Unidades Guia do usuário
© Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos e serviços da HP são as estabelecidas nas declarações de garantia expressa que acompanham tais produtos e serviços. Nenhuma informação contida neste documento deve ser interpretada como uma garantia adicional. A HP não será responsável por erros técnicos ou editoriais nem por omissões contidos neste documento.
Aviso para o produto Este guia do usuário descreve os recursos comuns à maioria dos modelos. Alguns recursos podem não estar disponíveis em seu computador.
iv Aviso para o produto PTWW
Conteúdo 1 Identificação das unidades instaladas 2 Manuseio de unidades de disco 3 Aumento do desempenho da unidade de disco rígido Utilização do desfragmentador de disco .............................................................................................. 4 Utilização da limpeza de disco ............................................................................................................. 5 4 HP 3D DriveGuard Status do HP 3D DriveGuard ......................................................
vi PTWW
1 Identificação das unidades instaladas Para visualizar as unidades instaladas no computador, selecione Iniciar> Meu computador.
2 Manuseio de unidades de disco As unidades de disco são componentes frágeis do computador que devem ser manuseados com cuidado. Consulte os cuidados apresentados a seguir antes de manipular unidades de disco. Cuidados adicionais são fornecidos com os procedimentos aos quais se aplicam.
3 PTWW Aumento do desempenho da unidade de disco rígido 3
Utilização do desfragmentador de disco À medida que se usa o computador, os arquivos do disco rígido tornam-se fragmentados. O desfragmentador de disco consolida os arquivos e pastas fragmentados no disco rígido, visando um funcionamento mais eficiente do sistema. Para executar o desfragmentador de disco: 1. Selecione Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Ferramentas do sistema > Desfragmentador de disco. 2.
Utilização da limpeza de disco A limpeza de disco procura arquivos desnecessários na unidade de disco rígido, que podem ser eliminados com segurança, para liberar espaço em disco e ajudar o computador a funcionar com mais eficácia. Para executar a limpeza de disco: PTWW 1. Selecione Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Ferramentas do sistema > Limpeza de disco. 2. Siga as instruções na tela.
4 HP 3D DriveGuard O HP 3D DriveGuard protege a unidade de disco rígido estacionando-a e interrompendo as solicitações de E/S em qualquer das seguintes condições: ● O computador sofre uma queda. ● O computador é transportado com a tela fechada quando está sendo executado com alimentação por bateria. Em um curto período após o término de um desses eventos, o HP 3D DriveGuard faz a operação da unidade de disco rígido voltar ao normal.
Status do HP 3D DriveGuard A luz da unidade no computador passa para uma cor âmbar indicando que a unidade está estacionada. Para determinar se as unidades estão protegidas no momento ou se uma unidade está estacionada, use o ícone da área de notificação na extremidade direita da barra de tarefas: ● Se o software estiver habilitado, uma marca de verificação verde é exibida sobre o ícone da unidade de disco. ● Se o software estiver desabilitado, um X vermelho é exibido sobre o ícone da unidade de disco.
Software HP 3D DriveGuard O software HP 3D DriveGuard lhe permite realizar as seguintes tarefas: ● Ativar e desativar o HP 3D DriveGuard. NOTA: Dependendo de seus privilégios de usuário, é possível que você não consiga ativar ou desativar o HP 3D DriveGuard. ● Determinar se a unidade existente no sistema é suportada. ● Ocultar ou exibir o ícone na área de notificação. Para abrir o software e alterar as configurações, siga estas etapas: 1.
5 Substituição de uma unidade de disco rígido CUIDADO: Para evitar a perda de informações ou o bloqueio do sistema: Desligue o computador antes de remover a unidade de disco rígido do respectivo compartimento. Não remova a unidade de disco rígido com o computador ligado, no modo de espera ou na hibernação. Se não tiver certeza se o computador está desligado ou na hibernação, ligue-o pressionando o botão Liga/Desliga. Em seguida, desligue o computador através do sistema operacional.
8. Levante a tampa da unidade de disco rígido do computador (2). 9. Solte o parafuso da unidade de disco rígido (1). 10. Puxe a lingüeta da unidade de disco rígido (2) para a esquerda para desconectar a unidade de disco rígido. 11. Erga a unidade de disco rígido (3), retirando-a do respectivo compartimento. Para instalar uma unidade de disco rígido: 10 1. Insira a unidade de disco rígido no respectivo compartimento (1). 2.
PTWW 3. Aperte o parafuso da unidade de disco rígido (3). 4. Alinhe as lingüetas (1) da tampa da unidade de disco rígido com os encaixes do computador. 5. Recoloque a tampa (2). 6. Aperte os parafusos da tampa da unidade de disco rígido (3).
6 Unidade MultiBay II O MultiBay II aceita um módulo de unidade de disco rígido opcional (com um adaptador) assim como uma unidade óptica opcional.
Parafuso de segurança do MultiBay II Para aprimorar a segurança de sua unidade MultiBay II, um parafuso de segurança do MultiBay II foi instalado na parte inferior do notebook embaixo do MultiBay II. O parafuso de segurança deve ser instalado para transporte, mas pode ser removido para uso normal. NOTA: O parafuso de segurança deve ser removido antes de você retirar ou inserir uma unidade no MultiBay II.
Unidade de disco rígido MultiBay II O MultiBay II aceita módulos de unidade de disco rígido opcionais que consistem em uma unidade de disco rígido anexada a um adaptador. Inserção de um módulo de unidade de disco rígido Para inserir um módulo de unidade de disco rígido no MultiBay II, deslize suavemente o módulo de unidade de disco rígido no MultiBay II, pressionando o lado direito do módulo até que ele se acomode.
Unidade óptica do MultiBay II Esta seção fornece informações sobre o uso de discos ópticos (CDs ou DVDs) no MultiBay II. Inserção de uma unidade óptica Para inserir uma unidade óptica no MultiBay II, deslize suavemente a unidade no MultiBay II, pressionando o lado direito da unidade até que ela se acomode. Remoção de uma unidade óptica Para remover uma unidade óptica do MultiBay II, siga estas etapas: 1. Salve o trabalho e feche qualquer aplicativo aberto. 2.
7 Utilização de uma unidade óptica Uma unidade óptica, como uma unidade de DVD-ROM, suporta discos ópticos (CDs e DVDs). Esses discos armazenam ou transportam informações e reproduzem música e filmes. DVDs possuem maior capacidade de armazenamento do que CDs. Todas as unidades ópticas podem ler mídia óptica e algumas unidades podem também gravar em mídia óptica, como descrito na tabela a seguir.
Se o modo de espera ou a hibernação for iniciado durante a reprodução de um disco, os seguintes comportamentos podem ocorrer: PTWW ● A reprodução pode ser interrompida. ● Pode ser exibida uma mensagem de aviso perguntando se deseja continuar. Se esta mensagem for exibida, clique em Não. ● Pode ser necessário reiniciar o CD ou DVD para retomar a reprodução de áudio e vídeo.
Inserção de um disco óptico 1. Ligue o computador. 2. Pressione o botão de liberação (1) no painel da unidade para liberar a bandeja de mídia. 3. Puxe a bandeja para fora (2). 4. Segure o disco pelas bordas para evitar tocar nas superfícies planas e posicione-o sobre o eixo da bandeja com o lado da etiqueta voltado para cima. NOTA: Se a bandeja não estiver totalmente aberta, incline o disco cuidadosamente para posicioná-lo no eixo. 5.
Remoção de um disco óptico ao executar com alimentação por bateria ou externa 1. Pressione o botão de liberação (1) no painel da unidade para liberar a bandeja de mídia e, em seguida, puxe gentilmente a bandeja (2) para fora até ela parar. 2. Retire o disco (3) da bandeja pressionando cuidadosamente o eixo e levantando as bordas do disco. Segure o disco pelas bordas e evite tocar nas superfícies planas. NOTA: Se a bandeja não estiver totalmente aberta, incline o disco cuidadosamente para removê-lo. 3.
Remoção de um disco óptico quando não houver alimentação disponível 1. Insira a ponta de um clipe (1) no acesso de liberação do painel frontal da unidade. 2. Pressione o clipe cuidadosamente até soltar a bandeja e puxe-a (2) para fora até ela parar. 3. Retire o disco (3) da bandeja pressionando cuidadosamente o eixo e levantando as bordas do disco. Segure o disco pelas bordas e evite tocar nas superfícies planas.
8 Utilização de unidades externas As unidades externas removíveis possibilitam o armazenamento e o acesso de informações. Uma unidade USB pode ser adicionada conectando-se a unidade a uma porta USB no computador ou a um dispositivo de acoplamento opcional (somente em determinados modelos).
Dispositivos externos opcionais NOTA: Para obter informações sobre software e drivers necessários e qual porta do computador utilizar, consulte a documentação fornecida com o dispositivo. Para conectar um dispositivo externo ao computador: NOTA: Se estiver conectando um dispositivo acionado por energia externa, certifique-se de desligar o dispositivo e desconecte o cabo de alimentação de CA. 1. Conecte o dispositivo ao computador. 2.
MultiBay externo e MultiBay II externo opcionais Um MultiBay ou MultiBay II externo é conectado à porta USB do computador e permite a utilização de dispositivos MultiBay e MultiBay II. Para obter mais informações sobre o MultiBay externo, consulte a documentação fornecida com o dispositivo.
Índice C CD inserção 18 remoção, com o computador desligado 20 remoção, com o computador ligado 19 D desempenho do disco 3 Desfragmentador de disco 3 disco óptico inserção 18 remoção, com o computador desligado 20 remoção, com o computador ligado 19 dispositivos de segurança de aeroportos 2 DVD inserção 18 remoção, com o computador desligado 20 remoção, com o computador ligado 19 H HP 3D DriveGuard 6 L Limpeza de disco 3 luz da unidade 7 M manutenção Desfragmentador de disco 4 Limpeza de disco 5 MultiBay p