- Guia de Hardware – Desktop Ultra-fino Série dc7900 Business PC HP Compaq 
- © Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações aqui contidas estão sujeitas à alteração sem aviso. Microsoft, Windows e Windows Vista são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ ou em outros países. As únicas garantias para produtos e serviços da HP são as estabelecidas nas declarações de garantia expressa que acompanham tais produtos e serviços. Nenhuma parte deste documento pode ser inferida como constituindo uma garantia adicional. 
- Sobre este Guia Este guia fornece informações básicas sobre a atualização deste modelo de computador. AVISO! O texto apresentado dessa maneira indica que a não-observância das orientações poderá resultar em lesões corporais ou morte. CUIDADO: O texto apresentado dessa maneira indica que a não-observância das orientações poderá resultar em danos ao equipamento ou perda de informações. NOTA: O texto apresentado dessa maneira oferece informação adicional importante. 
- iv Sobre este Guia PTWW 
- Conteúdo 1 Recursos do produto Recursos de configuração padrão ....................................................................................................... 1 Componentes do painel frontal ............................................................................................................ 2 Componentes do painel traseiro .......................................................................................................... 3 Teclado ..................................................... 
- Apêndice C Opções para trava de segurança Instalação de uma trava de segurança .............................................................................................. 36 Bloqueio de Cabo .............................................................................................................. 36 Cadeado ............................................................................................................................ 37 Bloqueio de Segurança para HP Business PC .......................... 
- 1 Recursos do produto Recursos de configuração padrão Os recursos que acompanham o computador Desktop Ultra-fino HP Compaq podem variar dependendo do modelo. Para obter uma lista completa do hardware e software instalados em seu computador, execute o utilitário de diagnósticos (incluído somente em alguns modelos). As instruções para uso do utilitário são fornecidas no Guia de Solução de Problemas. 
- Componentes do painel frontal A configuração da unidade de disco pode variar dependendo do modelo. 
- Componentes do painel traseiro Figura 1-3 Componentes do Painel Traseiro Tabela 1-2 Componentes do painel traseiro 1 Conector do cabo de alimentação 6 Conector para Monitor VGA (azul) 2 Conector DisplayPort para Monitor 7 Conector PS/2 do Mouse (verde) 3 Conector PS/2 do Teclado (roxo) 8 Conector RJ-45 (rede) 4 Barramento Serial Universal (USB) (6) 9 Conector de Entrada de Áudio (azul) 5 Conector de Saída para dispositivo de áudio com alimentação independente (verde) NOTA: A disposição e 
- Teclado Figura 1-4 Componentes do Teclado Tabela 1-3 Componentes do teclado 1 4 1 Teclas de função Executam funções especiais, dependendo do aplicativo de software que está sendo usado. 2 Teclas de edição As teclas de edição incluem: nsert, home, page up, delete, end e page down. 3 Luzes de status Indicam o status das configurações do computador e do teclado (num lock, caps lock e scroll lock). 4 Teclas numéricas Funcionam como um teclado de calculadora. 
- Utilização da tecla com o logotipo do Windows Utilize a tecla com o Logotipo do Windows em conjunto com outras teclas para executar determinadas funções disponíveis no sistema operacional Windows. Consulte Teclado na página 4 para identificar a tecla com o Logotipo do Windows. Tabela 1-4 Funções da Tecla com o Logotipo do Windows As seguintes funções da Tecla com o Logotipo do Windows estão disponíveis no Microsoft Windows XP e Microsoft Windows Vista. 
- Tabela 1-4 Funções da Tecla com o Logotipo do Windows (continuação) 6 Tecla com o Logotipo Windows + x Inicia o do Windows Mobility Center Tecla com o Logotipo Windows + tecla de qualquer número Inicia o atalho de Inicialização Rápida que está na posição que corresponde ao número (por exemplo, Tecla com o Logotipo do Windows + 1 inicia o primeiro atalho no menu Inicialização Rápida) Capítulo 1 Recursos do produto PTWW 
- Localização do número de série Cada computador tem um único número de série e um número de identificação do produto que estão localizados na parte superior do computador quando este está na configuração de torre. Tenha esses números disponíveis para usar quando entrar em contato com o atendimento ao cliente para obter assistência. 
- 2 Atualizações de hardware Recursos para a manutenção O computador tem recursos que facilitam a atualização e a manutenção. Nenhuma ferramenta é necessária para executar a maioria dos procedimentos de instalação descritos neste capítulo. Advertências e cuidados Antes de efetuar atualizações, leia cuidadosamente todas as instruções aplicáveis, cuidados e advertências existentes neste guia. 
- Conexão do Cabo de Alimentação Quando conectar a fonte de alimentação, é importante seguir os passos abaixo para assegurar que o cabo de alimentação não saia do computador. 1. Conecte o cabo de alimentação no conector da fonte de alimentação na parte traseira do computador (1). 2. Insira o clipe de retenção do cabo de alimentação em um slot na abertura de ventilação para evitar que o cabo não se desconecte do computador (2). 3. Enrole qualquer excesso do cabo de alimentação com a tira fornecida (3). 
- Remoção do painel de acesso do computador Para acessar componentes internos, você deve remover o painel de acesso: 1. Remova/desacople quaisquer dispositivos de segurança que impeçam a abertura do computador. 2. Remova todas as mídias removíveis, como CD, do computador. 3. Desligue o computador corretamente pelo sistema operacional e, em seguida, todos os dispositivos externos. 4. Desconecte o cabo de alimentação da tomada e todos os dispositivos externos. 
- Reinstalação do painel de acesso do computador 1. Alinhe as guias no painel com os slots no chassi, em seguida deslize o painel na direção traseira do chassi até pará-lo (1). 2. Aperte o parafuso manual para prender o painel de acesso (2). 
- Remoção e Recolocação do Painel Frontal 1. Remova/desacople quaisquer dispositivos de segurança que impeçam a abertura do computador. 2. Remova todas as mídias removíveis, como CD, do computador. 3. Desligue o computador corretamente pelo sistema operacional e, em seguida, todos os dispositivos externos. 4. Desconecte o cabo de alimentação da tomada e todos os dispositivos externos. 
- 8. Pressione as duas guias de liberação no interior do painel na direção do lado direito do computador (1) e gire o painel da direita para a esquerda (2). Figura 2-5 Remoção do Painel Frontal 9. Substitua o invólucro do ventilador. Para reinstalar o painel frontal: 1. Deslize os ganchos do lado esquerdo do painel no slot do chassi (1), em seguida pressione o lado direito do painel no chassi para que esteja encaixado e travado no lugar (2). Figura 2-6 Reinstalação do Painel Frontal PTWW 2. 
- 4. Reconecte o cabo de alimentação e ligue o computador. 5. Bloqueie quaisquer dispositivos de segurança que foram desbloqueados para remoção do painel de acesso. Remoção de uma Tampa de Painel Em alguns modelos, existe uma tampa de painel cobrindo o compartimento de unidade externa que necessita ser removida antes de instalar uma unidade. Para remover uma tampa de painel: 1. Remova o painel frontal. 2. 
- Alteração da Configuração de Torre para Desktop 1. Remova/desacople quaisquer dispositivos de segurança que impeçam a abertura do computador. 2. Remova todas as mídias removíveis, como CD, do computador. 3. Desligue o computador corretamente pelo sistema operacional e, em seguida, todos os dispositivos externos. 4. Desconecte o cabo de alimentação da tomada e todos os dispositivos externos. 
- 12. Coloque o computador firmemente no suporte. Figura 2-9 Colocar o Computador no Suporte 13. Reconecte o equipamento externo, ligue o cabo de alimentação na tomada e ligue o computador. 14. Reponha quaisquer dispositivos de segurança foram retirados para remoção da tampa do computador ou painel de acesso. Para alterar a configuração torre para a configuração desktop, inverta as etapas anteriores. 
- Instalação de Memória Adicional O computador é fornecido com módulos de memória duplos em linha de formato pequeno (SODIMMs) de memória de acesso aleatório dinâmica e síncrona com taxa dupla de dados (DDR2-SDRAM). SODIMMs Os soquetes de memória na placa do sistema podem receber até dois SODIMMs padrão da indústria. Esses soquetes de memória estão ocupados com pelo menos um SODIMM pré-instalado. 
- Preenchimento de Soquetes SODIMM Existem dois soquetes SODIMM na placa do sistema, com um soquete por canal. Os soquetes são rotulados como DIMM1 e DIMM3. O soquete DIMM1 opera no canal A de memória. O soquete DIMM3 opera no canal B de memória. Figura 2-10 Localização dos Soquetes SODIMM Tabela 2-1 Localização dos Soquetes SODIMM Item Descrição Cor do slot 1 soquete SODIMM1, Canal A Preto 2 soquete SODIMM3, Canal B Branco NOTA: Um SODIMM deve ocupar o soquete preto DIMM1. 
- Instalação de SODIMMs CUIDADO: Desconecte o cabo de alimentação antes de instalar ou remover os módulos de memória. Independente do estado ativo, os módulos de memória são constantemente alimentados por tensão quando o computador é ligado a uma fonte de alimentação de CA. A inserção ou remoção de módulos de memória na presença de tensão podem causar danos irreparáveis aos módulos de memória ou placa de sistema. Os slots para módulos de memória apresentam contatos metálicos dourados. 
- 8. Se você estiver adicionando uma segunda SODIMM, remova a SODIMM do soquete superior DIMM1 para acessar o soquete inferior DIMM3. Pressione para fora as duas travas em cada lado do SODIMM (1), em seguida puxe o SODIMM para fora do soquete (2). Figura 2-11 Remoção de uma SODIMM 9. Deslize a nova SODIMM no soquete em um ângulo de aproximadamente 30º (1), em seguida pressione a SODIMM (2) para que a trava seja bloqueada em seu lugar. 
- 12. Se o computador estava equipado com um suporte, reponha-o. 13. Reconecte o cabo de alimentação e ligue o computador. 14. Reponha quaisquer dispositivos de segurança foram retirados para remoção da tampa do computador ou painel de acesso. O computador reconhecerá automaticamente a memória adicional quando for ligado. Substitua a unidade óptica O Desktop Ultra Fino utilize uma unidade óptica slimline Serial ATA (SATA) Remoção de uma unidade óptica existente 1. 
- Preparação da nova unidade óptica Antes de utilizar a nova unidade óptica, a trava de liberação deve ser instalado. 1. Remova a película sobre o adesivo na trava de liberação. 2. Sem deixar que o fecho toque a unidade óptica, alinhe cuidadosamente os orifícios na trava de liberação com os pinos na lateral da unidade óptica. Verifique se a trava de liberação está instalado corretamente. 3. Insira o pino da frente da unidade óptica no orifício no final da trava de liberação e pressione firmemente. 4. 
- Instalação da nova unidade óptica NOTA: Se estiver instalando uma unidade óptica em um compartimento que não era ocupado antes, você deve remover o painel de acesso e a tampa de painel que cobre a abertura do compartimento antes de continuar. Siga as instruções apresentadas em Remoção do painel de acesso do computador na página 10 e Remoção de uma Tampa de Painel na página 14. 1. Coloque a trava de liberação para a nova unidade óptica. Consulte Preparação da nova unidade óptica na página 22. 2. 
- Substituição da Unidade de Disco Rígido NOTA: O Desktop Ultra-fino admite somente unidade de disco rígido interna Serial ATA (SATA) de 2,5 polegadas; não admite unidade de disco rígido interna Paralela ATA (PATA). Antes de remover a unidade de disco rígido antigo, certifique-se de fazer backup dos dados dessa unidade antes de removê-la para que possa transferir os dados para a nova unidade de disco rígido. 
- 9. Levante o portador da unidade de disco rígido para cima e retire do chassi. Figura 2-17 Remoção do Portador da Unidade de Disco Rígido 10. Para remover a unidade de disco rígido do portador, remova o parafuso-guia na frente do lado esquerdo do portador. 
- 11. Deslize o portador para trás e remova a unidade de disco rígido. Figura 2-19 Remoção da Unidade de Disco Rígido 12. Transfira os três parafusos-guia restantes (dois da direita e um da parte traseira esquerda) da unidade velha para a nova unidade. 
- 13. Alinhe os parafusos-guia com os slots do portador e deslize a nova unidade de disco rígido no portador (1), em seguida reinstale o parafuso-guia da frente à esquerda do portador para prender a unidade de disco rígido no portador (2). Figura 2-21 Instalação da Unidade de Disco Rígido no Portador 14. 
- 17. Reconecte o cabo de alimentação e ligue o computador. 18. Reponha quaisquer dispositivos de segurança foram retirados para remoção da tampa do computador ou painel de acesso. NOTA: Não é necessária a configuração da unidade de disco SATA; o computador reconhecerá automaticamente na próxima vez em que for ligado. 
- Figura 2-24 Remoção de uma Tampa de Porta PTWW Instalação e Remoção de uma Tampa de Porta 29 
- A Especificações Tabela A-1 Especificações Dimensões do Desktop (na posição desktop) Altura 2,60 polegadas 6,6 cm Largura 9,90 polegadas 25,1 cm Profundidade 10 polegadas 25,4 cm Peso aproximado 6,95 libras 3,15 kg Peso suportado (carga máxima distribuída na posição de desktop ) 77 libras 35 kg Operacional 50° a 95°F 10° a 35°C Fora de operação -22° a 140°F -30° a 60°C (a profundidade aumentará se o computador estiver equipado com um suporte de segurança de porta) Faixa de temperatur 
- Tabela A-1 Especificações (continuação) 1 Potência de saída 135 W Corrente de entrada nominal (máxima)1 2,2A a 100 VCA 1,1A a 200 VCA Este sistema utiliza uma fonte de alimentação externa com fator de correção de potência ativa. Essa condição permite que o sistema seja aprovado pelos requisitos da marca CE para uso nos países da União Européia. A fonte de alimentação com fator de correção de potência ativa tem o beneficio adicional de não precisar de um interruptor de seleção de tensão de entrada. 
- B Substituição da bateria A bateria que acompanha o computador fornece energia ao relógio em tempo real. Ao substituir a bateria, utilize uma que seja equivalente à bateria instalada originalmente no computador. O computador vem com uma bateria plana de lítio de 3 volts. AVISO! O computador possui uma bateria interna de lítio e dióxido de manganês. Há riscos de incêndio e queimaduras se a bateria não for manipulada apropriadamente. Para reduzir o risco de lesões: Não tente recarregar a bateria. 
- 5. Se equipado com um suporte, remova o computador do seu suporte e coloque-o deitado. 6. Remova o painel de acesso do computador. 7. Localize a bateria e o seu compartimento na placa do sistema. NOTA: Em determinados modelos de computador, talvez seja preciso remover um componente interno para acessar a bateria. 8. Dependendo do tipo de compartimento de bateria na placa do sistema, siga estas instruções para substituir a bateria. Tipo 1 a. Suspenda a bateria e retire-a do compartimento. 
- b. Para inserir a nova bateria, deslize uma borda da bateria de reposição para baixo do ressalto do compartimento, com o lado positivo voltado para cima. Empurre a outra borda da bateria para baixo até que o grampo se encaixe nela (2). Figura B-2 Remoção e reinstalação de uma bateria plana (Tipo 2) Tipo 3 a. Puxe para trás o clipe (1) que prende a bateria em seu lugar e remova-a (2). b. Insira a nova bateria e posicione o clipe de volta em seu lugar. 
- 12. Redefina a data e hora, suas senhas e quaisquer configurações especiais do sistema, usando o Utilitário de Configuração do Computador. Consulte o Guia do Utilitário de Configuração (F10) do Computador para obter mais informações. 13. Reponha quaisquer dispositivos de segurança foram retirados para remoção da tampa do computador ou painel de acesso. 
- C Opções para trava de segurança NOTA: Para obter informações sobre os recursos de segurança de dados, consulte o Guia do Utilitário de Configuração (F10) do Computador, o Guia de Gerenciamento de Desktop, e o Guia HP ProtectTools Security Manager (alguns modelos) em http://www.hp.com.br. Os bloqueios de segurança, mostrados a seguir, podem ser utilizados para proteger o computador. 
- Figura C-2 Instalação de um Cabo com uma Tampa de Porta Instalada Cadeado Figura C-3 Instalação de um cadeado PTWW Instalação de uma trava de segurança 37 
- Bloqueio de Segurança para HP Business PC 1. Prenda o cabo de segurança ao passá-lo em volta de um objeto fixo. Figura C-4 Prender o Cabo em um Objeto Fixo 2. Passe os cabos do mouse e do teclado através do bloqueio. 
- 3. Parafuse o bloqueio no chassi utilizando o parafuso fornecido. Figura C-6 Fixando o Bloqueio no Chassi 4. Insira o plugue do cabo de segurança no bloqueio (1) e pressione o botão (2) para prender o bloqueio. Use a chave fornecida para desprender o bloqueio. 
- D Descarga eletrostática Uma descarga de eletricidade estática proveniente do dedo ou de outro condutor pode danificar as placas do sistema ou outros dispositivos sensíveis à estática. Esse tipo de dano pode reduzir a expectativa de vida do dispositivo. Prevenção contra danos eletrostáticos Para impedir danos eletrostáticos observe as seguintes precauções: ● Evite contato das mãos ao transportar e armazenar produtos em embalagens protegidas contra estática. 
- NOTA: Para obter mais informações sobre eletricidade estática, entre em contato com um representante, revendedor ou uma assistência técnica autorizada da HP. 
- E Orientações operacionais do computador, cuidados de rotina e preparação para transporte Orientações operacionais do computador cuidados de rotina Siga estas orientações para configurar adequadamente e cuidar do computador e monitor. 42 ● Mantenha o computador longe de umidade excessiva, de luz solar direta e de frio ou calor extremos. ● Opere o computador em uma superfície firme e plana. 
- Precauções com a unidade óptica Verifique as instruções a seguir ao operar ou limpar a unidade óptica. Operação ● Não mova a unidade durante a operação. Isso pode fazer com que ela não funcione corretamente durante a leitura. ● Evite expor a unidade a mudanças bruscas de temperatura, pois isso pode causar condensação na parte interna da unidade. Se a temperatura mudar bruscamente enquanto a unidade estiver ligada, aguarde pelo menos uma hora antes de desligá-la. 
- NOTA: Verifique se todas as placas estão acomodadas adequadamente e protegidas nos slots da placa antes de transportar o computador. 7. 44 Embale os componentes do sistema e dispositivos externos em suas caixas originais ou em embalagens semelhantes com material suficiente para protegê-los. 
- Índice A alimentação botão 2 conector do cabo 3 B bloqueio de cabo 36 bloqueios bloqueio de cabo 36 Bloqueio de Segurança para HP Business PC 38 C cadeado 37 componentes painel frontal 2 painel traseiro 3 teclado 4 componentes do painel frontal 2 componentes do painel traseiro 3 componentes internos, acesso 10 computador alteração de desktop para minitorre 15 bloqueios de segurança 36 especificações 30 instruções de operação 42 preparação para transporte 43 recursos 1 conector cabo de alimentação 3 Display 
- Portas USB painel frontal 2 painel traseiro 3 preparação para transporte R remoção bateria 32 painel de acesso 10 painel frontal 12 tampa de porta 28 tampas de painel 14 unidade de disco rígido unidade óptica 21 43 unidade de disco rígido atualização 24 unidade óptica acoplamento da trava de liberação 22 instalação 23 instruções 43 limpeza 43 localização 2 precauções 43 remoção 21 24 S segurança bloqueio de cabo 36 Bloqueio de Segurança para HP Business PC 38 cadeado 37 SODIMMs especificações 17 instala