Capítulo Programação 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12.
Capítulo 8 Programação 1. Antes de programar A função de programação ajuda a tornar rápidos e fáceis os cálculos complexos e muito frequentes. Os comandos e os cálculos são executados sequencialmente, tal como as instruções múltiplas dos cálculos manuais. Os múltiplos programas podem ser guardados em ficheiros com nomes para se voltar a chamar e editar facilmente.
Programação Capítulo 8 2. Exemplos de programação Exemplo 1 Como calcular a área da superfície e o volume de três octaedros regulares com as dimensões abaixo indicadas. Guarde a fórmula do cálculo no ficheiro de nome OCTA. Comprimento do lado (A) Área da superfície (S) A Volume (V) 7 cm cm2 cm3 10 cm cm2 cm3 15 cm cm2 cm3 Seguem-se as fórmulas utilizados para o cálculo da área da superfície S e o volume V de um octaedro regular, dada a medida de um lado.
Capítulo 8 Programação • Ao premir 4 (SYBL), visualizará um menu de símbolos de que poderá introduzir. 4(SYBL) 1 2 3 4 • Poderá apagar um carácter quando introduzir um nome de ficheiro, movendo o cursor para o carácter que quer apagar e premindo D. 3. Prima w para registar o nome do ficheiro e mudar para o ecrã de introdução de programas. Nome de ficheiro w • O registo de um nome de ficheiro usa 17 bytes de memória.
Programação Capítulo 8 uComo mudar de modos num programa P.2 • Ao premir 3 (MENU), enquanto visualiza o ecrã de introdução de programas, fará aparecer um menu de mudança de modo. Poderá utilizar este menu para introduzir a mudança de modos nos seus programas. Para detalhes sobre cada um destes modos, veja “Utilização do menu principal”, assim como as secções deste manual que descrevem o que pode fazer em cada modo. 3(MENU) 1 P.
Capítulo 8 Programação Área da superfície S .... c*!9d*aAxw Volume V ...................... !9c/d*aAMdw No entanto, se introduzir apenas os cálculos manuais acima indicados, a calculadora executá-los-á, de princípio ao fim, sem parar. Os comandos seguintes permitir-lheão interromper um cálculo para a introdução de valores, e a visualização dos resultados intermédios.
Programação Capítulo 8 1 2 3 4 1 (EXE) ou w hw (Valor de A) Resultado intermediário produzido por ^ w w baw w • Ao premir w, enquanto visualiza o resultado final do programa, executará de novo o programa. P.149 • Poderá ainda executar um programa, enquanto no modo RUN, por meio da introdução de: Prog ”” w. • Ocorre um erro (Go ERROR) se o programa especificado por Prog “” não puder ser encontrado.
Capítulo 8 Programação 3. Como rectificar um programa Chama-se “bug” a um problema que impede a execução correcta dum programa, e ao processo de eliminar tais problemas chama-se “depurar” (debugging). Os sintomas seguintes são indicação de que o programa contém bugs e que é necessário depurálo. • Aparecimento de avisos de erro, durante a execução do programa. • Os resultados não condizem com os esperados. uComo eliminar os bugs que causam avisos de erro.
Programação Capítulo 8 5. Função de Segredo Ao fazer um programa, você pode protegê-lo com uma senha que limita o acesso ao conteúdo do programa apenas para os que sabem a senha. Programas protegidos com senha não podem ser executados sem a introdução da senha. uPara registar uma senha Exemplo Para criar um ficheiro de programa com o nome AREA e protegêlo com a senha CASIO 1. Com a lista de programas no ecrã, prima 3 (NEW) e introduza o nome do novo ficheiro de programa. 3(NEW) AREA 1 2 3 3 5 6 2.
Capítulo 8 Programação uPara chamar um programa Exemplo Para chamar o ficheiro chamado AREA que está protegido com a senha CASIO 1. Na lista de programas, utilize f e c para mover o realce para o nome do programa que deseja chamar. 2. Prima 2 (EDIT). 2(EDIT) 3. Introduza a senha e prima w para chamar o programa. • A mensagem “Mismatch” aparecerá se introduzir a senha errada. 6. Como procurar um ficheiro Poderá procurar um nome de ficheiro específico por meio de um destes três métodos.
Programação Capítulo 8 uComo encontrar um ficheiro por meio da busca pelo nome do ficheiro Exemplo Como usar a busca pelo nome do ficheiro para chamar o programa com o nome OCTA. 1. Enquanto visualiza a lista de programas, prima 3 (NEW) e introduza o nome do ficheiro que deseja encontrar. 3(NEW) OCTA 2. Prima w para voltar a chamar o programa. • Se não houver nenhum programa com o nome de ficheiro introduzido, será criado um ficheiro novo com esse nome.
Capítulo 8 Programação 2. Chamer o programa. P.20 • Os procedimentos a usar para editar os conteúdos de programas são idênticos aos usados para editar os cálculos manuais. Para mais detalhes, veja “Como fazer correcções”. • As teclas de função seguintes também são úteis quando se faz a edição dos conteúdos dos programas. 1 (TOP) ........ Move o cursor para a parte superior do programa. 2 (BTM) ....... Move o cursor para a parte inferior do programa.
Programação Capítulo 8 Como vê, pode obter o programa TETRA, fazendo algumas alterações no programa OCTA. • Apagar c * (sublinhado por meio de uma linha curva por cima) • Alterar d para b c (sublinhado por meio de uma linha recta por cima) Façamos a edição do programa. 2(EDIT) eeeeDD cd![bc D Q Tentemos agora executá-lo.
Capítulo 8 Programação w w baw w 8. Como apagar um programa Há duas maneiras diferentes de apagar um nome de ficheiro e respectivo programa. • Apagar o programa específico • Apagar todos os programas uComo apagar um programa específico 1. Enquanto visualiza a lista de programas, utilize f e c para mover o realce para a especificação do programa que quer apagar. 2. Prima [ 1 (DEL). [1(DEL) 1 2 3 4 3.
Programação Capítulo 8 [2(DEL•A) 1 2 3 4 2. Prima 1 (YES) para apagar todos os programas da lista ou 4 (NO) para cancelar a operação sem apagar nada. P.37 • Poderá ainda apagar todos os programas, por meio do modo MEM. Veja “Limpeza do conteúdo da memória”, para mais detalhes. 9.
Capítulo 8 Programação Menu de comandos dos programas (COM) Enquanto visualiza o menu de programas, prima 1 (COM) para visualizar o menu de comandos dos programas. 1(COM) 1 (If) ............. Comando If 1 2 3 4 [ 1 2 3 4 [ 1 2 3 4 [ 2 (Then) ....... Comando Then 3 (Else) ........ Comando Else 4 (I•End) ...... Comando IfEnd [ 1 (For) .......... Comando For 2 (To) ........... Comando To 3 (Step) ....... Comando Step 4 (Next) ........ Comando Next [ 1 (Whle) ....... Comando While 2 (WEnd) .....
Programação Capítulo 8 Menu de comandos de salto (JUMP) Enquanto visualiza o menu de programas, prima 3 (JUMP) para visualizar o menu de comandos de salto. 3(JUMP) 1 (Lbl) .......... Comando Lbl 1 2 3 4 [ 1 2 3 4 [ 2 (Goto) ....... Comando Goto 3 (⇒) ........... Comando ⇒ (jump) [ 1 (Isz) .......... Comando Isz 2 (Dsz) ......... Comando Dsz Prima [ para voltar ao menu anterior.
Capítulo 8 Programação 3(TABL) 1 (Tabl) ........ Comando DispTable 1 2 3 4 2 (G•Con) .... Comando DrawTG-Con 3 (G•Plt) ....... Comando DrawTG-Plt Menu dos operadores relacionais de saltos condicionais (REL) Enquanto visualiza o menu de programas, prima [ [ 1 (REL) para visualizar o menu dos operadores relacionais de saltos condicionais. [[1(REL) 1 (=) ............. Operador relacional = 1 2 3 4 [ 1 2 3 4 [ 2 (G) ............. Operador relacional G 3 (>) .............
Programação Capítulo 8 10. Referência dos comandos k Índice de comandos Break .................................................................................... 149 ClrGraph ............................................................................... 153 ClrList.................................................................................... 153 ClrText................................................................................... 153 DispTable ..................................................
Capítulo 8 Programação [Colchetes] ..................... Servem para encerrar os itens opcionais. Não introduza colchetes quando estiver a introduzir um comando. Expressões numéricas ... As expressões numéricas (tais como 10, 10+20, A) indicam constantes, cálculos, constantes numéricas, etc. Caracteres alfabéticos .... Indicam encadeamentos literais (Tal como AB).
Programação Capítulo 8 Descrição: 1. A operação de mudança de linha é idêntica à do comando de instruções múltiplas. 2. O uso da mudança de linha em lugar do comando de instruções múltiplas facilita a leitura do programa visualizado. k Comandos de programação (COM) If~Then Função: A instrução Then (logo) é executada apenas quando a condição If (Se) for verdadeira (diferente de 0).
Capítulo 8 Programação If~Then~Else Função: A instrução Then (logo) é executada apenas quando a condição If (Se) for verdadeira (diferente de 0). A instrução Else será executada se a condição If for falsa (0). Sintaxe: If expressão numérica _ : ^ _ : ^ Then Else _ : ^ _ : ^ Parâmetros: condição, expressão numérica Descrição: 1. A instrução Then é executada quando a condição If for verdadeira (diferente de 0). 2.
Programação Capítulo 8 For~To~Next Função: Este comando repete tudo que estiver entre a instrução For e a instrução Next. O valor inicial é atribuído à variável de controlo na primeira execução e este valor será aumentado de um por cada execução. A execução prosseguirá até que o valor da variável de controlo exceda a variável final.
Capítulo 8 Programação Descrição: 1. Este comando é basicamente idêntico ao For~To~Next. A única diferença está em que poderá especificar o incremento. 2. Ao omitir o valor do incremento este passará automaticamente a ser 1. 3. Ao especificar o valor inicial menor do que o valor final e um valor de incremento positivo, fará com que a variável de controlo seja aumentada em cada execução.
Programação Capítulo 8 Descrição: 1. Este comando repete os comandos contidos no círculo, enquanto a respectiva condição for verdadeira (diferente de 0). Quando essa condição se torna falsa (0), a execução prossegue a partir da instrução que se segue à instrução WhileEnd. 2. Como a condição vem depois da instrução While, é testada (verificada) depois de terem sido executados todos os comandos compreendidos no círculo.
Capítulo 8 Programação 3. Uma sub-rotina poderá ser utilizada em múltiplas posições dentro da mesma rotina principal, ou então, ser chamada por um número qualquer de rotinas principais. Mesma rotina A Sub-rotinas D Prog ”D” Prog ”C” C E Prog ”E” Prog ”I” I J Prog ”J” Nível 1 Nível 2 Nível 3 Nível 4 4. Ao chamar uma sub-rotina fará com que esta seja executada desde o início.
Programação Capítulo 8 Exemplo: For 2 → 1 To 10_ If I = 5_ Then ”STOP” : Stop_ IfEnd_ Next Este programa conta de 2 a 10. Quando chega a 5, contudo, termina a execução e fará aparecer o aviso “STOP”. k Comandos de salto (JUMP) Dsz Função: Este comando é um salto de contagem que diminui de 1, o valor de uma variável de controlo e depois, salta, se o valor actual da variável for zero.
Capítulo 8 Programação 3. Este comando poderá ser usado em combinação com saltos condicionais e saltos de contagem. 4. Se não houver uma instrução Lbl cujo valor seja adequado ao da instrução Goto, ocorrerá um erro (Go ERROR). Exemplo: ? → A : ? → B : Lbl 1 : ?→ X : A×X + B ^ Goto 1 Este programa calcula y = AX + B para tantos valores para cada variável quantos queira introduzir. Para sair da execução deste programa, prima A.
Programação Capítulo 8 Descrição: 1. O salto condicional compara o conteúdo de duas variáveis ou os resultados de duas expressões, e toma uma decisão quanto a executar ou não o salto com base nos resultados da comparação. 2. Se a comparação resultar num resultado verdadeiro, a execução prossegue com a instrução que segue o comando ⇒. Caso contrário, a execução salta para as instruções que se seguem ao comando de instruções múltiplas ( : ), comando do visor (^) ou mudança de linha (_).
Capítulo 8 Programação Descrição: Este comando desenha um gráfico estatístico de acordo com as condições definidas no programa. DrawGraph Função: Este comando desenha um gráfico. Sintaxe: DrawGraph_ Descrição: Este comando desenha um gráfico de acordo com as condições de desenho definidas no programa. DispTable Função: Estes comandos fazem visualizar tabelas numéricas.
Programação Capítulo 8 Send ( Função: Este comando envia dados para um dispositivo externo. Sintaxe: Send () (…ex. Send (List 1)) Descrição: 1. Este comando envia dados para um dispositivo externo. 2. Os seguintes tipos de dados podem ser enviados por este comando.
Capítulo 8 Programação 11. Visualização de texto Poderá incluir texto num programa, com a simples inclusão deste entre duas aspas. Tal texto aparecerá no visor durante a execução do programa, o que quer dizer que poderá acrescentar etiquetas às indicações de introdução e aos resultados. Programa Visualização ?→X ? ”X =” ? → X X=? • Se o texto for seguido de uma fórmula de cálculo, não deixe de inserir um comando de visor (^) ou um comando de instrução múltipla (:) entre o texto e o cálculo.
Programação Capítulo 8 Ao executar este programa produzirá o resultado aqui ilustrado. k Como utilizar funções de tabelas e gráficos num programa P.74 As funções de tabelas e gráficos num programa podem criar tabelas numéricas e efectuar operações de gráfico. Seguem-se vários tipos de sintaxe que terá de seguir para programar funções de tabelas e gráficos.
Capítulo 8 Programação Ao executar este programa produzirá os resultados aqui ilustrados. Tabela numérica Gráfico w k Como utilizar funções de ordenamento de listas num programa P.82 Estas funções permitem-lhe ordenar os dados nas listas, por ordem crescente ou decrescente.
Programação Capítulo 8 As condições de gráfico requeridas dependem do tipo de gráfico. Veja “Como alterar os parâmetros dos gráficos”. • A seguir indicamos uma especificação de condição de gráfico típica para um diagrama de dispersão ou gráfico de linhas xy. S-Gph1 DrawOn, Scatter, List1, List2, 1, Square_ No caso do gráfico de linhas xy , substitua “Scatter” da especificação acima por “xyLine”. • A seguir indicamos uma especificação de condição de gráfico típica para um gráfico de maçã.
Capítulo 8 Programação Exemplo de programa 1 !Z[[[1Q ClrGraph_ 1 S-WindAuto_ 2 K11 {1, 2, 3} → 2 List 1_ 3 1Q {1, 2, 3} → 3 List 2_ 4 3121Q 4 S-Gph1 5 DrawOn, 5 3111Q 6 Scatter, 6 312[1Q List1, List2, 1, 7 Square_ 8 DrawStat 7 3141Q 8 !W[41Q Ao executar este programa produzirá o diagrama de dispersão aqui ilustrado.
Programação Capítulo 8 • Cálculo estatístico da regressão 1 LinearReg List 1, List 2, List 3 Tipo de cálculo* Dados de frequência (Frequency) Dados do eixo y (YList) Dados do eixo x (XList) 1 31[1[1Q * Pode ser especificado como tipo de cálculo, qualquer dos seguintes LinearReg ....... regressão linear Med-MedLine .. cálculo de média-média QuadReg ........ regressão quadrática LogReg ........... regressão logarítmica ExpReg ........... regressão exponencial PowerReg .......
Capítulo 8 Programação 162