HP ThinPro 5.
© Copyright 2014 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft, Windows e Windows Vista são marcas comerciais registradas do grupo de empresas da Microsoft nos EUA. Software confidencial de computador. É necessário ter uma licença válida da HP para posse, uso ou cópia. Em conformidade com a FAR 12.211 e 12.
Software de código aberto Este produto inclui software licenciado mediante licença de software de código aberto, como a Licença Pública Geral do GNU e a Licença Pública Geral Menor do GNU ou outra licença de código aberto. À medida em que a HP tiver uma obrigação ou, ao seu exclusivo critério, optar por criar o código-fonte para tal software disponível sob a licença de software de código aberto aplicável, o código-fonte do software poderá ser obtido a partir do ftp: ftp://ftp.hp.
iv Software de código aberto
Sobre este guia Este guia utiliza os seguintes estilos para distinguir os elementos do texto: Estilo Definição As variáveis ou marcadores de posição aparecem entre os sinais de maior e menor. Por exemplo, substitua pelo caminho adequado, como C: \Windows\System. Ao digitar o valor real da variável, omita os símbolos de maior e menor. [parâmetros opcionais] Os parâmetros opcionais aparecem entre colchetes. Ao especificar os parâmetros, omita os colchetes.
vi Sobre este guia
Conteúdo 1 Bem-vindo ......................................................................................................................................................... 1 Localização de mais recursos .............................................................................................................. 1 Comparação entre ThinPro e Smart Zero ............................................................................................ 1 Organização do documento ...................................
Captar uma imagem do HP ThinPro para uma unidade flash USB .................. 21 Implantar uma imagem do HP ThinPro com uma unidade flash USB .............. 21 Gerenciar um perfil do HP ThinPro .................................................................................... 22 Salvar um perfil do HP ThinPro em um servidor de FTP .................................. 22 Restaurar um perfil do HP ThinPro usando FTP ou HTTP ...............................
8 Conexões VMware Horizon View ................................................................................................................... 45 Configurações do VMware Horizon View ........................................................................................... 45 Usar sessões de múltiplos monitores com o VMware Horizon View ................................................. 48 Usar atalhos do teclado com o VMware Horizon View .................................................................
12 Usar o Profile Editor ...................................................................................................................................... 63 Acessar o Profile Editor ...................................................................................................................... 63 Carregar um perfil de cliente .............................................................................................................. 63 Modificar um perfil de cliente ...........................
Apêndice C Redimensionar a partição da unidade flash ................................................................................... 75 Apêndice D Personalizar a tela de login do Smart Zero .................................................................................... 76 Personalizar o plano de fundo da tela ................................................................................................ 76 Atributos comuns ...........................................................................
root > mouse .................................................................................................................................... 153 root > screensaver ........................................................................................................................... 154 root > security ................................................................................................................................... 154 root > sshd ...................................................
1 Bem-vindo Este guia é dedicado a administradores de modelos HP thin client baseados no sistema operacional HP ThinPro. Supõe-se que você esteja usando a imagem mais recente fornecida pela HP e que você tenha feito login como administrador ao definir as configurações ou acessar os utilitários de administração. Localização de mais recursos Recurso Sumário Site da Web do Suporte HP Atualizações de imagem e complementos http://www.hp.
Número de conexões suportadas ao mesmo tempo Múltiplas Uma Configuração de padrão do modo Quiosque Desativada Ativada Organização do documento Este guia é dividido pelos seguintes capítulos e apêndices: 2 ● Passos iniciais na página 3— Descreve as etapas básicas de implantação de um thin client que executa o HP ThinPro. ● Navegar pela interface na página 5— Fornece uma visão geral dos componentes diferentes da interface.
2 Passos iniciais Escolher um serviço de gerenciamento Thin clients executando o HP ThinPro podem ser gerenciados por HP Smart Client Services ou HP Device Manager (HPDM). Você pode usar qualquer serviço de gerenciamento que for melhor para a sua implantação. HP Smart Client Services é otimizado para uso com o Smart Zero. Esta opção permite gerenciamento zero. HPDM é ideal para ambientes grandes que contenham thin clients com uma série de sistemas operacionais diferentes.
Se não houver conexões configuradas após o fechamento do utilitário de configuração, você será solicitado a configurar uma conexão. NOTA: Este assistente de conexão inicial oferece um processo de configuração mais rápido do que o assistente padrão do Gerenciador de Conexão.
3 Navegar pela interface Este capítulo descreve os tópicos a seguir: ● Usar a barra de tarefas ● Usar os controles do Gerenciador de Conexão ● Exibir informações do sistema Usar a barra de tarefas Tabela 3-1 Componentes da barra de tarefas 1 Gerenciador de Conexão—Use para iniciar, parar, adicionar, editar e excluir conexões remotas. Consulte Usar os controles do Gerenciador de Conexão na página 6 para obter mais informações.
Usar os controles do Gerenciador de Conexão 1 Iniciar—Inicia a conexão selecionada. 2 Parar—Interrompe a conexão selecionada. 3 Editar—Abre um Gerenciador de Conexão específico para o tipo de conexão selecionada (como o Gerenciador de Conexão Citrix), permitindo que você edite apenas as configurações relacionadas à conexão selecionada. 4 Excluir—Exclui a conexão selecionada. 5 Adicionar—Permite que você adicione uma nova conexão.
Exibir informações do sistema Clique no botão Informações do Sistema, na barra de tarefas, para visualizar as informações do sistema, da rede e do software sobre o cliente. A tabela a seguir descreve as informações exibidas em cada guia. Tabela 3-2 Guias em Informações do Sistema Guia Descrição Geral Exibe informações sobre o BIOS, o sistema operacional, a CPU e a memória. Rede Exibe informações sobre a interface de rede, o gateway e as configurações DNS.
4 Configurações do Painel de Controle Este capítulo inclui os seguintes tópicos: ● Visão geral do Painel de Controle ● Agregação de Cliente ● Preferências de Exibição ● Configurar impressoras ● Redirecionar dispositivos USB ● Configurações da rede ● Centro de Personalização ● HP ThinState ● Sombreamento do VNC ● Certificados ● Opções de DHCP Visão geral do Painel de Controle O Painel de Controle oferece acesso a utilitários de configuração do cliente.
Tabela 4-1 Painel de Controle > Periféricos (continuação) Opção do Menu Descrição Para obter mais informações, consulte Agregação de Cliente na página 12. Preferências de Exibição Permite que você configure e teste opções para ambas as telas primária e secundária. Para obter mais informações, consulte Preferências de Exibição na página 14. Layout do teclado Permite que você altere o layout do teclado para acomodar o idioma usado pelo teclado.
Tabela 4-2 Painel de Controle > Configurar (continuação) Opção do Menu Descrição ● Alterne entre as configurações do ThinPro e do Smart Zero ● Configure as opções da área de trabalho e da barra de tarefas ● Selecione a quais tipos de conexão e utilitários do painel de controle os usuários terão acesso Para obter mais informações, consulte Centro de Personalização na página 19.
Tabela 4-3 Painel de Controle > Gerenciamento (continuação) Opção do Menu Descrição Para obter mais informações, consulte Sombreamento do VNC na página 23. Tabela 4-4 Painel de Controle > Avançado Opção do Menu Descrição Certificados Abre o Gerenciador de Certificados, que permite que você importe, exiba ou remova certificados facilmente. Para obter mais informações, consulte Gerenciador de Certificados na página 24.
Agregação de Cliente Os clientes que executam o HP ThinPro admitem até quatro monitores, dependendo do modelo do hardware. Se você precisar de uma propriedade de tela adicional, é possível usar a agregação de cliente, que permite que até quatro clientes sejam combinados, tornando possível ter um total de 16 monitores controlados por um teclado e um mouse, sem a necessidade de hardware ou software adicional.
Nesta configuração, movendo o apontador do mouse em direção ao lado direito dos monitores do Thin Client A fará com que o apontador apareça no 1/3 superior do lado esquerdo dos monitores do Thin Client D. Da mesma forma, movendo o apontador do mouse na direção do lado direito dos monitores do Thin Client B fará com que o apontador apareça no 1/3 central do lado esquerdo dos monitores do Thin Client D.
3. Digite o nome host ou endereço IP do servidor do aggregation server no campo. 4. Clique em Aplicar. Configurar o servidor de agregação Para configurar o aggregation server: 1. Selecione Periféricos > Agregação de Cliente no Painel de Controle. 2. Clique em Server (Servidor). 3. O servidor de agregação é exibido em uma caixa azul que contém o nome de host. Clique e arraste o servidor de agregação até o local desejado na disposição 4x4. 4.
Configurar impressoras Como configurar uma impressora: 1. Selecione Periféricos > Impressoras no Painel de Controle. 2. Na caixa de diálogo Impressão, clique em Adicionar. 3. Na caixa de diálogo Nova Impressora, selecione a impressora que será configurada e, em seguida, clique em Avançar. NOTA: Se você selecionar uma impressora serial, certifique-se de inserir as configurações corretas no lado direito da caixa de diálogo, caso contrário, a impressora pode não funcionar corretamente. 4.
4. ● Usar Padrões ● Redirecionar ● Não Redirecionar Ao concluir, clique em OK. Configurações da rede As configurações de rede podem ser configuradas no Gerenciador de Rede. Para abrir o Gerenciador de Rede: ▲ Selecione Configurar > Rede no Painel de Controle.
Opção Descrição ● A configuração do Certificado CA deve apontar para o certificado do servidor no cliente local. ● O Nome de Usuário e a Senha são as credenciais do usuário. Observe o seguinte sobre o TLS: ● A configuração do Certificado CA deve apontar para o certificado do servidor no cliente local. ● Se o arquivo da Chave Privada for .p12 ou. pfx, a configuração de Certificado de Usuário poderá ser deixada em branco.
Opção Descrição Para WEP e WPA2/WPA-PSK, é necessário apenas informar a chave de rede e clicar em OK. Para EAP-FAST, configure Identidade Anônima, Nome de Usuário, Senha e Método de Provisionamento. Não é necessário alterar as configurações do arquivo PAC. Consulte Configurações de rede com fio na página 16 para obter mais informações sobre TTLS, PEAP e TLS. Configurações de DNS A tabela a seguir descreve as opções disponíveis na guia DNS do Gerenciador de Rede.
● Cisco ● PPTP Ative a opção Início Automático para iniciar a VPN automaticamente. Observe o seguinte sobre a criação de uma VPN Cisco: ● O Gateway é o endereço IP do gateway ou o nome do host. ● O Nome do grupo e a Senha do grupo são a ID do IPSec ID e a senha do IPSec. ● A configuração de Domínio é opcional. ● O Nome de usuário e a Senha de usuário são as credenciais do usuário que possui privilégios para criar uma conexão VPN no lado do servidor.
Opção Descrição Habilitar atualização de USB Permite que as atualizações de uma unidade flash USB sejam instaladas. Consulte atualizações de USB na página 73 para obter mais informações. Autenticar atualização de USB Desative essa opção para permitir que os usuários padrão instalem atualizações via USB. Use as páginas Conexões e Aplicativos para selecionar quais tipos de conexão e quais aplicativos do Painel de Controle serão disponibilizados no Modo de Usuário.
Para implantar uma imagem do HP ThinPro usando FTP ou HTTP: 1. Selecione Gerenciamento > ThinState no Painel de Controle. 2. Selecione the HP ThinPro image (a imagem HP ThinPro), em seguida clique em Next (Avançar). 3. Selecione restore an HP ThinPro image (restaurar uma imagem HP ThinPro), em seguida clique em Next (Avançar). 4. Selecione o protocolo HTTP ou FTP e insira as informações do servidor nos campos.
1. Desligue o cliente de destino. 2. Insira a unidade USB flash. 3. Ligue o cliente. NOTA: A tela permanece preta por 10 a 15 segundos, enquanto o cliente detecta a unidade flash USB e se inicializa por ela. Se o cliente falhar na inicialização pela unidade flash USB, tente desconectar todos os demais dispositivos USB e repetir o procedimento.
Salvar um perfil do HP ThinPro em uma unidade flash USB Para salvar um perfil do HP ThinPro em uma unidade flash USB: 1. Insira a unidade flash USB em uma porta USB do cliente. 2. Selecione Gerenciamento > ThinState no Painel de Controle. 3. Selecione the HP ThinPro configuration (a configuração do HP ThinPro), em seguida clique em Next (Avançar). 4. Selecione save the configuration (salvar a configuração), em seguida clique em Next (Avançar). 5. Selecione em uma unidade USB e clique em Avançar.
Opção Descrição Habilitar Sombra do VNC Permite o Sombreamento do VNC. VNC Somente Leitura Coloca a sessão do VNC em modo somente leitura. Senha de Usuário do VNC Torna obrigatória a inserção de uma senha de acesso ao cliente usando VNC. Clique em Definir Senha para definir a senha. Notificação de Permissão ou Recusa de Usuário no VNC Habilita uma caixa de diálogo de notificação no sistema remoto que informa ao usuário remoto quando alguém está tentando se conectar usando VNC.
NOTA: Antes do registro, certifique-se de que o servidor do SCEP esteja configurado corretamente. Use a guia Identificação do Gerenciador do SCEP para inserir informações sobre o usuário, se desejar. NOTA: Por padrão, o Nome Comum é obrigatório e é o Nome de Domínio Totalmente Qualificado (FQDN, Fully Qualified Domain Name) do cliente por padrão. As outras informações são todas opcionais. O País ou Região é inserido no formato de duas letras, como US para Estados Unidos e CN para China.
5 Configurações comuns de conexão Este capítulo descreve as configurações comuns para todos os tipos de conexão. ● Configurações comuns de conexão ● Modo Quiosque Configurações comuns de conexão A tabela a seguir descreve as configurações disponíveis na página final do assistente do Gerenciador de Conexão para cada tipo de conexão. Essas configurações são específicas da conexão e se aplicam somente à conexão que você estiver configurando no momento.
Tabela 5-1 Configurações comuns de conexão (continuação) Opção Descrição ● Mostrar o campo de senha ● Mostrar o campo de domínio ● Exibir caixa de seleção de smartcard ● Exibir caixa de seleção "lembrar de mim" NOTA: Essa opção salva o nome de usuário e o domínio, mas a senha ainda precisa ser inserida.
DICA: Quando estiver no modo Quiosque, para minimizar a conexão e retornar à área de trabalho local, pressione Ctrl+Alt+End.
6 Conexões Citrix ● Recursos de gerenciamento da conexão Citrix ● Recursos do Citrix Receiver ● Matriz de suporte a conexão Citrix ● Configurações gerais do Citrix ● Configurações específicas da conexão Citrix Recursos de gerenciamento da conexão Citrix Ao usar uma conexão Citrix, você pode configurar o cliente para executar automaticamente as seguintes funções: ● Iniciar recursos somente quando um único recurso é publicado ● Iniciar um recurso específico ● Iniciar uma área de trabalho publi
NOTA: Esse recurso é equivalente a um login/autenticação de smart card quando são usadas conexões diretas, sem PNAgent. Com uma conexão que usa PNAgent, a ativação do canal virtual de smart card habilita ou desabilita o canal virtual de smart card, mas não oferece autenticação de conexão inicial. No caso de uma autenticação de smart card para XenApp e XenDesktop, use a conexão Web Browser fornecida em vez da conexão Citrix e certifique-se permitir o acesso à web.
Tabela 6-1 Matriz de suporte do HDX MediaStream (continuação) Recurso Suporte Codecs de vídeo Codecs de áudio ● MP4 ● WMV2 ● WMV3 / VC-1 ● H.264 / AVC / MPEG-4 Parte 10 ● MPEG-4 Parte 2 ● H.263 ● DivX ● XviD ● MPEG1 ● MP3 ● WMA ● AAC ● PCM ● mpeg-audio ● MLAW / ULAW Matriz de suporte a conexão Citrix A tabela a seguir descreve os back-ends Citrix suportados.
Tabela 6-3 Gerenciador de Configurações Gerais da Conexão XEN > Opções Opção Descrição Habilitar o HDX MediaStream Habilita o HDX MediaStream. IMPORTANTE: Para que o HDX MediaStream seja habilitado, essa configuração e a configuração de Habilitar multimídia devem ser ativadas. Ambas as configurações podem ser encontradas na mesma página dentro do Gerenciador de configurações gerais da conexão XEN. Habilitar som de alerta do Windows Habilita o som de alerta do Windows.
Tabela 6-4 Gerenciador de Configurações Gerais da Conexão XEN > Recursos Locais Opção Descrição Impressoras Selecione Mapeamento de impressora, USBR ou Desativar. Webcam/Entrada de áudio Selecione Compactação HDX, USBRou Desativar. Unidade de USB Selecione Mapeamento dinâmico, USBR ou Desativar. Habilita Mapeamento de Unidade Estática (legado) Permite especificar mapeamentos de unidade para caminhos locais.
Tabela 6-7 Gerenciador de Configurações Gerais da Conexão XEN > Atalhos do Teclado (continuação) Opção Descrição Usar Número EUKS Controla o uso do Suporte de Teclado Unicode Estendido em servidores Windows: 0=Sem EUKS 1=EUKS utilizado como alternativa 2=Utiliza EUKS sempre que possível Manuseio dos atalhos do teclado Especifica como as teclas de função devem ser tratadas. As opções são: Traduzida, Direta apenas em áreas de trabalho de tela cheia e Direta.
Configurações específicas da conexão Citrix A tabela a seguir descreve as configurações disponíveis no Gerenciador de Conexão Citrix. Essas configurações são específicas da conexão e se aplicam somente à conexão Citrix que você estiver configurando no momento. NOTA: Para obter informações sobre como localizar essas configurações, consulte Usar os controles do Gerenciador de Conexão na página 6.
7 Conexões de RDP ● Recursos de RDP ● Configurações gerais de RDP ● Configurações específicas da conexão RDP ● Utilizar o RemoteFX com o RDP ● Usar sessões de múltiplos monitores com o RDP ● Usar o redirecionamento de multimídia com RDP ● Usar o redirecionamento de dispositivo com o RDP Recursos de RDP O cliente de RDP está baseado no FreeRDP 1.1 e atende aos seguintes requisitos do RDP 7.
Configurações específicas da conexão RDP A tabela a seguir descreve as configurações disponíveis no Gerenciador de Conexão RDP. Essas configurações são específicas da conexão e se aplicam somente à conexão RDP que você estiver configurando no momento. NOTA: Para obter informações sobre como localizar essas configurações, consulte Usar os controles do Gerenciador de Conexão na página 6.
Tabela 7-3 Gerenciador de conexão RDP > Janela (continuação) Opção Modos Descrição c:\seamless\seamlessrdpshell.exe c: \Arquivos de Programas\Microsoft\Word.exe Comando Shell Alternativo Especifica o aplicativo que será executado no modo Shell Alternativo. Digite o comando que executa o aplicativo. Por exemplo, para executar o Microsoft Word, digite Word.exe. Diretório Shell Alternativo Insira o caminho do diretório de trabalho do servidor relacionado aos arquivos de programa do aplicativo.
Tabela 7-5 Gerenciador de conexão RDP > Recursos locais (continuação) Opção Descrição impressoras no Painel de Controle), pelo redirecionamento de USB de baixo nível ou desabilitadas para essa conexão. Portas Seriais/Paralelas Determina se as portas seriais e paralelas serão redirecionadas ou desabilitadas para essa conexão.
NOTA: Consulte Configurações comuns de conexão na página 26 para obter informações sobre as configurações disponíveis na última página do Gerenciador de Conexão RDP. Utilizar o RemoteFX com o RDP O RemoteFX (RFX) é um protocolo de exibição de gráficos avançado que foi desenvolvido para substituir o componente gráfico do tradicional protocolo RDP.
NOTA: As sessões do Host de Virtualização de Área de Trabalho Remota (RDVH, Remote Desktop Virtualization Host) com suporte a placas de vídeo podem suportar apenas algumas resoluções e quantidades de monitores. Os limites são especificados quando o dispositivo gráfico virtual é configurado para a máquina virtual do RDVH.
● O servidor deverá suportar redirecionamento de USB para que esteja disponível para o cliente. O redirecionamento de USB de uso geral é compatível com servidores RDVH com RemoteFX, Windows 8 e Windows Server 2012. ● O protocolo no Gerenciador de USB no Painel de Controle deve ser definido para o RDP. ● Em conexões RDP, os controles do Gerenciador de USB determinam se um dispositivo USB será redirecionado. As configurações da conexão individual determinam como um dispositivo USB é redirecionado.
Usar o redirecionamento da impressora com o RDP Por padrão, o RDP possui dois métodos de redirecionamento da impressora habilitados: ● Redirecionamento de USB—Toda impressora USB conectada ao dispositivo será exibida como uma impressora local na sessão remota. O processo de instalação da impressora padrão deve acontecer na sessão remota se a impressora não estiver instalada nesse host remoto. Não há nenhuma configuração a ser gerenciada localmente.
Para ativar o login de smart card para uma conexão RDP: ▲ Selecione Permitir Login de Smart Card no Gerenciador de Conexão RDP. O usuário poderá se conectar sem ter de primeiro especificar as credenciais. O cliente de RDP começará a sessão do RDP, e será solicitada ao usuário a autenticação pelo smart card. Essa tecnologia requer que os drivers do leitor de smart card sejam instalados no cliente.
8 Conexões VMware Horizon View ● Configurações do VMware Horizon View ● Usar sessões de múltiplos monitores com o VMware Horizon View ● Usar atalhos do teclado com o VMware Horizon View ● Usar o redirecionamento de multimídia com o VMware Horizon View ● Usar o redirecionamento de dispositivo com o VMware Horizon View ● Alterar o tipo de protocolo do VMware Horizon View ● HTTPS do VMware Horizon View e requisitos de gerenciamento de certificados Configurações do VMware Horizon View As tabelas
Tabela 8-2 Gerenciador de Conexão VMware Horizon View > Geral (continuação) Opção Descrição Tamanho do aplicativo Selecione Todos os monitores, Tela cheia, Janela grande ou Janela pequena. Tamanho da área de trabalho Selecione Todos os monitores, Tela cheia, Janela grande ou Janela pequena. Argumentos da Linha de Comando Insira os argumentos desejados da linha de comando, que serão usados para a conexão.
Tabela 8-4 Gerenciador de Conexão VMware Horizon View > Opções RDP (continuação) Opção Descrição Anexar ao console de admin Anexa a conexão à porta de console de administrador.
Tabela 8-5 Gerenciador de Conexão VMware Horizon View > RDP Experience (continuação) Opção Descrição Você também pode selecionar sua própria combinação de opções. Monitoração de status da conexão de ponta a ponta Selecione para ativar as opções de tempo limite. Tempo Limite de Alerta Especifica o tempo em segundos, após o recebimento do último tráfego da rede do servidor, para que o usuário receba o alerta de conexão perdida.
O VMware Horizon View utiliza teclas de mídia para controlar opções como volume, reprodução/ pausa e mudo durante uma sessão da área de trabalho remota. Ele suporta programas multimídia como o Windows Media Player. Usar o redirecionamento de multimídia com o VMware Horizon View As conexões VMware Horizon View suportam a funcionalidade MMR quando utilizadas com o protocolo RDP da Microsoft. Para obter mais informações, consulte Usar o redirecionamento de multimídia com RDP na página 41.
USB, caso esteja conectado. Use o gerenciador de áudio local para ajustar o nível de entrada/saída, selecionar a opção de reprodução e detectar os dispositivos. O cliente VMware Horizon View suporta redirecionamento de gravação de áudio de alto nível somente por meio do tipo de conexão PCoIP em unidades x86, em conexões a um servidor que execute o VMware Horizon View 5.2 Feature Pack 2 ou mais recente.
NOTA: Para efetuar login no servidor de administrador do VMware Horizon View Manager com um smart card, o driver local do smart card deverá estar instalado no cliente. Consulte Usar o redirecionamento de smart card com o RDP na página 43 para obter mais informações sobre a instalação do driver do smart card. Uma vez conectado ao host remoto, o smart card será transferido para o host remoto por meio de um canal virtual, não USBR.
HTTPS do VMware Horizon View e requisitos de gerenciamento de certificados O VMware Horizon View Client 1.5 e o VMware Horizon View Server 5.0 e superiores requerem HTTPS. Por padrão, o cliente VMware Horizon View alerta-nos em relação a certificados de servidor não confiáveis, como os de assinatura automática (como o certificado padrão do VMware Horizon View Manager) ou certificados expirados.
9 Conexões Web Browser ● Configurações gerais de Web Browser ● Configurações específicas da conexão Web Browser Configurações gerais de Web Browser A tabela a seguir descreve as configurações disponíveis no Gerenciador de Configurações Gerais da Conexão Web Browser. Essas configurações são universais e aplicam a todas as conexões Web Browser. NOTA: Para obter informações sobre como localizar essas configurações, consulte Usar os controles do Gerenciador de Conexão na página 6.
10 Tipos de conexão adicionais (somente configuração do ThinPro) Os tipos de conexão relacionados neste capítulo estão disponíveis somente quando o cliente é definido com a configuração do ThinPro. Para obter mais informações, consulte Comparação entre ThinPro e Smart Zero na página 1.
Tabela 10-2 Assistente de Sessão do TeemTalk > Página 1 Opção Descrição Nome da Sessão O nome da sessão. Transporte O transporte de rede a ser usado para a conexão. Os transportes válidos são: TCP/IP, Serial, SSH2 e SSL. Conexão Método de conexão a ser usado. As opções de conexão avançada podem ser configuradas por meio do botão. Emulação Os tipos de emulação são: hp70092, IBM 3151, Monitor IBM3270, Impressora IBM3270, Monitor IBM5250, Impressora IBM5250, MD Prism, TA6530, Série VT e Wyse.
Tabela 10-5 Assistente de Sessão do TeemTalk > Página 3 > Preferências (continuação) Opção Descrição NOTA: Esta opção não tem efeito até a próxima inicialização do sistema e substitui as opções Show Configuration Bar (Mostrar barra de configuração) e Save Current Window Position (Salvar posição da janela atual).
Configurações da conexão SSH Secure Shell (SSH) é a maneira mais comum de obter acesso de linha de comando remoto para sistemas operacionais semelhantes a UNIX, como Linux, BSD e HP-UX. SSH também é codificado. A tabela a seguir descreve as configurações disponíveis no Gerenciador de Conexão Secure Shell. Essas configurações são específicas da conexão e se aplicam somente à conexão SSH que você estiver configurando no momento.
Tabela 10-9 Gerenciador de Conexão Telnet > Configuração Opção Descrição Nome O nome da conexão. Endereço O endereço IP do sistema remoto. Porta Porta a ser usada no sistema remoto. Cor de primeiro plano A cor de primeiro plano. Cor de fundo A cor do plano de fundo. Fonte Opções válidas são: 7X14, 5X7, 5X8, 6X9, 6X12, 6X13, 7X13, 8X13, 8X16, 9X15, 10X20 e 12X24.
11 HP Smart Client Services O HP Smart Client Services é um conjunto de ferramentas no lado do servidor que permite que você configure perfis do cliente que podem ser distribuídos para grandes números de thin clients. Essa função é chamada de atualizações automáticas. Os clientes detectam um servidor de atualizações automáticas na inicialização e configuram a si próprios adequadamente. Isso simplifica a instalação e a manutenção do dispositivo.
Obter o HP Smart Client Services Para obter o HP Smart Client Services: 1. Acesse http://www.hp.com/support. 2. Busque o modelo do thin client. O HP Smart Client Services pode ser encontrado na categoria Software - Gerenciamento de Sistema da página Drivers, Software e Firmware. Visualizar o site de Atualizações Automáticas 1. Na área de trabalho do servidor, selecione Iniciar > Painel de Controle e clique em Ferramentas Administrativas. 2.
Usar o método de atualização de transmissão Para fazer uma atualização de transmissão, conecte o cliente na mesma rede em que o servidor de atualização está. A atualização de transmissão depende do HP Smart Client Services, que funciona com o IIS para enviar automaticamente atualizações para o cliente. NOTA: As atualizações de transmissão funcionam somente se o cliente estiver na mesma sub-rede como servidor.
Usar o método de atualização de alias DNS Durante a inicialização do sistema, as Atualizações Automáticas tentam resolver a alias DNS auto-update. Se esse nome de host for resolvido, ele tentará verificar se há atualizações em http://auto-update:18287. Esse método de atualização permite que os clientes acessem um servidor de atualização único em todo o domínio, simplificando o gerenciamento de implantações com muitas sub-redes e servidores DHCP.
12 Usar o Profile Editor O HP Smart Client Services contém o Profile Editor, que permite que administradores criem perfis de clientes e façam a transferência para o servidor de Atualizações Automáticas. DICA: Além de criar um novo perfil de cliente, você pode editar um perfil existente que foi exportado usando o HP ThinState. Um perfil do HP ThinPro contém configurações, conexões e personalizações que foram configuradas usando o Connection Manager e vários utilitários do Painel de controle.
Selecionar a plataforma de um perfil de cliente Use o link Plataforma no Profile Editor para acessar o painel Plataforma, que pode ser usado para definir as seguintes configurações: ● Versões de software do cliente compatíveis com seu hardware ● Kits opcionais do cliente que oferecem configurações de registro Para configurar a plataforma do perfil de cliente: 1. No painel Plataforma, em Versões do Cliente Smart Zero > ID da Versão do SO, selecione uma ID de Versão do SO.
Ativar ou desativar as configurações de usuário nos clientes 1. Na árvore Configurações de registro, navegue até root > users > user > apps. 2. Expanda a pasta para que o item de menu seja ativado ou desativado e clique na configuração autorizado. 3.
● VMware Horizon View, Citrix, RDP ● Atualizações Automáticas ● HP Smart Client Services ● Lojas do navegador da Web Para importar outros certificados para um perfil de cliente: 1. No painel Arquivos de Configuração Adicionais, clique em Adicionar um arquivo. 2. Clique em Importar Arquivo, localize o certificado e clique em Abrir. NOTA: O certificado deve ser formatado como um arquivo .pem ou .crt. 3. No campo Caminho, defina o caminho desta maneira: /usr/local/share/ca-certificates 4.
Obter configurações da impressora Antes de configurar as portas da impressora, obtenha as configurações da impressora. Se disponível, consulte a documentação da impressora antes de prosseguir. Caso não esteja disponível, siga estas etapas: 1. Na maioria das impressoras, mantenha pressionado o botão Feed e ligue o dispositivo. 2. Após alguns segundos, solte o botão Feed. A impressora entrará em modo de teste e imprimirá as informações necessárias.
6. Selecione o fabricante e o driver de sua impressora. DICA: Se desejar, utilize o disco de driver Windows Update para instalar o driver. NOTA: Para impressões básicas ou teste, a impressora Fabricante Genérico ou Genérico/ Somente Texto geralmente funciona. 7. Se você for solicitado a manter o driver existente e se você souber que ele costuma funcionar, mantenha-o e, em seguida, clique em Avançar. 8. Atribua um nome à impressora. Para usá-la como impressora padrão, selecione Sim e clique em Avançar.
13 Solução de problemas Este capítulo descreve os tópicos a seguir: ● Solução de problemas de conectividade da rede ● Solução de problemas de corrupção do firmware ● Solução de problemas de senha no Citrix ● Utilizar os diagnósticos do sistema para solucionar problemas Solução de problemas de conectividade da rede 1. Execute ping no servidor do cliente desta maneira: a. Clique no botão Informações do Sistema na barra de tarefas e, em seguida, clique na guia Ferramentas da Rede. b.
Solução de problemas de corrupção do firmware Se o cliente emitir um som duas vezes após ser ligado ou parecer não estar sendo inicialização, o firmware do dispositivo pode estar corrompido. É possível resolver isso baixando a imagem de cliente em http://www.hp.com, copiando a imagem para uma unidade flash USB removível e inicializando o cliente a partir dessa unidade flash. Refazer a imagem de firmware do dispositivo do cliente 1. Baixe a imagem de http://www.hp.com. 2.
Salvar dados de diagnóstico do sistema 1. Conecte uma unidade flash USB ao cliente. 2. Clique no botão Informações do Sistema na barra de tarefas, depois clique na guia Registros do Sistema. 3. Clique em Diagnóstico e salve o arquivo de diagnóstico compactado Diagnostic.tgz na unidade flash USB. Descompactar os arquivos de diagnóstico do sistema O arquivo de diagnóstico do sistema Diagnostic.tgz está compactado e precisa ser descompactado antes de ser visualizado.
Visualizar arquivos na pasta /var/log O arquivo útil na pasta /var/log é Xorg.0.log. Visualizar arquivos na pasta /etc A pasta /etc contém o sistema de arquivos presente no momento em que os diagnósticos do sistema foram executados.
A atualizações de USB Quando as atualizações USB estiverem ativadas (consulte Centro de Personalização na página 19), é possível usar uma unidade flash USB para instalar simultaneamente diversos complementos e certificados, além de implantar um perfil. Para executar atualizações de USB: 1. Coloque os arquivos desejados em uma unidade flash USB. NOTA: Os arquivos podem ser colocados no diretório raiz ou em subpastas. 2. Conecte a unidade flash USB ao thin client.
B Ferramentas de BIOS Existem dois tipos de ferramentas de BIOS para o HP ThinPro: ● Ferramenta de configuração do BIOS—Usada para recuperar ou modificar configurações do BIOS ● Ferramenta de flash do BIOS—Usado para atualizar o BIOS Ferramenta de configurações do BIOS A tabela a seguir descreve a sintaxe da ferramenta de configurações do BIOS.
C Redimensionar a partição da unidade flash Quando um thin client que executa o HP ThinPro é enviado de fábrica, a imagem de flash dele possui 1 GB, independentemente do tamanho total da unidade flash. Assim, é mais fácil personalizar a imagem e implantá-la em outros clientes que possam ter uma unidade flash menor. Para usar o espaço inteiro da unidade flash, você precisa modificar o tamanho da partição e expandir o sistema de arquivos de forma que ele use esse espaço adicional.
D Personalizar a tela de login do Smart Zero Personalizar o plano de fundo da tela Esta seção descreve os atributos comuns e os elementos usados na personalização do plano de fundo da tela de login do cliente. Há um diretório por tipo de conexão—além de um estilo padrão—que especifica os elementos de estilo da imagem de fundo da conexão e o estilo da janela de login. Em um diretório de estilo, o arquivo bgConfig.rtf especifica os elementos contidos na janela de fundo da área de trabalho.
Tabela D-1 Tela de Login > Atributos Comuns > Nome (continuação) Tipo Descrição quando ocorre um erro de sintaxe ou valor na análise de atributo. Tabela D-2 Tela de Login > Atributos Comuns > preenchimento Tipo Descrição Parâmetro Um valor absoluto (pixel) ou em porcentagem Exemplo preenchimento: 20; Padrão Uso Um objeto será posicionado na tela como se esta fosse menor em todos os lados em comparação com o valor de preenchimento.
Tabela D-5 Tela de Login > Atributos Comuns > tamanho Tipo Descrição Parâmetro WWxHH, em que WW é a largura em pixels absolutos ou em porcentagem de largura de tela e HH é a altura em pixels absolutos ou em porcentagem de altura da tela. Exemplo tamanho: 256x128; Padrão O tamanho natural da elemento; por exemplo, o tamanho dos pixels de uma imagem. Uso Especifica o tamanho do elemento. Os elementos serão redimensionados para corresponderem ao tamanho especificado.
Tabela D-8 Tela de Login > Atributos Comuns > contexto (continuação) Tipo Descrição Padrão tudo Uso Especifica se o elemento deve ser mostrado somente na tela de login do protocolo, na tela da área de trabalho do protocolo (se houver) ou em ambos. Somente alguns protocolos (por exemplo, Citrix XenDesktop) têm uma tela de área de trabalho. Elementos Tabela D-9 Tela de Login > Elementos > Personalizado > Global Tipo Descrição Uso Especifica o plano de fundo global ou os valores de preenchimento.
Tabela D-12 Tela de Login > Elementos > Personalizado > Eixo Tipo Descrição Parâmetro [altura I largura] Exemplo eixo: largura; Padrão altura Uso Para gradientes lineares, o eixo especifica a direção do gradiente (da parte superior para inferior ou da esquerda para a direita). Para gradientes radiais, o eixo especifica se o raio do gradiente ficará a meia altura da tela ou a meia largura da tela.
Tabela D-14 Tela de Login > Elementos > Personalizado > cores (continuação) Tipo Descrição 1.0,330000” em um gradiente linear vertical especificaria um gradiente entre cinza claro na metade superior e vermelho escuro na metade inferior. Tabela D-15 Tela de Login > Elementos > Personalizado > pontilhamento Tipo Descrição Parâmetro [verdadeiro | falso] Exemplo pontilhado: verdadeiro; Padrão falso Uso Se um gradiente mostrar sinais de faixa de cores, o pontilhamento eliminará esse artifício visual.
Tabela D-18 Tela de Login > Atributos Comuns > Proporcional (continuação) Tipo Descrição Padrão verdadeiro Uso Quando verdadeiro, se a imagem precisar ser redimensionada, sua taxa de proporção será mantida para que se encaixe dentro do retângulo especificado. Quando falso, é feita uma escala desproporcional para fazer a imagem caber exatamente no tamanho especificado.
Tabela D-21 Tela de Login > Texto > texto (continuação) Tipo Descrição Padrão Não aplicável Uso Se nenhum texto localizado correspondente for especificado, essa sequência de caracteres será usada. NOTA: O mecanismo de renderização de texto não oferece suporte a marcações estilo HTML.
Tabela D-25 Tela de login > Texto > max-width Tipo Descrição Parâmetro Tamanho em pixels ou em porcentagem de largura da tela Exemplo max-width: 90%; Padrão Não aplicável Uso Se acabar ficando maior do que o tamanho especificado, a linha será redimensionada para um tamanho menor a fim de caber na largura especificada. Tabela D-26 Tela de login > texto > max-height 84 Tipo Descrição Parâmetro Tamanho em pixels ou em uma porcentagem de altura da tela.
E Chaves de registro As tabelas neste apêndice descrevem os caminhos, as funções e as opções para as chaves de registro do HP ThinPro. Os valores dessas chaves de registro podem ser modificados de várias formas diferentes: ● Usando uma tarefa _File and Registry em HPDM ● Usando o componente Registry Editor do Profile Editor e então implantando o novo perfil ● Usando o Registry Editor na interface de usuário do cliente, a qual está disponível digitando regeditor no Terminal X.
● root > security ● root > sshd ● root > time ● root > touchscreen ● root > translation ● root > usb-update ● root > users ● root > vncserver root > Audio Tabela E-1 root > Audio Chave de registro Descrição root/Audio/AdjustSoundPath Define o caminho completo para o som reproduzido quando o volume de reprodução for alterado através dos controles de volume. root/Audio/OutputMute Se estiver definida como 1, o conector do fone de ouvido e alto-falante interno fica mudo.
root > ConnectionManager Tabela E-2 root > ConnectionManager Chave de registro Descrição root/ConnectionManager/customLogoPath root/ConnectionManager/defaultConnection Para iniciar corretamente uma conexão na inicialização, deve ser definida para uma conexão válida usando o formato :
Tabela E-3 root > ConnectionType > custom (continuação) Chave de registro Descrição configuração terá efeito somente quando autoReconnect estiver definida como 1. 88 root/ConnectionType/custom/connections/ /autostart Se estiver definida para um valor de 1 - 5, a conexão será iniciada automaticamente após a inicialização do sistema, com o valor de 1 tendo a prioridade mais alta.
Tabela E-3 root > ConnectionType > custom (continuação) Chave de registro Descrição root/ConnectionType/custom/coreSettings/ editor Define o nome do aplicativo interno a ser usado quando o Gerenciador de conexão for iniciado para esse tipo de conexão. Essa chave não deve ser modificada. root/ConnectionType/custom/coreSettings/ generalSettingsEditor Define o nome do aplicativo interno a ser usado quando o Gerenciador de configurações gerais for iniciado para esse tipo de conexão.
Tabela E-3 root > ConnectionType > custom (continuação) Chave de registro Descrição e o usuário poderá interagir com ele. Se estiver definida como inactive, o widget ficará oculto. Se estiver definida como read-only, o widget ficará visível no estado de read-only. 90 root/ConnectionType/custom/gui/CustomManager/ widgets/autostart Controla o estado do widget Prioridade de início automática no Gerenciador de conexão para esse tipo de conexão.
root > ConnectionType > firefox Tabela E-4 root > ConnectionType > firefox Chave de registro Descrição root/ConnectionType/firefox/authorizations/ user/add Se estiver definida como 1, um usuário padrão tem permissão para adicionar uma nova conexão desse tipo utilizando o Gerenciador de conexão. Essa chave não tem efeito sobre Smart Zero.
Tabela E-4 root > ConnectionType > firefox (continuação) 92 Chave de registro Descrição root/ConnectionType/firefox/connections/ /extraEnvValues//key Define o nome de uma variável de ambiente extra para uso com a conexão. root/ConnectionType/firefox/connections/ /extraEnvValues//value Define o valor de uma variável de ambiente extra para uso com a conexão. root/ConnectionType/firefox/connections/ /fallBackConnection Define a conexão alternativa por meio de sua UUID.
Tabela E-4 root > ConnectionType > firefox (continuação) Chave de registro Descrição root/ConnectionType/firefox/coreSettings/ priorityInConnectionLists Define a prioridade desse tipo de conexão na exibição do Gerenciador de conexão e do Assistente de conexão que é exibido durante a configuração inicial. Um valor maior moverá o tipo de conexão para o topo da lista. Se estiver definida como 0, o tipo de conexão é oculto do Assistente de configuração e é exibido por último no Gerenciador de conexão.
Tabela E-4 root > ConnectionType > firefox (continuação) Chave de registro Descrição estiver definida como active, o widget estará visível na UI e o usuário poderá interagir com ele. Se estiver definida como inactive, o widget ficará oculto. Se estiver definida como read-only, o widget ficará visível no estado de read-only.
root > ConnectionType > freerdp Tabela E-5 root > ConnectionType > freerdp Chave de registro Descrição root/ConnectionType/freerdp/authorizations/ user/add Se estiver definida como 1, um usuário padrão tem permissão para adicionar uma nova conexão desse tipo utilizando o Gerenciador de conexão. Essa chave não tem efeito sobre Smart Zero.
Tabela E-5 root > ConnectionType > freerdp (continuação) 96 Chave de registro Descrição root/ConnectionType/freerdp/connections/ /clipboardExtension Se estiver definida como 1, a área de transferência estará habilitada entre diferentes sessões RDP e entre sessões RDP e o sistema local. root/ConnectionType/freerdp/connections/ /compression Se estiver definida como 1, a compactação de dados RDP enviados entre o cliente e o servidor será habilitada.
Tabela E-5 root > ConnectionType > freerdp (continuação) Chave de registro Descrição configuração é usada com aplicativos de estilo quiosque quando um nome de usuário genérico for utilizado no login. Se gatewayUsesSameCredentials for definida como 1, esse valor é desativado. root/ConnectionType/freerdp/connections/ /gatewayUsesSameCredentials Se estiver definida como 1, as mesmas credenciais utilizadas para conectar ao servidor final são usadas para conectar ao Gateway RD.
Tabela E-5 root > ConnectionType > freerdp (continuação) 98 Chave de registro Descrição root/ConnectionType/freerdp/connections/ /perfFlagDesktopComposition Se estiver definida como 1, a composição da área de trabalho (como bordas translúcidas) será permitida se for suportada pelo servidor. Desligar composição da área de trabalho pode aumentar o desempenho para conexões de baixa largura de banda. Normalmente, isso afeta apenas o RemoteFX.
Tabela E-5 root > ConnectionType > freerdp (continuação) Chave de registro Descrição 0, a extensão é desativada. Se estiver definida como 2, as impressoras USB são redirecionadas conforme configurado no Gerenciador USB. root/ConnectionType/freerdp/connections/ /rdpEncryption Se estiver definida como 1, a criptografia RDP padrão é utilizada para criptografar todos os dados entre o cliente e o servidor.
Tabela E-5 root > ConnectionType > freerdp (continuação) Chave de registro Descrição root/ConnectionType/freerdp/connections/ /timeoutRecovery Define o número de milissegundos a se esperar depois de perder a conexão para a rede se recuperar sem tentar uma reconexão forçada. root/ConnectionType/freerdp/connections/ /timeoutWarning Define o número de milissegundos a se esperar depois de perder a conexão antes de alertar o usuário de que a conexão foi perdida.
Tabela E-5 root > ConnectionType > freerdp (continuação) Chave de registro Descrição root/ConnectionType/freerdp/connections/ /windowType root/ConnectionType/freerdp/connections/ /xkbLayoutId Define uma ID de layout XKB para ignorar o teclado do sistema. Para acessar a lista de IDs disponíveis, insira o seguinte comando em um terminal X: xfreerdp --kbd-list. root/ConnectionType/freerdp/coreSettings/ appName Define o nome do aplicativo interno a ser usado para esse tipo de conexão.
Tabela E-5 root > ConnectionType > freerdp (continuação) Chave de registro Descrição root/ConnectionType/freerdp/coreSettings/ watchPid Se estiver definida como 1, a conexão é monitorada sob o nome especificado por appName. Essa chave não deve ser modificada. root/ConnectionType/freerdp/coreSettings/ wrapperScript Define o script ou binário para ser executado ao iniciar esse tipo de conexão.
Tabela E-6 root > ConnectionType > ssh (continuação) Chave de registro Descrição tipo de conexão utilizando o Gerenciador de conexão. Essa chave não tem efeito sobre Smart Zero. root/ConnectionType/ssh/connections// address Define o nome do host ou endereço IP da conexão. root/ConnectionType/ssh/connections// afterStartedCommand Define o comando para executar após a conexão iniciar.
Tabela E-6 root > ConnectionType > ssh (continuação) Chave de registro Descrição root/ConnectionType/ssh/connections// fallBackConnection Define a conexão alternativa por meio de sua UUID. root/ConnectionType/ssh/connections// font Define o tamanho da fonte para a conexão. root/ConnectionType/ssh/connections// foregroundColor Define a cor de primeiro plano para a conexão.
Tabela E-6 root > ConnectionType > ssh (continuação) Chave de registro Descrição root/ConnectionType/ssh/coreSettings/ icon48Path Define o caminho para o ícone de 48 x 48 pixels para esse aplicativo. root/ConnectionType/ssh/coreSettings/label Define o nome a ser exibido para esse tipo de conexão na IU.
Tabela E-6 root > ConnectionType > ssh (continuação) Chave de registro Descrição root/ConnectionType/ssh/gui/SshManager/ widgets/autoReconnect Controla o estado do widget Reconexão automática no Gerenciador de conexão para esse tipo de conexão. Se estiver definida como active, o widget estará visível na UI e o usuário poderá interagir com ele. Se estiver definida como inactive, o widget ficará oculto. Se estiver definida como read-only, o widget ficará visível no estado de read-only.
Tabela E-6 root > ConnectionType > ssh (continuação) Chave de registro Descrição root/ConnectionType/ssh/gui/SshManager/ widgets/hasDesktopIcon Controla o estado do widget Exibir ícone na área de trabalho no Gerenciador de conexão para esse tipo de conexão. Se estiver definida como active, o widget estará visível na UI e o usuário poderá interagir com ele. Se estiver definida como inactive, o widget ficará oculto. Se estiver definida como read-only, o widget ficará visível no estado de read-only.
root > ConnectionType > teemtalk Tabela E-7 root > ConnectionType > teemtalk Chave de registro Descrição root/ConnectionType/teemtalk/authorizations/ user/add Se estiver definida como 1, um usuário padrão tem permissão para adicionar uma nova conexão desse tipo utilizando o Gerenciador de conexão. Essa chave não tem efeito sobre Smart Zero.
Tabela E-7 root > ConnectionType > teemtalk (continuação) Chave de registro Descrição root/ConnectionType/teemtalk/connections/ /startMode Se estiver definida como o padrão focus e a conexão já estiver iniciada, a conexão receberá foco. Caso contrário, será exibido um erro informando que a conexão já foi iniciada. root/ConnectionType/teemtalk/connections/ /systembeep Se estiver definida como 1, o bipe do sistema é ativado para a conexão.
Tabela E-7 root > ConnectionType > teemtalk (continuação) Chave de registro Descrição por wrapperScript será executado com o argumento stop para encerrar o processo sem problemas. root/ConnectionType/teemtalk/coreSettings/ wrapperScript Define o script ou binário para ser executado ao iniciar esse tipo de conexão. Esse é o principal script lidando com todas as configurações de conexão e os argumentos de linha de comando da conexão. Essa chave não deve ser modificada.
root > ConnectionType > telnet Tabela E-8 root > ConnectionType > telnet Chave de registro Descrição root/ConnectionType/telnet/authorizations/ user/add Se estiver definida como 1, um usuário padrão tem permissão para adicionar uma nova conexão desse tipo utilizando o Gerenciador de conexão. Essa chave não tem efeito sobre Smart Zero.
Tabela E-8 root > ConnectionType > telnet (continuação) Chave de registro Descrição root/ConnectionType/telnet/connections/ /foregroundColor Define a cor de primeiro plano para a conexão. root/ConnectionType/telnet/connections/ /hasDesktopIcon Se estiver definida como 1, o ícone da área de trabalho para esta conexão é ativado. Essa chave não tem efeito sobre Smart Zero. root/ConnectionType/telnet/connections/ /label Define o nome da conexão que é exibido na IU.
Tabela E-8 root > ConnectionType > telnet (continuação) Chave de registro Descrição root/ConnectionType/telnet/coreSettings/ serverRequired Define se um nome ou endereço de servidor é unused, optional ou required para esse tipo de conexão. root/ConnectionType/telnet/coreSettings/ stopProcess Define o comportamento que deve ocorrer quando connection-mgr stop for acionado nessa conexão. Por padrão, isso fica em close, o que envia um sinal de cancelamento padrão para o processo.
Tabela E-8 root > ConnectionType > telnet (continuação) Chave de registro Descrição como read-only, o widget ficará visível no estado de read-only. root/ConnectionType/telnet/gui/TelnetManager/ widgets/foregroundColor Controla o estado do widget Cor de primeiro plano no Gerenciador de conexão para esse tipo de conexão. Se estiver definida como active, o widget estará visível na UI e o usuário poderá interagir com ele. Se estiver definida como inactive, o widget ficará oculto.
Tabela E-9 root > ConnectionType > view (continuação) Chave de registro Descrição -view --help a partir de um terminal X a fim de visualizar todos os argumentos disponíveis. root/ConnectionType/view/connections// SingleSignOn root/ConnectionType/view/connections// afterStartedCommand Define o comando para executar após a conexão iniciar. root/ConnectionType/view/connections// afterStoppedCommand Define o comando para executar após a conexão parar.
Tabela E-9 root > ConnectionType > view (continuação) Chave de registro Descrição isso fica ativado para evitar que os usuários deixem acidentalmente a conexão na tela de seleção da área de trabalho após o logoff. root/ConnectionType/view/connections// coord Essa chave de registro é utilizada internamente ou reservada para uso futuro. O valor não deve ser alterado.
Tabela E-9 root > ConnectionType > view (continuação) Chave de registro Descrição root/ConnectionType/view/connections// loginfields/password Exibe o campo Senha na caixa de diálogo de login para a conexão. root/ConnectionType/view/connections// loginfields/rememberme Exibe a caixa de seleção Lembrar de mim na caixa de diálogo de login para a conexão.
Tabela E-9 root > ConnectionType > view (continuação) Chave de registro Descrição root/ConnectionType/view/connections// waitForNetwork Se estiver definida como 1, a conexão não será iniciada até que a conexão de rede esteja disponível. Isso garante que, em uma rede lenta, a conexão não inicie antes de a conexão de rede estiver disponível, o que pode resultar em falha.
Tabela E-9 root > ConnectionType > view (continuação) Chave de registro Descrição atualizados com sincronia, causando transições não uniformes da tela. root/ConnectionType/view/connections// xfreerdpOptions/perfFlagDesktopComposition Se estiver definida como 1, a composição da área de trabalho (como bordas translúcidas) será permitida se for suportada pelo servidor. Desligar composição da área de trabalho pode aumentar o desempenho para conexões de baixa largura de banda.
Tabela E-9 root > ConnectionType > view (continuação) Chave de registro Descrição root/ConnectionType/view/connections// xfreerdpOptions/rdpEncryption Se estiver definida como 1, a criptografia RDP padrão é utilizada para criptografar todos os dados entre o cliente e o servidor. root/ConnectionType/view/connections// xfreerdpOptions/remoteFx Se estiver definida como 1, RemoteFX é usado se disponível.
Tabela E-9 root > ConnectionType > view (continuação) Chave de registro Descrição seguinte comando em um terminal X: xfreerdp --kbd-list. root/ConnectionType/view/coreSettings/appName Define o nome do aplicativo interno a ser usado para esse tipo de conexão. Essa chave não deve ser modificada. root/ConnectionType/view/coreSettings/ className Define o nome de classe interna de aplicativo a ser usado para esse tipo de conexão. Essa chave não deve ser modificada.
Tabela E-9 root > ConnectionType > view (continuação) Chave de registro Descrição root/ConnectionType/view/gui/viewManager/name Essa chave de registro é utilizada internamente ou reservada para uso futuro. O valor não deve ser alterado. root/ConnectionType/view/gui/viewManager/ status Essa chave de registro é utilizada internamente ou reservada para uso futuro. O valor não deve ser alterado.
Tabela E-10 root > ConnectionType > xdmcp (continuação) Chave de registro Descrição root/ConnectionType/xdmcp/connections// authorizations/user/execution Se estiver definida como 1, um usuário padrão tem permissão para executar essa conexão. root/ConnectionType/xdmcp/connections// autoReconnect Se estiver definida como 1, a conexão será reiniciada quando for fechada ou desconectada.
Tabela E-10 root > ConnectionType > xdmcp (continuação) Chave de registro Descrição root/ConnectionType/xdmcp/connections// useFontServer Se estiver definida como 1, o servidor de fonte fica ativado. Se estiver definida como 0, a fonte local é utilizada. root/ConnectionType/xdmcp/connections// waitForNetwork Se estiver definida como 1, a conexão não será iniciada até que a conexão de rede esteja disponível.
Tabela E-10 root > ConnectionType > xdmcp (continuação) Chave de registro Descrição por wrapperScript será executado com o argumento stop para encerrar o processo sem problemas. root/ConnectionType/xdmcp/coreSettings/ watchPid Se estiver definida como 1, a conexão é monitorada sob o nome especificado por appName. Essa chave não deve ser modificada. root/ConnectionType/xdmcp/coreSettings/ wrapperScript Define o script ou binário para ser executado ao iniciar esse tipo de conexão.
Tabela E-10 root > ConnectionType > xdmcp (continuação) Chave de registro Descrição root/ConnectionType/xdmcp/gui/XdmcpManager/ widgets/isInMenu Essa chave de registro é utilizada internamente ou reservada para uso futuro. O valor não deve ser alterado. root/ConnectionType/xdmcp/gui/XdmcpManager/ widgets/label Controla o estado do widget Nome no Gerenciador de conexão para esse tipo de conexão. Se estiver definida como active, o widget estará visível na UI e o usuário poderá interagir com ele.
Tabela E-11 root > ConnectionType > xen (continuação) Chave de registro Descrição root/ConnectionType/xen/connections// address Define o endereço do host remoto a se conectar. Normalmente é uma URL como http:// server.domain.com. root/ConnectionType/xen/connections// afterStartedCommand Define o comando para executar após a conexão iniciar. root/ConnectionType/xen/connections// afterStoppedCommand Define o comando para executar após a conexão parar.
Tabela E-11 root > ConnectionType > xen (continuação) Chave de registro Descrição root/ConnectionType/xen/connections// beforeStartingCommand Define o comando a ser executado antes do início da conexão. root/ConnectionType/xen/connections// connectionEndAction Essa chave de registro é utilizada internamente ou reservada para uso futuro. O valor não deve ser alterado.
Tabela E-11 root > ConnectionType > xen (continuação) Chave de registro Descrição root/ConnectionType/xen/connections// loginfields/showpassword Exibe o botão Mostrar senha na caixa de diálogo de login para a conexão. root/ConnectionType/xen/connections// loginfields/smartcard Exibe a caixa de seleção Login Smart card na caixa de diálogo de login para a conexão. Esta caixa de seleção pode não ser exibida se nenhum SmartCard for detectado, mesmo se essa opção estiver ativada.
Tabela E-11 root > ConnectionType > xen (continuação) Chave de registro Descrição root/ConnectionType/xen/coreSettings/editor Define o nome do aplicativo interno a ser usado quando o Gerenciador de conexão for iniciado para esse tipo de conexão. Essa chave não deve ser modificada. root/ConnectionType/xen/coreSettings/ generalSettingsEditor Define o nome do aplicativo interno a ser usado quando o Gerenciador de configurações gerais for iniciado para esse tipo de conexão.
Tabela E-11 root > ConnectionType > xen (continuação) Chave de registro Descrição root/ConnectionType/xen/general/async Se estiver definida como 1, polling assíncrono é ativado. Essa configuração mapeia diretamente para a configuração do arquivo Citrix .ini de CommPollSize. root/ConnectionType/xen/general/autoReconnect Se estiver definida como 1, a reconexão automática de sessão é ativada. Isso não é o mesmo que a reconexão automática específica da conexão.
Tabela E-11 root > ConnectionType > xen (continuação) Chave de registro Descrição root/ConnectionType/xen/general/ enableCursorColors Se estiver definida como 1, os cursores coloridos são ativados. Definir isso como 0 pode reparar o corrompimento do cursor gráfico em alguns casos. root/ConnectionType/xen/general/ enableDataCompression Se estiver definida como 1, a compactação de dados é ativada. Essa configuração mapeia diretamente para a configuração do arquivo Citrix .ini de Compactação.
Tabela E-11 root > ConnectionType > xen (continuação) Chave de registro Descrição arquivo Citrix .ini na seção MultiMedia in Virtual Channels. root/ConnectionType/xen/general/ enableOffScreenSurface Se estiver definida como 1, o servidor pode usar o formato X PixMap para desenhar fora da tela. Reduz a largura de banda nos modos de cor de 15 e 24 bits às custas da memória do servidor X e do tempo do processador. Essa configuração mapeia diretamente para a configuração do arquivo Citrix .ini de EnableOSS.
Tabela E-11 root > ConnectionType > xen (continuação) Chave de registro Descrição root/ConnectionType/xen/general/ mouseClickFeedback Controla a redução de latência do mouse. Essa configuração mapeia diretamente para a configuração do arquivo Citrix .ini de ZLMouseMode. root/ConnectionType/xen/general/ mouseMiddleButtonPaste Se estiver definida como 1, a emulação de colar do botão do meio do mouse é ativada para sessões do Windows.
Tabela E-11 root > ConnectionType > xen (continuação) Chave de registro Descrição sessão remota apenas quando estiver em modo de tela cheia. Se estiver definida como Direct, as combinações de teclas sempre se aplicam à sessão remota enquanto a janela tiver foco. Essa configuração mapeia diretamente para a configuração do arquivo Citrix .ini de TransparentKeyPassthrough.
Tabela E-11 root > ConnectionType > xen (continuação) Chave de registro Descrição root/ConnectionType/xen/general/windowPercent Define a largura da janela como uma porcentagem se windowSize estiver definido como Percentage of Screen Size. root/ConnectionType/xen/general/windowSize Se estiver definida como Default, as configurações do lado do servidor lado são usadas. Se estiver definida como Full Screen, a janela é maximizada sem bordas em todas as telas disponíveis.
Tabela E-11 root > ConnectionType > xen (continuação) Chave de registro Descrição estiver definida como active, o widget estará visível na UI e o usuário poderá interagir com ele. Se estiver definida como inactive, o widget ficará oculto. Se estiver definida como read-only, o widget ficará visível no estado de read-only. root/ConnectionType/xen/gui/XenManager/ widgets/autoStartDesktop Controla o estado do widget Área de trabalho de início automático no Gerenciador de conexão para esse tipo de conexão.
Tabela E-11 root > ConnectionType > xen (continuação) Chave de registro Descrição poderá interagir com ele. Se estiver definida como inactive, o widget ficará oculto. Se estiver definida como read-only, o widget ficará visível no estado de read-only. root/ConnectionType/xen/gui/XenManager/ widgets/password Controla o estado do widget Senha no Gerenciador de conexão para esse tipo de conexão. Se estiver definida como active, o widget estará visível na UI e o usuário poderá interagir com ele.
Tabela E-12 root > Dashboard (continuação) Chave de registro Descrição root/Dashboard/GUI/ControlPanel Se estiver definida como 1, o botão do Painel de Controle é exibido na barra de tarefas. root/Dashboard/GUI/PowerButton Se estiver definida como 1, o botão liga/desliga é exibido na barra de tarefas. root/Dashboard/GUI/SystemInformation Se estiver definida como 1, o botão de informações do sistema é exibido na barra de tarefas.
Tabela E-13 root > Display (continuação) Chave de registro Descrição root/Display/Configuration/displaymode Define o modo da tela. Se estiver definida como 0, o modo padrão (uma configuração de monitor 1 - 4) é usado. Se estiver definida como 1, uma configuração de 6 monitores pode ser usada, mas somente em plataformas suportadas com a placa complementar apropriada. root/Display/Configuration/hexlayout Define o layout no modo de seis monitores.
Tabela E-13 root > Display (continuação) Chave de registro Descrição root/Display/Profiles//colorScaling Define a temperatura de cor ou escala de RGB direta para thin clients com monitores integrados. A entrada é um valor hex. de seis dígitos (RRGGBB), no qual ffffff indica escala completa (100%) em todos os canais de três cores. root/Display/Profiles//depth Define a profundidade de cor da tela em bits-por-pixel.
Tabela E-14 root > Network (continuação) Chave de registro Descrição root/Network/ActiveDirectory/Username Essa chave de registro é utilizada internamente ou reservada para uso futuro. O valor não deve ser alterado. root/Network/DNSServers Aqui é possível especificar servidores DNS adicionais para a resolução do Nome do Domínio. Os servidores especificados serão usados além de outros servidores recuperados por meio do DHCP. É possível definir até três endereços IPv4 ou IPv6, separados por vírgulas.
Tabela E-14 root > Network (continuação) Chave de registro Descrição root/Network/IPSec/IPSecRules// MMLifetimeMinutes Define a vida útil de fase 1. root/Network/IPSec/IPSecRules// QMAHEnable Habilita AH de fase 2. root/Network/IPSec/IPSecRules// QMAHIntegrityAlg Define o algoritmo de integridade AH de fase 2. root/Network/IPSec/IPSecRules// QMESPEnable Habilita ESP de fase 2.
Tabela E-14 root > Network (continuação) Chave de registro Descrição root/Network/VPN/Group Define o grupo da VPN. root/Network/VPN/GroupPassword Define a senha do grupo da VPN. Define a senha de usuário da VPN. root/Network/VPN/Type Define o tipo de VPN. root/Network/VPN/Username Define o nome de usuário da VPN. root/Network/VPN/VpncSecurity Define o nível de segurança VPNC. root/Network/Wired/DefaultGateway Define o gateway padrão que o dispositivo utilizará para comunicação com a Internet.
Tabela E-14 root > Network (continuação) Chave de registro Descrição root/Network/Wired/Security/UserCert Define o caminho para um arquivo de certificado de usuário. Isso só é usado para autenticação TLS. root/Network/Wired/Security/Username Define o nome de usuário. root/Network/Wired/SubnetMask Define a máscara de sub-rede do dispositivo, como 255.255.255.0 (para uma sub-rede classe C padrão). Essa configuração terá efeito apenas quando Method estiver definida como Static.
Tabela E-14 root > Network (continuação) Chave de registro Descrição root/Network/Wireless/Security/Type Define o tipo de autenticação sem fio. root/Network/Wireless/Security/UserCert Define o caminho para um arquivo de certificado de usuário. Isso só é usado para autenticação TLS. root/Network/Wireless/Security/Username Define o nome de usuário. root/Network/Wireless/Security/WEPAuth Define o tipo de autenticação WEP. root/Network/Wireless/Security/WEPIndex Define o índice de senha WEP.
Tabela E-16 root > Serial (continuação) Chave de registro Descrição root/Serial//device Especifica o dispositivo serial conectado ao sistema. root/Serial//flow Define o controle de fluxo do dispositivo serial, o qual é utilizado para comunicar sobre o começo e fim das comunicações seriais. root/Serial//name Especifica a porta de dispositivo do Windows usada na comunicação com o dispositivo serial. root/Serial//parity Define o bit de paridade do dispositivo serial.
root > USB Tabela E-19 root > USB Chave de registro Descrição root/USB/Classes//ClassID Define o número de ID de classe do USB. root/USB/Classes//DisplayName Define o nome de classe do USB. root/USB/Classes//State Define se a classe é mapeada para o host remoto. root/USB/Classes//Visible Define se a classe é ou não é mostrada na UI ou se é desativada. root/USB/Classes/ShowTab Se estiver definida como 1, a seção Classes é exibida no Gerenciador USB.
Tabela E-20 root > auto-update (continuação) Chave de registro Descrição user e ServerURL devem ser definidas para garantir que o servidor de atualização seja conhecido. root/auto-update/ScheduledScan/Enabled Se estiver definida para 1, o cliente executa verificações periódicas do servidor de Atualização Automática para checar se há atualizações. Se estiver definida como 0, o cliente somente verificará se há atualizações na inicialização do sistema.
Tabela E-20 root > auto-update (continuação) Chave de registro Descrição estará visível na UI e o usuário poderá interagir com ele. Se estiver definida como inactive, o widget ficará oculto. Se estiver definida como read-only, o widget ficará visível no estado de read-only. root/auto-update/gui/auto-update/password Controla o estado do widget Senha no utilitário Atualização automática. Se estiver definida como active, o widget estará visível na UI e o usuário poderá interagir com ele.
Tabela E-21 root > background (continuação) Chave de registro Descrição root/background/desktop/imagePath Se theme estiver definido como none, essa chave armazena o caminho da imagem de fundo da área de trabalho utilizada pelo tema definido pelo usuário. root/background/desktop/lastBrowseDir Se theme estiver definido como none, essa chave armazena o último diretório utilizado.
root > entries Tabela E-24 root > entries Chave de registro Descrição root/entries//command root/entries//folder root/entries//icon root/entries//label root/entries//metaInfo root/entries//onDesktop root/entries//onMenu root > keyboard Tabela E-25 root > keyboard Chave de registro Descrição root/keyboard/DrawLocaleLetter Se estiver definida como 1, o ícone da bandeja do sistema do teclado irá desenhar a string local de idioma em vez de utilizar imagens estátic
Tabela E-25 root > keyboard (continuação) Chave de registro Descrição root/keyboard/layout Define o layout do teclado principal. root/keyboard/layout2 Define o layout do teclado secundário. root/keyboard/model Define o modelo do teclado principal. root/keyboard/model2 Define o modelo do teclado secundário. root/keyboard/numlock Se estiver definida como 1, a função Num Lock é ativada na inicialização do sistema.
root > screensaver Tabela E-28 root > screensaver Chave de registro Descrição root/screensaver/ctrllbindkey Essa chave é usada por outros aplicativos para acionar o bloqueio de tela. Definir o valor para 1 inicia o bloqueio de tela. root/screensaver/enableCustomLogo Se estiver definida como 1, a imagem personalizada definida em logoPath é usada para a proteção de tela. root/screensaver/enableDPMS Se estiver definida como 0, o gerenciamento de energia do monitor é desativado.
root > sshd Tabela E-30 root > sshd Chave de registro Descrição root/sshd/enabled Se estiver definida como 1, o SSH daemon é ativado e o cliente pode ser acessado por meio de SSH. root/sshd/userAccess Se estiver definida como 1, os usuários comuns podem se conectar ao cliente via SSH. root > time Tabela E-31 root > time Chave de registro Descrição root/time/NTPServers Especifica servidores NTP para usar por meio de uma lista separada por vírgula.
root > touchscreen Tabela E-32 root > touchscreen Chave de registro Descrição root/touchscreen/calibrated Essa chave de registro é utilizada internamente ou reservada para uso futuro. O valor não deve ser alterado. root/touchscreen/enabled Se estiver definida como 1, a entrada de tela de toque é ativada. root/touchscreen/maxx Essa chave de registro é utilizada internamente ou reservada para uso futuro. O valor não deve ser alterado.
Tabela E-33 root > translation (continuação) Chave de registro Descrição estiver definida como read-only, o widget ficará visível no estado de read-only. root > usb-update Tabela E-34 root > usb-update Chave de registro Descrição root/usb-update/authentication Se estiver definida como 1, uma senha de administrador é exigida para realizar atualizações USB. root/usb-update/enable Se estiver definida como 1, a detecção automática de atualização USB é ativada.
Tabela E-35 root > users (continuação) Chave de registro Descrição root/users/user/apps/hptc-auto-update/ authorized Se estiver definida como 1, o utilitário de Atualização automática é acessível para os usuários comuns. root/users/user/apps/hptc-background-mgr/ authorized Se estiver definida como 1, o Gerenciador de segundo plano é acessível para os usuários comuns.
Tabela E-35 root > users (continuação) Chave de registro Descrição root/users/user/apps/hptc-thinstate/ authorized Se estiver definida como 1, o utilitário ThinState é acessível para os usuários comuns. root/users/user/apps/hptc-touchscreen/ authorized Se estiver definida como 1, o utilitário Tela de toque é acessível para os usuários comuns. root/users/user/apps/hptc-usb-mgr/authorized Se estiver definida como 1, o Gerenciador USB é acessível para os usuários comuns.
Tabela E-36 root > vncserver (continuação) Chave de registro Descrição root/vncserver/coreSettings/ userNotificationMessage Define a mensagem de notificação que é exibida ao usuário quando alguém estiver tentando se conectar ao thin client usando VNC. root/vncserver/coreSettings/ vncNotifyShowTimeout Se estiver definida como 1, um tempo limite é aplicado à caixa de diálogo de notificação que é exibida ao usuário quando alguém estiver tentando se conectar ao thin client usando VNC.
Tabela E-36 root > vncserver (continuação) Chave de registro Descrição inactive, o widget ficará oculto. Se estiver definida como read-only, o widget ficará visível no estado de read-only. root/vncserver/gui/VNCShadowManager/widgets/ vncNotifyTimeout Controla o estado do widget Numérico no utilitário Sombreamento VNC. Se estiver definida como active, o widget estará visível na UI e o usuário poderá interagir com ele. Se estiver definida como inactive, o widget ficará oculto.
Índice A Agente do HPDM 10 agregação de cliente 12 configuração de cliente 13 configuração de servidor 14 atalhos do teclado 11 atualização de imagens 1 Atualização Fácil 10 atualizar clientes Atualização de alias DNS 62 Atualização de marcação de DHCP 61 atualização de transmissão 61 atualização manual 62 B barra de tarefas utilização 5 C certificados instalação 24 VMware Horizon View 52 chaves de registro 85 Citrix específicas da conexão, configurações 35 gerais, configurações 31 HDX MediaStream 30 matriz
Idioma 9 Instantâneos 10 Mouse 9 Preferências de Exibição 14 Proteção de Tela 9 Rede 16 Segurança 9 Som 9 Sombra do VNC 23 Tela de Toque 9 Terminal X 11 ThinState.