Sumário 1. 2. 3. 4. Descrição dos comandos ________________________________ 2 Instruções para o uso __________________________________ 17 Limpeza e manutenção ________________________________ 32 Soluções para as anomalias de funcionamento ______________ 36 Obrigado por ter escolhido o nosso produto. Leia atentamente todas as instruções contidas neste manual, para utilizar a sua máquina de lavar louça da forma mais eficaz, correta e segura.
Instruções para o utilizador 1. Descrição dos comandos 1.1 O painel superior Todos os comandos e os controles da máquina de lavar louça estão reunidos no painel superior. As operações para ligar, programar, desligar, a máquina, etc., só podem ser feitas com a porta aberta. O painel representado é indicativo e pode variar em termos de forma e botões de acordo com o modelo. 1 TECLA DE LIGAÇÃO/DESLIGAÇÃO Esta tecla serve para ligar/desligar a máquina de lavar louça.
Instruções para o utilizador 6 BOTÃO DE ATRASO DO PROGRAMA Pressionando este botão é possível atrasar o início do programa.
Instruções para o utilizador Flexi Tabs Opção indicada para os detergentes multifunções em pastilhas. HYCLEAN Acrescenta um enxaguamento antibactérico final ao programa seleccionado. LAVAGEM COM MEIA CARGA distribuída Permite a lavagem de pouca louça distribuída em ambos os cestos. ATRASO DO PROGRAMA Permite definir o início do programa com um atraso de 9,12,24 horas, dependendo dos modelos.
Instruções para o utilizador TABELA DE PROGRAMAS O manual inclui a tabela de programas de vários modelos. Para identificar a tabela relativa à sua máquina, compare os símbolos dos programas na parte superior da tabela com os presentes no painel de comandos.
Instruções para o utilizador TABELA DE PROGRAMAS DURAÇÃO PROGRAMM NÚMERO E SÍMBOLO CARGA LOUÇA I TALHERES 1 RÁPIDO 27’ 2 CRISTAIS 3 ECO (*) Louça pouco suja lavada imediatamente após o uso. Cristais, porcelana e louça mista com sujidade ligeira. Louça normalmente suja, também com residuos secos. EN 50242 4 AUTO 45-65 Panelas e louça normalmente sujas, também com resíduos secos.
Instruções para o utilizador PROGRAMAS QUICK TIME (consulte o parágrafo que explica o respectivo funcionamento) DURAÇÃO PROGRAMM NÚMERO E SÍMBOLO CARGA LOUÇA I TALHERES 6 IMERSÃO + RÁPIDO + RÁPIDO + ENERGIA kWh (1) 3,5 0,02 Louça delicada normalmente suja. Pré-lavagem a frio Lavageme em 50°C Enxaguada a frio Enxaguada em 70°C 65 (3) 12,5 1,15 Louça normalmente suja, também com residuos secos.
Instruções para o utilizador TABELA DE PROGRAMAS DURAÇÃO PROGRAMM NÚMERO E SÍMBOLO CARGA LOUÇA I TALHERES 1 RÁPIDO 27’ 2 CRISTAIS 3 ECO (*) Louça pouco suja lavada imediatamente após o uso. Cristais, porcelana e louça mista com sujidade ligeira. Louça normalmente suja, também com residuos secos. EN 50242 4 AUTO 45-65 Panelas e louça normalmente sujas, também com resíduos secos.
Instruções para o utilizador PROGRAMAS QUICK TIME (consulte o parágrafo que explica o respectivo funcionamento) DURAÇÃO PROGRAMM NÚMERO E SÍMBOLO CARGA LOUÇA I TALHERES 6 IMERSÃO + RÁPIDO + RÁPIDO + ENERGIA kWh (1) 3,5 0,02 Louça delicada normalmente suja. Pré-lavagem a frio Lavageme em 50°C Enxaguada a frio Enxaguada em 70°C 65 (3) 12,5 1,15 Louça normalmente suja, também com residuos secos.
Instruções para o utilizador NOTAS E REFERÊNCIAS Deixar de imersão somente com carga parcial. As opções não podem ser utilizadas com o programa imersão. A opção ENERSAVE não pode ser utilizada com imersão, ultraclean e todos os programas que não preveem a etapa de secagem final. * Programa padrão segundo a norma EN 50242. A opção ENERSAVE deve ser seleccionada. ** Consulte a folha fornecida *** Programa de referência IEC/DIN. A opção ENERSAVE deve ser seleccionada.
Instruções para o utilizador 1.2 Programas de lavagem Antes de iniciar um programa de lavagem verifique se: A torneira da água está aberta. No compartimento do produto para abrandar está presente o sal regenerador. No distribuidor foi introduzida a dose adequada de detergente. Os cestos foram carregados correctamente. Os borrifadores rodam livremente e sem empecilhos. A porta da máquina está bem fechada.
Instruções para o utilizador OPÇÕES SUPLEMENTARES Alguns modelos estão providos de opções suplementares que são activadas mediante a pressão simultânea de dois botões. Neste caso, na gráfica, um traço une o símbolo da opção suplementar e os dois botões que devem ser pressionados simultaneamente para a activar (ex. “Flexi Tabs” na imagem). OPCIÓN QUICK TIME A opção, se for seleccionada juntamente com qualquer programa de lavagem (exceptuando-se a imersão), REDUZ A DURAÇÃO do ciclo.
Instruções para o utilizador ULTRA CLEAN O programa ULTRA CLEAN prolonga o último enxaguamento quente com a finalidade de garantir mais uma redução das bactérias. Se durante esta fase da lavagem a temperatura na cuba não for mantida constante (por ex.: pela abertura da porta ou interrupção da energia), a lâmpada de controle da opção e as lâmpadas de controle dos programas (2) piscam para assinalar que esta fase suplementar da lavagem não foi executada com êxito.
Instruções para o utilizador MEIA CARGA DISTRIBUÍDA Adequada se a louça a lavar for pouca, permite poupar energia eléctrica e reduz a duração do programa. A louça deve ser colocada em ambos os cestos e no distribuidor de detergente deve ser introduzida uma quantidade inferior relativamente à utilizada para a carga completa. ATRASO DO PROGRAMA É possível atrasar o início do programa de lavagem para programar o funcionamento da máquina de lavar louça na faixa horária desejada (por ex.: nocturna).
Instruções para o utilizador PARA ECONOMIZAR ENERGIA! … E RESPEITAR O MEIO AMBIENTE Utilizar a máquina de lavar louça sempre com carga plena. Procurar utilizar a máquina de lavar louça sempre completamente carregada. Não lavar a louça em água corrente. Utilizar o programa de lavagem mais idóneo para cada tipo de carga. Não efectuar enxaguadelas preliminares. Se houver, ligar a máquina de lavar louça a uma instalação de água quente até 60°C.
Instruções para o utilizador FIM DO PROGRAMA No fim do programa, a máquina emite um breve sinal acústico e as lâmpadas de controle relativas aos programas n.º 4 e 5 (marcadas pela escrita "end") piscam. Para desligar a máquina basta abrir a porta e pressionar o botão de LIGAÇÃO/DESLIGAÇÃO (1).
Instruções para o utilizador 2. Instruções para o uso Depois de ter instalado correctamente a máquina de lavar louça, predispô-la para que possa começar a funcionar executando as seguintes operações: Regular o produto para abrandar a água; Introduzir o sal regenerador; Introduzir o abrilhantador e o detergente. 2.
Instruções para o utilizador Não utilizar sal alimentar, porque contém substâncias não solúveis, que com o passar do tempo podem comprometer a instalação de descalcificação. Quando for necessário, executar a operação de introdução do sal antes de dar início ao programa de lavagem: deste modo a solução salina em sobras será removida imediatamente pela água: se a água salgada permanecer durante muito tempo na cuba de lavagem poderá provocar fenómenos de corrosão.
Instruções para o utilizador TABELA DE DUREZA DA ÁGUA DUREZA DA ÁGUA Graus Graus Alemães (°dH) Franceses (°dF) 0-6 0 - 11 7 - 10 12 - 18 11 - 15 19 - 27 16 - 21 28 - 37 22 - 28 38 - 50 29 - 35 51 - 62 36 - 50 63 - 90 REGULAÇÃO Todas as luzes de controle apagadas Uma lâmpada de controle acesa Duas lâmpadas de controle acesas Três lâmpadas de controle acesas Quatro lâmpadas de controle acesas Cinco lâmpadas de controle acesas Duas lâmpadas de controle acesas Pedir as informações relativas ao g
Instruções para o utilizador ACRÉSCIMO DO ABRILHANTADOR PARA A ENXAGUADELA O abrilhantador acelera a secagem da louça e impede a formação de manchas e depósitos calcários; é acrescentado automaticamente à água durante a última enxaguadela, por meio do depósito que se encontra na parte de dentro da porta. Para acrescentar o abrilhantador: Abrir a porta. Rodar a tampa do depósito de ¼ de giro no sentido anti-horário e extraí-lo. Introduzir o abrilhantador até encher o recipiente (140 c.c.
Instruções para o utilizador COLOCAÇÃO DO DETERGENTE Para abrir a tampa do distribuidor de detergente pressionar ligeiramente o botão P. Introduzir o detergente e fechar novamente com cuidado a tampa. Durante a lavagem o distribuidor abrir-se-á automaticamente. Ao seleccionar um programa com pré-lavagem quente (ver a tabela dos programas), deverá introduzir uma quantidade suplementar de detergente no compartimento G/H (dependendo dos modelos).
Instruções para o utilizador A introdução de detergente, mesmo líquido, no depósito do abrilhantador, provocará a danificação da máquina de lavar louça. 2.3 Advertências e conselhos gerais Antes de proceder à primeira lavagem com a máquina de lavar louça é apropriado ler as seguintes sugestões referentes à natureza da louça a ser lavada e a sua arrumação. Geralmente não subsistem limitações para a lavagem da louça de uso doméstico, mas em alguns casos deverse-á considerar as características da mesma.
Instruções para o utilizador ATENÇÃO ! Assegurar-se que a louça fique bem firme e não possa virar-se e que não impeça a rotação dos braços borrifadores durante o seu funcionamento.
Instruções para o utilizador 2.4 Uso dos cestos A máquina de lavar louça possui uma capacidade de 13 talheres, incluídas as travessas para servir. CESTO INFERIOR O cesto inferior recebe a acção do braço borrifador inferior com a máxima intensidade, deverá ser utilizado para a colocação de louça mais “difícil” e mais suja.
Instruções para o utilizador CARREGAMENTO DO CESTO INFERIOR Dispor com cuidado e na vertical os pratos rasos, fundos, de sobremesa e de servir. As panelas, caçarolas e respectivas tampas devem ser colocadas de cabeça para baixo. Arrumar os pratos fundos e de sobremesa tendo o cuidado de sempre deixar um espaço entre eles.
Instruções para o utilizador CESTO PORTA-TALHERES O cesto possui insertos porta-talheres removíveis, nos quais os talheres devem ser colocados de maneira que fiquem suficientemente separados entre si, para permitir uma passagem óptima da água. Os insertos e a pequena tampa central estão colocados no saco de acessórios. A pequena tampa central tem apenas função de cobertura. Os insertos podem ser desmontados e utilizados separadamente.
Instruções para o utilizador GAVETA SUPERIOR FLEXIDUO (conforme os modelos) É composta por dois cestos independentes deslizantes e extraíveis, para facilitar a carga/descarga de talheres. São possíveis diferentes cargas e configurações. No cesto direito regulado em posição baixa, é possível carregar, por exemplo, chávenas de chá, enquanto que a extracção do cesto esquerdo ou de ambos, permite o posicionamento no cesto superior, de louça de grandes dimensões.
Instruções para o utilizador Exemplos de carregamento com sujidade intensa 28
Instruções para o utilizador Exemplos de carregamento com sujidade intensa GAVETA SUPERIOR FLEXIDUO (conforme os modelos) 29
Instruções para o utilizador Dependendo dos modelos, o cesto pode estar provido de alguns ou todos os acessórios indicados a seguir: Suportes para chávenas e objectos compridos (conchas, colheres…), à esquerda, podem ser levantados para a posição vertical se não forem utilizados. Suporte para copos de pé alto (glass holder), à esquerda; para utilizá-lo, é suficiente levantá-lo e bloqueá-lo nos ganchos próprios.
Instruções para o utilizador REGULAÇÃO DO CESTO SUPERIOR A altura do cesto superior é regulável para permitir a colocação, no cesto inferior, de pratos ou louça de grandes dimensões. A regulação pode ser de tipo A ou B, dependendo do modelo de máquina adquirido. Versão A: mediante extracção, regulável em duas posições. Extrair ambas as guias do cesto. Libertar os fixadores e tirá-los, conforme indicado na figura. Extrair o cesto.
Instruções para o utilizador 3. Limpeza e manutenção Antes de efectuar a manutenção do aparelho, desligue a ficha ou corte a tensão por intermédio do dispositivo de interrupção omnipolar. 3.1 Advertências e conselhos gerais Evitar utilizar detergentes abrasivos ou ácidos. As superfícies externas e a contraporta da máquina de lavar louça deverão ser limpas com intervalos regulares com um pano macio humedecido ou com um detergente normal para superfícies envernizadas.
Instruções para o utilizador LIMPEZA DO GRUPO FILTRANTE É apropriado proceder periodicamente à inspecção do filtro central C e, se for necessário, limpá-lo. Para extraí-lo é preciso pegar as linguetas, rodar no sentido anti-horário e levantá-lo; Empurrar por debaixo o filtro central D para extraí-lo do micro filtro; Separar as duas partes que compõem o filtro de plástico pressionando o corpo do filtro na zona indicada pelas setas; Retirar o filtro central levantando-o.
Instruções para o utilizador ANTES DE REUTILIZAR A MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA DEPOIS DE UMA LONGA PAUSA: Controlar que não se tenham depositado na tubagem lama ou ferrugem, neste caso, deixar escorrer a água da torneira de abastecimento por alguns minutos. Introduzir novamente a ficha na tomada de alimentação. Tornar a conectar a mangueira flexível de abastecimento da água e reabrir a torneira.
Instruções para o utilizador Se a louça não secar ou permaner opaca, verificar se: há abrilhantador no depósito apropriado; a regulação da distribuição do mesmo está certa; o detergente utilizado é de boa qualidade e não tenha perdido as suas características (por exemplo por ter sido guardado de maneira não certa, com a caixa aberta). Louça em material sintético não seca. O material sintético tem uma capacidade de acumulação térmica inferior e, por isso, a secagem é pior.
Instruções para o utilizador 4. Soluções para as anomalias de funcionamento A máquina é capaz de sinalizar uma série de problemas de funcionamento através do acendimento simultâneo de várias lâmpadas de controle com o seguinte significado: ANOMALIA E1 E2 E3 E4 E5 E6 36 DESCRIÇÃO Avaria no dispositivo aguastop Interveio o sistema contra alagamento (só para os modelos equipados com este dispositivo). Intervém se a máquina perder água. É preciso contactar o serviço técnico de assistência aos clientes.
Instruções para o utilizador ANOMALIA E7 E8 E9 E11 Lâmpada de controle apagada DESCRIÇÃO Anomalia na turbina (só para os modelos equipados com este dispositivo) A quantidade de água carregada não é medida de maneira precisa. Interromper o programa em execução e desligar a máquina. Ligar a máquina, programá-la novamente e comandar o início do ciclo de lavagem. Se o problema persistir, contactar o serviço técnico de assistência aos clientes. Anomalia no sistema de lavagem alternado.