Informação Básica HP Notebook
© Copyright 2011 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Bluetooth é uma marca comercial detida pelo respectivo proprietário e utilizada pela Hewlett-Packard Company sob licença. Microsoft e Windows são marcas registadas da Microsoft Corporation nos E.U.A. O logótipo SD é marca comercial do seu proprietário. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Aviso de segurança AVISO! Para reduzir a possibilidade de lesões relacionadas com o calor ou o sobreaquecimento do computador, não coloque o computador directamente sobre o seu colo ou obstrua as aberturas de ventilação do ar do computador. Utilize o computador apenas em superfícies planas e rígidas. Não permita que outra superfície rígida, como uma impressora opcional adjacente, ou uma superfície flexível, como travesseiros, tapetes ou roupas, bloqueiem a circulação de ar.
iv Aviso de segurança
Índice 1 Bem-vindo ....................................................................................................................................................... 1 Localizar informações .......................................................................................................................... 2 2 Conhecer o seu computador ......................................................................................................................... 4 Parte superior ........................
Utilização do teclado numérico .......................................................................................... 26 Utilizar o teclado numérico integrado ................................................................ 27 Utilizar um teclado numérico externo opcional ................................................. 27 Utilizar dispositivos apontadores ........................................................................................................
Windows Vista .................................................................................................................................... 58 Fazer cópias de segurança das suas informações ........................................................... 58 Efectuar uma recuperação ................................................................................................ 59 Utilizar as ferramentas de recuperação do Windows ........................................
viii
1 Bem-vindo ● Localizar informações Depois de configurar e registar o computador, é importante executar os seguintes passos: ● Ligar-se à Internet — Configure a sua rede com ou sem fios para que possa aceder à Internet. Para obter mais informações, consulte Rede na página 19. ● Actualizar o software antivírus — Proteja o seu computador contra danos causados pelos vírus. O software é pré-instalado no computador e inclui uma subscrição limitada para actualizações gratuitas.
Localizar informações O computador incorpora vários recursos para o auxiliar na realização de várias tarefas. Recursos Para informações sobre Cartaz de Instruções de Configuração ● Como configurar o computador ● Ajuda para identificar os componentes do computador Informação Básica ● Funcionalidades do computador Para aceder a este manual: ● Como ligar a uma rede sem fios Seleccione Iniciar > Ajuda e Suporte > Manuais do Utilizador.
Recursos Para informações sobre Manual de Segurança e Conforto ● Configuração de uma estação de trabalho, postura, saúde e hábitos de trabalho adequados ● Informações de segurança sobre electricidade e mecânica Para aceder a este manual: Seleccione Iniciar > Ajuda e Suporte > Manuais do Utilizador. – ou – Seleccione Iniciar >Todos os Programas > HP > Documentação da HP. – ou – Vá para http://www.hp.com/ergo.
2 4 Conhecer o seu computador ● Parte superior ● Parte frontal ● Direita ● Esquerda ● Ecrã ● Parte posterior ● Parte inferior Capítulo 2 Conhecer o seu computador
Parte superior Painel Táctil Componente Descrição (1) Botão esquerdo do pointing stick Funciona como o botão esquerdo de um rato externo. (2) Botão central do pointing stick Funciona como o botão central num rato externo. (3) Pointing stick Move o ponteiro e selecciona ou activa itens no ecrã. (4) Botão direito do pointing stick Funciona como o botão direito de um rato externo. (5) Botão direito do Painel Táctil Funciona como o botão direito de um rato externo.
Luzes Componente (1) Descrição Luz indicadora do Painel Táctil ligado/ desligado ● Apagada: o Painel Táctil está ligado. ● Amarela: o Painel Táctil está desligado. (2) Luz do Caps Lock Acesa: a função caps lock está activada. (3) Luz de energia ● Acesa: o computador está ligado. ● Intermitente: o computador está no modo de Suspensão. ● Apagada: o computador está desligado ou em Hibernação. (4) Luz num lock Acesa: a função num lock está activada.
Componente (7) Descrição luz QuickWeb ● Acesa: o computador está ligado. ● Apagada: o computador está desligado ou em Hibernação. NOTA: Para mais informações, consulte "HP QuickWeb" neste guia e a Ajuda do software HP QuickWeb. (8) Luz da calculadora ● Acesa: a função de calculadora do Windows® está ligada. ● Intermitente: quando pressiona o botão da calculadora, a luz pisca 4 vezes e, depois, a calculadora do Windows é aberta.
Botões e leitor de impressões digitais Componente Descrição (1) Botão para ligar/desligar o Painel Táctil Liga e desliga o Painel Táctil. (2) Botão de energia ● Quando o computador está desligado, prima o botão para o ligar. ● Quando o computador está ligado, prima brevemente o botão para iniciar o modo de Suspensão. ● Quando o computador está em modo de Suspensão, prima rapidamente o botão para sair desse modo.
Componente (5) Descrição Botão QuickWeb ● Quando o computador está desligado ou no modo de Hibernação, prima o botão para abrir o HP QuickWeb. ● Quando o computador está no Microsoft Windows, prima o botão para abrir o Web browser predefinido. ● Quando o computador está no HP QuickWeb, prima o botão para abrir o Web browser predefinido. NOTA: Para mais informações, consulte "HP QuickWeb" neste guia e a Ajuda do software HP QuickWeb.
Teclas Componente 10 Descrição (1) Tecla esc Apresenta informações do sistema quando premida em combinação com a tecla fn. (2) Teclas de função Executam funções do sistema utilizadas com frequência quando premidas em combinação com a tecla fn. (3) Tecla fn Executa funções do sistema utilizadas com frequência quando premida em combinação com uma tecla de função ou a tecla esc. (4) Tecla do logótipo do Windows Apresenta o menu Iniciar do Windows.
Parte frontal Componente Descrição (1) ● Branca: um dispositivo integrado sem fios, como, por exemplo, um dispositivo de rede local sem fios (WLAN) e/ ou um dispositivo Bluetooth®, está ligado. ● Amarela: todos os dispositivos sem fios estão desligados. ● Acesa: o computador está ligado. ● Intermitente: o computador está no modo de Suspensão. ● Apagada: o computador está desligado ou em Hibernação. ● Âmbar: a bateria está a carregar. ● Branco: a bateria está quase totalmente carregada.
Componente Descrição (6) Admite os seguintes formatos de cartões digitais: (7) Leitor de cartões multimédia Altifalantes (2) ● MultiMediaCard ● MultiMediaCardplus (MMC+) ● Cartão Secure Digital (SD) ● Cartão Secure Digital HC (SDHC) ● Cartão Secure Digital XC (SDXC) Produzem som. NOTA: Para utilizar o software SRS Premium Sound, seleccione Iniciar > Todos os Programas > SRS Premium Sound.
Direita Componente (1) Descrição Tomada de saída de áudio (auscultadores) Reproduz som quando ligada a colunas estéreo eléctricas opcionais, auscultadores, auriculares, ou a áudio de televisão. AVISO! Para reduzir o risco de danos físicos, ajuste o volume antes de colocar os auscultadores, os auriculares ou um auricular. Para obter informações de segurança adicionais, consulte os Avisos de Regulamentação, Segurança e Ambiente.
Esquerda Componente (1) Descrição Ranhura do cabo de segurança Permite ligar um cabo de segurança opcional ao computador. NOTA: O cabo de segurança foi desenhado para funcionar como factor de desencorajamento, mas poderá não evitar que o computador seja furtado ou indevidamente utilizado. (2) Tomada RJ-45 (rede) Permite ligar cabos de rede. (3) Aberturas de arrefecimento (2) Permite fluxo de ar para refrigerar os componentes internos.
Ecrã Componente Descrição (1) Desliga o ecrã ou inicia o modo de Suspensão se o ecrã for fechado com a alimentação ligada. Interruptor interno do ecrã NOTA: O interruptor do ecrã não é visível do lado externo do computador. (2) Antenas WLAN (3)* Enviam e recebem sinais da comunicação sem fios para comunicar com as redes locais sem fios (WLAN). (3) Antenas WWAN (2)* Enviam e recebem sinais da comunicação sem fios para comunicar com as redes alargadas sem fios (WWAN).
Parte posterior Componente 16 Descrição (1) Tomada RJ-11 (modem) (somente em modelos seleccionados) Permite ligar um cabo de modem. (2) Conector de energia Liga um transformador.
Parte inferior Componente Descrição (1) Compartimento da bateria Guarda a bateria. (2) Ranhura SIM Suporta um módulo de identidade do assinante (SIM) do serviço sem fios. A ranhura SIM está afixada no interior do compartimento da bateria. (3) Fecho de libertação da bateria Liberta a bateria do respectivo compartimento. (4) Conector da bateria acessória Permite ligar uma bateria acessória opcional. (5) Conector de ancoragem Permite ligar um dispositivo de ancoragem opcional.
Componente Descrição (8) Compartimento Bluetooth Contém um dispositivo Bluetooth (somente em modelos seleccionados). (9) Compartimentos de módulo de memória e da comunicação sem fios e compartimento da unidade de disco rígido Contém a unidade do disco rígido, a ranhura do módulo LAN sem fios e a ranhura do módulo de memória.
3 Rede ● Utilizar um fornecedor de serviços de Internet (ISP) ● Ligar a uma rede sem fios NOTA: As funcionalidades do hardware e software da Internet variam consoante o modelo do computador e o local onde se encontra. O seu computador poderá suportar um ou ambos os seguintes tipos de acesso à Internet: ● Sem fios — Para acesso à Internet móvel, é possível utilizar uma ligação sem fios. Consulte Ligar a uma WLAN existente na página 20 ou Configurar uma rede WLAN nova na página 21.
As seguintes funcionalidades ajudá-lo-ão a configurar uma nova conta de Internet ou a configurar o computador para utilizar uma conta existente: ● Serviços de Internet e Offers (disponíveis em alguns locais) — Este utilitário ajuda-o a fazer a inscrição para uma nova conta de Internet e a configurar o computador para utilizar uma conta existente. Para aceder a este utilitário, seleccione Iniciar > Todos os Programas > Serviços Online > Entrar Online.
5. Clique em Ligar. 6. Se necessário, introduza a chave de segurança. Configurar uma rede WLAN nova Equipamento necessário: ● Um modem de banda larga (DSL ou por cabo) (1) e um serviço Internet de alta velocidade adquirido a um fornecedor de serviços Internet (ISP) ● Um router sem fios (adquirido separadamente) (2) ● O seu novo computador sem fios (3) NOTA: Alguns modems têm um router sem fios incorporado. Consulte o seu ISP para determinar o tipo de modem que tem.
Configurar um router sem fios Para obter ajuda na configuração de uma WLAN, consulte as informações fornecidas pelo fabricante do router ou o seu ISP. O sistema operativo Windows também fornece ferramentas para ajudá-lo a configurar uma rede sem fios nova. Para usar as ferramentas do Windows para configurar a sua rede: ● Windows 7 — Seleccione Iniciar > Painel de Controlo > Rede e Internet > Centro de Rede e Partilha > Configurar uma nova ligação ou rede > Configurar uma rede.
4 HP QuickWeb Informação básica O ambiente HP QuickWeb proporciona uma forma divertida e interessante de desempenhar muitas das suas actividades favoritas. O computador fica pronto a ser utilizado segundos após iniciar o QuickWeb, permitindo que aceda rapidamente à Internet, widgets e programas de comunicação. Basta premir o botão QuickWeb no seu computador e, em seguida, comece a navegar na Internet, a comunicar com Skype e a explorar outros programas HP QuickWeb.
Botão Comportamento Botão QuickWeb ● Quando o computador está desligado ou em Hibernação, abre o HP QuickWeb. ● Quando o computador está no Microsoft Windows, abre o Web browser predefinido. ● Quando o computador está no HP QuickWeb, abre o Web browser predefinido. NOTA: Se o seu computador não possuir o software HP QuickWeb, o botão não desempenha qualquer acção ou função. NOTA: 24 Para mais informação, consulte a Ajuda do software HP QuickWeb.
5 Teclado e dispositivos apontadores ● Utilizar o teclado ● Utilizar dispositivos apontadores Utilizar o teclado Identificar as teclas de atalho Uma tecla de atalho é uma combinação da tecla fn (1) e a tecla esc (2) ou uma das teclas de função (3). Para utilizar uma tecla de atalho: ▲ Prima por breves instantes a tecla fn e, em seguida, prima por breves instantes a segunda tecla da combinação de teclas de atalho. Combinação de teclas de atalho fn+esc Descrição Apresenta informações do sistema.
Combinação de teclas de atalho fn+f3 Descrição Inicia o modo de Suspensão, que guarda as suas informações no sistema. O ecrã e os outros componentes do sistema desligam-se e a energia é conservada. Para sair da Suspensão, prima por breves momentos o botão de alimentação. CUIDADO: Para reduzir o risco de perda de informações, guarde o trabalho antes de iniciar a Suspensão.
Utilizar o teclado numérico integrado (1) Componente Descrição Tecla num lk Alterna entre a função de navegação e a função numérica no teclado numérico integrado. NOTA: A função do teclado numérico que se encontra activa quando o computador for desligado permanece ligada quando o computador for novamente ligado. (2) Teclado numérico integrado Pode ser utilizado como um teclado numérico externo. (3) Luz Num Lock ● Acesa: a função do teclado numérico é a função numérica.
Utilizar dispositivos apontadores NOTA: Para além dos dispositivos apontadores incluídos no seu computador, pode utilizar um rato USB externo (adquirido separadamente), ligando-o a uma das portas USB do computador. Definir preferências do dispositivo apontador Utilize as Propriedades do Rato no Windows para personalizar as definições dos dispositivos apontadores, tais como a configuração de botões, velocidade do clique e opções de apontar.
Ligar e desligar o Painel Táctil Para ligar e desligar o Painel Táctil, toque rapidamente duas vezes no botão/luz de Painel Táctil ligado/desligado. NOTA: Quando o Painel Táctil está ligado, a luz de Painel Táctil ligado/desligado está desligada. Navegar Para mover o ponteiro, faça deslizar o dedo pela superfície do TouchPad na direcção pretendida.
Seleccionar Utilize os botões esquerdo e direito do TouchPad, como se fossem os botões correspondentes de um rato externo. Utilizar gestos do Painel Táctil O Painel Táctil suporta uma variedade de gestos. Para utilizar os gestos do Painel Táctil, coloque dois dedos em simultâneo no Painel Táctil. NOTA: Os gestos do Painel Táctil não são suportados em todos os programas. Para ver a demonstração de um gesto: 1.
Deslocamento A deslocação é útil para se mover para cima, para baixo ou para os lados numa página ou imagem. Para se deslocar, coloque dois dedos ligeiramente afastados no Painel Táctil e, em seguida, arraste-os pelo Painel Táctil num movimento para cima, para baixo, para a esquerda ou para a direita. NOTA: A velocidade de deslocamento é controlada pela velocidade dos dedos. NOTA: O deslocamento com dois dedos é activado na fábrica.
Rotação A rotação permite-lhe rodar itens, como fotografias. Para rodar, fixe o seu indicador esquerdo na zona do Painel Táctil. Mova o indicador direito à volta do dedo fixo num movimento de varrimento, movendo-se da posição das 12 horas para a posição das 3 horas. Para inverter a rotação, mova o indicador direito da posição das 3 horas para a posição das 12 horas. NOTA: A rotação tem de ser efectuada dentro da zona do Painel Táctil. NOTA: A rotação é desactivada na fábrica.
6 Manutenção ● Introduzir ou remover a bateria ● Retirar ou voltar a colocar a tampa inferior ● Substituir ou actualizar a unidade de disco rígido ● Substituir uma unidade no compartimento de actualização ● Adicionar ou substituir módulos de memória ● Utilizar o botão DreamColor (somente em modelos seleccionados) ● Actualizar programas e controladores Introduzir ou remover a bateria NOTA: Para obter informações adicionais sobre a utilização da bateria, consulte o Manual de Referência do Note
Para retirar a bateria: CUIDADO: A remoção de uma bateria que é a única fonte de energia do computador pode causar perda de informações. Para evitar a perda de informações, guarde o trabalho e inicie o modo de Hibernação ou encerre o computador através do Windows antes de remover a bateria. 34 1. Vire o computador ao contrário sobre uma superfície plana, com o compartimento da bateria virado para o outro lado. 2. Faça deslizar o fecho de abertura da bateria (1) para soltá-la. 3.
Retirar ou voltar a colocar a tampa inferior CUIDADO: Para evitar a perda de informações ou a falta de resposta do sistema: Guarde o trabalho e encerre o computador antes de adicionar ou substituir um módulo de memória ou disco rígido. Se não tiver a certeza se o computador está desligado ou em hibernação, ligue-o deslizando o interruptor de alimentação rapidamente para a direita. Em seguida, encerre o computador através do sistema operativo.
Voltar a colocar a tampa inferior Volte a colocar a tampa inferior depois de aceder à ranhura do módulo de memória, à unidade de disco rígido, à etiqueta de regulamentação e a outros componentes. Para voltar a colocar a tampa inferior: 1. Incline a tampa inferior para alinhar a extremidade dianteira da tampa inferior com a extremidade dianteira do computador (1). 2. Insira as patilhas de alinhamento (2) na extremidade traseira da tampa inferior nos entalhes do computador. 3.
Substituir ou actualizar a unidade de disco rígido CUIDADO: Para evitar a perda de informações ou a falta de resposta do sistema: Encerre o computador antes de remover a unidade de disco rígido do respectivo compartimento. Não remova a unidade de disco rígido com o computador ligado, em Suspensão ou em Hibernação. Se não tiver a certeza se o computador está desligado ou em hibernação, ligue-o deslizando o interruptor de alimentação rapidamente para a direita.
11. Levante a unidade de disco rígido (3), retirando-a do respectivo compartimento. Instalar uma unidade de disco rígido Para instalar uma unidade de disco rígido: 38 1. Vire o computador ao contrário sobre uma superfície plana, com o compartimento da unidade de disco rígido virado para si. 2. Insira a unidade de disco rígido inclinada no compartimento da unidade de disco rígido e nivela-a no interior do compartimento (1). 3.
4. Aperte o parafuso da unidade de disco rígido (3). 5. Feche o suporte do smart card (1). 6. Aperte os parafusos do suporte do smart card (2). 7. Aperte os parafusos da unidade de disco rígido (3). 8. Volte a colocar a tampa inferior (consulte Retirar ou voltar a colocar a tampa inferior na página 35). 9. Insira a bateria (consulte Introduzir ou remover a bateria na página 33).
10. Ligue a alimentação CA e os dispositivos externos ao computador. 11. Ligue o computador.
Substituir uma unidade no compartimento de actualização O compartimento de actualização pode conter uma unidade de disco rígido ou uma unidade óptica. Substituir uma unidade de disco rígido CUIDADO: Para evitar a perda de informações ou a falta de resposta do sistema: Encerre o computador antes de remover o disco rígido do compartimento de actualização. Não remova a unidade de disco rígido com o computador ligado, em Suspensão ou em Hibernação.
11. Remova a unidade de disco rígido do compartimento de actualização (3). Para instalar uma unidade de disco rígido no compartimento de actualização: 42 1. Vire o computador ao contrário sobre uma superfície plana, com o compartimento de actualização virado para si. 2. Introduza a unidade de disco rígido (1) no compartimento de actualização e aperte o parafuso do compartimento (2).
3. Volte a colocar os parafusos da unidade de disco rígido. 4. Volte a colocar a tampa inferior (consulte Retirar ou voltar a colocar a tampa inferior na página 35). 5. Insira a bateria (consulte Introduzir ou remover a bateria na página 33). 6. Vire o computador para cima e volte a ligar a alimentação CA e os dispositivos externos ao computador. 7. Ligue o computador.
9. Com uma chave de fendas, empurre cuidadosamente a patilha para soltar a unidade óptica (2). 10. Remova a unidade óptica do compartimento de actualização (3). Para instalar uma unidade óptica no compartimento de actualização: 44 1. Vire o computador ao contrário sobre uma superfície plana, com o compartimento de actualização virado para si. 2. Insira a unidade óptica no compartimento de actualização (1). 3. Aperte o parafuso do compartimento de actualização (2). 4.
Adicionar ou substituir módulos de memória O computador tem dois compartimentos de módulos de memória. Um compartimento de módulo de memória encontra-se por baixo do teclado (principal) e o outro encontra-se por baixo da tampa inferior (expansão).
6. Se estiver a substituir um módulo de memória, remova o módulo de memória existente: a. Abra os clipes de retenção (1) de cada lado do módulo de memória. O módulo de memória solta-se. b. Segure as extremidades do módulo de memória (2) e puxe-o cuidadosamente para fora da ranhura de módulo de memória. CUIDADO: Para impedir a ocorrência de danos no módulo de memória, segure-o apenas pelas extremidades. Não toque nos componentes do módulo de memória.
c. Empurre cuidadosamente o módulo de memória (3), pressionando as extremidades direita e esquerda, até os clipes de retenção encaixarem. CUIDADO: Para evitar danificar o módulo de memória, certifique-se de que não o dobra. 8. Volte a colocar a tampa inferior (consulte Retirar ou voltar a colocar a tampa inferior na página 35). 9. Insira a bateria (consulte Introduzir ou remover a bateria na página 33). 10. Ligue a alimentação CA e os dispositivos externos ao computador. 11. Ligue o computador.
6. Remova o teclado: a. Com o computador ao contrário, desaperte os parafusos do teclado (1) na parte inferior do computador. b. Solte o teclado pressionando o entalhe de desbloqueio do teclado (2). c. Vire o computador para cima, levante a extremidade superior do teclado e, em seguida, pouse o teclado no Painel Táctil. NOTA: Não desligue o cabo do teclado. Para evitar desligar o cabo do teclado, não afaste o teclado do computador. 7.
b. Segure as extremidades do módulo de memória (2) e puxe-o cuidadosamente para fora da ranhura de módulo de memória. CUIDADO: Para impedir a ocorrência de danos no módulo de memória, segure-o apenas pelas extremidades. Não toque nos componentes do módulo de memória. CUIDADO: Para proteger um módulo de memória após a remoção, coloque-o num recipiente com protecção electrostática. 8.
9. 50 Volte a colocar o teclado: a. Levante o teclado e vire-o ao contrário (1), pousando-o na estrutura da base. b. Encaixe as patilhas do teclado (2) nas ranhuras da estrutura da base. c. Pressione suavemente o teclado (3) de modo a encaixar.
d. Vire o computador ao contrário e aperte os parafusos do teclado (4) para o bloquear na posição correcta. 10. Volte a colocar a tampa inferior (consulte Retirar ou voltar a colocar a tampa inferior na página 35). 11. Insira a bateria (consulte Introduzir ou remover a bateria na página 33). 12. Ligue a alimentação CA e os dispositivos externos ao computador. 13. Ligue o computador.
Utilizar o botão DreamColor (somente em modelos seleccionados) Os modelos de computador com o ecrã HP DreamColor incluem o software HP Mobile Display Assistant pré-instalado. Pode utilizar este programa para ajustar definições de cor do ecrã, como a colorimetria predefinida, o ponto branco/temperatura da cor e a luminância/brilho.
7 Cópia de segurança e recuperação Windows 7 ● Fazer cópias de segurança das suas informações ● Realizar uma recuperação do sistema Para proteger as suas informações, utilize a ferramenta Cópia de Segurança e Restauro do Windows para efectuar uma cópia de segurança das pastas e ficheiros individuais, efectuar uma cópia de segurança da unidade de disco rígido completa (somente em modelos seleccionados), criar discos de reparação do sistema (somente em modelos seleccionados), utilizando a unidade óptica
Fazer cópias de segurança das suas informações A recuperação após uma falha do sistema é tão completa como as suas cópias de segurança mais actuais. Deverá criar discos de reparação do sistema (somente em modelos seleccionados) utilizando a unidade óptica instalada (somente em modelos seleccionados) ou uma unidade óptica externa opcional, e efectuar a sua cópia de segurança inicial imediatamente após a configuração do software.
Realizar uma recuperação do sistema No caso de instabilidade ou falha do sistema, o computador dispõe das seguintes ferramentas para recuperar os seus ficheiros: ● Ferramentas de recuperação do Windows: Pode utilizar a ferramenta Cópia de Segurança e Restauro do Windows para recuperar informação que tenha copiado anteriormente. Pode também utilizar o utilitário Reparação do Arranque do Windows para resolver problemas que poderão impedir o Windows de iniciar correctamente.
NOTA: Para obter informações adicionais sobre a recuperação de informações com as ferramentas do Windows, pesquise estes tópicos na Ajuda e Suporte. Utilizar as ferramentas de recuperação f11 CUIDADO: A utilização de f11 apaga completamente o conteúdo da unidade de disco rígido e volta a formatá-la. Todos os ficheiros criados e qualquer software instalado no computador serão removidos permanentemente.
4. Siga as instruções apresentadas no ecrã. 5. Clique em Seguinte. 6. Seleccione Reparar o seu computador. 7. Siga as instruções apresentadas no ecrã.
Windows Vista Para proteger a sua informação, utilize o Centro de Cópia de Segurança e Restauro para fazer cópias de segurança de ficheiros e pastas individuais, para fazer cópias de segurança de toda a unidade de disco rígido (somente em modelos seleccionados) ou para criar pontos de restauro do sistema. Em caso de falha do sistema, pode utilizar os ficheiros de cópia de segurança para restaurar o conteúdo do computador.
● Quando efectuar cópias de segurança para discos, utilize qualquer um dos seguintes tipos de discos (adquiridos separadamente): CD-R, CD-RW, DVD+R, DVD+R DL, DVD-R, DVD-R DL ou DVD±RW. Os discos a utilizar dependem do tipo de unidade óptica instalada no computador. NOTA: Os DVDs e DVDs com suporte de dupla camada (DL) guardam mais informações do que os CDs. Deste modo, a sua utilização para cópias de segurança reduz o número de discos de recuperação necessários.
CUIDADO: A utilização da Reparação do Arranque apaga completamente o conteúdo da unidade de disco rígido e volta a formatá-la. Todos os ficheiros criados e qualquer software instalado no computador serão removidos permanentemente. Quando a formatação estiver concluída, o processo de recuperação restaura o sistema operativo, bem como os controladores, o software e os utilitários a partir da cópia de segurança utilizada para a recuperação. 1.
3. Ligue ou reinicie o computador e prima esc enquanto a mensagem “Press the ESC key for Startup Menu” (Premir a tecla ESC para aceder ao Menu de Arranque) é apresentada na parte inferior do ecrã. 4. Prima f11 enquanto a mensagem "Press for recovery" (Prima para a recuperação) estiver a ser apresentada no ecrã. 5. Siga as instruções apresentadas no ecrã.
8 62 Suporte a clientes ● Contactar o Suporte a clientes ● Etiquetas Capítulo 8 Suporte a clientes
Contactar o Suporte a clientes Se as informações fornecidas neste manual do utilizador, no Manual de Referência do Notebook HP ou na Ajuda e Suporte não contemplarem as suas questões, pode contactar o Suporte ao cliente HP em: http://www.hp.com/go/contactHP NOTA: Para obter suporte internacional, clique em Contact HP worldwide (Contactar a HP em todo o mundo) do lado esquerdo da página ou vá para http://welcome.hp.com/country/us/en/ wwcontact_us.html. Aqui pode: ● Conversar online com um técnico da HP.
Etiquetas As etiquetas afixadas no computador contêm informações de que pode necessitar para resolver problemas no sistema ou levar o computador para o estrangeiro: ● Etiqueta do número de série – Fornece informações importantes, incluindo as seguintes: Componente (1) Nome do produto (2) Número de série (n/s) (3) Número de peça/Número do produto (p/n) (4) Período de garantia (5) Descrição do modelo Tenha estas informações disponíveis, sempre que contactar a assistência técnica.
9 Especificações ● Potência de entrada ● Ambiente operativo Potência de entrada As informações sobre energia fornecidas nesta secção podem ser úteis, caso tencione levar o computador para o estrangeiro. O computador funciona com corrente contínua, que poderá ser fornecida por uma fonte de corrente alterna (CA) ou de corrente contínua (CC). A alimentação CA tem de fornecer uma tensão de 100 a 240 V, 50 a 60 Hz.
Ambiente operativo Factor Métricas EUA Em funcionamento (a gravar disco óptico) 5°C a 35°C 41°F a 95°F Desligado -20°C a 60°C -4°F a 140°F Em funcionamento 10% a 90% 10% a 90% Desligado 5% a 95% 5% a 95% Em funcionamento -15 m a 3.048 m -50 pés a 10.000 pés Desligado -15 m a 12.192 m -50 pés a 40.
Índice Remissivo A aberturas de arrefecimento, identificar 14, 17 ambiente operativo 66 antenas sem fios, identificar 15 antenas WLAN, identificar 15 antenas WWAN, identificar 15 apresentar a imagem, alternar 26 B bateria, substituir 33 botão da comunicação sem fios, identificar 8 botão de silenciar o volume, identificar 8 Botão para ligar/desligar o Painel Táctil 5, 8 Botão QuickWeb 9, 24 botões botão de ejecção da unidade óptica 13 calculadora 9 energia 8 Painel Táctil central 5 Painel Táctil ligado/desl
fecho de libertação da tampa inferior, identificar 17 fecho de libertação do ecrã 11 G gesto de comprimir do Painel Táctil 31 gesto de deslize do Painel Táctil 32 gesto de deslocamento do Painel Táctil 31 gesto de rotação do TouchPad 32 gesto de zoom do Painel Táctil 31 gestos do Painel Táctil comprimir 31 deslize 32 deslocamento 31 zoom 31 gestos do TouchPad rotação 32 I imagem do ecrã, alternar 26 informações de regulamentação etiqueta de regulamentação 64 etiquetas de certificação da comunicação sem fios
teclado numérico incorporado, identificar 27 teclado numérico integrado, identificar 10, 27 teclados numéricos, identificar 27 tecla esc, identificar 10 tecla fn, identificar 10, 25 tecla num lk, identificar 10, 27 teclas aplicações Windows 10 esc 10 fn 10 função 10 logótipo do Windows 10 num lk 10 teclas de atalho ajustar volume 26 alternar a imagem do ecrã 26 aumentar a luminosidade do ecrã 26 carga da bateria 26 descrição 25 diminui a luminosidade do ecrã 26 retroiluminação do teclado 26 sensor de luz am