissão adequadamente você deve ajustar as configurações a seguir. • Remetente • Mude a Notificação na Configuração de transmissão de e-mail para ligado. • Mude o Cabeçalho na Configuração de recepção de e-mail para Todos ou Assunto+De+Para.
9 Funções de segurança Visão geral No mundo de hoje existem muitas ameaças à segurança de sua rede e aos dados que trafegam nela. Seu equipamento Brother emprega alguns dos mais recentes protocolos de segurança de rede e criptografia disponíveis hoje. Estes recursos de rede podem ser integrados ao seu plano geral de segurança de rede para auxiliar a proteger seus dados e evitar o acesso não autorizado ao equipamento. Este capítulo explica como configurá-los.
Funções de segurança Enviando um e-mail seguramente Configuração usando o Gerenciamento via Web (navegador da web) Você pode configurar o envio seguro de e-mail com autenticação de usuário na tela do Gerenciamento via Web. a b Inicie seu navegador da web. Digite “http://printer’s IP address/” em seu navegador (onde “printer’s IP address” é o endereço IP da impressora). Por exemplo: http://192.168.1.2/ c d e f g Informe uma senha na caixa Login e depois clique em . Clique em Network (Rede).
Funções de segurança Enviando um e-mail com autenticação de usuário Este equipamento suporta os métodos POP antes de SMTP e SMTP-AUTH para enviar um e-mail através de um servidor que exija a autenticação do usuário. Estes métodos evitam que o usuário não autorizado acesse o servidor de e-mail. Você pode utilizar o Gerenciamento via Web, o BRAdmin Professional 3 e Web BRAdmin para ajustar estas configurações.
10 Resolução de problemas Visão geral Este capítulo explica como resolver problemas de rede comuns que você pode encontrar ao utilizar seu equipamento Brother. Se, após a leitura deste capítulo, você não puder resolver o seu problema, visite o Brother Solutions Center em: http://solutions.brother.com/. Assegure-se de que os itens a seguir estejam configurados antes da leitura deste capítulo.
Resolução de problemas Não consigo concluir a configuração da rede sem fio. Pergunta Interface Solução Suas configurações de segurança (SSID/chave de rede) estão corretas? sem fio Confirme novamente e escolha as configurações de segurança corretas. • O nome do fabricante ou o número do modelo do ponto de acesso/roteador WLAN pode ser utilizado como a configuração padrão de segurança.
Resolução de problemas O equipamento Brother não é encontrado na rede durante a instalação do MFL-Pro Suite. Pergunta Interface Solução Você está utilizando software de segurança? com/sem fio Confirme suas configurações na caixa de diálogo do instalador. Permita o acesso quando a mensagem de alerta do software de segurança aparecer durante a instalação do MFL-Pro Suite. Para maiores informações sobre software de segurança, consulte Estou utilizando um software de segurança. na página 74.
Resolução de problemas O equipamento Brother não imprime ou não escaneia pela rede. O equipamento Brother não é encontrado na rede mesmo após a instalação bem sucedida. Pergunta Interface Solução Você está utilizando software de segurança? com/sem Consulte Estou utilizando um software de segurança. na página 74.
Resolução de problemas O equipamento Brother não imprime ou não escaneia pela rede. O equipamento Brother não é encontrado na rede mesmo após a instalação bem sucedida. (Continuação) Pergunta Interface Solução Foi atribuído um endereço IP disponível para o equipamento Brother? com/sem 1 (Windows® 2000/XP, Windows Server® 2003/2008) fio Clique no botão Iniciar, Todos os programas (Programas no Windows® 2000), Acessórios e Windows Explorer e depois em Meu computador.
Resolução de problemas O equipamento Brother não imprime ou não escaneia pela rede. O equipamento Brother não é encontrado na rede mesmo após a instalação bem sucedida. (Continuação) Pergunta Interface Solução Seu trabalho de impressão anterior falhou? com/sem fio Se o trabalho de impressão que falhou ainda está na fila de impressão de seu computador, exclua-o.
Resolução de problemas Estou utilizando um software de segurança. Pergunta Interface Solução Você escolheu aceitar na caixa de diálogo de alerta de segurança durante a instalação do MFL-Pro Suite, do BRAdmin Light ou ao utilizar os recursos de impressão/escaneamento? com/sem Se você não escolheu aceitar na caixa de diálogo de alerta de fio segurança, a função de firewall de seu software de segurança pode estar rejeitando o acesso.
Resolução de problemas Quero verificar se meus dispositivos de rede estão funcionando adequadamente. Pergunta Interface Solução Seu equipamento Brother, ponto de acesso/roteador ou hub de rede estão ligados? com/sem Assegure-se de que confirmou todas as instruções em Assegure-se de que os itens a seguir estejam configurados antes da leitura deste capítulo. fio na página 68.
A Apêndice A Protocolos e recursos de segurança aceitos Interface Rede (comum) Ethernet Sem fio Protocolo (IPv4) Protocolo (IPv6) Rede (segurança) Sem fio 10/100BASE-TX IEEE 802.
B Índice remissivo A M AOSS™ .................................................. 12, 13, 15, 31 APIPA ....................................................................... 30 Aplicativo instalador da Brother ................................ 12 Assistente para instalação de driver ........................... 2 Modo Ad-hoc ....................................................... 10, 11 Modo infraestrutura ............................................... 9, 11 Máscara de sub-rede ..........................