HP Jetdirect HP J7949E Servidor de impressão incorporado JDAG_JDI_frontPT_P2.
Guia do administrador HP Jetdirect Servidor de impressão incorporado
© 2004 Copyright Hewlett-Packard Development Company, L.P. Todos os direitos reservados. Fica proibida a reprodução, adaptação ou tradução sem a prévia permissão por escrito, salvo quando em conformidade com o disposto na legislação de direitos autorais. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alteração sem prévio aviso. As únicas garantias para os produtos e serviços da HP estão estabelecidas nas declarações de garantia expressa que acompanham esses produtos e serviços.
Índice analítico 1. Introdução ao servidor de impressão incorporado HP Jetdirect Introdução ................................................................................ 6 Identificação ............................................................................ 7 Protocolos de rede suportados ................................................. 8 Protocolos de segurança .......................................................... 9 Suporte HP...................................................................
LPD nos sistemas UNIX...................................................... 147 LPD nos sistemas Windows NT/2000/ Server 2003 ........... 151 LPD nos sistemas Windows XP .......................................... 156 LPD nos sistemas Mac OS .................................................. 159 6. FTP Printing (Impressão FTP) Introdução ............................................................................ 161 Requisitos.............................................................................
1 Introdução ao servidor de impressão incorporado HP Jetdirect Introdução Essa impressora ou dispositivo periférico multifuncional (MFP) contém um servidor de impressão incorporado HP Jetdirect que está integrado diretamente ao dispositivo. É possível conectar esse dispositivo diretamente a uma rede e compartilhá-lo entre diversos usuários ou sistemas, utilizando esse servidor de impressão.
Identificação Versão do firmware e número do produto Os recursos e as capacidades de um servidor de impressão HP Jetdirect dependem do modelo/número do produto do servidor de impressão e respectiva versão de firmware operacional. É possível atualizar o servidor de impressão com novas versões de firmware quando forem lançadas. As novas versões podem fornecer recursos e capacidades avançadas.
Protocolos de rede suportados Os protocolos de rede suportados e os ambientes de impressão de rede populares que utilizam esses protocolos estão relacionados na Tabela 1.1. Tabela 1.1 Protocolos de rede suportados Protocolos de rede suportados Ambientes de impressão de rede* TCP/IP Microsoft Windows 98/Me/NT4.0/2000/XP (32 e 64 bits), impressão em Modo direto Novell NetWare 5, 6.
Protocolos de segurança SNMP (IP e IPX) O SNMP (Simple Network Management Protocol - Protocolo de gerenciamento de rede simples) é utilizado por aplicativos de gerenciamento de rede para gerenciar dispositivos. Os servidores de impressão HP Jetdirect suportam SNMP e objetos padrão MIB-II (Management Information Base - Base de informações de gerenciamento) em redes IP e IPX. O servidor de impressão incorporado HP Jetdirect suporta um agente SNMP v1/v2c e um agente SNMP v3 para oferecer segurança avançada.
Autenticação EAP/802.1X Autenticação com base em servidor O servidor de impressão Jetdirect HP suporta o acesso de cliente à rede utilizando o EAP (Extensible Authentication Protocol) em uma rede IEEE 802.1X. O padrão IEEE 802.1X fornece um protocolo de autenticação com base em porta, no qual uma porta pode permitir ou bloquear o acesso dependendo dos resultados de autenticação de cliente. Quando conectado a uma porta 802.
Suporte HP Suporte on-line HP Clique aqui para obter uma solução rápida! O Site da HP na Web http://www.hp.com/support/net_printing é um ótimo lugar para você começar a obter respostas às suas perguntas sobre o servidor de impressão HP Jetdirect 24 horas por dia, 7 dias por semana. Atualizações de firmware A Hewlett-Packard oferece atualizações de firmware por meio de download para o servidor de impressão HP Jetdirect. As atualizações estão disponíveis na World Wide Web (Rede Mundial) em: http://www.hp.
● FTP (File Transfer Protocol) pode ser usado para transferir um arquivo de imagem de atualização de firmware para o servidor de impressão. Para iniciar uma sessão FTP, utilize o endereço IP do dispositivo, ou o nome de host. Se a senha tiver sido definida, ela deve ser digitada para efetuar login no dispositivo.
Registro do produto Para registrar a fim de obter um melhor acesso ao suporte e serviços HP para esse produto, utilize a seguinte página HP na Web: http://www.hp.
2 Resumo das soluções de software da HP Introdução A HP fornece várias soluções de software para configurar ou gerenciar os dispositivos de rede conectados através do HP Jetdirect. Consulte a Tabela 2.1 para obter ajuda na determinação do software mais adequado para você. Nota Para obter mais informações sobre estas e outras soluções, visite a Central de atendimento on-line ao cliente HP no site: http://www.hp.com/support/net_printing Tabela 2.
Tabela 2.1 Soluções de software (2 de 3) Ambiente operacional Função Observações HP Jetdirect Printer Installer para UNIX HP-UX 10.x-10.20, 11.x Solaris 2.6, 7, 8 (somente SPARCsystems) TCP/IP Instalação rápida e fácil das impressoras conectadas por meio do HP Jetdirect.
Tabela 2.1 Soluções de software (3 de 3) Ambiente operacional Função Observações HP IP/IPX Printer Gateway para NDPS NetWare 5.x, 6.0 Instalação, impressão e gerenciamento bidirecional simplificados de impressoras conectadas através do HP Jetdirect em NDPS (Novell Distributed Print Services - Serviços de impressão distribuída da Novell). ● Não restringe as licenças de usuário ● Permite a desativação de SAPs para redução do tráfego de rede ● Pode ser feito download do site da HP na Web.
Assistente HP Install Network Printer (Windows) O Assistente HP Install Network Printer é um módulo de software que possibilita uma instalação rápida e fácil em uma rede TCP/IP. Durante a instalação, o assistente permite que você configure o dispositivo com os parâmetros TCP/IP básicos necessários à operação da sua rede. O assistente é geralmente integrado ao software ao sistema de impressão do CD-ROM.
HP Web Jetadmin HP Web Jetadmin é uma ferramenta de gerenciamento corporativo que permite instalar, configurar e gerenciar remotamente uma grande variedade de dispositivos de impressão em redes HP e não-HP, simplesmente através de um navegador da Web padrão. O HP Web Jetadmin pode ser utilizado para gerenciar, de forma proativa, dispositivos individuais e grupos de dispositivos.
Instalação do HP Web Jetadmin Antes de instalar o software HP Web Jetadmin, você deve ter privilégios de administrador ou de raiz no sistema local: 1. Faça o download dos arquivos de instalação a partir do Suporte on-line HP no endereço http://www.hp.com/go/webjetadmin. 2. Siga as instruções na tela para instalar o software HP Web Jetadmin. Nota As instruções de instalação também constam do arquivo de instalação do HP Web Jetadmin.
Configuração e modificação de um dispositivo Utilizando o navegador, vá para o URL do HP Web Jetadmin. Por exemplo: http://systemname.domain:port/ Nota Em vez de systemname.domain, pode ser utilizado o endereço IP do computador host, no qual o HP Web Jetadmin está instalado. Siga as instruções na homepage adequada para localizar, configurar ou modificar a impressora.
Software Internet Printer Connection O servidor de impressão HP Jetdirect suporta o IPP (Internet Printing Protocol). Utilizando o software apropriado no sistema, você pode criar um caminho de impressão IPP a partir do sistema para uma impressora suportada conectada através do HP Jetdirect pela Internet. Nota No caso de solicitações de caminhos de impressão de entrada, o administrador da rede deve configurar o firewall para que aceite solicitações IPP de entrada.
2. Para instalar o software e configurar o caminho de impressão para a impressora, siga as instruções fornecidas no software. Entre em contato com o administrador de rede para obter o endereço IP ou URL da impressora para concluir a configuração. Requisitos do sistema de software da HP ● Computador que executa o Microsoft Windows NT 4.0 (com processador Intel) ou Windows 2000. ● Servidor de impressão HP Jetdirect com IPP ativado. Proxies suportados pelo software HP Proxy da Web com suporte a HTTP v1.
4. Selecione Conectar-se a uma impressora na Internet e digite o URL do servidor de impressão: http://IP_address[/ipp/port#] onde IP_address é o endereço IP configurado no servidor de impressão HP Jetdirect e [/ipp/port#] é um parâmetro opcional que tem como padrão /ipp/port1 para os servidores de impressão HP Jetdirect incorporados. Exemplo: http://192.160.45.40 Uma conexão IPP para o servidor de impressão HP Jetdirect incorporado com endereço IP 192.160.45.40. (“/ipp/port1” é assumido e não necessário.
HP IP/IPX Printer Gateway para NDPS O NDPS (Novell Distributed Print Service - Serviços de impressão distribuída da Novell) é uma arquitetura de impressão desenvolvida pela Novell em parceria com a Hewlett-Packard. O NDPS simplifica e dinamiza a administração da impressão em rede. Ele elimina a necessidade de configuração e conexão de filas de impressão, objetos de impressora e servidores de impressão.
Para obter o software O HP IP/IPX Printer Gateway está incluído em todas as versões atuais do NDPS. Novell NetWare 5.x e 6.0 incluem NDPS. Para obter a versão mais recente do software ou para obter as informações relacionadas: ■ Visite o endereço http://www.hp.com/go/hpgate_sw ■ Selecione a opção de download e siga as instruções para carregar drivers e software. Os requisitos do sistema e o suporte para Novell Client estão incluídos na documentação fornecida com o software.
HP LaserJet Utilities para Mac OS Os utilitários HP LaserJet para Mac OS permitem a configuração e o gerenciamento de impressoras conectadas ao HP Jetdirect nas redes que utilizam o protocolo AppleTalk (EtherTalk). Nota Nas redes TCP/IP, é possível utilizar os utilitários do sistema MAC OS para diagnosticar e instalar a impressora. ● Nos sistemas Mac OS 9.x, utilize o utilitário Apple Desktop Printer para configurar a impressão LPR/LDP. ● Nos sistemas Mac OS X 10.
Nota Os programas de detecção automática de vírus podem interferir na instalação desse software. Desative os programas antivírus que estiverem ativos no computador Mac OS antes de continuar o processo de instalação. Configuração da impressora O HP LaserJet Utility permite que as configurações da impressora, como nome da impressora e zona preferida, sejam definidas a partir do sistema Mac OS.
Verificação da configuração de rede Para verificar a configuração de rede atual, imprima uma página de configuração do Jetdirect. Se você não imprimiu a página de configuração da sua impressora, consulte a documentação da impressora para obter instruções (consulte Capítulo 9 para obter mais informações). Se a impressora tiver um painel de controle, verifique se uma mensagem READY (Pronta) é exibida no painel de controle por pelo menos 1 minuto e imprima a página.
É possível nomear a impressora a seu critério – por exemplo: “LaserJet 4000 do Michael”. O HP LaserJet Utility possui a capacidade de renomear dispositivos localizados em zonas diferentes, bem como na zona local (nenhuma zona precisa estar presente para o uso do HP LaserJet Utility). 1. Selecione o ícone Configurações na lista de ícones de rolagem. A caixa de diálogo Selecione uma configuração: será exibida. 2. Selecione o Nome da impressora na lista. 3. Clique em Editar.
1. Selecione o ícone Configurações na lista de ícones de rolagem. A caixa de diálogo Selecione uma configuração: será exibida. 2. Selecione Zona da impressora na lista e clique em Editar. A caixa de diálogo Selecionar zona é exibida. 3. Selecione a zona de rede preferida na lista Selecionar zona: e clique em Definir zona. 4. Para sair, selecione Sair no menu Arquivo. Informe a todos os usuários da rede a nova zona da impressora para que possam escolher essa impressora no Seletor. Seleção da impressora 1.
Nota Mesmo que a impressora seja o único nome relacionado na caixa de diálogo, será necessário selecioná-la. A impressora permanecerá selecionada até que você escolha uma impressora diferente com o Seletor. 6. Clique em Configurar ou Criar no Seletor; em seguida, se for solicitado, selecione o arquivo PPD (PostScript Printer Description - Descrição da impressora PostScript) apropriado para a impressora. Para obter mais informações, consulte a documentação on-line. 7.
3 Configuração TCP/IP Introdução Para operar corretamente em uma rede TCP/IP, o servidor de impressão HP Jetdirect deve ser configurado com parâmetros válidos de configuração de rede TCP/IP, como um endereço IP que seja válido para a sua rede. Para obter informações gerais sobre redes TCP/IP, consulte o Apêndice A.
Endereço IP padrão Quando o servidor de impressão HP Jetdirect está no estado padrão de fábrica (por exemplo, quando é enviado da fábrica ou após uma reinicialização a frio), ele não possui um endereço IP. Um endereço IP padrão pode ou não ser atribuído, dependendo do ambiente de rede. O endereço IP padrão não será atribuído Um endereço IP padrão não será atribuído se o método baseado em servidor (por exemplo: BOOTP ou DHCP) obtiver êxito.
O endereço IP padrão será atribuído Um endereço IP padrão será atribuído se os métodos padrão de fábrica falharem, ou se o servidor de impressão tiver sido reconfigurado pelo administrador para utilizar um método baseado em servidor (tal como BOOTP ou DHCP), que falhou. Se um endereço IP padrão for atribuído, o endereço dependerá da rede na qual o servidor de impressão será conectado.
Opções de configuração de endereço IP padrão Opções do parâmetro IP padrão Um parâmetro de configuração IP padrão, no servidor de impressão, controla como o endereço IP padrão é atribuído. Sempre que o servidor de impressão não puder obter um endereço IP durante uma reconfiguração TCP/IP forçada (por exemplo, quando for configurado manualmente para utilizar BOOTP ou DHCP), esse parâmetro determinará o endereço padrão IP a ser utilizado.
● BOOTP/TFTP. Você pode fazer o download dos dados a partir de um servidor com base em rede utilizando o Protocolo Bootstrap (BOOTP) e o Protocolo de transferência de arquivo comum (TFTP) sempre que a impressora for ligada. Para obter mais informações, consulte a seção “Utilização do BOOTP/TFTP”. O utilitário (daemon) BOOTP, bootpd, deve estar sendo executado em um servidor BOOTP ao qual a impressora tenha acesso. ● DHCP/TFTP.
● Comandos arp e ping. (Somente para servidores de impressão configurados com endereço IP padrão legado 192.0.0.192) Você pode utilizar os comandos arp e ping no seu sistema. Para obter mais informações, consulte a seção “Utilização dos comandos arp e ping”. ● Telnet. Os parâmetros de configuração podem ser configurados utilizando o Telnet. Para definir os parâmetros de configuração, configure uma conexão Telnet do sistema com o servidor de impressão HP Jetdirect utilizando o endereço IP padrão.
Utilização do BOOTP/TFTP Os protocolos BOOTP (Bootstrap) e TFTP (Trivial File Transfer Protocol) fornecem uma maneira conveniente de configurar automaticamente o servidor de impressão HP Jetdirect para a operação da rede TCP/IP. Quando é ligado, o servidor de impressão Jetdirect envia uma mensagem de solicitação BOOTP na rede. Um servidor BOOTP corretamente configurado na rede responderá com uma mensagem que contém dados básicos de configuração da rede para o servidor de impressão Jetdirect.
Por que utilizar BOOTP/TFTP? A utilização de BOOTP/TFTP para fazer o download de dados de configuração apresenta os seguintes benefícios: ● Controle de configuração avançado do servidor de impressão HP Jetdirect. A configuração por meio de outros métodos, como o painel de controle da impressora, está limitada aos parâmetros selecionados. ● Facilidade de gerenciamento da configuração. Os parâmetros de configuração para toda a rede podem estar em um único local.
Configuração do servidor BOOTP Para que o servidor de impressão HP Jetdirect obtenha os seus dados de configuração por meio da rede, os servidores BOOTP/TFTP devem ser configurados com os arquivos de configuração adequados. O BOOTP é utilizado pelo servidor de impressão para obter entradas no arquivo /etc/bootptab em um servidor BOOTP, enquanto o TFTP é utilizado para obter informações sobre configuração adicionais a partir de um arquivo de configuração em um servidor TFTP.
Entradas do arquivo Bootptab Um exemplo de uma entrada do arquivo /etc/bootptab para um servidor de impressão HP Jetdirect é fornecido a seguir: picasso:\ :hn:\ :ht=ether:\ :vm=rfc1048:\ :ha=0001E6123456:\ :ip=192.168.40.39:\ :sm=255.255.255.0:\ :gw=192.168.40.1:\ :lg=192.168.40.3:\ :T144="hpnp/picasso.cfg": Observe que os dados de configuração contêm “marcações” para identificar os vários parâmetros do HP Jetdirect e as suas configurações.
Tabela 3.1 Marcações suportadas em um arquivo de boot BOOTP/DHCP (2 de 4) Item Opção RFC 2132 Descrição sm 1 A marcação da máscara de sub-rede. A máscara de sub-rede será utilizada pelo servidor de impressão HP Jetdirect para identificar as partes de um endereço IP que especificam o número da rede/sub-rede e o endereço do host. gw 3 A marcação do endereço IP do gateway.
Tabela 3.1 Marcações suportadas em um arquivo de boot BOOTP/DHCP (3 de 4) Item Opção RFC 2132 Descrição tv 59 Tempo limite T2 do DHCP, especificando o tempo de reativação da concessão (segundos). T69 69 O endereço IP (em hexadecimal) do servidor SMTP (Simple Mail Transport Protocol - Protocolo de transporte de correio simples) de e-mail de saída, para utilização com dispositivos de busca suportados.
Tabela 3.1 Marcações suportadas em um arquivo de boot BOOTP/DHCP (4 de 4) Item Opção RFC 2132 Descrição T148 -- Opção de desativação do Gateway de IP. Uma marcação patenteada pela HP para impedir a configuração de um endereço IP de Gateway. 0 (padrão): permite um endereço IP. 1: impede que um endereço IP de gateway seja configurado. T149 -- Opção do modo Interlock.
Entradas do arquivo de configuração TFTP Para fornecer parâmetros de configuração adicionais ao servidor de impressão HP Jetdirect, como SNMP ou configurações não padrão, é possível fazer o download de um arquivo de configuração utilizando o TFTP. Esse nome de caminho relativo do arquivo de configuração TFTP é especificado na resposta BOOTP com a utilização da entrada da marcação T144 específica do fornecedor (ou a marcação BOOTP padrão “ef”) do arquivo /etc/bootptab.
A Tabela 3.2 relaciona os comandos TFTP suportados (versão de firmware do HP Jetdirect V.28.xx ou posterior). A Tabela 3.3 descreve os parâmetros de comando do TFTP. Tabela 3.
Tabela 3.
Tabela 3.3 Parâmetros do arquivo de configuração TFTP (1 de 11) Geral passwd: (passwd-admin:) Uma senha (de até 16 caracteres alfanuméricos) que permite aos administradores controlar as alterações nos parâmetros de configuração do servidor de impressão HP Jetdirect por meio do Telnet, HP Web Jetadmin ou servidor da Web incorporado. A senha pode ser desativada por uma reinicialização a frio.
Tabela 3.3 Parâmetros do arquivo de configuração TFTP (2 de 11) TCP/IP principal host-name: (sys-name:, nome:) Especifica o nome do nó que aparecerá na página de configuração do Jetdirect. O padrão é NPIxxxxxx, em que xxxxxx são os últimos seis dígitos do endereço de hardware de rede local. parm-file: Especifica o caminho e o nome de arquivo cujos conteúdos são enviados à impressora, para impressão, cada vez que o servidor de impressão estiver ligado.
Tabela 3.3 Parâmetros do arquivo de configuração TFTP (3 de 11) ftp-printing: (ftp-config:, ftp:) Ativa ou desativa a capacidade de imprimir por meio de FTP: 0 desativa, 1 (padrão) ativa. ipp-printing: (ipp-config:, ipp:) Ativa ou desativa a capacidade de imprimir por meio de IPP: 0 desativa, 1 (padrão) ativa. lpd-printing: (lpd-config:, lpd:) Ativa ou desativa os serviços de impressão LPD (Line Printer Daemon) no servidor de impressão Jetdirect. 0 desativa, 1 (padrão) ativa.
Tabela 3.3 Parâmetros do arquivo de configuração TFTP (4 de 11) mult-tcp-conn: Ativa ou desativa conexões TCP múltiplas. 0 (padrão): permite conexões múltiplas. 1: desativa conexões múltiplas. Portas de impressão não processada TCP/IP raw-port: (addrawport:) Especifica portas adicionais para a impressão na porta TCP 9100. As portas válidas estão no intervalo entre 3000 e 9000, as quais são dependentes de aplicativos.
Tabela 3.3 Parâmetros do arquivo de configuração TFTP (5 de 11) syslog-priority: Controla a filtragem de mensagens syslog enviadas ao servidor syslog. O intervalo do filtro é de 0 a 8, sendo 0 a mais específica e 8, a mais geral. Somente as mensagens que são inferiores ao nível do filtro especificado (ou superiores em prioridade) são relatadas. O padrão é 8 (são enviadas mensagens de todas as prioridades). Se for 0, todas as mensagens syslog serão desativadas.
Tabela 3.3 Parâmetros do arquivo de configuração TFTP (6 de 11) mdns-pri-svc: Especifica o serviço mDNS de prioridade mais alta a ser usado para impressão.
Tabela 3.3 Parâmetros do arquivo de configuração TFTP (7 de 11) tcp-mss: (subnets-local:) Especifica o tamanho máximo do segmento (MSS) que o servidor de impressão HP Jetdirect publicará para utilização durante a comunicação com sub-redes locais (Ethernet MSS=1460 bytes ou mais) ou sub-redes remotas (MSS=536 bytes): 0 (padrão): Todas as redes são assumidas como locais (Ethernet MSS=1460 bytes ou mais). 1: Utilize MSS=1460 bytes (ou mais) para sub-redes e MSS=536 bytes para redes remotas.
Tabela 3.3 Parâmetros do arquivo de configuração TFTP (8 de 11) web-refresh: Especifica o intervalo de tempo (1-99999 segundos) para atualizações da página de diagnóstico do servidor da Web incorporado. Se o intervalo for definido como 0, a taxa de atualização será desativada. SNMP snmp-config: Ativa ou desativa a operação SNMP no servidor de impressão. 0 desativa, 1 (padrão) ativa o SNMP.
Tabela 3.3 Parâmetros do arquivo de configuração TFTP (9 de 11) trap-dest: (trap-destination:) Insere um endereço IP de host na lista de destino de desvio SNMP do servidor de impressão HP Jetdirect. O formato do comando é: trap-dest: ip-address [community name] [port number] O nome de comunidade padrão é “public”; o número padrão da porta SNMP é “162”. O número de porta não pode ser especificado sem um nome da comunidade.
Tabela 3.3 Parâmetros do arquivo de configuração TFTP (10 de 11) ipx-nds-tree: Identifica o nome da árvore NDS (Novell Directory Services) para esta impressora. ipx-nds-context: Uma seqüência alfanumérica de até 256 caracteres que especifica o contexto NDS para o servidor de impressão HP Jetdirect. ipx-job-poll: Especifica o intervalo de tempo (segundos) que o servidor de impressão HP Jetdirect espera para verificar trabalhos de impressão na fila de impressão.
Tabela 3.3 Parâmetros do arquivo de configuração TFTP (11 de 11) Outras Configurações link-type: (10/100 Fast Ethernet) Define a velocidade de conexão do servidor de impressão (10 ou 100 Mbps) e o modo de comunicação (full ou half duplex). As opções são AUTO, 100FULL, 100HALF, 10FULL, 10HALF. No caso de AUTO (padrão), o servidor de impressão utiliza a negociação automática para determinar a velocidade e o modo de conexão. Se a negociação automática falhar, 100TXHALF será definido.
Utilização do DHCP O DHCP (RFC 2131/2132) é um dos vários mecanismos de configuração automática utilizado pelo servidor de impressão HP Jetdirect. Se houver um servidor DHCP na rede, o servidor de impressão HP Jetdirect obterá automaticamente o seu endereço IP a partir desse servidor e registrará o seu nome com qualquer serviço de nomes dinâmico em conformidade com RFC 1001 e 1002, desde que um endereço IP do servidor WINS tenha sido especificado.
Sistemas UNIX Para obter mais informações sobre a configuração do DHCP em sistemas UNIX, consulte a página bootpd do manual. Nos sistemas HP-UX, um exemplo de arquivo de configuração DHCP (dhcptab) pode ser encontrado no diretório /etc. Como o HP-UX atualmente não fornece DDNS (Dynamic Domain Name Services - Serviços de nome de domínio dinâmico) para as implementações DHCP, a HP recomenda que você defina todos os períodos de duração da concessão do servidor de impressão como “ilimitados”.
Servidor Windows NT 4.0 Para configurar um escopo DHCP em um servidor Windows NT 4.0, execute as etapas a seguir: 1. No servidor Windows NT, abra a janela Gerenciador de programas e clique duas vezes no ícone Administrador da rede. 2. Clique duas vezes no ícone Gerenciador DHCP para abrir essa janela. 3. Selecione Servidor e, em seguida, Adicionar servidor. 4. Digite o endereço IP do servidor e clique em OK para retornar à janela Gerenciador DHCP. 5.
8. Pule esta etapa se você tiver atribuído concessões ilimitadas na etapa anterior. Caso contrário, selecione Escopo e, em seguida, Adicionar reservas para configurar as impressoras como clientes reservados. Para configurar uma reserva para cada impressora, execute as etapas a seguir na janela Adicionar clientes reservados: a. Digite o endereço IP selecionado. b. Obtenha o endereço MAC ou o endereço de hardware na página de configuração e digite-o na caixa Identificador único. c.
c. Neste momento, você deve fornecer o endereço IP do servidor WINS executando as etapas a seguir: ● Selecione Valor e, em seguida, Editar tabela. ● No Editor de tabela de endereços IP, selecione Remover para excluir quaisquer endereços anteriormente definidos que, agora, não são mais desejados. Em seguida, digite o endereço IP do servidor WINS e selecione Adicionar. ● Quando o endereço aparecer na lista de endereços IP, selecione OK. Essa ação exibe novamente a janela Opções DHCP.
3. Após selecionar o servidor na árvore DHCP, clique no menu Ação e selecione Novo escopo. Isso executa o assistente para Adicionar novo escopo. 4. No assistente para Adicionar novo escopo, clique em Avançar. 5. Digite o Nome e a Descrição desse escopo e clique em Avançar. 6. Digite o intervalo dos endereços IP desse escopo (os endereços IP inicial e final). Digite também a máscara de sub-rede e clique em Avançar.
10. Você configurou com êxito o escopo DHCP nesse servidor. Clique em Concluir para fechar o assistente. 11. Configure a impressora com um endereço IP reservado dentro do escopo DHCP: a. Na árvore do DHCP, abra a pasta do seu escopo e selecione Reservas. b. Clique no menu Ação e selecione Nova reserva. c. Digite as informações apropriadas em cada campo, incluindo o endereço IP reservado da impressora.
Caso não queira que o servidor de impressão HP Jetdirect seja configurado por meio do DHCP, você deve reconfigurar o servidor de impressão para utilizar um método de configuração diferente. 1. Se utilizar o painel de controle da impressora para definir a configuração Manual ou BOOTP, o DHCP não será utilizado. 2. Você pode utilizar o Telnet para definir a configuração Manual (o status indica “Especificado pelo usuário”) ou BOOTP, fazendo com que o DHCP não seja utilizado. 3.
Utilização do RARP Esta seção descreve como configurar o servidor de impressão utilizando o RARP (Reverse Address Resolution Protocol - Protocolo de resolução de endereço reverso) em sistemas UNIX e Linux. Esse procedimento de configuração permite que o daemon RARP executado no sistema responda a uma solicitação RARP do servidor de impressão HP Jetdirect e forneça o endereço IP ao servidor de impressão. 1. Desligue a impressora. 2. Efetue logon no sistema UNIX ou Linux como superusuário. 3.
7. Edite o arquivo /etc/ethers (/etc/rarpd.conf no HP-UX 10.20) para acrescentar o endereço da estação/endereço de hardware de rede local (na página de configuração) e o nome do nó para o servidor de impressão HP Jetdirect. Por exemplo: 00:01:E6:a8:b0:00 laserjet1 Nota Se o sistema utilizar o NIS (Network Information Service - Serviço de informações sobre a rede), será necessário incorporar as alterações no host NIS e em bancos de dados de redes Ethernet. 8. Ligue a impressora. 9.
Utilização dos comandos arp e ping É possível configurar um servidor de impressão HP Jetdirect com um endereço IP, utilizando um comando ARP (Address Resolution Protocol - Protocolo de resolução de endereço) de um sistema suportado. O protocolo não pode ser roteado, ou seja, a estação de trabalho a partir da qual a configuração é feita deve estar localizada no mesmo segmento de rede do servidor de impressão HP Jetdirect.
Dependendo do sistema, o endereço de hardware de rede local pode exigir um formato específico. Por exemplo: ● Para Windows NT 4.0, 2000, XP, Server 2003 arp -s 192.168.45.39 00-01-E6-a2-31-98 ping 192.168.45.39 ● Para UNIX arp -s 192.168.45.39 00:01:E6:a2:31:98 ping 192.168.45.39 Nota Após a definição do endereço IP no servidor de impressão, os comandos arp e ping adicionais serão ignorados.
Utilização do Telnet Esta seção descreve como configurar o servidor de impressão (versão de firmware V.28.xx ou superior) utilizando o Telnet. Embora a conexão Telnet possa ser protegida com uma senha de administrador, não é uma conexão segura. Nas redes com níveis altos de segurança, as conexões Telnet podem ser desativadas no servidor de impressão por meio de outras ferramentas (por exemplo, TFTP, servidor da Web incorporado ou software HP Web Jetadmin).
Para utilizar o comando route, será necessário o endereço IP da sua estação de trabalho. Para visualizá-lo, digite o comando apropriado no prompt de comando: C:\> ipconfig (no Windows NT/2000/XP/Server 2003) C:\> winipconfig (no Windows 98) Para criar uma rota a partir do prompt de comando do sistema, digite o comando a seguir: route add em que corresponde ao endereço IP configurado no servidor de impressão HP Jetdirect e
Uma típica sessão Telnet A inicialização de uma típica sessão Telnet está ilustrada a seguir.
Para definir parâmetros de configuração, você deve definir uma sessão Telnet entre o sistema e o servidor de impressão HP Jetdirect. 1. Digite o seguinte no prompt do sistema: telnet em que é o endereço IP relacionado na página de configuração do Jetdirect. Consulte o Capítulo 9. 2. Uma conexão com o servidor de impressão HP Jetdirect será exibida.
Interface de linha de comando (padrão) Com a utilização da interface de linha de comando Telnet, você pode definir parâmetros de configuração utilizando os seguintes procedimentos: Nota Durante uma sessão do Telnet, digite ? para exibir os parâmetros de configuração disponíveis, o formato de comando correto e uma lista de comandos. Para listar comandos adicionais (ou avançados), digite o comando advanced (avançado) antes de digitar ?. Para exibir as informações da configuração atual, digite /. 1.
Comandos e parâmetros Telnet. Tabela 3.4 relaciona os comandos e parâmetros Telnet disponíveis. Se um parâmetro for fornecido dinamicamente (por exemplo, a partir de um servidor BOOTP ou DHCP), o respectivo valor não poderá ser alterado com o Telnet sem, primeiramente, definir a Configuração manual. Para definir a Configuração manual, consulte o comando ip-config.
Tabela 3.4 Comandos e parâmetros Telnet (2 de 16) Geral Comando Descrição passwd (senha) Define a senha do administrador (compartilhada com o servidor da Web incorporado e o HP Web Jetadmin). Por exemplo, “passwd jd1234 jd1234” define a senha jd1234. Observe que a senha “jd1234” deve ser digitada duas vezes, para fins de confirmação. Podem ser utilizados até 16 caracteres alfanuméricos. Ao inicializar a próxima sessão Telnet, você será solicitado a especificar um nome de usuário e essa senha.
Tabela 3.4 Comandos e parâmetros Telnet (3 de 16) TCP/IP principal Comando Descrição host-name (nome do host) Seqüência alfanumérica (de até 32 caracteres), para atribuir ou alterar o nome do dispositivo de rede. Por exemplo, “host-name printer1” atribui o nome “printer1” ao dispositivo. O nome padrão do host é NPIxxxxxx, onde xxxxxx representa os últimos seis dígitos do endereço de hardware da rede local (MAC).
Tabela 3.4 Comandos e parâmetros Telnet (4 de 16) default-gw O endereço IP de um gateway padrão, em notação de ponto. Por exemplo, default-gw 192.168.40.1 atribui 192.168.40.1 como o endereço IP do gateway padrão para o servidor de impressão. Nota: Se o servidor de impressão HP Jetdirect for configurado pelo DHCP e você alterar manualmente a máscara de sub-rede ou o endereço de gateway padrão, deverá alterar manualmente o endereço IP do servidor de impressão.
Tabela 3.4 Comandos e parâmetros Telnet (5 de 16) Opções de impressão TCP/IP Comando Descrição 9100-printing Ativa ou desativa a impressão na porta TCP 9100 do servidor de impressão. 0 desativa, 1 (padrão) ativa. ftp-printing Ativa ou desativa a capacidade para imprimir por meio de FTP. 0 desativa, 1 (padrão) ativa. (Portas TCP 20, 21) ipp-printing Ativa ou desativa a capacidade de imprimir utilizando o IPP. 0 desativa, 1 (padrão) ativa.
Tabela 3.4 Comandos e parâmetros Telnet (6 de 16) Filas LPD TCP/IP Comando Descrição addq Acrescenta uma fila definida pelo usuário. O nome da fila (com até 32 caracteres ASCII que podem ser exibidos), o nome da seqüência anteposta, o nome da seqüência posposta e a fila de processamento (normalmente RAW) devem ser especificados na linha de comando. Podem ser acrescentadas até seis filas definidas pelo usuário. deleteq Exclui uma fila especificada pelo usuário.
Tabela 3.4 Comandos e parâmetros Telnet (7 de 16) Controle de acesso TCP/IP Comando Descrição allow Cria uma entrada para a lista de acesso ao host armazenada no servidor de impressão HP Jetdirect. Cada entrada especifica um host ou uma rede de hosts com permissão para estabelecer uma conexão com a impressora.
Tabela 3.4 Comandos e parâmetros Telnet (8 de 16) syslog-facility Um código utilizado para identificar a origem de uma mensagem (por exemplo, identificar a origem de mensagens selecionadas durante a solução de problemas). Por padrão, os servidores de impressão HP Jetdirect utilizam o LPR como o código de origem, mas os valores de usuário local0 a local7 podem ser utilizados para isolar servidores de impressão individuais ou grupos de servidores de impressão.
Tabela 3.4 Comandos e parâmetros Telnet (9 de 16) mdns-pri-svc Especifica o serviço mDNS de prioridade mais alta a ser usado para impressão.
Tabela 3.4 Comandos e parâmetros Telnet (10 de 16) ews-config Ativa ou desativa o servidor incorporado da Web do servidor de impressão. 0 desativa, 1 (padrão) ativa. Para obter mais informações, consulte o Capítulo 4. web-refresh: Especifica o intervalo de tempo (1-99999 segundos) para atualizações da página de diagnóstico do servidor incorporado da Web. Se o intervalo for definido como 0, a taxa de atualização será desativada.
Tabela 3.4 Comandos e parâmetros Telnet (11 de 16) default-ip-dhcp Especifica se as solicitações DHCP serão transmitidas periodicamente quando um endereço IP padrão legado 192.0.0.192 ou endereço IP local vinculado 169.254.x.x foi atribuído automaticamente. 0: Desativa solicitações DHCP. 1 (padrão): Ativa solicitações DHCP.
Tabela 3.4 Comandos e parâmetros Telnet (12 de 16) DHCP Lease Time (tempo de concessão DHCP) (Parâmetro somente leitura) Tempo de duração da concessão do endereço IP DHCP (segundos). DHCP Renew Time (tempo de renovação DHCP) (Parâmetro somente leitura) Tempo limite T1 do DHCP, especificando o tempo de renovação da concessão DHCP (segundos). DHCP Rebind Time (tempo reativação DHCP) (Parâmetro somente leitura) Tempo limite T2 do DHCP, especificando o tempo de reativação da concessão DHCP (segundos).
Tabela 3.4 Comandos e parâmetros Telnet (13 de 16) Desvios SNMP Comando Descrição auth-trap Configura o servidor de impressão para enviar (ativado) ou não enviar (desativado) desvios de autenticação SNMP. Os desvios de autenticação indicam que uma solicitação SNMP foi recebida, mas a verificação do nome da comunidade falhou. 0 está desativado, 1 (padrão) está ativado. trap-dest Insere um endereço IP de host na lista de destino de desvio SNMP do servidor de impressão HP Jetdirect.
Tabela 3.4 Comandos e parâmetros Telnet (14 de 16) ipx-sapinterval Especifica o intervalo de tempo (de 1 a 3600 segundos) que o servidor de impressão HP Jetdirect espera entre as transmissões SAP (Service Advertising Protocol - Protocolo de anúncio de serviço) na rede. O padrão é 60 segundos. 0 desativa as transmissões SAP. ipx-mode (Parâmetro somente leitura) Especifica o modo NetWare configurado no servidor de impressão, modo RPRINTER ou QSERVER.
Tabela 3.4 Comandos e parâmetros Telnet (15 de 16) Phase (fase) (Parâmetro somente leitura) A fase 2 do AppleTalk (P2) está pré-configurada no servidor de impressão HP Jetdirect. Status (Parâmetro somente leitura) Indica o status atual da configuração AppleTalk. READY (Pronto): Indica que o servidor de impressão HP Jetdirect está aguardando dados. DISABLED (Desativado): Indica que o AppleTalk foi desativado manualmente.
Tabela 3.4 Comandos e parâmetros Telnet (16 de 16) scan-idle-timeout Especifica o número de segundos (de 1 a 3.600) durante o qual uma conexão inativa pode permanecer aberta. 0 desativa o tempo limite. O padrão é 300 segundos. MFP-config (MFP config) Ativa ou desativa o suporte do servidor de impressão ao software cliente fornecido com o periférico multifuncional. 0 (padrão): desativa o suporte ao software cliente (permite somente a impressão).
Interface de menu Uma interface opcional de menu é exibida quando você digita menu no prompt de comando Telnet. A interface de menu elimina a necessidade de memorizar comandos, fornecendo listas de menus estruturadas para acesso fácil aos parâmetros de configuração. A Figura 3.1 ilustra a interface de menu, utilizando os menus TCP/IP como exemplo. ● Na tela do Menu principal, selecione e digite um número de menu. Se houver submenus, selecione e digite um número de submenu.
Figura 3.1 Exemplo: Utilização da interface de menu Main Menu ------------------------------1. General Menu 2. TCP/IP Menu... 3. SNMP Menu... 4. IPX/SPX Menu 5. AppleTalk Menu 6. DLC/LLC Menu 7. Other Settings 8. Support Settings 9. Wireless Settings ?. Help e. Exit Menu 0. Exit Telnet Enter Selection => 2 Para o Menu TCP/IP, selecione 2. TCP/IP Menu ------------------------------1. 2. 3. 4. 5. 6. 0.
Utilização do Telnet para excluir as configurações de IP existentes Para excluir o endereço IP durante uma sessão Telnet, utilize as seguintes entradas na linha de comando: 1. Digite cold-reset e pressione Enter. 2. Digite quit e pressione Enter para sair do Telnet. 3. Desligue e ligue novamente o servidor de impressão. Nota Esse procedimento redefine todos os parâmetros TCP/IP, mas afeta somente o subsistema TCP/IP. Parâmetros para outros subsistemas, como IPX/SPX ou AppleTalk, não são afetados.
Utilização do painel de controle da impressora Quando suportados pela impressora, os servidores de impressão internos HP Jetdirect fornecem um menu de configuração que pode ser acessado no painel de controle da impressora. Através desse menu, você pode ativar ou desativar protocolos de rede e definir parâmetros básicos de rede. Para obter um resumo dos itens de menu disponíveis, consulte o Apêndice B.
Transferência para outra rede Ao transferir um servidor de impressão HP Jetdirect que está configurado com um endereço IP para uma nova rede, verifique se o endereço IP não está em conflito com os endereços da nova rede. É possível alterar o endereço IP do servidor de impressão para um que possa ser utilizado na nova rede ou apagar o endereço IP atual e configurar outro endereço na nova rede.
4 Utilização do servidor da Web incorporado Introdução Este dispositivo contém um servidor da Web incorporado que pode ser acessado de um navegador compatível da Web através de uma rede interna. O servidor da Web incorporado fornece acesso às páginas de configuração e de gerenciamento do servidor de impressão HP Jetdirect e às páginas do dispositivo de rede conectado (como uma impressora ou um dispositivo multifuncional).
Guia Rede Itens de menu na margem esquerda Figura 4.
Requisitos Navegadores da Web compatíveis Para acessar o servidor da Web incorporado, você deve utilizar um navegador da Web compatível. Em geral, o servidor da Web incorporado pode ser utilizado com navegadores que suportam HTML 4.01 e folhas de estilo em cascata. A Hewlett-Packard testa diversos navegadores atuais e antigos, utilizando vários sistemas. Em geral, recomenda-se utilizar os seguintes navegadores: ● ● Microsoft Internet Explorer 5.0 ou superior Netscape Navigator 6.
Visualização do servidor da Web incorporado Antes que o servidor da Web incorporado possa ser utilizado, o servidor de impressão HP Jetdirect deve ser configurado com um endereço IP. Para obter uma descrição de um endereço IP e uma visão geral de uma rede TCP/IP, consulte o Apêndice A. Há várias maneiras de configurar um endereço IP no servidor de impressão.
Depois de definir um endereço IP no servidor de impressão, execute as seguintes etapas: 1. Execute um navegador da Web suportado. 2. No campo para o URL, digite o endereço IP do servidor de impressão. Figura 4.2 Entrada do endereço IP 3. Se solicitado pelos alertas de segurança, clique em Sim para continuar. O servidor da web incorporado utiliza o HTTP padrão para acesso inicial.
Notas de operação ● Se você digitar ou alterar o valor de um parâmetro de configuração, clique em Aplicar, para ativar a alteração, ou em Cancelar, para apagá-la. ● Alterações no endereço IP farão com que seja encerrada a conexão com o servidor da Web incorporado. Para restabelecer essa conexão, utilize o novo endereço IP.
Guia Rede Rede A guia Networking permite acesso ao status e aos parâmetros de configuração do HP Jetdirect. Os itens do menu na margem esquerda fornecem acesso às páginas de configuração e status. CONFIGURAÇÃO Configurações da rede Outras Configurações Configurações de privacidade Selecionar idioma SEGURANÇA Configurações Envio de informações do produto para a HP Autorização Prot. de Gerenciamento 802.
TCP/IP A página TCP/IP fornece um resumo dos parâmetros de configuração na Tabela 4.1. Tabela 4.1 Configurações de TCP/IP (1 de 3) Item Descrição IP Configuration Method (Método de configuração IP) Seleciona o método que o servidor de impressão HP Jetdirect utilizará para seus parâmetros de configuração IP: BOOTP (padrão), DHCP, Manual ou IP automático. Para BOOTP ou DHCP, os parâmetros IP serão configurados automaticamente por um servidor BOOTP ou DHCP toda vez que o servidor de impressão for ligado.
Tabela 4.1 Configurações de TCP/IP (2 de 3) Item Descrição Domain Name (Nome do domínio) Especifica o nome de domínio do Sistema de nome de domínio (DNS) em que o servidor de impressão HP Jetdirect reside (por exemplo, support.hp.com). Ele não inclui o nome do host, não sendo portanto um nome de domínio totalmente qualificado (como printer1.support.hp.com).
Tabela 4.1 Configurações de TCP/IP (3 de 3) Item Descrição TTL/SLP Especifica a configuração de descoberta TTL (Time To Live) da multidifusão IP para os pacotes SLP (Service Location Protocol - Protocolo de localização de serviço). O valor padrão é 4 saltos (o número de roteadores da rede local). O intervalo é de 1 a 15. Se for definido para -1, o recurso de multidifusão será desativado. Este campo será ignorado para servidores de impressão configurados para endereços Auto IP (local vinculado).
IPX/SPX A guia IPX/SPX permite configurar os parâmetros IPX/SPX (Internet Packet Exchange/Sequenced Packet Exchange - Troca de pacotes pela Internet/Troca de pacotes seqüenciados) no servidor de impressão HP Jetdirect para que funcionem em uma rede Novell NetWare ou outra compatível com IPX/SPX (como a rede Microsoft). Consulte a Tabela 4.2 para obter uma descrição dos itens dessa página. Se você estiver utilizando a impressão em modo direto por IPX/SPX em uma rede Microsoft, não desative o IPX/SPX.
Tabela 4.2 Configurações de IPX/SPX (2 de 3) Item Descrição SAP Interval (Intervalo SAP) Especifica o intervalo de tempo (em segundos) que o servidor de impressão HP Jetdirect aguarda para enviar as mensagens SAP (Service Advertising Protocol - Protocolo de anúncio de serviço), que são transmitidas para anunciar seus recursos de serviço em uma rede Novell NetWare. Para desativar as mensagens SAP, utilize o valor “0”.
Tabela 4.
Tabela 4.3 Configurações de AppleTalk (2 de 2) Item Descrição Print Type (Tipo de impressão) Identifica o tipo da impressora que está sendo anunciada na rede. Podem ser exibidos até dois tipos (por exemplo, HP LaserJet e LaserWriter). Zone (Zona) Seleciona uma zona de rede AppleTalk disponível para a impressora. Por padrão, será exibida a zona atualmente selecionada. Clique no botão Refresh selected zone Info (Atualizar informações da zona selecionada) para atualizar a lista de zonas disponíveis.
Tabela 4.4 Configurações de SNMP (1 de 2) Item Descrição Enable SNMPv1/v2 read-write access (Ativar acesso de leitura e gravação SNMPv1/v2) Essa opção ativa os agentes do SNMP v1/v2c no servidor de impressão. Podem ser configurados nomes de comunidades personalizados para controlar o acesso do gerenciamento ao servidor de impressão.
Tabela 4.4 Configurações de SNMP (2 de 2) Item Descrição Enable SNMPv3 (Ativar SNMPv3) (Somente servidores de impressão HP Jetdirect com todos os recursos) Essa opção ativa (marca) ou desativa (desmarca) o agente do SNMP v3 no servidor de impressão. Quando ativado, deve ser criada uma conta SNMP v3 no servidor de impressão; as informações da conta devem ser implementadas no aplicativo de gerenciamento do SNMP v3.
Configurações diversas Os parâmetros de Configurações diversas permitem a definição de vários protocolos e recursos avançados, conforme descritos a seguir. Consulte a Tabela 4.5. Tabela 4.5 Configurações diversas (1 de 4) Item Descrição SLP Config (Configuração de SLP) Ativa ou desativa o protocolo SLP (Service Location Protocol Protocolo de localização de serviço), utilizado por aplicativos cliente selecionados para descobrir e identificar automaticamente o servidor de impressão HP Jetdirect.
Tabela 4.5 Configurações diversas (2 de 4) Item Descrição Link settings (Configurações da conexão) (Somente para redes 10/100TX com fio) Configura a velocidade de conexão da rede (10 ou 100 Mbps) e o modo de comunicação (dúplex total ou meio dúplex) para os servidores de impressão HP Jetdirect 10/100TX. As configurações disponíveis estão relacionadas a seguir.
Tabela 4.5 Configurações diversas (3 de 4) Item Descrição Dynamic Raw Port Setting (Configuração de porta raw dinâmica) Permite que portas adicionais sejam especificadas para impressão TCP na porta 9100. As portas válidas são as compreendidas entre 3000 e 9000, que são dependentes de aplicativos. Disable listening on these ports (Desativar escuta nessas portas) Por motivos de segurança, dois campos permitem que você desative os serviços na impressora que usa a rede.
Tabela 4.5 Configurações diversas (4 de 4) Item Descrição mDNS Highest Priority Service (Serviço mDNS de prioridade mais alta) Especifica o serviço mDNS de prioridade mais alta a ser usado para impressão. Para configurar esse parâmetro, escolha uma das seguintes opções de impressão: Impressão 9100: Impressão por IP não processada por meio da porta 9100 de propriedade da HP. IPP Printing: Impressão por Internet Printing Protocol. Impressão LPD (RAW): Impressão de fila não processada LPD padrão.
Atualização de firmware Nos servidores de impressão que suportam atualizações de firmware, essa página permite que você atualize o servidor de impressão com novos recursos. O arquivo de atualização de firmware do servidor de impressão deve ficar disponível no sistema. Para identificar e recuperar o arquivo de atualização adequado, visite o suporte on-line HP no endereço: http://www.hp.com/go/webjetadmin_firmware Nessa página, faça o seguinte: 1.
Essas filas podem ser configuradas com seqüências de caracteres, como comandos de controle de trabalho, que são acrescentadas automaticamente antes ou depois do trabalho de impressão. Você pode definir até oito seqüências nomeadas e configurar cada fila para que qualquer uma dessas seqüências nomeadas anteceda os dados de impressão (“nome da seqüência anteposta”) ou venha após os dados de impressão (“nome da seqüência posposta”). Os parâmetros de filas LPD para configurar filas LPD são descritos a seguir.
Tabela 4.6 Parâmetros de filas LPD (2 de 3) Item Descrição Queue Type (Tipo de fila) Instrução de processamento para a fila. Escolha entre estes quatro tipos de fila: ● RAW – Não processado. O LPD trata os dados em uma fila raw como um trabalho de impressão já formatado em PCL, PostScript ou HP-GL/2 e os envia à impressora sem modificações. (Observe que qualquer seqüência anteposta ou posposta definida pelo usuário será acrescentada ao trabalho na posição apropriada.
Tabela 4.6 Parâmetros de filas LPD (3 de 3) Item Descrição Value (Valor) O conteúdo da seqüência. O parâmetro String Name atribui um nome à seqüência; o parâmetro Value define seu conteúdo. Quando um nome de seqüência é especificado para uma seqüência anteposta ou posposta (na tabela na parte superior da janela do navegador), o LPD envia o valor dessa seqüência à impressora antes ou depois dos dados de impressão (como for apropriado).
Exemplo. Se você tivesse uma impressora LPD e desejasse reiniciá-la no início de cada trabalho de impressão, poderia configurar uma fila de impressão definida pelo usuário com o nome “clear_printer” que emitisse um comando de reinicialização PCL (Escape-E) no início de cada trabalho. Esse procedimento pode ser configurado da seguinte maneira: Primeiramente, configure a fila de impressão: a. Atribua um nome à seqüência: Digite “reset_string” no campo Nome da string na linha 1. b.
Taxa de atualização A taxa de atualização corresponde ao tempo (em segundos) necessário para que as páginas de diagnóstico sejam atualizadas automaticamente. O valor ‘0’ desativa a taxa de atualização. Configurações de privacidade Na página Configuração de Privacidade, você pode permitir que o servidor da Web incorporado obtenha a identificação do produto e informações de uso e envie-as para a HP (é necessário acesso à Internet).
Assistente Nota Se usar o HP Web Jetadmin para gerenciar os dispositivos, você não deve usar este assistente. Em vez disso, utilize o HP Web Jetadmin para configurar a segurança de rede e garantir que a mesma seja adequadamente definida para sua rede. A página Assistente permite que você execute o Assistente de configuração HP Jetdirect Security. Esse assistente o guiará na configuração de segurança do servidor de impressão necessária para sua rede. Clique em Iniciar assistente para executar o assistente.
Tabela 4.7 Níveis de segurança do assistente (1 de 2) Nível de segurança Descrição Segurança básica Essa opção requer que você configure uma senha de administrador para gerenciamento da configuração. A senha do administrador é compartilhada com outras ferramentas de gerenciamento, como aplicativos Telnet e SNMP. Entretanto, algumas ferramentas de gerenciamento, como o Telnet, utilizam comunicação em texto sem formatação e não são seguras.
Tabela 4.7 Níveis de segurança do assistente (2 de 2) Nível de segurança Descrição Segurança personalizada Essa opção continua em todas as configurações de segurança disponíveis suportadas pelo seu servidor de impressão. Para obter mais informações sobre parâmetros específicos e seleções, consulte, em Segurança, as páginas de menu Prot. de Gerenciamento e Autorização. A página Conta do administrator é utilizada para digitar a senha do administrador. A página Gerenc.
Autorização A página Autorização fornece guias que permitem a você controlar o acesso ao dispositivo, bem como aos recursos de configuração e gerenciamento do dispositivo. Além disso, você pode configurar os certificados para autenticação de cliente e servidor. Conta do administrador Utilize essa página para definir uma senha de administrador para acesso controlado às informações sobre configuração e status do Jetdirect.
Sincronização da senha da impressora. A maioria das impressoras fornecem acesso protegido por senha para configurações da impressora e de status. A senha é definida por meio das páginas da Web de segurança fornecidas pela impressora. Para essas impressoras, as senhas do administrador para a impressora e para o servidor de impressão Jetdirect são sincronizadas de modo que a mesma senha seja usada para acessar as páginas de configuração da impressora e da rede.
A página Certificados fornece o status dos certificados instalados no servidor de impressão HP Jetdirect: ● Certificado Jetdirect. O certificado Jetdirect é utilizado para validar a identidade do dispositivo Jetdirect para clientes e para os servidores de autenticação da rede. Por padrão de fábrica, há um certificado Jetdirect auto-assinado pré-instalado. Isso permite o servidor da Web incorporado a utilizar imediatamente a opção HTTPS e ser exibido como um site seguro, quando acessado do navegador da Web.
Configuração de certificados Ao clicar em Configurar, um assistente de gerenciamento de certificados o ajudará a atualizar ou a instalar um certificado. As telas exibidas dependerão do tipo de certificado (Jetdirect ou CA) e suas seleções. A Tabela 4.8 fornece uma descrição das telas e dos parâmetros de configuração que podem aparecer. Caso a configuração de certificados seja encerrada indevidamente (por exemplo, deixando de usar o botão Cancelar), poderá ser exibida a tela Falha na operação.
Tabela 4.8 Telas de configuração do certificado (2 de 4) Instalar certificado. Essa opção será exibida somente se houver uma solicitação de certificado Jetdirect (para um terceiro confiável) pendente. Após recebido, o certificado é instalado por meio dessa opção. Após a instalação, o certificado sobrescreve o certificado pré-instalado.
Tabela 4.8 Telas de configuração do certificado (3 de 4) Validade do certificado Utilize essa tela para especificar o período de validade do certificado auto-assinado Jetdirect. Essa tela será exibida somente quando um certificado auto-assinado for pré-instalado e você clicar em Editar configurações para atualizar o período de validade. Especifica a hora universal coordenada (UTC - Coordinated Universal Time) atual.
Tabela 4.8 Telas de configuração do certificado (4 de 4) Instalar certificado, ou Instalar certificado CA Utilize a tela Instalar certificado para instalar um certificado Jetdirect. Utilize a tela Instalar certificado da CA para instalar um certificado confiável da CA para utilização durante a autenticação EAP. Instalar um certificado codificado PEM/Base64 (Privacy Enhanced Mail). Para instalar um certificado, especifique o nome e caminho do arquivo que contém o certificado.
Controle de acesso Utilize essa guia para exibir a Lista de controle de acesso (ACL - Access Control List) no servidor de impressão HP Jetdirect. Uma lista de controle de acesso (ou lista de acesso de host) especifica sistemas host individuais, ou ainda redes de sistemas host, que têm permissão de acesso ao servidor de impressão e ao dispositivo de rede conectado. Um máximo de 10 entradas podem ser incluídas na lista.
Exemplos. Consulte a tabela de exemplos de entradas a seguir: Endereço IP Máscara Descrição 192.0.0.0 255.0.0.0 Permite todos os hosts com número de rede 192. 192.1.0.0 255.1.0.0 Permite todos os hosts com número de rede 192, sub-rede 1. 192.168.1.2 Permite o host com endereço IP 192.168.1.2. A máscara 255.255.255.255 é assumida e não é necessária.
Os servidores de impressão incorporados HP Jetdirect, por padrão de fábrica, são configurados para permitir HTTPS ou HTTP. Embora não seja recomendado, você pode escolher aceitar as comunicações de HTTPS e HTTP que não sejam seguras com a desativação (desmarcar) da caixa de seleção Encriptar toda a comunicação na Web. Para suportar o uso de comunicações HTTPS, deve ser instalado um certificado Jetdirect. É pré-instalado, para uso inicial, um certificado auto-assinado padrão de fábrica.
SNMP v3. O servidor de impressão HP Jetdirect possui um agente SNMPv3 (Simple Network Management Protocol, versão 3), para segurança uma SNMP aprimorada. O agente SNMPv3 utiliza um modelo de segurança com base em usuário para SNMPv3 (RFC 2574), que apresenta autenticação de usuário e privacidade de dados por meio de criptografia. O agente SNMP v3 é ativado quando uma conta inicial de SNMP v3 é criada no servidor de impressão.
Outros Utilize esta guia para ativar ou desativar vários protocolos suportados pelo servidor de impressão na impressão, serviços de impressão e gerenciamento. Consulte a Tabela 4.9. Tabela 4.9 Outros protocolos (1 de 2) Item Descrição Ativar protocolos de impressão Ativa ou desativa os protocolos de rede suportados pelo servidor de impressão: IPX/SPX, AppleTalk, DLC/LLC. Você deve, por exemplo, desativar protocolos não utilizados para evitar acesso à impressora com esses protocolos.
Tabela 4.9 Outros protocolos (2 de 2) Item Descrição Ativar protocolos de gerenciamento Ativa ou desativa o acesso Telnet e o uso do FTP para atualizar o firmware no servidor de impressão. Telnet e FTP não são protocolos seguros e as senhas do dispositivo poderão ser interceptadas. Ative ou desative o RCFG, um protocolo de configuração IPX remoto utilizado pelas ferramentas de gerenciamento antigas para configurar os parâmetros Novell NetWare.
Tabela 4.10 Definições da configuração 802.1X (1 de 2) Item Descrição Ativar protocolos Ative (marque) os protocolos suportados utilizados para autenticação 802.1X na sua rede. ● PEAP: (Protected Extensible Authentication Protocol Protocolo de autenticação extensível protegida) O PEAP utiliza certificados digitais para autenticação de servidor de rede e senhas para autenticação de clientes. O PEAP requer um nome de usuário EAP, uma senha EAP e um certificado CA.
Tabela 4.10 Definições da configuração 802.1X (2 de 2) Item Descrição Authentication Behavior: Reauthenticate on Apply (Comportamento da autenticação: reautenticar) Ative (marque) ou desative (desmarque) esta caixa de seleção para controlar a autenticação quando clicar em Aplicar nessa página, assumindo que foram feitas entradas de configuração válidas. Nota: Esse parâmetro não é aplicável à segurança ou outros assistentes de configuração.
Outros links Ajuda A página de Ajuda na guia Rede fornece um breve resumo dos recursos do servidor da Web incorporado HP Jetdirect. Na página de Ajuda é fornecido um link para as informações mais recentes sobre o servidor da Web incorporado (é necessário ter acesso à Internet). Suporte As informações exibidas na página Suporte dependem dos valores configurados na guia Informações sobre suporte do menu Outras Configurações.
5 Configuração da impressão LPD Introdução O servidor de impressão HP Jetdirect contém um módulo de servidor LPD (Line Printer Deamon) para suportar a impressão LPD. Este capítulo descreve como configurar o servidor de impressão HP Jetdirect para ser utilizado com vários sistemas que suportam esse tipo de impressão.
Sobre o LPD O LPD refere-se ao protocolo e aos programas associados aos serviços de spooling de impressora de linha que podem ser instalados em vários sistemas TCP/IP. Entre os sistemas mais utilizados em que a funcionalidade do servidor de impressão HP Jetdirect suporta LPD estão: ● ● ● ● ● ● ● Sistemas UNIX baseados em Berkeley (BSD) HP-UX Solaris IBM AIX Linux Windows NT/2000 Mac OS Os exemplos de configuração do UNIX nesta seção mostram a sintaxe para os sistemas UNIX baseados em BSD.
Os programas e protocolo LPD incluem os seguintes itens: Tabela 5.1 Programas e protocolos LPD Nome do programa Objetivo do programa lpr Posiciona trabalhos em fila para impressão lpq Exibe filas de impressão lprm Remove trabalhos de filas de impressão lpc Controla filas de impressão lpd Pesquisa e imprime os arquivos se a impressora especificada estiver conectada ao sistema.
Visão geral da configuração LPD As seguintes etapas são necessárias para configuração do servidor de impressão HP Jetdirect para impressão LPD: 1. Configuração de parâmetros IP. 2. Configuração de filas de impressão. 3. Impressão de um arquivo de teste. As seções a seguir fornecem descrições detalhadas para cada etapa. Etapa 1. Configuração de parâmetros IP Para configurar os parâmetros IP no servidor de impressão HP Jetdirect, consulte o Capítulo 3.
O LPD no servidor de impressão HP Jetdirect trata os dados na fila text como texto não formatado ou ASCII e acrescenta um retorno de carro a cada linha antes de enviá-los à impressora. (Observe que o comportamento real observado é que um comando de término de linha PCL (valor 2) é emitido no início do trabalho.) O LPD trata os dados na fila raw como arquivos formatados com as linguagens PCL, PostScript ou HP-GL/2 e envia os dados inalterados para a impressora.
LPD nos sistemas UNIX Configuração das filas de impressão para os sistemas baseados em BSD Edite o arquivo /etc/printcap para incluir as seguintes entradas: printer_name|short_printer_name:\ :lp=:\ :rm=node_name:\ :rp=remote_printer_name_argument:\ (deve ser text, raw, binps, auto ou definida pelo usuário) :lf=/usr/spool/lpd/error_log_filename:\ :sd=/usr/spool/lpd/printer_name: em que printer_name identifica a impressora para o usuário, node_name identifica a impressora na rede e remote_printer_name_argumen
Se a impressora não suportar a troca automática entre as linguagens PostScript, PCL e HP-GL/2, use o painel de controle da impressora (se houver um) para selecionar a linguagem da impressora ou utilize o aplicativo para selecioná-la através dos comandos incorporados nos dados de impressão. Verifique se os usuários sabem os nomes das impressoras, uma vez que esses nomes deverão ser digitados na linha de comando para impressão. Crie o diretório de spool com as seguintes entradas.
1. Inicialize o utilitário SAM como um superusuário. 2. Selecione Dispositivos periféricos no menu Principal. 3. Selecione Impressoras/plotters no menu Dispositivos periféricos. 4. Selecione Impressoras/plotters no menu Impressoras/plotters. 5. Selecione Adicionar impressora remota na lista Ações e, em seguida, selecione o nome de uma impressora. Exemplos: my_printer ou printer1 6. Selecione um nome de sistema remoto. Exemplo: jetdirect1 (nome de nó do servidor de impressão HP Jetdirect) 7.
Nota Por padrão, o lpsched não está em execução. Certifique-se de ativar o programador ao configurar as filas de impressão. Impressão de um arquivo de teste Para verificar se as conexões da impressora e do servidor de impressão estão corretas, imprima um arquivo de teste. 1. No prompt do sistema UNIX, digite: lpr -Pprinter_name file_name em que printer_name é a impressora designada e file_name refere-se ao arquivo a ser impresso.
LPD nos sistemas Windows NT/2000/ Server 2003 Esta seção descreve como configurar as redes Windows NT/2000 para utilizar os serviços LPD (Line Printer Daemon) do HP Jetdirect. O processo consiste em duas fases: ● ● Instalação do software do TCP/IP (se ainda não estiver instalado). Configuração de uma impressora LDP de rede. Instalação do software TCP/IP Esse procedimento permite verificar se o TCP/IP está realmente instalado no sistema Windows NT para que, se for necessário, o software seja instalado.
■ NT 4.0 – Clique em Iniciar, Configurações e Painel de controle. Em seguida, clique duas vezes na opção Rede para exibir a caixa de diálogo Rede. Se o protocolo TCP/IP estiver relacionado na guia Protocolos, e o protocolo de impressão TCP/IP Microsoft estiver relacionado na guia Serviços, isso significará que você já instalou o software necessário. (Prossiga até “Configuração de uma impressora de rede para sistemas com Windows NT 4.0.”) Se não, vá para a etapa 2. 2.
4. Clique em OK para sair. 5. Se for solicitado, saia do Windows e reinicialize o computador para que as alterações tenham efeito. Configuração de uma impressora da rede com sistemas Windows 2000/Server 2003 Configure a impressora padrão executando as seguintes etapas: 1. Verifique se a opção Serviços de impressão para Unix está instalada (necessária para disponibilidade da porta LPR): a. No Windows 2000, clique em Iniciar, Configurações e Painel de controle.
6. Na janela Adicionar impressora compatível com LPR: a. Digite o nome DNS ou endereço IP do servidor de impressão HP Jetdirect. b. Para fornecer o nome da impressora ou fila de impressão no servidor de impressão HP Jetdirect, digite (em letras minúsculas) raw, text, auto, binps ou o nome da fila de impressão definida pelo usuário (as filas de impressão definidas pelo usuário podem ser configuradas por meio do servidor da Web incorporado; consulte o Capítulo 4). c. Nota Em seguida, clique em OK.
Configuração de uma impressora de rede para sistemas com Windows NT 4.0 No sistema Windows NT 4.0, configure a impressora padrão executando as seguintes etapas: 1. Clique em Iniciar, selecione Configurações e clique em Impressoras. A janela Impressoras será aberta. 2. Clique duas vezes em Adicionar impressora. 3. Selecione Meu computador e, em seguida, clique em Avançar. 4. Clique em Adicionar porta. 5. Selecione Porta LPR e clique em Nova porta. 6.
Verificação da configuração No Windows NT, imprima um arquivo a partir de qualquer aplicativo. Se o arquivo for impresso corretamente, isso significará que a configuração foi bem-sucedida. Se o trabalho de impressão não for bem-sucedido, tente imprimir diretamente a partir do DOS utilizando a seguinte sintaxe: lpr -S -P filename em que ipaddress é o endereço IP do servidor de impressão, queuename é o nome “raw” ou “text” e filename é o arquivo que você deseja imprimir.
5. Selecione Avançado na barra de menu superior. Na lista suspensa, selecione Componentes de rede opcionais. 6. Selecione Outro arquivo de rede e serviços de impressão e clique em Avançar. (Se você selecionar Detalhes antes de selecionar Avançar, verá “Serviços de impressão para UNIX®” como um componente de Outro arquivo de rede e serviços de impressão.) Os arquivos que estiverem sendo carregados serão mostrados. 7. Feche a janela Conexões de rede.
7. Clique em Sim para manter o driver existente, se solicitado. Clique em Avançar. 8. Digite um nome de impressora e (se desejado) clique nessa impressora para defini-la como padrão (se desejado). Clique em Avançar. 9. Selecione se essa impressora deverá ser compartilhada com outros computadores da rede (por exemplo, se o sistema for um servidor de impressão). Se for compartilhada, digite o nome do compartilhamento que identificará a impressora para os outros usuários. Clique em Avançar. 10.
LPD nos sistemas Mac OS Um driver LaserWriter 8 versão 8.5.1 ou superior é necessário para suportar a impressão IP nos computadores que executam um dos seguintes sistemas: ● Mac OS 8.1 ou superior ● Mac OS 7.5 a 7.6.1 ● Desktop Printer Utility 1.0 ou superior Nota A impressão IP no driver LaserWriter 8 não está disponível para Mac OS 8.0. Atribuição de um endereço IP Antes de você configurar uma impressora para impressão LPR, atribua um endereço IP à impressora ou ao servidor de impressão.
3. Na seção Arquivo PPD (PostScript Printer Description Descrição da impressora do PostScript) clique em Alterar... e selecione o PPD da sua impressora. 4. Na seção Impressora de Internet ou Impressora LPR, dependendo da sua versão do Desktop Printer Utility, clique em Alterar.... 5. Digite o endereço IP ou o nome do domínio da impressora em Endereço da impressora. 6. Digite o nome da fila, se for utilizado. Caso contrário, deixe-o em branco. Nota O nome da fila é normalmente raw.
6 FTP Printing (Impressão FTP) Introdução O Protocolo de transferência de arquivos (FTP) é um utilitário básico de conectividade TCP/IP para transferência de dados entre sistemas. A impressão FTP é um modo de utilizar esse utilitário para enviar os arquivos de impressão de um sistema cliente para uma impressora conectada através do HP Jetdirect. Em uma sessão de impressão FTP, o cliente conecta e envia um arquivo de impressão para o servidor FTP do HP Jetdirect que, por sua vez, transfere-o à impressora.
Arquivos de impressão O servidor FTP do HP Jetdirect transfere os arquivos de impressão para a impressora, mas não os interpreta. Para obter uma impressão correta, os arquivos de impressão devem estar em uma linguagem que a impressora reconheça (como PostScript, PCL ou texto sem formatação).
Conexão de controle Utilizando um FTP padrão, o cliente abre uma conexão de controle para o servidor de FTP no servidor de impressão HP Jetdirect. As conexões de controle FTP são utilizadas para trocar comandos entre o cliente e o servidor de FTP. O servidor de impressão HP Jetdirect suporta até quatro conexões de controle (ou sessões de FTP) simultaneamente. Se o número de conexões permitidas for ultrapassado, será exibida uma mensagem informando que o serviço não está disponível.
Login no FTP Para iniciar uma sessão de FTP, digite o seguinte comando em um prompt do MS-DOS ou do UNIX: ftp em que é o endereço IP válido ou nome do nó configurado para o servidor de impressão HP Jetdirect. Veja a Figura 6.1. Figura 6.1 Exemplo de login no FTP Se a conexão for bem-sucedida, uma mensagem Ready (Pronto) será exibida. Após uma conexão bem-sucedida, são solicitados um nome de login e uma senha ao usuário. O padrão é o nome de login do cliente.
Finalização de uma sessão de FTP Para finalizar uma sessão de FTP, digite quit (sair) ou bye (adeus). Antes da finalização de uma sessão de FTP, é recomendável utilizar um comando Ctrl C para assegurar que a conexão de dados seja fechada. Nota Comandos A Tabela 6.1 resume os comandos disponíveis para o usuário durante uma sessão de impressão FTP. Tabela 6.1 Comandos do usuário para o servidor de FTP do HP Jetdirect (1 de 2) Comando Descrição user especifica o usuário.
Tabela 6.1 Comandos do usuário para o servidor de FTP do HP Jetdirect (2 de 2) Comando Descrição bin Configura uma transferência de arquivo binário (imagem) FTP. ascii Configura uma transferência de arquivo ASCII FTP. Os servidores de impressão HP Jetdirect suportam apenas os controles de impressão sem formatação para as transferências de caracteres (valores padrão de espaçamento e margens são utilizados).
Exemplo de uma sessão de FTP Este é um exemplo de uma sessão de impressão FTP típica: C:\> ftp 192.168.45.39 Connected to 192.168.45.39. (Conectado a 192.168.45.39) 220 JD FTP Server Ready (Servidor FTP JD pronto) User (usuário)<192.168.45.39:>: susan_g 001 Username Ok, send identity as password (Nome do usuário Ok, enviar identidade endereço de email como senha) Password: (senha) 230- Hewlett-Packard FTP Print Server Version 2.
7 Recursos de segurança Introdução São fornecidos recursos de segurança que podem ajudar a minimizar o acesso não autorizado aos parâmetros de configuração de rede e a outros dados armazenados nos servidores de impressão HP Jetdirect. Os recursos podem variar de acordo com a versão de firmware residente no servidor de impressão.
A Tabela 7.1 resume os recursos básicos de segurança dos servidores de impressão HP Jetdirect. Tabela 7.1 Resumo dos recursos de segurança do HP Jetdirect (1 de 3) Gerenciamento do servidor da Web incorporado seguro ● Um certificado digital pré-instalado e auto-assinado fornece acesso HTTPS (HTTP seguro) ao servidor incorporado da Web a partir do seu navegador. O HTTPS (HTTP seguro) propicia comunicações seguras e criptografadas, utilizando o navegador.
Tabela 7.1 Resumo dos recursos de segurança do HP Jetdirect (2 de 3) Lista de controle de acesso IP ● Especifica até 10 sistemas host, ou redes de sistemas host, que têm permissão para acessar o servidor de impressão HP Jetdirect e o dispositivo de rede conectado. ● O acesso é geralmente limitado aos sistemas hosts especificados na lista.
Tabela 7.1 Resumo dos recursos de segurança do HP Jetdirect (3 de 3) SNMP v3 (Somente para servidores de impressão com todos os recursos) ● Um agente SNMP v3 no servidor de impressão HP Jetdirect propicia comunicações seguras e criptografadas utilizando um aplicativo de gerenciamento de SNMP v3, como o HP Web Jetadmin. ● O servidor de impressão suporta a criação de uma conta SNMP v3 quando é ativado por meio do servidor da Web incorporado.
Utilização dos recursos de segurança O acesso aos parâmetros de configuração do HP Jetdirect podem ser controlados através do uso combinado dos recursos de segurança disponíveis. A Tabela 7.2 apresenta exemplos de várias configurações e o respectivo nível de controle de acesso. Tabela 7.
Tabela 7.2 Configurações para controle de acesso Configurações Nível do controle de acesso ● Protocolos não utilizados desativados Alto ● Acesso HTTPS ativado por certificados emitidos por fontes confiáveis ● Servidor de impressão Jetdirect configurado para autenticação 802.
8 Solução de problemas do servidor de impressão HP Jetdirect Introdução Este capítulo descreve como diagnosticar e corrigir problemas associados ao servidor de impressão HP Jetdirect.
Redefinição para os padrões de fábrica Os parâmetros no servidor de impressão HP Jetdirect (por exemplo, o endereço IP) podem ser redefinidos para os valores de fábrica utilizando os seguintes procedimentos: CUIDADO ● Um certificado X.509 Jetdirect, instalado para serviços SSL/TLS seguros da Web, será salvo, durante uma reinicialização a frio, para os valores padrões de fábrica. Entretanto, um certificado CA instalado para validar um servidor de autenticação de rede não será salvo.
CUIDADO A redefinição da impressora fará com que todas as configurações da impressora assumam os padrões de fábrica. Depois de redefinir a impressora, os usuários podem ser afetados em virtude das alterações das configurações da impressora especificadas pelo usuário. Após a reinicialização a frio, os sistemas de rede podem perder as conexões com a impressora.
Solução de problemas gerais Fluxograma de solução de problemas – avaliação do problema A impressora está ligada e em linha? NÃO Consulte o procedimento 1 SIM É possível imprimir uma página de configuração? Consulte o procedimento 2 NÃO SIM O painel de controle está exibindo a mensagem “READY” (pronto)? NÃO Consulte o procedimento 3 SIM A mensagem “Cartão E/S Pronto” aparece na página de configuração? Consulte o capítulo 9 NÃO SIM A impressora está se comunicando com a rede SIM NÃO Consulte o
Procedimento 1: Verificar se a impressora está ligada e on-line Verifique os itens a seguir para confirmar se a impressora está pronta para imprimir. 1. A impressora está conectada e ligada? Verifique se a impressora está conectada e ligada. Se o problema persistir, talvez haja um defeito no cabo de alimentação, na fonte de alimentação ou na impressora. 2. A impressora está on-line? O indicador Pronto deve estar aceso.
Procedimento 2: Imprimir uma página de configuração do HP Jetdirect A página de configuração do HP Jetdirect é uma ferramenta importante para a solução de problemas. As informações dessa página revelam o status da rede e do servidor de impressão HP Jetdirect. A capacidade de imprimir uma página de configuração é um indicativo de que a impressora está operando corretamente. Consulte o Capítulo 9 para obter informações sobre a página de configuração do HP Jetdirect.
Procedimento 3: Solucionar mensagens de erro no visor da impressora Verifique as informações a seguir para solucionar mensagens de erro relacionadas à rede que aparecem no visor do painel de controle da impressora. Essas informações presumem que uma página de configuração já foi impressa. 1. O painel de controle da impressora exige uma mensagem erro de serviço, como erro 49.XXXX, 79.XXXX ou 8X.XXXX? ■ ■ ■ ■ ■ Consulte o manual da impressora para interpretar a mensagem de erro.
3. 40 ERROR aparece no visor do painel de controle da impressora? O servidor de impressão HP Jetdirect detectou uma quebra na comunicação de dados. Quando esse erro ocorre, a impressora fica off-line. Uma quebra na comunicação pode resultar da interrupção da conexão da rede física ou da queda do servidor.
Procedimento 4: Solucionar problemas de comunicação da impressora com a rede Verifique, com base nos itens a seguir, se a impressora está se comunicando com a rede. Estas informações presumem que uma página de configuração do Jetdirect já foi impressa. 1. Há algum problema de conexão física entre a estação de trabalho ou o servidor de arquivos e o servidor de impressão HP Jetdirect? Verifique o sistema de cabos de rede, as conexões e as configurações do roteador.
4. O servidor de impressão está conectado a uma rede 802.1X e configurado adequadamente para a operação EAP/802.1X? A rede deve suportar o método EAP (Extensible Authentication Protocol) configurado para utilização no servidor de impressão. Verifique a configuração da porta 802.1X da rede. Se não permitir o acesso temporário ou de convidado, talvez você necessite pré-configurar o servidor de impressão Jetdirect para a operação 802.1X antes de efetuar a conexão à rede.
10. Existe alguma mensagem de erro nas seções do protocolo sobre a página de configuração do Jetdirect? Consulte o Capítulo 9 “Página de configuração do HP Jetdirect” para obter uma lista de mensagens de erro do servidor de impressão. 11. Se Apple EtherTalk estiver sendo utilizada, a impressora aparece no Seletor? ■ ■ ■ ■ Verifique as configurações da rede e do HP Jetdirect na página de configuração do Jetdirect. Consulte o Capítulo 9 para obter informações sobre a página de configuração.
14. Se você estiver utilizando Microsoft Windows NT 4.0 (DLC/LLC), a impressora aparece na caixa de diálogo Adicionar porta periférica de rede Hewlett-Packard? ■ ■ ■ Verifique as configurações da rede e do HP Jetdirect na página de configuração do Jetdirect. Consulte o Capítulo 9 para obter informações sobre a página de configuração. Confirme as configurações da rede para a impressora que utiliza o painel de controle (no caso de impressoras com painéis de controle).
5. Se o teste do comando ping passar, imprima um arquivo de teste. No prompt do UNIX, digite: lpr -Pprinter_name test_file (Sistemas base em BSB e Linux) em que printer_name é o nome da impressora e test_file é um arquivo adequado (ASCII, PCL, PostScript, HP-GL/2 ou texto) para a impressora definida na marcação :rp no arquivo printcap. 6. Se o arquivo de teste não for impresso, execute as seguintes etapas: ■ ■ ■ ■ Verifique as entradas de printcap.
8. Verifique se a impressora está configurada para imprimir o tipo de arquivo de teste especificado: PCL, PostScript, HP-GL/2 ou ASCII. 9. Verifique se a impressora foi desligada ou se perdeu a conexão de rede local no meio de um trabalho de impressão. Filas LPD poderão se tornar desativadas ou parar de enviar dados se a impressora for desligada ou se a conexão de rede local for quebrada quando a impressora estiver no meio da impressão de um trabalho.
9 Página de configuração do HP Jetdirect Introdução A página de configuração do HP Jetdirect é uma ferramenta importante para o gerenciamento ou a solução de problemas dos servidores de impressão HP Jetdirect. Essa página fornece informações de identificação (como o modelo do HP Jetdirect, a versão do firmware e o endereço de hardware de rede local), bem como o status e os parâmetros de configuração dos protocolos de rede suportados.
Formato da página de configuração Uma página de configuração típica do Jetdirect é ilustrada na Figura 9.1. As informações da página de configuração fornecidas variam de acordo com o servidor de impressão. Figura 9.
A página de configuração do Jetdirect está dividida em seções, conforme identificado na tabela a seguir. Para cada seção, descrições e configurações detalhadas dos parâmetros, incluindo mensagens de erro, são fornecidas no restante desse capítulo. Nome da seção Descrição Configuração do HP Jetdirect ou informações gerais Identifica o servidor de impressão HP Jetdirect e fornece o status geral. Para obter informações sobre os itens desta seção, consulte a Tabela 9.1.
Mensagens da página de configuração Configuração do HP Jetdirect/Informações gerais Nesta seção, há informações sobre a configuração geral do servidor de impressão HP Jetdirect, conforme descrito na Tabela 9.1. Para conhecer as mensagens de erro, consulte a Tabela 9.9. Tabela 9.1 Configuração do HP Jetdirect (1 de 2) Mensagem STATUS: Descrição Estado atual do servidor de impressão HP Jetdirect. PLACA E/S PRONTA: O servidor de impressão HP Jetdirect foi conectado com êxito à rede e está aguardando dados.
Tabela 9.1 Configuração do HP Jetdirect (2 de 2) Mensagem Descrição LAA O LAA (Locally Administered Address - endereço administrado localmente) identifica o endereço de hardware de rede local, especificado pelo usuário, de um servidor de impressão, o que pode ser necessário para alguns administradores de rede. O endereço padrão é o endereço de hardware da rede local padrão de fábrica do servidor de impressão. CONFIG.
Configurações de segurança As informações nessa seção da página de configuração do Jetdirect estão descritas na Tabela 9.2. Tabela 9.2 Configurações de segurança (1 de 2) Mensagem Descrição SENHA DO ADMINISTRADOR: Especifica se uma senha do administrador IP foi configurada no servidor de impressão. Essa senha é compartilhada pelo Telnet, pelo servidor da Web incorporado e pelo HP Web Jetadmin para controlar o acesso aos parâmetros de configuração do servidor de impressão.
Tabela 9.2 Configurações de segurança (2 de 2) Mensagem Descrição VERSÕES SNMP: Especifica as versões SNMP ativadas no servidor de impressão. DESATIVADAS: Todas as versões SNMP estão desativadas no servidor de impressão. Nenhum acesso ao SNMP é permitido. 1;2: SNMP v.1 e SNMP v.2c são suportados, e o SNMP v.3 está desativado ou não é suportado. 1;2;3-na/np: Os SNMP v.1, v.2c e v.3 estão ativados. O v.3 está ativado com a segurança mínima sem autenticação (“na”) e sem privacidade (“np”).
Estatísticas de rede As informações nessa seção da página de configuração do Jetdirect estão descritas na Tabela 9.3. Tabela 9.3 Estatísticas de rede Mensagem Descrição TOTAL DE PACOTES RECEBIDOS: Número total de quadros (pacotes) recebidos pelo servidor de impressão HP Jetdirect sem erros. Isso inclui transmissões, pacotes multicast e pacotes especificamente endereçados ao servidor de impressão. Esse número não inclui pacotes especificamente endereçados a outros nós.
Informações do protocolo TCP/IP As informações nessa seção da página de configuração do Jetdirect estão descritas na Tabela 9.4. Para conhecer as mensagens de erro, consulte a Tabela 9.9. Tabela 9.4 Informações sobre a configuração do TCP/IP (1 de 4) Mensagem STATUS: Descrição Status atual do TCP. READY (Pronto): Indica que o servidor de impressão HP Jetdirect está aguardando dados por meio do TCP/IP. DISABLED (Desativado): Indica que o TCP/IP foi manualmente desativado.
Tabela 9.4 Informações sobre a configuração do TCP/IP (2 de 4) Mensagem Descrição DEFAULT GATEWAY: (Gateway padrão) O endereço IP do gateway utilizado durante o envio de pacotes a partir da rede local. Somente um gateway padrão pode ser configurado. Durante a inicialização, um valor temporário 0.0.0.0 é exibido. Se não for fornecido, o endereço IP do servidor de impressão Jetdirect será utilizado. NOT SPECIFIED (Não especificado): Indica que o gateway padrão não está configurado.
Tabela 9.4 Informações sobre a configuração do TCP/IP (3 de 4) Mensagem Descrição BOOTP/DHCP SERVER: (Servidor BOOTP/DHCP) Exibida durante a inicialização enquanto o servidor de impressão HP Jetdirect tenta obter a sua configuração TCP/IP a partir de um servidor BOOTP ou DHCP. O endereço temporário exibido é 0.0.0.0. TFTP SERVER: (Servidor TFTP) O endereço IP do sistema no qual o arquivo de configuração TFTP está localizado. Durante a inicialização, o endereço temporário 0.0.0.0 é exibido.
Tabela 9.4 Informações sobre a configuração do TCP/IP (4 de 4) Mensagem Descrição SLP: Especifica se o servidor de impressão HP Jetdirect envia pacotes SLP (Service Location Protocol - Protocolo de localização de serviço) utilizados pelos aplicativos do sistema para a instalação automática. ENABLED (Ativado): O servidor de impressão envia pacotes SLP. DISABLED (Desativado): O servidor de impressão não envia pacotes SLP.
Informações do Protocolo IPX/SPX As informações nessa seção da página de configuração do Jetdirect estão descritas na Tabela 9.5. Para conhecer as mensagens de erro, consulte a Tabela 9.9. Tabela 9.5 Informações da Configuração do IPX/SPX (1 de 2) Mensagem STATUS: Descrição Indica o status atual do protocolo IPX/SPX. READY (Pronto): Indica que o servidor de impressão HP Jetdirect está aguardando dados por meio do IPX/SPX. DISABLED (Desativado): Indica que o IPX/SPX foi manualmente desativado.
Tabela 9.5 Informações da Configuração do IPX/SPX (2 de 2) Mensagem Descrição NETWORK (Rede) A primeira coluna (Rede) indica o número da rede associado com o tipo de quadro de protocolo utilizado para a comunicação entre um servidor e o servidor de impressão HP Jetdirect. XXXXXX XXXXXX XXXXXX XXXXXX UNKNOWN (Desconhecido): Indica que o servidor de impressão HP Jetdirect ainda está tentando determinar o número da rede a ser utilizado.
Parâmetros do Novell NetWare As informações nessa seção da página de configuração do Jetdirect estão descritas na Tabela 9.6. Para conhecer as mensagens de erro, consulte a Tabela 9.9. Tabela 9.6 Informações sobre a configuração do Novell NetWare (1 de 2) Mensagem STATUS: Descrição Indica o status atual da configuração do Novell NetWare. READY (Pronto): Indica que o servidor de impressão HP Jetdirect está aguardando dados. DISABLED (Desativado): Indica que o IPX/SPX foi manualmente desativado.
Tabela 9.6 Informações sobre a configuração do Novell NetWare (2 de 2) Mensagem Descrição NDS CONTEXT: (Contexto NDS) Exibe um nome NDS totalmente qualificado no qual o objeto servidor de impressão HP Jetdirect reside na árvore do NDS. Por exemplo: CN=lj_pserver.OU=support.OU=mycity.OU=mycompany NOT SPECIFIED (Não especificado) ou em branco: O NDS está desativado.
Informações do protocolo AppleTalk As informações nessa seção da página de configuração do Jetdirect (somente Ethernet) estão descritas na Tabela 9.7. Para conhecer as mensagens de erro, consulte a Tabela 9.9. Tabela 9.7 Informações sobre a configuração do AppleTalk Mensagem STATUS: Descrição Indica o status atual da configuração AppleTalk. READY (Pronto): Indica que o servidor de impressão HP Jetdirect está aguardando dados. DISABLED (Desativado): Indica que o AppleTalk foi manualmente desativado.
Informações do Protocolo DLC/LLC As informações nessa seção da página de configuração do Jetdirect estão descritas na Tabela 9.8. Tabela 9.8 Mensagem STATUS: Informações de Configuração DLC/LLC Descrição Indica o status atual do protocolo DLC/LLC. READY (Pronto): Indica que o servidor de impressão HP Jetdirect está aguardando dados. DISABLED (Desativado): Indica que o DLC/LLC foi manualmente desativado.
Mensagens de erro Códigos e mensagens de erro que podem aparecer nas seções Status da página de configuração do Jetdirect são descritas na Tabela 9.9. Tabela 9.9 Mensagens de erro (1 de 13) Código e mensagem de erro Descrição 02 ERRO DE REDE LOCAL - LOOPBACK INTERNO Durante o autoteste, o servidor de impressão HP Jetdirect detectou um erro de teste de loopback interno. O servidor de impressão pode estar com problemas. Se o erro persistir, substitua o servidor de impressão HP Jetdirect.
Tabela 9.9 Mensagens de erro (2 de 13) Código e mensagem de erro Descrição 0C ERRO DE REDE LOCAL - RECEPTOR DESATIVADO O sistema de cabos da rede ou o servidor de impressão HP Jetdirect pode estar com problemas. Verifique o sistema de cabos e os conectores da rede Ethernet. Se você não encontrar nenhum problema com o sistema de cabos da rede, execute o autoteste de inicialização: desligue a impressora e, em seguida, ligue-a novamente.
Tabela 9.9 Mensagens de erro (3 de 13) Código e mensagem de erro Descrição 14 DESCONECTADO O protocolo Novell NetWare está desconectado. Verifique o servidor e o servidor de impressão. 15 ERRO DE CONFIGURAÇÃO (Ethernet) As informações de configuração para as funções NetWare não estão armazenadas corretamente no servidor de impressão HP Jetdirect. Utilize o software de instalação, o servidor da Web incorporado ou outras ferramentas para reconfigurar o servidor de impressão.
Tabela 9.9 Mensagens de erro (4 de 13) Código e mensagem de erro Descrição 19 NENHUMA FILA ATRIBUÍDA O servidor de impressão HP Jetdirect detectou que nenhuma fila foi atribuída ao objeto servidor de impressão. Atribua filas ao objeto servidor de impressão utilizando a instalação da impressora ou utilitários NetWare. Nota: Quando vários servidores de arquivos estão configurados, o erro apenas será exibido na página de configuração se nenhum dos servidores de arquivos tiver sido conectado com êxito.
Tabela 9.9 Mensagens de erro (5 de 13) Código e mensagem de erro Descrição 1F ERRO AO NEGOCIAR O TAMANHO DO BUFFER Foi detectada uma falha durante a seleção do tamanho do buffer a ser utilizado na leitura dos dados de impressão a partir do servidor de arquivos. Isso pode indicar um problema com a rede.
Tabela 9.9 Mensagens de erro (6 de 13) Código e mensagem de erro Descrição 23 NÃO FOI POSSÍVEL CONECTAR-SE À FILA Uma falha foi detectada quando o servidor de impressão HP Jetdirect tentou se conectar a uma das filas atribuídas ao objeto servidor de impressão. Isso pode ter ocorrido porque nenhum servidor tem permissão para se conectar a essa fila. Também pode ser um problema de rede ou segurança.
Tabela 9.9 Mensagens de erro (7 de 13) Código e mensagem de erro Descrição 29 NÃO É POSSÍVEL DETECTAR O NÚMERO DA REDE O servidor de impressão HP Jetdirect está tentando, por mais de 3 minutos, determinar o protocolo NetWare utilizado na rede. Verifique se todos os servidores de arquivos e roteadores estão operando corretamente. Verifique se as configurações para o tipo de quadro NetWare e para o roteamento de origem estão corretos.
Tabela 9.9 Mensagens de erro (8 de 13) Código e mensagem de erro Descrição 33 ERRO NA LISTA DE FILAS DE OBJETOS IMPRESSORA DO NDS A lista de filas de impressão atribuída aos objetos impressora não pôde ser localizada. 34 ERRO DO NDS: OBJETO IMPRESSORA NÃO IDENTIFICADO O objeto impressora não pôde ser localizado no diretório do NDS. 35 ERRO DO NDS: VERSÃO DE SERVIDOR INVÁLIDA A versão atual do servidor de arquivos NetWare não é suportada.
Tabela 9.9 Mensagens de erro (9 de 13) Código e mensagem de erro Descrição 3E ERRO NO CÓDIGO PÚBLICO DO SERVIDOR DE IMPRESSÃO NDS Incompatibilidade do nome do objeto servidor de impressão. Não foi possível ler o código público do servidor de impressão. Verifique os nomes dos objetos. Verifique se o código de objeto atribuído ao servidor de impressão HP Jetdirect é um objeto servidor de impressão e não um objeto impressora ou de outro tipo.
Tabela 9.9 Mensagens de erro (10 de 13) Código e mensagem de erro Descrição 48 ERRO DE CONFIGURAÇÃO ARQUIVO INCOMPLETO O arquivo de configuração TFTP continha uma última linha incompleta que não terminou em um caractere de nova linha. 49 ERRO DE CONFIGURAÇÃO A LINHA É MUITO LONGA Uma linha que estava sendo processada no arquivo de configuração TFTP era maior do que o servidor de impressão HP Jetdirect podia aceitar.
Tabela 9.9 Mensagens de erro (11 de 13) Código e mensagem de erro Descrição 52 RESPOSTA BOOTP/DHCP INCORRETA Um erro foi detectado na resposta BOOTP ou DHCP recebida pelo servidor de impressão HP Jetdirect.
Tabela 9.9 Mensagens de erro (12 de 13) Código e mensagem de erro Descrição 5C RESPOSTA DHCP INCORRETA Foi recebida uma resposta incorreta do servidor DHCP. Verifique as configurações do servidor DHCP para este servidor de impressão. 5D DURAÇÃO DA CONCESSÃO DHCP CURTA DEMAIS Os tempos de concessão DHCP para as configurações de TCP/IP do servidor de impressão são muito curtos. Reconfigure o tempo de concessão DHCP no servidor.
Tabela 9.9 Mensagens de erro (13 de 13) Código e mensagem de erro Descrição F1 TENTANDO CONECTAR-SE AO SERVIDOR O servidor de impressão HP Jetdirect está tentando conectar-se aos servidores NetWare. Essa é uma mensagem normal. Aguarde até que a conexão seja estabelecida ou que outra mensagem de status seja exibida. F2 TFTP EM ANDAMENTO O servidor de impressão está tentando utilizar TFTP para obter as configurações TCP/IP na rede.
A Visão geral de TCP/IP Introdução O objetivo deste apêndice é fornecer informações que possam ajudá-lo a obter um conhecimento básico sobre TCP/IP. Semelhante a uma linguagem comum que as pessoas usam para se comunicarem umas com as outras, o TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol - Protocolo de controle de transmissão/Protocolo de Internet) é um conjunto de protocolos projetados para definir a forma como computadores e outros dispositivos se comunicam entre si em uma rede.
TCP (Transmission Control Protocol Protocolo de controle de transmissão) O TCP decompõe os dados em pacotes e recombina esses pacotes no ponto de recepção, fornecendo um serviço orientado por conexão, confiável e de envio garantido a outro nó na rede. Quando os pacotes de dados são recebidos no destino, o TCP calcula um total de verificação para cada pacote, a fim de verificar se os dados não foram corrompidos.
Endereço IP: (Rede) Os endereços de rede são gerenciados por uma organização em Norfolk, Virgínia, denominada InterNIC. A InterNIC foi contratada pela National Science Foundation para gerenciar os endereços e domínios na Internet. Os endereços de rede são distribuídos às organizações que, por sua vez, se responsabilizam por garantir que todos os dispositivos ou hosts conectados à rede sejam numerados adequadamente.
Conforme ilustrado na Tabela A.2, cada classe de rede distingue, por meio do primeiro identificador de bit, o intervalo do endereço, o número de cada tipo disponível e o número máximo de hosts permitido em cada classe. Tabela A.2 Características da classe de rede Classe Primeiro identificador de bit Intervalo de endereço Número máximo de redes na classe Número máximo de hosts na rede A 0 0.0.0.0 a 127.255.255.255 126 Mais de 16 milhões B 10 128.0.0.0 a 191.255.255.255 16.382 65.
DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol Protocolo de configuração de host dinâmico) O DHCP permite que um grupo de dispositivos utilize um conjunto de endereços IP mantidos pelo servidor DHCP. O dispositivo ou host envia uma solicitação ao servidor e, se não houver um endereço IP disponível, o servidor irá atribuí-lo ao dispositivo. BOOTP BOOTP é um protocolo bootstrap utilizado para fazer o download de parâmetros de configuração e de informações de host, a partir de um servidor de rede.
Máscara de sub-rede A máscara de sub-rede é um mecanismo utilizado para dividir uma única rede IP em várias sub-redes diferentes. Em uma determinada classe de rede, uma parte do endereço IP, que normalmente seria utilizada para identificar um nó, é utilizada para identificar uma sub-rede. A máscara de sub-rede é aplicada a cada endereço IP para especificar a parte utilizada para sub-redes e a parte utilizada para identificar o nó. Por exemplo, consulte a Tabela A.3. Tabela A.
Gateways Gateways (roteadores) são utilizados para conectar redes. Os gateways são dispositivos que atuam como conversores entre sistemas que não utilizam os mesmos protocolos de comunicação, formatação de dados, estruturas, idiomas ou arquiteturas. Os gateways reempacotam os pacotes de dados e alteram a sintaxe para, assim, fazer a correspondência com o sistema de destino. Quando as redes são divididas em sub-redes, os gateways são necessários para conectar uma sub-rede à outra.
É possível configurar o servidor de impressão HP Jetdirect com o endereço IP do servidor syslog. Depois de configurado um servidor syslog, o servidor de impressão HP Jetdirect e o dispositivo conectado a esse servidor podem enviar mensagens syslog por meio de UDP. O servidor syslog talvez não receba todos os eventos syslog do servidor de impressão HP Jetdirect. ● ● ● O UDP não assegura o envio de mensagens.
Tabela A.4 Parâmetros syslog do HP Jetdirect Item Descrição Syslog Facility Um código utilizado para identificar a origem de uma mensagem (por exemplo, identificar a origem de mensagens selecionadas durante a solução de problemas). Por padrão, os servidores de impressão HP Jetdirect utilizam o LPR como o código de origem, mas os valores de usuário local0 a local7 podem ser utilizados para isolar servidores de impressão individuais ou grupos de servidores de impressão.
B Menu do painel de controle do HP Jetdirect Introdução Os servidores de impressão incorporados HP Jetdirect fornecem um menu de configuração que pode ser acessado do painel de controle da impressora. As combinações de teclas para acessá-lo a partir do painel de controle da impressora dependem da impressora. Consulte o guia de Utilização ou imprima um mapa do menu do painel de controle para obter mais informações.
Descrições de parâmetros Para obter uma descrição de opções e itens de menu, consulte a Tabela B.1. Tabela B.1 Menu do Painel de controle do HP Jetdirect (1 de 8) Item do menu Opções Descrição das configurações TCP/IP ENABLE (Ativar) ● ON: Ativa o protocolo TCP/IP ● OFF: Desativa o protocolo TCP/IP PTWW NOME DO HOST Uma seqüência alfanumérica de até 32 caracteres utilizada para identificar o dispositivo. Esse nome está relacionado na página de configuração do Jetdirect.
Tabela B.1 Menu do Painel de controle do HP Jetdirect (2 de 8) Item do menu Opções Descrição das configurações DHCP RELEASE (Liberação DHCP) Esse menu será exibido se CONFIG METHOD tiver sido definido como DHCP e se existir uma concessão DHCP para o servidor de impressão. DHCP RENEW (Renovação DHCP) MANUAL SETTINGS (Configuração manual) PTWW ● NO (Não - padrão): A concessão DHCP atual é salva. ● YES (Sim): A concessão DHCP atual e o endereço IP concedido são liberados.
Tabela B.1 Menu do Painel de controle do HP Jetdirect (3 de 8) Item do menu Opções Descrição das configurações IP PADRÃO: Especificar o endereço IP a ser utilizado quando o servidor de impressão não pode obter um endereço IP da rede durante uma reconfiguração forçada de TCP/IP (por exemplo, quando configurado manualmente para usar BootP ou DHCP). ● AUTO IP: Será definido um endereço IP vinculado 169.254.x.x. ● HERANÇA: Será definido o endereço 192.0.0.
Tabela B.1 Menu do Painel de controle do HP Jetdirect (4 de 8) Item do menu Opções Descrição das configurações IPX/SPX ENABLE (Ativar) ● ON: Ativa o protocolo IPX/SPX ● OFF: Desativa o protocolo IPX/SPX FRAME TYPE (Tipo de quadro) APPLETALK DLC/LLC SECURE WEB (Web segura) PTWW ENABLE (Ativar) ENABLE (Ativar) Seleciona a configuração do tipo de quadro da sua rede. ● AUTO (padrão): Define e limita automaticamente o tipo do primeiro quadro detectado.
Tabela B.1 Menu do Painel de controle do HP Jetdirect (5 de 8) Item do menu Opções Descrição das configurações DIAGNÓSTICOS Um menu Diagnósticos do Jetdirect fornece testes para ajudar a diagnosticar problemas de conexão de rede TCP/IP ou hardware de rede. TESTE LOOPBACK CUIDADO: Esse teste apagará a sua configuração TCP/IP. Um teste de loopback interno enviará e receberá pacotes somente no hardware de rede interna. Não existem transmissões externas na rede.
Tabela B.1 Menu do Painel de controle do HP Jetdirect (6 de 8) Item do menu PTWW Opções Descrição das configurações TESTE DE PING Esse teste é utilizado para verificar as comunicações da rede. Esse teste envia pacotes de nível de link para um host remoto da rede e, em seguida, aguarda uma resposta adequada. Para executar um teste de ping, defina os seguintes itens: ● IP DE DESTINO: Especificar o endereço IP do host remoto. Deve ser digitado um endereço IP válido. Por exemplo, não é permitido 0.0.0.0.
Tabela B.1 Menu do Painel de controle do HP Jetdirect (7 de 8) Item do menu PTWW Opções Descrição das configurações RESULTADOS PING Utilize esse item para exibir os resultados e o status do teste de ping utilizando a tela do painel de controle. É possível selecionar os seguintes itens: ● PAC. ENVIADOS: Exibe o número de pacotes (0 - 65535) enviados ao host remoto desde que o teste mais recente foi iniciado ou concluído. ● PAC.
Tabela B.1 Menu do Painel de controle do HP Jetdirect (8 de 8) Item do menu REDEF. SEGURANÇA LINK SPEED (Velocidade de conexão) Opções Descrição das configurações Especifica se as configurações atuais de segurança no servidor de impressão devem ser salvas ou redefinidas para os padrões de fábrica. ● NO (Não - padrão): As configurações de segurança atuais são mantidas. ● YES (Sim): As configurações de segurança são redefinidas aos padrões de fábrica.
C Instruções do OpenSSL Licença do OpenSSL Copyright © 1998-2004 O projeto OpenSSL. Todos os direitos reservados. Redistribuição e uso nas formas de origem e binária, com ou sem modificação, são permitidos mediante o cumprimento das seguintes condições: 1. As redistribuições do código-fonte devem preservar os avisos sobre direitos autorais acima mencionados, esta lista de condições e o seguinte aviso de isenção. 2.
Licença original SSLeay Copyright © 1995-1998 Eric Young (eay@cryptsoft.com). Todos os direitos reservados. Este pacote é uma implementação SSL escrita por Eric Young (eay@cryptsoft.com). A implementação foi criada de modo a oferecer compatibilidade com SSL da Netscape. Esta biblioteca é de uso gratuito para fins comerciais e não comerciais, desde que as condições a seguir sejam cumpridas.
As disposições referentes à licença e à distribuição de qualquer versão disponível publicada ou derivada deste código não podem ser alteradas, isto é, o código não pode simplesmente ser copiado e colocado sob outra licença de distribuição (incluindo a GNU Public Licence).
Índice remissivo A Apple, Seletor 30, 184 AppleTalk configuração do painel de controle 232 configuração do software 27 configuração Telnet 89 configuração TFTP 57 instalação do software 26 Name (nome) 28, 204 Número da rede 204 Número do nó 204 STATUS 204 Tipo 110, 204 verificação da configuração 28 Zona 110, 204 Arquivo de configuração 198 Arquivo de teste, impressão LPD UNIX 150 Arquivo printcap 147 Atualizações de firmware 11 configuração TFTP 58 obtenção 11 parâmetros TFTP 58 servidor da Web incorporado
Índice remissivo Configuração do painel de controle 95, 228 Confirmação negativa do DHCP 216 Criptografia codificações suportadas 135 SNMP v3 136 D Dados inesperados do servidor de impressão recebidos 211 Data de fabricação 192 Definir o nome da comunidade SNMP configuração Telnet 88 configuração TFTP 55, 56 página de configuração 194 recursos de segurança 170 servidor da Web incorporado 111 Consulte também, Nome da comunidade Desconectado 208 Desconectando-se do servidor 217 Tempo limite SPX 211 Desvios,
Índice remissivo Erro de rede local Chip controlador 206 Excesso de comunicação 206 Falhas de novas tentativas 207 Falta SQE 206 Linkbeat ausente 207 Loopback externo 206 Loopback interno 206 Perda de sinal 207 Receptor desativado 207 Retardamento infinito 206 Transmissor desativado 207 Truncamento 207 Erro de senha 208 Erro do NDS excede o número máximo de servidores 206 falha ao alterar a senha 206 fila não identificada 213 máximo de objetos fila 207 máximo de objetos impressora 207 não foi possível efetu
Índice remissivo Host, lista de acesso, consulte lista de acesso HP IP/IPX Printer Gateway para NDPS 24 HP Jetdirect cold-reset (reinicialização a frio) 175 estatísticas de rede 193, 195 mensagens da página de configuração 188 mensagens de configuração geral 191 Mensagens de erro 206 página de configuração, impressão 179 utilização do painel de controle da impressora 95, 228 HP LaserJet Utility como renomear a impressora 28 execução 27 HP Web Jetadmin 18 com servidor da Web incorporado 99 instalação 19 remo
Índice remissivo ipv4-multicast arquivo de configuração TFTP 53 servidor da Web incorporado 113, 137 Telnet 84 IPX/SPX configuração do painel de controle 232 configuração Telnet 88 configuração TFTP 56 mensagem STATUS 200 Lista de acesso arquivo de configuração TFTP 51 configuração Telnet 82 entrada da página de configuração 194 recursos de segurança 170 servidor da Web incorporado 133 LPD, consulte impressão LPD Mensagens da página de configuração AppleTalk 204 DLC/LLC 205 IPX/SPX 200 Mensagens de erro 2
Índice remissivo NDS Contexto 203 Erro de autenticação 206 Erro de código público do servidor 212 Erro de notificação do objeto impressora 212 Erro na lista de fila de objetos impressora 213 Erro na lista de impressoras do servidor de impressão 212 Erro no código público do servidor de impressão 214 Erro no estado de conexão 213 Erro no nome do servidor de impressão 212 Nome da árvore 202 Negociação automática 192 Nenhuma fila atribuída 209 NIS (Serviço de informações sobre a rede) 39 Nome da comunidade con
Índice remissivo PEAP 10 PEM (Privacy Enhanced Mail) 132 Período de validade certificados 131 ping para configuração 69 Teste do painel de controle 234 Placa E/S, mensagem STATUS 191 Porta selecionada 191 Protected Extensible Authentication Protocol (Protocolo de autenticação extensível protegida), consulte PEAP Protocolo de transferência de arquivo comum (TFTP), consulte TFTP Protocolos configuração do painel de controle 228 configuração Telnet 76 configuração TFTP 56 servidor da Web incorporado 112, 134 P
Índice remissivo Servidor de impressão Identificação 7, 191 Menu do Painel de controle 229 Servidor de impressão não definido 209 Servidor DHCP, identificação 197 Servidor DNS 60, 198 configuração Telnet 79 configuração TFTP 49 marcação do arquivo de boot 42 servidor da Web incorporado 114 Servidor proxy configuração do painel de controle 231 servidor da Web incorporado 116 Servidor RARP, identificação 197 Servidor syslog identificação 198 painel de controle da impressora 95 parâmetro do arquivo Bootptab 42
Índice remissivo Telnet configuração da linha de comando 76 controle de segurança 170 exclusão do endereço IP 94 utilização 71 Tempo limite inativo arquivo de configuração TFTP 53 configuração atual 198 painel de controle da impressora 95 servidor da Web incorporado 105 Telnet 84 TFTP arquivo de configuração 45 BOOTP 38 controle da configuração 48 DHCP 59 Mensagens de erro 215 Servidor 40, 198 Tipo de quadro de rede recebido 201 Tipo de quadro principal 200 Total de pacotes recebidos 195 W Web Jetadmin URL
© 2004 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Português JDAG_JDI_backPT_P2.