Manual do utilizador
© Copyright 2017 HP Development Company, L.P. HDMI, o logótipo HDMI e High Definition Multimedia Interface são marcas comerciais ou marcas comerciais registadas da LLC Licença HDMI. Windows é uma marca comercial ou marca comercial registada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou noutros países. As informações deste documento estão sujeitas a alteração sem aviso prévio. As únicas garantias para produtos e serviços da HP estão estabelecidas nas declarações expressas que os acompanham.
Sobre este manual Este manual fornece informações sobre as funcionalidades do monitor, a instalação do monitor e as especificações técnicas. AVISO! Indica uma situação perigosa que, se não for evitada pode resultar em morte ou lesões graves. CUIDADO: Indica uma situação perigosa que, se não for evitada pode resultar em lesões ligeiras ou moderadas. IMPORTANTE: Indica informações consideradas importantes, mas não associadas a perigo (por exemplo, mensagens relativas a danos materiais).
iv Sobre este manual
Índice 1 Características do produto ............................................................................................................................. 1 Características ....................................................................................................................................................... 1 2 Orientações de segurança e manutenção .........................................................................................................
Otimizar a utilização de múltiplos monitores ..................................................................................................... 26 Ajustar a luminância do monitor ao trabalhar num ambiente escuro ................................................................ 26 Alterar as funções dos botões do painel ............................................................................................................. 26 Ajustar os LED dos botões do painel ........................................
1 Características do produto Características O monitor LCD (ecrã de cristais líquidos) tem uma matriz ativa, com tecnologia de ecrã IPS (In-Plane Switching). As características do monitor incluem: ● Ecrã com área visível de 61,0 cm (24 pol.
● Saída de áudio analógico para auscultadores ou uma barra de altifalantes HP opcional ● Hub USB 3.
2 Orientações de segurança e manutenção Informações de segurança importantes Poderá ser fornecido um cabo de alimentação CA com o monitor. Se utilizar outro cabo, use apenas uma fonte de alimentação e uma ligação que sejam adequadas a este monitor. Para obter informações sobre o conjunto de cabos de alimentação a utilizar com o monitor, consulte os Avisos do Produto incluídos no disco ótico ou no kit de documentação.
Instruções de manutenção Para melhorar o desempenho e prolongar a vida do monitor: ● Não abra a caixa do monitor nem tentar reparar o produto. Ajuste apenas os controlos indicados nas instruções de funcionamento. Se o monitor não estiver a funcionar corretamente, se o deixar em cair ou ficar danificado, contactar o seu fornecedor, revendedor ou fornecedor de assistência da HP.
3 Instalar o monitor Para configurar o monitor, certifique-se que o monitor, o computador e todos os outros dispositivos estão desligados e, depois, siga as instruções que se seguem. NOTA: Certifique-se de que o interruptor de alimentação principal, localizado no painel traseiro do monitor, está na posição Off. O interruptor de alimentação principal desliga completamente o monitor. Tenha cuidado durante a instalação do monitor Para evitar danos no monitor, não toque na superfície do painel LCD.
4. O fecho do HP Quick Release 2 (3) fica visível quando o suporte está bloqueado. NOTA: Se estiver a montar o monitor numa peça de suporte do suporte, consulte Montar o monitor na página 17. Componentes da parte posterior Componente 1 Conectores USB 3.0 a jusante (painel lateral) Permite ligar dispositivos USB opcionais ao monitor. 2 Interruptor de alimentação principal Desliga completamente a alimentação do monitor. Conector de Alimentação CA Liga o cabo de alimentação CA ao monitor.
Componente Função 4 DisplayPort IN Liga o cabo DisplayPort ao monitor. 5 DVI-D Liga o cabo DVI-D ao monitor. 6 HDMI Permite ligar um cabo HDMI ao monitor. 7 DisplayPort OUT Permite ligar um segundo monitor. NOTA: Uma ficha de borracha amovível cobre o conector DisplayPort OUT. 8 Saída de áudio Permite ligar auscultadores ou uma Barra de Altifalantes HP opcional ao monitor. 9 Conector USB 3.
● Para o funcionamento via DisplayPort digital, ligue uma extremidade do cabo do sinal DisplayPort ao conector DisplayPort IN na parte posterior do monitor e a outra extremidade ao conector DisplayPort do computador (cabo incluído). NOTA: Tem de ligar o cabo DisplayPort ao conector DisplayPort IN, não ao conector DisplayPort OUT. O monitor não funcionará se ligar o cabo entre o conector DisplayPort OUT e o computador.
● 4. Para o funcionamento via HDMI digital, ligue uma extremidade do cabo do sinal HDMI ao conector HDMI na parte posterior do monitor e a outra extremidade ao conector HDMI do computador (cabo não incluído). Ligue uma extremidade do cabo USB incluído ao conector do hub USB no painel traseiro do computador e a outra extremidade ao conector USB a montante do monitor. NOTA: O monitor suporta USB 3.0. Para um desempenho ideal, ligue o cabo USB a uma porta USB 3.0 no computador, se disponível.
5. Ligue uma extremidade do cabo de alimentação ao conector de energia CA na traseira do computador, e a outra extremidade a uma tomada eléctrica. NOTA: O interruptor de energia principal na parte posterior do monitor tem de estar na posição On antes de premir o botão de energia no painel frontal do monitor. AVISO! Para reduzir o risco de choque elétrico ou danos no equipamento: Ligue o cabo de alimentação a uma tomada elétrica que seja facilmente acessível.
Componentes da parte frontal Controlo Função 1 Botões de função Utilize estes botões para navegar no menu OSD com base nos indicadores junto dos botões ativados enquanto o menu OSD está aberto. 2 Botão Abrir menu Abre e fecha o menu OSD. NOTA: Para ativar o botão Abrir menu e os botões de função, prima qualquer dos botões para que as etiquetas dos botões apareçam no lado direito do ecrã e os LED dos botões se acendam. 3 Botão de energia Liga e desliga o monitor.
Ajustar o Monitor 12 1. Incline o painel do monitor para a frente ou para trás para que este fique a um nível visual confortável. 2. Rode o monitor para a esquerda ou direita para obter o melhor ângulo de visualização.
3. Ajuste a altura do monitor de modo a ficar numa posição confortável para a sua estação de trabalho. A extremidade do painel superior do monitor não deve exceder uma altura que seja paralela ao nível dos seus olhos. A colocação do monitor numa posição baixa e reclinada poderá ser mais confortável para utilizadores com lentes progressivas. O monitor deve ser reposicionado à medida que ajusta a sua postura de trabalho ao longo do dia. 4.
NOTA: O monitor inclui um sensor de rotação automática que muda automaticamente o menu OSD apresentado da orientação horizontal para a orientação vertical quando rodado. Utilize as definições de visualização do sistema operativo para rodar a imagem no ecrã da orientação vertical para a orientação horizontal. Ligar o monitor 14 1. Coloque o interruptor de alimentação principal, localizado na parte posterior do monitor, na posição Ligado. 2. Prima o botão de energia no computador para o ligar. 3.
IMPORTANTE: Se o monitor ficar ligado com uma mesma imagem durante muito tempo*, pode ocorrer o efeito de "queimado". Para evitar que o ecrã do monitor fique "queimado", é necessário ativar sempre uma aplicação de proteção de ecrã ou então desligar o monitor se não o utilizar durante muito tempo. A fixação de imagem é uma condição que pode ocorrer em qualquer ecrã LCD. Os monitores com um efeito de "queimado" não estão cobertos pela garantia da HP.
Política de marca de água e retenção de imagem da HP Os modelos de monitores IPS estão concebidos com tecnologia de ecrã IPS (In-Plane Switching), que oferece ângulos de visualização ultra largos e uma qualidade de imagem avançada. Os monitores IPS são adequados para uma ampla variedade de aplicações de qualidade de imagem avançada.
Remover o suporte do monitor Pode remover o painel do monitor do suporte para instalar o painel numa parede, num braço oscilante ou noutra peça de suporte. IMPORTANTE: Antes de começar a desmontar o monitor, certifique-se que o monitor e os cabos de alimentação e de sinal estão desligados. Desligue também quaisquer outros cabos ligados ao monitor. 1. Desligue e remova os cabos do sinal, de alimentação e USB do monitor. 2.
Montar o monitor utilizando o suporte de montagem Quick Release 2 Para montar o painel do monitor numa peça de suporte utilizando o suporte de montagem Quick Release 2 do suporte: 18 1. Remova os quatro parafusos que prendem a placa de montagem à cabeça do suporte. 2. Remova os quatro parafusos da placa de montagem para separar a placa de montagem da respetiva tampa.
3. Remova os quatro parafusos dos orifícios VESA localizados na parte posterior do painel do monitor. 4. Instale a placa de montagem na parede ou no braço oscilante à sua escolha utilizando os quatro parafusos que foram removidos dos orifícios VESA na parte posterior do painel do monitor.
5. Coloque o painel do monitor no suporte de montagem que instalou alinhando a respetiva reentrância com o suporte de montagem e, em seguida, deslizando-o para baixo sobre a parte superior do suporte e pressionando-o contra o suporte para encaixá-lo na posição. O fecho de libertação no monitor irá aparecer quando o monitor estiver bloqueado firmemente na posição.
Localizar o número de série e número do produto O número de série e número do produto encontram-se numa etiqueta no painel traseiro da cabeça do monitor. Estes números podem ser necessários se contactar a HP sobre o modelo do monitor. NOTA: Poderá ser necessário rodar parcialmente a cabeça do monitor para ler a etiqueta. Localizar o cartão de informação Está disponível um cartão de informação num cartão desdobrável atrás dos conectores USB no lado esquerdo do painel.
Instalar um bloqueio do cabo Pode instalar o monitor num objeto fixo com um bloqueio de cabo opcional, disponibilizado pela HP.
4 Utilizar o monitor Software e utilitários O disco ótico, se foi incluído um com o monitor, contém os seguintes ficheiros que pode instalar no computador. Se não tiver uma unidade ótica, pode transferir os ficheiros desde http://www.hp.com/support. ● Ficheiro .INF (Informação) ● Ficheiros ICM (Correspondência de cores de imagem) (um para cada colorimetria calibrada) ● Software de calibração da cor Ficheiro de informação O ficheiro .
Transferir da Internet Se não tiver um computador ou dispositivo de origem com uma unidade ótica, pode transferir as versões mais recentes dos ficheiros INF e ICM a partir do Web site de suporte dos monitores HP. 1. Visite http://www.hp.com/support. 2. Selecione Obter software e controladores. 3. Siga as instruções apresentadas no ecrã para selecionar o seu monitor e transferir o software.
2. Adicione um segundo monitor ligando um cabo DisplayPort entre o conector DisplayPort OUT no monitor principal e o conector DisplayPort IN num monitor de transmissão em sequência múltipla secundário ou o conector de entrada DisplayPort num monitor de não transmissão em sequência múltipla secundário. 3. Pode configurar o monitor ligado para apresentar a mesma imagem do monitor principal ou uma imagem diferente.
Otimizar a utilização de múltiplos monitores Para obter a utilização ideal de múltiplos monitores, siga os passos abaixo para ativar uma colorimetria calibrada. 1. Prima um dos cinco botões no lado direito do painel frontal para ativar os botões. 2. Prima o botão de função Colorimetria ou o botão Abrir menu e selecione Colorimetria no menu. 3. No menu Colorimetria, seleccione uma colorimetria calibrada (sRGB, AdobeRGB ou BT.709).
1. Prima um dos cinco botões do painel frontal para ativar os botões e, em seguida, prima o botão Abrir menu para abrir o menu OSD. 2. No menu OSD, selecione Controlo de menus e mensagens > Brilho dos botões do painel e utilize a escala de ajuste para definir o brilho pretendido dos botões.
Nível 1 Nível 2 Nível 3 Retroceder Informação da colorimetria Cor atual Primárias (u'v' / xy) ● Vermelha: x.xxx x.xxx ● Azul: x.xxx x.xxx ● Verde: x.xxx x.xxx Ponto branco (u'v' / xy) ● x.xxx x.xxx ● Nome do ponto branco (ex: D65) Gama (x.
Nível 1 Nível 2 Nível 3 Nítida Retroceder Contraste Dinâmico Activar Desactivar Retroceder Retroceder Informações do modo de visualização Controlo PIP Ligar/desligar imagem PIP Imagem sobre imagem Imagem ao lado de imagem Desligado Retroceder PIP Size (Formato de PiP) Large (Grande) Small (Pequeno) Ampliar Reduzir Retroceder Posição da imagem PIP Canto superior esquerdo Canto superior direito Canto inferior esquerdo Canto inferior direito Retroceder Entrada PIP DisplayPort DVI HDMI Trocar entra
Nível 1 Nível 2 Nível 3 Nederlands Português Gestão Modo de suspensão automática Activar Desactivar Retroceder Power on Recall (Reactivação da Alimentação) Activar Desactivar Retroceder Comunicações DDC/CI Activar Desactivar Retroceder Atualização automática do EDID Activar Desactivar Retroceder Hot Plug Initiate Activar Desactivar Retroceder Compatibilidade com DisplayPort Modo de compatibilidade com DisplayPort 1.1 DisplayPort 1.
Nível 1 Nível 2 Nível 3 Configurar botão de função 2 Configurar botão de função 3 Configurar botão de função 4 Brilho dos botões do painel Definir valor de brilho Retroceder Desvanecimento automático dos botões do painel Ativar (obedecer ao tempo limite do menu) Desativar (sempre ligado) Retroceder Retroceder Informação Modo do monitor atual: Modo de visualização Colorimetria: Colorimetria Número de Série: Número de série Revisão do firmware: ID de revisão do firmware Última calibração: xxxxx horas
O utilizador por ajustar a luminância acima ou abaixo da luminância de destino para cada espaço de cor, mantendo a precisão dos primários e do ponto branco. As seleções do ajuste de cor RGB não estão calibradas e incluem: ● Quente (aproximadamente 5000K) ● Neutro (aproximadamente 6500K) ● Frio (aproximadamente 9300K) ● Personalizado (RGB) (definição configurável pelo utilizador para vermelho, verde e azul) Calibração da cor – Fábrica Três espaços de cor predefinidos, sRGB, AdobeRGB e BT.
Pode ativar ou desativar a atualização automática do EDID no OSD: 1. Prima um dos cinco botões no painel frontal do monitor para ativar os botões. 2. Prima o botão Abrir menu para abrir o OSD. 3. No OSD, selecione Gestão > Atualização automática do EDID e, em seguida, selecione Ativar ou Desativar.
A Especificações técnicas NOTA: Todas as especificações representam especificações típicas proporcionadas pelos fabricantes dos componentes utilizados nos produtos HP; o desempenho real pode ser maior ou menor. Especificação Medida Ecrã Ecrã panorâmico de 61,0 cm Tipo LCD de IPS Tamanho de imagem visível 61,0 cm na diagonal 24 pol. na diagonal Peso máximo (desembalado) 7,08 kg 15,61 lb Altura (posição mais alta) 52,5 cm 20,67 pol. Altura (posição mais baixa) 40,5 cm 15,94 pol.
Resoluções de visualização predefinidas As resoluções de visualização de seguida indicadas são os modos mais frequentemente utilizados e configuram as predefinições de fábrica. O monitor reconhece automaticamente vários modos predefinidos, que irão ser apresentados corretamente dimensionados e centrados no ecrã.
B Suporte e resolução de problemas Resolver problemas comuns A tabela seguinte lista possíveis problemas, a possível causa de cada problema e as soluções recomendadas. Problema Causa possível Solução O ecrã está em branco ou a imagem de vídeo está intermitente. O cabo de alimentação está desligado. Ligue o cabo de alimentação. O botão de energia no painel frontal do monitor está desligado. Prima o botão de energia do painel frontal. O cabo de vídeo não está corretamente ligado.
Problema Causa possível Solução Bloqueio do botão de energia é a mensagem exibida. A função de bloqueio do botão de energia do monitor está ativada. Prima continuamente o botão de energia durante 10 segundos para desbloquear a função do botão de energia. Os LED dos botões do painel não estão acesos. Por predefinição, os LED dos botões do painel estão configurados para se desvanecerem quando não estiverem a ser utilizados.
C Acessibilidade A HP desenha, produz e comercializa produtos e serviços que podem ser utilizados por todos, incluindo pessoas com incapacidades, de forma autónoma ou com dispositivos de apoio adequados. Tecnologias de apoio com suporte Os produtos HP suportam uma extensa variedade de tecnologias de apoio do sistema operativo e podem ser configurados para trabalhar com tecnologias de apoio adicionais.