Apresentação do Notebook Manual do Utilizador
© Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Bluetooth é uma marca comercial dos respectivos proprietários e é utilizada pela Hewlett-Packard Company sob licença. Java é uma marca comercial da Sun Microsystems, Inc. nos EUA, Microsoft e Windows são marcas registadas da Microsoft Corporation nos EUA. O logótipo SD é marca comercial do respectivo proprietário. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Aviso de segurança AVISO! Para reduzir a possibilidade de lesões relacionadas com o calor ou sobreaquecimento do computador, não utilize o computador directamente no colo nem obstrua as aberturas de ventilação do computador. Utilize o computador apenas em superfícies planas e rígidas. Não permita que uma superfície rígida, tal como, por exemplo, uma impressora opcional ligada, ou uma superfície mole, tal como, por exemplo, um travesseiro, um tapete ou uma peça de vestuário, bloqueiem a circulação de ar.
iv Aviso de segurança
Índice 1 Identificar hardware 2 Componentes Aviso sobre o produto .......................................................................................................................... 2 Componentes da parte superior ........................................................................................................... 3 Dispositivos apontadores ..................................................................................................... 3 Luzes .............................................
vi
1 Identificar hardware Para consultar uma lista do hardware instalado no computador: ▲ Seleccione Iniciar > Painel de Controlo > Sistema e Segurança > Gestor de Dispositivos. Também é possível adicionar hardware ou modificar configurações de dispositivos com o Gestor de Dispositivos. NOTA: O Windows® inclui a funcionalidade Controlo de Conta de Utilizador para melhorar a segurança do computador.
2 Componentes Aviso sobre o produto Este manual do utilizador descreve as funções comuns à maioria dos modelos. É possível que algumas funções não estejam disponíveis no seu computador.
Componentes da parte superior Dispositivos apontadores Componente Descrição (1) Ponteiro indicador Move o ponteiro e selecciona ou activa itens no ecrã. (2) Botão esquerdo do ponteiro indicador Funciona como o botão esquerdo de um rato externo. (3) TouchPad* Move o ponteiro e selecciona ou activa itens no ecrã. (4) Botão esquerdo do TouchPad* Funciona como o botão esquerdo de um rato externo. (5) Botão direito do ponteiro indicador Funciona como o botão direito de um rato externo.
Luzes Componente Descrição (1) ● Acesa: está ligado um dispositivo integrado sem fios, tal como um dispositivo de rede local sem fios (WLAN), o HP Mobile Broadband Module e/ou um dispositivo Bluetooth®. ● Amarela: todos os dispositivos sem fios estão desligados. ● Acesa: o computador está ligado. ● Intermitente: O computador está no modo de Suspensão. ● Intermitente rápida: Deve ser ligado um transformador com uma classificação energética superior.
Componente Descrição (4) ● Turquesa intermitente: a unidade óptica ou de disco rígido está a ser utilizada. ● Amarela: O HP 3D DriveGuard parqueou temporariamente a unidade de disco rígido interna e, se estiver presente, a unidade de disco rígido na baía de expansão. Luz da unidade (5) Luz Caps Lock Acesa: a função Caps Lock está activada. (6) Luz Num Lock Acesa: a função Num Lock está activada ou o teclado numérico integrado está activado.
Componente Descrição (1) ● Quando o computador está desligado, prima o botão para o ligar. ● Quando o computador está ligado, prima o botão para o encerrar. ● Quando o computador está em modo de Suspensão, prima rapidamente o botão para sair desse modo. ● Quando o computador está em modo de Hibernação, prima rapidamente o botão para sair desse modo.
Componente Descrição (1) Tecla esc Apresenta informações do sistema quando premida em combinação com a tecla fn. (2) Tecla fn Executa funções do sistema utilizadas com frequência quando premida em combinação com a tecla de função ou com a tecla esc. (3) Tecla com o logótipo do Windows Apresenta o menu Iniciar do Windows. (4) Tecla de aplicações Windows Apresenta o menu de atalho dos itens sob o ponteiro.
Ecrã 8 Componente Descrição (1) Definir o sensor de luz ambiente Ajusta automaticamente a luminosidade do ecrã, de acordo com as condições de iluminação ambientais. (2) Microfones internos (2) Gravar som. (3) Webcam da HP Grava vídeos e vídeo estático. (4) Luz da Webcam da HP Acesa: a câmara integrada está a ser utilizada. (5) Luz do teclado Ilumina o teclado quando as condições de luminosidade são fracas e o botão de luz do teclado é premido.
Componentes da parte frontal Componente Descrição (1) Acesa: está ligado um dispositivo integrado sem fios, tal como um dispositivo de rede local sem fios (WLAN), o HP Mobile Broadband Module e/ou um dispositivo Bluetooth. Luz sem fios Amarela: todos os dispositivos sem fios estão desligados. (2) (3) (4) Luz de alimentação Luz da bateria Luz da unidade ● Acesa: o computador está ligado. ● Intermitente: O computador está no modo de Suspensão.
Componentes da parte posterior Componente Descrição (1) Permite ligar um cabo de segurança opcional ao computador. Ranhura do cabo de segurança NOTA: O cabo de segurança foi desenvolvido para funcionar como factor de desencorajamento, mas poderá não evitar que o computador seja roubado ou indevidamente utilizado. 10 (2) Conector de alimentação Liga um transformador CA. (3) Porta do monitor externo Permite ligar um monitor VGA ou um projector externo.
Componentes do lado direito Componente Descrição (1) Smart Card security (Segurança de smart card) Suporta smart cards e cartões Java™ opcionais. (2) Baía de expansão Suporta uma unidade óptica ou uma unidade de disco rígido. (3) Porta USB Permite ligar dispositivos USB opcionais. (4) Tomada RJ-45 (rede) Permite ligar cabos de rede. (5) Tomada RJ-11 (modem) Permite ligar cabos de modem.
Componentes do lado esquerdo Componente Descrição (1) Permite o fluxo de ar para refrigerar os componentes internos. Abertura de arrefecimento NOTA: A ventoinha do computador liga-se automaticamente para arrefecer os componentes internos e evitar o sobreaquecimento. É normal a ventoinha interna ligar-se e desligar-se durante o funcionamento rotineiro do computador. 12 (2) Portas USB (2) Permite ligar dispositivos USB opcionais.
Componentes da parte inferior Componente Descrição (1) Compartimento de bateria Guarda a bateria. (2) Conector de ancoragem Liga um dispositivo de ancoragem opcional. (3) Aberturas de ventilação (5) Permitem que a circulação de ar arrefeça os componentes internos. CUIDADO: Para impedir o sobreaquecimento, não obstrua as aberturas. Utilize o computador apenas em superfícies planas e rígidas.
14 Componente Descrição (8) Fecho de libertação da bateria Liberta a bateria da baía correspondente. (9) Ranhura SIM (somente em alguns modelos) Contém um módulo de identidade do assinante do serviço sem fios (SIM). A ranhura para o SIM está localizada dentro da baía da bateria.
Antenas sem fios Componente Descrição (1) Antenas WWAN (2)* Enviam e recebem sinais da comunicação sem fios para comunicar com as redes alargadas sem fios (WWAN). (2) Antenas WLAN (3)* Enviam e recebem sinais da comunicação sem fios para comunicar com as redes locais sem fios (WLAN). *As antenas não são visíveis do exterior do computador. Para transmissões optimizadas, mantenha desobstruídas as áreas à volta das antenas.
Componentes de hardware adicionais Componente Descrição (1) Cabo de alimentação* Liga o transformador CA à tomada CA. (2) Bateria* Mantém o computador em funcionamento quando não está ligado à fonte de alimentação externa. (3) Transformador CA Converte alimentação CA em alimentação CC. (4) Cabo de modem (somente em alguns modelos)* Permite ligar o modem interno a uma tomada de telefone RJ-11 ou a um adaptador de cabo do modem específico do país ou região.
3 Etiquetas As etiquetas afixadas no computador contêm informações de que pode necessitar quando resolver problemas no sistema ou viajar para o estrangeiro com o computador. ● Etiqueta de serviço – Fornece informações importantes, incluindo: ◦ Nome do Produto (1). É o nome do produto afixado na parte da frente do portátil. ◦ Número de Série (s/n) (2). Trata-se de um identificador alfanumérico exclusivo de cada produto. ◦ Número de Peça/Número do Produto (p/n) (3).
informações quando viajar para o estrangeiro.As etiquetas de certificação da tecnologia sem fios estão afixadas no interior do compartimento do módulo W\WAN, dentro da baía da unidade de disco rígido e/ou dentro da baía da bateria. 18 ● Etiqueta SIM (módulo de identidade do assinante) (somente em alguns modelos)—Contém o ICCID (número de identificação da placa de circuitos integrados) do seu SIM. Esta etiqueta está localizada dentro da baía da bateria.
Índice Remissivo A abertura de arrefecimento 12 aberturas de arrefecimento, identificar 13 adaptador de cabo de modem, identificar 16 adaptador de cabo do modem específico do país, identificar 16 altifalante, identificar 9 antenas WLAN, identificar 15 antenas WWAN, identificar 15 aplicações Windows, tecla 7 B baía da bateria 13 baía da unidade de disco rígido, identificar 13 baía de expansão, identificar 11 baías bateria 13 unidade de disco rígido 13 bateria, identificar 16 botão da comunicação sem fios, i
F fecho, libertação da bateria 14 fecho de libertação, bateria 14 fecho de libertação da bateria, identificar 14 I informações de regulamentação etiqueta de aprovação do modem 17 etiqueta de regulamentação 17 etiquetas de certificação da comunicação sem fios 18 interruptor interno do ecrã, identificação 6 L leitor de impressões digitais, identificar 6 leitor de smart card, identificar 11 luz caps lock, identificar 5 luz da bateria, identificar 4, 9 luz da comunicação sem fios, identificar 4 luz da unidade,
W webcam, identificar 8 webcam da HP, identificar 8 Z zona de deslocamento do volume, identificar 6 Índice Remissivo 21