utilização use hp color LaserJet 3700 hp embedded web server hp color LaserJet 4650
hp embedded web server guia do usuário
Copyright Créditos de marcas comerciais © 2003 Copyright Hewlett-Packard Development Company, L.P. Java™ é marca comercial da Sun Microsystems, Inc. nos EUA. A reprodução, adaptação ou tradução sem permissão prévia por escrito é proibida, exceto quando permitido sob as leis de direitos autorais. Microsoft® e Windows® são marcas registradas da Microsoft Corp. nos EUA. Netscape é marca comercial da Netscape Communications Corporation nos EUA.
Conteúdo 1 Visão geral O que é um servidor da Web incorporado? . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .1 Recursos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .2 Recursos adicionais com um dispositivo de armazenamento permanente . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .2 HP Web Jetadmin e HP Embedded Web Server . . . . . . . . . . . . . . . . . .2 Requisitos de sistema . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
iv Conteúdo PTWW
1 Visão geral O que é um servidor da Web incorporado? Um servidor da Web fornece um ambiente no qual podem ser executados programas da Web, mais ou menos como um sistema operacional, como o Microsoft® Windows®, fornece um ambiente em que os programas podem ser executados em seu computador. Um navegador da Web, como o Microsoft Internet Explorer ou o Netscape Navigator, pode mostrar conteúdo de um servidor da Web.
Recursos Você pode usar o HP Embedded Web Server para exibir o status do produto e da rede e para gerenciar funções de impressão no computador, em vez do painel de controle do produto. Com o HP Embedded Web Server, você pode realizar as seguintes tarefas: ● Exibir mensagens do painel de controle e informações de status do produto. ● Determinar a vida útil restante de todos os suprimentos.
Requisitos de sistema ● Um navegador da Web instalado no computador. O HP Embedded Web Server é projetado para funcionar melhor com as versões mais recentes da maioria dos navegadores da Web. Por exemplo, o Netscape Navigator 6.2 ou posterior, ou o Microsoft Internet Explorer 5.01 e posterior para computadores Macintosh ou o Internet Explorer 6.0 ou posterior para Windows funcionam bem com esse servidor da Web.
Navegando pelo HP Embedded Web Server O HP Embedded Web Server tem páginas que podem ser usadas para visualizar informações do produto e alterar opções de configuração. Você pode acessar essas páginas clicando em uma das guias (Informações, Configurações e Rede) e, em seguida, em um dos menus na barra de navegação localizada do lado esquerdo da tela. A ilustração e a tabela a seguir fornecem informações sobre as telas do EWS.
Texto Recurso da explicativo tela do EWS 3 Menus 4 Outros endereços Descrição Diferente em cada guia hp instant support Pedir suprimentos Suporte do produto 5 Conteúdo da página Diferente em cada menu Mais informações Clique em uma guia para mostrar os menus. Conecte-se a um conjunto de recursos da Web que ajudam a solucionar problemas e descrevem quais serviços adicionais estão disponíveis para o seu produto HP. Use a Internet para solicitar suprimentos HP originais para o seu produto HP.
6 Visão geral PTWW
2 Exibindo o status do produto das Páginas de informações As Páginas de informações são apenas para fins informativos; não é possível configurar a impressora a partir delas. Para configurar a impressora no servidor EWS, consulte “Configurando o produto pelas Páginas de configurações” na página 19.
Status do dispositivo Use a página Status do dispositivo para visualizar o status atual do produto. A ilustração e a tabela a seguir descrevem como usar essa página. 1 2 3 4 5 6 Texto Área na página explicativo 1 2 3 4 Informações ou capacidade fornecida pela área Guias e menus do EWS Para obter mais informações, consulte “Navegando pelo HP Embedded Web Server” na página 4. Status do dispositivo Mostra o status do produto (igual ao que é exibido no visor do painel de controle).
Página de configuração Use a Página de configuração para visualizar as configurações atuais do produto, ajudar a solucionar problemas da impressora e verificar a instalação de acessórios opcionais, como módulos DIMM (Dual Inline Memory Module, módulo de memória in-line duplo) ou dispositivos de manuseio de papel. A ilustração e a tabela a seguir descrevem como usar essa página. 1 2 3 4 5 6 Nota: Consulte a tabela na próxima página para obter informações sobre os textos explicativos.
Texto Área na página explicativo 1 Guias e menus do EWS 2 Informações do dispositivo 3 Linguagens e opcionais instalados 4 Memória 5 Segurança 6 Bandejas de papel e opcionais Informações ou capacidade fornecida pela área Para obter mais informações, consulte “Navegando pelo HP Embedded Web Server” na página 4. Lista o número de série, os números de páginas e outras informações sobre o produto.
Status dos suprimentos A página Status dos suprimentos mostra informações mais detalhadas dos suprimentos e fornece os números de peça de suprimentos HP originais. (É útil ter os números de fabricação disponíveis durante o pedido de novos suprimentos.) A ilustração e a tabela a seguir descrevem como usar essa página. 1 3 4 2 Nota: Consulte a tabela na próxima página para obter informações sobre os textos explicativos.
Texto Área na página explicativo 1 2 3 4 Informações ou capacidade fornecida pela área Guias e menus do EWS Pedir suprimentos Para obter mais informações, consulte “Navegando pelo HP Embedded Web Server” na página 4. Use esse recurso para conectar-se a uma página da Web que facilita o pedido de suprimentos on-line de um revendedor de sua preferência.
Registro de eventos O Registro de eventos mostra os eventos mais recentes da impressora, incluindo atolamentos de papel, erros de serviço e outros erros da impressora. A ilustração e a tabela a seguir descrevem como usar essa página. 1 2 3 4 5 6 Texto Área na página explicativo 1 2 3 4 5 6 PTWW Guias e menus do EWS Informações ou capacidade fornecida pela área Contagem de páginas Para obter mais informações, consulte “Navegando pelo HP Embedded Web Server” na página 4.
Página de uso A Página de uso fornece o número de páginas para cada tamanho de papel que passou pela impressora, mostra os diferentes tipos de papel que foram usados e o percentual médio de coberturta de toner por página para cada cor. A ilustração e a tabela a seguir descrevem como usar essa página. 1 2 3 Nota: Consulte a tabela na próxima página para obter 4 informações sobre os textos explicativos.
Texto Área na página explicativo 1 2 3 4 Informações ou capacidade fornecida pela área Guias e menus do EWS Para obter mais informações, consulte “Navegando pelo HP Embedded Web Server” na página 4. Total de utilização Indica os tipos de páginas que foram impressas, o número de páginas impressas em (equivalente) um lado, o número de páginas impressas em dúplex e o total de páginas impressas.
Painel de controle Em produtos que possuem um painel de controle, a página Painel de controle mostra o visor do painel de controle do produto como se você estivesse olhando para o produto. Como essa visualização mostra o status do produto, pode ajudá-lo a solucionar problemas com o produto.
Imprimir Você pode usar essa página para imprimir um arquivo por vez de um produto que suporta o servidor da Web incorporado da HP. Esse recurso é especialmente útil se você for um usuário móvel, pois não é necessário instalar o driver da impressora do produto para imprimir—você pode efetuar impressões de qualquer lugar, a qualquer momento. Nota Esta página só será exibida se tiver sido ativada na página Segurança pelo administrador do sistema.
Para imprimir um arquivo 1 Siga um destes procedimentos: • Clique em Procurar para navegar até um arquivo que deseje imprimir. -ou• Digite o endereço (começando com “http://” ou “https://”) de um arquivo disponível pela Web que deseje imprimir. 2 Clique em Aplicar.
3 Configurando o produto pelas Páginas de configurações Use as páginas na guia Configurações para configurar o produto pelo seu computador.
Configurar dispositivo Você pode usar a página Configurar dispositivo para imprimir páginas de informações do produto e para configurar o produto remotamente. A ilustração, a tabela e os procedimentos de exemplo a seguir descrevem como usar essa página. O exemplo a seguir mostra as opções do menu Informações. Nota Se o seu produto possui um visor de painel de controle, esses menus são semelhantes aos menus disponíveis no painel de controle.
Usando os menus na página Configurar dispositivo Esse procedimento foi fornecido apenas como exemplo. Outros itens de menu podem ser configurados de forma semelhante. Nota Os drivers e software da impressora freqüentemente substituem seleções feitas no menu Impressão e no menu Manuseio de papel. Para obter mais informações, consulte o guia do usuário fornecido com o produto. Qualquer alteração refletirá na Página de status da impressora, na Página de configuração e no menu Manuseio de papel.
E-mail Use a página E-mail para efetuar as configurações de e-mail para o envio e para o recebimento de mensagens, que permite que você defina avisos do produto. A ilustração, a tabela e os procedimentos a seguir descrevem como usar essa página. 1 2 3 4 Texto Área na página explicativo 1 2 3 4 Informações ou capacidade fornecida pela área Guias e menus do EWS E-mails enviados Para obter mais informações, consulte “Navegando pelo HP Embedded Web Server” na página 4.
Configurando e-mails de saída Você só precisa configurar os e-mails de saída se deseja usar os recursos de Avisos e AutoSend. 1 Reúna as seguintes informações. (A rede ou o administrador de e-mail de sua organização geralmente fornecem as informações necessárias para configurar o envio de mensagens.) • O endereço IP (Internet Protocol, protocolo de Internet) do servidor de mensagens SMTP (Simple Mail Transfer Protocol, protocolo de transferência de mensagens simples) da rede.
Avisos Na página Avisos, você pode configurar o produto para enviar avisos de problemas e status a qualquer pessoa por e-mail. Várias pessoas podem receber avisos, sendo que cada uma receberá apenas avisos específicos. Por exemplo, um assistente administrativo pode ser responsável pelos pedidos de cartuchos de impressão ou por consertar os atolamentos de papel e poderia receber avisos antecipados de problemas de cartucho com pouca tinta ou ser avisado sobre atolamentos.
Texto Área na página explicativo 1 2 Informações ou capacidade fornecida pela área Guias e menus do EWS Para obter mais informações, consulte “Navegando pelo HP Embedded Web Server” na página 4. Resumo da lista de destinos Lista as seleções atuais para cada destino. Botão Editar Clique para fazer alterações ao destino ou à lista de destinos. 4 Botão Testar 5 Botão Excluir Clique para enviar um aviso de teste ao destino ou à lista de destinos. Clique para excluir o destino ou a lista de destinos.
Se não houver um dispositivo de armazenamento permanente instalado, a janela exibida será semelhante à ilustração a seguir. 2 Em produtos com dispositivos de armazenamento permanente instalados, digite um nome em Destino do Alerta, como Serviço ou Suprimentos. (Se você não possuir um dispositivo de armazenamento permanente instalado, vá para a etapa 3.) 3 Digite os endereços de e-mail das pessoas que receberão os avisos.
4 Marque a caixa de seleção para os avisos que deseja enviar com essa lista de destinos. (Para exibir todos os avisos disponíveis para o produto, clique em Mostrar todos os avisos.) 5 Onde aplicável, defina o valor limite para os avisos individuais. O valor limite dos Suprimentos é percentual, de 0 % a 20 %, e representa a quantidade de suprimentos restante.
Para testar a configuração de um destino 1 Clique no botão Testar ao lado do destino a ser testado. A janela mostrada a seguir será exibida. (Esta ilustração mostra a tela de um sistema que não tem um dispositivo de armazenamento permanente instalado. Se um dispositivo de armazenamento permanente estiver instalado, mais de um destino poderá ser testado nesta janela.) 2 Se você tiver um dispositivo de armazenamento permanente instalado, selecione os destinos a serem testados.
Para excluir destinos e listas de destinos ● É possível excluir um destino ou uma lista de destinos clicando no botão Excluir ao lado do destino ou da lista de destinos que deseja excluir. Clique em OK para confirmar a exclusão. Enviando comandos por e-mail ao produto Um outro método para receber páginas de informações é solicitando-as pelo produto.
AutoSend Use a página AutoSend para enviar informações de uso dos suprimentos e de configuração do dispositivo periodicamente à Hewlett-Packard. Esse recurso permite que você tenha um relacionamento com a Hewlett-Packard de modo a fornecer-lhe serviços que incluem, entre outros, a substituição proativa de cartuchos, contratos de pagamento por página, contratos de suporte e acompanhamento de uso. A ilustração, a tabela e os procedimentos a seguir descrevem como usar essa página.
Segurança A ilustração e a tabela a seguir descrevem como usar essa página. 1 2 3 4 Texto explicativo 1 Informações ou capacidade fornecida pela área Guias e menus do EWS Para obter mais informações, consulte “Navegando pelo HP Embedded Web Server” na página 4. Defina uma senha para controlar quem pode cancelar trabalho remotamente ou acessar as Páginas de configurações. O nome do usuário já está definido como “laserjet”.
Editar outros endereços Use a página Editar outros endereços para adicionar ou personalizar até cinco links para os sites da Web de sua preferência (veja a observação a seguir). Esses links são exibidos na barra de navegação à esquerda das páginas do servidor da Web incorporado. Três links permanentes (hp instant support, Pedir suprimentos e Suporte do produto) já foram estabelecidos. A ilustração, a tabela e os procedimentos a seguir descrevem como usar essa página.
Adicionando um link 1 Em Adicionar link, digite o URL e o nome que deverão ser exibidos nas páginas do servidor da Web incorporado. 2 Clique em Adicionar link. Removendo um link 1 Em Links definidos pelo usuário, selecione o link ou os links que deseja remover. 2 Clique em Excluir links selecionados. Informações do dispositivo Use a página Informações do dispositivo para nomear o produto e atribuir um número de identificação a ele.
Idioma Use a página Idioma para selecionar o idioma em que as páginas do servidor da Web incorporado serão exibidas. A ilustração e a tabela a seguir descrevem como usar essa página. 1 2 3 4 CUIDADO A seleção de Visualizar páginas no idioma da impressora ou Selecione um idioma altera o idioma para todos os usuários do servidor da Web incorporado.
Serviços de hora Use a página Serviços de hora para atualizar a hora do produto, configurar os servidores de hora e a porta da rede e especificar a freqüência com que o produto é sincronizado com o serviço de hora. A ilustração e a tabela a seguir descrevem como usar essa página.
36 Configurando o produto pelas Páginas de configurações PTWW
4 Gerenciando a Operação da rede pelas Páginas de rede Visão geral Use as Páginas de rede para configurar e gerenciar sua impressora na rede. A aparência e os recursos das Páginas de rede variarão de acordo com o modelo e a versão do servidor de impressão HP Jetdirect. A tela a seguir é semelhante ao que você verá quando clicar em Rede. Na barra de navegação à esquerda, clique no menu Rede da página que deseja exibir.
Dependendo do modelo do servidor de impressão HP Jetdirect e da versão operacional, estas são algumas das tarefas que podem ser executadas pelas Páginas de rede: ● Alterar as definições de configuração de rede para vários tipos de conexões de rede. ● Ativar ou desativar protocolos de impressão. ● Configurar um contato e URLs de suporte. ● Configurar uma senha para controlar o acesso remoto às Páginas de rede.
5 Usando Outros endereços como um recurso A área Outros endereços contém três links permanentes que fornecem acesso rápido a informações específicas do produto, como o recurso interativo de solução de problemas e informações sobre pedidos de suprimentos HP originais. Nota PTWW Você pode usar a página Editar outros endereços na guia Configurações para adicionar ou personalizar até cinco links para os sites da Web de sua preferência.
hp instant support A Hewlett-Packard oferece o hp instant support, um sistema de assistência técnica baseado em internet que coleta informações de diagnóstico do produto e as compara com aquelas disponíveis no banco de dados da HP. No hp instant support, você pode encontrar soluções inteligentes que ajudam a solucionar problemas de forma rápida e fácil.
Suporte do produto O link Suporte do produto conecta você a uma página da Web que oferece um menu abrangente de recursos de suporte necessários para empresários. Nessa página, é possível realizar as seguintes tarefas e muito mais: ● Encontrar uma lista de produtos HP em um site: computadores de mesa, estações de trabalho, servidores, dispositivos de armazenamento, impressoras, scanners, imagem digital e dispositivos móveis. ● Obter assistência técnica.
42 Usando Outros endereços como um recurso PTWW
Índice A D abrindo o servidor da Web incorporado 3 acessando o servidor da Web incorporado 3 acessórios, verificando os instalados 9 ajuda instant support 32, 40 suporte do produto 41 ajuda on-line instant support 32, 40 suporte do produto 41 Área Outros endereços 39 arquivos de texto, imprimindo 17 arquivos PRN 17 arquivos PS, imprimindo 17 assistência ao cliente instant 32, 40 produto 41 assistência por e-mail 41 assistência por telefone 41 assistência técnica instant 32, 40 produto 41 AutoSend 30 aviso
N navegador da Web, obrigatório 3 navegador, obrigatório 3 navegando 4 nome de usuário 31 número de identificação 15 número de série 15 suprimentos informações de uso 14 página de status 11 pedindo 32, 40 recurso AutoSend 30 T teclas, painel de controle 8 P Página Configurar dispositivo 20 Página de configuração 9 Página de uso 14 Página Editar outros endereços 39 página Editar outros endereços 32 Página E-mail 22 página Idioma 34 Página Imprimir 17 Página Informações do dispositivo 15, 33 Página Painel
© 2003 Hewlett-Packard Development Company, L.P. www.hp.