Dispositivos apontadores e teclado Manual do utilizador
© Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações aqui contidas estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. As únicas garantias que cobrem os produtos e serviços da HP são estabelecidas exclusivamente na documentação de garantia que os acompanha. Neste documento, nenhuma declaração deverá ser interpretada como a constituição de garantia adicional.
Aviso sobre o produto Este manual do utilizador descreve as funções comuns para a maioria dos modelos. É possível que algumas funções não estejam disponíveis no seu computador.
iv Aviso sobre o produto PTPT
Conteúdo 1 Utilizar os dispositivos apontadores Definir preferências de dispositivo apontador ...................................................................................... 2 Utilizar o Painel Táctil ........................................................................................................................... 3 Utilizar o ponteiro indicador .................................................................................................................. 4 Ligar um rato externo ........
vi PTPT
1 Utilizar os dispositivos apontadores A ilustração e a tabela que se seguem descrevem os dispositivos apontadores do computador. Componente Descrição (1) Botão para ligar/desligar o Painel Táctil Liga e desliga o Painel Táctil. (2) Stick apontador* Move o ponteiro e selecciona ou activa itens no ecrã. (3) Botão esquerdo do stick apontador* Funciona como o botão esquerdo de um rato externo. (4) Painel Táctil* Move o ponteiro e selecciona ou activa itens no ecrã.
Definir preferências de dispositivo apontador Para aceder às Propriedades do Rato, seleccione Iniciar > Painel de Controlo > Hardware e Som> Rato. As Propriedades do Rato no Windows® permitem personalizar as definições do dispositivo apontador, tais como preferências de velocidade do rato.
Utilizar o Painel Táctil Para mover o ponteiro, faça deslizar o dedo pela superfície do Painel Táctil na direcção pretendida. Utilize os botões do painel Táctil, tal como os botões correspondentes de um rato externo. Para deslocar o ecrã para cima e para baixo utilizando a zona de deslocamento vertical do Painel Táctil, faça deslizar o dedo para cima ou para baixo sobre as linhas.
Utilizar o ponteiro indicador Prima o ponteiro indicador na direcção em que pretende mover o ponteiro no ecrã. Utilize os botões esquerdo e direito do ponteiro indicador como se fossem os botões esquerdo e direito de um rato externo.
Ligar um rato externo É possível ligar um rato USB externo ao computador utilizando uma das portas USB do computador. O rato externo também pode ser ligado ao sistema através das portas de um dispositivo de ancoragem opcional.
2 6 Utilizar o teclado Capítulo 2 Utilizar o teclado PTPT
Utilizar teclas de atalho As teclas de atalho são combinações predefinidas da tecla fn (1) e da tecla esc (2) ou de uma das teclas de função (3). Os ícones das teclas f3, f4 e f8 a f10 representam as funções das teclas de atalho. As funções e os procedimentos das teclas de atalho serão abordados nas secções seguintes. NOTA: O computador pode ser ligeiramente diferente da ilustração apresentada nesta secção. Função Tecla de atalho Apresentar informações do sistema. fn+esc Iniciar Suspensão.
Apresentar informações do sistema (fn+esc) Prima fn+esc para ver informações sobre os componentes de hardware e do número de versão do BIOS do sistema. Na apresentação de informação do Windows obtida através de fn+esc, o número da versão do BIOS (basic input-output system) é mostrado como a data do BIOS. Em alguns modelos de computador, a data do BIOS é mostrada em formato decimal. A data do BIOS é por vezes designada por número de versão da ROM do sistema.
● S-Video (televisores, câmaras de vídeo, gravadores de vídeo e placas de captura de vídeo com tomadas de entrada S-Video) ● Vídeo composto (televisores, câmaras de vídeo, gravadores de vídeo e placas de captura de vídeo com tomadas de entrada de vídeo composto) NOTA: Os dispositivos de vídeo composto só podem ser ligados ao sistema através da utilização de um dispositivo de ancoragem opcional.
3 Botões HP Quick Launch Utilize os botões HP Quick Launch para abrir os programas frequentemente utilizados. Os botões HP Quick Launch incluem o botão de informações (1) e o botão de apresentação (2). NOTA: As funções do botão de informações variam de acordo com o software instalado no computador.
(1) Componente Descrição Botão de informações Inicia o Centro de Informações, que lhe permite abrir vários programas de software predefinidos. O botão pode ser reprogramado para efectuar uma das acções que se seguem, quando o computador está ligado: ● Abrir o Menu Q ou a funcionalidade de apresentação.
Utilizar o QuickLook (somente em alguns modelos) NOTA: O QuickLook tem que ser instalado para ser possível ver as respectivas informações. O QuickLook guarda as mensagens de correio electrónico da pasta 'A receber' e as informações do calendário, contactos e tarefas do Microsoft® Outlook na unidade de disco rígido do computador. Quando o computador está desligado, no estado de Suspensão ou de Hibernação, estas informações podem ser rapidamente visualizadas, premindo o botão de informações no computador.
Usar o painel de controlo do HP Quick Launch Buttons NOTA: As funcionalidades dos botões Quick Launch listadas nesta secção poderão não estar disponíveis em todos os computadores.
Pode igualmente adicionar a função Ligar/desligar sensor de luz ambiente ao Menu Q do seguinte modo: 14 1. Abra o painel de controlo do HP Quick Launch Buttons. 2. Clique no separador Q Menu (Menu Q). 3. Em Items to display on Q Menu (Itens a apresentar no Menu Q), seleccione Toggle ALS (Alternar ALS).
4 Utilizar os teclados numéricos O computador possui um teclado numérico incorporado e admite teclados numéricos externos opcionais ou teclados externos opcionais que incluam teclados numéricos. NOTA: PTPT O computador pode ser ligeiramente diferente da ilustração apresentada nesta secção. Componente Descrição (1) Tecla fn Executa funções do sistema utilizadas com frequência quando premida em combinação com a tecla de função ou com a tecla esc.
Utilizar o teclado numérico incorporado Pode utilizar as quinze teclas do teclado numérico incorporado assim como teclas de teclados externos. Com o teclado numérico incorporado ligado, cada tecla executa a função indicada pelo ícone no canto superior direito da tecla. Activar e desactivar o teclado numérico incorporado Prima fn+num lk para activar o teclado numérico incorporado. A luz num lock está acesa.Prima fn+num lk novamente para que as teclas voltem às respectivas funções de teclado padrão.
Utilizar um teclado numérico externo opcional As teclas da maior parte dos teclados numéricos externos funcionam de maneira diferente, consoante o modo num lock esteja activado ou não. (O modo num lock é desactivado na fábrica.) Por exemplo: ● Com o modo num lock activado, a maior parte das teclas do teclado numérico introduz números. ● Com o modo num lock desactivado, a maior parte das teclas do teclado numérico funciona como as teclas de seta, Page Up ou Page Down.
5 Limpar o painel táctil e o teclado A sujidade e a gordura no painel táctil podem fazer com que o ponteiro se apresente instável no ecrã. Para evitar esta situação, limpe o painel táctil com um pano húmido e lave as mãos frequentemente durante a utilização do computador. AVISO! Para reduzir o risco de choque eléctrico ou danos nos componentes internos, não utilize acessórios do aspirador para limpar o teclado. O aspirador pode depositar resíduos domésticos na superfície do teclado.
Índice B botão de apresentação 11 botão de informações 11 Botão para ligar/desligar o Painel Táctil 1 botões apresentação 11 informações 11 Ligar/desligar o Painel Táctil 1 Painel Táctil 1 Quick Launch 10 stick apontador 1 Botões do painel táctil, identificar 1 botões do stick apontador 1 botões Quick Launch 10 D dispositivos apontadores definir preferências 2 identificar 1 utilizar 4 E ecrã imagem, alternar 8 teclas de atalho de luminosidade do ecrã 9 I imagem do ecrã, alternar 8 incorporado, teclado numé