HP Color LaserJet 2820/2830/2840 Guia de referência de rede avançada
HP Color LaserJet 2820/2830/2840 multifuncional Guia de referência de rede avançada
Copyright e licença Requisitos da FCC (Estados Unidos) © 2004 Copyright Hewlett-Packard Development Company, L.P. Esse equipamento foi testado e está em conformidade com os limites para um dispositivo digital da Classe B, de acordo com a Parte 15 dos regulamentos da FCC. Esses critérios visam garantir um grau razoável de proteção contra interferências prejudiciais em uma instalação residencial. Este equipamento gera, utiliza e pode emitir energia de radiofreqüência.
Créditos de marca comercial Adobe Photoshop® e PostScript são marcas comerciais da Adobe Systems Incorporated. Corel® é uma marca comercial ou uma marca registrada da Corel Corporation ou da Corel Corporation Limited. Microsoft®, Windows®, e Windows NT® são marcas registradas da Microsoft Corporation nos EUA. UNIX® é uma marca comercial registrada da The Open Group. ENERGY STAR® e o logotipo® ENERGY STAR são marcas de serviço registradas nos EUA da EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos).
Conteúdo 1 Ligação em rede Configure o dispositivo e use-o na rede ...................................................................................2 Como configurar um dispositivo conectado à porta da rede (modo direto ou impressão não-hierárquica) ............................................................................................2 Como configurar um dispositivo compartilhado conectado diretamente (impressão cliente/servidor) .....................................................................
Verificar se a impressora está ligada e on-line ................................................................38 Como resolver problemas de comunicação com a rede ..................................................
1 Ligação em rede Esta seção apresenta informações sobre o uso da sua impressora em uma rede.
Configure o dispositivo e use-o na rede A Hewlett-Packard recomenda o uso do instalador do software da HP dos CD-ROMs que acompanham o dispositivo para configurar drivers de impressora para as configurações de rede a seguir. Como configurar um dispositivo conectado à porta da rede (modo direto ou impressão não-hierárquica) Nessa configuração, o dispositivo é conectado diretamente à rede, e todos os computadores da rede imprimem diretamente no dispositivo.
Como configurar um dispositivo compartilhado conectado diretamente (impressão cliente/servidor) Nessa configuração, o dispositivo é conectado a um computador por meio de um cabo USB, o computador é conectado à rede, e o dispositivo é compartilhado com outros computadores da rede. 1. Insira o CD-ROM do dispositivo na unidade de CD do computador. Se o dispositivo já estiver configurado, clique em Instalar software para iniciar o instalador do software.
Como passar de uma configuração de um dispositivo compartilhado com conexão direta para um dispositivo conectado por meio da porta Para passar de uma configuração por conexão direta para uma configuração por rede, execute as etapas a seguir. 1. Desinstale o driver da impressora do dispositivo por conexão direta. 2. Instale o driver como uma configuração de rede seguindo as etapas em Como configurar um dispositivo conectado à porta da rede (modo direto ou impressão nãohierárquica).
Como utilizar o servidor da Web incorporado ou a HP Toolbox Você pode utilizar o servidor da Web incorporado (EWS) ou a HP Toolbox para exibir ou alterar as configurações de IP. Para acessar o servidor da Web incorporado, digite o endereço IP do dispositivo na linha de endereço do navegador. É possível exibir a HP Toolbox quando o dispositivo estiver conectado diretamente ao computador ou à rede. É necessário executar uma instalação completa do software para utilizar a HP Toolbox.
Definir minha senha de rede Utilize a HP Toolbox para definir uma senha de rede. 1. Abra a HP Toolbox e clique em Configurações do dispositivo. 2. Clique na guia Configurações do sistema. Nota Se uma senha tiver sido definida para o dispositivo anteriormente, você deverá digitá-la. Digite a senha e, em seguida, clique em Aplicar. 3. Clique em Senha. 4. Na caixa Senha, digite a senha a ser definida e, em seguida, na caixa Confirmar senha, digite a mesma senha novamente para confirmar a opção. 5.
Como utilizar o painel de controle da impressora A HP Color LaserJet 2820/2830/2840 multifuncional permite configurar automaticamente um endereço IP utilizando BOOTP ou DHCP. Para obter mais informações, consulte Configuração padrão de endereço IP (AutoIP). Página de configuração de rede A página de configuração de rede lista as configurações e as propriedades atuais do dispositivo. Para imprimir a página de configuração de rede a partir do dispositivo, conclua as seguintes etapas. 1.
5. Use o teclado alfanumérico para digitar o endereço IP e depois pressione ENTER. 6. Se o endereço IP mostrado no visor do painel de controle estiver correto, pressione ENTER e depois repita a etapa 5 para as configurações de máscara de sub-rede e de gateway padrão. Se o endereço IP estiver correto, use os botões < ou > para selecionar NÃO e depois pressione ENTER. Repita a etapa 5 com o endereço de IP correto e, depois, repita a etapa 5 para as configurações de máscara de rede e de gateway padrão.
Protocolos de rede suportados A HP Color LaserJet 2820/2830/2840 multifuncional suporta o protocolo de rede TCP/IP. Esse é o protocolo de rede mais largamente usado e aceito. Muitos serviços de rede utilizam esse protocolo. A tabela a seguir lista os serviços/protocolos de rede que são suportados com a HP Color LaserJet 2820/2830/2840 multifuncional. Os sistemas operacionais a seguir suportam impressão em rede: ● Windows 98 SE ● Windows Me ● Windows 2000 ● Windows XP ● Macintosh OS X v.10.
Transmissão de mensagens e gerenciamento (continuação) Nome do serviço Descrição Simple Network Management Protocol (Protocolo simples de administração de rede) (SNMP) Usados pelos aplicativos de rede para gerenciamento de dispositivos. Os objetos SNMP v1 e MIB-II (Management Information Base) padrão são suportados. Endereçamento IP 10 Nome do serviço Descrição Dynamic Host Configuration Protocol (Protocolo de configuração de host dinâmico) (DHCP) Para atribuição de Endereço IP automático.
Configuração de TCP/IP Para o funcionamento adequado de uma rede TCP/IP, a impressora deve estar configurada com parâmetros de configuração de rede TCP/IP válidos, tais como um endereço IP válido para a sua rede. CUIDADO Alterações nessas configurações podem resultar em perda da funcionalidade com o dispositivo. Por exemplo, a digitalização em rede, os recursos de fax em rede ou o HP Web JetAdmin podem parar de funcionar com determinadas alterações nas configurações.
Configuração padrão de endereço IP (AutoIP) Um endereço IP padrão será atribuído através do protocolo de IP automático, caso falhem os métodos baseados em servidor. Quando o DHCP ou o BOOTP falham na obtenção de um endereço IP, a impressora usa uma técnica de endereçamento de conexão local para atribuir um endereço IP exclusivo. O endereçamento de conexão local pode ser chamado de IP automático. O endereço IP atribuído estará na faixa de 169.254.1.0 a 169.254.254.255 (normalmente mencionado como 169.
Como usar o BOOTP O BOOTP (Protocolo Bootstrap) oferece um modo prático de configurar automaticamente a impressora para operação em rede TCP/IP. Ao ser ligada, a impressora envia uma mensagem de solicitação de BOOTP pela rede. Um servidor BOOTP adequadamente configurado na rede responderá com uma mensagem contendo dados básicos de configuração de rede para impressoras. A resposta do servidor BOOTP também poderá identificar um arquivo contendo dados de configuração estendidos para o servidor de impressão.
Sistemas que utilizam o NIS (Network Information Service) Se o seu sistema usa o NIS, talvez seja necessário recriar o mapa de NIS com o serviço BOOTP antes de executar as etapas de configuração do BOOTP. Consulte a documentação do seu sistema. Como configurar o servidor BOOTP Para que a impressora obtenha os seus dados de configuração por meio da rede, o servidor BOOTP deve ser configurado com os arquivos de configuração adequados.
Marcações suportadas em um arquivo de boot /DHCP PTWW Opção Descrição Nome do nó O nome do periférico. Este nome identifica um ponto de entrada em uma lista de parâmetros para um periférico específico. O Nome do nó deve ser o primeiro campo de uma entrada. (No exemplo acima, o nome do nó é “picasso”.) ht A marcação do tipo de hardware. Para a impressora, defina-a como ether, de Ethernet. Esta marcação deve preceder a marcação ha vm A marcação do formato do relatório do BOOTP (obrigatória).
Marcações suportadas em um arquivo de boot /DHCP (continuação) Nota 16 Opção Descrição dn Marca do nome do domínio. Especifica o nome do domínio para a impressora (por exemplo, support.hp.com). Não inclui o nome do host; não se trata do Nome de domínio totalmente qualificado (tal como printer1.support.hp.com). tr Tempo limite do DHCP T1, especificando o tempo de renovação da concessão do DHCP (segundos).
Como utilizar o DHCP O DHCP (RFC 2131/2132) é um dos vários mecanismos de configuração automática utilizado pela impressora. Se você tiver um servidor DHCP em sua rede, a impressora obterá automaticamente o endereço IP desse servidor. Nota Os serviços DHCP devem estar disponíveis no servidor. Consulte a documentação do seu sistema ou a ajuda on-line para instalar ou ativar os serviços DHCP.
3. Selecione Servidor e, em seguida, Adicionar servidor. 4. Digite o endereço IP do servidor e, em seguida, clique em OK para retornar à janela do Gerenciador DHCP. 5. Na lista de servidores DHCP, clique sobre o servidor que você acabou de adicionar e, em seguida, selecione Escopo e Criar. 6. Selecione Configurar a memória de endereço IP. Na seção Memória de endereço IP, defina a faixa de endereços IP digitando o endereço IP inicial na caixa Endereço inicial e o endereço IP final na caixa Endereço final.
c. Agora será necessário fornecer o endereço IP do servidor WINS, fazendo o seguinte: ● Selecione Valor, e, em seguida, Editar tabela. ● No Editor de tabela de endereço IP, selecione Remover para excluir quaisquer endereços indesejados previamente definidos. Em seguida, digite o endereço IP do servidor WINS e selecione Adicionar. ● Quando o endereço aparecer na lista de endereços IP, selecione OK. Isso o fará retornar à janela Opções DHCP.
a. Se desejar, especifique o endereço IP do roteador (ou gateway padrão) a ser usado pelos clientes. Em seguida, clique em Avançar. b. Se desejar, especifique o Nome de domínio e servidores DNS para clientes. Clique em Avançar. c. Se desejar, especifique o Nome de domínio e servidores DNS para clientes. Clique em Avançar. d. Selecione Sim para ativar as Opções DHCP nesse momento e clique em Avançar. 10. Você configurou com sucesso o escopo DHCP neste servidor. Clique em Concluir para fechar o assistente.
Para interromper a configuração DHCP CUIDADO PTWW As alterações em um endereço IP na impressora podem exigir atualizações nas configurações de impressão do sistema ou da impressora para clientes ou servidores. Se você não quiser que a impressora seja configurada via DHCP, deverá reconfigurar a impressora com um método de configuração diferente.
Como configurar a impressão LPD Introdução A impressora contém um servidor LPD (Line Printer Daemon) para suportar a impressão LPD. Este capítulo descreve como configurar a impressora para ser utilizada com vários sistemas que suportam esse tipo de impressão. Essas instruções incluem: ● Nota LPD nos sistemas UNIX ● Como configurar os sistemas UNIX baseados em BSD usando LPD ● Configuração de filas de impressão através do utilitário SAM (sistemas HP-UX).
Nota A funcionalidade LPD pode ser utilizada com qualquer implementação do host de LPD que esteja em conformidade com o documento RFC 1179. O processo para configuração de spoolers de impressora, entretanto, poderá ser diferente. Consulte a documentação do sistema para obter informações sobre a configuração desses sistemas. Os programas e o protocolo LPD incluem os seguintes itens: Programas e protocolos LPD Nome do programa Objetivo do programa lpr Posiciona trabalhos em fila para impressão.
Etapa 1. Configuração de parâmetros IP Os parâmetros de configuração de TCP/IP (por exemplo, endereço IP, máscara de subrede, gateway padrão) podem ser configurados na impressora de várias formas. Esses valores podem ser configurados manualmente, ou pode ser feito o download automático das configurações utilizando os métodos DHCP ou BOOTP toda vez que a impressora for ligada. Para obter mais informações, consulte Configuração de parâmetros IP. Etapa 2.
Exemplo: Impressoras com entradas printcap lj1_raw|raw1:\ :lp=:\ :rm=laserjet1:\ :rp=raw:\ :lf=/usr/spool/lpd/lj1_raw.log:\ :sd=/usr/spool/lpd/lj1_raw: Verifique se os usuários sabem os nomes das impressoras, uma vez que esses nomes deverão ser digitados na linha de comando para impressão. Crie o diretório de spool com as seguintes entradas.
4. Selecione Impressoras/plotters no menu Impressoras/plotters. 5. Selecione Adicionar impressora remota na lista Ações e, em seguida, selecione o nome de uma impressora. Exemplos: my_printer ou printer1 6. Selecione um nome de sistema remoto. Exemplo: hplj1 (nome do nó da impressora) 7. Selecione um nome de impressora remota e, depois, digite o nome da fila. (O nome pode ser o que você desejar, raw, por exemplo.) 8. Verifique se há uma impressora remota em um sistema BSD. Você deve digitar Y. 9.
LPD em sistemas Windows NT/2000 Esta seção descreve como configurar as redes Windows NT/2000 para utilizar os serviços LPD (Line Printer Daemon) da impressora. O processo consiste em duas fases: ● Instalação do software do TCP/IP (se ainda não estiver instalado). ● Configuração de uma impressora LDP de rede. Como instalar o software do TCP/IP (Windows NT) Esse procedimento permite verificar se o TCP/IP está realmente instalado no sistema Windows NT para que, se for necessário, o software seja instalado.
3. Digite os valores da configuração de TCP/IP do computador: ● Windows 2000 – Na guia Geral da janela Propriedades de conexão de rede local, selecione Protocolo Internet (TCP/IP) e clique em Propriedades. ● NT 4.0 – Automaticamente, serão solicitados os valores de configuração de TCP/IP. Se isso não ocorrer, selecione a guia Protocolos da janela Redes e selecione Protocolo TCP/IP. Em seguida, clique em Propriedades.
7. Selecione o fabricante e o modelo da impressora. (Se necessário, clique em Com disco e siga as instruções para instalar o driver da impressora.) Clique em Avançar. 8. Escolha manter o driver existente, se solicitado. Clique em Avançar. 9. Digite um nome de impressora e escolha se essa impressora será padrão. Clique em Avançar. 10. Escolha se essa impressora estará disponível para outros computadores.
onde ipaddress é o endereço IP do servidor de impressão, queuename é o nome da opção (tal como “raw”) e filename é o arquivo que você deseja imprimir. Se o arquivo for impresso corretamente, isso significará que a configuração foi bem-sucedida. Se não ocorrer a impressão, ou ela estiver incorreta, consulte Solução de problemas.
4. Escolha Criar uma nova porta e selecione Porta LPR no menu suspenso. Clique em Avançar. 5. Na janela Adicionar impressora compatível com LPR, faça o seguinte: a. Digite o nome DNS (Domain Name System) ou o endereço IP (Internet Protocol) da impressora. b. Digite (com letras minúsculas) o nome da fila de impressão. (O nome usado não é importante.) c. Clique em OK. 6. Selecione o fabricante e o modelo da impressora.
Você deve usar o Desktop Printer Utility para configurar um computador baseado em Mac OS para a impressão LPR. A implementação da impressão LPR pelo driver LaserWriter 8 está de acordo com o RFC 1179 e deve funcionar com qualquer dispositivo em conformidade com o RFC 1179. A impressão IP no LaserWriter 8.5.1 não está disponível no Mac OS 8.0, mas está disponível no Mac OS 8.1. A impressão IP também está disponível quando o software de impressão LaserWriter 8.5.
TCP/IP Introdução O objetivo desta seção é fornecer informações que possam ajudá-lo a obter um conhecimento básico sobre TCP/IP. Semelhante a uma linguagem comum que as pessoas usam para se comunicarem umas com as outras, o TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol – Protocolo de controle de transmissão/Protocolo de Internet) é um conjunto de protocolos projetados para definir a forma como computadores e outros dispositivos se comunicam entre si em uma rede.
Endereço IP Cada host (estação de trabalho ou nó) em uma rede IP requer um endereço IP exclusivo para cada interface de rede. Esse endereço é um endereço de software utilizado para identificar a rede e seus respectivos hosts específicos. Cada endereço IP pode ser dividido em duas partes separadas: a parte relativa à rede e a parte relativa ao host. Um host pode fazer consultas em um servidor para obter um endereço IP dinâmico toda vez que o dispositivo é inicializado (por exemplo, utilizando DHCP e BOOTP).
Formato da classe de endereço IP (continuação) Classe Primeiro byte do endereço: xxx Segundo byte Terceiro byte do do endereço: xxx endereço: xxx Quarto byte do endereço: xxx C Rede. Rede. Host. Rede. Conforme ilustrado na Características da classe de rede, cada classe de rede distingue, por meio do primeiro identificador de bit, o intervalo do endereço, o número de cada tipo disponível e o número máximo de hosts permitido em cada classe.
BOOTP BOOTP é um protocolo bootstrap utilizado para fazer o download de parâmetros de configuração e de informações de host, a partir de um servidor de rede. O BOOTP utiliza UDP para o transporte. Para que os dispositivos inicializem e carreguem na RAM as informações de configuração, eles precisam se comunicar por meio do protocolo bootstrap (BOOTP), como cliente-servidor.
Conforme ilustrado na Exemplo: Máscara de sub-rede 255.255.0.0 aplicada à classe de rede A, o endereço de rede IP da classe A, “15”, foi atribuído à empresa ABC. Para permitir redes adicionais no site da empresa ABC, foi utilizada a máscara de rede 255.255.0.0. Essa máscara de sub-rede especifica que o segundo byte do endereço IP será utilizado para identificar até 254 sub-redes.
Solução de problemas Verificar se a impressora está ligada e on-line Verifique os itens a seguir para confirmar se a impressora está pronta para imprimir. 1. A impressora está conectada e ligada? Certifique-se de que a impressora esteja conectada e ligada. Se o problema persistir, pode haver um defeito no cabo de alimentação, na fonte de alimentação ou na impressora. 2. A luz PRONTA da impressora está ligada? Se a luz estiver piscando, você deverá aguardar até que o trabalho atual seja concluído. 3.
4. É possível executar o comando ping na impressora? Use o prompt de comando para executar ping na impressora a partir do computador. Por exemplo: ping 192.168.45.39 Verifique se o ping exibe tempos de ida e volta. Se você puder executar ping da impressora, verifique se a configuração do endereço IP da impressora está correta no computador. Se estiver, exclua e, depois, adicione a impressora novamente.
40 Capítulo 1 Ligação em rede PTWW
Índice A ambiente de impressão 9 como configurar o UNIX 24 como configurar o Windows 2000 27 como configurar o Windows NT 27 como configurar o Windows XP 30 como configurar uma impressora de rede no Windows 2000 28 como configurar uma impressora de rede no Windows NT 29 como configurar uma impressora LPD de rede como criar uma porta LPR 31 etapas de configuração 23 programas e protocolos 23 requisitos 23 sobre 22 B BOOTP 13, 36 BOOTP/TFTP como configurar 14 C configuração de TCP/IP 11 configurações AutoI
Sistemas UNIX 17 sistemas Windows 17 transmissão de mensagens e gerenciamento 9 relatórios, dispositivo Página de configuração 7 Página de configuração de rede 7 transmissão de mensagens e gerenciamento, rede 9 Transmission Control Protocol (TCP) visão geral 33 U User Datagram Protocol (UDP) visão geral 33 S SAM como configurar filas de impressão 25 solução de problemas Página de configuração, impressão 7 Página de configuração de rede, impressão 7 sub-redes visão geral 36 T TCP/IP como instalar no Window
© 2004 Hewlett-Packard Development Company, L.P. www.hp.