Guia de Hardware HP Compaq 8000 Elite Desktop Business PC Ultrafino
© Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. As informações aqui contidas estão sujeitas à alteração sem aviso. Microsoft, Windows e Windows Vista são marcas comerciais ou registradas da Microsoft Corporation nos Estados Unidos e/ ou em outros países. As únicas garantias para produtos e serviços da HP são as estabelecidas nas declarações de garantia expressa que acompanham tais produtos e serviços. Nenhuma parte deste documento pode ser inferida como constituindo uma garantia adicional.
Sobre este Guia Este guia fornece informações básicas sobre a atualização deste modelo de computador. AVISO! O texto apresentado dessa maneira indica que a não-observância das orientações poderá resultar em lesões corporais ou morte. CUIDADO: O texto apresentado dessa maneira indica que a não-observância das orientações poderá resultar em danos ao equipamento ou perda de informações. NOTA: O texto apresentado dessa maneira oferece informação adicional importante.
iv Sobre este Guia PTWW
Conteúdo 1 Recursos do produto Recursos de configuração padrão ....................................................................................................... 1 Componentes do painel frontal ............................................................................................................ 2 Componentes do painel traseiro .......................................................................................................... 3 Teclado .....................................................
Apêndice C Opções para trava de segurança Instalação de uma trava de segurança .............................................................................................. 33 Bloqueio de Cabo de Segurança HP/Kensington MicroSaver ........................................... 33 Cadeado ............................................................................................................................ 34 Bloqueio de Segurança para HP Business PC .......................................................
1 Recursos do produto Recursos de configuração padrão Os recursos que acompanham o Desktop Ultrafino HP Compaq podem variar dependendo do modelo. Para obter uma lista completa de hardware e software instalados em seu computador, execute o utilitário de diagnósticos (incluído somente em alguns modelos).
Componentes do painel frontal A configuração da unidade de disco pode variar dependendo do modelo.
Componentes do painel traseiro Figura 1-3 Componentes do Painel Traseiro Tabela 1-2 Componentes do painel traseiro 1 Conector de Saída para dispositivo de áudio com alimentação independente (verde) 6 Conector do cabo de alimentação 2 Conector PS/2 do Teclado (roxo) 7 Sintonizador de TV (opcional) 3 Barramento Serial Universal (USB) (6) 8 Conector de Entrada de Áudio (azul) 4 Conector DisplayPort para Monitor 9 Conector PS/2 do Mouse (verde) 5 Conector para Monitor VGA (azul) 10 Conector
Teclado Figura 1-4 Componentes do Teclado Tabela 1-3 Componentes do teclado 1 1 Teclas de função Executam funções especiais, dependendo do aplicativo de software que está sendo usado. 2 Teclas de edição As teclas de edição incluem: nsert, home, page up, delete, end e page down. 3 Luzes de status Indicam o status das configurações do computador e do teclado (num lock, caps lock e scroll lock). 4 Teclas numéricas Funcionam como um teclado de calculadora.
Tabela 1-4 Funções da Tecla com o Logotipo do Windows As seguintes funções da Tecla com o Logotipo do Windows estão disponíveis no Microsoft Windows XP, Microsoft Windows Vista e Microsoft Windows 7. Tecla com o logotipo do Windows Exibe ou oculta o menu Iniciar. Tecla com o logotipo do Windows + d Exibe a área de trabalho. Tecla com o logotipo do Windows + m Minimiza todos os aplicativos abertos. Shift + Tecla com o logotipo do Windows + m Desfaz a ação minimizar tudo.
Tabela 1-4 Funções da Tecla com o Logotipo do Windows (continuação) Tecla do Logotipo Windows + seta para baixo Minimiza a janela Tecla com o Logotipo do Windows + Shift + tecla Estende a janela para a parte superior e inferior da tela para cima Tecla com o Logotipo do Windows + Shift + seta Move a janela de um monitor para outro para esquerda ou seta para direita Tecla com o Logotipo do Windows + + (no teclado numérico) Amplia Tecla com o Logotipo do Windows + - (no teclado Reduz numérico) Localização
2 Atualizações de hardware Recursos para a manutenção O computador tem recursos que facilitam a atualização e a manutenção. Nenhuma ferramenta é necessária para executar a maioria dos procedimentos de instalação descritos neste capítulo. Advertências e cuidados Antes de efetuar atualizações, leia cuidadosamente todas as instruções aplicáveis, cuidados e advertências existentes neste guia.
Conexão do Cabo de Alimentação Quando conectar a fonte de alimentação, é importante seguir os passos abaixo para assegurar que o cabo de alimentação não saia do computador. 1. Conecte a extremidade arredondada do cabo de alimentação no conector da fonte de alimentação na parte traseira do computador (1). 2. Insira o clipe de retenção do cabo de alimentação em um slot na abertura de ventilação para evitar que o cabo não se desconecte do computador (2). 3.
Remoção do painel de acesso do computador Para acessar componentes internos, você deve remover o painel de acesso: 1. Remova/desacople quaisquer dispositivos de segurança que impeçam a abertura do computador. 2. Retire todas as mídias removíveis, tais como CD ou unidades flash USB, do computador. 3. Desligue o computador corretamente pelo sistema operacional e, em seguida, todos os dispositivos externos. 4. Desconecte o cabo de alimentação da tomada e todos os dispositivos externos.
Reinstalação do painel de acesso do computador 1. Alinhe as guias no painel com os slots no chassi, em seguida deslize o painel na direção frontal do chassi até pará-lo (1). 2. Aperte o parafuso manual para prender o painel de acesso (2).
Remoção e Recolocação do Painel Frontal 1. Remova/desacople quaisquer dispositivos de segurança que impeçam a abertura do computador. 2. Retire todas as mídias removíveis, tais como CD ou unidades flash USB, do computador. 3. Desligue o computador corretamente pelo sistema operacional e, em seguida, todos os dispositivos externos. 4. Desconecte o cabo de alimentação da tomada e todos os dispositivos externos.
Para reinstalar o painel frontal: 1. Insira os três ganchos no lado inferior do painel, dentro dos orifícios retangulares no chassi (1) depois gire o lado superior do painel no chassi (2) de forma que ela se encaixe no lugar. Figura 2-5 Reinstalação do Painel Frontal 12 2. Reinstale o painel de acesso. 3. Se o computador estava equipado com um suporte, reponha-o. 4. Reconecte o cabo de alimentação e ligue o computador. 5.
Remoção de uma Tampa de Painel Em alguns modelos, existe uma tampa de painel cobrindo o compartimento de unidade externa que necessita ser removida antes de instalar uma unidade. Para remover uma tampa de painel: 1. Remova o painel frontal. 2. Empurre as travas de retenção que prendem a tampa do painel no lugar em direção à borda esquerda externa do painel (1) e empurre a tampa do painel para dentro para removê-la (2).
Alteração da Configuração de Torre para Desktop 1. Remova/desacople quaisquer dispositivos de segurança que impeçam a abertura do computador. 2. Retire todas as mídias removíveis, tais como CD ou unidades flash USB, do computador. 3. Desligue o computador corretamente pelo sistema operacional e, em seguida, todos os dispositivos externos. 4. Desconecte o cabo de alimentação da tomada e todos os dispositivos externos.
Instalação de Memória Adicional O computador é fornecido com módulos de memória duplos em linha de formato pequeno (SODIMMs) de memória de acesso aleatório dinâmica e síncrona com taxa dupla de dados (DDR3-SDRAM). SODIMMs Os soquetes de memória na placa do sistema podem receber até dois SODIMMs padrão da indústria. Esses soquetes de memória estão ocupados com pelo menos um SODIMM pré-instalado.
Preenchimento de Soquetes SODIMM Existem dois soquetes SODIMM na placa do sistema, com um soquete por canal. Os slots são rotulados como XMM1 e XMM3. O soquete XMM1 opera no canal A de memória. O soquete XMM3 opera no canal B de memória. Figura 2-8 Localização dos Soquetes SODIMM Tabela 2-1 Localização dos Soquetes SODIMM Item Descrição Cor do slot 1 soquete SODIMM1, Canal A Preto 2 soquete SODIMM3, Canal B Branco NOTA: Um SODIMM deve ocupar o soquete preto XMM1.
Instalação de SODIMMs CUIDADO: Você deve desconectar o cabo de alimentação e aguardar aproximadamente 30 segundos para que a energia seja drenada, antes de adicionar ou remover módulos de memória. Independente do estado ativo, os módulos de memória são constantemente alimentados por tensão quando o computador é ligado a uma fonte de alimentação de CA. A inserção ou remoção de módulos de memória na presença de tensão podem causar danos irreparáveis aos módulos de memória ou placa de sistema.
8. Se você estiver adicionando uma segunda SODIMM, remova a SODIMM do soquete superior XMM1 para acessar o soquete inferior XMM3. Pressione para fora as duas travas em cada lado do SODIMM (1), em seguida puxe o SODIMM para fora do soquete (2). Figura 2-9 Remoção de uma SODIMM 9. Deslize a nova SODIMM no soquete em um ângulo de aproximadamente 30° (1), em seguida pressione a SODIMM (2) para que a trava seja bloqueada em seu lugar.
12. Se o computador estava equipado com um suporte, reponha-o. 13. Reconecte o cabo de alimentação e ligue o computador. 14. Reponha quaisquer dispositivos de segurança foram retirados para remoção da tampa do computador ou painel de acesso. O computador reconhecerá automaticamente a memória adicional quando for ligado. Substitua a unidade óptica O Desktop Ultrafino utiliza uma unidade óptica slimline Serial ATA (SATA) Remoção de uma unidade óptica existente 1.
Preparação da nova unidade óptica Antes de utilizar a nova unidade óptica, a trava de liberação deve ser instalado. 1. Remova a película sobre o adesivo na trava de liberação. 2. Sem deixar que o fecho toque a unidade óptica, alinhe cuidadosamente os orifícios na trava de liberação com os pinos na lateral da unidade óptica. Verifique se a trava de liberação está instalado corretamente. 3. Insira o pino da frente da unidade óptica no orifício no final da trava de liberação e pressione firmemente. 4.
3. Deslize a unidade óptica através de todo o painel frontal até o final do compartimento para que ela bloqueie no lugar (1), em seguida conecte o cabo na parte traseira da unidade (2). Figura 2-13 Instalação da Unidade Óptica PTWW 4. Reinstale o painel de acesso. 5. Se o computador estava equipado com um suporte, reponha-o. 6. Reconecte o cabo de alimentação e ligue o computador. 7.
Substituição da Unidade de Disco Rígido NOTA: O Desktop Ultrafino admite somente unidade de disco rígido interna Serial ATA (SATA) de 2,5 polegadas; não admite unidade de disco rígido interna Paralela ATA (PATA). Antes de remover a unidade de disco rígido antigo, certifique-se de fazer backup dos dados dessa unidade antes de removê-la para que possa transferir os dados para a nova unidade de disco rígido. A unidade de disco rígido de 2,5 polegadas está dentro de um portador sob a unidade óptica. 1.
9. Levante o portador da unidade de disco rígido para cima e retire do chassi. Figura 2-15 Remoção do Portador da Unidade de Disco Rígido 10. Remova os quatro parafusos guia da parte lateral do portador da unidade de disco rígido. Figura 2-16 Remoção dos Parafusos Guia 11. Levante a unidade de disco rígido da parte superior do portador (1) e deslize a unidade para fora do portador (2).
12. Posicione a unidade de disco rígido de forma que a parte superior da unidade esteja acima da parte superior do portador (1) para que a placa do circuito na parte inferior da unidade de disco rígido não entre em contato com as guias na parte inferior do portador, então deslize a nova unidade de disco rígido no portador (2).
14. Para colocar o portador da unidade de disco rígido na parte traseira do chassi, alinhe os parafusosguia com os slots no compartimento da unidade, baixe o portador no compartimento da unidade (1), e pressione a alça do portador totalmente para baixo (2) para que a unidade esteja posicionada e bloqueada adequadamente. Figura 2-20 Instalação do Portador da Unidade de Disco Rígido 15. Reinstale a unidade óptica e conecte novamente o cabo na parte traseira da unidade óptica. 16.
Instalação e Remoção de uma Tampa de Porta Uma tampa de porta traseira opcional está disponível para o computador. Para instalar a tampa de porta: 1. Passe os cabos através do orifício inferior da tampa da porta (1) e conecte os cabos nas portas traseiras do computador. 2. Insira os ganchos da tampa da porta nos slots na parte traseira do chassi, em seguida deslize a tampa para a direita para fixá-la no lugar (2).
A Especificações Tabela A-1 Especificações Dimensões do Desktop (na posição desktop) Altura 2,60 polegadas 6,6 cm Largura 9,90 polegadas 25,1 cm Profundidade 10 polegadas 25,4 cm Peso aproximado 6,75 libras 3,07 kg Peso suportado (carga máxima distribuída na posição de desktop) 77 libras 35 kg Operacional 50° a 95°F 10° a 35°C Fora de operação -22° a 140°F -30° a 60°C (a profundidade aumentará se o computador estiver equipado com um suporte de segurança de porta) Faixa de temperatura
Tabela A-1 Especificações (continuação) 1 Potência de saída 135 W Corrente de entrada nominal (máxima)1 2,4 A a 100 VCA 1,2 A a 200 VCA Este sistema utiliza uma fonte de alimentação externa com fator de correção de potência ativa. Essa condição permite que o sistema seja aprovado pelos requisitos da marca CE para uso nos países da União Européia. A fonte de alimentação com fator de correção de potência ativa tem o beneficio adicional de não precisar de um interruptor de seleção de tensão de entrada.
B Substituição da bateria A bateria que acompanha o computador fornece energia ao relógio em tempo real. Ao substituir a bateria, utilize uma que seja equivalente à bateria instalada originalmente no computador. O computador vem com uma bateria plana de lítio de 3 volts. AVISO! O computador possui uma bateria interna de lítio e dióxido de manganês. Há riscos de incêndio e queimaduras se a bateria não for manipulada apropriadamente. Para reduzir o risco de lesões: Não tente recarregar a bateria.
5. Se equipado com um suporte, remova o computador do seu suporte e coloque-o deitado. 6. Remova o painel de acesso do computador. 7. Localize a bateria e o seu compartimento na placa do sistema. NOTA: Em determinados modelos de computador, talvez seja preciso remover um componente interno para acessar a bateria. 8. Dependendo do tipo de compartimento de bateria na placa do sistema, siga estas instruções para substituir a bateria. Tipo 1 a. Suspenda a bateria e retire-a do compartimento.
b. Para inserir a nova bateria, deslize uma borda da bateria de reposição para baixo do ressalto do compartimento, com o lado positivo voltado para cima. Empurre a outra borda da bateria para baixo até que o grampo se encaixe nela (2). Figura B-2 Remoção e reinstalação de uma bateria plana (Tipo 2) Tipo 3 a. Puxe para trás o clipe (1) que prende a bateria em seu lugar e remova-a (2). b. Insira a nova bateria e posicione o clipe de volta em seu lugar.
12. Redefina a data e hora, suas senhas e quaisquer configurações especiais do sistema, usando o Utilitário de Configuração do Computador. 13. Reponha quaisquer dispositivos de segurança foram retirados para remoção da tampa do computador ou painel de acesso.
C Opções para trava de segurança NOTA: Para obter informações sobre recursos de segurança de dados, consulte o Guia de Gerenciamento de Desktop e o Guia HP ProtectTools Security Manager (alguns modelos) em http://www.hp.com.br. Os bloqueios de segurança, mostrados a seguir, podem ser utilizados para proteger o computador. Instalação de uma trava de segurança Bloqueio de Cabo de Segurança HP/Kensington MicroSaver Existem dois slots de bloqueio de cabo na parte traseira do computador.
Figura C-2 Instalação de um Cabo com uma Tampa de Porta Instalada Cadeado Figura C-3 Instalação de um cadeado 34 Apêndice C Opções para trava de segurança PTWW
Bloqueio de Segurança para HP Business PC 1. Prenda o cabo de segurança ao passá-lo em volta de um objeto fixo. Figura C-4 Prender o Cabo em um Objeto Fixo 2. Passe os cabos do mouse e do teclado através do bloqueio.
3. Parafuse o bloqueio no chassi utilizando o parafuso fornecido. Figura C-6 Fixando o Bloqueio no Chassi 4. Insira o plugue do cabo de segurança no bloqueio (1) e pressione o botão (2) para prender o bloqueio. Use a chave fornecida para desprender o bloqueio. Figura C-7 Encaixar o Bloqueio Segurança do Painel Frontal O painel frontal pode ser bloqueado no lugar instalando um parafuso de segurança fornecido pela HP. Para instalar o parafuso de segurança: 36 1.
3. Desligue o computador corretamente pelo sistema operacional e, em seguida, todos os dispositivos externos. 4. Desconecte o cabo de alimentação da tomada e todos os dispositivos externos. CUIDADO: Independente do estado ativo, a placa do sistema é constantemente alimentada por tensão quando o computador é ligado a uma fonte de alimentação de CA. Você deve desconectar o cabo de alimentação a fim de evitar danos aos componentes internos do computador. 5.
9. Instale o parafuso de segurança no meio da guia de liberação do painel frontal e dentro do chassi para fixar o painel frontal no lugar. Figura C-9 Instalação do Parafuso de Segurança no Painel Frontal 10. Reinstale o painel de acesso. 11. Se o computador estava equipado com um suporte, reponha-o. 12. Reconecte o cabo de alimentação e ligue o computador. 13. Bloqueie quaisquer dispositivos de segurança que foram retirados para remoção do painel de acesso.
D Descarga eletrostática Uma descarga de eletricidade estática proveniente do dedo ou de outro condutor pode danificar as placas do sistema ou outros dispositivos sensíveis à estática. Esse tipo de dano pode reduzir a expectativa de vida do dispositivo. Prevenção contra danos eletrostáticos Para impedir danos eletrostáticos observe as seguintes precauções: ● Evite contato das mãos ao transportar e armazenar produtos em embalagens protegidas contra estática.
NOTA: Para obter mais informações sobre eletricidade estática, entre em contato com um representante, revendedor ou uma assistência técnica autorizada da HP.
E Orientações operacionais do computador, cuidados de rotina e preparação para transporte Orientações operacionais do computador cuidados de rotina Siga estas orientações para configurar adequadamente e cuidar do computador e monitor. PTWW ● Mantenha o computador longe de umidade excessiva, de luz solar direta e de frio ou calor extremos. ● Opere o computador em uma superfície firme e plana.
Precauções com a unidade óptica Verifique as instruções a seguir ao operar ou limpar a unidade óptica. Operação ● Não mova a unidade durante a operação. Isso pode fazer com que ela não funcione corretamente durante a leitura. ● Evite expor a unidade a mudanças bruscas de temperatura, pois isso pode causar condensação na parte interna da unidade. Se a temperatura mudar bruscamente enquanto a unidade estiver ligada, aguarde pelo menos uma hora antes de desligá-la.
Índice A alimentação botão 2 conector do cabo 3 B bloqueio do cabo 33 bloqueios Bloqueio de Segurança para HP Business PC 35 bloqueio do cabo 33 painel frontal 36 C cadeado 34 componentes painel frontal 2 painel traseiro 3 teclado 4 componentes do painel frontal 2 componentes do painel traseiro 3 componentes internos, acesso 9 computador alteração de desktop para minitorre 14 bloqueios de segurança 33 especificações 27 instruções de operação 41 recursos 1 conector cabo de alimentação 3 DisplayPort para mon
R remoção bateria 29 painel de acesso 9 painel frontal 11 tampa de porta 26 tampas de painel 13 unidade de disco rígido unidade óptica 19 instruções 42 limpeza 42 localização 2 precauções 42 remoção 19 22 S segurança Bloqueio de Segurança para HP Business PC 35 bloqueio do cabo 33 cadeado 34 painel frontal 36 SODIMMs especificações 15 instalação 15 substituição da bateria 29 T tampa de porta 26 tecla com o logotipo do Windows funções 4 localizações 4 tecla de aplicativo 4 teclado componentes 4 conector 3