Apresentação do notebook Manual do Utilizador
© Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registadas da Microsoft Corporation nos EUA. Bluetooth é uma marca detida pelo respectivo proprietário e utilizada pela Hewlett-Packard Company sob licença. O logótipo SD é uma marca comercial do respectivo proprietário. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Aviso de segurança AVISO! Para reduzir a possibilidade de lesões relacionadas com o calor ou sobreaquecimento do computador, não utilize o computador directamente no colo nem obstrua as aberturas de ventilação do computador. Utilize o computador apenas em superfícies planas e rígidas. Não permita que uma superfície rígida, tal como, por exemplo, uma impressora opcional ligada, ou uma superfície mole, tal como, por exemplo, um travesseiro, um tapete ou uma peça de vestuário, bloqueiem a circulação de ar.
iv Aviso de segurança
Índice 1 Identificar hardware 2 Componentes Componentes superiores ..................................................................................................................... 3 Painel Táctil ......................................................................................................................... 3 Luzes ...................................................................................................................................
vi
1 Identificar hardware Para ver uma lista do hardware instalado no computador, siga estes passos: 1. Seleccione Iniciar > Computador > Propriedades do sistema. 2. No painel da esquerda, clique em Gestor de Dispositivos. Também é possível adicionar hardware ou modificar configurações de dispositivos com o Gestor de Dispositivos. NOTA: O Windows® inclui a funcionalidade Controlo de Conta de Utilizador para melhorar a segurança do computador.
2 2 Componentes Capítulo 2 Componentes
Componentes superiores Painel Táctil Componente Descrição (1) ● Branca: o painel táctil está activado. ● Âmbar: o painel táctil está desactivado. Luz do painel táctil (2) Painel Táctil* Move o ponteiro e selecciona ou activa itens no ecrã. (3) Botão esquerdo do Painel Táctil* Funciona como o botão esquerdo de um rato externo. (4) Botão para ligar/desligar o Painel Táctil Activa/desactiva o painel táctil.
Luzes Componente Descrição (1) ● Acesas: O computador está ligado. ● Intermitentes: O computador está no modo de Suspensão. ● Desligadas: O computador está desligado ou em Hibernação. ● Acesa: A bateria está a ser carregada. ● Intermitente: O nível da bateria, única fonte de energia disponível, está fraco. Quando o nível da bateria estiver muito fraco, a luz respectiva começa a piscar rapidamente.
Componente Descrição (9) Luz reproduzir/pausa Acesa: O botão reproduzir/pausa foi premido. (10) Luz seguinte/avanço rápido Acesa: O botão seguinte/avanço rápido foi premido. (11) Luz parar Acesa: O botão parar foi premido. (12) Luz da comunicação sem fios ● Azul: Está ligado um dispositivo integrado sem fios, como por exemplo um dispositivo de rede local sem fios (WLAN) e/ou um dispositivo Bluetooth®. ● Âmbar: Todos os dispositivos sem fios estão desligados.
Componente Descrição Se o computador deixar de responder e os procedimentos de encerramento do Windows® não forem eficazes, prima continuamente o botão de energia durante, pelo menos, 5 segundos, para desligar o computador. Para mais informações sobre definições de energia, seleccione Iniciar > Painel de Controlo > Sistema e Manutenção > Opções de Energia. (3) Botão de silenciar o volume Silencia e restaura o som dos altifalantes. (4) Zona de variação do volume Ajusta o volume dos altifalantes.
Teclas Componente Descrição (1) Tecla esc Apresenta informações do sistema acerca do computador quando premida em combinação com a tecla fn. (2) Tecla fn Executa funções do sistema utilizadas com frequência quando pressionada em combinação com uma tecla de função ou com a tecla esc. (3) Tecla com o logótipo do Windows Apresenta o menu Iniciar do Windows. (4) Tecla de aplicações do Windows Apresenta o menu de atalho dos itens sob o ponteiro.
Componentes da parte frontal Componente Descrição (1) ● Acesas: O computador está ligado. ● Intermitentes: O computador está no modo de Suspensão. ● Desligadao: O computador está desligado ou em Hibernação. ● Acesa: A bateria está a ser carregada. ● Intermitente: O nível da bateria, única fonte de energia disponível, está fraco. Quando o nível da bateria estiver muito fraco, a luz respectiva começa a piscar rapidamente.
Componente da parte posterior Componente Descrição Ventilador Permite o arrefecimento dos componentes internos por fluxo de ar. NOTA: A ventoinha do computador liga-se automaticamente para arrefecer os componentes internos e evitar o sobreaquecimento. É normal a ventoinha interna ligar-se e desligar-se durante o funcionamento do computador. Componentes do lado direito Componente Descrição (1) Luz da unidade óptica Intermitente: A unidade óptica está a ser utilizada.
Componentes do lado esquerdo Componente Descrição (1) Porta do monitor externo Liga um projector ou monitor VGA externo. (2) Porta de expansão 3 Liga o computador a um dispositivo de ancoragem ou a um equipamento de expansão opcional. NOTA: O computador só tem uma porta de expansão. O termo porta de expansão 3 descreve o tipo de porta de expansão. (3) Tomada RJ-45 (rede) Permite ligar cabos de rede.
Componentes da parte inferior Componente Descrição (1) Baía da unidade de disco rígido Contém a unidade de disco rígido. (2) Ventiladores (8) Permitem que a circulação de ar arrefeça os componentes internos. NOTA: A ventoinha do computador liga-se automaticamente para arrefecer os componentes internos e evitar o sobreaquecimento. É normal a ventoinha interna ligar-se e desligar-se durante o funcionamento do computador. (3) Baía da bateria Contém a bateria.
Componentes do ecrã Componente Descrição (1) Interruptor interno do ecrã Desliga o ecrã e inicia o modo de Suspensão se o ecrã for fechado com a energia ligada. (2) Microfones internos (2) Gravar som. (3) Luz da webcam integrada Acesa: A webcam integrada está a ser utilizada. (4) Webcam integrada Grava áudio e vídeo e tira fotografias. Limpar o ecrã CUIDADO: Para evitar danos permanentes no computador, não pulverize água, produtos de limpeza ou químicos sobre o ecrã.
Antenas sem fios (somente em alguns modelos) Alguns modelos de computador têm, pelo menos, 2 antenas que enviam e recebem sinais de um ou mais dispositivos sem fios. Estas antenas não são visíveis do exterior do computador. NOTA: Para transmissões optimizadas, mantenha desobstruídas as áreas à volta das antenas. Para ver os avisos de regulamentação sobre dispositivos sem fios, consulte a secção de Avisos reguladores, de segurança e ambiente aplicável ao país ou região onde se encontra.
Componentes de hardware adicionais Componente Descrição (1) Cabo de alimentação* Liga o transformador CA à tomada CA. (2) Transformador Converte energia CA em energia CC. (3) Bateria* Mantém o computador em funcionamento quando não está ligado à fonte de energia externa. *O aspecto das baterias e dos cabos de alimentação varia consoante a região e o país.
3 Etiquetas As etiquetas afixadas no computador contêm informações de que pode necessitar quando resolver problemas no sistema ou levar o computador para o estrangeiro. ● Etiqueta de serviço – Disponibiliza informações importantes, incluindo as seguintes: ◦ Nome do produto (1). É o nome do produto afixado na parte da frente do portátil. ◦ Número de série (s/n) (2). Trata-se de um identificador alfanumérico exclusivo de cada produto. ◦ Número da peça/Número do produto (p/n) (3).
ser um dispositivo de rede local sem fios (WLAN) ou um dispositivo Bluetooth® opcional. Se o modelo do computador incluir um ou mais dispositivos sem fios, serão fornecidas uma ou mais etiquetas de certificação com o computador. Poderá necessitar destas informações quando viajar para o estrangeiro. As etiquetas de certificação de dispositivos sem fios estão afixadas no interior da baía da unidade de disco rígido.
Índice Remissivo A altifalantes, identificar 5 antenas 13 antenas sem fios 13 B baía da bateria 15 baía da bateria, identificar 11 baía da unidade de disco rígido, identificar 11 baías bateria 11, 15 unidade de disco rígido 11 bateria, identificar 14 botão anterior/retroceder, identificar 6 botão de silenciar, identificar 6 botão de silenciar o volume, identificar 6 botão para ligar/desligar o Painel Táctil 3 botão parar, identificar 6 botão reproduzir/pausa, identificar 6 botão seguinte/avanço rápido, ide
L leitor de impressões digitais, identificar 6 lente de infravermelhos, identificar 8 limpar o ecrã 12 luz da bateria, identificar 4, 8 luz da comunicação sem fios, identificar 5 luz da unidade, identificar 4, 8 luz da webcam, identificar 12 luz de aumentar o volume, identificar 4 luz de energia, identificar 4, 8 luz de redução do volume, identificar 4 luz de silenciar o volume, identificar 4 luz do painel táctil, identificar 3 luzes aumentar o volume 4 bateria 4, 8 caps lock 4 energia 4, 8 num lock 5 Paine