Guia de Comunicações de Rede e Internet Business Desktops Número de Peça: 312968-203 Novembro de 2004 Este guia apresenta definições e instruções para a utilização dos recursos de controladores de interface de rede (NIC) previamente instalados em determinados modelos. Ele também fornece informações sobre Provedores de Serviço de Internet e solução de problemas de acesso à Internet.
© Copyright 2004 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alteração sem aviso. Microsoft, MS-DOS, Windows e Windows NT são marcas registradas da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e em outros países. As únicas garantias para produtos e serviços HP são as estabelecidas nas declarações de garantia expressa que acompanham tais produtos e serviços. Nenhuma parte deste documento deve ser inferida como constituindo uma garantia adicional.
Sumário 1 Comunicações de Rede Estrutura da Rede Ethernet . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1–2 Alertas com Base em NIC . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1–3 Suporte a Wake-On-LAN (WOL) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1–4 Interpretação das Luzes de Status da Rede . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
1 Comunicações de Rede Os seguintes itens são tratados nesta seção: ■ Estrutura da Rede Ethernet ■ Alertas com Base em Controlador de Interface de Rede (NIC) ■ Suporte a Wake-On-LAN (WOL) ■ Interpretação das Luzes de Status da Rede ■ Desativação da Capacidade de Detecção Automática ■ Instalação dos Drivers de Rede ■ Redes sem Fio Esta seção fornece informações sobre redes Ethernet e sobre os conectores de hardware e os drivers de dispositivos de software que permitem o acesso a uma rede Ethern
Comunicações de Rede Estrutura da Rede Ethernet Todas as redes Ethernet incluem alguma combinação dos seguintes elementos: 1 Cabo Ethernet 3 Rabichos 2 Pacotes de Informação 4 Estações de Trabalho Estrutura da Rede Ethernet Consulte o Guia de Hardware no CD de Documentação para obter a identificação do conector de rede. 1–2 www.hp.com.
Comunicações de Rede Alertas com Base em NIC Alguns NICs possuem Recursos de Alerta, permitindo que um administrador de sistema monitore o computador na rede remotamente. O computador pode enviar alertas de hardware e sistema operacional através da rede antes que o sistema operacional seja carregado, enquanto o sistema operacional estiver sendo carregado, enquanto o computador estiver em um estado de baixo consumo de energia ou quando o computador estiver desligado.
Comunicações de Rede Suporte a Wake-On-LAN (WOL) O recurso Wake-On-LAN (WOL) pode ser ativado e desativado no Windows XP e no Windows 2000. Para ativar ou desativar o recurso Wake-On-LAN no: Windows XP 1. Selecione Iniciar > Painel de Controle. 2. Clique duas vezes em Conexões de Rede. 3. Clique duas vezes em Conexão de Rede Local. 4. Clique em Propriedades. 5. Clique em Configurar. 6.
Comunicações de Rede Interpretação das Luzes de Status da Rede Determinados controladores de interface de rede Ethernet têm luzes de status de rede: ■ Luz de conexão—acende quando o sistema está fisicamente conectado a uma rede ativa. ■ Luz de atividade—acende quando o computador detecta atividade na rede. Quando o sistema estiver conectado a uma rede muito utilizada, a luz de atividade permanecerá acesa praticamente o tempo todo.
Comunicações de Rede Desabilitação dos Recursos de Negociação Automática 802.3u Os NICs de Negociação Automática determinam automaticamente a velocidade operacional máxima da rede e os recursos duplex da rede conectada, configurando-se de acordo com a combinação mais elevada comum. O computador começará a Negociação Automática sempre que obtiver uma conexão válida, ou quando o driver do NIC for carregado.
Comunicações de Rede Windows 2000 1. Selecione Iniciar > Configurações > Painel de Controle. 2. Clique duas vezes em Conexões Dial-up e de Rede. 3. Clique com o botão direito Conexão de Rede Local. 4. Clique em Propriedades. 5. Clique em Configurar. 6. Clique na guia Avançado. 7. Selecione Velocidade do Vínculo/Modo Duplex na caixa de listagem Propriedades. 8. Mude os valores de velocidade e duplex para os valores apropriados, dependendo dos recursos da rede. 9. Clique em OK.
Comunicações de Rede Instalação dos Drivers de Rede Os drivers de dispositivos no software de rede possibilitam que o computador se comunique com a rede. Devido à HP não saber qual ambiente operacional de rede você estará usando, o computador vem pronto para trabalhar com diversos ambientes diferentes. Os drivers de dispositivo para o controlador de rede possibilitam o carregamento correto dos drivers no sistema operacional utilizado, permitindo a comunicação com a rede.
Comunicações de Rede Redes sem Fio Uma Rede Local sem Fio (WLAN) fornece a mesma funcionalidade de uma rede com fio, porém elimina a necessidade de instalar cabos de conexão em rede e outro equipamento de rede, facilitando a implementação. Uma Rede Local sem Fio (WLAN) pode ser configurada para dois modos diferentes de operação. Embora cada método tenha suas vantagens, um pode ser mais adequado para suas necessidades.
Comunicações de Rede Rede Access Point (Infrastructure) Uma rede Access Point também é denominada rede "Infrastructure". A diferença principal entre uma rede Access Point sem fio e uma rede Ad-hoc é a inclusão de um elemento extra—o Access Point. O Access Point serve como ponto focal para todo o tráfego de dados em sua rede sem fio, gerenciando de forma otimizada todas as transações de dados sem fio. O Access Point amplia o alcance da Rede Local sem Fio (WLAN).
Comunicações de Rede seu PC não tem uma placa sem fio, é possível adicionar uma facilmente. Consulte o Guia de Hardware no CD de Documentação para saber as instruções de instalação. Vantagens da Conexão em Rede sem Fio A conexão em Rede Local sem Fio (WLAN) acrescenta novos níveis de flexibilidade e acessibilidade para sua empresa. Entre as diversas vantagens da conexão em rede sem fio, temos: ■ Não há necessidade de instalar fiação trabalhosa e cara no local de trabalho.
2 Comunicações na Internet Os seguintes itens são tratados nesta seção: ■ Seleção de um Provedor de Serviços de Internet ■ Supervisor de Conteúdo (Content Advisor) ■ Solução de Problemas de Acesso à Internet Seleção de um Provedor de Serviços de Internet Um provedor de serviços de Internet (ISP) lhe oferece o acesso de (dial-up, cabo, DSL, ou sem Fio) e o software necessários à conexão com a Internet.
Comunicações na Internet ■ Geralmente, os ISPs oferecem uma variedade de planos de serviços para necessidades diferentes. Lembre-se de rever e comparar os planos e serviços oferecidos, bem como os preços, para encontrar o provedor que melhor se ajuste às suas necessidades. Supervisor de Conteúdo (Content Advisor) A Internet oferece acesso a uma grande variedade de informações, mas algumas podem não ser adequadas para todas as pessoas que as visualizam.
Comunicações na Internet 6. Clique em OK, então digite sua senha na caixa Senha. Uma caixa de diálogo informará que o Supervisor de Conteúdo foi ativado. Clique em OK. Se você ativou o Supervisor de Conteúdo anteriormente: 1. Selecione Iniciar > Painel de Controle. 2. Clique duas vezes em Opções da Internet. 3. Clique na guia Conteúdo. 4. Para alterar as configurações: a. Clique no botão Configurações. Digite sua senha e clique em OK. b.
Comunicações na Internet Se você ativou o Supervisor de Conteúdo anteriormente: 1. Selecione Iniciar > Configurações > Painel de Controle. 2. Clique duas vezes em Opções da Internet. 3. Clique na guia Conteúdo. 4. Para alterar as configurações: a. Clique no botão Configurações. Digite sua senha e clique em OK. b. Clique em uma categoria da lista, então arraste o controle deslizante para definir os limites que deseja usar. Repita esse processo para cada categoria que deseja limitar. 5.
Comunicações na Internet Solução de Problemas de Acesso à Internet (Continuação) Problema Causa Solução Não é possível se conectar à Internet. (continuação) O navegador da Web não está configurado corretamente. Verifique se o navegador da Web está instalado e configurado para funcionar com o ISP. O modem a cabo/DSL não está conectado. Conecte o modem a cabo/DSL. Você deve visualizar a luz do LED "power" na frente do modem a cabo/DSL.
Comunicações na Internet Solução de Problemas de Acesso à Internet (Continuação) Problema Causa Solução Não é possível se conectar à Internet. (continuação) Os cookies estão corrompidos. (O "cookie" é uma pequena quantidade de informação que um servidor de Web pode armazenar temporariamente no navegador da Web. Isso é útil para que o navegador se lembre de alguma informação específica que o servidor de Web poderá recuperar posteriormente.
Comunicações na Internet Solução de Problemas de Acesso à Internet (Continuação) Problema Causa Solução A Internet demora muito para fazer o download dos Web sites. O modem não está configurado corretamente. Verifique se a velocidade do modem e a porta COM estão corretamente selecionadas. Windows XP 1. Selecione Iniciar > Painel de Controle. 2. Clique duas vezes em Sistema. 3. Clique na guia Hardware. 4. Na área do Gerenciador de Dispositivos, clique no botão Gerenciador de Dispositivos. 5.
Comunicações na Internet Solução de Problemas de Acesso à Internet (Continuação) Problema Causa Solução A Internet demora muito para fazer o download dos Web sites. (continuação) O modem não está configurado corretamente. (continuação) Verifique se a velocidade do modem e a porta COM estão corretamente selecionadas. (continuação) Windows 2000 1. Selecione Iniciar > Configurações > Painel de Controle. 2. Clique duas vezes em Sistema. 3. Clique na guia Hardware. 4.