RAID Manual do utilizador
© Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Intel é uma marca registrada nos EUA e outros países da Intel Corporation. Microsoft, Windows e Windows Vista são marcas comerciais da Microsoft Corporation registadas nos EUA. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. As únicas garantias que cobrem os produtos e serviços da HP são estabelecidas exclusivamente na documentação de garantia que os acompanha.
Índice 1 Introdução 2 Visão geral da tecnologia RAID Terminologia RAID ............................................................................................................................... 2 Modos RAID suportados ...................................................................................................................... 3 As vantagens dos modos RAID suportados .........................................................................................
iv
1 Introdução Até há pouco tempo existiam poucas opções para os utilizadores de computadores portáteis que quisessem proteger os seus dados em caso de uma eventual falha do disco rígido. Estas opções eram: copiar manualmente os ficheiros ou utilizar complexos softwares de cópias de segurança. Se os utilizadores não fizessem uma destas tarefas mundanas antes de uma falha do disco rígido, tinham que gastar muito tempo e dinheiro para recuperar uma parte que fosse dos dados na unidade.
2 Visão geral da tecnologia RAID Neste capítulo definem-se os termos utilizados neste manual e descrevem-se as tecnologias RAID desenvolvidas pela HP Business Notebook PCs. Terminologia RAID Alguns dos termos da seguinte tabela têm um sentido mais lato, mas estão definidos no contexto da implementação da tecnologia RAID descrita neste manual. 2 Termo Definição Tolerância de erro A capacidade do computador de continuar a funcionar se ocorrer uma falha da unidade.
Modos RAID suportados Os modos RAID suportados pela HP Business Notebook Pcs incluem RAID 0, RAID 1 e Intel® Rapid Recover Technology (RAID 1 avançado) como descrito abaixo. Cada modo RAID requer dois HDDs SATA . Isto pode ser conseguido através da inserção de um segundo disco rígido SATA numa porta Compartimento de Actualização ou SATA (se disponível) do computador portátil, ou compartimento substituível da Estação de Ancoragem Avançada HP (consultar Dispositivos suportados na página 6 ).
NÍVEIS RAID Função/Aplicações Vantagens/Desvantagens Kits opcionais de unidades HP SATA na página 6). RAID 1 RAID IRRT Função: Vantagens: Dados idênticos (espelhados) são guardados em duas unidades. Fornece alta tolerância de erro. Aplicações: Apenas metade da capacidade total da unidade pode ser utilizada para armazenamento.
As vantagens dos modos RAID suportados Tolerância de erro e desempenho são termos importantes a entender quando se escolhe um modo RAID. Tolerância de erro Tolerância de erro é a capacidade da matriz RAID de resistir e recuperar de uma falha da unidade. A tolerância de erro é fornecida por redundância. Por isso, RAID 0 não tem tolerância de erro, porque não copia os dados para outro DR. Com RAID 1 e IRRT, uma unidade pode falhar sem que cause falha da matriz.
3 Sistemas operativos e aparelhos suportados Sistemas operativos suportados HP RAID suporta versões de 32-bit e 64-bit dos sistemas operativos Microsoft® Windows® XP Professional (SP1, SP2, e SP3), Windows Vista® (SP1 e SP2) e Windows 7. Dispositivos suportados Esta secção descreve os dispositivos suportados pela migração RAID, entre os quais as unidades SATA, computadores e estações de ancoragem.
eSATA HDDs (somente em alguns modelos) External SATA ou eSATA é uma interface externa que permite a uma unidade SATA conseguir uma velocidade de transferência de dados até 6 vezes mais do que uma unidade SATA que tenha uma interface standard USB 2.0. A seguinte ilustração apresenta um PC portátil suportado com um HDD primário (1) uma unidade eSATA (2) ligados à porta eSATA (somente em alguns modelos) para permitir a RAID IRRT.
Estação de Ancoragem Avançada HP IRRT suporta ancoragem e desancoragem. Pode ser utilizado para implementar a cópia em espelho entre um HDD primário (1) e um HDD opcional no compartimento SATA substituível da estação de Ancoragem Avançada HP (2). A seguinte ilustração mostra uma Estação de Ancoragem Avançada HP com um HDD de recuperação num compartimento SATA substituível que permite IRRT.
4 Características do Intel Matrix Storage Manager O Intel Matrix Storage Manager posssui as seguintes características. Advanced Host Controller Interface O Advanced Host Controller Interface (AHCI) é uma especificação que permite à unidade de memória ter características tais como Native Command Queuing e capacidade hot plug. AHCI deve funcionar no sistema BIOS para que estas características se apliquem (consultar Ligar o RAID ao sistema BIOS (f10) na página 12).
Tecnologia Intel Rapid Recovery O Intel Matrix Storage Manager possui as seguintes características. Directrizes da actualização em espelho Com o IRRT pode determinar a frequência com que o espelho do DR é actualizado: continuamente ou mediante pedido. Quando se utiliza a directriz de actualização contínua, os dados na unidade primária são simultaneamente copiados para a unidade em espelho desde que as duas unidades estejam ligadas ao sistema.
5 Instalação do volume RAID As seguintes instruções partem do princípio que um HDD de suporte está instalado no Compartimento de Actualização do computador, no compartimento substituível SATA da estação de ancoragem, ou ligado à porta eSATA do computador portátil (consultar Dispositivos suportados na página 6). Os passos básicos da RAID são os seguintes: ● Ligar o RAID ao sistema BIOS. ● Iniciar a migração RAID usando o Intel® Matrix Storage Console.
Ligar o RAID ao sistema BIOS (f10) NOTA: O seguinte procedimento parte do princípio que está a usar imagem do HDD que recebeu com o computador. Se tiver uma imagem diferente instalada no computador, deve primeiro ligar o RAID ao sistema BIOS (f10) e depois instalar o sistema operativo e todos as unidades pedidas, incluindo a unidade Intel Matrix Storage. Depois siga os passos em Iniciar a migração RAID usando o Intel Matrix Storage Console na página 14.
4. Na janela Configurações de Dispositivo, seleccione RAID ao lado de Modo de Dispositivo SATA. Clique Sim quando aparecer a mensagem: "Alterar estes parâmetros pode implicar a reinstalação do sistema operativo. Tem a certeza de que deseja continuar?" NOTA: A imagem do HDD fornecida com o seu computador portátil contém controladores que permitem fazer a ligação entre o modos AHCI e RAID sem reinstalar o sistema operativo.
Iniciar a migração RAID usando o Intel Matrix Storage Console 1. Abrir o Intel Matrix Storage Console (Consola) seleccionando Iniciar > Todos os Programas > Intel Matrix Storage Manager > Intel Matrix Storage Console. NOTA: O Windows Vista possui a funcionalidade Controlo Conta de Utilizador para aumentar a segurança do seu computador. Poder-lhe-á ser pedida a sua permissão ou palavra-passe para tarefas tais como instalar software, executar utilitários, ou mudar predefinições do Windows.
adequadas de uma das seguintes secções. Se for um utilizador avançado e preferir mais opções, referir-se a Características avançadas da Intel Matrix Storage Console na página 22. Migrar para RAID 1 1. No painel da esquerda, seleccionar Proteger dados a partir de uma falha do disco rígido com RAID 1, e depois clicar no ícone ao lado Criar um volume RAID 1 no painel do lado direito. Quando aparecer a mensagem de confirmação, clicar Sim para iniciar a migração, ou clicar Não para cancelar a migração. 2.
3. O estado do disco rígido e volume aparece depois da migração estar completada. 4. Fechar a janela da Consola, guardar todos os ficheiros abertos e reiniciar o computador. Migrar para RAID 0 NOTA: Migrar para RAID 0 requer a execução de alguns passos avançados, entre os quais copiar dados um HDD USB externo adicional. Por favor, ler todo o procedimento para migrar para RAID 0 antes de iniciar. 1.
2. O progresso da migração RAID 0 aparece numa janela separada. Pode minimizar a janela da Consola e progresso e usar o computador durante o processo. 3. Clique Sim para reiniciar o sistema assim que a criação do volume esteja completa. NOTA: Apesar da capacidade total do volume RAID 0 aparecer na Consola, a capacidade extra criada com a adição do HDD secundário aparece num espaço livre do sistema. Depois do sistema reiniciar, necessita localizar o espaço livre.
4. Clique em Seguinte. 5. Seleccione Partição Primária e, em seguida, clique em Seguinte. A partição assume por erro o tamanho máximo. 6. Clique em Seguinte. 7. Atribua uma letra da unidade e clique em Seguinte. 8. Seleccione o formato NTFS, introduzir o nome do volume, e depois clique Seguinte. 9. Rever as selecções, e depois clique Terminar para completar a formatação. No Windows Vista e Windows 7: 1.
12. Clicar com o botão do lado direito em(C:) unidade, e depois clicar Estender Volume no menu descendente. Abre o Extend Volume Wizard. 13. Clique em Seguinte. 14. Quantidade de capacidade livre disponível para estender o (C:). aparece ao lado de Seleccionar a quantidade de espaço em MB. Subtrair 10240 MB, que é equivalente a 10 GB, ao número apresentado. Por exemplo, se é apresentado 67584 MB (ou 66 GB), subtraia 10240 MB para ficar com 57344 MB (ou 56 GB).
BCDEDIT.EXE -store D:\Boot\BCD -set {572bcd55-ffa7-11d9-aae0-0007e994107d} device ramdisk=[D:]\sources\winre.wim,{ramdiskoptions} BCDEDIT.EXE -store D:\Boot\BCD -set {572bcd55-ffa7-11d9-aae0-0007e994107d} path \windows\system32\boot\winload.exe BCDEDIT.EXE -store D:\Boot\BCD -set {572bcd55-ffa7-11d9-aae0-0007e994107d} osdevice ramdisk=[D:]\sources\winre.wim,{ramdiskoptions} BCDEDIT.EXE -store D:\Boot\BCD -set {572bcd55-ffa7-11d9-aae0-0007e994107d} systemroot \windows BCDEDIT.EXE -store D:\Boot\BCD -set {572
à porta eSATA do computador portátil (somente em alguns modelos), o IRRT é a única opção do RAID disponível. 1. Seleccione Proteger dados usando a Tecnologia Intel® Rapid Recover no painel do lado esquerdo, depois clique no ícone ao lado Criar um volume de recuperação no painel do lado direito. Quando aparecer a mensagem de confirmação, clicar Sim para iniciar a migração, ou clicar Não para alterar para um volume RAID diferente. 2. O software MSM corre em fundo enquanto cria o volume RAID.
3. Depois da migração RAID estar completa aparece uma mensagem de notificação. A janela da Consola apresenta o estado do volume. 4. É recomendável reiniciar o computador depois do volume RAID estar criado. Características avançadas da Intel Matrix Storage Console Este procedimento de configuração opcional está disponível para utilizadores avançados. 1. 22 Para uma visão mais detalhada da unidade RAID e dos HDDs SATA existentes no sistema seleccione Visualizar > Modo Avançado.
2. No Modo Avançado. a Consola com características avançadas inclui um menu de acções, que pode ser usado para aceder a opções avançadas do RAID, o que permite configurar manualmente o RAID ou volume de recuperação. 3. Seleccionar uma das opções de Acção abre o Create Recovery Volume Wizard, que permite seleccionar a unidade primária (master) e a unidade secundária (recuperação). Seleccione Ajuda > Conteúdos e Índice, ou clique em f1 para mais informações.
Usar as características da Intel Matrix Storage Console IRRT Modificar a directriz de actualizações do volume Quando se usa o IRRT, pode-se seleccionar a frequência com que o HDD é actualizado: continuamente ou mediante pedido. Actualizações Contínuas é por defeito a directriz assumida (consultar Directrizes da actualização em espelho na página 10). Os passos para alterar a directriz de actualizações mediante pedido são os seguintes: 24 1.
3. Quando usar a directriz "actualizar mediante pedido", pode actualizar manualmente o volume de recuperação seleccionando Actualizar Volume de Recuperação no painel do lado esquerdo, e depois seleccionando o ícone ao lado Actualizar Volume de Recuperação no painel do lado direito. 4. Pode restaurar as alterações contínuas em qualquer altura seleccionando Modificar Directriz de Actualização de Volume e seleccionando o ícone ao lado Activar Actualizações Contínuas. 5. Feche a Consola.
26 2. Clique OK para confirmar o acesso aos ficheiros da unidade de recuperação. Pode agora abrir o Windows Explorer para ver os ficheiros. A directriz de actualizações altera para "mediante pedido" e o volume de recuperação passa para vermelho na janela da Consola. 3. Depois de ver os ficheiros no Explorer, seleccione Modificar Directriz de Actualização do Volume no painel do lado esquerdo, e depois seleccione o ícone ao lado Activar Actualizações Contínuas no painel do lado direito.
6 Reprogramar a unidade RAID para não RAID Pode reprogramar um volume RAID 1 ou IRRT para duas unidades não RAID seguindo as instruções para aceder ao Intel Option ROM e e reprogramar as duas unidades para o estatuto de não RAID. Tem também que reprogramar as duas unidades para não RAID se precisar mover a unidade de recuperação do Compartimento de Actualização do computador portátil para a estação de ancoragem.
28 2. No Menu Principal, use o seta para seleccionar 3. Reiniciar Discos para Não-RAID, e depois pressione enter. Aparece a janela Reiniciar Dados RAID. 3. Pressione a barra espaço para seleccionar a primeira unidade, e depois puxe para baixo a seta e a barra espaço para seleccionar a segunda unidade. 4. Pressione enter, e depois pressione Y para confirmar a selecção. 5. Puxe a seta para baixo para seleccionar 5. Sair, e pressione enter e Y para reiniciar o sistema.
7 Perguntas Frequentes Pode instalar-se mais do que um volume RAID num computador? Não, apenas pode existir um volume RAID num computador. A Matriz RAID está preparada para permitir ambos RAID 0 e RAID 1 num único volume RAID? Não. Pode desancorar-se o computador se o HDD de recuperação estiver no compartimento SATA substituível da estação de ancoragem? Sim.
Índice Remissivo A aceder aos ficheiros da unidade de recuperação 25 Advanced Host Controller Interface 9 C Características avançadas da Intel Matrix Storage Console 22 Características da Intel Matrix Storage Console 24 Comutação e recuperação rápida automática do HDD 10 D desempenho 5 directrizes da actualização em espelho 10 dispositivos suportados 6 E eSATA HDDs 7 espelhar 5 Estação de Ancoragem Avançada HP 8 F fiabilidade 2 ficheiros, aceder à unidade de recuperação 25 H HDD 2 hot plug 9 I iniciar migr