Po fx-82ES fx-83ES fx-85ES fx-300ES fx-350ES Guia do Usuário http://world.casio.
CASIO Europe GmbH Bornbarch 10, 22848 Norderstedt, Germany
Sobre este manual • A marca MATH indica um exemplo que usa o formato Math, enquanto que a marca LINE indica o formato Linear. Para maiores detalhes sobre os formatos de entrada/saída, consulte “Especificação do formato de entrada/saída”. • As marcações nas próprias teclas indicam o que um tecla introduz ou a função que ela realiza. Exemplo: 1, 2, +, -, !, A, etc. • Pressionar a tecla 1 ou S seguida por uma segunda tecla realiza a função alternativa da segunda tecla.
• A tecla de cursor é marcada com quatro setas, indicando a direção, como mostrado na ilustração próxima. Neste guia do usuário, a operação da tecla de cursor é indicada como f, c, d e e. REPLAY • As exibições e ilustrações (como as marcações nas teclas) mostradas neste guia do usuário e no apêndice separado são para propósitos ilustrativos apenas, e podem diferir um pouco dos itens reais que representam. • O conteúdo deste manual está sujeito a modificações sem aviso prévio.
Precauções de segurança Certifique-se de ler as seguintes precauções de segurança antes de utilizar esta calculadora. Guarde este manual à mão para futuras consultas. Precaução Este símbolo é usado para indicar uma informação que, se for ignorada, pode causar ferimentos pessoais ou danos materiais. Pilha • Depois de retirar a pilha da calculadora, coloque-a em um lugar seguro onde a mesma não caia nas mãos de crianças pequenas e seja engolida acidentalmente.
Precauções relativas à manipulação • Certifique-se de pressionar a tecla O antes de usar a calculadora pela primeira vez. • Mesmo que a calculadora esteja funcionando normalmente, troque a pilha pelo menos uma vez cada três anos (LR44 (GPA76)), dois anos (R03 (UM-4)) ou um ano (LR03 (AM4)). Uma pilha esgotada pode vazar, causando danos e defeitos na calculadora. Nunca deixe uma pilha esgotada na calculadora.
Antes de utilizar a calculadora k Remoção do estojo duro Antes de utilizar a calculadora, deslize o seu estojo duro para baixo para retirá-lo e, em seguida, fixe o estojo duro na parte posterior da calculadora como mostrado na ilustração abaixo. k Maneira de ligar e desligar a calculadora • Pressione O para ligar a calculadora. • Pressione 1A(OFF) para desligar a calculadora. k Ajuste do contraste do mostrador 1N(SETUP)c5(]CONT') Isso exibe a tela de ajuste do contraste.
k Sobre o mostrador A sua calculadora tem uma tela LCD de 31 pontos × 96 pontos. Exemplo: Expressão introduzida { Resultado do cálculo k Indicadores no mostrador Exibição de amostra: Este indicador: STAT Significa isto: S O teclado foi mudado pela pressão da tecla 1. O teclado voltará ao normal e este indicador desaparecerá quando você pressionar uma tecla. A O modo de entrada alfabética foi selecionado pela pressão da tecla S.
Importante! • Para um cálculo muito complexo ou algum outro tipo de cálculo que leva um longo tempo para ser executado, o mostrador pode mostrar apenas os indicadores acima (sem nenhum valor), enquanto a calculadora executa o cálculo internamente.
• O formato Math faz que as frações, números irracionais e outras expressões sejam exibidos como são escritos no papel. • O formato Linear faz que as frações e outras expressões sejam exibidas em uma linha simples.
Norm1: 10–2 > x, x > 1010 Norm2: 10–9 > x, x > 1010 Exemplo: 1 ÷ 200 = 5 × 10–3 0,005 (Norm1) (Norm2) Especificação do formato de exibição de fração Para especificar este formato Realize esta operação de teclas: de exibição de fração: Mista 1Nc1(ab/c) Imprópria 1Nc2(d/c) Especificação do formato de exibição estatística Use o seguinte procedimento ativar ou desativar a exibição da coluna de freqüência (FREQ) da tela do editor STAT do modo STAT.
Introdução de expressões e valores k Introdução de uma expressão de cálculo usando o formato padrão Esta calculadora permite-lhe introduzir expressões de cálculo exatamente como são escritas. Logo, basta pressionar a tecla = para executá-la. A calculadora julga automaticamente a seqüência de prioridade do cálculo para adição, subtração, multiplicação, divisão, funções e parênteses.
Parêntese de fechamento final Você pode omitir um ou mais parênteses de fechamento que vêm no fim de um cálculo, logo antes da pressão da tecla =. Para maiores detalhes, consulte “Omissão do parêntese de fechamento final”. Exibição de uma expressão longa O mostrador só pode mostrar até 14 caracteres de uma vez. Introduzir o 15° caractere faz que a expressão se desloque para a esquerda. Neste ponto, o indicador ] aparece à esquerda da expressão, indicando que ela sai pelo lado esquerdo da tela.
Sobre os modos de inserção e sobreposição para introdução Com o modo de inserção, quando você introduz um novo caractere, os caracteres exibidos se deslocam para a esquerda para criar espaço. Com o modo de sobreposição, qualquer novo caractere introduzido substitui o caractere na posição atual do cursor. O modo de introdução predefinido inicialmente é inserção. Você pode mudar para o modo de sobreposição quando precisar.
Modo de sobreposição: 369**12 ddd Y Correção de um cálculo Exemplo: Para corrigir cos(60) de modo que fique sin(60) LINE Modo de inserção: c60) dddY s Modo de sobreposição: c60) dddd s Inserção de uma entrada em um cálculo Sempre use o modo de inserção para esta operação. Utilize d ou e para mover o cursor para a localização onde deseja inserir uma nova entrada e, em seguida, introduza o que deseja.
Exemplo: Quando introduzir 14 ÷ 0 × 2 = por equívoco em vez de 14 ÷ 10 × 2 = Utilize o modo de inserção para a seguinte operação. LINE 14/0*2= Pressione e ou d. Isso está causando o erro. d1 = Você também pode sair da tela de erro pressionando A, o que limpa o cálculo. k Introdução com o formato Math Ao introduzir com o formato Math, você pode introduzir e exibir frações e algumas funções usando o mesmo formato em que os mesmos aparecem nos livros.
Funções e símbolos suportados para a introdução no formato Math • A coluna “Bytes” mostra o número de bytes de memória que são usados pela introdução.
Exemplo 3: Para introduzir (1 + 2 2 ) ×2= 5 MATH Math (1+'2c5e) w*2= • Ao pressionar = e obter o resultado de um cálculo usando o formato Math, parte da expressão introduzida pode ser cortada como mostrado na captura de tela do exemplo 3. Se você precisar ver a expressão introduzida inteira de novo, pressione A e, em seguida, pressione e. Incorporação de um valor em uma função Ao usar o formato Math, você pode incorporar parte de uma expressão introduzida (um valor, uma expressão entre parênteses, etc.
Expressão original: Função Operação de teclas Fração ' log(a,b) & Expressão resultante Raiz em potência 16(") Você também pode incorporar valores nas seguintes funções. 1l($), 1i(%), !, 6, 1!(#), D Exibição dos resultados do cálculo em uma forma que inclui ' 2, π, etc.
Exemplo 2: sin (60) = MATH ' 3 2 (Unidade angular: Deg) Math s60= Exemplo 3: sin–1 (0,5) = MATH 1 π 6 (Unidade angular: Rad) Math 1s(sin–1)0.5= • Mostram-se a seguir os cálculos para os quais os resultados podem ser exibidos na forma ' (forma que inclui ' dentro da exibição de número irracional). a. Cálculos aritméticos de valores com símbolo de raiz quadrada ('), x2, x3, x–1 b.
Exemplo: 2' 3 × 4 = 8' 3 Forma ' 35' 2 × 3 = 148,492424 (= 105' 2) Forma decimal 150' 2 = 8,485281374 25 2 × (3 – 2' 5 ) = 6 – 4' 5 Forma ' 23 × (5 – 2' 3 ) = 35,32566285 (= 115 – 46' 3) Forma decimal 10' 2 + 15 × 3' 3 = 45' 3 + 10' 2 Forma ' 15 × (10' 2 + 3' 3 ) = 290,0743207 (= 45' 3 + 150' 2) Forma decimal ' 2+' 3+' 8=' 3 + 3' 2 ' 2+' 3+' 6 = 5,595754113 Forma ' Forma decimal As áreas sublinhadas nos exemplos acima indicam o que causou o uso da forma decimal.
• Se um termo encontrado durante o cálculo não puder ser exibido na forma de raiz (') ou de fração, o resultado do cálculo será exibido na forma decimal. Exemplo: log3 + ' 2 = 1,891334817 Cálculos básicos (COMP) Esta seção explica como executar cálculos aritméticos, fracionários, percentuais e sexagesimais. Todos os cálculos nesta seção são executados no modo COMP (N1). k Cálculos aritméticos Use as teclas +, -, * e / para executar cálculos aritméticos.
Omissão do parêntese de fechamento final Você pode omitir qualquer parêntese de fechamento final ( ) ) que venha logo antes da operação da tecla = no fim de um cálculo. Isso só é verdade no caso do formato Linear. Exemplo: (2 + 3) × (4 – 1) = 15 LINE (2+3)* (4-1= k Cálculos fracionários A maneira que você deve introduzir frações depende do formato de entrada/saída que está selecionado atualmente.
Mudança entre o formato de fração imprópria e fração mista b d Pressionar 1f( a — c ⇔— c ) alterna a fração exibida entre o formato de fração mista e fração imprópria. Mudança entre o formato de fração e decimal f • O formato da fração depende da definição do formato de exibição de fração selecionada atualmente (fração imprópria ou fração mista).
Introdução de valores sexagesimais O seguinte é a sintaxe para introduzir um valor sexagesimal. {Graus}e{Minutos}e{Segundos}e Apêndice <#011> Introduza 2°0´30˝. • Repare que você sempre deve introduzir algo para os graus e minutos, mesmo que sejam zero. Cálculos sexagesimais • Executar os seguintes tipos de cálculos sexagesimais produz um resultado sexagesimal.
= Uso da memória da história de cálculos e da releitura (COMP) A memória da história de cálculos mantém um registro de cada expressão de um cálculo introduzida e executada, e o seu resultado. Você só pode usar a memória de história de cálculos no modo COMP (N1). Chamada do conteúdo da memória da história de cálculos Pressione f para voltar um passo através do conteúdo da memória da história de cálculos. A memória da história de cálculos mostra as expressões e os resultados de um cálculo.
Função de releitura Enquanto o resultado de um cálculo estiver exibido, você pode pressionar A e, em seguida, d ou e para editar a expressão usada para o cálculo anterior. Se você estiver usando o formato Linear, pode exibir a expressão pressionando d ou e, sem pressionar A primeiro. Apêndice <#014> Uso da memória da calculadora Nome da memória Memória de resposta Descrição Armazena o último resultado de cálculo obtido.
Uso da memória de resposta para executar uma série de cálculos Exemplo: Para dividir o resultado de 3 × 4 por 30 LINE 3*4= (Continuando)/30= Pressionar / introduz o comando “Ans” automaticamente. • Com o procedimento acima, você precisa executar o segundo cálculo logo após o primeiro. Se você precisar chamar o conteúdo da memória de resposta depois de pressionar A, pressione a tecla G.
Para fazer isto: Realize esta operação de teclas: Adicionar o valor ou resultado exibido da expressão à memória m independente Subtrair o valor ou resultado exibido da expressão da memória independente 1m(M–) Chamar o conteúdo atual da memória independente tm(M) • Você também pode inserir a variável M em um cálculo, o que instrui a calculadora para usar o conteúdo atual da memória independente em tal localização. O seguinte é a operação de teclas para inserir a variável M.
• Use o seguinte procedimento quando quiser verificar o conteúdo de uma variável. Exemplo: Para chamar o conteúdo da variável A ty(A) • O seguinte mostra como você pode incluir variáveis dentro de uma expressão. Exemplo: Para multiplicar o conteúdo da variável A pelo conteúdo da variável B Sy(A)*Se(B)= • O conteúdo da variável é mantido mesmo que você pressione a tecla A, mude o modo de cálculo, ou desligue a calculadora.
k Pi (π) e logaritmo natural na base e Você pode introduzir o pi (π) ou o logaritmo natural de base e em um cálculo. O seguinte mostra as operações de tecla requeridas e os valores que esta calculadora usa para pi (π) e e. π = 3,14159265358980 (15(π)) e = 2,71828182845904 (S5(e)) k Funções trigonométricas e trigonométricas inversas • A unidade angular requerida pelas funções trigonométricas e trigonométricas inversas é a unidade especificada como a unidade angular predefinida da calculadora.
LINE (15(π)/2) 1G(DRG')2(r)= 501G(DRG') 3(g)= Apêndice <#018> cos (π radianos) = –1, cos (100 grados) = 0 <#019> cos–1 (–1) = 180 cos–1 (–1) = π k Funções exponenciais e funções logarítmicas • Para a função logarítmica “log(”, você pode especificar a base m usando a sintaxe “log (m, n)”. Se você introduzir um único valor apenas, uma base de 10 será usada para o cálculo. • “ln(” é uma função de logaritmo natural com base e.
• A conversão de coordenadas pode ser realizada nos modos de cálculo COMP e STAT. Conversão em coordenadas polares (Pol) Pol(X, Y) X: Especifica o valor X da coordenada retangular Y: Especifica o valor Y da coordenada retangular • O resultado θ do cálculo é exibido na faixa de –180° < θ < 180°. • O resultado θ do cálculo é exibido usando a unidade angular predefinida da calculadora. • O resultado r do cálculo é atribuído à variável X, enquanto que θ é atribuído a Y.
Apêndice <#033> Gere três números aleatórios de 3 dígitos. Os valores decimais de 3 dígitos aleatórios são convertidos em valores inteiros de 3 dígitos através da multiplicação por 1000. Repare que os valores mostrados aqui são apenas exemplos. Os valores realmente gerados pela sua calculadora serão diferentes. Permutação (nPr) e combinação (nCr) Esta funções permitem-lhe executar cálculos de permutação e combinação. n e r devem ser números inteiros na faixa de 0 < r < n < 1 × 1010.
FIX *14= O seguinte executa o mesmo cálculo com arredondamento. FIX 200/7= (Arredonde o valor para o número de dígitos especificado.) FIX 10(Rnd)= (Verifique o resultado arredondado.) FIX *14= Transformação dos valores exibidos Você pode usar os procedimentos nesta seção para transformar o valor exibido para a notação de engenharia, ou para transformar entre forma padrão e forma decimal.
Nota • Ao transformar de uma forma decimal para a forma padrão, a calculadora decide automaticamente a forma padrão que usará. Você não pode especificar a forma padrão. Fração: A definição atual do formato de exibição de fração determina se o resultado é uma fração imprópria ou uma fração mista. π: O seguinte mostra as formas π que são suportadas. Isso só é verdade no caso do formato Math. nπ (n é um número inteiro.
Cálculos estatísticos (STAT) Todos os cálculos nesta seção são executados no modo STAT (N2). Seleção de um tipo de cálculo estatístico No modo STAT, exiba a tela de seleção do tipo de cálculo estatístico.
Regras para introduzir dados de amostra na tela do editor STAT • Os dados introduzidos são inseridos na célula onde o cursor está localizado. Utilize as teclas de cursor para mover o cursor entre as células. STAT Cursor • Os valores e expressões que você pode introduzir na tela do editor STAT são iguais aos que você pode introduzir no modo COMP no formato Linear. • Pressionar A durante a introdução de dados limpa a introdução atual. • Após introduzir um valor, pressione =.
Precauções relativas ao armazenamento de dados de amostra Os dados de amostra introduzidos são apagados automaticamente sempre que você muda para outro modo a partir do modo STAT ou muda a definição de exibição estatística (o que faz que a coluna FREQ seja mostrada ou oculta) na tela de configuração da calculadora. Edição dos dados de amostra Substituição dos dados em uma célula (1) Na tela do editor STAT, mova o cursor para a célula que deseja editar.
A tela de cálculo STAT também usa o formato Linear, independentemente da definição atual do formato de entrada/saída na tela de configuração da calculadora. k Uso do menu STAT Com a tela do editor STAT ou a tela de cálculo STAT exibida, pressione 11(STAT) para exibir o menu STAT. O conteúdo do menu STAT depende se o tipo de operação estatística selecionada atualmente usa uma variável simples ou variável binária.
Comandos de cálculos estatísticos de variável simples (1-VAR) O seguinte mostra os comandos que aparecem nos submenus que aparecem quando você seleciona 4 (Sum), 5 (Var), ou 6(MinMax) no menu STAT no modo de estatística de variável simples. Veja o Apêndice <#039> para maiores informações sobre a fórmula de cálculo usada para cada comando.
Comandos quando cálculo de regressão linear (A+BX) é selecionado Com a regressão linear, a regressão é realizada de acordo com a seguinte equação modelo. y = A + BX O seguinte mostra os comandos que aparecem nos submenus que aparecem quando você seleciona 4(Sum), 5(Var), 6(MinMax), ou 7(Reg) no menu STAT com a regressão linear selecionada como o tipo de cálculo estatístico. Veja o Apêndice <#046> para maiores informações sobre a fórmula de cálculo usada para cada comando.
Submenu Reg (11(STAT)7(Reg)) Selecione este item do menu: Quando quiser obter isto: 1A Termo constante de coeficiente de regressão A 2B Coeficiente de regressão B 3r Coeficiente de correlação r 4m Valor estimado de x 5n Valor estimado de y Apêndice Cálculo de regressão linear: <#047> a <#050> • Todos os exemplos de <#048> a <#050> usam os mesmos dados introduzidos no exemplo <#047>.
Comentários para outros tipos de regressão Para maiores detalhes sobre a fórmula de cálculo do comando incluído em cada tipo de regressão, refira-se às fórmulas de cálculo indicadas ( Apêndice <#055> a <#059>).
1 2 Valor inicial: 1, Valor final: 5, Valor do passo: 1 Função: f(x) = x2 + LINE (1) Pressione N3(TABLE). (2) Introduza a função. (3) Depois de confirmar que a função está como quer, pressione =. • Isso exibe a tela de introdução do valor inicial. Indica o valor inicial predefinido de 1. • Se o valor inicial não for 1, pressione 1 para especificar o valor inicial para este exemplo. (4) Após especificar o valor inicial, pressione =. • Isso exibe a tela de introdução do valor final.
k Tipos de funções suportados • Exceto para a variável X, as outras variáveis (A, B, C, D, Y) e a memória independente (M) são todas tratadas como valores (a variável atual atribuída à variável ou armazenada na memória independente). • Somente a variável X pode ser usada como a variável de uma função. • As funções de conversão de coordenadas (Pol, Rec) não podem ser usadas para uma função de geração de tabela numérica.
Informações técnicas k Seqüência de prioridade dos cálculos A calculadora executa cálculos de acordo com uma seqüência de prioridade de cálculos. • Basicamente, os cálculos são executados da esquerda para a direita. • As expressões entre parênteses têm a prioridade mais alta. • O seguinte mostra a seqüência de prioridade para cada comando individual. 1.
k Limitações de pilhas Esta calculadora usa áreas da memória chamadas pilhas para armazenar temporariamente os valores de seqüência de prioridade mais baixa dos cálculos, comandos e funções. A pilha numérica tem 10 níveis e a pilha de comandos tem 24 níveis, como mostrado na ilustração abaixo.
Funções tan–1x sinhx coshx Faixa de entrada 0 x 9,999999999 1099 0 x 230,2585092 sinh–1x cosh–1x 0 x 4,999999999 1099 tanhx tanh–1x 0 x 9,999999999 1099 logx/lnx 0 x 9,999999999 1099 1 x 4,999999999 1099 0 x 9,999999999 10–1 10x –9,999999999 1099 x 99,99999999 ex ' x x2 1/x 3' x x! –9,999999999 1099 x 230,2585092 0 x 1 10100 x 1 1050 x 1 10100 ; x G 0 x 1 10100 0 x 69 (x é um número inteiro) nPr 0 n 1 1010, 0 r n (n, 1 {n!/(n–r)!} 1 10
k Mensagens de erro A calculadora exibe uma mensagem de erro quando um resultado excede da faixa dos cálculos, quando você tenta introduzir um valor ilegal, ou sempre que qualquer outro problema similar ocorre. Quando uma mensagem de erro aparecer... O seguinte mostra as operações gerais que você pode usar quando qualquer mensagem de erro aparecer.
k Antes de assumir um mau funcionamento da calculadora... Realize os seguintes passos sempre que ocorrer um erro durante um cálculo ou quando os resultados dos cálculos não estiverem como esperava. Se um passo não corrigir o problema, prossiga ao próximo passo. Repare que você deve fazer cópias separadas de dados importantes antes de realizar estes passos. (1) Verifique a expressão do cálculo para confirmar que não contenha erros.
Importante! • Retirar a pilha de botão da calculadora faz que o conteúdo da memória independente e os valores atribuídos às variáveis sejam apagados. 1 Pressione 1 A (OFF) para desligar a calculadora. • Para garantir que não ligue a calculadora acidentalmente enquanto troca a pilha, deslize o estojo duro na frente da calculadora. Parafuso 2 Na parte posterior da calculadora, retire o parafuso e a tampa do compartimento da pilha. 3 Retire a pilha usada.
Importante! • Retirar a pilha da calculadora faz que o conteúdo da memória independente e os valores atribuídos às variáveis sejam apagados. 1 Pressione 1A(OFF) para desligar a calculadora. Parafuso Parafuso 2 Na parte posterior da calculadora, retire os parafusos e a tampa traseira. 3 Retire a pilha usada. 4 Coloque a nova pilha na calculadora com as suas polaridades positivak e negativa l nas direções corretas. 5 Recoloque a tampa traseira e fixe-a em posição com os parafusos.
Especificações fx-82ES/fx-83ES Requisitos de energia: Pilha de tamanho AAA: R03 (UM-4) × 1 Vida útil da pilha: Aproximadamente 6.000 horas (funcionamento contínuo) Aproximadamente 17.
CASIO COMPUTER CO., LTD.