Guia do Utilizador
Conteúdo Prefácio Desembalar o telefone Inserir um cartão SIM e um cartão microSD Carregar o dispositivo Ver o estado da bateria 2 2 4 Configuração inicial Ativar ou desativar um cartão SIM Atribuir nome a um cartão SIM Selecionar o SIM predefinido dos dados móveis Definir o cartão SIM predefinido Ligar à Internet 5 5 6 6 6 6 Introdução Ecrã e visualização Ecrã inicial Bloquear e desbloquear o ecrã Painel de notificação e barra de estado Barra de navegação Temas Pesquisa global Captura de ecrã Gravação
Conteúdo Opções da câmara Fotografias e gravações de vídeo Modo de grande abertura Tirar uma fotografia no modo de Retrato Desfocar o fundo das fotografias Utilizar o modo de Fotografia dinâmica Gravação em câmara lenta Modo de lapso de tempo Adicionar marcas de água a fotografias Notas de áudio Gerir modos de disparo Configurar as definições da câmara Ver fotografias e vídeos Organizar álbuns Editar uma fotografia Editar vídeos Configurar a Galeria 57 57 61 61 62 62 63 63 63 64 64 65 66 67 69 71 72 Cham
Conteúdo Afixar mensagens ao topo da lista Marcar as mensagens como lidas Bloquear mensagens de spam Adicionar uma assinatura de mensagem Configurar o toque de mensagem Adicionar uma conta de e-mail Enviar e-mails Responder aos e-mails Gerir e-mails Configurar e-mail 95 95 95 95 96 96 96 97 97 98 Calendário e bloco de notas Alterar a vista de calendário Ver feriados mundiais Lembretes de aniversário Criar um evento Partilhar eventos Eliminar um evento Pesquisar eventos Enviar convites para eventos Criar
Conteúdo Relógio Gravador de som 112 114 Funcionalidades e definições do sistema Temporizador para ligar e desligar Reiniciar o dispositivo Alterar o idioma do sistema Alterar o método de entrada Definições do método de entrada Editar texto Modo de avião Configurar as definições de som de toque Modo de uma mão Modo Não incomodar Ver informações sobre a memória e o armazenamento Definir data e hora Ativar o acesso à localização Restaurar definições de fábrica Atualizações da OTA Ver informações sobre o pr
Prefácio Leia com atenção este manual antes de utilizar o dispositivo. Todas as fotografias e ilustrações presentes neste documento são apenas para sua referência e podem ser diferentes do produto final. Algumas funções descritas neste manual podem não ser suportadas por determinados dispositivos ou operadoras. Símbolos e definições Descrição Lembrete Aviso Destaca informações e sugestões importantes e fornece informações adicionais.
Desembalar o telefone Inserir um cartão SIM e um cartão microSD O seu telefone vem com uma ranhura de cartões SIM 2-em-1. Pode inserir dois cartões nano SIM ou um cartão nano SIM e um cartão microSD. l A ranhura do cartão SIM apenas suporta cartões nano SIM. Contacte a sua operadora para obter um cartão nano SIM novo ou de substituição. l Utilize apenas cartões nano SIM padrão para evitar danificar o tabuleiro do cartão SIM.
Desembalar o telefone Utilizar um carregador para carregar o seu dispositivo Ligue o seu dispositivo a uma tomada utilizando o carregador e o cabo USB fornecidos de fábrica. l Se o seu dispositivo não responder quando pressionar o botão ligar/desligar, a bateria está provavelmente descarregada. Carregue a bateria durante pelo menos 10 minutos (utilize o carregador fornecido com o dispositivo), e, de seguida, reinicie o dispositivo.
Desembalar o telefone l Os tempos de carregamento poderão variar consoante a temperatura ambiente e o nível de bateria restante. l Evite utilizar o dispositivo enquanto estiver a carregar. Não tape o dispositivo nem o carregador. Para obter mais informações sobre o carregamento e os cuidados a ter com a bateria, visite http://consumer.huawei.com/ e procure o manual do utilizador do seu dispositivo.
Introdução Configuração inicial l Certifique-se de que o cartão SIM está inserido corretamente antes de utilizar o telemóvel pela primeira vez. Leia o Guia de Início Rápido para mais informações sobre como configurar o telemóvel. l Prima continuamente o botão de ligar/desligar para ligar o dispositivo. Siga as instruções apresentadas no ecrã para concluir a configuração inicial. 1 2 Selecione o idioma e a região e toque em SEGUINTE.
Introdução 3 Ative ou desative o interruptor junto do cartão SIM que pretende gerir para ativar ou desativar o cartão SIM. Os cartões SIM desativados não podem ser utilizados para efetuar chamadas, enviar mensagens ou aceder à Internet. Atribuir nome a um cartão SIM Por predefinição, cada cartão SIM possui o nome da sua operadora. Pode mudar o nome de um cartão SIM para que seja mais fácil identificá-lo. 1 2 3 l Esta funcionalidade só está disponível em telemóveis dual SIM.
Introdução Ligar a uma rede Wi-Fi 1 Deslize para baixo a partir da barra de estado para abrir o painel de notificação. 2 3 4 Toque continuamente em para abrir o ecrã de definições de Wi-Fi. Ative o Wi-Fi. O dispositivo irá listar todas as redes Wi-Fi disponíveis. Selecione a rede Wi-Fi a que pretende ligar-se. Se selecionar uma rede codificada, irá precisar introduzir a palavra-passe da rede Wi-Fi.
Ecrã e visualização Ecrã inicial Sobre o ecrã inicial Utilize o ecrã inicial para aceder às suas aplicações e widgets.
Ecrã e visualização Tocar continuamente: Toque continuamente na área de interesse do ecrã durante pelo menos 2 segundos. Por exemplo, toque continuamente numa área vazia no ecrã inicial para aceder ao editor do ecrã inicial. Deslizar: Deslize os seus dedos no ecrã. Deslize na vertical ou na horizontal para ir para outros ecrãs iniciais, deslocar-se ao longo de um documento, etc. Arrastar: Toque continuamente num item e, em seguida, mova-o para outra posição.
Ecrã e visualização Tem de ter espaço suficiente no ecrã inicial. Se não tiver espaço suficiente, adicione outro ecrã inicial ou liberte algum espaço. Reverter para o ecrã inicial padrão 1 2 Abra Definições. Toque em Estilo do Ecrã Inicial > Padrão. Mudar para o ecrã inicial simples O ecrã inicial simples utiliza uma disposição simples e ícones maiores para facilitar a utilização. 1 Abra 2 Toque em Definições avançadas > Modo simples e, em seguida, toque em Definições. .
Ecrã e visualização 3 No ecrã inicial simples, é possível: l Tocar em ícones para os abrir. l Tocar continuamente num ícone para entrar no editor do ecrã inicial, sendo possível adicionar ou eliminar aplicações. l Toque em Outros para abrir a lista de aplicações e ver ou abrir mais aplicações. l Toque em Modo padrão para reverter para o ecrã inicial padrão. Apresentar ou ocultar os distintivos de notificação Os distintivos de notificação aparecem no canto superior direito dos ícones da aplicação.
Ecrã e visualização Alterar o papel de parede 1 2 3 Abra Definições. Toque em Visualização > Papel de parede > Definir papel de parede. Selecione o papel de parede pretendido e siga as instruções no ecrã para o definir como ecrã inicial ou papel de parede do ecrã de bloqueio (ou ambos). Alterar automaticamente o papel de parede 1 2 3 Abra Definições. Toque em Visualização > Papel de parede. Ative ou desative Mudar aleatoriamente o papel de parede do Ecrã Inicial.
Ecrã e visualização Eliminar aplicações do ecrã inicial No ecrã inicial, toque continuamente na aplicação ou widget que pretende eliminar até apresentado na parte superior do ecrã. Arraste a aplicação ou widget que não quer para ser e siga as instruções no ecrã. Algumas aplicações pré-instaladas não podem ser desinstaladas, para não interferir com o funcionamento do sistema.
Ecrã e visualização Gerir os ecrãs iniciais Pode personalizar os ecrãs iniciais ao seu gosto. Adicionar ecrãs iniciais 1 No ecrã inicial, aproxime dois dedos para abrir o editor do ecrã inicial. 2 Toque em no ecrã inicial o mais possível para a esquerda ou para a direita para adicionar um novo ecrã. Eliminar ecrãs iniciais 1 No ecrã inicial, aproxime dois dedos para abrir o editor do ecrã inicial. 2 Toque em num ecrã em branco para o eliminar.
Ecrã e visualização Não consegue eliminar um ecrã inicial se este contiver aplicações ou widgets. Mover ecrãs iniciais 1 2 No ecrã inicial, aproxime dois dedos para abrir o editor do ecrã inicial. Toque continuamente no ecrã inicial que pretende mover e arraste-o para a localização pretendida. Definir o ecrã inicial predefinido 1 No ecrã inicial, aproxime dois dedos para abrir o editor do ecrã inicial.
Ecrã e visualização Mover widgets No ecrã inicial, toque continuamente num widget até que o dispositivo vibre e, em seguida, arraste o widget para a localização pretendida. Eliminar widgets No ecrã inicial, toque continuamente num widget até que o dispositivo vibre e, em seguida, arraste o widget para Eliminar na parte de cima do ecrã. Gerir as pastas do ecrã inicial Organize as suas aplicações em pastas para que seja mais fácil encontrá-las.
Ecrã e visualização Mudar o nome das pastas Para mudar o nome de uma pasta, abra-a e toque no nome da pasta. Adicionar aplicações a uma pasta 1 Abra a pasta. 2 3 Toque em . Selecione as aplicações que pretende adicionar e toque em OK. Remover aplicações de uma pasta 1 Abra a pasta. 2 3 Toque em . Anule a seleção das aplicações que pretende remover e toque em OK. Também pode tocar continuamente num ícone e arrastá-lo para fora de uma pasta para o remover. Eliminar pastas 1 Abra a pasta.
Ecrã e visualização Alterar o estilo de bloqueio do ecrã Defina uma palavra-passe de bloqueio do ecrã para evitar o acesso não autorizado ao seu dispositivo. Alterar o método de bloqueio do ecrã O desbloqueio de revista está configurado como o estilo predefinido do ecrã de bloqueio. Para alterar o estilo do ecrã de bloqueio, toque em Definições > Bloqueio do ecrã > Estilo de bloqueio de ecrã e selecione um estilo.
Ecrã e visualização Desbloquear o ecrã 1 2 Prima o botão Ligar/Desligar para ligar o ecrã. Deslize no ecrã em qualquer direção. l Se tiver definido um padrão, PIN ou palavra-passe de desbloqueio do ecrã, deverá desenhar o padrão de desbloqueio ou introduzir o seu PIN/palavra-passe para desbloquear o ecrã. l Se o seu dispositivo tiver um sensor de impressões digitais, pode desbloquear o ecrã colocando o seu dedo no sensor.
Ecrã e visualização Scanner Gravador Calculadora Lanterna Relógio Deslize para cima no ícone da câmara no ecrã de bloqueio para abrir a câmara diretamente. Configurar a sua assinatura do ecrã de bloqueio Configure uma assinatura do ecrã de bloqueio para personalizar o seu ecrã de bloqueio. 1 2 3 Abra Definições. Toque em Bloqueio do ecrã > Texto no ecrã de bloqueio. Introduza a sua assinatura do ecrã de bloqueio e toque em Guardar.
Ecrã e visualização Abrir o painel de notificação e a barra de estado quando o ecrã está desbloqueado Deslize para baixo a partir da barra de estado para abrir o painel de notificação. De seguida, pode ligar ou desligar os interruptores de atalhos, ou ver as notificações de mensagem.
Ecrã e visualização Próximos eventos Memória do dispositivo cheia A sincronizar dados Falha de sincronização Problema de início de sessão ou sincronização Mais notificações Configurar notificações Pode configurar as definições de notificação para cada aplicação. 1 2 3 Abra Definições. Toque em Notificações e barra de estado > Gestão de notificações. Selecione a aplicação que pretende configurar e ative ou desative as notificações conforme desejar.
Ecrã e visualização 2 3 Toque em Tecla de navegação. Selecione a apresentação pretendida. Se selecionar uma barra de navegação com , pode tocar em para aceder ao painel de notificação. Utilizar a barra de navegação Abrir o painel de notificação Se selecionar uma barra de navegação com , pode tocar em para aceder ao painel de notificação. Aceder a Pesquisa do Google e modo de ecrã dividido l Toque continuamente em Início para aceder a Pesquisa do Google.
Ecrã e visualização l Toque em para terminar todas as tarefas. l Para evitar que uma tarefa termine, toque no ícone no canto superior direito. Isto irá bloquear essa tarefa. Para desbloquear uma tarefa, toque no ícone no canto superior direito. Temas Sobre os temas Os temas ajudam a personalizar o seu ecrã inicial através das funções de alterar o papel de parede, os ícones das aplicações, entre outros. Alterar o tema 1 2 Abra Temas.
Ecrã e visualização Deslize para baixo no ecrã inicial para abrir a janela de pesquisa global e introduzir os termos de pesquisa. Procurar conteúdo no seu dispositivo Procurar contactos 1 2 Deslize para baixo no ecrã inicial para exibir a barra de pesquisa. Toque na barra de pesquisa e introduza o nome do contacto, iniciais, número de telefone, endereço de e-mail, ou outras informações. Serão apresentados em baixo os resultados correspondentes.
Ecrã e visualização Pesquisar aplicações 1 2 Deslize para baixo no ecrã inicial para exibir a barra de pesquisa. Introduza uma ou mais palavras-chave. Os resultados serão apresentados abaixo da barra de pesquisa. Quando utilizar a disposição do ecrã inicial Gaveta, também pode pesquisar aplicações ao tocar em e ao introduzir o nome da aplicação na barra de pesquisa. Pesquisar definições 1 2 Deslize para baixo no ecrã inicial para exibir a barra de pesquisa. Introduza uma ou mais palavras-chave.
Ecrã e visualização Utilizar o nó do dedo para fazer uma captura de ecrã Para efetuar uma captura do ecrã inteiro, dê duas batidas leves no ecrã com o nó do seu dedo. Capturar uma parte do ecrã Esta funcionalidade permite-lhe capturar parte do ecrã e guardá-lo como uma imagem. Dê uma batida leve no ecrã com o seu nó dos dedos. Mantenha o nó dos dedos no ecrã e desenhe a área que pretende capturar. A área no interior da linha azul será capturada.
Ecrã e visualização Por defeito, as capturas de ecrã são guardadas em Galeria, na pasta Capturas de ecrã. Toque em para partilhar a captura de ecrã. Fazer capturas de ecrã de deslocamento Utilize os nós dos dedos ou capturas de ecrã de deslocamento para capturar conteúdo que não cabe no ecrã. Isto é útil para partilhar conversas, páginas Web, ou imagens de grandes dimensões.
Ecrã e visualização Certifique-se de que toca em 3 segundos depois de fazer a captura de ecrã. Utilizar o nó do dedo Bata no ecrã e mantenha o nó do dedo nele. Desenhe um "S" no ecrã e levante o nó do dedo. O ecrã irá deslocar-se automaticamente para baixo à medida que a captura de ecrã é efetuada. Toque no ecrã para parar o deslocamento e fazer uma captura de ecrã do conteúdo anterior.
Ecrã e visualização Ver capturas de ecrã 1 2 Abra Galeria. No separador Álbuns, toque em Capturas de ecrã para ver as capturas de ecrã. Editar uma captura de ecrã 1 2 Depois de fazer uma captura de ecrã, toque em 3 Toque em . Selecione as opções desejadas para editar a imagem. para guardar as alterações. Partilhar uma captura de ecrã 1 2 Abra 3 4 Selecione a captura de ecrã que pretende partilhar e toque em Galeria. No separador Álbuns, toque em Capturas de ecrã. .
Ecrã e visualização Gravação de ecrã Sobre as gravações de ecrã Utilize a funcionalidade de gravação de ecrã para fazer gravações e partilhá-las com os seus amigos. Gravador de ecrã Utilizar o interruptor de atalho do gravador de ecrã Para iniciar a gravação de ecrã, abra o painel de notificação e toque em > . Premir os botões para gravar Pressione a tecla de aumento de volume e o botão ligar/desligar simultaneamente.
Ecrã e visualização Utilizar os gestos com o nó do dedo para gravar Para dar início a uma gravação de ecrã, dê uma batida leve no ecrã duas vezes com os dois nós dos dedos. l O áudio também será gravado, por isso, certifique-se de que está num ambiente sem ruído. l A gravação para automaticamente quando faz ou recebe uma chamada. l Ao efetuar uma gravação de ecrã, não será capaz de utilizar a funcionalidade de gravação noutras aplicações.
Ecrã e visualização Pode parar a gravação de ecrã de três maneiras: l Dê uma batida leve no ecrã duas vezes com dois nós dos dedos l Pressione os botões para aumentar o volume e para ligar/desligar em simultâneo. l Toque no ícone de gravação de ecrã no canto superior esquerdo da barra de estado. Ver, partilhar e eliminar as gravações de ecrã Ver gravações de ecrã Abra Galeria e aceda a Capturas de ecrã ou Gravações de ecrã para ver as suas gravações de ecrã.
Ecrã e visualização Utilizar o nó do dedo para ativar o modo de ecrã dividido Abra uma aplicação que suporte o modo de ecrã dividido e bata firmemente no ecrã com o nó do dedo. Mantenha o nó do dedo no ecrã e trace uma linha a atravessar o ecrã. Se o ecrã se encontra na vertical, trace uma linha horizontal; se o ecrã se encontrar na horizontal, trace uma linha vertical.
Ecrã e visualização Utilizar o modo de ecrã dividido Mudar para o modo de ecrã inteiro No modo de ecrã dividido, toque continuamente em e deslize para cima ou para baixo para mudar para o modo de ecrã inteiro. Mover ecrãs No modo de ecrã dividido, toque em e, em seguida, toque em para mudar a posição dos ecrãs.
Ecrã e visualização Alterar a orientação do ecrã Deslize para baixo a partir da barra de estado para abrir o painel de notificação. Toque no interruptor para ativar a rotação de ecrã automática. Aceder ao ecrã inicial No modo de ecrã dividido, toque em para aceder ao ecrã inicial. Sair do modo de ecrã dividido Para sair do modo de ecrã dividido, toque em e selecione .
Ecrã e visualização Utilizar gestos de movimento Os gestos de movimento permitem um controlo mais facilitado do seu dispositivo. Abra Definições. Toque em Assistência inteligente > Controlo de movimento e, em seguida, selecione os movimentos que pretende ativar. Inverter: silenciar sons e desativar vibrações para chamadas recebidas, alarmes e temporizadores. Modo de leitura O modo de leitura diminui a quantidade de luz azul que é emitida pelo ecrã e que pode provocar lesões oculares.
Ecrã e visualização Ajustar a temperatura da cor O modo de leitura reduz a quantidade de luz azul emitida pelo ecrã, o que pode dar ao ecrã uma tonalidade ligeiramente amarela. Pode ajustar a temperatura da cor para controlar a quantidade de luz azul. Quando Modo de leitura estiver ativado, deslize para a esquerda ou para a direita na barra da temperatura da cor para ajustar a temperatura da cor.
Ecrã e visualização Arrastar barra deslizante para ajustar o tamanho do tipo de letra Tocar para diminuir o tamanho do tipo de letra Tocar para aumentar o tamanho do tipo de letra Ajustar brilho do ecrã Ajuste o brilho do ecrã consoante as suas necessidades. 1 2 Abra Definições. Toque em Visualização > Brilho e ative Brilho automático. Quando o brilho do ecrã automático está ativado, o brilho do ecrã irá ajustar-se automaticamente conforme as condições de iluminação.
Ecrã e visualização 40
Rede e partilha Internet móvel Utilizar dados móveis Ativar dados móveis Antes de ativar os dados móveis, certifique-se de que ativou os serviços de dados móveis junto da sua operadora. 1 2 3 Abra Definições. Toque em Mais > Rede móvel. Ative Dados móveis para ativar os dados móveis. Desative os dados móveis quando não forem necessários para poupar bateria e reduzir a utilização de dados. Ativar VoLTE Ative VoLTE (Voice over LTE) para realizar chamadas de áudio e vídeo de elevada qualidade em redes 4G.
Rede e partilha 1 2 3 4 Abra Definições. Toque em Mais > Partilha de Internet e ponto de acesso portátil. Toque em Via Wi-Fi e ative o hotspot. Toque em Configurar ponto de acesso Wi-Fi. Defina o nome do hotspot Wi-Fi, o modo de encriptação e a palavra-passe e, em seguida, toque em Guardar. Limitar a quantidade de dados que outros dispositivos podem utilizar: Toque em Limite de dados no ecrã de Definições e siga as instruções no ecrã para definir o limite de dados.
Rede e partilha Antes de utilizar o tethering Bluetooth, emparelhe o seu dispositivo com o dispositivo que pretende utilizar a sua Internet móvel. Para obter mais informações, consulte Ligar a outros dispositivos utilizando Bluetooth. 1 2 3 Ative Via Bluetooth para partilhar a sua Internet móvel. 4 No ecrã Bluetooth, toque em Abra Definições. Toque em Mais > Partilha de Internet e ponto de acesso portátil.
Rede e partilha Ligar a uma rede Wi-Fi utilizando uma configuração protegida Wi-Fi (WPS) WPS permite que o dispositivo se ligue a um router com capacidade para WPS sem introduzir uma palavra-passe. 1 2 Aceda a 3 Toque em Definições. Toque em Wi-Fi e ative Wi-Fi. > Definições avançadas Wi-Fi. Existem duas opções: l Tocar em Ligação WPS e pressionar o botão WPS do router. l Tocar em Ligação PIN WPS para gerar um PIN e, em seguida, introduzir o PIN no router.
Rede e partilha transferência mais rápidas, o que o torna adequado para a transferência de ficheiros de grande dimensão. Ativar ou desativar o Wi-Fi Direct 1 Aceda a 2 3 Toque em Wi-Fi. Ligue o interruptor Wi-Fi, e, de seguida, toque em Definições. . O seu dispositivo irá apresentar uma lista com todos os dispositivos Wi-Fi Direct disponíveis. Selecione o dispositivo com o qual deseja partilhar ficheiros e siga as instruções no ecrã para efetuar a ligação.
Rede e partilha Transferir dados utilizando Bluetooth Utilizar Bluetooth para partilhar ficheiros Certifique-se de que o Bluetooth se encontra ligado em ambos os dispositivos, e que estes se encontram visíveis. 1 Selecione o(s) ficheiro(s) que pretende partilhar e toque em Partilhar > Bluetooth. O seu dispositivo irá procurar dispositivos Bluetooth disponíveis. 2 3 Selecione o dispositivo recetor.
Rede e partilha Tornar o seu dispositivo visível 1 2 Aceda a Definições. Toque em Bluetooth e, em seguida, ligue Visibilidade para tornar o dispositivo visível a outros dispositivos Bluetooth. 3 Toque em Mais > Tempo limite de visibilidade e configure o tempo limite para a condição de visível. Após o tempo de visibilidade esgotar, Visibilidade é desativado automaticamente e o dispositivo já não irá estar visível.
Rede e partilha Utilizar uma porta USB para transferir dados Selecionar o modo de ligação USB 1 Quando utilizar um cabo USB para ligar o seu telefone a um computador ou outro dispositivo, Permitir acesso aos dados no dispositivo? será apresentado numa caixa de diálogo pop-up. 2 3 Toque em Não, apenas carregar. Deslize para baixo a partir da barra de estado para abrir o painel de notificação e, em seguida, toque em Carregamento via USB.
Rede e partilha Deslize para baixo a partir da barra de estado para abrir o painel de notificação e, em seguida, defina o modo de ligação USB para Câmara (PTP). O seu computador irá instalar automaticamente os controladores necessários. Para visualizar imagens armazenadas no seu telefone, aguarde até que os controladores sejam instalados e, em seguida, clique no ícone da nova unidade apresentado no seu computador (a unidade recebe o nome do modelo do seu telefone).
Segurança e cópia de segurança Reconhecimento de impressão digital Adicionar uma impressão digital pela primeira vez Pode usar uma impressão digital para desbloquear o ecrã, aceder a aplicações bloqueadas e ao cofre, e efetuar pagamentos seguros. Para proteger melhor a sua privacidade, pode utilizar a funcionalidade de desbloqueio de ecrã por impressão digital apenas quando o método de desbloquear está definido para Código PIN ou Palavra-passe. 1 2 Toque em Definições.
Segurança e cópia de segurança Aceder ao Cofre com a sua impressão digital Utilize a sua impressão digital para aceder ao seu Cofre sem introduzir a palavra-passe. 1 2 3 4 Abra Definições. Toque em Impressão digital > Gestão de impressões digitais. Introduza a palavra-passe de bloqueio do ecrã e toque em Seguinte. Toque em Acesso ao cofre e, em seguida, siga as instruções no ecrã para introduzir a sua palavra-passe do Cofre e ativar o reconhecimento de impressão digital.
Segurança e cópia de segurança l Espaço privado: Pode criar um PrivateSpace (espaço privado) para guardar informação que não deseja partilhar com outros. Após o espaço ter sido criado, pode instalar e utilizar aplicações neste espaço e mantê-las fora do acesso de outros. Criar contas de utilizador Crie múltiplas contas de utilizador para manter a sua vida profissional e pessoal separadas. 1 2 3 Abra Definições. Toque em Definições avançadas > Utilizadores. Toque em Adicionar utilizador.
Segurança e cópia de segurança 2 3 Selecione o utilizador pretendido. 4 Toque em Toque em Definições avançadas > Utilizadores. . Pode: l Selecione Tirar fotografia para tirar uma fotografia e utilizá-la como imagem de perfil. l Selecione Selecionar fotografia da Galeria para escolher uma imagem de perfil a partir da Galeria. 5 Introduza um novo nome e toque em OK. Criar uma conta de convidado Crie uma conta de convidado para que os seus amigos possam utilizar o seu telefone.
Segurança e cópia de segurança Espaço Privado Está preocupado(a) que as fotografias, documentos, vídeos e outros dados sejam acedidos ao emprestar o seu dispositivo? Os ficheiros armazenados no Espaço Privado apenas estão acessíveis a si. Mais ninguém terá acesso a estes dados, mesmo na eventualidade de perder o dispositivo. Apenas é possível adicionar o Espaço Privado se tiver menos de três contas de utilizador criadas. Se já tiver três contas de utilizador criadas, remova uma delas.
Segurança e cópia de segurança Para alterar o PIN do cartão SIM, toque em Alterar o código PIN do cartão SIM e siga as instruções no ecrã. l Terá de introduzir o código PUK se exceder o número máximo de tentativas de PIN incorretas. O cartão SIM ficará permanentemente bloqueado se introduzir demasiadas vezes o código PUK incorreto. l Para mais detalhes sobre estes limites, contacte a sua operadora.
Segurança e cópia de segurança l Toque em Remover palavra-passe do cartão SD para remover a palavra-passe do cartão microSD e desativar a encriptação.
Câmara e galeria Opções da câmara Abra Câmara para apresentar o visor. Alterar os modos do flash Alterar o modo de abertura e exposição Alternar entre a câmara principal e frontal Ativar/Desativar o modo de Fotografia dinâmica Alternar entre os modos de beleza Ver fotografias e vídeos Gravar um vídeo Tirar uma fotografia Deslize para a direita no visor apara apresentar a lista de modos de disparo. Deslize para a esquerda no visor para aceder às definições da câmara.
Câmara e galeria Ajustar o zoom Afaste dois dedos para ampliar ou junte-os para reduzir. A qualidade da imagem poderá ser afetada se continuar a ampliar a imagem para além do limite máximo do zoom ótico. Pode ainda controlar o zoom ao ajustar a barra de deslocamento apresentada no visor após efetuar os movimentos de zoom com dois dedos. Ajustar a exposição A câmara ajusta automaticamente a exposição em conformidade com o brilho ambiente. Um valor de exposição mais elevado permite imagens mais luminosas.
Câmara e galeria Esta funcionalidade não está disponível durante a reprodução de música. 1 2 3 Abra Câmara. Deslize para a esquerda e toque em Ultra instantâneo > Foto rápida. Com o ecrã desligado, aponte a câmara para o objeto pretendido e prima a tecla de diminuição de volume duas vezes em rápida sucessão para tirar uma fotografia. A câmara tira automaticamente a fotografia e apresenta a hora de captura. Desativar o instantâneo ultra: Toque em Ultra instantâneo > Desativado nas definições da câmara.
Câmara e galeria Selecionar a melhor fotografia: Toque na miniatura da imagem para ver a imagem em Galeria e, em seguida, toque em para selecionar uma fotografia. Toque em e siga as instruções no ecrã para guardar a fotografia. Temporizador automático Utilize um temporizador automático para se incluir nas fotografias. 1 2 3 Abra Câmara. Deslize para a esquerda no ecrã para aceder às definições da câmara. Toque em Temporizador para definir o tempo de contagem decrescente. Volte ao visor.
Câmara e galeria 5 l Tocar em para parar de gravar. Tocar em para continuar a gravação. l Tocar em para guardar a cena atual como fotografia. para parar de gravar. Tocar em Ampliar e reduzir Afaste dois dedos no ecrã para ampliar a imagem ou aproxime-os para reduzir a imagem. A qualidade da imagem poderá ser afetada se continuar a ampliar após o zoom ótico máximo ter sido atingido. Ligar o flash Toque no ícone do flash no canto superior esquerdo do visor.
Câmara e galeria Ativar o modo de Retrato na câmara frontal 1 Abra 2 Toque em no topo do ecrã para mudar para a câmara frontal. 3 Toque em no topo do ecrã. 4 No visor, toque em Câmara. e arraste o controlo de deslize para a direita ou para esquerda para definir o nível de beleza. 5 para tirar a fotografia. Toque em Ativar o modo de Retrato na câmara traseira 1 Abra 2 Toque em no topo do ecrã para mudar para a câmara traseira. 3 4 Toque em no topo do ecrã. Câmara.
Câmara e galeria Gravação em câmara lenta Grave vídeos em câmara lenta para visualizar cenas de movimento rápido em detalhe. 1 2 Deslize para a direita no ecrã e toque em Câmara lenta. 3 Toque em Abra Câmara. para iniciar a gravação de um vídeo. Toque no ecrã para focar num objeto ou área durante a gravação. 4 Toque em para terminar a gravação. A gravação em câmara lenta funciona melhor em ambientes luminosos.
Câmara e galeria Pode adicionar texto a algumas marcas de água. Toque na caixa de texto intermitente, introduza o texto desejado, e toque em 4 Arraste a marca de água para ajustar a sua posição. Toque em 5 . Toque em ou para pré-visualizar outras marcas de água. para tirar uma fotografia. Notas de áudio Adicione notas de áudio para dar vida às suas fotografias. 1 2 Deslize para a direita e toque em Nota de áudio. 3 Enquadre a cena que pretende captar. Toque em Abra Câmara.
Câmara e galeria Abra Câmara e aceda à lista de modos de disparo. Quando estiver disponível uma atualização, surge um ponto vermelho no ícone . Toque em e selecione o modo de disparo que pretende atualizar. O seu telefone transfere e instala a versão mais recente. Eliminar modos de disparo Elimine os modos de disparo não desejados para libertar espaço de armazenamento. Os modos de disparo pré-instalados não podem ser eliminados.
Câmara e galeria Configurar a função do botão de volume Por predefinição, o botão de volume funciona como obturador. A função do botão de volume pode ser alterada para ajustar o zoom ou para focar. Abra Câmara. Deslize para a esquerda. Toque em Função tecla volume e selecione Obturador, Zoom ou Bloquear a distância focal. Configurar as definições de toque e toque contínuo do obturador Por predefinição, toque continuamente no obturador para tirar fotografias em modo de rajada.
Câmara e galeria l Ativar rotação automática: Em Galeria, toque em > Definições > Orientação da fotografia > Rodar sempre para rodar as fotografias quando altera a orientação do ecrã. Ver fotografias e vídeos por ordem cronológica Aceda ao separador Fotos. As fotografias e vídeos são automaticamente apresentados por ordem cronológica. Toque em > Definições e ative Ver data para apresentar a data em que a fotografia foi tirada.
Câmara e galeria 1 2 Abra Galeria. Aceda ao separador Álbuns e abra o álbum de fotografias pretendido. Toque continuamente numa fotografia ou vídeo que pretende mover até aparecer e selecione todos os ficheiros que pretende mover. 3 4 Toque em . Selecione o álbum de destino. Os ficheiros são eliminados do álbum original ao serem movidos.
Câmara e galeria 3 Toque em para mover o álbum ou álbuns selecionados para Outros. Em Outros, toque continuamente num álbum e, em seguida, toque em para restaurar o álbum para a sua localização original. Reorganizar álbuns Altere a ordem em que os álbuns são apresentados, para que consiga encontrar sempre as suas fotografias favoritas. Não é possível reorganizar Câmara ou Capturas de ecrã. 1 Abra 2 Aceda ao separador Álbuns e, em seguida, toque continuamente num álbum até que Galeria.
Câmara e galeria Parte da imagem a preservar após rotação Deslizar no ecrã para rodar a imagem Anular alterações Rodar na vertical Espelhar imagem l Recortar uma imagem: Toque em para selecionar a área de recorte da imagem. Arraste as arestas pontilhadas para recortar a imagem para o tamanho desejado. Recortar seleção Recortar canto da grelha Proporções de recorte l Adicionar um filtro: Toque em l Acentuar cores: Toque na e selecione o filtro pretendido. .
Câmara e galeria l Desfocar uma imagem: Toque em . Arraste o controlo deslizante para ajustar a quantidade de desfocagem. Arraste o círculo para a parte da imagem que não pretende desfocar. l Ajustar os parâmetros da imagem: Toque em . Pode ajustar o brilho, contraste, saturação e outros itens para tornar a sua imagem mais vivida. l Aplicar efeitos de melhoramento facial: Toque em para aplicar efeitos de melhoramento facial às pessoas presentes numa imagem.
Câmara e galeria Tecla reproduzir/parar Definições de resolução Vídeo cortado Duração do vídeo cortado Controlo deslizante de corte de vídeo Guardar alterações Descartar alterações 1 Abra 2 3 Selecione o vídeo que pretende editar e toque em Galeria. . No ecrã de edição de vídeo, arraste os controlos deslizantes para selecionar a parte do vídeo que pretende manter. Pode tocar em 4 Toque em para pré-visualizar o vídeo. para recortar e guardar o vídeo.
Câmara e galeria 1 Abra 2 3 Toque em Galeria. > Definições. É possível configurar as duas definições seguintes: l Ativar Ver localização. Ao visualizar uma fotografia geomarcada, a localização da fotografia será apresentada. l Ativar Ver data. Ao visualizar uma fotografia, serão apresentadas a data e a hora em que a fotografia foi tirada.
Chamadas e contactos Efetuar chamadas Marcação inteligente Introduza o nome, as iniciais ou o número de um contacto no marcador. O seu dispositivo apresenta os contactos que correspondem aos mesmos. 1 2 Abra Telefone. Introduza o nome, iniciais ou o número de um contacto no marcador. (por exemplo, João Silva ou JS). O seu dispositivo vai pesquisar os seus contactos e registo de chamadas e listar os resultados acima do marcador.
Chamadas e contactos 2 Toque na barra de procura e introduza o nome ou iniciais da pessoa que pretende contactar. 3 Toque no número do contacto. Se o seu telefone suportar dois cartões SIM, toque em 2 ou 1 para efetuar uma chamada. Efetuar uma chamada a partir do registo de chamadas 1 2 Abra Telefone. Deslize a lista para cima e para baixo para ver todas as chamadas. Toque no nome ou número da pessoa que pretende contactar.
Chamadas e contactos A capacidade de fazer chamadas de emergência depende dos regulamentos locais e operadoras na sua área. Fraca cobertura ou interferências ambientais podem impedir a ligação da sua chamada. Nunca dependa exclusivamente do seu dispositivo para comunicação crítica durante emergências. Atender chamadas Atender ou rejeitar uma chamada Quando receber uma chamada, prima o botão do volume para silenciar o som de toque.
Chamadas e contactos Alternar entre chamadas Certifique-se de que possui a chamada em espera ativada antes de utilizar esta funcionalidade. Para obter detalhes, contacte a sua operadora. 1 Se receber uma chamada durante outra chamada ativa, toque em . Pode então atender a chamada recebida e colocar em espera a outra linha. 2 Para alternar entre duas chamadas, toque em ou selecione a chamada que está em espera.
Chamadas e contactos l Tocar em junto a um contacto para remover o contacto da chamada. l Tocar em junto a um contacto para remover o contacto da chamada de conferência e mantê-lo numa chamada em separado. l 6 Tocar em Tocar em para regressar ao ecrã da chamada principal. para terminar a chamada de conferência. Opções de chamada Não cubra o microfone durante uma chamada. Durante uma chamada, o seu dispositivo irá apresentar um menu de chamada.
Chamadas e contactos Colocar a chamada atual em espera Ver o calendário Iniciar uma chamada a três Silenciar a chamada Ver as suas notas Apresentar os contactos Mostrar/ocultar marcador Ativar modo mãos-livres Terminar chamada l Ocultar o menu de chamada: Toque em Início ou Anterior. Toque na barra de estado verde no topo do ecrã para voltar ao menu de chamada. l Iniciar uma chamada a três: Contacte a sua operadora para descobrir como utilizar esta funcionalidade.
Chamadas e contactos Gerir registos de chamada Visualizar chamadas não atendidas 1 2 Abra Telefone. Para apresentar todas as chamadas não atendidas, toque no separador Perdidas e deslize para baixo no registo de chamadas. Também pode visualizar chamadas perdidas no separador Todas. As chamadas não atendidas estão marcadas a vermelho. 3 Toque em próximo de um registo de chamadas para devolver a chamada, enviar uma mensagem e mais.
Chamadas e contactos l Eliminar múltiplas entradas: Toque em em seguida, toque em . Selecione as entradas que pretende eliminar e, . Efetuar uma cópia de segurança do registo de chamadas 1 2 Abra Cópia de segurança. Toque em Cópia de segurança > Cartão SD ou Armazenamento interno para efetuar uma cópia de segurança do registo de chamadas para um cartão microSD ou para o armazenamento interno do seu telefone. 3 4 Selecione Histórico de chamadas e toque em Criar cópia.
Chamadas e contactos Quando receber uma chamada quando já se encontra noutra chamada, toque em atender a nova chamada e em para para alternar entre as duas chamadas. Ativar o modo de bolso Ative o modo de bolso para garantir que não perde chamadas quando o dispositivo está no seu bolso. O volume do toque vai aumentar gradualmente quando receber uma chamada. 1 Abra 2 3 Toque em Telefone. > Definições. Ativar Modo de bolso.
Chamadas e contactos 2 Toque em > Lista de interceção. 3 Toque em para configurar as definições de filtro de assédio e os números intercetados. Também pode configurar as definições do filtro de assédio e os números intercetados em Gestor Telef. > Lista de interceção > . Configurar o toque de chamada Escolha a partir de uma seleção de toques de sistema ou escolha uma música a partir da sua biblioteca de música. As funcionalidades podem variar consoante a sua operadora.
Chamadas e contactos Partilhar o seu cartão de contacto: Toque em . Selecione o formato do cartão e o método de partilha e siga as instruções no ecrã. Criar um novo contacto Criar um contacto 1 Abra 2 Toque em Contactos. . Toque em Criar novo contacto se estiver a criar um contacto pela primeira vez. 3 No menu de opções, selecione uma localização para guardar o contacto. O número de contactos que pode guardar no seu dispositivo depende do tamanho do armazenamento interno do seu dispositivo.
Chamadas e contactos Adicionar rapidamente detalhes do contacto Introduza as informações de contactos no seu dispositivo com maior rapidez. Basta ler ou tirar fotografias aos cartões de visita para adicionar automaticamente nomes, números de telefone e outras informações aos seus contactos. 1 2 3 Abra Contactos. Toque em Cartões de visita > Analisar. Pode: l Tirar uma fotografia de um cartão: Coloque o cartão de visita numa superfície plana.
Chamadas e contactos Importar e exportar contactos Importar contactos a partir de um dispositivo de armazenamento 1 Abra 2 3 Toque em Contactos. > Importar/Exportar > Importar do armazenamento. Selecione um ou mais ficheiros .vcf e, em seguida, toque em OK. Exportar contactos para um dispositivo de armazenamento 1 Abra 2 3 Toque em Contactos. > Importar/Exportar > Exportar para o armazenamento > Exportar. Escolha de onde quer exportar os contactos toque em OK. Por predefinição, o ficheiro .
Chamadas e contactos Exportar contactos para um cartão SIM 1 Abra 2 Toque em Contactos. > Importar/Exportar > Exportar para SIM. Se o seu dispositivo suporta SIM dual, toque em > Importar/Exportar e selecione o cartão SIM para o qual quer exportar os contactos. 3 4 Selecione os contactos que pretende exportar e toque em . Toque em Continuar. Gerir contactos Editar um contacto Depois de criar um contacto, pode editar as respetivas informações de contacto a qualquer momento.
Chamadas e contactos 3 4 Selecione os contactos que pretende eliminar e depois toque em . Toque em Eliminar. Como alternativa, toque continuamente num contacto até ser apresentado um menu de contexto. Aqui, selecione Eliminar para eliminar o contacto. Eliminar histórico de contactos Elimine os registos de chamadas e mensagens de texto por contacto para proteger a sua privacidade. 1 Abra 2 Selecione um contacto e toque em Contactos. > Eliminar histórico do contacto > Eliminar.
Chamadas e contactos Encontrar contactos 1 Abra Contactos. Para obter resultados de pesquisa mais completos, certifique-se de que os Contactos estão configurados para apresentar todos os seus contactos. No ecrã de contactos, toque em 2 > Apresentar por preferência e selecione Todos os contactos. Na lista de contactos, pode: l Deslizar para cima ou para baixo na lista de contactos. l Deslizar o dedo para cima ou para baixo no índice do lado direito do ecrã para percorrer os seus contactos.
Chamadas e contactos Partilhar código QR de um contacto 1 2 3 Abra Contactos. Selecione o contacto que pretende partilhar. Toque no código QR e selecione Partilhar. Escolha um método de partilha e siga as instruções no ecrã. Se o outro dispositivo tiver uma câmara com capacidade para ler códigos QR, pode também partilhar um contacto lendo o código QR do contacto. Adicionar um contacto aos seus favoritos Adicione contactos frequentes aos seus favoritos para os encontrar mais facilmente.
Chamadas e contactos 2 3 Selecione o contacto pretendido e toque em Registo de chamadas. Deslize para cima na lista para ver todas as entradas. Pode: l Tocar numa entrada para realizar uma chamada para o contacto. l Tocar em l Tocar continuamente numa entrada para apagá-la ou editá-la antes de efetuar uma > Eliminar para eliminar todas as mensagens. chamada.
Chamadas e contactos 3 Toque em para adicionar novos membros ao grupo. 4 Toque em . Existem três opções: l Tocar em Remover membros para eliminar membros do grupo. l Tocar em Eliminar grupo para eliminar o grupo. l Tocar em Mudar nome para editar o nome do grupo. Enviar uma mensagem de texto ou e-mail de grupo 1 2 Abra Contactos. Toque em Grupos e selecione o grupo para o qual pretende enviar uma mensagem ou email. 3 Toque em para enviar uma mensagem ou em para enviar um e-mail.
Mensagens e e-mail Enviar uma mensagem Enriqueça as suas mensagens adicionando ícones expressivos, imagens, gravações, etc. 1 Abra 2 3 Na lista de tópicos de mensagem, toque em Mensagens. . Selecione a caixa de destinatário e introduza o nome de contacto ou número de telefone. Também pode tocar em para abrir a sua lista de contactos e escolher um contacto ou um grupo de contactos. 4 Selecione o campo de texto e introduza a sua mensagem.
Mensagens e e-mail Responder rapidamente à mensagem: As mensagens novas serão apresentadas na barra de notificações. Toque no botão para escrever uma resposta. Procurar mensagens Existem duas formas de pesquisa de mensagens: l Na lista de tópicos de mensagens, toque na barra de procura no topo do ecrã e introduza uma ou mais palavras-chave. Os resultados serão apresentados sob a barra de procura. l Deslize para baixo no ecrã inicial para exibir a barra de pesquisa.
Mensagens e e-mail 2 Na lista de tópicos de mensagens, toque duas vezes na barra na parte superior do ecrã. O seu dispositivo irá voltar automaticamente ao topo da lista ou apresentar as mensagens não lidas. Afixar mensagens ao topo da lista Afixe mensagens importantes ao topo da lista de mensagens para que possa aceder às mesmas rapidamente. 1 2 Abra Mensagens. Na lista de tópicos de mensagens, toque continuamente na mensagem que pretende afixar ao topo. 3 .
Mensagens e e-mail Configurar o toque de mensagem 1 Abra 2 3 Na lista de tópicos de mensagem, toque em Mensagens. > Definições > Sons de toque e vibração. Toque em Som de notificação. Se o seu dispositivo suportar dual SIM, selecione Som notificação SIM 1 ou Som notificação SIM 2. Pode, em seguida, escolher um toque do sistema ou um ficheiro de música. Adicionar uma conta de e-mail Se não souber quais são as definições da sua conta, consulte o fornecedor de serviços de email.
Mensagens e e-mail 4 Toque em Cc/Bcc, De: para adicionar os destinatários Cc e Bcc e selecione a conta de email que pretende utilizar. 5 Introduza o assunto e o corpo do e-mail. Toque em 6 Toque em para adicionar um anexo. para enviar o e-mail. O fornecedor de serviços de e-mail pode determinar um limite de tamanho para os anexos. Se os anexos excederem esse limite, pode enviar em e-mails separados.
Mensagens e e-mail Guardar anexos de e-mail Abra um e-mail e toque em para efetuar uma pré-visualização do anexo. Toque em para guardar o anexo no seu dispositivo. Para transferir anexos grandes, abra a ligação fornecida no e-mail. Sincronizar e-mails No ecrã Caixa de entrada, deslize para baixo para atualizar a sua caixa de entrada. 1 Abra 2 3 Toque em E-mail. > Definições. Selecione a conta que pretende configurar. Ligue Sincronização de e-mail.
Mensagens e e-mail l Transferir anexos apenas via Wi-Fi: Ative Não transf. imagens via rede móvel. l Agrupar e-mails com o mesmo título: Ative Organizar por assunto. l Exibir imagens de contacto: Ative Imagem de perfil do remetente para exibir as imagens de contacto junto aos e-mails. Configurar organização dos e-mails No ecrã da caixa de entrada, toque em > Ordenar por e selecione um método de organização.
Calendário e bloco de notas Alterar a vista de calendário Pesquisar no calendário Ir para hoje Hoje Dia corrente Eventos Número da semana Apresentar eventos para o dia corrente Alternar entre apresentação de mês, semana, e dia Adicionar evento Para ver a sua agenda num determinado dia, toque em > Ir para, selecione uma data e, em seguida, toque em Concluir. Abra l Calendário e toque em > Definições.
Calendário e bloco de notas Lembretes de aniversário Configure o calendário para importar a informação de aniversário dos seus contactos e criar automaticamente os lembretes de aniversário. Antes de utilizar esta função, certifique-se de que adicionou a informação de aniversário aos seus contactos. Para mais informações, consulte Criar um contacto. 1 Abra 2 Toque em Calendário. e selecione Aniversário de contactos.
Calendário e bloco de notas Eliminar um evento Abra Calendário. É possível eliminar um evento de duas formas: l Eliminar um único evento: Abra o evento que pretende eliminar e toque em l Eliminar vários eventos: Toque em . e, em seguida, toque continuamente num evento para ativar a interface de gestão de eventos. Selecione os eventos que pretende eliminar e toque em .
Calendário e bloco de notas Fechar nota Guardar nota Juntar etiqueta Editar nota Editar texto Adicionar tarefa Tirar fotografia Inserir imagem 3 Toque em para guardar a nota. Gerir notas Adicionar uma nota aos favoritos Abra Bloco de notas. É possível adicionar uma nota aos seus favoritos de duas formas: l Na lista de notas, deslize para a esquerda numa nota e toque em l Toque na nota que pretende adicionar aos favoritos e toque em . .
Música e vídeo Ouvir música Pode escolher entre ouvir as suas músicas locais preferidas . 1 2 Abra Música. Após isto, pode reproduzir música guardada no seu dispositivo, adicionar uma música ao seu álbum pessoal, reproduzir uma música na lista pessoal, ou ouvir músicas reproduzidas recentemente. 3 Pode reproduzir, colocar em pausa ou mudar a música durante o processo.
Música e vídeo 4 Pode optar por organizar as suas músicas por nome da música, artista, nome do álbum ou pasta. Para procurar uma música específica, toque em e introduza o nome da música, artista ou álbum na barra de pesquisa. Eliminar músicas Elimine músicas não desejadas para libertar espaço de armazenamento. 1 2 3 Abra Música. Toque em Todas as músicas. Aceda ao separador Músicas. Toque continuamente na lista de músicas e selecione as músicas que pretende eliminar. 4 5 Toque em > Eliminar.
Música e vídeo l Retroceder ou avançar rápido: Arraste a barra de progresso para a esquerda para retroceder ou para a direita para avançar rápido.
Pastas do telefone Otimizar desempenho Use as Pastas para que o telefone funcione de forma rápida e para otimizar o desempenho. Abra Gestor Telef. e toque em OTIMIZAR. O seu telefone irá otimizar o desempenho de forma automática, melhorar a segurança e reduzir o consumo de energia. Melhorar velocidade Para otimizar o desempenho, limpe a cache das aplicações e elimine os ficheiros residuais e o lixo do sistema. 1 2 Abra Gestor Telef..
Pastas do telefone l Tráfego de dados: consulte a utilização de dados de cada aplicação. l Aplicações em rede: efetue a gestão das permissões de acesso à internet para cada aplicação. l Limite de dados mensais: toque em > Limite de dados mensais para configurar os seus planos de dados e os lembretes de utilização de dados. O telefone irá calcular a utilização dos seus dados móveis e o limite dos restantes dados para o período de faturação que especificar.
Pastas do telefone Configurar regras de filtros As chamadas/mensagens de números bloqueados serão bloqueadas As mensagens de desconhecidos com palavras-chave bloqueadas serão bloqueadas As chamadas/mensagens de números permitidos não serão bloqueadas Configurar notificações de filtros Gestão da bateria Ver as estatísticas de utilização da bateria O meu dispositivo está a consumir imensa energia, quais são as aplicações responsáveis pelo elevado consumo? Como reduzir o consumo de energia? Utilize o Gestor
Pastas do telefone l Restringir aplicações em segundo plano: Toque em Fechar aplic. após o ecrã bloquear e selecione as aplicações que podem funcionar em segundo plano quando o ecrã está bloqueado. l Fechar aplicações de elevado consumo de energia: Toque em Aplicações de consumo de energia elevado e selecione as aplicações que pretende fechar. Aparecerá uma mensagem no painel de notificação se forem detetadas aplicações de elevado consumo de energia em segundo plano.
Pastas do telefone Aplicações encriptadas Utilize o bloqueio de aplicações para encriptar aplicações e impedir o acesso não autorizado. 1 2 Abra Gestor Telef.. Toque em Bloqueio de aplicações. Quando aceder ao bloqueio de aplicações pela primeira vez, siga as instruções no ecrã para definir um lembrete do PIN de quatro dígitos e da palavra-passe. 3 Ative o interruptor junto às aplicações que pretende encriptar. Tem de introduzir o PIN sempre que abrir uma aplicação encriptada.
Ferramentas Iniciar sessão em duas contas de redes sociais em simultâneo Inicie sessão em duas contas Whatsapp ou Facebook em simultâneo para separar a sua vida pessoal e profissional. Esta função só funciona com Facebook e WhatsApp. 1 2 Abra Definições. Toque em Aplicações clonadas. Ative os interruptores Facebook ou WhatsApp conforme pretendido.
Ferramentas Adicionar cidade Definir data, hora e fuso horário inicial As minhas cidades Fuso horário inicial Ativar relógio duplo Por predefinição, o telefone exibe a hora da rede. Ative o relógio duplo para exibir a hora do seu fuso horário atual e o fuso horário da sua cidade natal no ecrã de bloqueio. 1 Abra 2 3 Em Mundial, toque em Relógio. > Data e hora. Ativar Relógio duplo. Toque em Cidade de residência e selecione o seu fuso horário na lista de cidades.
Ferramentas Gravador de som Gravação de som 1 2 3 Toque em Gravador. Toque em Gravar para começar a gravar. Toque em Pausar ou Continuar para pausar ou retomar a gravação. Adicionar etiqueta: Adicione Texto ou Imagem para facilitar a consulta. 4 Toque em Parar, e introduza o nome. Em seguida toque em Guardar. Quando a aplicação Gravador estiver a gravar som em segundo plano, utilize o controlador no painel de notificação para Pausar, Continuar, ou Parar a gravação.
Ferramentas Deslizar para baixo para abrir caixa de pesquisa Tocar continuamente para gerir gravações Tocar para reproduzir gravação Tocar para criar uma nova gravação Tocar para alternar entre reprodução no altifalante e nos auscultadores Ordenar gravações de áudio 115
Funcionalidades e definições do sistema Temporizador para ligar e desligar Utilize o temporizador para ligar e desligar para reduzir o consumo de energia e evitar ser interrompido durante o sono. Abra Definições, e toque em Assistência inteligente > Ligar/Desligar programado. Ative Encerramento programado e Ligação programada e, em seguida, configure a hora para ligar e desligar e defina as repetições. O seu dispositivo irá ligar-se ou desligar-se automaticamente na hora predefinida.
Funcionalidades e definições do sistema Definições do método de entrada Adicionar um teclado 1 2 Abra Definições. Toque em Definições avançadas > Idioma e teclados e selecione Teclado virtual em Teclado e métodos de introdução. 3 Toque em Adicionar um teclado virtual e ative o teclado que pretende adicionar. Depois de adicionar um teclado, pode configurar o teclado de acordo com as suas necessidades. Selecionar o método de entrada predefinido 1 2 Abra Definições.
Funcionalidades e definições do sistema O texto colado ficará disponível na área de transferência até que corte ou copie outro conteúdo. l Partilhar texto: Selecione o texto que pretende partilhar e toque em Partilhar. Selecione o modo como pretende partilhar o texto e siga as instruções no ecrã. Modo de avião Para evitar interferências, ative o modo de avião quando estiver a bordo de um avião. Quando ativado, as chamadas, os dados móveis, o Bluetooth e o Wi-Fi serão desativados.
Funcionalidades e definições do sistema 1 2 Abra Definições. Toque em Som > Volume para ajustar o som de toque, os sons multimédia, o alarme e o volume da chamada. Ativar o modo silencioso Ative o modo silencioso para não incomodar as outras pessoas em ambientes silenciosos como reuniões. 1 2 Abra Definições. Toque em Som e ative Modo de silêncio.
Funcionalidades e definições do sistema Modo de uma mão Ative a vista de ecrã mini ou a função de alteração de teclado para facilitar a utilização com uma mão. 1 2 Abra Definições. Toque em Assistência inteligente > IU de uma mão. Pode: l Diminuir o ecrã: Ativar Ecrã reduzido. A vista de ecrã mini irá apresentar texto e imagens em tamanho mais pequeno para uma operação mais facilitada. Pode alternar entre mini ecrã e ecrã normal ao deslizar para a direita ou esquerda na barra de navegação virtual.
Funcionalidades e definições do sistema l Configurar as definições de mensagens e chamadas recebidas: Selecione Apenas interrupções prioritárias. Toque em Definir interrupções prioritárias e, depois, toque em Chamadas eMensagens para definir a extensão de contactos de quem pretende receber chamadas ou mensagens. Selecionar Apenas dos números autorizados apenas define a extensão de contactos. Selecione Números autorizados para definir contactos específicos.
Funcionalidades e definições do sistema l Definir automaticamente a hora e a data com valores fornecidos pela rede: Ativar Data e hora automáticas. l Definir automaticamente o fuso horário com valores fornecidos pela rede: Ative Fuso horário automático. l Definir o formato da hora: Ative o formato de 24 horas para ver as horas no formato de 24 horas. Por predefinição, a hora é apresentada num formato de 12 horas.
Funcionalidades e definições do sistema Se restaurar as definições de fábrica, irá eliminar os dados pessoais do seu dispositivo, incluindo as informações da conta, as aplicações transferidas e as definições do sistema. Crie uma cópia de segurança dos dados importantes presentes no seu dispositivo antes de restaurar as predefinições. 1 2 3 Abra Definições. Toque em Definições avançadas > Cópia de segurança e reposição.
Funcionalidades e definições do sistema 4 Quando a transferência estiver concluída, toque em Atualizar. O processo de atualização pode demorar algum tempo até ficar concluído. Não use o dispositivo até a atualização estar concluída. O seu dispositivo reinicia-se automaticamente quando a atualização estiver concluída.
Funcionalidades e definições do sistema Ativar o TalkBack O TalkBack fornece avisos sonoros e legendas para ajudar os utilizadores invisuais. Quando o TalkBack está ativado, o dispositivo emite avisos sonoros para todos os conteúdos em que tocar, selecionar ou ativar. Os avisos sonoros não estão disponíveis em todos os idiomas. Se o seu idioma não estiver disponível, é possível transferir um motor de síntese vocal de terceiros. Para mais informações, consulte Conversão de texto em voz (TTS).
Funcionalidades e definições do sistema Abrir um item: Toque duas vezes com um dedo em qualquer parte do ecrã para confirmar a seleção que efetuou no passo anterior. Por exemplo, se pretender abrir Definições, toque no ícone Definições uma vez com um dedo e depois toque duas vezes em qualquer parte do ecrã. Configurar as definições do TalkBack 1 Abra 2 3 Toque em Definições avançadas > Acessibilidade > Talkback > Definições. .
Funcionalidades e definições do sistema 1 2 Abra Definições. Toque em Definições avançadas > Acessibilidade > Correção da cor e ative Correção da cor. 3 Toque em Modo de correção e selecione o modo de correção de cor pretendido.
Obter ajuda Leia o Manual de Consulta Rápida fornecido com o seu telefone. Toque em Definições > Sobre o telefone > Informações legais para ler as informações legais. Aceda a http://consumer.huawei.com/en/ para obter mais informações.
Informação Pessoal e Segurança de Dados A utilização de algumas funções ou aplicações de terceiros no seu dispositivo poderá resultar na perda de informação pessoal e de dados ou tornar-se acessível a outros. Utilize as seguintes medidas para melhor proteger a sua informação pessoal: l Coloque o seu dispositivo num local seguro para evitar uso não autorizado. l Configure o bloqueio do ecrã do seu telefone e defina uma palavra-passe ou padrão de desbloqueio.
Lista de funções de segurança Os telemóveis Huawei incluem uma variedade de funções que mantêm a segurança dos seus dados. Utilize as impressões digitais para desbloquear o ecrã, abrir ficheiros Reconhecimento de encriptados, desbloquear aplicações e efetuar pagamentos em impressão digital segurança. Para mais informações, consulte Reconhecimento de impressão digital. Encripte o seu cartão microSD para impedir o acesso não autorizado Encriptar um cartão aos seus dados.
Aviso legal Copyright © Huawei Technologies Co., Ltd. 2017. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste manual pode ser reproduzida ou transmitida sob qualquer forma ou por qualquer meio sem o consentimento prévio por escrito da Huawei Technologies Co., Ltd. e respectivas filiais ("Huawei"). O produto descrito neste manual pode incluir software protegido por direitos de autor da Huawei e possíveis licenciadores.
Aviso legal Os serviços de software e aplicações de terceiros podem ser interrompidos ou rescindidos em qualquer altura e a Huawei não garante a disponibilidade de qualquer conteúdo ou serviço. Os fornecedores de serviços terceiros fornecem conteúdos e serviços através de ferramentas de rede ou de transmissão fora do controlo da Huawei.
Aviso legal necessárias à exportação, reexportação ou importação do produto mencionado neste manual, incluindo o software e dados técnicos contidos no mesmo.
Este manual serve apenas de referência. O produto real, incluindo, entre outros, a cor, o tamanho e a disposição do ecrã, pode variar. Todas as declarações, informações e recomendações contidas neste manual não constituem qualquer tipo de garantia, expressa ou implícita. Visite http://consumer.huawei.com/en/support/hotline para obter o contacto telefónico e endereço de e-mail actualizados recentemente no seu país ou região.