mobilCooler ® RC1500 Instruções de Utilização 207.5340.
Não utilizar o aparelho, frigorífico em espaços fechados ao funcionar com gás! (zelar previamente por uma boa ventilação! Antes da instalação e utilização, observar as instruções de serviço do aparelho. - ÍNDICE Capítulo Página 1. Locais de instalação................................................................................................3 2. Instalação das botijas de gás..................................................................................3 3. Instalação do aparelho..............
1. Locais de instalação 0 frigorífico, quando ligado ao gás, não deve ser usado em veículos ou embarcações! É expressamente proibida a utilização de gás liquefeito em recintos fechados! ESTE FRIGORÍFICO APENAS PODE FUNCIONAR A GÁS QUANDO INSTALADO AO AR LIVRE! Entende-se por ar livre, tendas (toldos) bem arejadas durante o funcionamento do aparelho assim como terraços térreos. 0 funcionamento com electricidade não está sujeito a qualquer restrição.
Colocação em funcionamento Rodar o termostato A para a direita até à posição «7/MAX». Os efeitos do processo de refrigeração serão perceptíveis após 1 hora de funcionamento (aparecimento de gelo no evaporador). A temperatura de refrigeração pode ser regulada através do selector do termostato. «0» = processo de refrigeração desactivado; a temperatura de refrigeração pode aumentar de «1» a «7».
Em caso de funcionamento com bateria a intensidade de refrigeração não é regulável através do termostato, pelo que o botão A se torna ineficaz. (Apenas em aparelhos equipados para ambos os tipos de corrente - corrente alterna e corrente contínua - se pode regular a temperatura com o termostato no modo em causa A). Caso o botão A esteja inoperante e a temperatura seja inferior ao desejado: desligar o aparelho, retirar a ficha da tomada. 7.
ligação do regulador de pressão, tem de se utilizar uma outra chave de forqueta para segurar o regulador de pressão. A abertura da chave tem de estar ajustada ao regulador de pressão. abrir vedação fechar A outra ponta da mangueira tem de ser encaixada no bocal de ligação B da arca e ser apertada com uma braçadeira de mangueira de forma a ficar fixa e segura. Abrir a válvula da botija e verificar a existência de fugas em todas as uniões, com um «spray» indicador de fugas.
Verificar se a vedação sobre a ligação da botija e sobre o bocal roscado do regulador de pressão está em bom estado. Não utilizar outras vedações. Fechar a válvula do regulador de pressão e deixar fechada até completar a instalação. Apertar muito bem o regulador de pressão, manualmente, sem ferramentas, rodando para a direita, na rosca da botija. Atarraxar a porca de capa da mangueira, rodando para a esquerda, no bocal de saída do regulador de pressão.
Após cerca de 10 segundos, acender o bico de gás pressionando várias vezes o botão, D (em caso de se efectuar sem piezoignição com fósforo pela abertura F existente na parte de trás). Depois de aparecer a chama mantenha o comando C premido durante 20 a 30 segundos. Decorrido este período, liberte o comando. A chama pode ser controlada através da abertura F. No caso de não aparecer a chama, repita a operação, aproximadamente, 1 minuto depois.
16. Descongelamento e medidas a tomar antes de uma paragem prolongada Demasiado gelo no evaporador limita o efeito refrigerador na câmara frigorífica e, consequentemente, diminui a potência refrigeradora. Quando a camada de gelo no evaporador exceder 5 mm, é aconselhável descongelar o «mobilCooler». Para tal, desligue o aparelho e retire os alimentos.
19.
20. Características técnicas Modelo: RC 1500 Funcionamento a gás butano (propano): Consumo nominal de calor Qn: 112 W - 8.1 g/h (118 W - 8.4 g/h) Consumo mínimo de calor Qn mín: 91 W - 6.6 g/h (80 W - 5.7 g/h) Pressão de alimentação em gás p: Categoria: Categoria de temperatura: Pressão de funcionamento: 28-30/37 mbar PT - I3+ N 30 bar Alimentação eléctrica: 127 V AC 50/60 Hz 65 W 12 V DC 65 W Capacidade: 21 L Frigorígeno: 0,24 kg NH3 + H2O O aparelho não contém quaisquer CFC's/H CFC's.
Printed by Xerox Hungary Ltd. 2004. 01. 09.