Form No. 3363-117 Rev B Cortador de descarga lateral 152 cm e 183 cm Unidades de tracção Groundsmaster® 3320/3280-D Modelo nº 30366—Nº de série 310000001 e superiores Modelo nº 30368—Nº de série 310000001 e superiores Para registar o seu produto ou transferir um Manual do utilizador, ou Catálogo de peças, sem qualquer custo, vá a www.Toro.com.
Este produto cumpre todas as directivas europeias relevantes, para mais informações consultar a folha de Declaração de conformidade (DOC) em separado, específica do produto. Neste manual são ainda utilizados 2 termos para identificar informações importantes. Importante identifica informações especiais de ordem mecânica e Nota sublinha informações gerais que requerem especial atenção.
Segurança Montagem da unidade de corte da unidade de tracção ........................................................... 23 Manutenção dos casquilhos nos braços da roda giratória .................................................. 24 Manutenção das rodas giratórias e rolamentos ..................................................... 24 Detecção de lâminas deformadas ........................ 24 Desmontagem e montagem da(s) lâmina(s) ......................................................................
ouvidos. O cabelo comprido, roupas largas e jóias podem ficar presos nas peças móveis. • Verifique a zona onde o equipamento irá ser utilizado e retire todos os objectos, como por exemplo, pedras, brinquedos e arames, que podem entrar em contacto com a máquina. • Tenha cuidado extra ao manusear gasolina e outros combustíveis. São inflamáveis e os seus vapores são explosivos. – Utilize apenas recipientes aprovados.
• • • • • • • • • • Limpe as zonas que tenham óleo ou combustível derramado. Deixe que o motor arrefeça antes de guardar a máquina e não a coloque perto de fontes de calor. Desactive o sistema de combustível durante o armazenamento ou transporte da máquina. Não guarde o combustível perto de fontes de calor nem efectue drenagens em espaços fechados. Estacione a máquina numa superfície nivelada. Nunca permita que funcionários não qualificados efectuem a manutenção da máquina.
O fluido hidráulico sob pressão pode penetrar na pele e provocar lesões graves. • Antes de desligar ou executar qualquer tarefa no sistema hidráulico, deverá retirar a pressão aí existente, desligando o motor e baixando as unidades de corte. • Se for necessário colocar o motor em funcionamento para executar qualquer ajuste, deverá manter as mãos, pés, roupa e outras partes do corpo longe do motor e outras peças em movimento. Mantenha todas as pessoas longe da máquina.
Autocolantes de segurança e de instruções Os autocolantes de segurança e de instruções são facilmente visíveis e situam-se próximo das zonas de potencial perigo. Substitua todos os autocolantes danificados ou perdidos. 93-6697 1. Leia o Manual do utilizador. 2. Adicione óleo SAE 80w-90 (API GL-5) a cada 50 horas. 106-6753 1. Perigo de projecção de objectos – mantenha as pessoas afastadas da máquina. 2.
115-4505 (Apenas para o modelo 30368) 1. Aviso – leia o Manual do utilizador. 2. Risco de capotamento – baixe a unidade de corte quando descer inclinações. Para unidades de tracção às 2 rodas, adicione um peso posterior de 16 kg às unidades GM 3280D units e um de 32 kg às unidades GM 3320. Para unidades de tracção às 4 rodas 3280 D, adicione um peso posterior de 16 kg. 108-1988 1. Percurso da correia 100-5622 1. Ajuste da altura de corte 107-1622 108-1986 1.
Instalação Peças soltas Utilize a tabela abaixo para verificar se todas as peças foram enviadas. Procedimento Quantidade Descrição Utilização Montagem do deflector de descarga (borracha) Parafuso, 5/7 x 16–1/2 pol. Espaçador de tubo Mola de torção Porca flangeada, 5/16 Montagem do pino de articulação Contrapino Braço de elevação, direito Braço de elevação, esquerdo Anilha de encosto - nylon Pino de segurança Gancho Anel da altura de corte Pino de segurança Gancho Parafuso, 3/2 x 1/4 pol.
Importante: Se a unidade de corte de descarga lateral de 183 cm, modelo 30368, estiver montada num modelo de unidade de tracção 30307, 30308, 30309, 30343, 30344 ou 30345 com número de série anterior a 311000301, o kit de alinhamento da unidade de corte, peça número 120–6599, tem de ser instalado na unidade de corte antes de ser montada na unidade de tracção. da plataforma antes de colocar o parafuso (como se mostra em Figura 2. 2. Coloque o parafuso e a porca.
2. Levante a máquina de modo a levantar a roda dianteira do chão. Utilize apoios ou suporte a máquina de forma a evitar qualquer queda acidental. 3 3. Retire as porcas da roda e desloque o conjunto da roda e do pneu para fora do pino roscado. Ligar os braços de elevação à unidade de corte 4. Monte um braço de elevação no apoio da articulação com um pino de articulação e um contrapino (Figura 3). Monte o braço de elevação com a dobra posicionada para fora. Peças necessárias para este passo: 5.
pernos do gancho (Figura 4). A cabeça do passador de forquilha deve ser posicionada virada para a frente da plataforma. 8. Instale um parafuso de 1/2 x 3/4 pol. e uma anilha na parte superior de cada vareta da altura de corte (Figura 4).
Descrição geral do produto Especificações Nota: As especificações e o desenho do produto estão sujeitos a alterações sem aviso prévio. Figura 5 1. Veio da tomada de força 2. Parafusos e porcas de bloqueio 3. Caixa de engrenagens 4. Pino de segurança Largura de corte 1,52 m e 1,829 m Altura de corte Ajustável de 25 a 127 mm em incrementos de 13 mm Peso líquido Modelo 30368 - 272 kg Modelo 30366 - 204 kg Engates/Acessórios 2. Prenda com um pino de segurança.
Funcionamento Ajuste da altura de corte A altura de corte é ajustável de 25 a 127 mm em incrementos de 13 mm. Para efectuar o ajuste da altura de corte na unidade de corte dianteiro, deverá colocar os eixos das rodas giratórias nos orifícios superiores ou inferiores das forquilhas da roda giratória, adicionando ou retirando, para o efeito, um igual número de espaçadores que aí se encontram, e fixando, em seguida, os anéis da altura de corte nos orifícios desejados na vareta da altura de corte.
esteja introduzido no orifício inferior da forquilha da roda giratória para evitar que a relva se acumule entre a roda e a forquilha. Quando utilizar alturas de corte inferiores a 64 mm e detectar acumulação de relva, inverta o sentido de marcha da máquina para retirar as aparas de relva da zona da roda/forquilha. 3. Retire a tampa de fixação do eixo roscado desloque o fuso (Figura 7) para fora do braço da roda giratória. Coloque os 2 calços (1/8 pol.) no eixo, tal como se encontravam originalmente.
Figura 13 1. Patim Figura 11 1. Rolo 2. Veio do rolo Ajustar os rolos anti-danos 2. Deslize o eixo para fora dos furos do suporte inferior, alinhe o rolo com os furos superiores e instale o eixo. Sempre que mudar a altura de corte, é recomendado que ajuste também a altura dos rolos anti-danos traseiros. 1. Depois de regular a altura de corte, ajuste os rolos retirando a porca flangeada, a bucha, a cunha e o parafuso (Figura 14). 3. Instale o parafuso e porca para prender os conjuntos.
1. Para ajustar os bloqueios do excêntrico, rode a alavanca para cima para soltar o bloqueio do excêntrico (Figura 15). 2. Ajuste o abafador e os bloqueios do excêntrico nas ranhuras para o fluxo de descarga pretendido. 3. Rode novamente a alavanca para apertar o abafador e os bloqueios do excêntrico (Figura 15). 4. Se os bloqueios do excêntrico não bloquearem o abafador na posição correcta ou estiverem excessivamente apertados, desapertar a alavanca e rodar o bloqueio do excêntrico.
7. Rode as barras da altura de corte para levantar ou baixar a zona traseira da unidade de corte e obter a inclinação correcta da unidade de corte. 8. Aperte as porcas de retenção. Correcção do desalinhamento da unidade de corte Devido às diferenças existentes nas condições de relva e nos valores de equilíbrio da unidade de tracção, deverá efectuar um corte experimental de relva e verificar os resultados antes de iniciar a operação propriamente dita. Figura 18 Ajuste da inclinação da unidade de corte 1.
Se não tiver efectuado a operação de corte durante algum tempo, devido às condições atmosféricas ou por qualquer outra razão, deverá efectuar uma operação inicial, utilizando uma altura de corte mais elevada, e repetir a operação 2–3 dias mais tarde, utilizando uma altura de corte mais baixa. PERIGO Sem o deflector de relva, cobertura de descarga, ou o conjunto completo do receptor de relva montados, o utilizador e outras pessoas estão expostos ao contacto com a lâmina e aos detritos projectados.
Manutenção Plano de manutenção recomendado Intervalo de assistência Procedimento de manutenção Após as pimeiras 2 horas • Aperte as porcas da roda giratória Após as pimeiras 10 horas • Aperte as porcas da roda giratória • Aperte os parafusos da lâmina Em todas as utilizações ou diariamente • Lubrifique os casquilhos do braço da roda giratória • Lubrifique os rolamentos da roda giratória • Verificar as lâminas A cada 50 horas • • • • • • Verifique o lubrificante na caixa de engrenagens Aplique lubr
Lubrificação Intervalo de assistência: A cada 50 horas A máquina possui bocais de lubrificação que deverão ser lubrificados regularmente com massa lubrificante nº 2 para utilizações gerais, à base de lítio. Se a máquina for utilizada em condições normais, deverá lubrificar todos os rolamentos e casquilhos após cada 50 horas de funcionamento ou imediatamente após cada lavagem. 1.
Figura 25 1. Barra da altura de corte 2. Parafuso e anilha 3. Anel da altura de corte 4. Contrapino do gancho e pino de segurança Figura 24 1. Vareta/tampão de enchimento 3. Retire o contrapino tipo grampo e pino de segurança que fixam o anel da altura de corte à barra de altura de corte na parte posterior da unidade de corte (Figura 25). Retire o anel da altura de corte. Manutenção prévia 4.
Figura 27 1. Veio da tomada de força PERIGO Se ligar o motor e o veio da tomada de força rodar, pode dar origem a ferimentos graves. Não ligue o motor nem engate a alavanca PTO quando o veio da tomada de força não estiver ligado à caixa de engrenagens na unidade de corte. Montagem da unidade de corte da unidade de tracção Figura 28 1. Coloque a máquina numa superfície nivelada e desligue o motor. 1. Braço de elevação 7. Perno de gancho 2. Suporte do braço da roda 8. Anel da altura de corte giratória 3.
Manutenção das rodas giratórias e rolamentos de forquilha deve ser posicionada virada para a frente da plataforma. 10. Instale um parafuso de 1/2 x 3/4 pol. e uma anilha na parte superior de cada vareta da altura de corte (Figura 28). 1. Retire a porca de bloqueio do parafuso que fixa o conjunto da roda, no respectivo suporte (Fig.Figura 30). Fixe a roda giratória e retire o parafuso da forquilha ou do braço articulado.
ignição. Bloqueie a unidade de corte para não cair acidentalmente. 2. Rode a lâmina até que as suas extremidades se encontrem viradas para a frente e para trás. Meça a distância entre o interior da unidade de corte e a parte cortante na zona dianteira da lâmina (Figura 31), e lembre-se desta dimensão. 2 1 G010549 Figura 31 G010555 Figura 32 3. Rode a extremidade oposta da lâmina para a frente. Meça a distância entre a unidade de corte e a parte cortante da lâmina na mesma posição referida no ponto 2.
gradual durante o funcionamento da máquina, o que é perfeitamente normal. À medida que a parte curva se gasta, também diminui a qualidade do corte, mesmo que as partes cortantes se encontrem afiadas. A parte cortante da lâmina deve manter-se afiada para que a relva seja cortada e não arrancada. Verifica-se uma parte cortante romba quando a relva apresenta extremidades acastanhadas e rasgadas. Afie a parte cortante para corrigir esta situação.
correia e permitir que esta saia das polias da caixa de engrenagens (Figura 36). 3. Baixe a unidade de corte até à superfície plana. Retire as coberturas da zona superior da unidade de corte. 4. Rode as lâminas até as suas extremidades se encontrarem viradas para a frente e para trás. Meça a distância existente entre o chão e a ponta dianteira da lâmina. Anote esta medida. Em seguida, rode a mesma lâmina, de forma a que a extremidade oposta se encontre virada para a frente e repita a medição.
Substituição do deflector de relva AVISO Uma abertura de descarga sem protecção pode fazer com que o cortador de relva projecte objectos na direcção do utilizador ou outras pessoas e provocar ferimentos graves. Além disso, as pessoas estão em risco porque podem ser atingidas pela lâmina. • Nunca utilize o cortador de relva a não ser que monte uma placa de cobertura, uma placa de mulch, um deflector de relva da calha ou um receptor de relva. Figura 38 1. Parafuso 2. Cunha 3.
Notas: 29
Notas: 30
Notas: 31
A garantia Toro de cobertura total Uma garantia limitada Condições e produtos abrangidos A Toro® Company e a sua afiliada, a Toro Warranty Company, no seguimento de um acordo celebrado entre ambas, garantem que o seu Produto Comercial Toro (“Produto") está isento de defeitos de materiais e de fabrico durante dois anos ou 1500 horas de funcionamento*, o que surgir primeiro.