RAID Manual do utilizador
© Copyright 2011 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Intel é uma marca registada nos EUA e outros países da Intel Corporation. Microsoft, Windows e Windows Vista são marcas comerciais da Microsoft Corporation registadas nos EUA. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. As únicas garantias que cobrem os produtos e serviços da HP são estabelecidas exclusivamente na documentação de garantia que os acompanha.
Índice 1 Introdução ....................................................................................................................................................... 1 2 Visão geral da tecnologia RAID ..................................................................................................................... 2 Terminologia RAID ............................................................................................................................... 2 Modos RAID suportados ..............
iv
1 Introdução Até há pouco tempo, havia opções limitadas para a maioria dos utilizadores de computadores que queriam proteger os seus dados contra perdas, em caso de falha da unidade de disco rígido. Estas opções eram copiar manualmente os ficheiros para uma unidade de cópia de segurança ou utilizar software complicado para cópia de segurança.
2 Visão geral da tecnologia RAID Este capítulo define os termos utilizados neste guia e descreve as tecnologias RAID suportadas por computadores empresariais HP selecionados. Terminologia RAID Alguns dos termos da seguinte tabela têm um sentido mais lato, mas estão definidos no contexto da implementação da tecnologia RAID descrita neste manual. 2 Termo Definição Tolerância a falhas A capacidade do computador de continuar a funcionar se ocorrer uma falha da unidade.
Termo Definição SED (unidade de encriptação automática) Uma unidade de encriptação automática é uma unidade de disco rígido que utiliza a encriptação de hardware para proteger os dados na unidade. Módulo mSATA Um módulo mSATA é um módulo de memória flash com um conector mSATA.
Modos RAID suportados Os modos RAID suportados pelos computadores empresariais HP incluem RAID 0, RAID 1, RAID 5 e Proteção de dados flexível (Recovery), conforme descrito abaixo. Os modos RAID 0, 1 e Recovery requerem duas unidades de disco rígido SATA. O modo RAID 5 requer três unidades de disco rígido SATA.
Sumário do modo RAID A tabela seguinte descreve as funções, aplicações e vantagens dos modos de RAID suportados. Níveis de RAID Função/Aplicações Vantagens/Desvantagens RAID 0 Função: Vantagens: Os dados são distribuídos pelas duas unidades. O desempenho de leitura é superior ao de uma unidade de disco rígido não RAID. Aplicações: ● Edição de imagem ● Produção de vídeo ● Aplicações pré-imprensa A capacidade de memória total é duplicada.
Níveis de RAID Função/Aplicações Vantagens/Desvantagens RAID Recovery Função: Vantagens: Dados idênticos (espelhados) são guardados em duas unidades. Fornece elevada tolerância a falhas. Melhora a funcionalidade do RAID 1 com componentes valiosos. Aplicações: Qualquer aplicação que requeira um método simples de proteção de dados. Os utilizadores podem escolher espelhar os dados continuamente ou mediante solicitação. A recuperação de dados é rápida e fácil.
Tolerância a falhas A tolerância a falhas é a capacidade de uma matriz RAID para aguentar e recuperar de uma falha da unidade. A tolerância a falhas é fornecida por redundância. Portanto, o RAID 0 não tem tolerância a falhas, porque não copia dados para outra unidade de disco rígido. Com o RAID 1 e o Recovery, pode falhar uma unidade sem conduzir à falha da matriz.
3 Sistemas operativos e aparelhos suportados Sistemas operativos suportados HP RAID suporta versões de 32 bits e 64 bits dos sistemas operativos Microsoft® Windows® XP Professional (SP1, SP2 e SP3), Windows Vista® (SP1 e SP2) e Windows 7. Dispositivos suportados Esta secção descreve os dispositivos suportados para migração do RAID, incluindo as unidades SATA, computadores e estação de ancoragem.
Kits opcionais de unidades HP SATA A HP oferece kits opcionais de unidades SATA para o Compartimento de Atualização do computador e o compartimento SATA-swappable da estação de ancoragem para suportar a migração RAID. Para um desempenho ideal do RAID, recomenda-se que ambas as unidades tenham a mesma velocidade. Contudo, os computadores empresariais HP suportados permitem que unidades com diferentes velocidades sejam utilizadas num volume RAID.
Computadores empresariais HP Os computadores empresariais HP seleccionados suportam RAID utilizando software Intel® Rapid Storage Technology (v10 e superior) e uma segunda unidade SATA no Compartimento de Atualização. A seguinte ilustração apresenta um computador suportado com a unidade de disco rígido primária (1) e uma unidade de disco rígido secundária no Compartimento de Atualização (2) que permite o RAID 0, RAID 1 e Recovery.
Estação de Ancoragem Avançada HP O Recovery suporta ancoragem e desancoragem. Pode ser utilizado para implementar a criação de espelho entre a unidade de disco rígido primária (1) e uma unidade de disco rígido opcional no compartimento SATA-swappable da Estação de ancoragem avançada HP (2). A seguinte ilustração apresenta uma Estação de ancoragem avançada HP com a unidade de disco rígido de recuperação no compartimento SATA-swappable que permite o Recovery.
4 Intel Rapid Storage Technology A Intel® Rapid Storage Technology suporta as seguintes funcionalidades do Recovery. Interface Avançada de Controlador Anfitrião A AHCI (Advanced Host Controller Interface, Interface Avançada de Controlador Anfitrião) é uma especificação que permite que a unidade de armazenamento ative funções SATA avançadas, como o Comando Nativo de Enfileiramento e a capacidade de instalação instantânea.
Intel Smart Response Technology (apenas em modelos selecionados) NOTA: A Intel® Smart Response Technology requer que o controlador SATA seja configurado para o modo RAID na Configuração do Computador (BIOS). Normalmente, a SRT já está ativada e no modo RAID de fábrica e não é necessária a configuração do utilizador. A Intel Smart Response Technology (SRT) é uma funcionalidade de colocação em cache da Intel Rapid Storage Technology (RST) que melhora significativamente o desempenho do computador.
4. Selecione a unidade de disco rígido (ou volume RAID) a ser acelerado. NOTA: É altamente recomendado para acelerar o volume do sistema ou o disco do sistema para o máximo desempenho. 5. Selecione o modo de aceleração e, em seguida, clique em OK. A configuração recomendada é o modo Maximizado, que é a aceleração otimizada para o desempenho de entrada/saída. A página atualiza e comunica a nova configuração de aceleração na Vista de Aceleração.
Tecnologia Intel Rapid Recovery A Intel Rapid Storage Technology suporta as seguintes funcionalidades de recuperação. Diretrizes da Atualização em espelho Com o Recovery, pode determinar com que frequência a unidade de disco rígido de espelho é atualizada: continuamente ou mediante pedido. Ao utilizar a política de atualização contínua, os dados na unidade principal são simultaneamente copiados para a unidade de espelho, desde que ambas as unidades estejam ligadas ao sistema.
5 Instalação do volume RAID NOTA: Se o seu sistema tem Intel® Smart Response Technology, consulte Intel Rapid Storage Technology na página 12 antes de configurar os volumes RAID. As seguintes instruções pressupõem que uma unidade de disco rígido suportada está instalada no Compartimento de Atualização do computador, no compartimento SATA-swappable da estação de ancoragem ou está ligada à porta eSATA do computador (consulte Dispositivos suportados na página 8).
Ative o RAID utilizando a Configuração do Computador (BIOS) (f10) NOTA: Os seguintes procedimentos pressupõem que está a utilizar a imagem da unidade de disco rígido que foi enviada com o seu computador. Se uma imagem diferente está instalada no seu computador, tem primeiro de ativar o RAID através da Configuração do Computador (BIOS) (f10) e, em seguida, instalar o sistema operativo e todos os controladores necessários, incluindo o controlador da Intel Rapid Storage Technology.
4. Na janela de Configurações do Dispositivo, selecione RAID em Modo do Dispositivo SATA. Clique em Confirmar. É apresentada a seguinte mensagem: "Alterar esta definição pode requerer a reinstalação do seu sistema operativo. Tem a certeza de que pretende prosseguir?" NOTA: A imagem da unidade de disco rígido fornecida com o seu computador contém controladores que lhe permitem alternar entre os modos AHCI e RAID sem reinstalar o sistema operativo.
Iniciar a migração do RAID ▲ Abra a Consola da Intel Rapid Storage Technology selecionando Iniciar > Todos os Programas > Intel Rapid Storage Technology. NOTA: O Windows Vista e o Windows 7 incluem a funcionalidade de Controlo da Conta de Utilizador para aumentar a segurança do seu computador. Poder-lhe-á ser pedida a sua permissão ou palavra-passe para tarefas, tais como instalar software, executar utilitários ou mudar as definições do Windows. Consulte a Ajuda e Suporte para mais informações.
20 2. Crie um nome de volume (ou utilize o nome sugerido), selecione duas unidades de disco rígido para a matriz RAID 1 e, em seguida, clique em Seguinte. 3. Clique em Criar Volume para iniciar o processo de migração.
4. Assim que clicar no botão Criar Volume, é informado de que o conjunto foi criado. Clique no botão OK. A migração do conjunto continua a ser executada de fundo. O computador pode ser utilizado normalmente enquanto a migração continua. 5. Quando é notificado de que a migração da matriz está concluída, encerre todos os programas abertos e, em seguida, reinicie o computador. 6. Quando o computador arranca, o sistema operativo deteta o conjunto recentemente criado e solicita um novo arranque.
NOTA: A proteção de dados flexível não está disponível utilizando a porta eSATA na estação de ancoragem em modelos selecionados. Em modelos incapazes de aceder à proteção de dados flexível na porta eSATA na estação de ancoragem, ligue utilizando a porta eSATA no portátil. 22 1. Clique em Criar, clique em Proteção de dados flexível (Recovery) e, em seguida, clique em Seguinte. 2. Crie um nome de volume (ou utilize o nome sugerido).
3. Clique em Criar Volume para iniciar o processo de migração. 4. Assim que clicar no botão Criar Volume, é informado de que o conjunto foi criado. Clique no botão OK. A migração do conjunto continua a ser executada de fundo. O computador pode ser utilizado normalmente enquanto a migração continua. 5. Quando é notificado de que a migração da matriz foi concluída, encerre todos os programas abertos e, em seguida, reinicie o computador.
Migrar para RAID 0 NOTA: Quando utilizar uma imagem fornecida pela HP, migrar para o RAID 0 requer que efetue passos avançados adicionais, incluindo copiar os dados para uma unidade de disco rígido USB externa adicional. Leia todo o procedimento de migração do RAID 0 antes de iniciar. 24 1. Clique em Criar, clique em Desempenho otimizado do disco e, em seguida, clique em Seguinte. 2.
4. É apresentada uma mensagem, notificando-o de que foi criado um conjunto. Clique no botão OK. NOTA: A migração do conjunto continua a ser executada de fundo. O computador pode ser utilizado normalmente enquanto a migração continua. 5. Quando é notificado de que a migração da matriz foi concluída, encerre todos os programas abertos e, em seguida, reinicie o computador. Quando o computador é reiniciado, o sistema operativo deteta a matriz recentemente criada e solicita outro arranque do computador. 6.
Migração para o RAID 5 (somente em alguns modelos) NOTA: Quando utilizar uma imagem fornecida pela HP, migrar para o RAID 5 requer que efetue passos adicionais, incluindo copiar os dados para uma unidade de disco rígido USB externa adicional. Leia todo o procedimento de migração do RAID 5 antes de iniciar. NOTA: O RAID 5 requer 3 unidades de disco rígido no computador: a unidade de disco rígido primária, a unidade de disco rígido secundária e a unidade de disco rígido do compartimento de atualização.
3. Clique em Criar Volume para iniciar o processo de migração. 4. Assim que seleciona Criar Volume, é informado de que a matriz foi criada. Clique no botão OK. A migração da matriz continua a ser executada de fundo. O computador pode ser utilizado normalmente enquanto a migração continua. 5. Quando é notificado de que a migração da matriz foi concluída, encerre todos os programas abertos e, em seguida, reinicie o computador.
Atribuir espaço não atribuído na unidade de disco rígido a uma imagem da HP Se pretender uma partição contínua C: partição para o RAID 0 e para o RAID 5, deve atribuir o espaço não atribuído após o sistema ter reiniciado pela última vez. Pode criar uma partição inicial ou pode alargar a partição (C:) . Para alargar a partição (C:) deve mover as partições Recovery e Interface de Firmware Extensível (EFI) utilizando o procedimento seguinte.
5. Selecione Organizar > Opções de Pastas e Pesquisa. 6. Clique no separador Visualizar. 7. Sob Ficheiros e pastas ocultos, selecione o botão de opção junto a Apresentar ficheiros e pastas ocultos. 8. Limpe a caixa de verificação junto a Ocultar os ficheiros protegidos do sistema operativo e, em seguida, clique em OK. 9. Selecione a partição HP_RECOVERY no painel à esquerda e, em seguida, copie o seu conteúdo (\boot, \Recovery, \system.save, bootmgr e HP_WINRE) para a unidade USB externa.
16. Criar a partição HP_RECOVERY do seguinte modo: a. Clique com o botão direito do rato na capacidade Não atribuída e, em seguida, clique em Novo volume simples do menu de lista pendente. Abre-se o Assistente de Novo Volume Simples. b. Clique em Seguinte. c. Introduza o valor arredondado do passo 11a acima no espaço para o efeito e, em seguida, clique em Seguinte. d. Selecione a letra da unidade (E:) e, em seguida, clique em Seguinte. e. Selecione NTFS como Sistema de Ficheiros.
BCDEDIT.EXE -armazenar E:\Boot\BCD -definir {ramdiskoptions} ramdisksdipath \boot\boot.sdi BCDEDIT.EXE -armazenar E:\Boot\BCD -criar {572bcd55-ffa7-11d9-aae0-0007e994107d} -d "Ambiente de HP Recovery" -aplicação OSLOADER BCDEDIT.EXE -armazenar E:\Boot\BCD -definir {572bcd55-ffa7-11d9-aae0-0007e994107d} dispositivo ramdisk=[E:]\Recovery\WindowsRE\winre.wim,{ramdiskoptions} BCDEDIT.EXE -armazenar E:\Boot\BCD -definir {572bcd55-ffa7-11d9-aae0-0007e994107d} caminho \windows\system32\boot\winload.exe BCDEDIT.
Utilizar as funcionalidades Recovery da Consola da Intel Rapid Storage Technology Quando utilizar a Consola Recovery, pode selecionar a frequência de atualização da unidade de disco rígido de recuperação: continuamente ou mediante pedido. Atualizações Contínuas é a política de atualização predefinida (consultar Diretrizes da Atualização em espelho na página 15). Os passos para alterar a política de atualização são os seguintes: 32 1.
3. Atualizar o modo apresenta a definição atual. Para alterar a definição atual, clique na ligação Alterar Modo e, em seguida, clique em Sim. Ao utilizar a política de atualização mediante pedido, pode atualizar manualmente o volume de recuperação selecionando a ligação Atualizar Dados. 4. Pode restaurar a política de atualização contínua em qualquer altura, selecionando a ligação Alterar Modo e, em seguida, clicando em Sim.
6 Reprogramar a unidade RAID para não RAID Pode reiniciar um volume RAID 1 ou Recovery para duas unidades não RAID, utilizando as instruções seguintes para aceder ao ROM de Opção Intel e repor ambas as unidades para um estado não RAID. Tem também de reconfigurar ambas as unidades para o estado não RAID, caso necessite de mover a unidade de recuperação RAID do compartimento de atualização do computador para o compartimento da estação de ancoragem.
3. Prima a barra de espaço para selecionar a primeira unidade e, em seguida, prima a tecla de seta para baixo e a barra de espaço para selecionar a segunda unidade. 4. Pressione Enter, e depois pressione Y para confirmar a seleção. NOTA: O menu ROM de Opção aparece automaticamente durante o arranque quando um problema é detetado no ambiente RAID. Após o problema ser resolvido, o menu ROM de Opção apenas aparece quando é selecionado no menu da Configuração do Computador (BIOS). 5.
7 Perguntas Frequentes Pode instalar-se mais do que um volume RAID num computador? Não, apenas pode existir um volume RAID num computador. O RAID é suportado para permitir RAID 0 e RAID 1 num único volume RAID? Não. Pode o computador ser desancorado, caso a unidade de disco rígido de recuperação esteja no compartimento SATA-swappable da estação de ancoragem? Sim.
Pode a SRT ser ativada no modo AHCI? Não. A Smart Response Technology (Tecnologia de Resposta Inteligente) requer que o modo SATA esteja definido para o modo RAID para melhorar o desempenho do sistema. Primeiro, tem de desativar a SRT e, em seguida, selecionar Definir para Disponível para o computador arrancar no modo AHCI.
Índice Remissivo A ativação do RAID 17 C Comando Nativo de Enfileiramento 12 Computadores empresariais HP 10 criação de espelho 7 D desempenho 7 directrizes da Atualização em espelho 15 dispositivos suportados 8 E Estação de Ancoragem Avançada HP 11 F fiabilidade 2 Funcionalidades Recovery da Consola da Intel Rapid Storage Technology 32 H hot plug 12 I iniciar a migração do RAID 19 Intel Rapid Recover Technology 12 Intel Smart Response Technology 13 Interface Avançada de Controlador Anfitrião 12 38 Í