Manual de Resolução de Problemas PCs Empresariais HP
© Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações incluídas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. Microsoft, Windows e Windows Vista são marcas comerciais ou marcas registadas da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ ou noutros países. As únicas garantias para os produtos e serviços da HP são estabelecidas exclusivamente na documentação de garantia limitada que acompanha esses produtos e serviços.
Acerca deste manual AVISO! O texto identificado desta forma indica que a não observância das instruções poderá resultar em ferimentos pessoais ou morte. CUIDADO: O texto identificado desta forma indica que a não observância das indicações do aviso poderá resultar em danos no equipamento ou na perda de informações. NOTA: O texto identificado desta forma fornece informações suplementares importantes.
iv Acerca deste manual PTPT
Índice 1 Funcionalidades de diagnóstico do computador Hewlett-Packard Vision Field Diagnostics ............................................................................................ 1 Aceder ao HP Vision Field Diagnostics ............................................................................... 1 Separador Survey (Inquérito) .............................................................................................. 2 Separador Test (Teste) ....................................................
Contactar o Suporte a clientes ........................................................................................................... 48 Apêndice A Mensagens de erro do POST Códigos numéricos e mensagens de texto do teste de arranque (POST) ......................................... 50 Interpretar LEDs de diagnóstico do painel frontal do POST e códigos sonoros ................................ 57 Apêndice B Segurança da palavra-passe e reposição da CMOS Repor o jumper da palavra-passe ...................
1 Funcionalidades de diagnóstico do computador Hewlett-Packard Vision Field Diagnostics NOTA: O HP Vision Field Diagnostics só é incluído em CD com alguns modelos de computador. O utilitário Hewlett-Packard Vision Field Diagnostics permite ver informações sobre a configuração de hardware do computador e efectuar testes de diagnóstico do hardware aos sub-sistemas do computador. O utilitário simplifica o processo de identificação, diagnóstico e isolamento eficaz de problemas de hardware.
3. Encerre o sistema operativo e desligue o computador. 4. Ligue o computador. O sistema arrancará no HP Vision Field Diagnostics. NOTA: Se o sistema não arrancar com o CD na unidade óptica ou na unidade flash USB, poderá ser necessário mudar a sequência de arranque no utilitário Computer Setup (F10). Consulte o Manual do Utilitário Computer Setup (F10). 5.
System (Sistema)—Mostra informações sobre o modelo do computador, ventoinhas internas, chassis e BIOS.
Separador Test (Teste) O separador Test (Teste) mostra como escolher os vários componentes do sistema a testar. Também é possível escolher o tipo e o modo de teste. Existem três tipos de testes possíveis de escolha: ● Quick Test (Teste Rápido)—Fornece um script pré-determinado para exercitar um exemplo de cada componente de hardware. Pode ainda modificar quais os testes rápidos efectuados, seleccionando ou desmarcando testes individuais na lista de verificação de componentes de hardware.
Separador Status (Estado) O separador Status (Estado) apresenta o estado dos testes seleccionados. A barra de progresso principal apresenta a percentagem de conclusão do conjunto de testes actual. Enquanto o teste está a decorrer, é apresentado um botão Cancel Testing (Cancelar teste) para utilizar caso pretenda cancelar o teste.
O botão Clear Errors (Limpar Erros) apaga todo o conteúdo do Error Log (Registo de Erros). O conteúdo do Error Log (Registo de Erros) pode ser guardado como ficheiro HTML numa disquete ou unidade flash USB, clicando no botão Save (Guardar). Separador Help (Ajuda) O separador Help (Ajuda) contém uma secção Vision Help (Ajuda do Vision) e uma secção Test Components (Componentes de Teste). Este separador inclui funcionalidades de procura e indexação.
Transferir a versão mais recente do HP Vision Field Diagnostics 1. Vá para http://www.hp.com. 2. Clique na hiperligação Software & Controladores. 3. Seleccione Transferir controladores e software (e firmware). 4. Introduza o nome do produto na caixa de texto e prima a tecla Enter. 5. Seleccione o modelo específico do seu computador. 6. Seleccione o SO. 7. Clique na ligação Diagnóstico. 8. Clique na hiperligação Hewlett-Packard Vision Field Diagnostics. 9. Clique no botão Transferir.
2 Resolução de problemas sem diagnóstico Este capítulo fornece informações sobre como identificar e corrigir pequenos problemas, como problemas do disco rígido, da unidade óptica, gráficos, de áudio, da memória e do software. Se detectar problemas do computador, consulte as tabelas deste capítulo para saber quais são as causas prováveis e as soluções recomendadas.
● Se adicionou recentemente novo hardware, remova o hardware e verifique se o computador funciona correctamente. ● Se instalou recentemente novo software, desinstale-o e verifique se o computador funciona correctamente. ● Inicie o computador em Modo de segurança para verificar se ele arranca sem todos os controladores carregados. Quando iniciar o sistema operativo, utilize a opção "Última configuração conhecida". ● Consulte o suporte técnico global online em http://www.hp.com/support.
● Prima e mantenha premida uma tecla. Se o sistema emitir um sinal sonoro, o teclado deverá estar a funcionar correctamente. ● Verifique se existem cabos soltos ou ligações incorrectas. ● Active o computador premindo qualquer tecla do teclado ou o botão de energia. Se o sistema permanecer no modo de suspensão, encerre o computador premindo e mantendo premido o botão de energia durante pelo menos quatro segundos e, em seguida, prima novamente o botão de energia para reiniciar o computador.
Resolver problemas gerais É possível que esteja ao seu alcance resolver facilmente os problemas genéricos descritos nesta secção. Se um problema persistir e se não o conseguir resolver ou se não estiver familiarizado com a operação a ser executada, contacte um agente ou revendedor autorizado. AVISO! Quando o computador está ligado numa fonte de alimentação CA, existe sempre tensão na placa de sistema.
Tabela 2-1 Resolver problemas gerais (continuação) Não é possível mover o cursor com as teclas de seta do teclado numérico. Motivo Solução seta. A tecla Num Lock pode estar desactivada (ou activada) no Computer Setup. Sem som ou volume de som demasiado baixo. Motivo Solução O volume do sistema pode ser definido para baixo ou sem som. 1. Verifique as definições F10 BIOS para se certificar que o altifalante do sistema interno está activado (esta definição não afecta os altifalantes externos). 2.
Tabela 2-1 Resolver problemas gerais (continuação) O sistema está demasiado lento. Motivo Solução Falta de memória. Adicione mais memória. Unidade de disco rígido fragmentada. Desfragmente a unidade de disco rígido. O programa anteriormente utilizado não libertou a memória reservada. Reinicie o computador. Vírus residente na unidade de disco rígido. Execute um programa de protecção contra vírus. Demasiadas aplicações em execução. 1. Feche as aplicações que não necessita para libertar memória.
Tabela 2-1 Resolver problemas gerais (continuação) O sistema não é ligado e os LEDs na parte frontal do computador não estão intermitentes. Motivo Solução Não é possível ligar o sistema. Mantenha premido o botão de alimentação por um período inferior a 4 segundos. Se o LED do disco rígido ficar verde: 1. Retire as placas de expansão, uma de cada vez, até o indicador luminoso de 5 V_aux da placa de sistema se acender. 2. Substitua a placa de sistema.
Resolver problemas de alimentação As causas comuns e soluções para os problemas de alimentação são apresentadas na tabela seguinte. Tabela 2-2 Resolver problemas de alimentação A fonte de alimentação desliga-se de uma forma intermitente. Motivo Solução A fonte de alimentação não se liga devido a uma falha da fonte de alimentação interna. Contacte um fornecedor de serviços autorizado para substituir a fonte de alimentação.
Resolver problemas na unidade de disco rígido Tabela 2-3 Resolver problemas na unidade de disco rígido Ocorreu um erro da unidade de disco rígido. Motivo Solução Ocorreu uma falha ou existem sectores danificados no disco rígido. 1. No Microsoft Windows XP, clique com o botão direito do rato em Iniciar, clique em Explorar, e seleccione uma unidade. Seleccione Ficheiro > Propriedades > Ferramentas. Em Verificação de erros, clique em Verificar Agora.
Tabela 2-3 Resolver problemas na unidade de disco rígido (continuação) A unidade não foi localizada (identificada). Motivo Solução seleccionada para a porta SATA do dispositivo em Security (Segurança) > Device Security (Segurança do dispositivo). A unidade responde lentamente após o arranque inicial. Execute o Computer Setup e aumente o Atraso do POST em Advanced (Avançadas) > Power-On Options (Opções de activação).
Tabela 2-3 Resolver problemas na unidade de disco rígido (continuação) O computador não será iniciado a partir da unidade de disco rígido. Motivo Solução A ordem de arranque não está correcta. Execute o utilitário Computer Setup e altere a sequência de arranque em Storage (Armazenamento) > Boot Order (Sequência de arranque). O "Tipo de emulação" do disco rígido está definido para "None" (Nenhum).
Tabela 2-3 Resolver problemas na unidade de disco rígido (continuação) A caixa do disco rígido amovível está a emitir um alarme sonoro e o LED verde está a piscar. PTPT Motivo Solução Foi activado o alarme de falha da ventoinha na caixa do disco rígido amovível. Encerre o computador e contacte a HP para adquirir uma caixa de substituição.
Resolver problema de leitores de cartões multimédia Tabela 2-4 Resolver problema de leitores de cartões multimédia O cartão multimédia não irá funcionar numa câmara digital, se tiver sido formatado no Microsoft Windows XP ou no Microsoft Windows Vista. Motivo Solução Por predefinição, o Windows XP e o Windows Vista formatam qualquer cartão multimédia com uma capacidade superior a 32MB com o formato FAT32.
Tabela 2-4 Resolver problema de leitores de cartões multimédia (continuação) Não sei remover um cartão multimédia correctamente. Motivo Solução correspondente e seleccione Ejectar. Em seguida, puxe o cartão para fora da ranhura. NOTA: piscar Não remova o cartão quando o LED verde está a Após instalação do leitor de cartões multimédia e de iniciar o Windows, o leitor e os cartões inseridos não são reconhecidos pelo computador.
Resolver problemas de visualização Se detectar problemas de visualização, consulte a documentação fornecida com o monitor, assim como as causas e soluções comuns apresentadas na tabela seguinte. Tabela 2-5 Resolver problemas de visualização Ecrã em branco (sem vídeo). Motivo Solução O monitor não está ligado e o indicador luminoso do monitor não está aceso. Ligue o monitor e certifique-se de que o indicador luminoso do monitor está aceso. Monitor danificado. Tente um monitor diferente.
Tabela 2-5 Resolver problemas de visualização (continuação) Não é possível activar gráficos integrados após instalação da placa gráfica PCI Express. Motivo Solução Em sistemas com gráficos Intel integrados, estes não podem ser activados após instalação de uma placa gráfica PCI Express x16. Os gráficos integrados podem ser activados no Computer Setup se estiver instalada uma placa gráfica PCI ou PCI Express x1, mas não é possível activá-los se existir uma placa gráfica na ranhura PCI Express x16.
Tabela 2-5 Resolver problemas de visualização (continuação) O monitor não funciona correctamente quando é utilizado com as funcionalidades de poupança de energia. Motivo Solução Está a ser utilizado um monitor sem capacidades de poupança de energia com as funcionalidades de poupança de energia activadas. Desactive a funcionalidade de poupança de energia do monitor. Caracteres escuros. Motivo Solução Os controlos de luminosidade e contraste não estão correctamente definidos.
Tabela 2-5 Resolver problemas de visualização (continuação) A imagem não está centrada. Motivo Solução Position para ajustar a posição horizontal ou vertical da imagem. "Sem ligação, verifique o cabo de sinal" aparece no ecrã. Motivo Solução O cabo de vídeo do monitor está desligado. Ligue o cabo de vídeo entre o monitor e o computador. CUIDADO: Certifique-se de que o computador está desligado ao ligar o cabo de vídeo. "Fora de alcance" aparece no ecrã.
Tabela 2-5 Resolver problemas de visualização (continuação) Imagem baça; efeitos com riscas ou sombras; linhas horizontais; barras verticais pouco nítidas ou não é possível centrar a imagem no ecrã (monitores de ecrã plano que utilizam apenas uma ligação de entrada VGA analógica). Motivo Solução Os circuitos de conversão digital do monitor de ecrã plano poderão não interpretar correctamente a sincronização de saída da placa gráfica. 1.
Resolver problemas de áudio Se o computador tiver funcionalidades de áudio e se detectar problemas de áudio, consulte as causas e soluções comuns apresentadas na tabela seguinte. Tabela 2-6 Resolver problemas de áudio O som tem interferências. Motivo Solução Os recursos do processador estão a ser utilizados por outras aplicações abertas. Encerre todas as aplicações que utilizem muitos recursos do processador. Latência de com directa, comum em muitas aplicações de leitura de suporte.
Tabela 2-6 Resolver problemas de áudio (continuação) Não é emitido som pelo altifalante ou pelos auscultadores. Motivo Solução Os auscultadores ou os dispositivos ligados ao conector de saída de linha desligam o som do altifalante interno. Ligue e utilize os auscultadores ou altifalantes externos, se estiverem ligados, ou desligue os auscultadores ou altifalantes externos. O computador está no modo de suspensão. Prima o botão de alimentação para sair do modo de suspensão.
Resolver problemas na impressora Se detectar problemas na impressora, consulte a documentação fornecida com a impressora, assim como as causas e soluções comuns apresentadas na tabela seguinte. Tabela 2-7 Resolver problemas na impressora A impressora não imprime. Motivo Solução A impressora não está ligada e online. Ligue a impressora e certifique-se de que está online. Não foram instalados os controladores de impressora correctos para a aplicação. 1.
Resolver problemas no teclado e no rato Se detectar problemas no teclado ou no rato, consulte a documentação fornecida com o equipamento, assim como as causas e soluções comuns apresentadas na tabela seguinte. Tabela 2-8 Resolver problemas do teclado Os batimentos de teclas ou comandos do teclado não são reconhecidos pelo computador. Motivo Solução O conector do teclado não está correctamente ligado. 1. No ambiente de trabalho do Windows XP, clique em Iniciar > Encerrar.
Tabela 2-9 Resolver problemas do rato O rato não responde quando é movido ou move-se muito lentamente. Motivo Solução O conector do rato não está correctamente ligado à parte de trás do computador. Encerre o computador utilizando o teclado. 1. Prima as teclas Ctrl e Esc ao mesmo tempo (ou prima a tecla de logótipo do Windows) para ver o menu Iniciar. 2. Utilize as teclas de seta para seleccionar Encerrar e prima a tecla Enter. 3.
Resolver problemas de instalação de hardware Pode ser necessário reconfigurar o computador quando adicionar ou retirar hardware como, por exemplo, uma unidade ou uma placa de expansão adicional. Se instalar um dispositivo Plug and Play, o Windows reconhece automaticamente o dispositivo e configura o computador. Se o dispositivo instalado não for Plug and Play, é necessário reconfigurar o computador após conclusão da instalação do novo hardware.
Tabela 2-10 Resolver problemas de instalação de hardware (continuação) LED de alimentação intermitente, vermelho, a piscar cinco vezes com intervalos de um segundo, seguido de uma pausa de dois segundos e o computador emite um sinal sonoro cinco vezes. (O sinal sonoro pára após cinco repetições, mas os LEDs continuam a piscar.) Motivo Solução A memória está incorrectamente instalada ou está danificada.
Resolver problemas de rede As causas comuns e soluções para os problemas de rede são apresentados na tabela seguinte. Estas directrizes não abordam o processo de depuração da cablagem de rede. Tabela 2-11 Resolver problemas de rede A funcionalidade Wake-on-LAN não está a funcionar. Motivo Solução A funcionalidade Wake-on-LAN não está activada. Para activar o modo Wake on LAN no Windows XP: 1. Seleccione Iniciar > Painel de Controlo. 2. Clique duas vezes em Ligações de rede. 3.
Tabela 2-11 Resolver problemas de rede (continuação) O indicador luminoso de ligação do estado da rede nunca fica intermitente. NOTA: O indicador luminoso do estado da rede deve ficar intermitente quando existe actividade na rede. Motivo Solução Não foi detectada qualquer rede activa. Verifique os cabos e o equipamento de rede para efectuar uma ligação adequada. A placa de rede não foi configurada correctamente.
Tabela 2-11 Resolver problemas de rede (continuação) A placa de rede parou de funcionar quando foi adicionada uma placa de expansão ao computador. Motivo Solução A interrupção da placa de rede é partilhada com uma placa de expansão. No menu Advanced (Avançadas) do Computer Setup, altere as definições dos recursos para a placa. A placa de rede necessita de controladores.
Resolver problemas de memória Se detectar problemas na memória, algumas causas e soluções comuns são apresentadas na tabela seguinte. CUIDADO: Pode continuar a ser fornecida energia aos DIMMs quando o computador está desligado (dependendo das definições de Management Engine (ME) em alguns modelos). Para evitar danos nos DIMMs ou na placa de sistema, deve desligar o cabo de alimentação do computador antes de tentar colocar, instalar ou remover um módulo DIMM.
Tabela 2-12 Resolver problemas de memória (continuação) Erro de memória insuficiente durante a operação. Motivo Solução Estão instalados demasiados programas Terminate and Stay Resident (TSRs). Elimine os TSRs de que não necessita. Memória insuficiente para a aplicação. Verifique os requisitos de memória da aplicação ou adicione mais memória ao computador.
Resolver problemas no processador Se detectar problemas no processador, as causas e soluções comuns são apresentadas na tabela seguinte. Tabela 2-13 Resolver problemas no processador O sistema está demasiado lento. Motivo Solução O processador está quente. 1. Certifique-se de que a ventilação do computador não está bloqueada. 2. Certifique-se de que as ventoinhas estão ligadas e a funcionar correctamente (algumas ventoinhas só funcionam quando necessário). 3.
Resolver problemas no CD-ROM e DVD Se detectar problemas no CD-ROM ou DVD, consulte as causas e soluções comuns apresentadas na tabela seguinte ou a documentação fornecida com o dispositivo opcional. Tabela 2-14 Resolver problemas no CD-ROM e DVD O sistema não inicia a partir da unidade de CD-ROM ou DVD. Motivo Solução O dispositivo está ligado a uma porta SATA que foi ocultada no utilitário Computer Setup.
Tabela 2-14 Resolver problemas no CD-ROM e DVD (continuação) Os dispositivos de CD-ROM ou DVD não são detectados ou o controlador não está carregado. Motivo Solução A unidade não está correctamente ligada ou configurada. Consulte a documentação fornecida com o dispositivo opcional. O filme não é reproduzido na unidade de DVD. Motivo Solução A região do filme pode não incluir o país em que se encontra o utilizador. Consulte a documentação fornecida com a unidade de DVD.
Tabela 2-14 Resolver problemas no CD-ROM e DVD (continuação) É difícil ou impossível gravar ou copiar CDs. 42 Motivo Solução Tipo de suporte magnético incorrecto ou de má qualidade. 1. Experimente utilizar uma velocidade mais reduzida na gravação. 2. Certifique-se de que está a utilizar o suporte magnético correcto para a unidade. 3. Experimente uma marca de suporte magnético diferente. A qualidade varia bastante de fabricante para fabricante.
Resolver problemas da unidade Flash USB A tabela que se segue apresenta algumas causas e soluções comuns para problemas da unidade Flash USB. Tabela 2-15 Resolver problemas da unidade Flash USB A unidade Flash USB não é apresentada como uma letra de unidade no Windows. Motivo Solução A letra de unidade a seguir à última unidade física não está disponível. Altere a letra de unidade predefinida para a unidade Flash USB no Windows. Unidade Flash USB não encontrada (identificada).
Resolver problemas de componentes do painel frontal Se detectar problemas nos dispositivos ligados a um painel frontal, consulte as causas e soluções comuns apresentadas na tabela seguinte. Tabela 2-16 Resolver problemas de componentes do painel frontal Um dispositivo USB, auscultador ou microfone não é reconhecido pelo computador. Motivo Solução O dispositivo não está correctamente ligado. 1. Desligue o computador. 2.
Resolver problemas de acesso à Internet Se tiver problemas no acesso à Internet, consulte o fornecedor de serviços Internet ou consulte as causas comuns e soluções apresentadas na tabela seguinte. Tabela 2-17 Resolver problemas de acesso à Internet Não é possível estabelecer ligação à Internet. Motivo Solução A conta do fornecedor de serviços Internet (ISP) não está configurada correctamente. Verifique as definições da Internet ou contacte o ISP para obter assistência.
Tabela 2-17 Resolver problemas de acesso à Internet (continuação) A Internet demora muito tempo a efectuar transferências a partir de sites da Web. Motivo Solução O modem não está configurado correctamente. Verifique se o modem está ligado e a comunicar adequadamente. Windows XP 1. Seleccione Iniciar > Painel de Controlo. 2. Clique duas vezes em Sistema. 3. Clique no separador Hardware. 4. Na área Gestor de dispositivos, clique no botão Gestor de dispositivos. 5. Faça duplo clique em Modems. 6.
Resolver problemas no software A maioria dos problemas no software ocorre em resultado de: ● A aplicação não foi instalada ou configurada correctamente. ● A memória disponível não é suficiente para executar a aplicação. ● Existe um conflito entre aplicações. ● Certifique-se de que foram instalados todos os controladores de dispositivos necessários. ● Se tiver instalado um sistema operativo diferente do instalado de fábrica, certifique-se de que ele é suportado pelo sistema.
Contactar o Suporte a clientes Para obter ajuda e assistência, contacte um revendedor ou um agente autorizado. Para localizar um revendedor ou um agente, visite http://www.hp.com. NOTA: Se levar o computador a um revendedor, representante ou fornecedor de serviços autorizado para obter assistência técnica, não se esqueça de fornecer as palavras-passe de configuração e ligação, se estiverem definidas.
A Mensagens de erro do POST Este apêndice apresenta os códigos de erro, as mensagens de erro e os diversos indicadores luminosos e sequências sonoras que poderá encontrar durante o teste de arranque (POST) ou quando reiniciar o computador, a origem provável do problema e os passos que poderá efectuar para resolver a condição de erro.
Códigos numéricos e mensagens de texto do teste de arranque (POST) Esta secção abrange os erros do POST com códigos numéricos associados. A secção inclui também algumas mensagens de texto que poderão ser encontradas durante o POST. NOTA: O computador emitirá um sinal sonoro depois de ser apresentada no ecrã uma mensagem de texto do POST.
Tabela A-1 Códigos numéricos e mensagens de texto (continuação) Mensagem do painel de controlo Descrição Acção recomendada Referência de Hardware para obter instruções sobre a instalação de uma bateria nova ou contacte um agente ou revendedor autorizado para substituir a bateria do relógio em tempo real. 163-Time & Date Not Set (Hora e data não definidas) Hora ou data inválida na memória de configuração.
Tabela A-1 Códigos numéricos e mensagens de texto (continuação) Mensagem do painel de controlo Descrição Acção recomendada Erro de configuração do 215-DIMM. Configuração dos DIMMs instalados não está optimizada. Desligue o sistema e reinstale os módulos de memória. Em sistemas AMD, preencha os módulos a partir da ranhura XMM4, depois XMM3, seguido pelas ranhuras XMM2 e XMM1. Em sistemas Intel, preencha os módulos a partir da ranhura DIMM1, depois DIMM3, seguido pelas ranhuras DIMM2 e DIMM4.
Tabela A-1 Códigos numéricos e mensagens de texto (continuação) Mensagem do painel de controlo Descrição Acção recomendada 512-Rear Chassis Fan not detected (Ventoinha Traseira do Chassis não detectada) A ventoinha traseira do chassis não está ligada ou pode estar avariada. 1. Volte a colocar a ventoinha traseira do chassis. 2. Volte a encaixar o cabo da ventoinha. 3. Substitua a ventoinha traseira do chassis. 1. Volte a colocar a ventoinha frontal do chassis. 2.
Tabela A-1 Códigos numéricos e mensagens de texto (continuação) Mensagem do painel de controlo Descrição Acção recomendada 1152-Serial Port B Address Conflict Detected (Foi detectado um conflito de endereços na porta série A) As portas série externa e interna estão atribuídas a COM2. 1. Remova todas as placas de expansão da porta série. 2. Limpe a CMOS. Consulte o Apêndice B, Segurança da palavra-passe e reposição da CMOS na página 61.) 3.
Tabela A-1 Códigos numéricos e mensagens de texto (continuação) Mensagem do painel de controlo Descrição Acção recomendada Changes and Exit (Guardar alterações e sair). 1801-Microcode Patch Error (Erro de correcção de micro-código) O processador não é suportado pelo BIOS da 1. ROM.
Tabela A-1 Códigos numéricos e mensagens de texto (continuação) Mensagem do painel de controlo Descrição Acção recomendada configuração da memória original e reinicie o computador. 2204-Inventory error during MEBx execution (Erro de inventário durante a execução de MEBx) 2205-Interface error during MEBx execution (Erro de interface durante a execução de MEBx) Informação da BIOS passad para MEBx resultou numa falha. Erro de hardware na operação MEBx durante a comunicação com o ME. 4.
Interpretar LEDs de diagnóstico do painel frontal do POST e códigos sonoros Esta secção abrange os códigos de LED do painel frontal, assim como os códigos sonoros que poderão ocorrer antes ou durante o teste de arranque (POST), que não têm necessariamente um código de erro ou uma mensagem de texto associada. AVISO! Quando o computador está ligado numa fonte de alimentação CA, existe sempre tensão na placa de sistema.
Tabela A-2 LEDs de diagnóstico do painel frontal e códigos sonoros (continuação) Actividade Sinais sonoros Causa possível Acção recomendada LED de alimentação vermelho, a piscar quatro vezes com intervalos de um segundo, seguido de uma pausa de dois segundos. O sinal sonoro pára após cinco repetições, mas os LEDs continuam até o problema estar resolvido. 4 Falha de alimentação (a fonte de alimentação está sobrecarregada). 1.
Tabela A-2 LEDs de diagnóstico do painel frontal e códigos sonoros (continuação) Actividade Sinais sonoros Causa possível Acção recomendada LED de alimentação vermelho, 8 a piscar oito vezes com intervalos de um segundo, seguido de uma pausa de dois segundos. O sinal sonoro pára após cinco repetições, mas os LEDs continuam até o problema estar resolvido. ROM inválida baseada numa soma de verificação incorrecta. 1. Efectue o reflash da ROM do sistema com a imagem mais recente do BIOS.
Tabela A-2 LEDs de diagnóstico do painel frontal e códigos sonoros (continuação) Actividade Sinais sonoros Causa possível Acção recomendada Mantenha premido o botão de alimentação por um período inferior a 4 segundos. Se o LED da unidade de disco rígido não ficar verde: 60 Apêndice A Mensagens de erro do POST 1. Verifique se a unidade está ligada a uma tomada de CA em funcionamento. 2. Abra a tampa e verifique se o botão de alimentação está correctamente ligado à placa de sistema. 3.
B Segurança da palavra-passe e reposição da CMOS Este computador suporta funcionalidades de palavra-passe de segurança, que poderão ser estabelecidas através do menu Computer Setup Utilities (Utilitários da configuração do computador). Este computador suporta duas funcionalidades de palavra-passe de segurança estabelecidas através do menu Computer Setup Utilities: palavra-passe de configuração e palavra-passe de activação.
Repor o jumper da palavra-passe Para desactivar as funcionalidades de palavra-passe de configuração ou activação ou para limpar as palavras-passe de configuração ou activação, efectue os seguintes passos: 1. Encerre o sistema operativo correctamente, em seguida desligue o computador e todos os dispositivos externos e, depois, desligue o cabo de alimentação da tomada. 2. Com o cabo de alimentação desligado, prima novamente o botão de alimentação para drenar do sistema qualquer alimentação residual.
Limpar e repor a CMOS A memória de configuração do computador (CMOS) armazena informações sobre a configuração do computador. O botão CMOS repõe a CMOS, mas não limpa as palavras-passe de activação e configuração. O processo de limpeza da CMOS irá limpar as definições Active Management Technology (AMT) no utilitário Management Engine BIOS Extension (MEBx), incluindo a palavra-passe. A palavra-passe será reposta para "admin" e terá que ser redefinida. As definições AMT terão também que ser redefinidas.
4. Localize, prima e mantenha premido o botão CMOS durante 5 segundos. NOTA: Certifique-se de que desligou o cabo de alimentação de CA da tomada. O botão CMOS não irá limpar a CMOS se o cabo de alimentação estiver ligado. Figura B-1 Botão CMOS NOTA: Para obter assistência para localizar o botão CMOS e outros componentes da placa de sistema, consulte o Mapa Ilustrado de Assistência e Componentes (IPSM) do respectivo sistema. 5. Volte a colocar a tampa do computador ou o painel de acesso. 6.
C Drive Protection System (DPS) O sistema de protecção de unidades (DPS, Drive Protection System) é uma ferramenta de diagnóstico incorporada nas unidades de disco rígido instaladas nalguns computadores. O DPS foi concebido para ajudar a diagnosticar problemas que poderão causar a substituição da unidade de disco rígido, não abrangida pela garantia.
NOTA: Se não estiver instalada nenhuma unidade de disco rígido compatível com o DPS, a opção DPS Self-Test (Auto-teste DPS) não será apresentada no ecrã. 4. Seleccione a unidade de disco rígido que pretende testar e siga os pedidos de informação no ecrã para concluir o processo de teste. Quando o teste for concluído, será apresentada uma de três mensagens: ● Test Succeeded (Teste concluído com êxito). Código de conclusão 0. ● Test Aborted (Teste cancelado). Código de conclusão 1 ou 2.
Índice Remissivo C CMOS efectuar cópia de segurança 61 limpar e repor 63 códigos de erro 49 sonoros 57 códigos audíveis 57 códigos de erro numéricos 50 códigos sonoros 57 D Drive Protection System (DPS) 65 F funcionalidade Wake-on-LAN 34 L LEDs de alimentação intermitente 57 intermitentes no teclado PS/2 57 LEDs intermitentes 57 M mensagens de erro 50 Mensagens de erro do POST 49 O opções de arranque Full Boot (Arranque integral) 49 Quick Boot (Arranque rápido) 49 PTPT P painel de acesso, bloqueado 12 pa