Unidades Guia do Usuário
© Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso. As únicas garantias para produtos e serviços da HP são as estabelecidas nas declarações de garantia expressa que acompanham tais produtos e serviços. Nenhuma informação contida neste documento deve ser interpretada como uma garantia adicional. A HP não será responsável por erros técnicos ou editoriais nem por omissões contidos neste documento.
Conteúdo 1 Manuseio de unidades de disco 2 Utilização de uma unidade óptica Identificação da unidade óptica instalada ............................................................................................ 2 Utilização de discos ópticos ................................................................................................................. 3 Seleção do disco correto (CDs, DVDs e BDs) ..................................................................................... 4 Discos CD-R ..........
iv
1 Manuseio de unidades de disco Unidades de disco são componentes frágeis do computador que devem ser manuseados com cuidado. Consulte os cuidados apresentados a seguir antes de manipular unidades de disco. Cuidados adicionais são fornecidos com os procedimentos aos quais se aplicam.
2 Utilização de uma unidade óptica Seu computador inclui uma unidade óptica que amplia as funcionalidades do mesmo. Identifique o tipo de dispositivo instalado em seu computador para ver seus recursos. A unidade óptica lhe permite ler discos de dados, reproduzir música e assistir a filmes. Se o seu computador inclui uma unidade Bluray Disc, também conhecida como unidade BD, então você pode assistir a vídeos de alta definição a partir de discos.
Utilização de discos ópticos Uma unidade óptica, como uma unidade de DVD-ROM, aceita discos ópticos (CDs e DVDs). Esses discos armazenam informações, como músicas, fotos e filmes. DVDs possuem maior capacidade de armazenamento do que CDs. Sua unidade óptica pode ler discos do tipo CD e DVD padrão. Se a sua unidade óptica for do tipo Bluray Disc ROM, então também pode ler discos Blu-ray (BDs). NOTA: Algumas das unidades ópticas listadas podem não ser suportadas por seu computador.
Seleção do disco correto (CDs, DVDs e BDs) Uma unidade óptica aceita discos ópticos (CDs, DVDs e BDs). Os CDs, usados para armazenar dados digitais, são também usados para gravações de áudio comerciais e convenientes para suas necessidades de armazenamento pessoais. DVDs e BDs são usados principalmente para filmes, software e backup de dados. Os DVDs e os BDs são do mesmo tamanho que os CDs, mas possuem capacidade de armazenamento muito maior.
unidade com suporte para LightScribe e tendo um software para LightScribe, você pode gravar dados no disco e em seguida adicionar um rótulo personalizado na parte externa do disco. Discos Blu-ray (BD) BD é um disco óptico de alta densidade para o armazenamento de informações digitais, incluindo vídeo de alta definição. Um disco Blu-ray de camada única pode armazenar 25 GB, mais que cinco vezes a capacidade de armazenamento de um DVD de camada única que armazena 4,7 GB.
Reprodução de um CD, DVD ou BD 1. Ligue o computador. 2. Pressione o botão de liberação (1) na parte frontal da unidade para liberar a bandeja de mídia. 3. Puxe a bandeja para fora (2). 4. Segure o disco pelas bordas para evitar tocar nas superfícies planas e posicione-o sobre o eixo da bandeja com o lado da etiqueta voltado para cima. NOTA: Se a bandeja não estiver totalmente aberta, incline o disco com cuidado para posicionálo no eixo. 5.
Observação do aviso de copyright De acordo com as leis de direitos autorais, a cópia não autorizada de material protegido por copyright, incluindo programas de computadores, filmes, transmissões públicas e gravação de sons, é considerada crime. Não use este computador para tais finalidades. CUIDADO: Para evitar perda de informações ou danos a um disco, observe as seguintes diretrizes: Antes de gravar um disco, conecte o computador a uma fonte de alimentação externa confiável.
Cópia ou criação de um CD ou DVD 8 1. Selecione Computador > Mais Aplicativos e acesse Brasero. 2. No painel esquerdo, clique em Copiar disco. 3. Insira o disco que deseja copiar na unidade óptica. 4. Siga as instruções na tela para copiar ou criar um CD ou DVD.
Remoção de um CD, DVD ou BD 1. Pressione o botão de liberação (1) na parte frontal da unidade para liberar a bandeja de mídia e, em seguida, puxe gentilmente a bandeja (2) para fora até chegar ao limite. 2. Retire o disco (3) da bandeja pressionando cuidadosamente o eixo e levantando as bordas do disco. Segure o disco pelas bordas e evite tocar nas superfícies planas. NOTA: Se a bandeja não estiver totalmente aberta, incline o disco com cuidado para removêlo. 3.
A bandeja de disco óptico não abre para a remoção de um CD, DVD ou BD 1. Insira a ponta de um clipe (1) no acesso de liberação do painel frontal da unidade. 2. Pressione o clipe cuidadosamente até soltar a bandeja e puxe-a (2) para fora até ela parar. 3. Retire o disco (3) da bandeja pressionando cuidadosamente o eixo e levantando as bordas do disco. Segure o disco pelas bordas e evite tocar nas superfícies planas.
3 Utilização de unidades externas As unidades externas removíveis aumentam suas opções de armazenamento e acesso a informações. Uma unidade USB pode ser adicionada conectando-se a unidade a uma porta USB no computador ou a um dispositivo de acoplamento opcional (somente em determinados modelos).
Utilização de dispositivos externos opcionais NOTA: Para obter mais informações sobre software e drivers necessários, ou para saber qual porta do computador utilizar, consulte as instruções do fabricante. Para conectar um dispositivo externo ao computador: CUIDADO: Para diminuir o risco de danos ao equipamento quando conectado a uma unidade acionada por energia, certifique-se de que o cabo de alimentação de CA esteja desconectado. 1. Conecte o dispositivo ao computador. 2.
4 Substituição da unidade de disco rígido CUIDADO: Para evitar perda de informações ou um sistema que não responde: Desligue o computador antes de remover a unidade de disco rígido do respectivo compartimento. Não remova a unidade de disco rígido com o computador ligado, em suspensão ou em hibernação. Se não tiver certeza se o computador está desligado ou em hibernação, ligue-o pressionando o botão Liga/Desliga. Em seguida, desligue o computador através do sistema operacional.
7. Retire os parafusos da área da bateria. Seu computador tem dois ou três parafusos que precisam ser retirados. NOTA: Consulte a ilustração que melhor represente o seu computador.
8. Vire a tela do computador de cabeça para cima e retire os dois parafusos da borda posterior do computador. 9. Abra o computador o máximo possível. 10. Deslize a tampa com interruptor em linha reta em direção à tela, depois retire-a.
11. Retire os parafusos do teclado. Seu computador tem dois ou três parafusos que precisam ser retirados. NOTA: Consulte a ilustração que melhor represente o seu computador. 12. Deslize o teclado (1) na direção do conjunto da tela e vire o teclado de cabeça para baixo (2) para ter acesso ao cabo do teclado. 13. Solte o conector ZIF (1) ao qual o cabo do teclado está conectado e desconecte o cabo do teclado (2) da placa do sistema puxando-o para cima.
14. Remova o teclado do computador (3). 15. Retire os parafusos da tampa superior. Seu computador tem dois ou três parafusos que precisam ser retirados. NOTA: Consulte a ilustração que melhor represente o seu computador.
16. Deslize a tampa superior para trás até que ela se solte da base, e apóie a tampa superior no computador para que o cabo do TouchPad fique acessível. 17. Solte o conector ZIF (1) ao qual o cabo do TouchPad está conectado e desconecte o cabo do TouchPad da placa do sistema (2) puxando-o para cima. 18. Remova a tampa superior (3) do computador para expor o disco rígido e o compartimento WLAN. 19. Retire o parafuso da unidade de disco rígido (1). 20.
21. Erga a unidade de disco rígido (3), retirando-a do respectivo compartimento. Para instalar uma unidade de disco rígido: 1. Insira a unidade de disco rígido no respectivo compartimento (1). 2. Use a guia de poliéster (2) da unidade de disco rígido para deslizar a unidade para a esquerda para conectá-la à placa do sistema. 3. Recoloque o parafuso da unidade de disco rígido (3) para manter a unidade bem presa ao computador.
20 4. Posicione a tampa superior (1) no computador e insira o cabo do TouchPad (2) no conector ZIF (3) da placa do sistema. 5. Deslize a tampa superior até sua posição.
6. Recoloque os parafusos da tampa superior. Seu computador tem dois ou três parafusos que precisam ser instalados. NOTA: Consulte a ilustração que melhor represente o seu computador. 7. Posicione o teclado voltado para baixo na tampa superior do computador (1). 8. Insira o cabo do teclado (2) no conector ZIF (3) na placa do sistema.
9. Vire o teclado (1) na bandeja do teclado, depois deslize-o (2) para colocá-lo no lugar. 10. Recoloque os parafusos do teclado. Seu computador tem dois ou três parafusos que precisam ser recolocados. NOTA: Consulte a ilustração que melhor represente o seu computador. 11. Deslize a tampa com interruptor para o lugar.
12. Feche a tela do computador. 13. Coloque novamente os dois parafusos da borda posterior do computador.
14. Recoloque os parafusos da área da bateria. Seu computador tem dois ou três parafusos que precisam ser recolocados. NOTA: Consulte a ilustração que melhor represente o seu computador. 15. Vire o computador de cabeça para baixo em uma superfície plana e substitua a bateria. 16. Reconecte a fonte de alimentação externa e os dispositivos externos. 17. Ligue o computador.
Índice A aviso de copyright 7 U Unidade Blu-ray ROM DVD+/-RW SuperMulti de camada dupla LightScribe 3 unidade de CD 2, 11 unidade de disco rígido externa 11 instalação 19 substituição 13 unidade de disquete 11 unidade de DVD 2, 11 unidade externa 11 unidade óptica 2, 11 unidades cuidados 1 disco rígido 13 disquete 11 externa 11 hardware 11, 19 óptica 2, 11 Unidade de DVD+/-RW SuperMulti de camada dupla LightScribe 3 Consulte também unidade de disco rígido, unidade óptica B BD remoção 9 reprodução 6 Blu-r