MANUAL DO UTILIZADOR AR CONDICIONADO TIPO MURAL INVERTER DUPLO SPLIT/TRIPLO SPLIT Muito obrigado por adquirir o nosso ar condicionado. Ler atentamente este Manual do Utilizador antes de usar o ar condicionado, e guardá-lo em local seguro para futuras consultas.
OBSERVAÇÃO 1. O desenho do ar condicionado na capa do manual é um esboço. 2. Antes de pôr em funcionamento o ar condicionado, ler as precauções a observar para evitar danos no aparelho ou outros acidentes causados pela sua inadequada utilização. 3. Todas as ilustrações são apenas esboços. Se houver qualquer diferença entre os desenhos contidos neste manual e a forma real do ar condicionado adquirido, a forma real prevalecerá. CONTEÚDO CARACTERÍSTICAS ........................................................
CARACTERÍSTICAS Este aparelho é adequado para hotéis, edifícios comerciais, escritórios e habitações. Características principais: • Ambas as unidades interiores podem funcionar simultânea ou separadamente, através da utilização da técnica de conversão avançada e do controlo do microcomputador. • O débito de líquido de refrigeração pode ser regulado através da válvula de expansão electrónica.
NOMES DAS PEÇAS E FUNÇÕES Unidade interior Unidade interior Entrada do ar Saída do ar Entrada do ar Saída do ar Unidade exterior 1. Aro do painel frontal 2. Filtro de Ar Filtro anti-formol, filtro HEPA 3. Painel frontal 4. Grelha horizontal de débito de ar 5. Grelha vertical de saída de ar 6. Sensor de temperatura ambiente 7. Receptor de sinais infravermelhos 8. Luz do visor 9. Controlo Remoto Unidade exterior 10. Tubo de escoamento, tubo de ligação de refrigeração 11. Cabo de ligação 12.
MÉTODOS DE FUNCIONAMENTO CONDIÇÕES APLICÁVEIS Modelo Temperatura Temp. interior Temp. exterior Arrefecimento Aquecimento 17ºC ou superior 30ºC ou inferior 18ºC ~ 43ºC -15ºC ~ 24ºC Nota: Não usar o ar condicionado fora dos parâmetros acima mencionados. De contrário, podem ser activados os dispositivos de protecção. UTILIZAÇÃO DO CONTROLO REMOTO Consultar o MANUAL DO CONTROLO REMOTO NOTAS: Este modelo não dispõe de ventilação, escoamento de água, nem funções de aquecimento eléctrico.
AJUSTE DA DIRECÇÃO DO FLUXO DE AR • Regulação do débito de ar vertical Mover manualmente o deflector vertical para ajustar a direcção do débito de ar como desejado. Alavanca Quando a unidade estiver em funcionamento e os deflectores horizontais numa determinada posição, segurar a alavanca direita e esquerda dos mesmos e movê-las para ajustar a orientação do débito de ar como desejado.
Consultar as secções correspondentes para mais detalhes. Ajustar a orientação do débito para evitar que o ar atinja directamente as pessoas na divisão. • Regular adequadamente a temperatura para obter um ambiente confortável. Não é recomendável uma temperatura demasiado baixa. • Durante a operação de arrefecimento, proteger da luz solar directa com cortina ou persiana. • Fechar portas e janelas para evitar a formação de convecção, a qual pode diminuir o efeito de arrefecimento.
• Se ocorrer qualquer sintoma anormal (tais como ruído estranho, cheiro, neblina, subida anormal da temperatura ou fuga eléctrica, etc.), desligar imediatamente a corrente. Contactar o fornecedor local. CUIDADOS E MANUTENÇÃO PROBLEMAS E SOLUÇÕES Se ocorrer qualquer das seguintes condições anormais, desligar o ar condicionado e a corrente imediatamente e contactar o revendedor. As luzes indicadoras piscam rapidamente (2 vezes por segundo).
PROBLEMAS NÃO RESPEITANTES AO AR CONDICIONADO Se qualquer uma das seguintes condições ocorrerem, o seu ar condicionado está em ordem. 1. Protecção comum do compressor • Protecção do compressor---não pode iniciar o compressor durante 3 minutos.
7. Potência de aquecimento (tipo arrefecimento e aquecimento) Na função de aquecimento, o calor é absorvido do exterior e distribuído pela divisão. Isto é o chamado sistema de bomba de aquecimento. Quando a temperatura exterior é demasiado baixa, o calor absorvido do exterior é reduzido e resultará também numa potência de aquecimento reduzida (ver a figura à direita). Há uma grande diferença entre a temperatura interior e exterior, o que aumentará a sobrecarga de aquecimento.
LIMPEZA DOS FILTROS Antes de proceder à limpeza do ar condicionado, certificar-se de que a corrente está desligada O facto de os filtros de limpeza e purificação estarem cobertos de poeira reduz o efeito de arrefecimento. Por tal razão, os filtros de limpeza e de purificação deverão ser limpos frequentemente. 1. Abrir o painel e levantá-lo até o fixar. Não forçar o painel a partir do momento em que se ouvir um "clique". Levantar a pega no centro do filtro de limpeza e puxá-lo para baixo. 2.
CONSELHOS AO UTILIZADOR • • • • • • Deverá ser instalado um disjuntor com uma potência 1,5 vezes superior à corrente máxima da unidade. Deve ser providenciado um circuito de abastecimento exclusivo com saída apropriada de corrente. O aparelho possui uma ficha com ligação de terra. Não a modificar. Utilizar fusíveis ou disjuntor como descrito no "Manual de Instalação. A electrificação deve ser executada por electricista credenciado e obedecer a todas as regras próprias.
MDV03U-014aW 2200019943 11