HP LaserJet M9040/M9050 MFP Embedded Web Server Guia do usuário
HP LaserJet M9040/M9050 MFP Embedded Web Server Guia do usuário
Copyright e garantia Marcas comerciais e créditos © 2007 Copyright Hewlett-Packard Development Company, L.P. Adobe® e PostScript® são marcas registradas da Adobe Systems Incorporated. Não é permitida a reprodução, adaptação ou tradução sem autorização prévia por escrito, salvo o permitido pelas leis de direitos autorais. Microsoft® e Windows® são marcas registradas da Microsoft Corp. nos EUA. As informações contidas aqui estão sujeitas a alterações sem notificação.
Conteúdo 1 Visão geral O que é um servidor da Web incorporado? ........................................................................................ 2 Recursos ............................................................................................................................. 2 HP Web Jetadmin e o HP Embedded Web Server ............................................................. 3 Requisitos do sistema ...........................................................................................
Gerenciador de autenticação ............................................................................................................. 38 Autenticação LDAP ............................................................................................................................ 40 Autenticação do Kerberos .................................................................................................................. 43 Tarefas de Autenticação do Kerberos ..............................................
Configurações de endereçamento avançadas .................................................................. 90 Registro .............................................................................................................................................. 92 Preferências ....................................................................................................................................... 94 5 Gerenciamento da operação em rede usando as telas de Rede Visão geral ......................
vi PTWW
Lista de tabelas Tabela 1-1 Tabela 2-1 Tabela 2-2 Tabela 2-3 Tabela 2-4 Tabela 2-5 Tabela 2-6 Tabela 3-1 Tabela 3-2 Tabela 3-3 Tabela 3-4 Tabela 3-5 Tabela 3-6 Tabela 3-7 Tabela 3-8 Tabela 3-9 Tabela 3-10 Tabela 3-11 Tabela 3-12 Tabela 3-13 Tabela 4-1 Tabela 4-2 Tabela 4-3 Tabela 4-4 Tabela 4-5 Tabela 4-6 Tabela 4-7 Tabela 4-8 Tabela 4-9 Tabela 4-10 Tabela 4-11 Tabela 4-12 Tabela 5-1 PTWW HP Embedded Web Server ..............................................................................................
viii PTWW
Lista de figuras Figura 1-1 Figura 1-2 Figura 2-1 Figura 2-2 Figura 2-3 Figura 2-4 Figura 2-5 Figura 2-6 Figura 2-7 Figura 2-8 Figura 2-9 Figura 3-1 Figura 3-2 Figura 3-3 Figura 3-4 Figura 3-5 Figura 3-6 Figura 3-7 Figura 3-8 Figura 3-9 Figura 3-10 Figura 3-11 Figura 3-12 Figura 3-13 Figura 3-14 Figura 3-15 Figura 3-16 Figura 3-17 Figura 3-18 Figura 3-19 Figura 3-20 Figura 4-1 Figura 4-2 Figura 4-3 PTWW Caixa de diálogo - Digitar senha de rede .............................................................
Figura 4-4 Figura 4-5 Figura 4-6 Figura 4-7 Figura 4-8 Figura 4-9 Figura 4-10 Figura 4-11 Figura 4-12 Figura 4-13 Figura 4-14 Figura 4-15 Figura 4-16 Figura 5-1 Figura 5-2 Figura 6-1 x Caixa de diálogo Permissões ......................................................................................................... 66 Caixa de diálogo Selecionar usuários ............................................................................................ 67 Tela Adicionar pasta compartilhada ....................
1 PTWW Visão geral 1
O que é um servidor da Web incorporado? Um servidor da Web fornece um ambiente em que programas da Web podem ser executados; exatamente como ocorre em um sistema operacional, como o Microsoft® Windows®, no qual os programas podem ser executados. Um navegador da Web, como o Microsoft Internet Explorer, Apple Safari ou Mozilla Firefox, pode mostrar o conteúdo de um servidor da Web.
● Programar horários de atividade para cada dia, de modo que o produto já tenha sido iniciado e calibrado quando tiver de ser usado. ● Enviar informações sobre uso de suprimentos e configuração do produto periodicamente ao provedor de serviços. ● Configure as definições de segurança do produto. HP Web Jetadmin e o HP Embedded Web Server O HP Web Jetadmin é uma ferramenta de gerenciamento de sistemas baseada na Web que você pode usar com um navegador da Web.
Requisitos do sistema Para usar o HP EWS, você deve ter os seguintes componentes: ● 4 Um navegador da Web suportado. Entre os navegadores que suportam servidores da Web incorporados, estão os seguintes (mas sem limitar-se a eles): ◦ Konqueror 3.5 ou posterior ◦ Microsoft Internet Explorer 6.0 ou posterior ◦ Mozilla Firefox 1.0 ou posterior ◦ Opera 9.0 ou posterior ◦ Safari 1.0 ou posterior ● Uma conexão de rede baseada em protocolo TCP/IP (baseada em TCP/IP).
Como abrir o HP Embedded Web Server Execute o procedimento a seguir para abrir o HP EWS. NOTA: Não é possível visualizar as telas do HP EWS de fora de um firewall. 1. Abra um navegador da Web suportado. 2. No campo Endereço ou Ir para, digite o endereço TCP/IP do IPv4 ou IPv6, o nome de host ou o nome de host configurado que é atribuído ao produto. Veja os exemplos a seguir. ● endereço TCP/IP do IPv4: http://192.168.1.
Logon e logoff O HP EWS tem telas que podem ser usadas para ver informações sobre o produto e para alterar opções de configuração. As telas que aparecem, e suas configurações, variam conforme o modo pelo qual você obtém acesso ao HP EWS: como um usuário, um administrador de tecnologia da informação (TI) ou um provedor de serviços. Essas senhas podem ser personalizadas por um administrador de TI ou um provedor de serviços.
CUIDADO: Se você não fechar o navegador, a conexão com o produto HP EWS continuará ativa, o que poderá apresentar riscos à segurança.
Navegação no HP Embedded Web Server Para navegar pelas telas do HP EWS, clique em uma das guias (como Informações ou Configurações) e clique em um dos menus na barra de navegação, no lado esquerdo da tela. A ilustração e a tabela a seguir contêm informações sobre as telas do HP EWS. NOTA: Dependendo dos recursos e configurações do produto que o administrador de TI estabeleceu, a aparência das telas do HP EWS poderá diferir das ilustrações usadas neste guia do usuário.
Tabela 1-1 HP Embedded Web Server (continuação) Texto explicativo Recurso de tela do HP EWS Descrição Mais informações 2 Guias guia Informações Exiba informações sobre o Consulte Exibição do status do produto nas telas de Informações do HP EWS produto. Não é possível na página 11. configurar o produto através das telas dessa guia. guia Configurações Use os recursos desta guia para configurar o produto. Consulte Configuração do produto usando as telas de Configurações na página 23.
10 Capítulo 1 Visão geral PTWW
2 Exibição do status do produto nas telas de Informações do HP EWS As telas disponíveis na guia Informações são meramente informativas; não é possível configurar o produto nessas telas. Para configurar o produto através do HP EWS, consulte Configuração do produto usando as telas de Configurações na página 23. NOTA: Alguns produtos não suportam todas essas telas.
Status do dispositivo Use a tela Status do dispositivo para ver o status atual do produto. A ilustração e a tabela a seguir descrevem como usar essa tela. Figura 2-1 Tela Status do dispositivo 1 2 3 4 6 5 7 Tabela 2-1 Status do dispositivo Texto explicativo Área na tela Informação ou capacidade fornecida pela área 1 guias e menus do HP EWS Para obter mais informações, consulte Navegação no HP Embedded Web Server na página 8.
Página de configuração Use a tela Página de configuração para ver as configurações atuais do produto, ajudar a solucionar problemas e verificar a instalação de acessórios opcionais, como DIMMs. A ilustração e a tabela a seguir descrevem como usar essa tela.
Tabela 2-2 Página de configuração Texto explicativo Área na tela Informação ou capacidade fornecida pela área 1 guias e menus do HP EWS Para obter mais informações, consulte Navegação no HP Embedded Web Server na página 8. 2 Informações do dispositivo Lista o número de série, os números de versão e outras informações sobre o dispositivo. 3 Opções Exibe as informações sobre configurações e acessórios opcionais.
Status dos suprimentos A tela Status dos suprimentos mostra informações mais detalhadas sobre os suprimentos e exibe os números de peça de suprimentos HP originais. (É útil ter os números de peças à mão ao encomendar suprimentos.) A ilustração e a tabela a seguir descrevem como usar a tela.
Registro de eventos A tela Registro de eventos mostra os eventos mais recentes relacionados ao produto, incluindo atolamentos de papel, erros de serviço e outros erros da impressora. A ilustração e a tabela a seguir descrevem como usar essa tela.
Página de uso A tela Página de uso mostra uma contagem de páginas relativa a cada tamanho de mídia que tenha passado pelo produto, bem como o número de páginas impressas frente e verso. O total é calculado multiplicando-se a soma dos valores de contagem de impressões pelo valor Unidades. As informações desta tela podem ser usadas para determinar quanto toner ou papel se deve ter à mão. A ilustração e a tabela a seguir descrevem como usar essa tela.
Figura 2-6 Página de uso 2 de 2 5 6 Tabela 2-5 Página de uso 18 Texto explicativo Área na tela Informação ou capacidade fornecida pela área 1 guias e menus do HP EWS Para obter mais informações, consulte Navegação no HP Embedded Web Server na página 8. 2 Total de uso (equivalente) Indica os tipos de páginas que foram impressas, o número de páginas impressas em um lado, o número de páginas impressas em dúplex e o total de páginas impressas.
Informações do dispositivo A tela Informações do dispositivo exibe as seguintes informações: ● Nome do dispositivo ● Localização do dispositivo ● Número de patrimônio ● Nome da empresa ● Pessoa de contato ● Nome do produto ● Modelo do dispositivo ● Número de série do dispositivo O nome do produto, modelo do dispositivo e número de série do dispositivo são gerados automaticamente. Você pode configurar as outras informações desta tela na tela Informações do dispositivo na guia Configurações.
Snapshot do painel de controle A tela Snapshot do painel de controle mostra o visor do painel de controle do produto como se você estivesse em frente ao produto. Como essa exibição mostra o status do produto, pode ajudá-lo a solucionar problemas com o produto. NOTA: Dependendo do produto, a aparência da tela pode variar.
Imprimir NOTA: A tela Imprimir (e o menu Imprimir, à esquerda) só estará disponível se tiver sido configurada para ser exibida na tela Segurança na guia Configurações. Use a tela Segurança para desativar a tela Imprimir para que ela não apareça por motivos de segurança. Para obter mais informações, consulte Segurança na página 37. Use a tela Imprimir para imprimir arquivos prontos para impressão ou atualizar o firmware do produto remotamente.
Imprimindo um arquivo ou atualizando firmware na tela Imprimir Use o procedimento a seguir para imprimir um arquivo ou atualizar o firmware do produto na tela Imprimir. 22 1. Selecione um arquivo existente em sua máquina ou na rede clicando em Procurar para navegar até um arquivo que deseja imprimir. 2. Clique em Aplicar.
3 Configuração do produto usando as telas de Configurações Use as telas na guia Configurações para configurar o produto pelo seu computador.
Configurar dispositivo Você pode usar a tela Configurar dispositivo para imprimir páginas de informações sobre o dispositivo e para configurá-lo remotamente. Os menus desta tela são semelhantes aos menus disponíveis no painel de controle do dispositivo. Alguns dos menus do painel de controle do dispositivo não estão disponíveis no HP EWS. Consulte a documentação fornecida com o dispositivo para obter mais informações sobre os diversos menus suportados por ele.
Tabela 3-1 Configurar dispositivo (continuação) Texto explicativo Área na tela Informação ou capacidade fornecida pela área 2 Selecione um Menu Menu Informações Imprima páginas de informações sobre o dispositivo, que apresentam detalhes do dispositivo e sua configuração. Menu Opções padrão de trabalho Use esse menu para definir as opções padrão de trabalho para cada função.
Tamanhos/Tipos de bandeja Use a tela Tamanhos/Tipos de bandeja para atribuir tamanhos e tipos de papel para cada bandeja do produto. A ilustração e a tabela a seguir descrevem como usar essa tela. Figura 3-2 Tela Tamanhos/Tipos de bandeja 1 2 Tabela 3-2 Tamanhos/Tipos de bandeja 26 Texto explicativo Área na tela Informação ou capacidade fornecida pela área 1 guias e menus do HP EWS Para obter mais informações, consulte Navegação no HP Embedded Web Server na página 8.
Servidor de e-mail Use a tela Servidor de e-mail para definir as configurações de e-mails de saída. Use as configurações nessa tela para enviar e receber mensagens de e-mail, inclusive alertas de produtos. A ilustração, a tabela e os procedimentos a seguir descrevem como usar essa tela.
Configuração de envio de e-mails Configure os e-mails de saída se desejar usar os recursos Alertas ou AutoSend. 1. Reúna as seguintes informações. (O administrador de e-mail ou da rede de sua organização geralmente fornece as informações necessárias para configurar o envio de mensagens.) ● O endereço TCP/IP do servidor de mensagens SMTP da rede. O EWS utiliza o endereço TCP/IP do servidor SMTP para transmitir mensagens de e-mail a outros computadores.
Alertas Na tela Alertas, os administradores de TI podem configurar o produto para enviar alertas de problemas e de status para qualquer pessoa via e-mail. Quando esta função é configurada, alertas sobre suprimentos, status da passagem do papel e alertas de outros serviços, bem como informações de manutenção e recomendações, são enviados automaticamente. Várias pessoas podem receber alertas, sendo que cada uma receberá apenas alertas específicos.
Tabela 3-4 Alertas (continuação) Texto explicativo Área na tela Informação ou capacidade fornecida pela área 2 Resumo da lista de destinos Lista as seleções atuais para cada destino. 3 Editar Clique nesse botão para fazer alterações ao destino ou à lista de destinos. 4 Testar Clique nesse botão para enviar um alerta de teste ao destino ou à lista de destinos. 5 Excluir Clique nesse botão para excluir o destino ou a lista de destinos.
A tela Alertas - configuração exibida quando você clica em Editar ou em Nova lista de destinos é semelhante à ilustração a seguir.
Para configurar alertas 1. Siga um destes procedimentos: ● Para criar uma nova lista de destinos, clique em Nova lista de destinos. -Ou- ● Para modificar uma lista de destinos existente, clique em Editar ao lado da lista que deseja modificar. É exibida a tela Alertas – configuração. 2. Digite um nome no campo Nome da lista, como Serviço ou Suprimentos. 3. Digite os endereços de e-mail das pessoas que receberão os alertas.
uma mensagem de e-mail com dois anexos, um para cada seleção. Se você também selecionar a opção Dados do XML, receberá uma mensagem de e-mail contendo três anexos: um relativo à Página de uso em HTML, um do Registro de eventos em HTML e um terceiro contendo informações para suporte imediato, na forma de um anexo de arquivo de texto com a extensão do .XML. 8. Clique em Aplicar para salvar as informações. 9. Repita as etapas de 1 a 7 para cada lista ou destino adicionais.
4. Se aplicável, digite as informações adicionais que deseja incluir no início da mensagem de alerta enviada por e-mail no campo de texto Suas anotações (opcional). 5. Clique em OK. Para excluir destinos e listas de destinos 34 1. Se houver vários destinos configurados, você poderá excluir um deles ou uma lista de destinos clicando no botão Excluir ao lado do destino ou da lista de destinos desejada. 2. Clique em OK para confirmar a exclusão.
AutoSend Use a tela AutoSend para enviar informações de configuração do produto e de uso de suprimentos periodicamente aos destinos de e-mail de sua escolha, como provedores de serviços. Este recurso cria um relacionamento com a Hewlett-Packard Company ou com outro provedor de serviços, que inclui, entre outros, os seguintes serviços: substituição de cartuchos de impressão, contratos de pagamento por página, contratos de suporte e controle de uso. Um usuário pode adicionar até vinte destinos de AutoSend.
Tabela 3-5 AutoSend (continuação) Texto explicativo Área na tela Informação ou capacidade fornecida pela área Para visualizar mais informações sobre como a HP lida com dados enviados pelo AutoSend, clique em Declaração de privacidade on-line da HewlettPackard. 6 Testar Clique nesse botão para salvar as configurações e para enviar imediatamente essas informações, de modo que você tenha certeza de que o destinatário receba as mensagens.
Segurança A ilustração e a tabela a seguir descrevem como usar a tela Segurança. Figura 3-8 Tela Segurança 1 2 3 4 Tabela 3-6 Segurança PTWW Texto explicativo Área na tela Informação ou capacidade fornecida pela área 1 Guias e menus do HP EWS Para obter mais informações, consulte Navegação no HP Embedded Web Server na página 8. 2 Definir senha Define uma senha de segurança para impedir que usuários não autorizados tenham acesso ao HP Embedded Web Server.
Gerenciador de autenticação Use a tela Gerenciador de autenticação para definir as Funções do dispositivo que exigem o login bem-sucedido dos usuários antes do uso. A ilustração e a tabela a seguir descrevem como usar essa tela.
Tabela 3-7 Gerenciador de autenticação (continuação) Texto explicativo Área na tela Informação ou capacidade fornecida pela área 3 Funções do dispositivo Especificar um método de login para os usuários com acesso às seguintes funções: 4 PTWW Futuras instalações ● Copiar ● Enviar para e-mail ● Enviar fax ● Enviar para pasta ● Armazenamento de trabalho ● Criar trabalho armazenado ● E-mail secundário do Serviço de Envio Digital (DSS) ● Fluxo de trabalho do Serviço de Envio Digital (DSS)
Autenticação LDAP Use a página Autenticação LDAP para configurar um servidor Lightweight Directory Access Protocol (LDAP) para autenticar usuários do dispositivo. Quando a autenticação LDAP é selecionada como o Método de login para uma ou mais Funções do dispositivo na página Gerenciador de autenticação, o usuário deve inserir no dispositivo credenciais válidas (nome do usuário e senha) para obter acesso a essas funções. A autenticação consiste em duas partes interdependentes.
Tabela 3-8 Autenticação LDAP (continuação) Texto explicativo Área na tela Informação ou capacidade fornecida pela área 2 Método de vinculação do servidor LDAP A configuração Método de vinculação do servidor LDAP determina como o dispositivo acessará o servidor LDAP. Entre em contato com o administrador do servidor LDAP para determinar que método funcionará melhor para você. ● Simples - O servidor LDAP selecionado não suporta criptografia.
Tabela 3-8 Autenticação LDAP (continuação) Texto explicativo Área na tela Informação ou capacidade fornecida pela área da base do diretório LDAP pode ser especificada, e o dispositivo pesquisará toda a árvore LDAP do objeto do usuário correspondente ao nome do usuário inserido no dispositivo.
Autenticação do Kerberos Use a página Autenticação Kerberos para configurar o dispositivo (periférico multifuncional ou de envio digital) para autenticar os usuários para um Realm do Kerberos. Quando a autenticação Kerberos é selecionada como o Método de login para uma ou mais Funções do dispositivo na página Gerenciador de autenticação, o usuário deve inserir no dispositivo credenciais válidas (nome do usuário, senha e realm) para obter acesso a essas funções.
Tabela 3-9 Autenticação do Kerberos Texto explicativo Área na tela Informação ou capacidade fornecida pela área 1 Guias e menus do HP EWS Para obter mais informações, consulte Navegação no HP Embedded Web Server na página 8. 2 Realm padrão do Kerberos O Realm padrão do Kerberos é o nome de domínio plenamente qualificado do realm (domínio) do Kerberos.
Tabela 3-9 Autenticação do Kerberos (continuação) Texto explicativo Área na tela Informação ou capacidade fornecida pela área recuperado do banco de dados usando o atributo LDAP especificado no campo Corresponder ao nome digitado.
4. Na seção Acessando o servidor LDAP, siga as etapas a seguir: a. Selecione Kerberos no menu suspenso Método de vinculação do servidor LDAP. b. Selecione o método de credencial que deseja usar. Se escolher Usar credenciais públicas, digite um nome de usuário e senha. NOTA: Lembre como configurar o nome de usuário na tela do LDP. O nome de usuário é definido dentro do valor do DN do usuário do dispositivo no rastreamento LDP e não está no formato padrão de conta de domínio do Windows.
Configurar o Gerenciador de autenticações para Autenticação do Kerberos Siga essas etapas para continuar configurando autenticação de Kerberos do seu produto. 1. Clique em Gerenciador de autenticação na guia Configurações do HP EWS. 2. Siga as etapas a seguir: 3. a. Na seção Acesso à tela inicial, selecione Kerberos no menu suspenso Efetuar login independente. b. Na seção Funções do dispositivo, selecione Kerberos nos menus suspensos de funções desejadas a serem autenticadas. c.
4. 5. Na seção Pesquisa do banco de dados, siga as etapas a seguir. a. Digite o Prefixo de pesquisa no campo Raiz de pesquisa. b. Selecione uma ente as três opções no menu suspenso Método de recuperação de informações sobre os usuários do dispositivo. A escolha apropriada depende do seu ambiente de rede. ◦ Selecione Padrões Exchange 5.5 quando servidores Exchange 5.5 forem usados no endereçamento LDAP. ◦ Selecione Padrões do Active Directory para ambientes de rede do Windows 2000 ou posterior.
Autenticação do PIN do dispositivo Se Autenticação do PIN estiver selecionada para um ou mais Funções do dispositivo na página Gerenciador de Autenticação, o usuário será solicitado a digitar um PIN para poder ter acesso a essas Funções do dispositivo. Se digitar o PIN incorretamente, o usuário voltará à tela anterior. Quando um PIN é digitado corretamente todas as funções que usam esse PIN estão acessíveis ao usuário.
Autenticação do PIN do usuário A página Autenticação do PIN do usuário permite a você adicionar registros de PIN de usuário no dispositivo, um por vez, e editar ou excluir registros de PIN de usuário que já foram salvos no dispositivo. Você também pode usar o recurso Importar/Exportar do dispositivo para carregar uma grande lista de usuários de uma vez, em vez de adicionar um por um. Você pode configurar o dispositivo para solicitar que cada usuário forneça seu PIN ao acessar o dispositivo.
Adicionando um novo usuário Para adicionar um novo usuário e PIN, siga um destes procedimentos: 1. Clique em Adicionar Novo usuário.... É exibida a página Adicionar usuário. 2. Digite o nome da pessoa no campo Nome. O comprimento máximo é de 245 caracteres, ou menos, dependendo do idioma usado. 3. Digite o endereço de e-mail da pessoa no campo Endereço de e-mail. Ele deve ter menos de 255 caracteres.
Editar outros links Use a tela Editar outros links para adicionar ou personalizar até cinco links para os sites da Web de sua preferência (veja a observação a seguir). Esses links são exibidos nas telas do HP EWS, na caixa Outros links abaixo da barra de navegação esquerda. Três links permanentes (hp instant support, Compra de suprimentos e Suporte do produto) já foram estabelecidos. A ilustração, a tabela e os procedimentos a seguir descrevem como usar essa tela.
Tabela 3-10 Editar outros links (continuação) Texto explicativo Área na tela Informação ou capacidade fornecida pela área 4 Outros links hp instant support Conecte-se a recursos da Web que ajudam você a solucionar problemas específicos e a determinar quais serviços adicionais estão disponíveis para o produto. (Informações detalhadas, entre elas o número de série, condições de erro e o status, são encaminhadas ao Atendimento ao cliente HP.
Informações do dispositivo Use a tela Informações do dispositivo para especificar um nome de sua escolha para o dispositivo, atribuir um número de patrimônio e configurar o nome da empresa, informar a pessoa a ser contatada sobre o dispositivo e a localização física do dispositivo. O nome, o modelo e o número de série do dispositivo também estão disponíveis nessa tela. Figura 3-15 Tela Informações do dispositivo NOTA: Se fizer alterações na tela Informações do dispositivo, clique em Aplicar para salvá-las.
Idioma Use a tela Idioma para selecionar o idioma em que deverão ser exibidas as telas do HP EWS. A ilustração e a tabela a seguir descrevem como usar essa tela. Figura 3-16 Tela Idioma 1 2 3 4 CUIDADO: A seleção de Visualizar páginas no idioma do Dispositivo ou Selecione um idioma altera o idioma para todos os usuários do HP EWS.
Data e hora Use a tela Data e hora para atualizar a hora do produto. A ilustração e a tabela a seguir descrevem como usar essa tela. Figura 3-17 Tela Data e hora 1 5 2 3 4 Tabela 3-12 Data e hora 56 Texto explicativo Área na tela Informação ou capacidade fornecida pela área 1 guias e menus do HP EWS Para obter mais informações, consulte Navegação no HP Embedded Web Server na página 8. 2 Data atual e Hora atual Mostra a data e hora do produto quando o EWS foi acessado.
Formato Data/Hora Use a tela Formato – Data & Hora para selecionar os formatos preferidos para exibição da data e da hora. As ilustrações a seguir mostram a tela Formato – Data & Hora. Figura 3-18 Tela Formato de data/hora Correção da veloc. de var. de freq. do relógio Use a tela Data e hora – correção da velocidade de variação de freqüência do relógio para ativar a correção da velocidade de variação de freqüência do relógio. A ilustração a seguir mostra a tela.
NOTA: Este processo impede que o relógio derive (perdendo ou ganhando tempo), mas não sincroniza o relógio com o do servidor de hora da rede. 1. Marque a caixa de seleção Ativar corr. da veloc. de var. de freq. do relógio. 2. No campo Endereço do servidor de hora da rede, digite o endereço ou o nome do host TCP/IP do relógio que você deseja usar para corrigir a velocidade de variação de freqüência do relógio do produto.
Agendamento Um administrador de TI pode usar a tela Agendamento para agendar programações de inatividade do produto e períodos de ativação diariamente. Por exemplo: o produto pode ser definido para ser ativado às 07:30, então ele já terminou de inicializar e calibrar e está pronto para uso às 08:00. O administrador define uma única configuração de ativação por dia; no entanto, cada dia pode ter uma configuração de ativação diferente.
60 Capítulo 3 Configuração do produto usando as telas de Configurações PTWW
4 Configurando as opções de envio digital Os administradores podem usar as telas disponíveis na guia Envio digital para controlar os recursos de envio digital oferecidos por alguns produtos. NOTA: Alguns produtos não suportam todas essas telas.
Geral Use a tela Geral para definir as informações sobre o administrador de envio digital. A ilustração e a tabela a seguir descrevem como usar essa tela. Figura 4-1 Tela Configurações gerais 1 6 2 4 3 5 Tabela 4-1 Configurações gerais 62 Texto explicativo Área na tela Informação ou capacidade fornecida pela área 1 guias e menus do HP EWS Para obter mais informações, consulte Navegação no HP Embedded Web Server na página 8. 2 Nome Digite o nome do administrador.
Enviar para pasta Use a tela Enviar para pasta para enviar documentos digitalizados para pastas compartilhadas ou sites de FTP. NOTA: As pastas compartilhadas ou sites de FTP devem ser operacionais antes de usar esta ferramenta para adicioná-los como destinos. A ilustração e a tabela a seguir descrevem como usar a tela Enviar para pasta.
Tabela 4-2 Configurações de Enviar para pasta (continuação) Texto explicativo Área na tela Informação ou capacidade fornecida pela área 7 Remover todas Clique em Remover todas para remover todas as pastas pré-definidas da lista. 8 Testar acesso à pasta Clique em Testas acesso à pasta para testar se uma pasta pré-definida pode ser acessada pelo dispositivo. 9 Servidor WINS Use a configuração Servidor WINS para especificar o nome do host ou o endereço IP do servidor WINS.
Compartilhando uma pasta no Windows XP 1. Clique com o botão direito no arquivo ou pasta a ser compartilhada no Windows Explorer ou Meu computador, e, em seguida, clique em Compartilhamento e segurança. Na caixa de diálogo exibida, a guia Compartilhamento estará selecionada por padrão. Figura 4-3 Guia Compartilhamento 2. PTWW Selecione Compartilhar esta pasta. O nome da pasta exibido na rede pode ser alterado digitando o novo nome no campo Nome do compartilhamento.
3. Se você selecionou Compartilhamento simples de arquivos, pode ignorar as demais etapas e pressionar OK. Caso contrário, siga as etapas de 3 a 7. a. Clique no botão Permissões. Figura 4-4 Caixa de diálogo Permissões 66 b. Se você quiser permitir que qualquer pessoa na rede tenha acesso à sua pasta, clique em Todos e selecione Permitir controle total e clique em OK. (Vá para a etapa 4) c. Se você desejar dar somente a alguns usuários o acesso à sua pasta: selecione Todos e clique em Remover. d.
e. No campo Digite os nomes de objetos a serem selecionados, digite o nome da primeira conta do usuário que terá acesso à pasta e clique em Verificar nomes. Figura 4-5 Caixa de diálogo Selecionar usuários f. Para adicionar várias contas de usuários, digite um ponto-e-vírgula após o nome da primeira conta e repita as etapas mencionadas para cada conta que deseja adicionar. Cada conta de usuário aparecerá como NOME DO COMPUTADOR\nome do usuário e cada conta do usuário será separada por um ponto-e-vírgula.
6. 7. Adicione todas as contas de usuários que você adicionou na etapa 3. ● No campo Digite os nomes de objetos a serem selecionados, digite o nome de cada conta do usuário que terá acesso à pasta e clique em Verificar nomes. Cada conta aparecerá como NOME DO COMPUTADOR\nome do usuário e as contas serão separadas por um ponto-e-vírgula. ● Clique em OK quando terminar. Clique em Aplicar e, em seguida, clique em OK. O ícone da pasta será alterado para o seguinte: .
e, em seguida, configurar a pasta compartilhada. Em ambas as páginas, especifique as configurações e clique no botão OK. Figura 4-6 Tela Adicionar pasta compartilhada 1 2 3 4 5 6 8 9 7 10 dpi Tabela 4-3 Tela Adicionar pasta compartilhada Texto explicativo Área na tela Informação ou capacidade fornecida pela área 1 Apelido Escolha o nome que será exibido no dispositivo. Esse nome representará sua pasta compartilhada e aparecerá na lista Pasta de acesso rápido no recurso Pasta de rede do MFP.
Tabela 4-3 Tela Adicionar pasta compartilhada (continuação) Texto explicativo Área na tela Informação ou capacidade fornecida pela área pelo usuário do dispositivo. Por causa disso, é recomendável dar a cada arquivo digitalizado um nome exclusivo para preservar o conteúdo. 4 Credenciais de Endereço Você pode escolher Usar credenciais públicas ou Usar credenciais do usuário do dispositivo. ● Usar credenciais públicas.
Tabela 4-3 Tela Adicionar pasta compartilhada (continuação) Texto explicativo Área na tela Informação ou capacidade fornecida pela área 8 Preferência de cor As opções aqui são Preto e branco ou Colorido. Os arquivos digitalizados coloridos têm um tamanho maior. 9 Resolução Quanto maior for a resolução, melhor será a qualidade da imagem. No entanto, quanto maior for a resolução, maior será o tamanho do arquivo.
Testando uma pasta pré-definida Siga estas etapas para testar se uma pasta pré-definida pode ser acessada pelo dispositivo. 1. Selecione uma pasta na lista Pastas pré-definidas. 2. Clique em Testar acesso à pasta. Se as credenciais do usuário do dispositivo tiverem que ser usadas para acessar a pasta, você terá que fornecê-las para concluir o teste. Depois de concluído, uma caixa de mensagem será exibida em uma caixa cinza na parte superior da página indicando os resultados do teste.
Enviar para e-mail O produto exige um servidor gateway SMTP para encaminhar mensagens de e-mail a endereços de e-mail para um destino. Se o gateway SMTP não estiver respondendo ou não estiver configurado, será exibida a seguinte mensagem: 0.0.0.0 não está respondendo ou não é um Servidor de gateway SMTP válido. Use a tela Configurações de e-mail para definir configurações SMTP, o tamanho máximo dos anexos de e-mail e o endereço de e-mail padrão para o produto.
Tabela 4-4 Configurações de e-mail (continuação) Texto explicativo Área na tela Informação ou capacidade fornecida pela área Localizar gateways para procurar na rede um servidor gateway SMTP adequado. NOTA: Alguns dispositivos reconhecem apenas endereços TCP/IP. Nesses casos, os nomes de host serão convertidos no endereço TCP/IP equivalente. 5 Tamanho máximo de anexos Selecione o tamanho máximo de anexos de e-mail que o servidor Gateway SMTP pode transmitir.
Configurações avançadas de e-mail A ilustração e a tabela a seguir descrevem como usar a tela Configurações avançadas de e-mail. Figura 4-8 Tela Configurações avançadas de e-mail 1 2 3 5 4 Tabela 4-5 Configurações avançadas de e-mail Texto explicativo Área na tela Informação ou capacidade fornecida pela área 1 guias e menus do HP EWS Para obter mais informações, consulte Navegação no HP Embedded Web Server na página 8.
Catálogo de endereços de e-mail Um catálogo de endereços de e-mail é uma lista de endereços de e-mail armazenados no dispositivo. O catálogo de endereços pode armazenar endereços de e-mail de uso freqüente para que você possa escolher rapidamente o endereço de e-mail correto ao enviar um documento do painel frontal do dispositivo. A página Catálogo de endereços de e-mail permite a você adicionar endereços de e-mail no dispositivo, um a um, e editar endereços de e-mail que já foram salvos no dispositivo.
Tabela 4-6 Tela Catálogo de endereços de e-mail. (continuação) Texto explicativo Área na tela Informação ou capacidade fornecida pela área de catálogo de endereços 3 Selecione um endereço de email ou nome de catálogo de endereços Selecione um endereço de e-mail ou nome de catálogo de endereços armazenado no dispositivo para edição ou exclusão. 4 Editar entrada Clique no botão Editar entrada para editar um endereço de e-mail ou catálogo de endereços no dispositivo.
Excluindo um endereço de e-mail Para excluir uma entrada existente, siga um destes procedimentos: 78 1. Selecione o endereço de e-mail que deseja excluir. Você pode digitar um nome no campo de pesquisa para localizar determinado endereço de e-mail. 2. Clique em Excluir entrada.... É exibida a página Excluir endereços de e-mail. Nota: Para excluir todos os endereços de e-mail do dispositivo, clique em Excluir todas as entradas....
Catálogo de endereços de fax Um catálogo de endereços de fax é uma lista de números de fax armazenados no dispositivo. O catálogo de endereços pode armazenar números de fax de uso freqüente para que você possa escolher rapidamente o destino correto ao enviar um documento por fax do painel frontal do dispositivo MFP. A página Catálogo de endereços de fax permite a você adicionar números de fax no dispositivo, um a um, e editar números de fax que já foram salvos no dispositivo.
Tabela 4-7 Catálogo de endereços de fax (continuação) Texto explicativo Área na tela Informação ou capacidade fornecida pela área 3 Editar ou excluir entradas existentes Use esse recurso para editar ou excluir entradas de fax no diretório. 4 Editar Número de Fax Clique nesse botão para editar um número de fax. 5 Excluir Número de Fax Clique nesse botão para excluir um número de fax. 6 Excluir Todos os Números de Fax Clique nesse botão para excluir todos os número de fax.
Para excluir uma única entrada existente, proceda da seguinte forma: PTWW 1. Selecione o número de fax a excluir na página Catálogo de endereços de fax. Você pode digitar um nome no campo de pesquisa para localizar determinado número de fax. 2. Clique em Excluir número de fax.... É exibida a página Excluir número de fax. Nota: Para excluir todos os números de fax do dispositivo, clique em Excluir todos os números de fax....
Importar/Exportar Use essa página para importar e exportar catálogo de endereços e informações do usuário para e do dispositivo. Ao importar dados para o dispositivo, você adiciona novos endereços de e-mail, números de fax ou registros de usuário, para que possam ser acessados nesse dispositivo. Isso pode ajudar a facilitar a criação de listas iniciais, ou a manter seu dispositivo HP atualizado com as mudanças na sua organização.
Tabela 4-8 Tela Importar/Exportar (continuação) Texto explicativo Área na tela Informação ou capacidade fornecida pela área endereços (origem): 2 Exportar catálogo de endereços Selecione as informações de catálogo de endereço que você gostaria de exportar clicando junto às suas opções preferidas. 3 Nome do arquivo do catálogo de endereços (destino) Digite o nome do arquivo e o caminho para o arquivo de exportação que você está criando e depois clique em Exportar para salvar o arquivo.
A linha de cabeçalho é simplesmente a primeira linha da planilha ou arquivo. 2. Após a linha de cabeçalho, adicione linhas contendo cada registro do usuário ou catálogo de endereços. Consulte a seção Dados obrigatórios e limites dos registros abaixo para saber quais colunas são obrigatórias para cada tipo de registro. Pode haver colunas em branco. Se criar um arquivo de importação de texto, insira uma vírgula para cada campo em branco.
Discagem rápida de fax 1 faxnumber1 50 caracteres speeddial4 31 caracteres code4 2 dígitos 100 discagens rápidas, cada um com no máximo 100 entradas O campo “address” também pode ser chamado de “E-mail” ou “E-mail Address”. O campo “faxnumber” também pode ser chamado de “Business Fax” ou “Home Fax”. 2 O comprimento máximo pode ser menor, dependendo do idioma em uso. 3 O número total combinado de endereços de e-mail e listas de distribuição deve ser de 2.000 entradas ou menos.
Limpar catálogos de endereços Por padrão, clicar no botão Limpar Catálogo(s) de Endereços Selecionado(s) limpa todos os dados do catálogo de endereços (dados de e-mail, fax e usuário autorizado) do dispositivo. Você também pode especificar catálogos de endereços individuais a limpar, embora endereços de e-mail e listas de distribuição de e-mails não possam ser limpos separadamente.
Configurações de endereçamento NOTA: O protocolo LDAP é normalmente usado somente em ambientes de e-mail corporativo. Se você estiver usando um ISP para serviços de e-mail, a HP recomenda o uso da função Catálogo de endereços de e-mail. Para que o produto envie documentos digitalizados, você deve especificar um ou mais endereços de destino. O recurso de endereçamento do produto simplifica esse processo acessando o servidor LDAP da rede.
Tabela 4-9 Configurações de endereçamento (continuação) Texto explicativo Área na tela Informação ou capacidade fornecida pela área 3 Permitir que o dispositivo acesse diretamente um catálogo de endereços LDAP Marque essa caixa de seleção para fornecer ao dispositivo acesso direto a um Catálogo de endereços LDAP. 4 Método de vinculação do servidor LDAP Anônimo Selecione essa opção para conectar-se ao servidor LDAP se o mesmo não exigir credenciais de usuário para acessar o banco de dados LDAP.
Tabela 4-9 Configurações de endereçamento (continuação) Texto explicativo Área na tela Informação ou capacidade fornecida pela área NOTA: Alguns produtos reconhecem apenas endereços TCP/IP. Nesses casos, os nomes de host serão convertidos no endereço TCP/IP equivalente. 8 Porta Digite o número da porta TCP/IP em que o servidor está processando solicitações LDAP. Normalmente, é a porta 389. 9 Localizar servidor Clique nesse botão para pesquisar servidores LDAP disponíveis.
Tabela 4-9 Configurações de endereçamento (continuação) Texto explicativo Área na tela Informação ou capacidade fornecida pela área 15 Avançado Clique nesse botão para abrir uma nova tela na qual você possa definir recursos avançados do servidor LDAP. Para obter mais informações, consulte Configurações de endereçamento avançadas na página 90. 16 Testar Clique nesse botão para testar as configurações que você especificou.
Tabela 4-10 Configurações de endereçamento avançadas (continuação) Texto explicativo Área na tela Informação ou capacidade fornecida pela área 3 Opções de pesquisa avançada Selecione as configurações de pesquisa avançada do servidor LDAP. As seguintes configurações estão disponíveis. 4 PTWW Localizar entradas no banco de dados ● Máximo de endereços de LDAP. Use este controle para definir o número de endereços de e-mail correspondentes retornados por uma única pesquisa.
Registro Use a tela Registro para ver informações sobre os trabalhos de envio digital, incluindo os erros ocorridos. A ilustração e a tabela a seguir descrevem como usar essa tela. NOTA: Se o HP DSS estiver instalado, as atividades de envio digital são registradas no HP DSS em vez HP EWS. Para ver o log de atividades, abra o Utilitário de configuração DSS da HP MFP e clique na guia Registro.
Tabela 4-11 Registro (continuação) Texto explicativo Área na tela Informação ou capacidade fornecida pela área 6 Evento Descreve se o evento foi bem-sucedido ou se ocorreu um erro. 7 Horário Mostra o horário de cada entrada do log. 8 Salvar Clique nesse botão para salvar as informações do log em um arquivo. 9 Detalhes Selecione a entrada do log e clique no botão Detalhes para visualizar os detalhes da entrada do log.
Preferências Use a tela Configurações de preferências para definir configurações gerais dos recursos de envio digital. A ilustração e a tabela a seguir descrevem como usar essa tela. Figura 4-16 Tela Configurações de preferências 1 2 3 4 5 6 Tabela 4-12 Configurações de preferências 94 Texto explicativo Área na tela Informação ou capacidade fornecida pela área 1 guias e menus do HP EWS Para obter mais informações, consulte Navegação no HP Embedded Web Server na página 8.
5 PTWW Gerenciamento da operação em rede usando as telas de Rede 95
Visão geral Use as telas na guia Rede para configurar e gerenciar o produto na rede. A aparência e os recursos das telas disponíveis na guia Rede variam de acordo com o modelo e a versão do servidor de impressão HP Jetdirect. A tela a seguir é semelhante ao que você verá quando clicar em Rede. Na barra de navegação à esquerda, clique no menu Rede da página que deseja exibir.
● Exibir informações gerais de status da rede, incluindo estatísticas da rede armazenadas no servidor de impressão, para solução de problemas ou otimização da rede. ● Exibir informações de protocolo para todas as conexões de rede suportadas. ● Abra a página Configuração do HP Jetdirect. Consulte Assistente de Configuração de Segurança do HP Jetdirect na página 98. ● Defina a freqüência com que o HP EWS deverá verificar o status da rede.
Assistente de Configuração de Segurança do HP Jetdirect Use o Assistente de Configuração de Segurança do HP Jetdirect para configurar as definições de segurança do gerenciamento do servidor de impressão do HP Jetdirect. O HP Web Jetadmin é um software poderoso, baseado na Web, para instalar, configurar e gerenciar dispositivos conectados em rede. Como ele pode instalar e configurar dispositivos, deve poder protegerse contra acessos indesejados.
6 Como usar a área Outros links como um recurso A caixa Outros links contém três links permanentes que dão acesso rápido a informações específicas do produto, como o recurso interativo de solução de problemas e dados sobre encomendas de suprimentos HP originais. Figura 6-1 Tela Status do dispositivo NOTA: Use a tela Editar outros links na guia Configurações para acrescentar até cinco links personalizados de sites da Web de sua preferência.
hp instant support A Hewlett-Packard Company oferece o hp instant support, um sistema de assistência técnica pela Internet que coleta informações de diagnóstico do produto e as compara com aquelas disponíveis no banco de dados da HP. No hp instant support, você pode encontrar soluções inteligentes que ajudam a solucionar problemas de forma rápida e fácil.
Compra de suprimentos O link Compra de suprimentos conecta você a uma página da Web que facilita a encomenda de suprimentos on-line de um revendedor de sua preferência. Os suprimentos de que você precisa são previamente selecionados. É possível alterar as quantidades ou selecionar itens adicionais. Os itens são adicionados ao carrinho de compras, prontos para o fechamento, com a garantia de que os suprimentos corretos serão encaminhados ao revendedor selecionado.
Suporte do produto O link Suporte do produto conecta você a uma página da Web que oferece um menu abrangente de recursos de suporte necessários para empresários. Nessa página, é possível realizar as seguintes tarefas e muito mais: ● Encontrar uma lista de produtos HP em um site: computadores, estações de trabalho, servidores, dispositivos de armazenamento, impressoras, scanners, imagem digital e dispositivos móveis. ● Obter assistência técnica.
Meu provedor de serviços e Meu contrato de serviços Os links Meu provedor de serviços e Meu contrato de serviços só aparecerão se tiverem sido criados (e talvez renomeados) pelo provedor de serviços na tela Outros links da guia Configurações. Qualquer usuário pode então clicar no link para obter informações sobre o provedor de serviços e o contrato de serviço. As informações, que podem ter até 50 caracteres, são guardadas no armazenamento permanente do dispositivo.
104 Capítulo 6 Como usar a área Outros links como um recurso PTWW
Índice A abrindo o HP Embedded Web Server 5 acessando o HP Embedded Web Server 5 acessórios, verificando instalados 13 administradores alertas, configurando 29 configuração da programação de inatividade 59 configurações de Envio digital 62 efetuando logoff 6 efetuando logon 6 administradores de TI alertas, configurando 29 configuração da programação de inatividade 59 configurações de Envio digital 62 efetuando logoff 6 efetuando logon 6 ajuda instant support 53, 100 suporte do produto 53, 102 ajuda on-line
Gerenciador de autenticação 38 procedimentos 6 e-mail alertas 29 anexos, configurações de tamanho 74, 75 AutoSend 35 configurações avançadas 75 configurações de gateway SMTP 73 configurações do servidor 27 endereçamento 87 endereço de devolução, configurando 28 envio, configurando 28 suporte 53, 102 encomendando suprimentos 53, 101 endereçamento Autenticação do Kerberos 47 configurações 87 endereço de e-mail de devolução 28 endereço TCP/IP configuração de e-mail 28 localizando 5, 19 Enviar para e-mail 73 Ex
Página de uso 17 status 12 pastas, enviando para 63 Preferências, envio digital 94 produtos, definição 2 programação LIGA/DESLIGA 59 provedores de serviços alertas, configurando 29 efetuando logoff 6 efetuando logon como 6 R reciclagem de suprimentos 53, 102 recursos 2 rede baseada em TCP/IP 4 redes configurando 95 tipos suportados 4 Web Jetadmin 3 Registro de eventos 16 registros evento 16 requisitos do sistema 4 S Safari, versões suportadas 4 segurança Autenticação do Kerberos 43 Autenticação LDAP 40 ende
108 Índice PTWW
© 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. www.hp.