MANUAL DE INSTRUÇÕES GUIA PARA A UTILIZAÇÃO DA MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA E DOS PROGRAMAS DE LAVAGEM
Sumário 1. Descrição dos comandos ________________________________88 2. Alarmes_____________________________________________100 Agradecemos a sua preferência por este nosso produto. Aconselhamo-lo a ler atentamente todas as instruções contidas neste manual para conhecer as condições mais adequadas que lhe permitirão uma utilização correcta e segura da sua máquina de lavar louça. Cada um dos parágrafos são apresentados de modo que se possa conhecer passo a passo todas as funcionalidades do aparelho.
Instruções para o utilizador 1. Descrição dos comandos 1.1 O painel frontal Todos os comandos e os controles da máquina de lavar louça estão reunidos no painel frontal. 1 BOTÃO LIGAÇÂO/DESLIGAÇÂO 2 BOTÕES SELECÇÂO DOS PROGRAMAS (P1...
Instruções para o utilizador Só para os modelos AAA 12 talheres (ver a etiqueta de energia) PROGRAMA SELECÇÃO TIPO E NÍVEL DE SUJIDADE DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DURAÇÃO CONSUMO MINUTOS (2) ÁGUA LITROS (1) ENERGIA KWh (2) Pré-lavagem a frio 15 6 0,03 IMERSÃO PANELAS E LOUÇA A ESPERAR QUE SE COMPLETE A CARGA BREVE LOUÇA POUCO SUJA E COM "SUJIDADE FRESCA" SEM RESÍDUOS SECOS Lavagem em 38°C Enxaguada a frio Enxaguada em 58°C 45 13 0,80 ECO PANELAS E LOUÇA POUCO SUJAS MAS COM RESÍDUOS SEC
Instruções para o utilizador Só para os modelos AAB 12 talheres (ver a etiqueta de energia) PROGRAMA SELECÇÃO TIPO E NÍVEL DE SUJIDADE DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DURAÇÃO CONSUMO MINUTOS (2) ÁGUA LITROS (1) ENERGIA KWh (2) Pré-lavagem a frio 15 6 0,03 IMERSÃO PANELAS E LOUÇA A ESPERAR QUE SE COMPLETE A CARGA BREVE LOUÇA POUCO SUJA E COM "SUJIDADE FRESCA" SEM RESÍDUOS SECOS Lavagem em 38°C Enxaguada a frio Enxaguada em 58°C 45 13 0,80 ECO (*) PANELAS E LOUÇA POUCO SUJAS MAS COM RESÍDUOS
Instruções para o utilizador Só para os modelos AAB 14 talheres (ver a etiqueta de energia) PROGRAMA SELECÇÃO TIPO E NÍVEL DE SUJIDADE DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA DURAÇÃO CONSUMO MINUTOS (2) ÁGUA LITROS (1) ENERGIA KWh (2) Pré-lavagem a frio 15 6 0,03 IMERSÃO PANELAS E LOUÇA A ESPERAR QUE SE COMPLETE A CARGA BREVE LOUÇA POUCO SUJA E COM "SUJIDADE FRESCA" SEM RESÍDUOS SECOS Lavagem em 38°C Enxaguada a frio Enxaguada em 58°C 45 13 0,85 ECO (*) PANELAS E LOUÇA POUCO SUJAS MAS COM RESÍDUOS
Instruções para o utilizador TABELA DE CONTROLE Norma de controle Programa comparativo EN 50242 (*) Programa BIO (P3+P1) - modelos AAA (*) Programa ECO (P3) - modelos AAB Carga Tipo de detergente Dosagem detergente Regulação do abrilhantador Conforme os modelos 12-14 talheres B 12 talheres: 30 g - 14 talheres: 35 g Conforme os modelos 3/4 ou 4/6 1.2 Programas de lavagem A máquina de lavar louça possui um painel de comando descrito no capítulo "1.
Instruções para o utilizador PROGRAMAÇÃO Neste modelo de máquina de lavar louça só è possível fazer todas as operações de programação com a porta fechada. Com a porta aberta, as lâmpadas de controle dos PROGRAMAS (7) e as lâmpadas de controle das FASES/PROGRAMA (10) ficam apagadas. SELECÇÃO DO PROGRAMA Os programas podem ser seleccionados por intermédio dos botões correspondentes (2).
Instruções para o utilizador FIM DO PROGRAMA O fim do programa é indicado por um breve sinal acústico e pelo piscar de todas as lâmpadas de controle das FASES/PROGRAMA (10). Pressionando um dos botões de SELECÇÂO DOS PROGRAMAS (2), as lâmpadas de controle param de piscar e a máquina de lavar louça está pronta para executar um novo ciclo; a mesma coisa acontece abrindo e fechando a porta ou desligando e voltando a ligar a máquina.
Instruções para o utilizador ANULAR UM PROGRAMA Se o utilizador pretende anular o programa que está a funcionar primeiro deverá interrompê-lo (ver “INTERRUPÇÃO DE UM PROGRAMA”). Nesta altura, deverá pressionar simultaneamente os botões P1+P2 e acenderão as três primeiras lâmpadas de controle dos programas. Se a porta da máquina for aberta durante o funcionamento, quando for fechada será necessário dar novamente início ao programa, conforme descrito no ponto “INICIO DO PROGRAMA”.
Instruções para o utilizador BOTÃO DA OPÇÃO "3/1" (conforme os modelos) (disponível em todos os programas excluindo a imersão) Pressionando o botão (4) activa-se a opção "3/1", confirmada pelo acendimento da lâmpada de controle correspondente. Esta opção é específica para a utilização de detergentes (em pastilhas ou em pó) com sal e abrilhantador integrados.
Instruções para o utilizador Se o utilizador quiser activar o atraso do programa para um programa já iniciado, deverá.
Instruções para o utilizador PARA ECONOMIZAR ENERGIA! … E RESPEITAR O MEIO AMBIENTE • • • • • • Procurar utilizar a máquina de lavar louça sempre completamente carregada. Não lavar a louça em água corrente. Utilizar o programa de lavagem mais idóneo para cada tipo de carga. Não efectuar enxaguadelas preliminares. Se houver, ligar a máquina de lavar louça a uma instalação de água quente até 60°C.
Instruções para o utilizador REGULAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DO PRODUTO PARA ABRANDAR A máquina de lavar louça possui um dispositivo que permite personalizar a regulação da distribuição do produto para abrandar em função da dureza da água da rede. Dependendo do modelo, o selector que regula a distribuição pode estar: • dentro do aro rosqueado de plástico que se situa na lateral direita, no interior da máquina; • dentro do produto para abrandar, logo em baixo da tampa.
Instruções para o utilizador 2. Alarmes Se ocorrer um problema de funcionamento, a máquina irá sinalizar a anomalia mediante o acendimento de uma combinação de lâmpadas de controle. Nomeadamente, quando um alarme está presente, acendem todas as lâmpadas de controle dos PROGRAMAS (7) enquanto que as lâmpadas das FASES/PROGRAMA (10) indicanm o código do problema: CÓDIGO LÂMPADAS DOS FASES DESCRIÇÃO E1 Interveio o sistema (quando presente).
MANUAL DE INSTRUÇÕES ADVERTENCIAS E CONSELHOS, GUIA PARA A UTILIZAÇÃO DOS CESTOS E LIMPEZA DA MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA
Sumário 1. Advertências para a segurança e o uso ____________________148 2. Instalação e execução _________________________________151 3. Instruções para o uso __________________________________153 4. Limpeza e manutenção_________________________________166 Agradecemos a sua preferência por este nosso produto.
Advertências 1. Advertências para a segurança e o uso ESTE MANUAL CONSTITUI PARTE INTEGRANTE DO APARELHO: É PRECISO CONSERVÁ-LO SEMPRE PERFEITO JUNTAMENTE COM O APARELHO. ANTES DA UTILIZAÇÃO ACONSELHAMOS QUE FAÇAM UMA LEITURA ATENTA DE TODAS AS INDICAÇÕES CONTIDAS NESTE MANUAL. A INSTALAÇÃO DEVERÁ SER EXECUTADA POR PESSOAS QUALIFICADAS E A RESPEITAR ÀS NORMAS VIGENTES.
Advertências SE O APARELHO FOR INSTALADO EM PAVIMENTOS RECOBERTOS, É PRECISO PRESTAR ATENÇÃO PARA QUE AS ABERTURAS NA PARTE INFERIOR NÃO FIQUEM OBSTRUÍDAS. DEPOIS DE CADA UMA DAS UTILIZAÇÕES, DESLIGAR A MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA PARA EVITAR DISPERSÃO DE ENERGIA ELÉCTRICA. O APARELHO DESCARTADO DEVE SER DESTRUÍDO. CORTAR O CABO DE ALIMENTAÇÃO DEPOIS DE TER RETIRADO A FICHA DA TOMADA DE CORRENTE. FAZER COM QUE FIQUEM INÓCUAS TODAS AS PARTES QUE POSSAM CONSTITUIR PERIGO PARA OS MIÚDOS (FECHADURAS, PORTAS, ETC.
Advertências EVITAR ABSOLUTAMENTE TOCAR A RESISTÊNCIA LOGO ASSIM QUE UM PROGRAMA DE LAVAGEM TIVER ACABADO. DURANTE A UTILIZAÇÃO DA MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA, PODE ACONTECER UM LEVE ESCURECIMENTO DA RESISTÊNCIA, MESMO NUMA ÁREA DELIMITADA. ESTE FACTO DEVE SER CONSIDERADO NORMAL PORQUE ESTÁ RELACIONADO COM O PRÓPRIO FUNCIONAMENTO DA MÁQUINA E NÃO PREJUDICA AS CARACTERÍSTICAS DE FUNCIONALIDADE DO APARELHO.
Instruções para o instalador 2. Instalação e execução Remover os elementos de poliestireno que bloqueiam os cestos. Colocar o aparelho no lugar escolhido. A máquina de lavar louça pode ser colocada rente aos lados ou à parte traseira nos móveis ou nas paredes. Se a máquina de lavar louça for instalada nos arredores de uma fonte de calor, deverse-á interpor um painel termo-isolante para prevenir super-aquecimentos e mau funcionamento.
Instruções para o instalador LIGAÇÃO À ENTRADA DE ÁGUA Ligar a mangueira de alimentação a uma entrada de água fria com boca rosqueada ¾” do tipo usado para gás, interpondo o filtro A fornecido com a máquina de lavar louça. Certificar-se de atarraxar bem a mangueira com as mãos e concluir a operação apertando-a cerca de ¼ de volta usando alicantes. Nos modelos com ACQUASTOP o filtro já existe no aro rosqueado. É possível abastecer a máquina de lavar louça com água que não ultrapasse os 60ºC.
Instruções para o utilizador 3. Instruções para o uso Depois de ter instalado correctamente a máquina de lavar louça, predispô-la para que possa começar a funcionar executando as seguintes operações: • Regular o produto para abrandar a água; • Introduzir o sal regenerador; • Introduzir o abrilhantador e o detergente. 3.
Instruções para o utilizador • Não utilizar sal alimentar, porque contém substâncias não solúveis, que com o passar do tempo podem comprometer a instalação de descalcificação. • Quando for necessário, executar a operação de introdução do sal antes de dar início ao programa de lavagem: deste modo a solução salina em sobras será removida imediatamente pela água: se a água salgada permanecer durante muito tempo na cuba de lavagem poderá provocar fenómenos de corrosão.
Instruções para o utilizador ACRÉSCIMO DO ABRILHANTADOR PARA A ENXAGUADELA O abrilhantador acelera a secagem da loiça e impede a formação de manchas e depósitos calcários; é acrescentado automaticamente à água durante a última enxaguadela, por meio do depósito que se encontra na parte de dentro da porta. • • • • • Abrir a porta. Rodar a tampa do depósito de ¼ de giro no sentido anti-horário e extraí-lo. Introduzir o abrilhantador até encher o recipiente (140 c.c. aproximadamente).
Instruções para o utilizador COLOCAÇÃO DO DETERGENTE Para abrir a tampa do distribuidor de detergente pressionar ligeiramente o botão P. Introduzir o detergente e fechar novamente com cuidado a tampa. Durante a lavagem o distribuidor abrir-se-á automaticamente. • Quando for seleccionado o programa INTENSIVO, além da dose normal de detergente, é preciso colocar uma quantidade suplementar de detergente na cavidade G ou H. • Utilizar exclusivamente detergentes específicos para máquina de lavar louça.
Instruções para o utilizador • No comércio existem vários detergentes líquidos e em pó que se diferenciam pela sua composição química e podem conter fosfatos, ou então sem eles mas com enzimas naturais. - Os detergentes com fosfatos agem melhor nas gorduras e nos amidos em temperaturas além de 60°C. - Os detergentes enzímicos exercem ao contrário a sua força limpadora mesmo com temperaturas baixas, (de 40 a 55°C) e são facilmente biodegradáveis.
Instruções para o utilizador 3.3 Advertências e conselhos gerais Antes de proceder à primeira lavagem com a máquina de lavar louça é apropriado ler as seguintes sugestões referentes à natureza da loiça a ser lavada e a sua arrumação. Geralmente não subsistem limitações para a lavagem da loiça de uso doméstico, mas em alguns casos dever-se-á considerar as características da mesma.
Instruções para o utilizador Loiça não idónea para a lavagem em máquina de lavar louça: • • • • • • • • Panelas e loiça de madeira: podem-se estragar por causa das altas temperaturas de lavagem; Objectos de artesanato: raramente são apropriados para serem lavados em máquina de lavar louça.
Instruções para o utilizador 3.4 Uso dos cestos A máquina de lavar louça possui uma capacidade de 12 talheres, incluídas as travessas para servir. CARGAS EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS, SEGUNDO EN 50242 CESTO INFERIOR CESTO SUPERIOR CESTO SUPERIOR só para os modelos AAA (ver a etiqueta de energia) O cesto superior deve ser regulado na posição baixa.
Instruções para o utilizador CESTO INFERIOR O cesto inferior recebe a acção do braço borrifador inferior com a máxima intensidade, deverá ser utilizado para a colocação de loiça mais “difícil” e mais suja. São permitidas todas as combinações e variedades de carga, se se tiver cuidado em arrumar a loiça, as panelas e as frigideiras de tal maneira que todas as superfícies sujas fiquem expostas aos jactos de água provenientes da parte de baixo.
Instruções para o utilizador CESTO PORTA-TALHERES Os talheres deverão ser colocados no cesto de maneira homogénea, com o cabo virado para baixo e deve-se prestar atenção especial para não se ferir com as lâminas das facas. Serve para conter os talheres de qualquer género, excluídos os que são muito compridos para não interferir com o braço borrifador superior.
Instruções para o utilizador CESTO SUPERIOR Aconselha-se arrumar no cesto superior loiça pequena ou de tamanho médio, por exemplo, copos, pratos pequenos, xícaras de café ou chá, tigelas baixas e objectos leves de plástico mas resistentes ao calor. Se o cesto superior for utilizado na posição mais baixa, poderão ser colocados também as travessas, desde que não estejam muito sujas.
Instruções para o utilizador COLOCAÇÃO NO CESTO SUPERIOR Arrumar os pratos virados para a frente; chávenas e recipientes côncavos deverão ser sempre colocados com a abertura para baixo. O lado esquerdo do cesto poderá ser arrumado com chávenas e copos dispostos sobre dois planos. No centro podem ser colocados pratos e pires enfiando-os verticalmente nos suportes apropriados.
Instruções para o utilizador REGULAÇÃO DO CESTO SUPERIOR O cesto superior é regulável em duas posições, de acordo com as próprias necessidades e em função da altura da loiça a ser lavada no cesto inferior. Proceder como segue.
Instruções para o utilizador 4. Limpeza e manutenção Antes de cada uma das intervenções retirar a alimentação eléctrica do aparelho. 4.1 Advertências e conselhos gerais Evitar utilizar detergentes abrasivos ou ácidos. As superfícies externas e a contraporta da máquina de lavar louça deverão ser limpas com intervalos regulares com um pano macio humedecido ou com um detergente normal para superfícies envernizadas. As guarnições de vedação da porta deverão ser limpas com uma esponja humedecida.
Instruções para o utilizador LIMPEZA DO GRUPO FILTRANTE • • • • É apropriado proceder periodicamente à inspecção do filtro central C e, se for necessário, limpá-lo. Para extraí-lo é preciso pegar as linguetas, rodar no sentido anti-horário e levantá-lo; Empurrar por debaixo o filtro central D para extraí-lo do micro filtro; Separar as duas partes que compõem o filtro de plástico pressionando o corpo do filtro na zona indicada pelas setas; Retirar o filtro central levantando-o.
Instruções para o utilizador ANTES DE REUTILIZAR A MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA DEPOIS DE UMA LONGA PAUSA: • • • Controlar que não se tenham depositado na tubagem lama ou ferrugem, neste caso, deixar escorrer a água da torneira de abastecimento por alguns minutos. Introduzir novamente a ficha na tomada de alimentação. Tornar a conectar a mangueira flexível de abastecimento da água e reabrir a torneira.
Instruções para o utilizador Se a loiça não secar ou permaner opaca, verificar se: • • • há abrilhantador no depósito apropriado; a regulação da distribuição do mesmo está certa; o detergente utilizado é de boa qualidade e não tenha perdido as suas características (por exemplo por ter sido guardado de maneira não certa, com a caixa aberta). Se a loiça apresentar listras, manchas … verificar se: • a regulação da dosagem do abrilhantador não é excessiva.
Instruções para o utilizador DADOS TÉCNICOS Largura Profundidade medida no fio externo do painel comandos Altura (dependendo dos modelos) Capacidade Pressão da água de alimentação Dados eléctricos 597 ÷ 599 mm Instalação livre: 600 mm Integravéis: 590 mm - Integravéis total: 570 mm Instalação livre: de 850 mm a 870 mm de 890 mm a 910 mm Integravéis e integravéis total: de 820 mm a 870 mm de 860 mm a 910 mm 12 Talheres padrão min. 0,05 - max. 0,9 MPa (min. 0.5 – max.