Unidades Guia do Usuário
© Copyright 2008 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos e serviços da HP são as estabelecidas nas declarações de garantia expressa que acompanham tais produtos e serviços. Nenhuma informação contida neste documento deve ser interpretada como uma garantia adicional.
Aviso sobre o produto Este guia do usuário descreve os recursos comuns à maioria dos modelos. Alguns recursos podem não estar disponíveis em seu computador.
iv Aviso sobre o produto
Conteúdo 1 Identificação das unidades instaladas 2 Manuseio de unidades de disco 3 Utilização de uma unidade óptica (somente em determinados modelos) Identificação da unidade óptica instalada ............................................................................................ 4 Utilização de discos ópticos (CDs e DVDs) ......................................................................................... 5 Reprodução de um CD ou DVD ...............................................................
9 Solução de problemas O computador não detecta a unidade óptica ..................................................................................... 32 Um novo driver de dispositivo é necessário ....................................................................................... 33 Obtenção dos drivers de dispositivos da Microsoft ........................................................... 33 Obtenção de drivers de dispositivos HP ........................................................................
1 Identificação das unidades instaladas Para visualizar as unidades instaladas no computador, selecione Iniciar > Meu computador.
2 Manuseio de unidades de disco Unidades de disco são componentes frágeis do computador que devem ser manuseados com cuidado. Consulte os cuidados apresentados a seguir antes de manipular unidades de disco. Cuidados adicionais são fornecidos com os procedimentos aos quais se aplicam.
3 Utilização de uma unidade óptica (somente em determinados modelos) 3
Identificação da unidade óptica instalada ▲ 4 Selecione Iniciar > Meu computador.
Utilização de discos ópticos (CDs e DVDs) Uma unidade óptica, como uma unidade de DVD-ROM, suporta discos ópticos (CDs e DVDs). Esses discos armazenam ou transportam informações e reproduzem música e filmes. DVDs possuem maior capacidade de armazenamento do que CDs. Todas as unidades ópticas podem ler discos ópticos e algumas unidades também podem gravar em discos ópticos, conforme descrito na tabela a seguir. NOTA: Algumas das unidades ópticas listadas podem não ser suportadas por seu computador.
Reprodução de um CD ou DVD 1. Ligue o computador. 2. Pressione o botão de liberação (1) na parte frontal da unidade para liberar a bandeja de mídia. 3. Puxe a bandeja para fora (2). 4. Segure o disco pelas bordas para evitar tocar nas superfícies planas e posicione-o sobre o eixo da bandeja com o lado da etiqueta voltado para cima. NOTA: Se a bandeja não estiver totalmente aberta, incline o disco cuidadosamente para posicioná-lo no eixo. 5.
Configuração da Execução automática 1. Selecione Iniciar > Meu computador. 2. Clique com o botão direito no dispositivo (como uma unidade de CD-ROM) e, em seguida, clique em Propriedades. 3. Clique na guia Execução automática e, em seguida, selecione uma das ações disponíveis. 4. Clique em OK. NOTA: Para obter mais informações sobre a Execução automática, consulte Ajuda e suporte.
Observação do aviso de copyright De acordo com as leis de direitos autorais, a cópia não autorizada de material protegido por copyright, incluindo programas de computadores, filmes, transmissões públicas e gravação de sons, é considerada crime. Não use este computador para tais finalidades. CUIDADO: Para evitar perda de informações ou danos a um disco, observe as seguintes diretrizes: Antes de gravar um disco, conecte o computador a uma fonte de alimentação externa confiável.
Cópia de um CD ou DVD 1. Selecione Iniciar > Todos os programas > Roxio > Creator Business. 2. No painel direito, clique em Copiar disco. 3. Insira o disco que deseja copiar na unidade óptica. 4. Clique em Copiar na parte inferior direita da tela. O Creator Business lê o disco de origem e copia os dados em uma pasta temporária em seu disco rígido. 5. Quando solicitado, remova o disco de origem da unidade óptica e insira um disco em branco na unidade.
Criação ou gravação de um CD ou DVD Se seu computador inclui uma unidade óptica de CD-RW, DVD-RW ou DVD+/-RW, você pode usar software como o Windows® Media Player ou o Roxio Creator Business para gravar arquivos de dados e áudio, inclusive arquivos de música MP3 e WAV. Para gravar arquivos de vídeo em um CD ou DVD, use o Windows Movie Maker. Observe as seguintes diretrizes ao gravar um CD ou DVD: ● Antes de gravar um disco, salve e feche todos os arquivos abertos e feche todos os programas.
Remoção de um CD ou DVD Existem dois modos de remover um disco, dependendo de a bandeja de mídia abrir normalmente ou não. Quando a bandeja de mídia abre normalmente 1. Pressione o botão de liberação (1) na parte frontal da unidade para liberar a bandeja de mídia e, em seguida, puxe gentilmente a bandeja (2) para fora até chegar ao limite. 2. Retire o disco (3) da bandeja pressionando cuidadosamente o eixo e levantando as bordas do disco. Segure o disco pelas bordas e evite tocar nas superfícies planas.
3. Retire o disco (3) da bandeja pressionando cuidadosamente o eixo e levantando as bordas do disco. Segure o disco pelas bordas e evite tocar nas superfícies planas. NOTA: Se a bandeja não estiver totalmente aberta, incline o disco cuidadosamente para removêlo. 4. 12 Feche a bandeja de mídia e coloque o disco em uma caixa de proteção.
Prevenção de interrupções na reprodução ● Salve o trabalho e feche todos os programas abertos antes de reproduzir um CD ou um DVD. ● Saia da Internet antes de gravar um CD ou DVD. ● Assegure-se de inserir o disco adequadamente. ● Assegure-se de que o disco esteja limpo. Se necessário, limpe o disco com água filtrada e um pano sem fiapos. Limpe a partir do centro do disco, em direção à borda externa. ● Verifique se há arranhões no disco.
Alteração da configuração de região do DVD A maioria dos DVDs que contém arquivos com copyright também contém códigos de região. Os códigos de região ajudam a proteger copyrights internacionais. Somente é possível reproduzir DVDs que tenham um código de região igual ao código de região da sua unidade de DVD. CUIDADO: A configuração de região da sua unidade de DVD só pode ser alterada 5 vezes. A configuração de região selecionada pela quinta vez torna-se a configuração permanente da unidade de DVD.
4 Uso de unidades externas As unidades externas removíveis expandem as opções de armazenamento e acesso às informações. Uma unidade USB pode ser adicionada conectando-se a unidade a uma porta USB no computador ou a um dispositivo de acoplamento opcional (somente em determinados modelos).
5 Utilização do HP 3D DriveGuard O HP 3D DriveGuard protege a unidade de disco rígido estacionando-a e interrompendo as solicitações de E/S em qualquer das seguintes condições: ● O computador sofre uma queda. ● O computador é transportado com a tela fechada quando está sendo executado com alimentação por bateria. Em um curto período após o término de um desses eventos, o HP 3D DriveGuard faz a operação da unidade de disco rígido voltar ao normal.
Identificação do status do HP 3D DriveGuard A luz da unidade no computador passa para uma cor âmbar indicando que a unidade está estacionada. Para determinar se as unidades estão protegidas no momento ou se uma unidade está estacionada, use o ícone da área de notificação na extremidade direita da barra de tarefas: ● Se o software estiver habilitado, uma marca de verificação verde é exibida sobre o ícone da unidade de disco.
Utilização do software HP 3D DriveGuard O software HP 3D DriveGuard permite realizar as seguintes tarefas: ● Ativar e desativar o HP 3D DriveGuard. NOTA: Dependendo de seus privilégios de usuário, é possível que você não consiga ativar ou desativar o HP 3D DriveGuard. Além disso, os membros de um grupo com perfil Administrador podem alterar os privilégios de usuários que não sejam administradores. ● Determinar se a unidade existente no sistema é suportada.
6 Aprimoramento do desempenho do disco rígido 19
Utilização do desfragmentador de disco À medida que você usa o computador, os arquivos no disco rígido ficam fragmentados. O Desfragmentador de disco consolida os arquivos e pastas fragmentados no disco rígido para que o sistema possa funcionar de forma mais eficiente. Uma vez iniciado, o Desfragmentador de disco funciona sem supervisão. Dependendo do tamanho do seu disco rígido e do número de arquivos fragmentados, o Desfragmentador de disco pode levar mais de uma hora para concluir a operação.
Utilização da limpeza de disco A Limpeza de disco procura arquivos desnecessários no disco rígido que podem ser removidos com segurança para liberar espaço em disco e ajudar o computador a funcionar com mais eficiência. Para executar a limpeza de disco: 1. Selecione Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Limpeza de disco. 2. Siga as instruções na tela.
7 Substituição de uma unidade de disco rígido CUIDADO: Para evitar perda de informações ou um sistema que não responde: Desligue o computador antes de remover a unidade de disco rígido do respectivo compartimento. Não remova a unidade de disco rígido com o computador ligado, no modo de espera ou na hibernação. Se não tiver certeza se o computador está desligado ou em hibernação, ligue-o pressionando o botão Liga/Desliga. Em seguida, desligue o computador através do sistema operacional.
8. Levante a tampa da unidade de disco rígido do computador (2). 9. Desaperte o parafuso da unidade de disco rígido (1). 10. Puxe a lingüeta da unidade de disco rígido (2) para a direita para desconectar a unidade de disco rígido. 11. Erga a unidade de disco rígido (3), retirando-a do respectivo compartimento. Para instalar uma unidade de disco rígido: 1. Insira a unidade de disco rígido no respectivo compartimento (1). 2.
24 3. Aperte o parafuso da unidade de disco rígido (3). 4. Alinhe as lingüetas (1) da tampa da unidade de disco rígido com os encaixes do computador. 5. Recoloque a tampa (2). 6. Aperte os parafusos da tampa da unidade de disco rígido (3).
8 Substituição de uma unidade no compartimento de atualização O compartimento de atualização pode armazenar uma unidade de disco rígido ou uma unidade óptica.
Substituição de uma unidade de disco rígido CUIDADO: Para evitar a perda de informações ou o bloqueio do sistema: Desligue o computador antes de remover a unidade de disco rígido do compartimento de atualização. Não remova a unidade de disco rígido com o computador ligado, no modo de espera ou na hibernação. Se não tiver certeza se o computador está desligado ou na hibernação, ligue-o pressionando o botão Liga/Desliga. Em seguida, desligue o computador através do sistema operacional.
9. Com uma chave de fenda, empurre a aba suavemente para liberar a unidade de disco rígido (2). 10. Remova a unidade de disco rígido do compartimento de atualização. Para instalar uma unidade de disco rígido no compartimento de atualização: 1. Insira a unidade de disco rígido no compartimento de atualização.
28 2. Aperte o parafuso do compartimento de atualização. 3. Recoloque os 4 parafusos da unidade de disco rígido.
Substituição de uma unidade óptica CUIDADO: Para evitar a perda de informações ou o bloqueio do sistema: Desligue o computador antes de remover a unidade óptica do compartimento de atualização. Não remova a unidade óptica com o computador ligado, no modo de espera ou na hibernação. Se não tiver certeza se o computador está desligado ou na hibernação, ligue-o pressionando o botão Liga/Desliga. Em seguida, desligue o computador através do sistema operacional.
9. Remova a unidade óptica do compartimento de atualização. Para instalar uma unidade óptica no compartimento de atualização: 30 1. Insira a unidade óptica no compartimento de atualização. 2. Aperte o parafuso do compartimento de atualização.
9 Solução de problemas 31
O computador não detecta a unidade óptica Se o computador não detectar a unidade óptica, utilize o Gerenciador de dispositivos para solucionar problemas do dispositivo e, em seguida, atualize, desinstale ou desative o driver do dispositivo. Para verificar seus dispositivos e drivers no Gerenciador de dispositivos, siga estas etapas: 32 1. Remova quaisquer discos da unidade óptica. 2. Selecione Iniciar > Meu computador. 3.
Um novo driver de dispositivo é necessário Obtenção dos drivers de dispositivos da Microsoft Seu computador está configurado para verificar e instalar automaticamente drivers de dispositivos Microsoft quando novos dispositivos são conectados nele. Obtenção de drivers de dispositivos HP Você pode obter os mais recentes drivers de dispositivos HP das seguintes maneiras: ● Uso da Atualização HP ● Uso do site da Web da HP Para usar a Atualização HP: 1.
Um disco óptico não é executado automaticamente 1. Selecione Iniciar > Meu computador. 2. Clique com o botão direito no dispositivo (como uma unidade de CD-ROM) e, em seguida, clique em Propriedades. 3. Clique na guia Execução automática e, em seguida, selecione uma das ações disponíveis. 4. Clique em OK. NOTA: Para obter mais informações sobre a Execução automática, consulte Ajuda e suporte.
O processo de gravação de um disco não tem início ou é interrompido antes de sua conclusão ● Assegure-se de que todos os demais programas estejam fechados. ● Desligue o modo de espera e a hibernação. ● Assegure-se de estar usando o tipo certo de disco para sua unidade. Consulte seus guias do usuário para obter mais informações sobre tipos de disco. ● Assegure-se de que o disco esteja inserido adequadamente. ● Selecione uma velocidade de gravação mais lenta e tente novamente.
Um DVD executado no Windows Media Player não produz som nem imagem É preciso usar o WinDVD, que vem pré-instalado no computador, para reproduzir um DVD.
Índice A aviso de copyright 8 C CD cópia 9 gravação 10 remoção 11 reprodução 6 códigos de região, DVD 14 compartimento de atualização substituição de uma unidade de disco rígido 26 substituição de uma unidade óptica 29 configurações de região do DVD 14 D desempenho do disco 19 detecção da unidade óptica 32 dispositivos de segurança de aeroportos 2 drivers de dispositivos desinstalação, reinstalação 33 dispositivos HP 33 Dispositivos Microsoft 33 DVD alteração da configuração de região 14 cópia 9 gravação