Dispositivos Apontadores e Teclado Número de peça: 404163-201 Março de 2006 Este guia fornece informações sobre dispositivos apontadores e teclado.
Sumário 1 Dispositivos apontadores TouchPad (somente em determinados modelos) . . . . . . . Utilização do TouchPad. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Bastão apontador (somente em determinados modelos) . Utilização do bastão apontador . . . . . . . . . . . . . . . . . Utilização de um mouse externo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Configuração de preferências do TouchPad . . . . . . . . . . 1–1 1–2 1–3 1–3 1–4 1–4 2 Teclado Teclas de acesso . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Sumário Configuração de preferências de botão . . . . . . . . . . Exibição do Menu Q . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Configuração de preferências de organização . . . . . Configuração de preferências de zoom . . . . . . . . . . Configuração de outras preferências . . . . . . . . . . . . Info Center . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2–11 2–13 2–17 2–18 2–19 2–20 3 Teclado numérico Utilização do teclado numérico integrado . . . . . . . . . . . .
1 Dispositivos apontadores TouchPad (somente em determinados modelos) A ilustração e a tabela a seguir descrevem o TouchPad do computador. Componente Descrição 1 TouchPad* Move o ponteiro e seleciona ou ativa itens na tela. Pode ser definido para executar outras funções de mouse, como rolagem, seleção e clique duplo. 2 Botão esquerdo do TouchPad* Funciona como o botão esquerdo de um mouse externo.
Dispositivos apontadores Componente Descrição 3 Zona de rolagem do Rola para cima ou para baixo. TouchPad* 4 Botão direito do TouchPad* Funciona como o botão direito de um mouse externo. *Esta tabela descreve as configurações padrão. Para visualizar e alterar as preferências do TouchPad, selecione Iniciar > Painel de controle > Impressoras e outros itens de hardware > Mouse. Para obter detalhes sobre configurações do TouchPad, consulte “Configuração de preferências do TouchPad”.
Dispositivos apontadores Bastão apontador (somente em determinados modelos) Componente Descrição 1 Bastão apontador Move o ponteiro e seleciona ou ativa itens na tela. 2 Botão esquerdo do bastão Funciona como o botão esquerdo de um mouse externo. apontador 3 Botão direito do bastão apontador Funciona como o botão direito de um mouse externo. Utilização do bastão apontador Para mover o cursor, pressione o bastão apontador na direção desejada.
Dispositivos apontadores Utilização de um mouse externo Um mouse USB externo pode ser conectado ao computador através de uma das portas USB do computador. Um mouse USB também pode ser conectado ao sistema através das portas de um dispositivo de acoplamento opcional (somente em determinados modelos).
2 Teclado As próximas seções fornecem informações sobre os recursos do teclado do computador. computador pode ter uma aparência ligeiramente diferente Seu das exibidas nas ilustrações deste capítulo. Teclas de acesso Teclas de acesso são combinações predefinidas da tecla fn 1 e a tecla Esc 2 ou uma das teclas de função 3. Os ícones nas teclas f3, f4 e f8 a f10 representam as funções das teclas de acesso. As funções e os procedimentos de tecla de acesso são abordados nas seções a seguir.
Teclado Referência rápida de teclas de acesso Para executar esta função Pressione Iniciar o Modo de Espera fn+f3 Sair do Modo de Espera Botão Liga/Desliga Alternar entre a tela do computador e o visor externo fn+f4 Exibir informações sobre a bateria fn+f8 Limpar informações sobre a bateria fn+f8 Diminuir o brilho da tela fn+f9 Aumentar o brilho da tela fn+f10 Exibir informações do sistema fn+Esc Limpar informações do sistema fn+Esc ou pressione OK Procedimentos de tecla de acesso Para u
Teclado Iniciar o Modo de Espera (fn+f3) Pressione fn+f3 para iniciar o Modo de Espera. Quando o Modo de Espera é iniciado, o trabalho é armazenado na memória de acesso aleatório (RAM), a tela fica vazia e a energia é economizada. Quando o computador está no Modo de Espera, a luz de alimentação pisca. O computador deve ser ligado antes de iniciar o Modo de Espera. Se o computador estiver na Hibernação, é preciso sair da Hibernação para poder iniciar o Modo de Espera.
Teclado Os seguintes tipos de transmissão de vídeo, com exemplos dos dispositivos que os utilizam, são suportados pela tecla de acesso fn+f4: Q LCD (tela do computador) Q VGA externo (a maioria dos monitores externos) Q S-Video (televisores, filmadoras, VCRs e placas de captura de vídeo com conectores de entrada de S-Video) Q Vídeo composto (televisores, filmadoras, VCRs e placas de captura de vídeo com conectores de entrada de vídeo composto) de vídeo composto somente podem ser Dispositivos cone
Teclado Diminuir o brilho da tela (fn+f9) Pressione fn+f9 para diminuir o brilho da tela. Mantenha pressionada a tecla de acesso para diminuir o nível de brilho em incrementos. Aumentar o brilho da tela (fn+f10) Pressione fn+f10 para aumentar o brilho da tela. Mantenha pressionada a tecla de acesso para aumentar o nível de brilho em incrementos.
Teclado Botões HP Quick Launch (somente em determinados modelos) Use os botões HP Quick Launch para abrir os programas que são utilizados com freqüência, também chamados de aplicativos no painel de controle do HP Quick Launch Buttons. Componente Descrição 1 Botão do Info Center Inicia o Info Center, que permite a você abrir diversas soluções de software. É possível também reprogramar este botão para executar uma das seguintes ações: Q Iniciar o recurso de apresentação ou abrir o Menu Q.
Teclado Componente Descrição 2 Botão de Apresentação Inicia o recurso de apresentação. Este recurso abre um programa, pasta, arquivo ou site da Web e o exibe simultaneamente na tela do computador e em um dispositivo externo. Consulte o “Botão de apresentação” para obter mais informações. O botão de apresentação pode ser reprogramado para executar uma das seguintes ações: Q Abrir o Menu Q ou o Info Center. Q Abrir um editor de e-mail. Q Abrir uma caixa de pesquisa que permite buscar um site da Web.
Teclado Botão de apresentação Quando o botão de apresentação é pressionado pela primeira vez, a caixa de diálogo Configurações da apresentação é exibida. Nesta caixa de diálogo, é possível configurar o botão para executar uma das seguintes ações: Q Abrir um programa, pasta, arquivo ou site da Web especificado. Q Selecionar um esquema de energia. Q Selecionar uma configuração de exibição.
Teclado Q Abrir um editor de e-mail. Q Abrir uma caixa de pesquisa que permite buscar um site da Web. Botão do Info Center Quando o botão do Info Center é pressionado pela primeira vez, o Info Center é aberto, permitindo que você abra soluções predefinidas de software. Se preferir não utilizar a configuração padrão do botão do Info Center, é possível reprogramar o botão para executar uma das seguintes ações: Q Abrir o Menu Q ou iniciar o recurso de apresentação. Q Abrir um editor de e-mail.
Teclado Painel de controle do HP Quick Launch Buttons das preferências listadas no painel de controle do HP Algumas Quick Launch Buttons podem não ser suportadas pelo seu computador. É possível utilizar o painel de controle do HP Quick Launch Buttons para: Q Programar o botão de apresentação e o botão do Info Center, e alterar as configurações de cada botão. Q Adicionar, modificar e remover itens no Menu Q. Q Definir preferências para organização de janelas na área de trabalho do Windows.
Teclado As seções a seguir fornecem instruções sobre a configuração de preferências no painel de controle. Para obter mais informações na tela sobre qualquer item no painel de controle, clique no botão de ajuda no canto superior direito da janela. O botão de ajuda é identificado por um ícone com um ponto de interrogação.
Teclado R Para abrir um editor de e-mail ou para buscar um site da Web quando o botão é pressionado: a. Clique na seta para baixo próxima ao botão que deseja configurar e clique em Iniciar e-mail ou Buscar URL. b. Para salvar suas preferências e fechar o painel de controle, clique em OK. R Para abrir um programa, pasta, arquivo ou site da Web quando o botão é pressionado: a. Clique na seta para baixo próxima ao botão que deseja configurar e clique em Apresentação. b. Clique no botão Configurar. c.
Teclado e. Para selecionar uma configuração de exibição para o recurso de apresentação, clique em Interno Somente, Dois Monitores ou Área de Trabalho Estendida. Interno Somente é selecionada por padrão. AAoconfiguração escolher a configuração Área de Trabalho Estendida, é possível selecionar a opção que permite ao computador determinar a resolução ideal. Marque a caixa de seleção Deixar sistema determinar resolução ideal e, em seguida, clique em Aplicar.
Teclado Configuração de preferências do Menu Q O Menu Q pode exibir até 40 itens. Vários itens definidos pelo sistema são exibidos por padrão. É possível escolher entre exibir estes itens ou não. Somente itens definidos pelo usuário podem ser adicionados, modificados e removidos. Os itens do Menu Q são gerenciados a partir da lista Itens a serem exibidos no Menu Q. Remoção de item do Menu Q Para remover um item do Menu Q: 1. No painel de controle do HP Quick Launch Buttons, clique na guia Menu Q. 2.
Teclado 1. No painel de controle do HP Quick Launch Buttons, clique na guia Menu Q. 2. Clique em Adicionar. 3. Na caixa de diálogo Adicionar nova entrada ao Menu, é possível adicionar o item digitando ou procurando: R Para adicionar o item utilizando o teclado, digite um nome para o item na caixa Nome de exibição e digite o caminho para o item na caixa Nome do arquivo. Se preferir digitar o Nome de exibição e procurar pelo Nome do arquivo, deixe a caixa Nome do arquivo em branco.
Teclado R Para alterar o Nome de exibição ou o Nome do arquivo do item utilizando o teclado, digite o novo nome do item na caixa Nome de exibição ou digite o novo caminho para o item na caixa Nome do arquivo. Se preferir digitar o Nome de exibição e procurar o Nome do arquivo, deixe a caixa Nome do arquivo em branco. R Para alterar o Nome de exibição ou o Nome do arquivo procurando-o, clique no botão Procurar. Na janela, selecione o item.
Teclado Remoção de um item da lista Itens a serem exibidos no Menu Q Itens definidos pelo sistema não podem ser removidos da lista Itens a serem exibidos no Menu Q. Para remover um item definido pelo usuário: 1. No painel de controle do HP Quick Launch Buttons, clique na guia Menu Q. 2. Clique no item que deseja remover. 3. Clique em Remover. 4. Para salvar suas preferências e fechar o painel de controle, clique em OK.
Teclado Configuração de preferências de zoom Para alterar as configurações de fontes e ícones do sistema operacional e de programas: 1. No painel de controle HP Quick Launch Buttons, clique na guia Zoom. 2. Utilize os controles deslizantes para ajustar o tamanho da fonte e do ícone no sistema operacional e para ajustar o tamanho de fonte do título e do menu nos programas. 3. Para sincronizar as configurações do sistema operacional e do programa, clique na caixa Sincronizar configurações de SO e aplicativo.
Teclado Configuração de outras preferências Outras preferências podem ser definidas a partir da guia Preferências do HP Quick Launch Buttons. das preferências listadas na guia Preferências podem Algumas não ser suportadas pelo seu computador. Para definir uma preferência: 1. No painel de controle do HP Quick Launch Buttons, clique na guia Preferências. 2. Para exibir ou ativar uma preferência, marque a caixa de seleção próxima ao item.
Teclado Info Center O Info Center permite a você abrir as seguintes soluções de software: Q Contato com a HP Q Ajuda e suporte Q HP Mobile Data Protection Q Tour de produtos acessórios para notebook Q ProtectTools Security Manager Q Software Setup Q Assistente de conexão sem fio Q Informações do Sistema Para acessar o Info Center: 1. Pressione o botão Info Center. – ou – Selecione Iniciar > Info Center. 2. Na janela do Info Center, clique no aplicativo de software que deseja abrir.
3 Teclado numérico O computador possui um teclado numérico integrado e também suporta um teclado numérico externo opcional ou um teclado externo opcional que inclua um teclado numérico. computador pode ter uma aparência ligeiramente diferente Seu da exibida nas ilustrações deste capítulo.
Teclado numérico Componente Descrição 1 Luz de Num Lock 2 Tecla num lk 3 Teclado numérico integrado 4 Tecla fn Dispositivos Apontadores e Teclado 3–2
Teclado numérico Utilização do teclado numérico integrado As 15 teclas do teclado numérico integrado podem ser utilizadas como as teclas em um teclado numérico externo. Quando o teclado numérico integrado é ativado, cada tecla executa a função indicada pelo ícone localizado no canto superior direito da tecla. Ativação e desativação do teclado numérico integrado Pressione fn+num lk para ativar o teclado numérico integrado. A luz de Num Lock se acende.
Teclado numérico Utilização de um teclado numérico externo A maioria das teclas em grande parte dos teclados numéricos externos funciona de maneira diferente dependendo se o modo Num Lock está ligado ou desligado. Por padrão, o modo Num Lock é desativado. Por exemplo: Q Quando Num Lock está ligado, a maioria das teclas do teclado numérico digitam números. Q Quando Num Lock está desligado, a maioria das teclas do teclado numérico funcionam como as teclas de seta, page up ou page down.
Índice exibir informações do sistema 2–5 informações sobre a carga da bateria 2–4 iniciar modo de espera 2–2, 2–3 A alternância de visores 2–3 ativação de Num Lock 3–4 B bastão apontador botões 1–3 localização 1–3 botão de apresentação 2–7, 2–8, 2–9 Botão do Info Center 2–6 botões apresentação 2–7, 2–8, 2–9 Info Center 2–6 Quick Launch 2–6, 2–10 TouchPad 1–1 botões Quick Launch 2–6, 2–10 C carga da bateria, exibição de informações 2–4 comandos de tecla de acesso alternar exibições 2–3 aumentar o brilho d
Índice definição de preferências 1–4 descrição 1–1 utilização 1–2 O organização, configuração de preferências 2–17 P preferências do recurso de apresentação, configuração 2–11 V vídeo composto 2–4 R regiões de rolagem, TouchPad 1–2 T Tecla fn 3–2 tecla Num Lock 3–2 tecla shift 3–3 teclado numérico externo 3–4 interno 3–3 numérico integrado 3–2 teclado numérico externo 3–4 teclado numérico integrado 3–2 teclado numérico interno 3–3 teclas fn 3–2 função 2–1 Num Lock 3–2 shift 3–3 teclas de acesso 2–1 te
© Copyright 2006 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registradas nos EUA da Microsoft Corporation. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos e serviços da HP são as estabelecidas nas declarações de garantia expressa que acompanham tais produtos e serviços. Nada aqui contido deve ser interpretado como constituindo uma garantia adicional.