Placas de suporte externas Manual do utilizador
© Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Java é uma marca comercial da Sun Microsystems, Inc. nos E.U.A. O logótipo SD é uma marca comercial do respectivo proprietário. As informações aqui contidas estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. As únicas garantias que cobrem os produtos e serviços da HP são estabelecidas exclusivamente na documentação de garantia que os acompanha. Neste documento, nenhuma declaração deverá ser interpretada como a constituição de garantia adicional.
Aviso sobre o produto Este manual do utilizador descreve as funções comuns para a maioria dos modelos. É possível que algumas funções não estejam disponíveis no seu computador.
iv Aviso sobre o produto PTPT
Conteúdo 1 Utilizar placas Media Card Reader Introduzir uma placa digital .................................................................................................................. 2 Parar e remover uma placa digital ....................................................................................................... 3 2 Utilizar placas PC Card (apenas modelos seleccionados) Configurar placas PC Card .................................................................................................
vi PTPT
1 Utilizar placas Media Card Reader As placas digitais opcionais são um método seguro e fácil de armazenamento e partilha de dados. Estas placas são frequentemente utilizadas com câmaras e PDAs equipados com suporte digital, assim como com outros computadores.
Introduzir uma placa digital CUIDADO: Para evitar danificar a placa digital ou o computador, não introduza nenhum tipo de adaptador no Media Card Reader. CUIDADO: Para evitar danificar os conectores da placa digital, não aplique muita força ao introduzir uma placa digital. 1. Segure a placa digital com a etiqueta voltada para cima e com os conectores voltados para o computador. 2. Insira a placa na ranhura do Media Card Reader e empurre-a até ficar bem encaixada.
Parar e remover uma placa digital CUIDADO: Para evitar a perda de dados ou a falta de resposta do sistema, pare a placa digital antes de a remover. 1. Guarde as informações e feche todos os programas associados à placa digital. NOTA: Para interromper uma transferência de dados, clique em Cancelar na janela A Copiar do sistema operativo. 2. Parar a placa digital: a. Faça duplo clique no ícone Remover o hardware com segurança na área de notificação (na extremidade direita da barra de tarefas).
2 4 Utilizar placas PC Card (apenas modelos seleccionados) Capítulo 2 Utilizar placas PC Card (apenas modelos seleccionados) PTPT
Configurar placas PC Card O PC Card é um acessório, do tamanho de um cartão de crédito, desenhado em conformidade com as especificações normalizadas da Associação Internacional de Cartões de Memória para Computadores Pessoais (PCMCIA). A ranhura do PC Card suporta ● 32 bits (CardBus)e placas PC Card 16 bits. ● Placas PC Card Tipo I e Tipo II. NOTA: As placas PC Card de vídeo ampliado e de 12-V não são suportadas.
Introduzir uma placa PC Card CUIDADO: Para evitar danificar o computador ou as placas de suporte externas, não insira uma placa ExpressCard numa ranhura para PC Card. CUIDADO: Para evitar danos nos conectores: Não faça força ao inserir uma placa PC Card. Não mova ou transporte o computador com a placa PC Card em utilização. A ranhura da placa PC Card poderá conter uma inserção de protecção. A inserção tem de ser removida antes de introduzir a placa PC Card. Para libertar e remover a inserção protectora: 1.
2. Faça deslizar cuidadosamente a placa PC Card para dentro da ranhura até encaixar. Ao inserir uma placa PC Card, será emitido um sinal sonoro de detecção do dispositivo, podendo ser apresentado um menu de opções disponíveis. NOTA: Ao introduzir uma placa PC Card pela primeira vez, é apresentada a mensagem "Novo hardware encontrado" na área de notificação, na extremidade direita da barra de tarefas. NOTA: As placas PC Card introduzidas consomem energia, mesmo quando inactivas.
Parar e remover uma placa PC Card CUIDADO: Para evitar a perda de dados ou que o sistema deixe de responder, pare a placa PC Card antes de a remover. 1. Feche todos os programas e conclua todas as tarefas associadas à placa PC Card. NOTA: Para interromper uma transferência de dados, clique em Cancelar na janela A copiar do sistema operativo. 2. Parar a placa PC Card: a. Faça duplo clique no ícone Remover o hardware com segurança na área de notificação (na extremidade direita da barra de tarefas).
3 Smart cards (apenas modelos seleccionados) NOTA: O termo smart card é utilizado neste capítulo para referenciar smart cards e Java™ Cards. Um smart card é um acessório do tamanho de um cartão de crédito, equipado com um microchip que contém memória e um microprocessador. Tal como os computadores pessoais, os smart cards têm um sistema operativo para gerir entradas e saídas e incluem funcionalidades de segurança para protecção contra utilização indevida.
Introduzir um smart card Para introduzir um smart card: 10 1. Segurando no smart card com a etiqueta virada para cima, faça deslizar o cartão para o interior do leitor de smart cards até que se encaixe devidamente. 2. Siga as instruções apresentadas no ecrã para iniciar sessão no computador utilizando o PIN do smart card.
Remover um smart card Para remover um smart card: ▲ PTPT Segure na extremidade do smart card e puxe-o para fora do leitor de smart cards.
Índice C configurar placas PC Card 5 controladores 5 J Java Card definição 9 introduzir 10 remover 11 P placa digital definição 1 introduzir 2 parar 3 remover 3 placas PC Card configurar 5 descrição 5 introduzir 6 tipos suportados 5 Placas PC Card definição 4 parar 8 remover 8 remover a inserção 6 software e controladores 5 Placas PC Card 16 bits 5 Placas PC Card 32 bits 5 Placas PC Card CardBus 5 placas PC Card de vídeo ampliado 5 S smart card definição 9 introduzir 10 remover 11 software 5 12 Índice P