Unidades Manual do utilizador
© Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. As únicas garantias que cobrem os produtos e serviços da HP são estabelecidas exclusivamente na documentação de garantia que os acompanha. Neste documento, nenhuma declaração deverá ser interpretada como a constituição de garantia adicional.
Conteúdo 1 Identificar as unidades instaladas 2 Manusear unidades 3 Utilizar unidades ópticas (somente em alguns modelos) Identificar a unidade óptica instalada ................................................................................................... 3 Utilizar discos ópticos (CDs e DVDs) ................................................................................................... 3 Reproduzir um CD ou DVD .....................................................................................
Um DVD ao ser reproduzido no Windows Media Player não tem som ou imagem ........................... 22 Índice ..................................................................................................................................................................
1 Identificar as unidades instaladas Para visualizar as unidades instaladas no computador, seleccione Iniciar > O Meu Computador. NOTA: Para instalar software pré-carregado do seu disco rígido, seleccione Iniciar > Programas > Configuração do software HP, e, em seguida, siga as instruções apresentadas no ecrã.
2 Manusear unidades As unidades são componentes frágeis do computador que devem ser manuseadas com cuidado. Consulte as precauções a tomar antes de manusear as unidades. São incluídas precauções adicionais aos procedimentos a que se aplicam.
3 Utilizar unidades ópticas (somente em alguns modelos) Identificar a unidade óptica instalada ▲ Seleccione Iniciar > O meu computador. Utilizar discos ópticos (CDs e DVDs) Uma unidade óptica, tal como uma unidade de DVD-ROM, suporta discos ópticos (CDs e DVDs). Estes discos são utilizados para armazenar ou transportar informações e para reproduzir música e filmes. Os DVDs têm uma capacidade de armazenamento superior aos CDs.
Reproduzir um CD ou DVD 1. Ligue o computador. 2. Prima o botão de libertação (1) no painel da unidade para libertar o tabuleiro do disco. 3. Puxe o tabuleiro (2). 4. Segure o disco pelas extremidades para evitar tocar nas superfícies planas e posicione o disco sobre o eixo do tabuleiro com o lado da etiqueta virado para cima. NOTA: Se o tabuleiro não abrir totalmente, incline cuidadosamente o disco para o posicionar sobre o eixo. 5.
Configurar a Reprodução Automática 1. Seleccione Iniciar > O meu computador. 2. Clique com o botão direito do rato no dispositivo (como uma unidade de CD-ROM), e em seguida clique em Propriedades. 3. Clique no separador Reprodução Automática, e em seguida seleccione uma das acções disponíveis. 4. Clique em OK. NOTA: Para obter mais informações acerca da Reprodução Automática, consulte a Ajuda e Suporte.
Copiar um CD ou DVD 1. Seleccione Iniciar > Todos os Programas > Roxio > Creator Business. 2. No painel da direita, clique em Copiar Disco. 3. Introduza o disco que quer copiar na unidade óptica. 4. Clique em Copiar na parte inferior direita do ecrã. O Creator Business lê o disco de origem e copia os dados para uma pasta temporária no disco rígido. 5. Quando for pedido, retire o disco de origem da unidade óptica e introduza um disco virgem na unidade.
Criar ou "gravar" um CD ou DVD Se o computador contém uma unidade óptica CD-RW, DVD-RW ou DVD+/-RW, pode utilizar softwares tais como o Windows® Media Player ou o Roxio Creator Business para gravar dados e ficheiros áudio, incluindo ficheiros de música MP3 e WAV. Para gravar ficheiros de vídeo num CD ou DVD, utilize o software Windows Movie Maker. Observe as seguintes directrizes quando gravar um CD ou DVD: ● Antes de gravar um disco, guarde e feche todos os ficheiros abertos e feche todos os programas.
Remover um CD ou DVD Existem 2 maneiras de remover um disco, dependendo se o tabuleiro do disco abre normalmente ou não. Quando o tabuleiro do disco abre 1. Prima o botão de libertação (1) no painel da unidade para libertar o tabuleiro do disco e, em seguida, puxe cuidadosamente o tabuleiro (2) até este parar. 2. Retire o disco (3) do tabuleiro pressionando cuidadosamente o eixo e levantando as extremidades do disco. Segure no disco pelas extremidades e evite tocar na superfície plana.
3. Retire o disco (3) do tabuleiro pressionando cuidadosamente o eixo e levantando as extremidades do disco. Segure no disco pelas extremidades e evite tocar na superfície plana. NOTA: Se o tabuleiro do disco não se abrir totalmente, incline o disco cuidadosamente para o remover. 4. Feche o tabuleiro do disco e coloque o disco na caixa de protecção.
Evitar interrupções na reprodução ● Guarde o trabalho e feche todos os programas antes de reproduzir um CD ou um DVD. ● Desligue a sessão da Internet antes de reproduzir um CD ou DVD. ● Certifique-se de que introduz o disco correctamente. ● Certifique-se de que o disco está limpo. Se necessário, limpe o disco com água filtrada e um pano sem pêlos. Limpe a partir do centro do disco em direcção à borda. ● Verifique se o disco tem riscos.
Alterar as definições da região do DVD A maior parte dos DVDs que contêm ficheiros protegidos por direitos de autor também contém códigos de região. Esses códigos ajudam a proteger os direitos de autor internacionalmente. Só é possível reproduzir DVDs que contenham um código de região se esse código corresponder à definição regional da unidade de DVD. CUIDADO: A definição da região da unidade de DVD só pode ser alterada 5 vezes.
4 Utilizar unidades externas As unidades externas amovíveis aumentam as opções de armazenamento e acesso às informações. Pode adicionar uma unidade USB ligando-a a uma porta USB no computador ou a um dispositivo de ancoragem opcional (somente em alguns modelos).
5 Utilizar o HP 3D DriveGuard O HP 3D DriveGuard protege o disco rígido, parqueando a unidade e parando os pedido de E/S, se se verificar qualquer das seguintes situações: ● O utilizador deixa cair o computador. ● O utilizador desloca o computador com o ecrã fechado, enquanto o computador está a ser alimentado por bateria. Pouco depois de se terem verificado estas situações, o HP 3D DriveGuard repõe o funcionamento normal da unidade de disco rígido.
Identificar o estado do HP 3D DriveGuard A luz da unidade no computador muda para uma cor âmbar, indicando que a unidade está parqueada. Para determinar se as unidades estão protegidas ou parqueadas, utilize o ícone na área de notificação, no extremo direito da barra de tarefas: ● Se o software estiver activado, é sobreposta uma marca de verificação verde no ícone da unidade de disco rígido. ● Se o software estiver desactivado, é sobreposto um X vermelho no ícone da unidade de disco rígido.
Utilizar o software HP 3D DriveGuard O software HP 3D DriveGuard permite executar as tarefas que se seguem: ● Activar e desactivar o HP 3D DriveGuard. NOTA: Dependendo dos privilégios do utilizador, este poderá activar ou desactivar o HP 3D DriveGuard. ● Determinar se uma unidade do sistema é ou não suportada. ● Mostrar ou ocultar o ícone na área de notificação. Para abrir o software e mudar as definições, siga estes passos: 1.
6 Melhorar o desempenho da unidade de disco rígido Utilizar o Desfragmentador de Disco À medida que utiliza o computador, os ficheiros da unidade de disco rígido ficam fragmentados. O Desfragmentador de Disco consolida os ficheiros e as pastas fragmentados na unidade de disco rígido, para que o sistema possa funcionar com maior eficiência. Para executar o Desfragmentador de Disco: 1. Seleccione Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Ferramentas do sistema > Desfragmentador de Disco. 2.
7 Substituir uma unidade de disco rígido CUIDADO: Para evitar a perda de informações ou a falta de resposta do sistema: Encerre o computador antes de remover a unidade de disco rígido do respectivo compartimento. Não remova a unidade de disco rígido com o computador ligado, em Suspensão ou em Hibernação. Se não tiver a certeza de que o computador está desligado ou em Hibernação, ligue-o premindo o botão de energia. Em seguida, encerre o computador através do sistema operativo.
10. Puxe a patilha do disco rígido (2) para a esquerda para desligar a unidade de disco rígido. 11. Levante a unidade de disco rígido (3), retirando-a da respectiva baía. Para instalar uma unidade de disco rígido: 18 1. Insira a unidade de disco rígido dentro da respectiva baía (1). 2. Puxe a patilha do disco rígido (2) para a direita para ligar a unidade de disco rígido. 3. Aperte o parafuso da unidade de disco rígido (3). 4.
6. Aperte os parafusos da tampa da unidade de disco rígido (3).
8 Resolução de problemas O computador não detecta a unidade óptica Se o computador não detectar a unidade óptica, utilize o Gestor de Dispositivos para solucionar o problema do dispositivo e actualizar, desinstalar ou desactivar o controlador do dispositivo. Para verificar os dispositivos e controladores no Gestor de dispositivos, execute os seguintes passos: 20 1. Retire quaisquer discos da unidade óptica. 2. Seleccione Iniciar > O meu computador. 3.
É necessário um novo controlador de dispositivo Obter controladores de dispositivos da Microsoft O seu computador está configurado para verificar automaticamente unidades de dispositivo Microsoft e instalá-las quando novos dispositivos forem ligados ao seu computador. Obter controladores de dispositivos da HP Pode obter os controladores de dispositivos HP mais recentes através de uma das seguintes formas. Para utilizar a Actualização da HP: 1.
Um disco óptico não reproduz automaticamente 1. Seleccione Iniciar > O meu computador. 2. Clique com o botão direito do rato no dispositivo (como uma unidade de CD-ROM), e em seguida clique em Propriedades. 3. Clique com o botão direito do rato no separador Reprodução Automática, e em seguida seleccione uma das acções disponíveis. 4. Clique em OK. NOTA: Para obter mais informações acerca da Reprodução Automática, consulte a Ajuda e Suporte.
Índice A aviso de direitos do autor 5 C CD copiar 6 gravar 7 remover 8 reproduzir 4 códigos de região, DVD 11 controladores de dispositivos desinstalar, reinstalar 21 Dispositivos HP 21 Dispositivos Microsoft 21 D definições da região de DVD 11 desempenho do disco 16 detecção de unidade óptica 20 dispositivos de segurança de aeroportos 2 DVD alterar as definições da região 11 copiar 6 gravar 7 remover 8 reproduzir 4 E evitar interrupções na reprodução 10 H HP 3D DriveGuard 13 L luz da unidade 14 M manuten