Guia de Hardware HP EliteDesk 800 G3 SFF Business PC
© Copyright 2016, 2018 HP Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial ou uma marca comercial registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ou em outros países. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos e serviços da HP são as estabelecidas nas declarações de garantia expressa que acompanham tais produtos e serviços. Nenhuma informação contida neste documento deve ser interpretada como uma garantia adicional.
Sobre Este Guia Este guia fornece informações básicas para atualização do HP EliteDesk Business PC. AVISO! Indica uma situação perigosa que, se não for evitada, poderá resultar em morte ou ferimentos graves. CUIDADO: Indica uma situação perigosa que, se não for evitada, poderá resultar em ferimentos leves ou moderados. IMPORTANTE: Indica informações consideradas importantes, mas não relacionadas a riscos (por exemplo, mensagens relacionadas a danos).
iv Sobre Este Guia
Conteúdo 1 Recursos do produto ...................................................................................................................................... 1 Recursos de configuração padrão ......................................................................................................................... 1 Componentes do painel frontal .............................................................................................................................
Apêndice B Descarga eletrostática ................................................................................................................... 49 Prevenção contra danos eletrostáticos ............................................................................................................... 49 Métodos de aterramento .....................................................................................................................................
1 Recursos do produto Recursos de configuração padrão Os recursos podem variar dependendo do modelo. Para obter assistência de suporte e saber mais sobre o hardware e o software instalados em seu modelo do computador, execute o utilitário HP Support Assistant. NOTA: Este modelo de computador pode ser usado na orientação torre ou desktop.
Componentes do painel frontal A configuração da unidade pode variar dependendo do modelo. Alguns modelos possuem uma tampa de painel que cobre o compartimento de unidade óptica fina. Componentes do painel frontal 1 Unidade óptica fina (opcional) 6 Porta USB 2.0 com HP Sleep and Charge 2 Leitor de cartão SD (opcional) 7 Conector de saída de áudio (fones de ouvido) 3 Porta de carregamento USB Tipo C 8 Conector combo de Saída de áudio (fone de ouvido)/ Entrada de áudio (microfone) 4 Portas USB 3.
Componentes do painel posterior Componentes do painel posterior 1 Conector de entrada de áudio 6 Conectores do monitor DisplayPort (2) 2 Porta serial (opcional) 7 Porta opcional 3 Conector RJ-45 (rede) 8 Portas USB 2.0 (2) 4 Conector de cabo de alimentação 9 Portas USB 3.x (4) 5 Conector de saída de áudio para dispositivos de áudio com alimentação NOTA: Seu modelo pode ter portas opcionais adicionais disponíveis na HP.
2 Atualizações de Hardware Recursos para a manutenção O computador tem recursos que facilitam a atualização e a manutenção. É necessária uma chave Torx T15 ou chave de fenda de ponta chata para alguns dos procedimentos de instalação descritos neste capítulo. Avisos e cuidados Antes de executar atualizações, leia cuidadosamente todas as instruções aplicáveis, cuidados e advertências existentes neste guia.
Remoção do painel de acesso do computador Para acessar os componentes internos, remova o painel de acesso. 1. Remova/desencaixe quaisquer dispositivos de segurança que impeçam a abertura do computador. 2. Retire todas as mídias removíveis, tais como CD ou unidades flash USB, do computador. 3. Desligue o computador corretamente através do sistema operacional e desligue todos os dispositivos externos. 4. Desligue o cabo de alimentação da tomada de CA e desconecte todos os dispositivos externos.
Reinstalação do painel de acesso do computador Trave a alavanca de liberação do painel de acesso e, em seguida, coloque o painel de acesso no computador (1) e o deslize para frente (2). A alavanca de liberação será movida automaticamente de volta para a direita e prenderá o painel de acesso.
Remoção do painel frontal 1. Remova/desencaixe quaisquer dispositivos de segurança que impeçam a abertura do computador. 2. Retire todas as mídias removíveis, tais como CD ou unidades flash USB, do computador. 3. Desligue o computador corretamente através do sistema operacional e desligue todos os dispositivos externos. 4. Desligue o cabo de alimentação da tomada de CA e desconecte todos os dispositivos externos.
Remoção da tampa do painel de uma unidade óptica fina Em alguns modelos, uma tampa de painel cobre o compartimento para unidade óptica fina. Remova a tampa do painel antes de instalar uma unidade óptica. Para remover a tampa do painel: 1. Remova o painel de acesso e o painel frontal do computador. 2. Depois, empurre a guia no lado esquerdo da tampa (1) e, em seguida, gire a tampa retirando-a do painel frontal (2).
Remoção e instalação do filtro de poeira opcional do painel frontal Alguns modelos são equipados com um filtro de poeira no painel frontal. Limpe periodicamente o filtro de poeira para que a poeira não obstrua o fluxo de ar através do computador. NOTA: O filtro de poeira do painel frontal está disponível na HP. Para remover, limpar e recolocar o filtro de poeira: 1. Desligue o computador corretamente através do sistema operacional e desligue todos os dispositivos externos. 2.
10 5. Para substituir o filtro de poeira, pressione com firmeza o filtro no painel frontal nos locais das guias exibidos abaixo. 6. Reconecte o cabo de alimentação e quaisquer dispositivos externos e, em seguida, ligue o computador.
Alteração da orientação de desktop para torre O computador de formato compacto pode ser usado na orientação torre com um suporte para torre que pode ser adquirido da HP. NOTA: Para estabilizar o computador na orientação torre, a HP recomenda o uso do suporte para torre opcional. 1. Remova/desencaixe quaisquer dispositivos de segurança que impeçam o computador de ser movido. 2. Retire todas as mídias removíveis, tais como CD ou unidades flash USB, do computador. 3.
Conexões da placa do sistema Consulte as seguintes ilustrações e tabelas para identificar os conectores da placa do sistema para seu modelo.
Atualização da memória do sistema O computador é fornecido com módulos de memória duplos em linha (DIMMs) de memória DDR4-SDRAM (memória de acesso randômico dinâmico sincronizada 4 com taxa de transferência dobrada). Os soquetes de memória na placa do sistema estão preenchidos com pelo menos um módulo de memória pré-instalado. Para obter a capacidade máxima de memória, instale na placa do sistema até 64 GB de memória configurada em modo canal duplo com alto desempenho.
ocupado com DIMM de 2 GB e um DIMM de 1 GB, e o Canal B será ocupado pelos outros dois DIMMs de 1 GB. Com esta configuração, os 4 GB atuarão como canal duplo e o 1 GB atuará como canal único. ● Em qualquer modo, a velocidade operacional máxima é determinada pelo DIMM de menor velocidade existente no sistema. IMPORTANTE: Antes de adicionar ou remover módulos de memória, é preciso desconectar o cabo de alimentação e aguardar aproximadamente 30 segundos para que a energia seja drenada.
7. Abra as duas travas do soquete do módulo de memória (1) e insira o módulo de memória no soquete (2). Pressione o módulo no soquete, verificando se está totalmente inserido e encaixado adequadamente. Verifique se as travas estão na posição fechada (3). NOTA: O módulo de memória só pode ser instalado de uma maneira. Faça corresponder o entalhe do módulo com a aba do soquete de memória. Localize os soquetes DIMM pretos antes dos soquetes DIMM brancos.
Remoção ou instalação de uma placa de expansão O computador tem dois soquetes de expansão PCI Express x1, um soquete de expansão PCI Express x16 e um soquete de expansão PCI Express x16 que é rebaixado a um soquete x4. NOTA: Os soquetes PCI Express admitem somente placas de baixo perfil. Você pode instalar uma placa de expansão PCI Express x1, x4, x8 ou x16 no soquete PCI Express x16.
NOTA: Antes de remover uma placa de expansão instalada, desconecte quaisquer cabos conectados à placa de expansão. a. Para instalar uma placa de expansão em um slot vazio, remova a tampa da placa de expansão apropriada na parte traseira do chassi. Puxe a tampa do slot na vertical e, em seguida, para fora do chassi. b. Caso esteja removendo uma placa PCI Express x1, segure a placa em ambos os extremos e, cuidadosamente, movimente a placa para frente e para trás até soltar os conectores do soquete.
c. Para remover uma placa PCI Express x16, puxe a alavanca retentora localizada na parte traseira do soquete de expansão (1) e, cuidadosamente, movimente a placa para frente e para trás até soltar os conectores do soquete. Puxe a placa de expansão para cima (2) para tirá-la do soquete, e depois para longe do interior do chassi (3), para liberá-la do chassi. Tenha cuidado para não arranhar a placa em outros componentes. 10. Guarde a placa removida em uma embalagem antiestática. 11.
12. Para instalar uma nova placa de expansão, segure-a bem acima do soquete de expansão, na placa do sistema, depois mova a placa em direção à parte traseira do chassi (1) para que a parte inferior no suporte da placa deslize no slot baixo do chassi. Pressione a placa cuidadosamente para baixo e para dentro do slot de expansão na placa do sistema (2). NOTA: Ao instalar a placa de expansão, pressione-a firmemente de modo que todo o conector se encaixe corretamente no soquete da placa de expansão. 13.
18. Bloqueie quaisquer dispositivos de segurança que foram desbloqueados para remoção do painel de acesso. 19. Reconfigure o computador, se necessário.
Remoção e instalação de unidades Quando instalar unidades, siga estas instruções: ● A unidade de disco rígido primária Serial ATA (SATA) deve ser conectada ao conector primário SATA azulescuro na placa do sistema, rotulado como SATA0. ● Conecte as unidades de disco rígido secundárias e as unidades ópticas a um dos conectores SATA azulclaro na placa de sistema (identificados como SATA1 e SATA3).
Remoção de uma unidade óptica fina de 9,5 mm 1. Remova/desencaixe quaisquer dispositivos de segurança que impeçam a abertura do computador. 2. Retire todas as mídias removíveis, tais como CD ou unidades flash USB, do computador. 3. Desligue o computador corretamente através do sistema operacional e desligue todos os dispositivos externos. 4. Desligue o cabo de alimentação da tomada de CA e desconecte todos os dispositivos externos.
8. Empurre a trava de liberação verde no lado direito da parte traseira da unidade em direção ao centro da unidade (1), depois deslize a unidade para frente e retire-a do compartimento (2).
Instalação de uma unidade óptica fina de 9,5 mm 1. Remova/desencaixe quaisquer dispositivos de segurança que impeçam a abertura do computador. 2. Retire todas as mídias removíveis, tais como CD ou unidades flash USB, do computador. 3. Desligue o computador corretamente através do sistema operacional e desligue todos os dispositivos externos. 4. Desligue o cabo de alimentação da tomada de CA e desconecte todos os dispositivos externos.
9. Deslize a unidade óptica totalmente para dentro do compartimento através do painel frontal (1) até a trava na parte traseira da unidade encaixar no lugar (2). 10. Conecte os cabos de alimentação (1) e de dados (2) na parte traseira da unidade. 11. Conecte o outro lado do cabo de dados a um dos conectores SATA azul-claro na placa de sistema rotulada como SATA1 ou SATA3. NOTA: Consulte Conexões da placa do sistema na página 12 para obter uma ilustração dos conectores de unidades da placa do sistema. 12.
Remoção de unidade de disco rígido de 3,5 polegadas NOTA: Antes de remover a unidade de disco rígido antigo, certifique-se de fazer backup dos dados dessa unidade antes de removê-la para que possa transferir os dados para a nova unidade de disco rígido. Há dois compartimentos de unidade de disco rígido de 3,5 polegadas. O procedimento de remoção de um disco rígido de 3,5 polegadas é o mesmo para cada compartimento de unidade. 1.
8. Puxe para fora a trava de liberação próxima da parte traseira da unidade de disco rígido (1). Quando retirar a alavanca de liberação, erga a parte traseira da unidade (2) e, em seguida, deslize a parte frontal da unidade para trás, levantando-a do compartimento (3). 9. Remova os quatro parafusos de montagem (dois em cada lado) da unidade antiga. Você precisará desses parafusos para instalar uma nova unidade.
Instalação de unidade de disco rígido de 3,5 polegadas NOTA: Há dois compartimentos de unidade de disco rígido de 3,5 polegadas. O procedimento de instalação de um disco rígido de 3,5 polegadas é o mesmo para cada compartimento de unidade. 1. Remova/desencaixe quaisquer dispositivos de segurança que impeçam a abertura do computador. 2. Retire todas as mídias removíveis, tais como CD ou unidades flash USB, do computador. 3.
– Prenda a unidade no compartimento de suporte do adaptador instalando quatro parafusos de suporte pretos do adaptador M3 na parte de baixo do suporte e na unidade.
– 8. 30 Instale quatro parafusos de montagem pratas e azuis 6-32 no suporte do adaptador (dois em cada lado do suporte). Alinhe os parafusos de montagem na parte frontal da unidade de disco rígido com os slots no compartimento da unidade e pressione a parte frontal da unidade para baixo e para frente, para dentro do compartimento (1). Em seguida, pressione a parte traseira da unidade para baixo no compartimento da unidade (2) para travá-la no lugar.
9. Conecte os cabos de alimentação (1) e de dados (2) na parte traseira da unidade de disco rígido. NOTA: Se a unidade de disco rígido de 3,5 polegadas for a unidade principal, conecte a outra extremidade do cabo de dados ao conector SATA azul escuro no SATA0 identificado na placa do sistema. Se for uma unidade de disco rígido secundária, conecte a outra extremidade do cabo de dados a um dos conectores SATA azuis claros na placa do sistema. 10. Recoloque o painel de acesso do computador. 11.
Remoção de unidade de disco rígido de 2,5 polegadas 1. Remova/desencaixe quaisquer dispositivos de segurança que impeçam a abertura do computador. 2. Retire todas as mídias removíveis, tais como CD ou unidades flash USB, do computador. 3. Desligue o computador corretamente através do sistema operacional e desligue todos os dispositivos externos. 4. Desligue o cabo de alimentação da tomada de CA e desconecte todos os dispositivos externos.
9. Desconecte os cabos de alimentação (1) e de dados (2) da parte traseira da unidade de disco rígido. 10. Puxe para fora a alavanca de liberação na parte traseira da unidade (1). Deslize a unidade para trás até pará-la e, em seguida, puxe-a para baixo e para fora do compartimento (2). 11. Se você estiver instalando uma unidade nova, consulte Instalação de unidade de disco rígido de 2,5 polegadas na página 34.
Instalação de unidade de disco rígido de 2,5 polegadas 1. Remova/desencaixe quaisquer dispositivos de segurança que impeçam a abertura do computador. 2. Retire todas as mídias removíveis, tais como CD ou unidades flash USB, do computador. 3. Desligue o computador corretamente através do sistema operacional e desligue todos os dispositivos externos. 4. Desligue o cabo de alimentação da tomada de CA e desconecte todos os dispositivos externos.
9. Gire o compartimento de unidade até a posição vertical. 10. Alinhe os parafusos de montagem na unidade com os slots J nas laterais do compartimento da unidade. Empurre a unidade no compartimento e deslize-a para frente até ela travar no lugar.
11. Conecte os cabos de alimentação (1) e de dados (2) na parte traseira da unidade de disco rígido. NOTA: Se a unidade de disco rígido de 2,5 polegadas for a unidade principal, conecte a outra extremidade do cabo de dados ao conector SATA azul escuro no SATA0 identificado na placa do sistema. Se for uma unidade de disco rígido secundária, conecte a outra extremidade do cabo de dados a um dos conectores SATA azuis claros na placa do sistema. 12.
16. Reconecte o cabo de alimentação e quaisquer dispositivos externos e, em seguida, ligue o computador. 17. Bloqueie quaisquer dispositivos de segurança que foram desbloqueados para remoção do painel de acesso. Remoção e instalação de um cartão de armazenamento SSD M.2 NOTA: O computador suporta cartões de SSD M.2 2230 e 2280. 1. Remova/desencaixe quaisquer dispositivos de segurança que impeçam a abertura do computador. 2.
9. Para remover um cartão de armazenamento SSD M.2, remova o parafuso que prende o cartão (1), levante a extremidade do cartão (2) e, em seguida, deslize-o para fora do conector da placa do sistema (3). 10. Para instalar um cartão SSD M.2, deslize os pinos do cartão no conector da placa do sistema enquanto mantém o cartão em um ângulo de aproximadamente 30° (1). Pressione a outra extremidade do cartão para baixo (2) e, em seguida, prenda-o com o parafuso (3).
11. Baixe o compartimento de unidades de volta para a posição normal. IMPORTANTE: unidades. Tenha cuidado para não apertar nenhum cabo ou fio quando baixar o compartimento de 12. Substitua a tampa frontal. 13. Recoloque o painel de acesso do computador. 14. Se o computador estava num suporte, reponha-o. 15. Reconecte o cabo de alimentação e quaisquer dispositivos externos e, em seguida, ligue o computador. 16.
Instalação de uma trava de segurança As travas de segurança exibidas abaixo e nas páginas a seguir podem ser utilizadas para proteger o computador.
Bloqueio de Segurança V2 para HP Business PC O Bloqueio de Segurança para PC HP é projetado para proteger todos os dispositivos na sua estação de trabalho. 1. Prenda o prendedor de cabo de segurança a uma área de trabalho usando os parafusos apropriados para o ambiente (parafusos não fornecidos) (1) e, em seguida, encaixe a tampa na base do prendedor de cabo (2). 2. Passe o cabo de segurança ao redor de um objeto fixo.
42 3. Deslize o cabo de segurança por meio do prendedor de cabo de segurança. 4. Puxe os braços em tesoura da trava do monitor bloqueio para fora e insira a trava no slot de segurança na parte traseira do monitor (1), feche os braços em tesoura juntos para prender a trava no lugar (2) e, em seguida, deslize o guia do cabo através do centro da trava do monitor (3).
5. Deslize o cabo de segurança através do guia de segurança instalado no monitor. 6. Prenda o dispositivo de fixação do cabo auxiliar a um desktop usando o parafuso apropriado para o ambiente (parafuso não fornecido) (1) e, em seguida, coloque os cabos auxiliares na base do dispositivo de fixação (2).
44 7. Deslize o cabo de segurança pelos orifícios no prendedor de cabo acessório. 8. Parafuse o bloqueio no chassi utilizando o parafuso fornecido.
9. Insira o plugue do cabo de segurança na trava (1) e pressione o botão (2) para prender a trava. Use a chave fornecida para desprender o bloqueio. 10. Quando tiver concluído todas as etapas, todos os dispositivos na sua estação de trabalho estarão seguros.
A Substituição da bateria A bateria que acompanha o computador fornece energia ao relógio de tempo real. Ao substituir a bateria, utilize uma que seja equivalente à bateria instalada originalmente no computador. O computador vem com uma bateria plana de lítio de 3 volts. AVISO! O computador possui uma bateria interna de lítio e dióxido de manganês. Há riscos de incêndio e queimaduras se a bateria não for manipulada apropriadamente. Para reduzir o risco de lesões pessoais: Não tente recarregar a bateria.
8. Dependendo do tipo de compartimento de bateria na placa do sistema, siga estas instruções para substituir a bateria. Tipo 1 a. Levante a bateria e retire-a do compartimento. b. Encaixe a bateria de reposição no lugar, com o lado positivo voltado para cima. O compartimento da bateria prende automaticamente a bateria na posição correta. Tipo 2 a. Para soltar a bateria do seu compartimento, aperte o presilha de metal localizada acima de uma das bordas da bateria.
b. Insira a nova bateria e posicione o clipe de volta em seu lugar. NOTA: Após a substituição da bateria, siga esses passos para concluir este procedimento. 9. Recoloque o painel de acesso do computador. 10. Se o computador estava num suporte, reponha-o. 11. Reconecte o cabo de alimentação e quaisquer dispositivos externos e, em seguida, ligue o computador. 12. Redefina a data e hora, suas senhas e quaisquer configurações especiais do sistema, usando o Utilitário de Configuração do Computador. 13.
B Descarga eletrostática Uma descarga de eletricidade estática provocada por um dedo humano ou outro condutor pode danificar as placas do sistema ou outros dispositivos sensíveis à eletricidade estática. Este tipo de dano pode reduzir a expectativa de vida útil do dispositivo. Prevenção contra danos eletrostáticos Para impedir danos eletrostáticos observe as seguintes precauções: ● Evite contato manual, transportando e armazenando produtos em embalagens protegidas contra eletricidade estática.
C Orientações operacionais do computador, cuidados de rotina e preparação para transporte Orientações operacionais do computador e cuidados de rotina Siga estas instruções para instalação e cuidado correto do computador e monitor: 50 ● Mantenha o computador longe de umidade excessiva, de luz solar direta e de frio ou calor extremo. ● Utilize o computador em uma superfície firme e nivelada.
Precauções com a unidade óptica Verifique as instruções a seguir quando operar ou limpar a unidade óptica. Operação ● Não mova a unidade durante a operação. Isso pode fazer com que ela não funcione corretamente durante a leitura. ● Evite expor a unidade a mudanças bruscas de temperatura, pois isso pode causar condensação na parte interna da unidade. Se a temperatura mudar bruscamente enquanto a unidade estiver ligada, aguarde pelo menos uma hora antes de desligá-la.
D Acessibilidade A HP projeta, produz e comercializa produtos e serviços que podem ser usados por todos, inclusive por pessoas com deficiências, seja de modo independente ou com os dispositivos auxiliares apropriados. Tecnologias auxiliares suportadas Os produtos HP são compatíveis com uma ampla variedade de tecnologias auxiliares para sistemas operacionais e podem ser configurados para funcionar com tecnologias auxiliares adicionais.
Índice A acessibilidade 52 B bloqueios Bloqueio de Segurança para HP Business PC 41 cadeado 40 Trava de cabo 40 C Cartão SSD M.2 instalação 37 remoção 37 componentes do painel frontal 2 componentes do painel posterior 3 conexões da placa do sistema 12 Conversão de torre 11 D descarga eletrostática, prevenção contra danos 49 F filtro de poeira 9 I instalação bateria 46 cabos da unidade 21 Cartão SSD M.