RAID Guia do Usuário
© Copyright 2011 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Intel é marca comercial da Intel Corporation nos EUA e em outros países. Microsoft e Windows são marcas comerciais registradas da Microsoft Corporation nos EUA. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos e serviços da HP são as estabelecidas nas declarações de garantia expressa que acompanham tais produtos e serviços.
Conteúdo 1 Introdução ....................................................................................................................................................... 1 2 Visão geral da tecnologia RAID ..................................................................................................................... 2 Terminologia RAID ............................................................................................................................... 2 Modos RAID suportados .............
iv
1 Introdução Até recentemente, existiam opções limitadas para a maioria dos usuários de computador que desejassem proteger seus dados contra perda no caso de falha da unidade de disco rígido. Essas opções eram copiar os arquivos manualmente para uma unidade de backup ou usar algum software de backup complicado.
2 Visão geral da tecnologia RAID Este capítulo define os termos usados neste guia e descreve as tecnologias RAID suportadas por determinados computadores empresariais HP. Terminologia RAID Alguns dos termos da tabela a seguir possuem um significado mais amplo, mas estão definidos com relação à implementação de RAID descrita neste guia. Termo Definição Tolerância a falhas A capacidade que o computador tem de continuar a funcionar se uma unidade falhar.
requer três discos rígidos SATA. Isso pode ser realizado inserindo um terceiro disco rígido SATA na baia de atualização de computadores especialmente equipados. O RAID 10 não é suportado. NOTA: Quando o controlador SATA estiver no modo RAID, ele suportará até 4 dispositivos de porta SATA apenas. Permitir um quinto dispositivo de porta SATA faz o computador congelar. Remover o quinto dispositivo de porta SATA restaura a operação normal. RAID 0 O RAID 0 distribui os dados por ambas as unidades.
Resumo do modo RAID A tabela a seguir descreve as funções, os aplicativos, as vantagens e as desvantagens dos modos RAID suportados. Níveis de RAID Função/Aplicações Vantagens/Desvantagens RAID 0 Função: Vantagens: Os dados são distribuídos em ambas as unidades de disco. O desempenho de leitura é superior em relação ao de um disco rígido não-RAID. Aplicações: ● Edição de imagem A capacidade total de armazenamento é duplicada.
Níveis de RAID Função/Aplicações Vantagens/Desvantagens RAID de Recuperação Função: Vantagens: Dados idênticos (espelhados) são armazenados em duas unidades. Fornece alta tolerância a falhas. Aumenta a funcionalidade do RAID 1 com valiosos recursos. Aplicações: Qualquer aplicação que requeira um método simples de proteção de dados. Os usuários podem escolher entre espelhar os dados continuamente ou sob solicitação. A recuperação de dados é rápida e fácil.
Tolerância a falhas A tolerância a falhas é a capacidade de uma matriz RAID de resistir a e se recuperar de uma falha de unidade. A tolerância a falhas é proporcionada por meio de redundância. Por isso, RAID 0 não tem nenhuma tolerância a falhas, porque ele não copia dados para outro disco rígido. Com o RAID 1 e a Recuperação, uma unidade pode falhar sem fazer com que a matriz falhe.
3 Sistemas operacionais e dispositivos suportados Sistemas operacionais suportados O HP RAID é compatível com o sistema operacional Windows 8. Dispositivos suportados Esta seção descreve os dispositivos suportados para migração RAID, incluindo as unidades SATA, computadores e estação de acoplamento. O suporte a dispositivos é resumido na tabela a seguir e explicado com mais detalhes abaixo da tabela.
um disco rígido principal (1) e uma unidade eSATA (2) conectada à porta eSATA (somente em determinados modelos) para permitir Recuperação. Com relação à capacidade da unidade eSATA, as mesmas recomendações das unidades secundárias no compartimento de atualização do computador se aplicam.
Computadores empresariais HP Determinados computadores empresariais HP suportam RAID usando o software Intel® Rapid Storage Technology (v10 e superior) e uma unidade SATA secundária no compartimento de atualização. A seguinte ilustração mostra um computador suportado com o disco rígido principal (1) e um disco rígido secundário no compartimento de atualização (2) que permite RAID 0, RAID 1 e Recuperação.
Estação de acoplamento avançada HP A Recuperação suporta acoplamento e desacoplamento. Pode ser usada para implementar espelhamento entre o disco rígido principal (1) e um disco rígido opcional no compartimento SATA-swappable da estação de acoplamento avançada HP (2). A seguinte ilustração mostra uma estação de acoplamento avançada HP com o disco rígido de recuperação no compartimento SATA-swappable que permite a Recuperação.
4 Intel Rapid Storage Technology Intel® Rapid Storage Technology suporta os seguintes recursos de Recuperação. AHCI (Advanced Host Controller Interface) A Advanced Host Controller Interface (AHCI) é uma especificação que permite ao driver de armazenamento aceitar recursos SATA avançados, como Native Command Queuing e capacidade hot plug (conexão a quente).
Intel Smart Response Technology (somente em determinados modelos) NOTA: Intel® Smart Response Technology requer que o controlador SATA seja definido para o modo RAID na Configuração do Computador (BIOS). Em geral, SRT já está ativado e no modo RAID de fábrica, e nenhuma configuração adicional do usuário é necessária. Intel Smart Response Technology (SRT) é um recurso Intel Rapid Storage Technology (RST) que aprimora significativamente o desempenho do sistema do seu computador.
4. Selecione o disco rígido (ou o volume RAID) a ser acelerado. NOTA: É altamente recomendado acelerar o volume de sistema ou o disco de sistema para máximo desempenho. 5. Selecione o modo de aceleração e clique em OK. A configuração recomendada é o modo Maximizado, que é a aceleração otimizada para desempenho de entrada/saída. A página é atualizada e mostra a nova configuração de aceleração no Modo de exibição de aceleração.
disco principal são copiados para o disco rígido de espelho. Antes de atualização o disco rígido de espelho, a política sob solicitação permitirá que um arquivo seja recuperado se o arquivo correspondente no disco rígido principal estiver corrompido. A política sob solicitação poderá também proteger os dados no disco rígido de espelho se o disco rígido principal for atacado por vírus, contanto que você não atualize o disco de espelho após o ataque por vírus.
5 Configuração do volume RAID NOTA: Caso o seu sistema tenha Intel® Smart Response Technology, consulte Intel Rapid Storage Technology na página 11 antes de configurar volumes RAID. As seguintes instruções consideram que um disco rígido suportado está instalado no compartimento de atualização do computador, no compartimento SATA-swappable da estação de acoplamento, ou conectado à porta eSATA do computador (consulte Dispositivos suportados na página 7).
3. Na Configuração do Computador (BIOS), selecione Configuração do Sistema > Configurações de Dispositivos. 4. Na janela Device Configurations (Configurações de dispositivos), selecione RAID em SATA Device Mode (Modo de dispositivo SATA). Clique em Confirm (Confirmar). A seguinte mensagem será exibida: “Changing this setting may require reinstallation of your operating system. Are you sure you want to proceed?” (A alteração desta configuração poderá exigir a reinstalação do seu sistema operacional.
5. Selecione File (Arquivo) > Save Changes and Exit (Salvar alterações e sair). Em seguida, clique em Yes (Sim) para salvar as alterações. Se não quiser aplicar suas alterações, selecione Ignore Changes and Exit (Ignorar alterações e sair). CUIDADO: NÃO desligue o computador enquanto a ROM estiver salvando suas alterações no utilitário de configuração do computador f10, pois isso poderá corromper o CMOS (Complementary Metal Oxide Semiconductor). Desligue o computador após sair da tela de configuração f10.
Migração para RAID 1 18 1. Clique em Create (Criar), clique em Real-time data protection (RAID 1) (Proteção de dados em tempo real [RAID 1]) e, em seguida, clique em Next (Avançar). 2. Crie um nome de volume (ou use o nome sugerido), selecione os dois discos rígidos a serem usados para o array RAID 1 e depois clique em Avançar.
3. Clique em Create Volume (Criar volume) para iniciar o processo de migração. 4. Após clicar no botão Create Volume (Criar volume), você será informado de que a matriz foi criada. Clique no botão OK. A migração da matriz continuará a ser executada em segundo plano. O computador poderá ser usado normalmente durante a migração. 5. Quando for notificado de que a migração do array foi concluída, feche todos os programas e reinicie o computador. 6.
-swappable da estação de acoplamento avançada HP ou conectado à porta eSATA do computador (somente em determinados modelos), a Recuperação é a única opção de RAID disponível. NOTA: A proteção de dados flexível não está disponível com o uso da porta eSATA na estação de acoplamento em determinados modelos. Nos modelos que não conseguem acessar a proteção de dados flexível na porta eSATA na estação de acoplamento, conecte usando a porta eSATA no notebook. 20 1.
3. Clique em Create Volume (Criar volume) para iniciar o processo de migração. 4. Após clicar no botão Create Volume (Criar volume), você será informado de que a matriz foi criada. Clique no botão OK. A migração da matriz continuará a ser executada em segundo plano. O computador poderá ser usado normalmente durante a migração. 5. Quando for notificado de que a migração do array foi concluída, feche todos os programas e reinicie o computador.
Migração para RAID 0 NOTA: Quando se utiliza uma imagem fornecida pela HP, a migração para RAID 0 requer que você execute etapas avançadas adicionais, incluindo a cópia de dados para um disco rígido USB externo adicional. Leia todo o procedimento de migração RAID 0 antes de começar. 22 1. Clique em Create (Criar), clique em Optimized disk performance (Desempenho otimizado de disco) e, em seguida, clique em Next (Avançar). 2.
4. Uma mensagem será exibida, avisando que a matriz foi criada. Clique no botão OK. NOTA: A migração da matriz continuará a ser executada em segundo plano. O computador poderá ser usado normalmente durante a migração. 5. Quando for notificado de que a migração do array foi concluída, feche todos os programas e reinicie o computador. Quando o computador for reiniciado, o sistema operacional detectará o array recém-criado e solicitará que você reinicie o computador pela segunda vez. 6.
Migrando para RAID 5 (somente em determinados modelos) NOTA: Quando se utiliza uma imagem fornecida pela HP, a migração para RAID 5 requer que você execute etapas adicionais, incluindo a cópia de dados para um disco rígido USB externo adicional. Leia todo o procedimento de migração para RAID 5 antes de começar. NOTA: O RAID 5 requer 3 unidades de disco rígido no computador: o disco rígido principal, o disco rígido secundário e o disco rígido do compartimento de atualização. 24 1.
3. Clique em Create Volume (Criar volume) para iniciar o processo. 4. Após selecionar Create Volume (Criar volume), você será informado de que a matriz foi criada. Clique no botão OK. A migração da matriz continuará a ser executada em segundo plano. O computador poderá ser usado normalmente durante a migração. 5. Quando for notificado de que a migração do array foi concluída, feche todos os programas e reinicie o computador.
Usando os recursos do Console de Recuperação de Intel Rapid Storage Technology Ao utilizar o Console de Recuperação, você poderá selecionar com que frequência o disco rígido de recuperação é atualizado: continuamente ou sob solicitação. A atualização contínua é a diretiva de atualização padrão (consulte Diretivas de atualização de espelho na página 13). As etapas para alterar a diretiva de atualização para “sob solicitação” são as seguintes: 26 1.
3. O modo de atualização exibirá a configuração atual. Para alterar a configuração atual, clique no link Change Mode (Alterar Modo) e, em seguida, clique em Yes (Sim). Quando se usa a diretiva de atualização sob solicitação, é possível atualizar manualmente o volume de recuperação selecionando o link Update Data (Atualizar Dados). 4. Você pode restaurar a diretiva de atualização contínua em qualquer momento selecionando o link Change Mode (Alterar Modo) e, em seguida, clicando em Yes (Sim).
6 Redefinição de unidades RAID para não-RAID Você pode redefinir um RAID 1 ou um volume de Recuperação para duas unidades não RAID, usando as instruções a seguir para acessar a tela Intel option ROM (ROM opcional da Intel) e redefinir ambas as unidades para um status não RAID. Você deverá também redefinir as duas unidades para o status não-RAID se precisar mover a unidade de recuperação RAID do compartimento de atualização do computador para o compartimento da estação de acoplamento.
3. Pressione a barra de espaço para selecionar a primeira unidade e, em seguida, pressione a seta para baixo e a barra de espaço para selecionar a segunda unidade. 4. Pressione enter e, em seguida, Y para confirmar a seleção. NOTA: O menu Opção de ROM aparece automaticamente durante a inicialização quando um problema é detectado no ambiente RAID. Após o problema ter sido resolvido, o menu Opção de ROM aparece somente quando ele é selecionado no menu Configuração do Computador (BIOS). 5.
7 Perguntas freqüentes Pode ser instalado mais um volume RAID no computador? Não, pode haver apenas um volume RAID no computador. Existe suporte a RAID para permitir RAID 0 e RAID 1 em um único volume RAID? Não. O computador poderá ser desbloqueado se o disco rígido de recuperação estiver no compartimento SATA-swappable da estação de acoplamento? Sim.
Índice A AHCI (Advanced Host Controller Interface) 11 alternância automática de disco rígido e recuperação rápida 14 Array RAID 6 ativando RAID 15 C Computadores empresariais HP 9 confiabilidade 2 D desempenho.