Informação Básica HP Notebook
© Copyright 2011 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Bluetooth é uma marca comercial detida pelo respectivo proprietário e utilizada pela Hewlett-Packard Company sob licença. Microsoft, Windows e Windows Vista são marcas comerciais da Microsoft Corporation registadas nos EUA. O logótipo SD é marca comercial do seu proprietário. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Aviso de segurança AVISO! Para reduzir a possibilidade de lesões relacionadas com o calor ou o sobreaquecimento do computador, não coloque o computador directamente sobre o seu colo ou obstrua as aberturas de ventilação do ar do computador. Utilize o computador apenas em superfícies planas e rígidas. Não permita que outra superfície rígida, como uma impressora opcional adjacente, ou uma superfície flexível, como travesseiros, tapetes ou roupas, bloqueiem a circulação de ar.
iv Aviso de segurança
Índice 1 Bem-vindo ....................................................................................................................................................... 1 Beats Audio .......................................................................................................................................... 2 Localizar informações .......................................................................................................................... 3 2 Conhecer o seu computador ..........
Utilização do teclado numérico .......................................................................................... 25 Utilizar o teclado numérico incorporado ............................................................ 26 Ligar e desligar o teclado numérico incorporado .............................. 27 Mudar as funções das teclas do teclado numérico incorporado ...... 27 Utilizar dispositivos apontadores .................................................................................................
Utilizar as ferramentas de recuperação f11 ...................................................... 53 Utilizar um DVD do sistema operativo Windows Vista (adquirido separadamente) ................................................................................................ 54 8 Suporte a clientes ......................................................................................................................................... 55 Contactar o Suporte a clientes .........................................
viii
1 Bem-vindo ● Beats Audio ● Localizar informações Depois de configurar e registar o computador, é importante executar os seguintes passos: ● Configurar o HP QuickWeb—Aceda de imediato à Internet, widgets, e-mail e programas de comunicação sem iniciar o sistema operativo principal. Para obter mais informações, consulte HP QuickWeb na página 21. ● Ligar à Internet—Configure a sua rede com ou sem fios para poder aceder à Internet. Para obter mais informações, consulte Rede na página 17.
Beats Audio O Beats Audio é um perfil de áudio melhorado que proporciona graves controlados e profundos, mantendo um som nítido. O Beats Audio encontra-se activado por predefinição. ▲ Para aumentar ou diminuir as definições de graves do Beats Audio, prima a tecla fn (1) e a tecla b (2). NOTA: É também possível visualizar e controlar as definições de graves através do sistema operativo Windows.
Localizar informações O computador incorpora vários recursos para o auxiliar na realização de várias tarefas. Recursos Para informações sobre Poster Instruções de Configuração ● Como configurar o computador ● Ajuda para identificar os componentes do computador Informação Básica ● Funcionalidades do computador Para aceder a este manual: ● Especificações relativas à ligação a uma rede sem fios Seleccione Iniciar > Ajuda e Suporte > Manuais do Utilizador.
Recursos Para informações sobre Manual de Segurança e Conforto ● Configuração de uma estação de trabalho, postura, saúde e hábitos de trabalho adequados ● Informações de segurança sobre electricidade e mecânica Para aceder a este manual: Seleccione Iniciar > Ajuda e Suporte > Manuais do Utilizador. – ou – Seleccione Iniciar > Todos os programas > HP > Documentação da HP. – ou – Visite http://www.hp.com/ergo.
2 Conhecer o seu computador ● Parte superior ● Parte frontal ● Direita ● Esquerda ● Ecrã ● Parte inferior 5
Parte superior TouchPad Componente 6 Descrição (1) Botão para ligar/desligar o Painel Táctil Liga e desliga o TouchPad. (2) TouchPad Move o ponteiro e selecciona ou activa itens no ecrã. (3) Botão esquerdo do TouchPad Funciona como o botão esquerdo de um rato externo. (4) Botão direito do TouchPad Funciona como o botão direito de um rato externo.
Luzes Componente (1) (2) (3) Descrição Luz de energia Luz da comunicação sem fios Luz do QuickWeb ● Acesa: o computador está ligado. ● Intermitente: o computador está no modo de Suspensão. ● Apagada: o computador está desligado ou em Hibernação. ● Branca: um dispositivo integrado sem fios, como, por exemplo, um dispositivo de rede local sem fios (WLAN) e/ou um dispositivo Bluetooth®, está ligado. ● Âmbar: todos os dispositivos sem fios estão desligados. ● Acesa: o computador está ligado.
Componente Descrição (5) Luz do Caps Lock Acesa: a função Caps Lock está activada. (6) Luz do Painel Táctil ● Âmbar: o TouchPad está desligado. ● Apagada: o TouchPad está ligado.
Componente (1) Descrição Botão de energia ● Quando o computador está desligado, prima o botão para o ligar. ● Quando o computador está ligado, prima brevemente o botão para iniciar o modo de Suspensão. ● Quando o computador está em modo de Suspensão, prima rapidamente o botão para sair desse modo. ● Quando o computador está em modo de Hibernação, prima rapidamente o botão para sair desse modo.
Teclas Componente 10 Descrição (1) Tecla esc Apresenta informações do sistema quando premida em combinação com a tecla fn. (2) Tecla fn Executa funções do sistema utilizadas com frequência quando premida em combinação com uma tecla de função, a tecla num lk ou a tecla esc. (3) Tecla com o logótipo do Windows Apresenta o menu Iniciar do Windows. (4) Teclas de função Executam funções do sistema utilizadas com frequência quando premidas em combinação com a tecla fn.
Parte frontal Componente (1) (2) (3) Descrição Luz de energia Luz da unidade de disco rígido Altifalantes (2) ● Acesa: o computador está ligado. ● Intermitente: o computador está no modo de Suspensão. ● Apagada: o computador está desligado ou em Hibernação. ● Branco intermitente: a unidade do disco rígido está a ser utilizada. ● Âmbar: O HP 3D DriveGuard bloqueou temporariamente a unidade do disco rígido. Produzem som.
Direita Componente (1) Descrição Tomada de saída de áudio (auscultadores)/ Tomada de entrada de áudio (microfone) Permite ligar altifalantes estéreo eléctricos opcionais, auscultadores, auriculares, um auricular ou áudio de televisão. Permite ligar também um microfone de auricular opcional. AVISO! Para reduzir o risco de danos físicos, ajuste o volume antes de colocar os auscultadores, os auriculares ou um headset.
Esquerda Componente (1) Descrição Ranhura do cabo de segurança Permite ligar um cabo de segurança opcional ao computador. NOTA: O cabo de segurança foi desenhado para funcionar como factor de desencorajamento, mas poderá não evitar que o computador seja furtado ou indevidamente utilizado. (2) Ventilador Permite fluxo de ar para refrigerar os componentes internos. NOTA: A ventoinha do computador liga-se automaticamente para arrefecer os componentes internos e evitar o sobreaquecimento.
Ecrã Componente Descrição (1) Desliga o ecrã ou inicia o modo de Suspensão se o ecrã for fechado com a alimentação ligada. Interruptor interno do ecrã NOTA: O interruptor do ecrã não é visível do exterior do computador. (2) Antenas WLAN (2)* Enviam e recebem sinais da comunicação sem fios para comunicar com as redes locais sem fios (WLAN). (3) Antenas WWAN (2)* Enviam e recebem sinais da comunicação sem fios para comunicar com as redes alargadas sem fios (WWAN).
Parte inferior Componente Descrição (1) Baía da bateria Guarda a bateria. (2) Fecho de libertação da tampa da bateria Liberta a tampa da bateria do compartimento da bateria. (3) Aberturas de ventilação (2) Permitem que a circulação de ar arrefeça os componentes internos. NOTA: A ventoinha do computador liga-se automaticamente para arrefecer os componentes internos e evitar o sobreaquecimento. É normal o ventilador interno ligar-se e desligar-se durante o funcionamento rotineiro.
Componente Descrição (5) Ranhura SIM Suporta um módulo de identidade do assinante do serviço sem fios (SIM). A ranhura para o SIM está localizada dentro da baía da bateria. (6) Baía da unidade de disco rígido Contém a unidade do disco rígido, a ranhura do módulo LAN sem fios, a ranhura do módulo WWAN e as ranhuras do módulo de memória.
3 Rede ● Utilizar um fornecedor de serviços de Internet (ISP) ● Ligar a uma rede sem fios NOTA: As funcionalidades do hardware e software da Internet variam consoante o modelo do computador e o local onde se encontra. O seu computador poderá suportar um ou ambos os seguintes tipos de acesso à Internet: ● Sem fios — Para acesso à Internet móvel, é possível utilizar uma ligação sem fios. Consulte Ligar a uma WLAN existente na página 19 ou Configurar uma rede WLAN nova na página 20.
Utilizar um fornecedor de serviços de Internet (ISP) Antes de poder ligar-se à Internet, tem de criar uma conta ISP. Contacte um ISP local para adquirir um serviço de Internet e um modem. O ISP ajuda a configurar o modem, a instalar um cabo de rede para ligar o computador sem fios ao modem e a testar o serviço Internet. NOTA: O seu ISP fornece-lhe um ID de utilizador e uma palavra-passe para aceder à Internet. Anote estas informações e guarde-as num local seguro.
Ligar a uma WLAN existente Windows 7 1. Ligue o computador. 2. Certifique-se de que o dispositivo WLAN está ligado. 3. Clique no ícone da rede na área de notificação, na extremidade direita da barra de tarefas. 4. Seleccione uma rede para estabelecer ligação. 5. Clique em Ligar. 6. Se a rede for uma WLAN com segurança, é solicitada a introdução de um código de segurança da rede. Introduza o código e, em seguida, clique em OK para concluir a ligação.
Configurar uma rede WLAN nova Equipamento necessário: ● Um modem de banda larga (DSL ou por cabo) (1) e um serviço Internet de alta velocidade adquirido a um fornecedor de serviços Internet (ISP) ● Um router sem fios (adquirido separadamente) (2) ● O seu novo computador sem fios (3) NOTA: Alguns modems têm um router sem fios incorporado. Consulte o seu ISP para determinar o tipo de modem que tem. A ilustração mostra um exemplo de instalação de uma rede WLAN completa que está ligada à Internet.
4 HP QuickWeb Informação básicas O ambiente HP QuickWeb proporciona uma forma divertida e interessante de desempenhar muitas das suas actividades favoritas. O seu computador fica pronto a ser utilizado segundos após ter ligado o QuickWeb, permitindo que aceda rapidamente à Internet, widgets e programas de comunicação. Basta premir o botão QuickWeb no seu computador e, em seguida, comece a navegar na Internet, a comunicar com Skype e a explorar outros programas HP QuickWeb.
Botão Comportamento Botão QuickWeb ● Quando o computador está desligado ou em Hibernação, abre o HP QuickWeb. ● Quando o computador está no Microsoft Windows, abre o Web browser predefinido. ● Quando o computador está no HP QuickWeb, abre o Web browser predefinido. NOTA: Se o seu computador não possuir o software HP QuickWeb, o botão não desempenha qualquer acção ou função. NOTA: 22 Para obter mais informações, consulte a Ajuda do software HP QuickWeb.
5 Teclado e dispositivos apontadores ● Utilizar o teclado ● Utilizar dispositivos apontadores 23
Utilizar o teclado Identificar as teclas de atalho Uma tecla de atalho é uma combinação da tecla fn (1) e das teclas esc (2), uma das teclas de função (3) ou da tecla b (4). Para utilizar uma tecla de atalho: ▲ Prima por breves instantes a tecla fn e, em seguida, prima por breves instantes a segunda tecla da combinação de teclas de atalho. Combinação de teclas de atalho Descrição fn+esc Apresenta informações do sistema. fn+f1 Abre a Ajuda e Suporte.
Combinação de teclas de atalho fn+f5 Descrição Inicia a Suspensão, as informações são guardadas na memória do sistema. O ecrã e os outros componentes do sistema desligam-se e a energia é conservada. Para sair da Suspensão, prima por breves momentos o botão de alimentação. CUIDADO: Para reduzir o risco de perda de informações, guarde o trabalho antes de iniciar a Suspensão.
Utilizar o teclado numérico incorporado Componente Descrição (1) Tecla fn Liga e desliga o teclado numérico incorporado quando premida em combinação com a tecla num lk. (2) Teclado numérico incorporado Quando o teclado numérico estiver ligado, pode ser utilizado como um teclado numérico externo. Cada tecla do teclado numérico executa a função indicada pelo ícone no canto superior direito da tecla.
Ligar e desligar o teclado numérico incorporado Prima fn+num lk para ligar o teclado numérico incorporado. Prima novamente fn+num lk para desligar o teclado numérico. NOTA: O teclado numérico incorporado estará desligado enquanto um teclado ou um teclado numérico externo estiver ligado ao computador.
Ligar e desligar o TouchPad Para desligar e ligar o Painel Táctil, toque rapidamente duas vezes no botão ligar/desligar Painel Táctil. A tabela seguinte apresenta e descreve os ícones de apresentação do Painel Táctil. Luz do Painel Táctil 28 Item Descrição Âmbar Indica que o Painel Táctil está desligado. Desligado Indica que o Painel Táctil está ligado.
Navegar Para mover o ponteiro, faça deslizar o dedo pela superfície do TouchPad na direcção pretendida. Seleccionar Utilize os botões esquerdo e direito do TouchPad, como se fossem os botões correspondentes de um rato externo.
Utilizar gestos do TouchPad O TouchPad suporta uma variedade de gestos. Para utilizar os gestos do TouchPad, coloque dois dedos em simultâneo no TouchPad. NOTA: Os gestos do Painel Táctil não são suportados em todos os programas. Para ver a demonstração de um gesto: 1. Clique no ícone Mostrar ícones escondidos na área de notificação, na extremidade direita da barra de tarefas. 2. Clique no ícone Dispositivo apontador Synaptics e, em seguida, clique em Propriedades do dispositivo apontador. 3.
Deslocamento A deslocação é útil para se mover para cima, para baixo ou para os lados numa página ou imagem. Para se deslocar, coloque dois dedos ligeiramente afastados no TouchPad e, em seguida, arraste-os pelo TouchPad num movimento para cima, para baixo, para a esquerda ou para a direita. NOTA: A velocidade de deslocamento é controlada pela velocidade dos dedos. Beliscar/Zoom Beliscar permite-lhe ampliar ou reduzir imagens ou texto.
● 32 Reduza colocando dois dedos afastados no TouchPad e, em seguida, aproxime-os.
6 Manutenção ● Introduzir ou remover a bateria ● Substituir ou actualizar a unidade de disco rígido ● Adicionar ou substituir módulos de memória ● Actualizar programas e controladores ● Utilizar o SoftPaq Download Manager ● Limpeza do computador Introduzir ou remover a bateria NOTA: Para obter informações adicionais sobre a utilização da bateria, consulte o Manual de Referência do Notebook HP. Para introduzir a bateria: 1.
2. Faça deslizar o fecho de libertação direito da bateria (3) e, em seguida, o fecho de libertação esquerdo da bateria (4) para bloquear a bateria no devido lugar. 3. Alinhe os entalhes na tampa da bateria (1) com as patilhas no computador e, em seguida, pressione para fechar a tampa da bateria (2). A tampa da bateria encaixa no devido lugar.
CUIDADO: A remoção de uma bateria que é a única fonte de energia do computador pode causar perda de informações. Para evitar a perda de informações, guarde o trabalho e inicie o modo de Hibernação ou encerre o computador através do Windows antes de remover a bateria. 1. Faça deslizar o fecho de libertação da tampa da bateria (1) e, em seguida, puxe a tampa da bateria (2) para cima. Retire a tampa da bateria (3). 2.
3. 36 Puxe a patilha da bateria (3) para cima e retire a bateria (4) do computador.
Substituir ou actualizar a unidade de disco rígido CUIDADO: Para evitar a perda de informações ou a falta de resposta do sistema: Encerre o computador antes de remover a unidade de disco rígido do respectivo compartimento. Não remova a unidade de disco rígido com o computador ligado, em Suspensão ou em Hibernação. Se não tiver a certeza se o computador está desligado ou em hibernação, ligue-o deslizando o interruptor de alimentação rapidamente para a direita.
7. Levante a unidade de disco rígido (3) e, em seguida, retire a unidade de disco rígido (4) do compartimento da unidade de disco rígido. Instalar uma unidade de disco rígido 1. 38 Coloque a unidade de disco rígido (1) em ângulo no compartimento da unidade de disco rígido e, em seguida, baixe a unidade de disco rígido (2) para o compartimento da unidade de disco rígido.
2. Puxe a patilha da unidade de disco rígido (3) para a direita até encaixar a unidade. Aperte os 3 parafusos (4) para fixar a unidade de disco ao computador. 3. Alinhe as patilhas da tampa (1) da unidade de disco rígido com os encaixes do computador. 4. Feche a tampa da unidade de disco rígido (2) e, em seguida, aperte os 3 parafusos (3). 5. Volte a colocar a tampa da bateria e a bateria. (Consulte Introduzir ou remover a bateria na página 33.) 6.
Adicionar ou substituir módulos de memória O computador tem dois compartimentos para módulos de memória. É possível actualizar a capacidade do computador ao adicionar um módulo de memória à ranhura do módulo de memória de expansão livre ou ao actualizar o módulo de memória existente na ranhura principal do módulo de memória. AVISO! Para reduzir o risco de choque eléctrico e danos no equipamento, desligue o cabo de alimentação e remova todas as baterias antes de instalar um módulo de memória.
b. Segure as extremidades do módulo de memória (2) e puxe-o cuidadosamente para fora da ranhura do módulo de memória. CUIDADO: Para impedir danos ao módulo da memória, segure-o apenas pelas pontas. Não toque nos componentes do módulo de memória. Para proteger um módulo de memória após a remoção, coloque-o num recipiente com protecção electrostática. 7. Insira um novo módulo de memória: CUIDADO: Para impedir danos ao módulo da memória, segure-o apenas pelas pontas.
c. Empurre cuidadosamente o módulo de memória (3), pressionando as extremidades direita e esquerda, até os clipes de retenção encaixarem. CUIDADO: Não dobre o módulo de memória para evitar danificá-lo. 8. Coloque novamente a tampa da unidade de disco rígido. (Consulte Substituir ou actualizar a unidade de disco rígido na página 37.) 9. Volte a colocar a bateria e a tampa da bateria. (Consulte Introduzir ou remover a bateria na página 33.) 10.
Utilizar o SoftPaq Download Manager O HP SoftPaq Download Manager (SDM) é uma ferramenta que oferece um rápido acesso a informações SoftPaq de computadores empresariais HP sem necessitar de número SoftPaq. Com esta ferramenta, é fácil procurar SoftPaqs, transferi-los e descompactá-los. O SoftPaq Download Manager funciona lendo e transferindo, a partir do site FTP HP, um ficheiro de base de dados publicado que contém o modelo do computador e as informações SoftPaq.
Limpeza do computador ● Produtos de limpeza ● Procedimentos de limpeza Produtos de limpeza Utilize os seguintes produtos para limpar e desinfectar o seu computador em segurança: ● Concentração máxima de 0,3% de cloreto de amónio de benzil dimetil (por exemplo: toalhetes germicidas descartáveis. Estão disponíveis toalhetes de várias marcas.
NOTA: Ao limpar a tampa do computador, utilize um movimento circular para remover sujidade e detritos. Limpar o TouchPad e o teclado AVISO! Para reduzir o risco de choque eléctrico ou danos nos componentes internos, não utilize acessórios do aspirador para limpar o teclado. O aspirador pode depositar resíduos domésticos na superfície do teclado. CUIDADO: Ao limpar o Painel Táctil e o teclado, não deixe cair líquido entre as teclas. Isto pode danificar permanentemente os componentes internos.
7 Cópia de segurança e recuperação Windows 7 ● Fazer cópias de segurança das suas informações ● Realizar uma recuperação do sistema Para proteger as suas informações, utilize a ferramenta Cópia de Segurança e Restauro do Windows para efectuar uma cópia de segurança de pastas e ficheiros individuais, efectuar uma cópia de segurança da unidade de disco rígido completa (somente em alguns modelos), criar discos de reparação do sistema (somente em alguns modelos), utilizando uma unidade óptica externa opci
unidade óptica externa opcional e a sua cópia de segurança inicial, imediatamente após a configuração do software. À medida que for adicionando novo software e ficheiros de dados, deverá continuar a efectuar cópias de segurança de forma regular para manter cópias de segurança razoavelmente actuais. Os discos de reparação do sistema (somente em alguns modelos) são utilizados para iniciar (arrancar) o computador e reparar o sistema operativo numa situação de instabilidade ou falha do sistema.
Realizar uma recuperação do sistema No caso de instabilidade ou falha do sistema, o computador dispõe das seguintes ferramentas para recuperar os seus ficheiros: ● Ferramentas de recuperação do Windows: Pode utilizar a ferramenta Cópia de Segurança e Restauro do Windows para recuperar informação que tenha copiado anteriormente. Pode também utilizar o utilitário Reparação do Arranque do Windows para resolver problemas que poderão impedir o Windows de iniciar correctamente.
NOTA: Para obter informações adicionais sobre a recuperação de informações com as ferramentas do Windows, pesquise estes tópicos na Ajuda e Suporte. Utilizar as ferramentas de recuperação f11 CUIDADO: Utilizar f11 apaga completamente os conteúdos da unidade de disco rígido e volta a formatá-la. Todos os ficheiros criados e qualquer software instalado no computador serão removidos permanentemente.
Utilizar um DVD do sistema operativo Windows 7 (adquirido separadamente) Para encomendar um DVD do sistema operativo Windows 7, vá a http://www.hp.com/support, seleccione o seu país ou região e siga as instruções apresentadas no ecrã. Também pode encomendar o DVD, ligando para o suporte técnico. Para obter informações de contacto, consulte o folheto Worldwide Telephone Numbers (Números de Telefone Internacionais) fornecido com o computador.
Windows Vista Para proteger as suas informações, utilize o Centro de Cópia de Segurança e Restauro para efectuar cópias de segurança de pastas e ficheiros individuais, efectuar cópias de segurança de toda a unidade disco rígido (somente em alguns modelos) ou criar pontos de restauro do sistema. Em caso de falha do sistema, pode utilizar os ficheiros de cópia de segurança para restaurar o conteúdo do computador.
● Quando efectuar cópias de segurança para discos, utilize qualquer um dos seguintes tipos de discos (adquiridos separadamente): CD-R, CD-RW, DVD+R, DVD+R DL, DVD-R, DVD-R DL ou DVD±RW. Os discos a utilizar dependem do tipo de unidade óptica instalada no computador. NOTA: Os DVDs e DVDs com suporte de dupla camada (DL) guardam mais informações do que os CDs. Deste modo, a sua utilização para cópias de segurança reduz o número de discos de recuperação necessários.
CUIDADO: A utilização da Reparação do Arranque apaga completamente o conteúdo da unidade de disco rígido e volta a formatá-la. Todos os ficheiros criados e qualquer software instalado no computador serão removidos permanentemente. Quando a formatação estiver concluída, o processo de recuperação restaura o sistema operativo, bem como os controladores, o software e os utilitários a partir da cópia de segurança utilizada para a recuperação. 1.
3. Ligue ou reinicie o computador e, em seguida, prima esc enquanto a mensagem "Press the ESC key for Startup Menu" (Prima a tecla ESC para aceder ao Menu de Arranque) é apresentada na parte inferior do ecrã. 4. Prima f11 enquanto a mensagem "Press for recovery" (Prima para a recuperação) estiver a ser apresentada no ecrã. 5. Siga as instruções no ecrã.
8 Suporte a clientes ● Contactar o Suporte a clientes ● Etiquetas Contactar o Suporte a clientes Se as informações fornecidas neste manual do utilizador, no Manual de Referência do Notebook HP ou na Ajuda e Suporte não contemplarem as suas questões, pode contactar o Suporte ao cliente HP em: http://www.hp.com/go/contactHP NOTA: Para obter suporte internacional, clique em Contact HP worldwide (Contactar a HP em todo o mundo) do lado esquerdo da página ou vá para http://welcome.hp.
Etiquetas As etiquetas afixadas no computador contêm informações de que pode necessitar para resolver problemas no sistema ou levar o computador para o estrangeiro: ● Etiqueta do número de série – Fornece informações importantes, incluindo as seguintes: Componente (1) Nome do produto (2) Número de série (n/s) (3) Número de peça/Número do produto (p/n) (4) Período de garantia (5) Descrição do modelo Tenha estas informações disponíveis, sempre que contactar a assistência técnica.
9 Especificações ● Potência de entrada ● Ambiente operativo 57
Potência de entrada As informações sobre energia fornecidas nesta secção podem ser úteis, caso tencione levar o computador para o estrangeiro. O computador funciona com corrente contínua, que poderá ser fornecida por uma fonte de corrente alterna (CA) ou de corrente contínua (CC). A alimentação CA tem de fornecer uma tensão de 100 a 240 V, 50 a 60 Hz.
Ambiente operativo Factor Métricas EUA Em funcionamento (a gravar disco óptico) 5°C a 35°C 41°F a 95°F Desligado -20°C a 60°C -4°F a 140°F Em funcionamento 10% a 90% 10% a 90% Desligado 5% a 95% 5% a 95% Em funcionamento -15 m a 3.048 m -50 pés a 10.000 pés Desligado -15 m a 12.192 m -50 pés a 40.
Índice Remissivo A aberturas de arrefecimento, identificar 13, 15 altifalantes, identificar 11 ambiente operativo 59 antenas sem fios, identificar 14 antenas WLAN, identificar 14 antenas WWAN, identificar 14 apresentar a imagem, alternar 24 B baía da bateria 56 bateria, substituir 33 Beats Audio 2 botões energia 9 TouchPad direito 6 TouchPad esquerdo 6 C câmara web, identificar 14 Centro de Cópia de Segurança e Restauro 51, 52 Chave de Produto 56 componentes ecrã 14 lado direito 12 lado esquerdo 13 parte f
luz da unidade de disco rígido 11 luz da webcam integrada, identificar 14 luz do caps lock, identificar 8 luz do Painel Táctil, identificar 8 luzes bateria 12 caps lock 8 energia 7, 11 sem fios 7 TouchPad 8 unidade de disco rígido 11 webcam 14 luzes de energia 7, 11 M microfone (entrada de áudio), identificação do conector 12 microfones internos, identificar 14 módulo de memória inserir 41 remover 40 substituir 40 N nome e número do equipamento, computador 56 número de série 56 número de série, computador 5