Guia do Utilitário de Configuração (F10) do Computador Business PCs
© Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações aqui contidas estão sujeitas à alterações sem aviso. Microsoft, Windows e Windows Vista são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ ou em outros países. As únicas garantias para produtos e serviços da HP são as estabelecidas nas declarações de garantia expressa que acompanham tais produtos e serviços. Nenhuma parte deste documento pode ser inferida como constituindo uma garantia adicional.
Sobre este guia Este guia fornece instruções sobre como usar o Utilitário de Configuração. Essa ferramenta é usada para reconfigurar e modificar definições padrão do computador quando um novo hardware é instalado e para fins de manutenção. AVISO! O texto apresentado dessa maneira indica que a não-observância das orientações poderá resultar em lesões corporais ou morte.
iv Sobre este guia PTWW
Conteúdo Utilitário de Configuração (F10) Utilitários de Configuração (F10) .......................................................................................................... 1 Uso do Utilitário de Configuração (F10) .............................................................................. 2 Utilitário de Configuração — Arquivo ................................................................................... 3 Utilitário de Configuração — Armazenamento .......................................
vi PTWW
Utilitário de Configuração (F10) Utilitários de Configuração (F10) Use o Utilitário de Configuração (F10) para fazer o seguinte: PTWW ● Alterar configurações padrão de fábrica. ● Configurar a data e a hora do sistema. ● Configurar, exibir, alterar ou verificar a configuração do sistema, incluindo configurações do processador, gráficas, de memória, de áudio, de armazenamento, de comunicações e de dispositivos de entrada.
● Ativar ou desativar a capacidade de gravação em disquetes legados (quando admitidos por hardware). ● Solucionar erros de configuração do sistema detectados, mas não automaticamente corrigidos durante o autoteste de inicialização (POST). ● Replicar a configuração do sistema salvando informações de configuração em disquete e restaurando essas informações em um ou mais computadores. ● Executar testes automáticos em uma unidade de disco rígido ATA específica (quando admitido pela unidade).
Tabela 1 Utilitário de Configuração (F10) (continuação) Liga/Desliga Tabela 5 Utilitário de Configuração — Energia na página 9 Avançado Tabela 6 Utilitário de Configuração — Avançado (para usuários avançados) na página 9 Utilitário de Configuração — Arquivo NOTA: O suporte a opções específicas do Utilitário de Configuração pode variar dependendo da configuração do hardware.
Tabela 2 Utilitário de Configuração — Arquivo (continuação) Ignorar alterações e sair Sai do Utilitário de Configuração sem que as alterações sejam aplicadas ou gravadas. Salvar alterações e sair Salva alterações na configuração do sistema ou configurações padrão e sai do Utilitário de Configuração. Utilitário de Configuração — Armazenamento NOTA: O suporte a opções específicas do Utilitário de Configuração pode variar dependendo da configuração do hardware.
Tabela 3 Utilitário de Configuração — Armazenamento (continuação) Parâmetros de tradução (somente discos ATA) NOTA: Este recurso aparece apenas quando o modo de tradução usuário é selecionado. Permitem que você especifique os parâmetros (cilindros lógicos, cabeças e setores por trilha) usados pelo BIOS para traduzir solicitações de E/S (do sistema operacional ou de um aplicativo) em termos aceitáveis pela unidade de disco rígido. Os cilindros lógicos não podem exceder 1024.
o POST for concluído, uma lista de dispositivos de inicialização será exibida. Utilize as teclas de seta para selecionar o dispositivo apto para início e pressione Enter. O computador então inicializará a partir do dispositivo não-padrão selecionado somente dessa vez. Utilitário de Configuração — Segurança NOTA: O suporte a opções específicas do Utilitário de Configuração pode variar dependendo da configuração do hardware.
Tabela 4 Utilitário de Configuração — Segurança (continuação) ● Controladores de rede (determinados modelos) ● Disquete legado ● Dispositivo de embedded security (determinados modelos) ● SATA0 ● SATA1 (alguns modelos) ● SATA4 (alguns modelos) ● SATA5 (alguns modelos) Inicialização por serviço de rede Ativa/desativa a capacidade do computador de ser inicializado a partir de um sistema operacional instalado em um servidor de rede.
Tabela 4 Utilitário de Configuração — Segurança (continuação) NOTA: Para configurar o Dispositivo Embedded Security, uma senha de Configuração deve ser definida. ● Restaurar para Definições de Fábrica (alguns modelos) (Não restaurar/Restaurar): Restaurar para os padrões de fábrica apagará todas as chaves de segurança. Alterar essa configuração exige que desligue e ligue novamente o computador. CUIDADO: O dispositivo embedded security é um componente decisivo de vários esquemas de segurança.
Utilitário de Configuração — Energia NOTA: O suporte a opções específicas do Utilitário de Configuração pode variar dependendo da configuração do hardware. Tabela 5 Utilitário de Configuração — Energia Opção Descrição Gerenciamento de energia do sistema operacional ● Gerenciamento de energia em execução — ativar/desativar. Permite que determinados sistemas operacionais reduzam a freqüência e voltagem quando a carga atual do software não requer os recursos completos do processador.
Tabela 6 Utilitário de Configuração — Avançado (para usuários avançados) (continuação) ● Solicitação de Configuração MEBx (oculto/exibido). A ativação deste recurso exibe o texto CTRL+P = MEBx durante o POST. A desativação desse recurso impede a exibição do texto. Entretanto, pressionando Ctrl+P ainda acessa o Utilitário de Configuração da Extensão do BIOS, que é usado para configurar as definições de capacidade de manutenção. ● Solicitação F9 (oculto/exibido).
Tabela 6 Utilitário de Configuração — Avançado (para usuários avançados) (continuação) Dispositivos integrados Permite que defina recursos ou desative dispositivos integrados do sistema (controlador de disquete, porta serial ou porta paralela). Dispositivos PCI ● Relaciona os dispositivos PCI instalados atualmente e as respectivas configurações de IRQ. ● Permite que você reconfigure as definições IRQ para esses dispositivos ou desative-as completamente.
Tabela 6 Utilitário de Configuração — Avançado (para usuários avançados) (continuação) opcional de placa NIC integrada, assim fornecendo mais espaço do DCH para placas PCI adicionais que podem precisar do espaço opcional da memória ROM. O padrão é ter a memória ROM opcional de placa NIC ativada. Opções AMT Permite definir: ● Eco de Caracter SOL (ativar/desativar).