Po fx-570ES Guia do Usuário http://world.casio.
CASIO Europe GmbH Bornbarch 10, 22848 Norderstedt, Germany
Sobre este manual • A marca MATH indica um exemplo que usa o formato Math, enquanto que a marca LINE indica o formato Linear. Para maiores detalhes sobre os formatos de entrada/saída, consulte “Especificação do formato de entrada/saída”. • As marcações nas próprias teclas indicam o que um tecla introduz ou a função que ela realiza. Exemplo: 1, 2, +, -, !, A, etc. • Pressionar a tecla 1 ou S seguida por uma segunda tecla realiza a função alternativa da segunda tecla.
Exemplo: 1(Setup) Indica o item de menu que é selecionado pela operação de tecla numérica (1) antes dele. Repare que isso não faz parte da operação de tecla real realizada. • A tecla de cursor é marcada com quatro setas, indicando a direção, como mostrado na ilustração próxima. Neste guia do usuário, a operação da tecla de cursor é indicada como f, c, d e e.
• Para maiores informações sobre a memória, consulte “Uso da memória da calculadora”. Precauções de segurança Certifique-se de ler as seguintes precauções de segurança antes de utilizar esta calculadora. Guarde este manual à mão para futuras consultas. Precaução Este símbolo é usado para indicar uma informação que, se for ignorada, pode causar ferimentos pessoais ou danos materiais.
Precauções relativas à manipulação • Certifique-se de pressionar a tecla O antes de usar a calculadora pela primeira vez. • Mesmo que a calculadora esteja funcionando normalmente, troque a pilha pelo menos uma vez cada dois anos. Uma pilha esgotada pode vazar, causando danos e defeitos na calculadora. Nunca deixe uma pilha esgotada na calculadora. • A pilha que vem com esta calculadora se descarrega ligeiramente durante o transporte e armazenamento.
Antes de utilizar a calculadora k Remoção do estojo duro Antes de utilizar a calculadora, deslize o seu estojo duro para baixo para retirá-lo e, em seguida, fixe o estojo duro na parte posterior da calculadora como mostrado na ilustração abaixo. k Maneira de ligar e desligar a calculadora • Pressione O para ligar a calculadora. • Pressione 1A(OFF) para desligar a calculadora. k Ajuste do contraste do mostrador 1N(SETUP)c6(]CONT') Isso exibe a tela de ajuste do contraste.
k Indicadores no mostrador Exibição de amostra: Este indicador: CMPLX Significa isto: S O teclado foi mudado pela pressão da tecla 1. O teclado voltará ao normal e este indicador desaparecerá quando você pressionar uma tecla. A O modo de entrada alfabética foi selecionado pela pressão da tecla S. O modo de entrada alfabética será cancelado e este indicador desaparecerá quando você pressionar uma tecla. M Há um valor armazenado na memória independente.
Importante! • Para um cálculo muito complexo ou algum outro tipo de cálculo que leva um longo tempo para ser executado, o mostrador pode mostrar apenas os indicadores acima (sem nenhum valor), enquanto a calculadora executa o cálculo internamente.
Especificação do formato de entrada/saída Para este formato de entrada/saída: Realize esta operação de teclas: Math 1N1(MthIO) Linear 1N2(LineIO) • O formato Math faz que as frações, números irracionais e outras expressões sejam exibidos como são escritos no papel. • O formato Linear faz que as frações e outras expressões sejam exibidas em uma linha simples.
• Norm: Selecionar uma das duas definições disponíveis (Norm1, Norm2) determina a faixa na qual os resultados serão exibidos em um formato não exponencial. Fora da faixa especificada, os resultados são exibidos usando o formato exponencial.
k Inicialização do modo de cálculo e outras definições Realizar o seguinte procedimento inicializa o modo de cálculo e outras definições de configuração como mostrado abaixo.
Exemplo: sin 30 = LINE s30)= Pressionar s introduz “sin(”. • Repare que o procedimento de introdução é diferente se você quiser usar o formato Math. Para maiores informações, consulte “Introdução com o formato Math”. Omissão do sinal de multiplicação Você pode omitir o sinal de multiplicação (×) em qualquer um dos seguintes casos. • Antes de um parêntese de abertura ( ( ): 2 × (5 + 4), etc. • Antes de uma função com parênteses: 2 × sin(30), 2 × '(3), etc.
Número de caracteres introduzidos (Bytes) • Você pode introduzir até 99 bytes de dados para uma única expressão. Basicamente, cada operação de tecla usa até um byte. Uma função que requer duas operações de tecla para ser introduzida (como 1s(sin–1)) também usa apenas um byte. Repare, entretanto, que ao introduzir funções com o formato Math, cada item introduzido usa mais de um byte. Para maiores informações, consulte “Introdução com o formato Math”.
Mudança de um caractere ou função que acabou de introduzir Exemplo: Para corrigir a expressão 369 × 13 de modo que fique 369 × 12 LINE 369*13 Y 2 Eliminação de um caractere ou função Exemplo: Para corrigir a expressão 369 × × 12 de modo que fique 369 × 12 LINE Modo de inserção: 369**12 dd Y Modo de sobreposição: 369**12 ddd Y Correção de um cálculo Exemplo: Para corrigir cos(60) de modo que fique sin(60) LINE c60) Modo de inserção: dddY s Modo de sobreposição: c60) dddd s Inserção de uma entrada em u
k Exibição da localização de um erro Se uma mensagem de erro (como “Math ERROR” ou “Syntax ERROR”) aparecer quando você pressionar =, pressione d ou e. Isso exibirá a parte do cálculo onde o erro ocorreu, com o cursor posicionado na localização do erro. Logo, você pode fazer as correções necessárias. Exemplo: Quando introduzir 14 ÷ 0 × 2 = por equívoco em vez de 14 ÷ 10 × 2 = Utilize o modo de inserção para a seguinte operação. LINE 14/0*2= Pressione e ou d. Isso está causando o erro.
Funções e símbolos suportados para a introdução no formato Math • A coluna “Bytes” mostra o número de bytes de memória que são usados pela introdução.
• Ao pressionar = e obter o resultado de um cálculo usando o formato Math, parte da expressão introduzida pode ser cortada como mostrado na captura de tela do exemplo 3. Se você precisar ver a expressão introduzida inteira de novo, pressione A e, em seguida, pressione e. Incorporação de um valor em uma função Ao usar o formato Math, você pode incorporar parte de uma expressão introduzida (um valor, uma expressão entre parênteses, etc.) em uma função.
Expressão original: Função Operação de teclas Integral 7 Derivada 17(F) Cálculo de Σ 1&(8) Expressão resultante Você também pode incorporar valores nas seguintes funções. 1l($), 1i(%), !, 6, 1!(#), 1w(Abs) Exibição dos resultados do cálculo em uma forma que inclui ' 2, π, etc.
Exemplo 2: sin (60) = ' 3 2 s60= Exemplo 3: sin–1 (0,5) = MATH (Unidade angular: Deg) Math MATH 1 π 6 (Unidade angular: Rad) Math 1s(sin–1)0.5= • Mostram-se a seguir os cálculos para os quais os resultados podem ser exibidos na forma ' (forma que inclui ' dentro da exibição de número irracional). a. Cálculos aritméticos de valores com símbolo de raiz quadrada ('), x2, x3, x–1 b. Cálculos com funções trigonométricas c. Cálculos de valores absolutos de números complexos d.
O seguinte mostra a faixa para cada um dos coeficientes (a, b, c, d, e, f ).
• Se um termo encontrado durante o cálculo não puder ser exibido na forma de raiz (') ou de fração, o resultado do cálculo será exibido na forma decimal. Exemplo: log3 + ' 2 = 1,891334817 Cálculos básicos (COMP) Esta seção explica como executar cálculos aritméticos, fracionários, percentuais e sexagesimais. Todos os cálculos nesta seção são executados no modo COMP (N1). k Cálculos aritméticos Use as teclas +, -, * e / para executar cálculos aritméticos.
Omissão do parêntese de fechamento final Você pode omitir qualquer parêntese de fechamento final ( ) ) que venha logo antes da operação da tecla = no fim de um cálculo. Isso só é verdade no caso do formato Linear. Exemplo: (2 + 3) × (4 – 1) = 15 LINE (2+3)* (4-1= k Cálculos fracionários A maneira que você deve introduzir frações depende do formato de entrada/saída que está selecionado atualmente.
Mudança entre o formato de fração imprópria e fração mista b d Pressionar 1f( a — c ⇔— c ) alterna a fração exibida entre o formato de fração mista e fração imprópria. Mudança entre o formato de fração e decimal f • O formato da fração depende da definição do formato de exibição de fração selecionada atualmente (fração imprópria ou fração mista).
Introdução de valores sexagesimais O seguinte é a sintaxe para introduzir um valor sexagesimal. {Graus}e{Minutos}e{Segundos}e Apêndice <#011> Introduza 2°0´30˝. • Repare que você sempre deve introduzir algo para os graus e minutos, mesmo que sejam zero. Cálculos sexagesimais • Executar os seguintes tipos de cálculos sexagesimais produz um resultado sexagesimal.
Uso da memória da história de cálculos e da releitura A memória da história de cálculos mantém um registro de cada expressão de um cálculo introduzida e executada, e o seu resultado. Modos que suportam a memória da história de cálculos. COMP (N1), CMPLX (N2), BASE-N (N4) Chamada do conteúdo da memória da história de cálculos Pressione f para voltar um passo através do conteúdo da memória da história de cálculos. A memória da história de cálculos mostra as expressões e os resultados de um cálculo.
Uso da memória da calculadora Nome da memória Descrição Memória de Armazena o último resultado de cálculo obtido. resposta Memória independente Variáveis Os resultados dos cálculos podem ser adicionados ou subtraídos da memória independente. O indicador “M” no mostrador indica os dados na memória independente. Seis variáveis denominadas A, B, C, D, X e Y podem ser usadas para o armazenamento de valores individuais. Esta seção usa o modo COMP (N1) para demonstrar como você pode usar a memória.
• Com o procedimento acima, você precisa executar o segundo cálculo logo após o primeiro. Se você precisar chamar o conteúdo da memória de resposta depois de pressionar A, pressione a tecla G. Introdução do conteúdo da memória de resposta em uma expressão Exemplo: Para executar os cálculos mostrados abaixo: 123 + 456 = 579 789 – 579 = 210 LINE 123+456= 789-G= k Memória independente (M) Você pode adicionar ou subtrair resultados dos cálculos à/da memória independente.
• O conteúdo da memória independente é mantido mesmo que você pressione a tecla A, mude o modo de cálculo, ou desligue a calculadora. Exemplos de cálculo usando a memória independente • Se o indicador “M” estiver no mostrador, realize o procedimento descrito em “Limpeza da memória independente” antes de realizar este exemplo. Exemplo: 23 + 9 = 32 23+9m 53 – 6 = 47 53-6m –)45 × 2 = 90 45*21m(M–) 99 ÷ 3 = 33 99/3m (Total) 22 tm(M) Limpeza da memória independente Pressione01t(STO)m.
k Limpeza do conteúdo de todas as memórias Use o seguinte procedimento para limpar o conteúdo da memória de resposta, memória independente, e as memórias de todas as variáveis. Pressione 19(CLR)2(Memory)=(Yes). • Para cancelar a operação de limpeza sem fazer nada, pressione A(Cancel) ao invés de =. Uso da função CALC A função CALC permite-lhe introduzir uma expressão de cálculo que contém variáveis e, em seguida, atribuir valores às variáveis e executar o cálculo.
k Cálculo de exemplo usando CALC Para iniciar uma operação CALC após introduzir uma expressão, pressione a tecla s. Exemplo: LINE 3*Sy(A) s Pede a introdução de um valor para A. Valor atual de A 5= s (ou=) 10= • Para sair de CALC, pressione A. • Se a expressão que estiver usando tiver mais de uma variável, uma solicitação de entrada aparece para cada uma. Apêndice <#016> Calcule an +1 = an + 2n (a1 = 1) à medida que o valor de an muda de a2 a a5.
Uso da função SOLVE (COMP) A função SOLVE usa o método de Newton de aproximação para resolver uma equação. Você só pode usar a função SOLVE no modo COMP (N1). k Regras que regulam a equação quando se usa SOLVE • Você pode usar os seguintes tipos de sintaxe para a variável da solução. Exemplo: Y = X + 5, Y (Resolve para Y.); XB = C + D, B (Resolve para B.) O seguinte mostra a sintaxe para a função logarítmica (log).
Math 0= Math 1= Math y2= Valor atual de X Math = Tela da solução • Para interromper uma operação SOLVE em andamento, pressione A. Precauções ao usar a função SOLVE • A função SOLVE pode não ser capaz de obter uma solução em virtude do valor inicial (valor assumido) da variável da solução. Se isso acontecer, tente mudar o valor inicial da variável da solução. • A função SOLVE pode não ser capaz de determinar a solução correta, mesmo que exista uma.
Tela de continuação A função SOLVE realiza a convergência de um número de vezes predefinido. Se ela não puder encontrar uma solução, ela exibe uma tela de confirmação que mostra “Continue: [=]”, perguntando se você deseja continuar. Pressione = para continuar ou A para cancelar a operação SOLVE. Apêndice <#017> Resolva y = x2 – x + 1 para x quando y = 3, 7, 13 e 21. (Soluções: x = 2, 3, 4, 5 quando y = 3, 7, 13, 21 respectivamente) *1 Atribui 3 a Y. *2 Atribui um valor inicial de 1 a X.
k Funções trigonométricas e trigonométricas inversas • As funções trigonométricas e trigonométricas inversas podem ser usadas nos modos de cálculo COMP, STAT, EQN, MATRIX, TABLE e VECTOR. Elas também podem ser usadas no modo CMPLX, contanto que os números complexos não sejam usados para seus argumentos. • A unidade angular requerida pelas funções trigonométricas e trigonométricas inversas é a unidade especificada como a unidade angular predefinida da calculadora.
Apêndice <#020> cos (π radianos) = –1, cos (100 grados) = 0 <#021> cos–1 (–1) = 180 cos–1 (–1) = π k Funções exponenciais e funções logarítmicas • As funções exponenciais e logarítmicas podem ser usadas nos mesmos modos que as funções trigonométricas. • Para a função logarítmica “log(”, você pode especificar a base m usando a sintaxe “log (m, n)”. Se você introduzir um único valor apenas, uma base de 10 será usada para o cálculo. • “ln(” é uma função de logaritmo natural com base e.
• ∫(, d/dx(, Pol(, Rec( e Σ( não podem ser usados dentro de f(x), a, b ou tol. • Os cálculos de integração podem ser executados apenas no modo COMP. • O resultado da integração será negativo se f(x) < 0 dentro de um intervalo de integração que conforme com a < x < b. Exemplo: ∫(0,5X2 – 2, –2, 2) = –5,333333333 • Ocorre um erro de tempo limite (Time Out) quando um cálculo de integração termina sem que a condição final seja satisfeita.
• Quando os valores de integração flutuam grandemente devido a pequenos deslocamentos no intervalo de integração Divida o intervalo de integração em partes múltiplas (de maneira que quebre as áreas de flutuação ampla em pequenas partes), realize a integração em cada parte e, em seguida, combine os resultados. ∫ b a f(x)dx = ∫ x1 a ∫ f(x)dx + x2 x1 f(x)dx + .....+ ∫ b x4 f(x)dx Apêndice <#031> ∫(ln(x), 1, e) = 1 (Especificação de tol omitida.
• Resultados imprecisos e erros podem ocorrer devido às seguintes condições: - pontos descontínuos nos valores x - mudanças extremas nos valores x - inclusão do ponto máximo local e ponto mínimo local nos valores x - inclusão do ponto de inflexão nos valores x - inclusão de pontos não diferenciáveis nos valores x - resultados de cálculos diferenciais que se aproximam a zero • Pressionar A interrompe um cálculo diferencial em andamento.
Conversão em coordenadas polares (Pol) Pol(X, Y) X: Especifica o valor X da coordenada retangular Y: Especifica o valor Y da coordenada retangular • O resultado θ do cálculo é exibido na faixa de –180° < θ < 180°. • O resultado θ do cálculo é exibido usando a unidade angular predefinida da calculadora. • O resultado r do cálculo é atribuído à variável X, enquanto que θ é atribuído a Y.
Número aleatório (Ran#) Esta função gera um número pseudo-aleatório de 3 dígitos que é menor que 1. Apêndice <#040> Gere três números aleatórios de 3 dígitos. Os valores decimais de 3 dígitos aleatórios são convertidos em valores inteiros de 3 dígitos através da multiplicação por 1000. Repare que os valores mostrados aqui são apenas exemplos. Os valores realmente gerados pela sua calculadora serão diferentes.
O seguinte executa o mesmo cálculo com arredondamento. FIX 200/7= (Arredonde o valor para o número de dígitos especificado.) FIX 10(Rnd)= (Verifique o resultado arredondado.
Nota • Ao transformar de uma forma decimal para a forma padrão, a calculadora decide automaticamente a forma padrão que usará. Você não pode especificar a forma padrão. Fração: A definição atual do formato de exibição de fração determina se o resultado é uma fração imprópria ou uma fração mista. π: O seguinte mostra as formas π que são suportadas. Isso só é verdade no caso do formato Math. nπ (n é um número inteiro.
Cálculos com números complexos (CMPLX) Esta calculadora pode executar os seguintes cálculos com números complexos. • Adição, subtração, multiplicação, divisão • Cálculos de argumentos e valores absolutos • Cálculos de recíproca, quadrado e cubo • Cálculos com números complexos conjugados Todos os cálculos nesta seção são executados no modo CMPLX (N2).
• Com o formato Linear, a parte real e parte imaginária são mostradas em duas linhas diferentes. Exemplo 2: ' 2 ∠ 45 = 1 + i MATH (Unidade angular: Deg) CMPLX Math !2e1y(∠)45= Exemplos de resultados de cálculo usando o formato de coordenadas polares (r ∠ θ) Exemplo 1: 2 × (' 3 + i) = 2' 3 + 2i = 4 ∠ 30 (Unidade angular: Deg) MATH CMPLX Math 2*(!3e+i)= • Com o formato Linear, o valor absoluto e o argumento são mostrados em duas linhas diferentes.
k Valor absoluto e argumento (Abs, arg) Você pode usar o seguinte procedimento para obter o valor absoluto (|Z|) e o argumento (arg) no plano gaussiano para um número complexo no formato Z = a + bi. 1w(Abs); 12(CMPLX)1(arg) Apêndice <#051> Obtenha o valor absoluto e o argumento de 2 + 2i. *1 Valor absoluto *2 Argumento Cálculos estatísticos (STAT) Todos os cálculos nesta seção são executados no modo STAT (N3).
• A primeira linha da tela do editor STAT mostra o valor para a primeira amostra ou os valores para o primeiro par de amostras. Coluna FREQ (Freqüência) Se você ativar o item de exibição estatística na tela de configuração da calculadora, uma coluna etiquetada “FREQ” também será incluída na tela do editor STAT. Você pode usar a coluna FREQ para especificar a freqüência (o número de vezes que a mesma amostra aparece no grupo de dados) de cada valor de amostra.
Precauções relativas à introdução na tela do editor STAT • O número de linhas na tela do editor STAT (o número dos valores de dados de amostra que você pode introduzir) depende do tipo de dados estatísticos selecionado, e da definição de exibição estatística da tela de configuração da calculadora.
Eliminação de todo o conteúdo do editor STAT (1) Pressione 11(STAT)3(Edit). (2) Pressione 2(Del-A). • Isso apaga todos os dados de amostra na tela do editor STAT. Nota • Repare que você pode realizar os procedimentos descritos em “Inserção de uma linha” e “Eliminação de todo o conteúdo do editor STAT” somente quando a tela do editor STAT estiver no mostrador. k Tela de cálculo STAT A tela de cálculo STAT é usada para executar cálculos estatísticos com os dados introduzidos na tela do editor STAT.
Item do menu de variável simples Selecione este item do menu: Quando quiser fazer isto: Exibir o submenu Distr de comandos para cálculos 7Distr de distribuição normal • Para maiores detalhes, consulte “Submenu Distr”.
Submenu Distr (11(STAT)7(Distr)) 1 P( 2 Q( 3 R( 4 't Este menu pode ser usado para calcular a probabilidade da distribuição normal padrão. A variação normalizada t é calculada com a expressão mostrada abaixo, usando o valor médio (o) e o valor do desvio padrão populacional (xσ n) obtidos dos dados introduzidos na tela do editor STAT.
O seguinte mostra os comandos que aparecem nos submenus que aparecem quando você seleciona 4(Sum), 5(Var), 6(MinMax), ou 7(Reg) no menu STAT com a regressão linear selecionada como o tipo de cálculo estatístico. Veja o Apêndice <#060> para maiores informações sobre a fórmula de cálculo usada para cada comando.
Submenu Reg (11(STAT)7(Reg)) Selecione este item do menu: Quando quiser obter isto: 1A Termo constante de coeficiente de regressão A 2B Coeficiente de regressão B 3r 4m Coeficiente de correlação r Valor estimado de x 5n Valor estimado de y Apêndice Cálculo de regressão linear: <#061> a <#064> • Todos os exemplos de <#062> a <#064> usam os mesmos dados introduzidos no exemplo <#061>.
Comentários para outros tipos de regressão Para maiores detalhes sobre a fórmula de cálculo do comando incluído em cada tipo de regressão, refira-se às fórmulas de cálculo indicadas ( Apêndice <#069> a <#073>).
Cálculos de base-n (BASE-N) O modo BASE-N permite-lhe executar cálculos aritméticos, cálculos com valores negativos, e operações lógicas com valores binários, octais, decimais e hexadecimais. Todos os cálculos nesta seção são executados no modo BASEN (N4). k Definição da base de numeração e introdução dos valores Use as teclas mostradas abaixo para especificar a base de numeração. As marcações de tecla usadas nesta seção são as marcações impressas acima de cada tecla, na direita.
Faixas dos valores Base Faixa Positiva: 0000000000000000 < x < 0111111111111111 Binária Negativa: 1000000000000000 < x < 1111111111111111 Positiva: 00000000000 < x < 17777777777 Octal Negativa: 20000000000 < x < 37777777777 Decimal –2147483648 < x < 2147483647 Hexadecimal Positiva: 00000000 < x < 7FFFFFFF Negativa: 80000000 < x < FFFFFFFF • A faixa de cálculo permissível é mais estreita para a base binária (16 bits) do que para os outros sistemas numéricos (32 bits).
k Cálculos de números negativos e operações lógicas Para introduzir um comando de cálculo com número negativo ou de operação lógica, pressione 13(BASE) para exibir a página um do menu BASE e, em seguida, pressione a tecla numérica que corresponde ao comando que deseja especificar.
Cálculos de equação (EQN) Todos os cálculos nesta seção são executados no modo EQN (N5). k Tipos de equação Um menu de tipos de equação aparece quando você pressiona N5(EQN) e entra no modo EQN.
• Os valores e expressões que você pode introduzir na tela do editor de coeficiente são iguais aos que você pode introduzir no modo COMP no formato Linear. • Pressionar A durante a introdução de dados limpa a introdução atual. • Após introduzir dados, pressione =. Isso registra o valor e exibe até seis dos seus dígitos na célula selecionada atualmente. • Para alterar o conteúdo de uma célula, use as teclas de cursor para mover o cursor para a célula e, em seguida, introduza os novos dados.
Cálculos matriciais (MATRIX) Você pode armazenar matrizes com os nomes “MatA”, “MatB” e “MatC” na memória de matrizes. Os resultados dos cálculos matriciais são armazenados em uma memória de resposta de matrizes especial denominada “MatAns”. Todos os cálculos nesta seção são executados no modo MATRIX (N6). k Criação e gerência de uma matriz Criação de uma matriz e seu armazenamento na memória de matrizes (1) No modo MATRIX, pressione 14(MATRIX)1(Dim). • Isso exibe a tela de seleção de matriz.
Cópia do conteúdo de uma matriz para outra matriz (1) Use a tela do editor de matriz para exibir a matriz que deseja copiar, ou exiba a tela da memória de resposta de matrizes. • Se você quiser copiar a Matriz A, por exemplo, pressione 14(MATRIX) 2(Data)1(MatA). (2) Pressione 1t(STO). • Isso faz que o indicador “STO” apareça no mostrador. (3) Especifique o destino da operação de cópia.
k Itens do menu de matriz O seguinte mostra os itens do menu de matriz que aparecem quando você pressiona 14(MATRIX).
Geração de uma tabela numérica a (TABLE) partir de uma função Todos os cálculos nesta seção são executados no modo TABLE (N7). k Configuração de uma função de geração de tabela numérica O procedimento abaixo configura a função de geração da tabela numérica com as seguintes definições. 1 Função: f(x) = x2 + 2 Valor inicial: 1, Valor final: 5, Valor do passo: 1 LINE (1) Pressione N7(TABLE). (2) Introduza a função. (3) Depois de confirmar que a função está como quer, pressione =.
(6) Após especificar o valor do passo, pressione =. • Pressionar a tecla A retorna-o à tela do editor de função. k Tipos de funções suportados • Exceto para a variável X, as outras variáveis (A, B, C, D, Y) e a memória independente (M) são todas tratadas como valores (a variável atual atribuída à variável ou armazenada na memória independente). • Somente a variável X pode ser usada como a variável de uma função.
k Precauções relativas ao modo TABLE Repare que alterar as definições do formato de entrada/saída (formato Math ou formato Linear) na tela de configuração da calculadora no modo TABLE limpa a função de geração de tabela numérica. Cálculos vetoriais (VECTOR) Você pode armazenar os vetores com os nomes “VctA”, “VctB” e “VctC” na memória de vetores. Os resultados dos cálculos vetoriais são armazenados em uma memória de resposta de vetores especial denominada “VctAns”.
Cópia do conteúdo de um vetor para outro vetor Você pode copiar o conteúdo da memória de resposta de vetores (VctAns) ou de um vetor na memória de vetores para outro vetor na memória de vetores. A operação de cópia de vetor é basicamente igual à operação de cópia de matriz. Para maiores informações, consulte “Cópia do conteúdo de uma matriz para outra matriz”. k Execução de cálculos vetoriais Para executar um cálculo vetorial, exiba a tela de cálculo vetorial pressionando a tecla A.
<#110> <#111> <#112> <#113> VctA • VctB (Produto vetorial em ponto) VctA × VctB (Produto vetorial em cruz) Obtenha os valores absolutos de VctC. Determine o tamanho do ângulo (unidade angular: Deg) formado pelos vetores A = (–1, 0, 1) e B = (1, 2, 0), e um dos vetores de tamanho de 1 perpendicular a ambos A e B.
• Os valores são baseados nas normas ISO (1992) e CODATA Valores recomendados (1998). Para maiores detalhes, veja o Apêndice <#114>. Apêndice <#115> e <#116> Realize todos os exemplos no modo COMP (N1). Conversão métrica Os comandos de conversão métrica incorporados da calculadora facilitam a conversão de valores de uma unidade para outra. Você pode usar os comandos de conversão métrica em qualquer modo de cálculo exceto para BASE-N e TABLE. Para chamar um comando de conversão métrica, pressione 18(CONV).
Informações técnicas k Seqüência de prioridade dos cálculos A calculadora executa cálculos de acordo com uma seqüência de prioridade de cálculos. • Basicamente, os cálculos são executados da esquerda para a direita. • As expressões entre parênteses têm a prioridade mais alta. • O seguinte mostra a seqüência de prioridade para cada comando individual. 1.
Exemplo: 1 i 2 1 1 ÷ (2i) = – 2 1 ÷ 2i = 1/2i= 1/(2i)= i k Limitações de pilhas Esta calculadora usa áreas da memória chamadas pilhas para armazenar temporariamente os valores de seqüência de prioridade mais baixa dos cálculos, comandos e funções. A pilha numérica tem 10 níveis e a pilha de comandos tem 24 níveis, como mostrado na ilustração abaixo.
k Faixas, número de dígitos e precisão dos cálculos A faixa dos cálculos, número de dígitos usados para os cálculos internos, e a precisão dos cálculos depende do tipo de cálculo que se está executando. Faixa e precisão dos cálculos ±1 × 10–99 a ±9,999999999 × 1099 ou 0 Faixa dos cálculos Número de dígitos para os cálculos internos 15 dígitos Em geral, ±1 no 10o dígito para um único cálculo. A precisão para a exibição exponencial é ±1 no dígito menos significativo.
Funções Rec(r, ) °’ ” Faixa de entrada 0 r 9,999999999 1099 θ: Igual que sinx a , b, c 1 10100 0 b, c x 1 10100 Conversõe sexagesimais ↔ decimais 0°0'0" x 9999999°59'59" y ^(x ) x 0: –1 10100 ylogx 100 x 0: y 0 x 0: y n, m (m, n são números inteiros) 2n+1 No entanto: –1 10100 ylog x 100 x' y y 0: x G 0, –1 10100 1/x logy 100 y 0: x 0 2n+1 y 0: x 2n 1, (m G 0; m, n são números inteiros) m No entanto: –1 10100 1/x log y 100 a b/c O total do número inteiro, numerador e denominador dev
Math ERROR • Causa • O resultado intermediário ou final do cálculo que está executando excedeu da faixa de cálculo permissível. • A sua entrada excedeu da faixa de entrada permissível (particularmente durante o uso de funções). • O cálculo que você está executando contém uma operação matemática ilegal (como uma divisão por zero). • Ação • Verifique os valores introduzidos, reduza o número de dígitos, e tente de novo.
Variable ERROR (Apenas função SOLVE) • Causa • Você não especificou uma variável de solução, e não há uma variável X na equação introduzida. • A variável de solução que você especificou não está incluída na equação introduzida. • Ação • A equação introduzida deve incluir uma variável X se você não especificar a variável de solução. • Especifique uma variável que esteja incluída na equação introduzida como a variável de solução.
Referências k Requisitos de energia e troca da pilha Esta calculadora é alimentada por uma única pilha de tamanho AAA (R03 (UM-4)). Troca da pilha Exibições escuras no mostrador da calculadora indicam que a energia da pilha está baixa. Continuar a usar a calculadora com a pilha fraca pode causar um mau funcionamento. Troque a pilha o mais rápido possível quando as exibições começarem a ficar escuras. Mesmo que a calculadora esteja funcionando normalmente, troque a pilha pelo menos uma vez cada dois anos.
Especificações Requisitos de energia: Pilha de tamanho AAA: R03 (UM-4) × 1 Vida útil da pilha: Aproximadamente 17.
CASIO COMPUTER CO., LTD.