Unidades Manual do Utilizador
© Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações aqui contidas estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. As únicas garantias que cobrem os produtos e serviços da HP são estabelecidas exclusivamente na documentação de garantia que os acompanha. Neste documento, nenhuma declaração deverá ser interpretada como a constituição de garantia adicional.
Conteúdo 1 Manusear unidades 2 Utilizar unidades ópticas (somente em alguns modelos) Identificar a unidade óptica instalada ................................................................................................... 2 Utilizar discos ópticos (CDs, DVDs, e BDs) ......................................................................................... 3 Seleccionar o disco correcto (CDs, DVDs, e BDs) ............................................................................... 4 Discos CD-R ........
Um disco não reproduz ...................................................................................................................... 26 Um disco não reproduz automaticamente .......................................................................................... 27 O processo de gravação de um disco não se inicia, ou pára antes de estar completo ..................... 28 Um controlador do dispositivo tem de ser reinstalado .......................................................................
1 Manusear unidades As unidades são componentes frágeis do computador que devem ser manuseadas com cuidado. Consulte as precauções a tomar antes de manusear as unidades. São incluídas precauções adicionais aos procedimentos a que se aplicam.
2 Utilizar unidades ópticas (somente em alguns modelos) O computador inclui uma unidade óptica, que expande a funcionalidade do computador. Identifique que tipo de dispositivo está instalado no seu computador para ver as suas capacidades. A unidade óptica permite-lhe ler discos de dados, ouvir música e ver filmes. Se o seu computador incluir um disco Bluray, também conhecido como BD, drive, e assim poderá ver vídeos de alta definição a partir do disco.
Utilizar discos ópticos (CDs, DVDs, e BDs) Uma unidade óptica, tal como uma unidade de DVD-ROM, suporta discos ópticos (CDs, DVDs e BDs). Estes discos armazenam informação, como música, fotos e filmes. Os DVDs e BDs têm uma capacidade de armazenamento superior aos CDs. A sua unidade óptica pode ler discos CD e DVD padrão. Se a sua unidade óptica for uma unidade Bluray Disc (BD), também pode ler discos BDs. NOTA: O seu computador pode não suportar algumas das unidades ópticas aqui mencionadas.
Seleccionar o disco correcto (CDs, DVDs, e BDs) Uma unidade óptica suporta discos ópticos (CDs, DVDs e BDs). Os CDs, utilizados para armazenar dados digitais, também são utilizados para gravações comerciais de áudio e são práticos para as suas necessidades de armazenamento. Os DVDs e BDs são utilizados principalmente para filmes, software e para criar cópias de segurança. DVDs e BDs possuem o mesmo formato que CDs mas têm uma maior capacidade de armazenamento.
DVD. Com uma unidade que permita o LightScribe e com o software LightScribe, pode gravar dados no disco e de seguida adicionar uma etiqueta de autor ao exterior do disco. Discos Blu-ray (BD) O disco BD é um formato de disco óptico de alta densidade, para o armazenamento de informação digital, incluindo vídeo de alta definição. Um disco Blu-ray de camada única pode armazenar 25 GB, mais de cinco vezes o tamanho de um DVD de camada única, que é de 4.7 GB.
Reproduzir um CD, DVD ou BD 1. Ligue o computador. 2. Prima o botão de libertação (1) no painel da unidade para libertar o tabuleiro do disco. 3. Puxe o tabuleiro (2). 4. Segure o disco pelas extremidades para evitar tocar nas superfícies planas e posicione o disco sobre o eixo do tabuleiro com o lado da etiqueta virado para cima. NOTA: Se o tabuleiro não abrir totalmente, incline cuidadosamente o disco para o posicionar sobre o eixo. 5.
Configurar a Reprodução Automática 1. Seleccione Iniciar > O meu computador. 2. Clique com o botão direito do rato no dispositivo (tal como uma unidade de CD-ROM) e, em seguida, clique em Propriedades. 3. Clique no separador Reprodução Automática, e em seguida seleccione uma das acções disponíveis. 4. Clique em OK. NOTA: Para obter mais informações acerca da Reprodução Automática, consulte a Ajuda e Suporte.
Alterar as definições da região de DVD A maior parte dos DVDs que contêm ficheiros protegidos por direitos de autor também contém códigos de região. Estes códigos ajudam a proteger os direitos de autor internacionalmente. Só é possível reproduzir DVDs que contenham um código de região se esse código corresponder à definição regional da unidade de DVD. CUIDADO: A definição da região da unidade de DVD só pode ser alterada 5 vezes.
Aviso de direitos do autor A criação de cópias não autorizadas de material protegido pelas leis de direitos do autor, incluindo programas informáticos, filmes, emissões e gravações de som, constitui crime e é passível de punição ao abrigo da legislação de direitos do autor aplicável. Não utilize este computador para tais propósitos.
Copiar um CD, DVD ou BD 1. Seleccione Iniciar > Todos os Programas > Roxio > Creator Business. 2. No painel da direita, clique em Copiar Disco. 3. Introduza o disco que quer copiar na unidade óptica. 4. Clique em Copiar na parte inferior direita do ecrã. O Creator Business lê o disco de origem e copia os dados para uma pasta temporária no disco rígido. 5. Quando for pedido, retire o disco de origem da unidade óptica e introduza um disco virgem na unidade.
Criar ou "gravar" um CD, DVD, ou BD CUIDADO: Repare no aviso de direitos. A criação de cópias não autorizadas de material protegido pelas leis de direitos do autor, incluindo programas informáticos, filmes, emissões e gravações de som, constitui crime e é passível de punição ao abrigo da legislação de direitos do autor aplicável. Não utilize este computador para tais propósitos.
Retirar um disco óptico (CD, DVD, ou BD) 1. Prima o botão de libertação (1) no painel da unidade para libertar o tabuleiro do disco e, em seguida, puxe cuidadosamente o tabuleiro (2) até este parar. 2. Retire o disco (3) do tabuleiro pressionando cuidadosamente o eixo e levantando as extremidades do disco. Segure no disco pelas extremidades e evite tocar na superfície plana. NOTA: Se o tabuleiro do disco não se abrir totalmente, incline o disco cuidadosamente para o remover. 3.
3 Utilizar unidades externas As unidades externas amovíveis aumentam as opções de armazenamento e acesso às informações. Pode adicionar uma unidade USB ligando-a a uma porta USB no computador ou a um dispositivo de ancoragem opcional (somente em alguns modelos).
4 Utilizar o HP 3D DriveGuard O HP 3D DriveGuard protege o disco rígido, parqueando a unidade e parando os pedido de E/S, se se verificar qualquer das seguintes situações: ● O utilizador deixa cair o computador. ● O utilizador desloca o computador com o ecrã fechado, enquanto o computador está a ser alimentado por bateria. Pouco depois de se terem verificado estas situações, o HP 3D DriveGuard repõe o funcionamento normal da unidade de disco rígido.
Identificar o estado do HP 3D DriveGuard A luz da unidade no computador muda para uma cor âmbar, indicando que a unidade está parqueada. Para determinar se as unidades estão protegidas ou parqueadas, utilize o ícone na área de notificação, no extremo direito da barra de tarefas: ● Se o software estiver activado, é sobreposta uma marca de verificação verde no ícone da unidade de disco rígido. ● Se o software estiver desactivado, é sobreposto um X vermelho no ícone da unidade de disco rígido.
Utilizar o software HP 3D DriveGuard O software HP 3D DriveGuard permite executar as tarefas que se seguem: ● Activar e desactivar o HP 3D DriveGuard. NOTA: A permissão para activar ou desactivar o HP 3D Drive Guard está dependente de certos privilégios de utilizador. Membros de um grupo de administradores podem alterar os privilégios de utilizadores não administradores. ● Determinar se uma unidade do sistema é ou não suportada. ● Mostrar ou ocultar o ícone na área de notificação.
5 Melhorar o desempenho da unidade de disco rígido Utilizar o Desfragmentador de Disco À medida que utiliza o computador, os ficheiros da unidade de disco rígido ficam fragmentados. O Desfragmentador de Disco consolida os ficheiros e as pastas fragmentados na unidade de disco rígido, para que o sistema possa funcionar com maior eficiência. Depois de iniciar o Desfragmentador de Disco, funciona sem supervisão.
6 Substituir o disco rigido no compartimento do disco rígido CUIDADO: Para impedir a perda de informações ou que o sistema deixe de responder: Encerre o computador antes de remover a unidade de disco rígido do respectivo compartimento. Não remova a unidade de disco rígido com o computador ligado, em Suspensão ou em Hibernação. Se não tiver a certeza se o computador está desligado ou em Hibernação, ligue-o premindo o botão de energia. Em seguida, encerre o computador através do sistema operativo.
8. Remova a cobertura do disco rígido (2). 9. Desaperte o parafuso da unidade de disco rígido (1). 10. Puxe a patilha do disco rígido para a esquerda (2), para desligar a unidade de disco rígido. 11. Levante a unidade de disco rígido (3), retirando-a da respectiva baía. Para instalar uma unidade de disco rígido: 1. Insira a unidade de disco rígido dentro da respectiva baía (1). 2. Puxe a patilha do disco rígido (2) para a direita para ligar a unidade de disco rígido.
20 3. Aperte o parafuso da unidade de disco rígido (3). 4. Alinhe as abas (1) da tampa da unidade de disco rígido com os encaixes do computador. 5. Substitua a tampa (2). 6. Aperte os parafusos da tampa da unidade de disco rígido (3).
7 Substituir uma unidade no compartimento de actualização O compartimento de actualização poderá conter quer um disco rígido ou uma unidade opcional. CUIDADO: Para impedir a perda de informações ou que o sistema deixe de responder: Encerre o computador antes de remover a unidade do compartimento de actualização. Não remova a unidade com o computador ligado, em Suspensão ou em Hibernação.
22 8. Utilizando uma chave de parafusos de lâmina achatada, puxe com cuidado a aba para soltar a unidade (2). 9. Remover a unidade do compartimento de actualização.
Para remover uma unidade do compartimento de actualização: 1. Inserir a unidade do compartimento de actualização. 2. Apertar o parafuso do compartimento de actualização.
8 Resolução de problemas As secções seguintes descrevem vários problemas e resoluções comuns. O tabuleiro do disco óptico não abre para retirar um CD, DVD ou BD 1. Introduza a extremidade de um clipe de papel (1) no acesso da abertura do painel frontal da unidade. 2. Prima cuidadosamente o clip até soltar o tabuleiro e puxe-o (2) até parar. 3. Retire o disco (3) do tabuleiro pressionando cuidadosamente o eixo e levantando as extremidades do disco.
O computador não detecta a unidade óptica Se o computador não detectar a unidade óptica, utilize o Gestor de dispositivos para solucionar o problema do dispositivo e actualizar, instalar ou recuperar o controlador do dispositivo. Para verificar os dispositivos e controladores no Gestor de dispositivos, execute os seguintes passos: 1. Retire quaisquer discos da unidade óptica. 2. Seleccione Iniciar > O meu computador. 3.
Um disco não reproduz ● Guarde o trabalho e feche todos os programas antes de reproduzir um CD, DVD ou BD. ● Desligue a sessão da Internet antes de reproduzir um CD, DVD ou BD. ● Certifique-se de que introduz o disco correctamente. ● Certifique-se de que o disco está limpo. Se necessário, limpe o disco com água filtrada e um pano sem pêlos. Limpe a partir do centro do disco em direcção à borda. ● Verifique se o disco tem riscos.
Um disco não reproduz automaticamente 1. Clique em Iniciar > O meu computador. 2. Clique com o botão direito do rato no dispositivo (tal como uma unidade de CD-ROM) e, em seguida, clique em Propriedades. 3. Clique no separador Reprodução Automática, e em seguida seleccione uma das acções disponíveis. 4. Clique em OK. Um CD, DVD ou BD deverá agora iniciar a reprodução automaticamente quando inserido na unidade óptica.
O processo de gravação de um disco não se inicia, ou pára antes de estar completo 28 ● Certifique-se que todos os outros programas estão fechados. ● Desligue a Suspensão e Hibernação. ● Certifique-se que está a utilizar o tipo certo de disco para a unidade. Consulte o manual do utilizador para obter mais informações sobre os tipos de discos. ● Certifique-se de que o disco está correctamente inserido. ● Seleccione uma velocidade de gravação mais baixa e tente novamente.
Um controlador do dispositivo tem de ser reinstalado Obter controladores de dispositivos da Microsoft Pode obter os controladores de dispositivos Windows mais recentes utilizando a Actualização da Microsoft®. Esta funcionalidade do Windows pode ser configurada para verificar se existe e instalar automaticamente actualizações para os seus controladores de hardware, assim como para o sistema operativo Windows e outros produtos Microsoft. Para utilizar a Actualização da Microsoft: 1.
Índice A aviso de direitos do autor 9 B BD copiar 10 gravar 11 remover 12 reproduzir 6 C CD copiar 10 gravar 11 remover 12 reproduzir 6 códigos de região, DVD 8 compartimento de actualização substituir uma unidade 21 controladores de dispositivos desinstalar, reinstalar 29 HP 29 Microsoft 29 D definições da região de DVD 8 desempenho do disco 17 detecção de unidade óptica 25 Disco Blu-ray (BD) 2, 3 disco óptico remover 12 utilizar 4 disco rígido externo 13 dispositivos de segurança de aeroportos 1 DVD alte