Comunicação sem fios (só em alguns modelos) Manual do utilizador
© Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. Bluetooth é uma marca comercial, propriedade do titular e utilizada pela Hewlett-Packard Company sob licença. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. As únicas garantias que cobrem os produtos e serviços da HP são estabelecidas exclusivamente na documentação de garantia que os acompanha.
Índice 1 Utilizar dispositivos sem fios (só em alguns modelos) Identificar ícones de estado sem fios e de rede ................................................................................... 2 Usar os controlos sem fios ................................................................................................................... 3 Utilizar o botão da comunicação sem fios ............................................................................................
iv
1 Utilizar dispositivos sem fios (só em alguns modelos) A tecnologia sem fios transfere dados através de ondas de rádio em vez de fios.
Identificar ícones de estado sem fios e de rede Ícone 2 Nome Descrição Comunicação sem fios (ligada) Identifica a localização das luzes da comunicação sem fios e dos botões da comunicação sem fios no computador. Também identifica o software Wireless Assistant no computador e indica que um ou mais dispositivos sem fios estão ligados. Comunicação sem fios (desligada) Identifica o software Wireless Assistant no computador e indica que um ou mais dispositivos sem fios estão desligados.
Usar os controlos sem fios É possível controlar os dispositivos sem fios do computador utilizando as seguintes funcionalidades: ● Botão ou interruptor da comunicação sem fios ou interruptor sem fios (aqui referido como botão sem fios) ● Software Wireless Assistant (só em alguns modelos) ● Connection Manager HP (somente em alguns modelos) ● Controlos do sistema operativo Usar os controlos sem fios 3
Utilizar o botão da comunicação sem fios O computador possui um botão sem fios, um ou mais dispositivos sem fios e uma ou duas luzes de comunicação sem fios, consoante os modelos. Por predefinição, todos os dispositivos sem fios do computador estão activados e a luz da comunicação sem fios acende-se (azul), ao ligar o computador. A luz de comunicação sem fios indica o estado geral de energia dos dispositivos sem fios, não reflecte o estado de dispositivos individuais.
Utilizar o software Wireless Assistant (só em alguns modelos) É possível ligar ou desligar um dispositivo sem fios através do software Wireless Assistant. Se um dispositivo sem fios for desligado pelo Utilitário de Configuração, terá de ser reactivado pelo Utilitário de Configuração, para que possa ser ligado ou desligado através do Wireless Assistant. NOTA: Activar ou ligar um dispositivo sem fios não liga automaticamente o computador a uma rede ou a um dispositivo equipado com Bluetooth.
Utilizar o Connection Manager HP (só em alguns modelos) Pode usar o Connection Manager HP para ligar-se a WWANs utilizando o dispositivo de Banda Larga Móvel da HP no seu computador (somente em alguns modelos). Para iniciar, clique no ícone Connection Manager da área de notificação, no extremo direito da barra de tarefas. – ou – Seleccione Iniciar > Todos os programas > HP Connection Manager > HP Connection Manager.
Utilizar os controlos do sistema operativo Alguns sistemas operativos também oferecem um método para a gestão dos dispositivos e das ligações sem fios. Por exemplo, o Windows fornece o Centro de Rede e Partilha que permite-lhe estabelecer uma ligação ou rede, ligar-se a uma rede, gerir redes sem fios, e diagnosticar e reparar problemas da rede. Para aceder ao Centro de Rede e Partilha, clique em Iniciar > Painel de Controlo > Ligações de rede e de Internet > Centro de Rede e Partilha.
2 Utilizar uma WLAN Com um dispositivo WLAN, pode aceder a uma rede local sem fios (WLAN), composta por outros computadores e acessórios interligados através de um router ou ponto de acesso sem fios. NOTA: Os termos router sem fios e ponto de acesso sem fios são frequentemente utilizados indistintamente.
Configurar uma WLAN Para configurar uma WLAN e efectuar uma ligação à Internet, é necessário dispor do seguinte equipamento: ● Um modem de banda larga (DSL ou cabo) (1) e serviço de Internet de alta velocidade adquirido a um fornecedor de serviços Internet (ISP) ● Um router sem fios (adquirido separadamente) (2) ● O computador sem fios (3) A ilustração abaixo mostra um exemplo de instalação de uma rede sem fios com ligação à Internet.
Proteger a WLAN Dado que a norma WLAN foi concebida com capacidades de segurança limitadas, basicamente para evitar escutas casuais e não formas de ataque mais poderosas, é essencial perceber que as WLANs são vulneráveis a limitações de segurança bem conhecidas e documentadas. WLANs em áreas públicas ou “hotspots”, tais como cafés e aeroportos, podem não proporcionar qualquer segurança.
Ligação a uma WLAN Para ligar a uma WLAN, siga estes passos: 1. Certifique-se de que o dispositivo WLAN está ligado. Se estiver ligado, a luz de comunicação sem fios está acesa. Se a luz sem fios estiver apagada, prima o botão sem fios para a ligar. NOTA: Nalguns modelos, a luz da comunicação sem fios fica amarela quando todos os dispositivos sem fios estão desligados. 2. Clique no ícone da rede na área de notificação, na extremidade direita da barra de tarefas. 3. Seleccione a rede WLAN na lista. 4.
Roaming para outra rede Ao mover o seu computador para dentro da área de alcance de outra WLAN, o Windows tenta estabelecer ligação a essa rede. Se a tentativa for bem-sucedida, o computador é automaticamente ligado à nova rede. Se o Windows não reconhecer a nova rede, siga o procedimento utilizado inicialmente para ligar à sua WLAN.
3 Utilizar a Banda Larga Móvel da HP (somente em alguns modelos) A Banda Larga Móvel da HP permite ao seu computador utilizar redes de área alargada sem fios (WWAN). para aceder à Internet a partir de mais locais e sobre áreas alargadas do que pode ser feito com a utilização de WLANs. A utilização da Banda Larga Móvel HP requer um fornecedor de serviços de rede que (chamado um operador de rede móvel), que na maior parte dos casos, será um operador de telemóveis.
Introduzir um SIM CUIDADO: Para evitar danificar os conectores, não utilize força ao inserir um SIM. Para inserir um SIM: 1. Encerre o computador. Se não tiver a certeza se o computador está desligado ou em Hibernação, ligue-o premindo o botão de energia. Em seguida, encerre o computador através do sistema operativo. 2. Feche o ecrã. 3. Desligue todos os dispositivos externos ligados ao computador. 4. Desligue o cabo de alimentação da tomada de CA. 5.
Remover um SIM Para remover um SIM: 1. Encerre o computador. Se não tiver a certeza se o computador está desligado ou em Hibernação, ligue-o premindo o botão de energia. Em seguida, encerre o computador através do sistema operativo. 2. Feche o ecrã. 3. Desligue todos os dispositivos externos ligados ao computador. 4. Desligue o cabo de alimentação da tomada de CA. 5. Vire o computador ao contrário numa superfície plana, com o compartimento da bateria voltado para si. 6. Remova a bateria. 7.
4 Utilizar dispositivos Bluetooth sem fios (só em alguns modelos) Um dispositivo Bluetooth sem fios possibilita comunicações sem fios de curto alcance, substituindo as ligações físicas com cabos que normalmente ligam dispositivos electrónicos, tais como os seguintes: ● Computadores (de secretária, portáteis, PDA) ● Telefones (telemóveis, sem fios, smart phone) ● Dispositivos de processamento de imagens (impressoras, câmaras) ● Dispositivos de áudio (auscultadores, altifalantes) Os dispositivos Blu
Bluetooth e Partilha de Ligação à Internet (ICS) A HP não recomenda configurar um computador com Bluetooth como anfitrião e utilizá-lo como gateway através do qual seja possível ligar outros computadores à Internet. Quando dois ou mais computadores estão ligados através de Bluetooth e a Partilha de Ligação à Internet (ICS) está activada num dos computadores, os outros computadores poderão não conseguir estabelecer ligação à Internet utilizando a rede Bluetooth.
5 Resolução de problemas da ligação sem fios Seguem-se algumas das causas possíveis dos problemas de ligação sem fios: ● A configuração de rede (SSID ou segurança) foi alterada. ● O dispositivo sem fios não está instalado correctamente ou foi desactivado. ● O dispositivo sem fios ou hardware do router falhou. ● O dispositivo sem fios detectou interferências de outros dispositivos. NOTA: Os dispositivos de rede sem fios só estão incluídos em modelos de computador seleccionados.
Não é possível ligar a uma WLAN Se tiver um problema ao ligar a uma WLAN, confirme se o dispositivo WLAN integrado está devidamente instalado no computador: NOTA: O Windows inclui a funcionalidade Controlo de Conta de Utilizador para melhorar a segurança do computador. Poderá ser pedida permissão ou a palavra-passe para realizar tarefas, tais como instalar aplicações, executar utilitários ou a alterar definições do Windows. Consulte a Ajuda e Suporte para mais informações. 1.
Não é possível ligar a uma rede preferida O Windows pode reparar automaticamente uma ligação WLAN danificada: ● Faça clique com o botão direito do rato no ícone da rede na área de notificação e, em seguida, seleccione Resolução de problemas. O Windows repõe o dispositivo de rede e tenta voltar a ligar a uma das redes preferidas. ● 20 Se não houver indicador ícone da rede na área de notificação, siga estes passos: 1.
O ícone da rede não é apresentado Se o ícone da rede não for apresentado na área de notificações, após configuração da WLAN, o controlador de software está danificado ou em falta. Também pode ser apresentada uma mensagem de erro “Dispositivo Não Encontrado”. O controlador tem de ser reinstalado. Obtenha a última versão do software e controladores do dispositivo WLAN para o seu computador no Web site da HP em http://www.hp.com.
Os códigos de segurança de rede actuais não estão disponíveis Se lhe for pedida uma chave de rede ou um nome (SSID) ao ligar a uma WLAN, a rede está protegida por segurança. Tem de ter os códigos actuais para efectuar uma ligação numa rede segura. A SSID e chave de rede são códigos alfanuméricos que introduz no computador para identificar o seu computador na rede.
A ligação WLAN está muito fraca Se a ligação for muito fraca ou se o computador não conseguir estabelecer ligação a uma WLAN, minimize as interferências de outros dispositivos, do seguinte modo: ● Aproxime o computador do router ou do ponto de acesso sem fios. ● Desligue temporariamente dispositivos, tais como um micro-ondas, telefone sem fios ou telemóvel, para ter a certeza de que os outros dispositivos sem fios não estão a interferir.
Não é possível ligar a um router sem fios Se está a tentar ligar a um router sem fios, sem conseguir, reinicie o router sem fios, desligando-o da energia eléctrica durante 10 a 15 segundos. Se, mesmo assim, o computador não conseguir estabelecer ligação a uma WLAN, reinicie o router sem fios. Para detalhes, consulte as instruções do fabricante do router.
Índice Remissivo B botão sem fios 3 C chave de rede 22 códigos de segurança de rede chave de rede 22 SSID 22 configuração da ligação à Internet 9 controlos de comunicação sem fios botão 3 sistema operativo 3 software Connection Manager 3 Software Wireless Assistant 3 D definição da WLAN 9 dispositivo Bluetooth 1, 16 dispositivos sem fios tipos 1 dispositivo WLAN 1 Dispositivo WWAN 13 E encriptação F firewall interferências, minimizar 23 W WLAN 8 L ligação a uma WLAN empresarial 11 ligação a uma WLAN púb