Form No.
Página Manutenção das rodas e dos rolamentos . . . . . . . . 23 Detecção de lâminas dobradas . . . . . . . . . . . . . . . . 24 Remoção e instalação da(s) lâmina(s) de corte . . . 24 Verificar e afiar as lâminas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 25 Correcção do alinhamento da unidade de corte . . . . 26 Substituição da correia de transmissão . . . . . . . . .
Segurança • Os condutores e mecânicos devem procurar receber formação profissional. A formação dos utilizadores é da responsabilidade do proprietário. A respectiva formação deve destacar: Esta máquina respeita ou ultrapassa as especificações das normas CEN EN 836:1997, ISO 5395:1990 (sempre que existam os autocolantes adequados) e ANSI B71.4-2004 em vigor na altura do seu fabrico, se equipada com pesos traseiros, conforme listado no Manual do utilizador da unidade de tracção.
• Em máquinas com várias lâminas, esteja atento ao facto de que a rotação de uma lâmina pode provocar a rotação das restantes. • Tome atenção ao tráfego quando utilizar a máquina perto de vias de circulação ou sempre que tiver de atravessá-las. • Verifique o estado do terreno para determinar quais os acessórios e engates necessários para executar a tarefa de forma adequada e segura. Utilize apenas acessórios e engates aprovados pelo fabricante.
• Estacione a máquina numa superfície nivelada. Nunca permita que funcionários não qualificados efectuem a manutenção da máquina. • Antes de recuar, olhe para trás e para baixo de modo a evitar acidentes. • Abrande e tome as precauções necessárias quando virar e atravessar estradas ou passeios. • Utilize apoios para suportar os componentes da máquina sempre que necessário. • Não utilize a máquina quando se encontrar sob o efeito de álcool ou drogas.
Utilização • Quando utilizar a máquina com protecção contra capotamento, deverá também utilizar o cinto de segurança. • Antes de utilizar a máquina com a protecção contra capotamento montada, certifique-se de que os cintos de segurança se encontram apertados e de que o banco se encontra bem preso, de modo a evitar a sua projecção. • Certifique-se de que o cinto de segurança poderá ser retirado facilmente se a máquina for conduzida em, ou cair em, lagos ou água.
• Se for necessário colocar o motor em funcionamento para executar qualquer ajuste, deverá manter as mãos, pés, roupa e outras partes do corpo longe do motor e outras peças em movimento. Mantenha todas as pessoas longe da máquina. • Deverá desligar o motor antes de verificar e adicionar óleo no cárter. • Se for necessário efectuar reparações de vulto ou se alguma vez necessitar de assistência, deve entrar em contacto com um distribuidor Toro. • Verifique o funcionamento dos travões com alguma frequência.
100-5622 1. Ajuste da altura de corte 108-5297 (Modelos 30376 e 30367) 1. Aviso – leia o Manual do utilizador. 2. Risco de capotamento – baixe a unidade de corte quando descer inclinações. Para as unidades de tracção às 2 rodas, adicione um peso traseiro de 80 kg às GM 3280D e um peso traseiro de 92 kg às GM 3320. Para as unidades 3280 D de tracção às 4 rodas, não adicione pesos. 110-0625 (Modelos 30379 e 30369) 108-1986 1. Altura de corte 1. Aviso – leia o Manual do utilizador. 2.
Especificações Especificações Largura de corte Altura de corte Construção Transmissão do dispositivo de corte Lâminas Suspensão e rodas Características anti-danos Coberturas das unidades de corte 62 polegadas ou 72 polegadas de largura de corte, 3 lâminas. 25–127 mm ajustável em incrementos de 13 mm. O ajuste da altura pode ser efectuado através da utilização de cunhas nas rodas e em todo o comprimento da barra da altura de corte. Chassis em aço de 7 polegadas, reforçado com barras e placas.
Instalação Nota: Determine os lados direito e esquerdo da máquina a partir da posição normal de utilização. Peças soltas Nota: Use esta tabela como uma lista de verificação para se certificar de que todas as peças necessárias foram recebidas. Sem estas peças, não pode ser levada a cabo a instalação completa. Algumas peças podem já ter sido montadas na fábrica. Descrição Quantidade Deflector de borracha 1 Parafuso de carroçaria, 5/16 x 1 pol. 2 Porca flangeada, 5/16 pol.
2. Monte o resguardo do pé esquerdo no deflector de borracha, fixando-o depois com os parafusos e porcas indicados abaixo nos respectivos pontos de fixação. Coloque os parafusos e porcas como se mostra na Figura 2. Perigo Se ligar o motor e permitir a rotação do veio da tomada de força, pode provocar danos graves. • Frente – (2) parafusos de carroçaria com 5/16 x 1 pol. e porcas flangeadas.
Montagem das estruturas das rodas 3. Monte a parte lateral do resguardo para o pé direito no canto posteiror direito da unidade de corte, utilizando (2) parafusos de carroçaria de 5/16 x 3/4 pol. e porcas flangeadas. Posicione o resguardo e os parafusos e porcas como se mostra na Figura 3. As anilhas de encosto, cunhas e porcas tensoras foram instaladas nas barras das rodas para efeitos de envio. 4.
3. Retire as porcas da roda e depois retire dos pernos a estrutura da roda/pneu. 10 4. Monte um braço de elevação no apoio de articulação, utilizando um pino de articulação e um contrapino (Fig. 6). Os braços de elevação têm de ficar posicionados de forma a que as respectivas extremidades fiquem viradas para fora. 9 8 5. Monte a parte posterior do braço de elevação no cilindro de elevação, utilizando um pino de articulação e (2) contrapinos (fornecidos com a unidade de tracção). 1 6.
Antes da utilização Ligação do veio da tomada de força à caixa de velocidades da unidade de corte Cuidado 1. Insira o veio macho da tomada de força no respectivo veio fêmea. Alinhe os orifícios de montagem no veio primário da caixa de velocidades com os orifícios no veio da tomada de força e empurre os veios ao mesmo tempo. Se deixar a chave na ignição, alguém pode ligar acidentalmente o motor e feri-lo a si ou às pessoas que se encontrarem próximo da máquina.
Ajuste da altura de corte 2 A altura do corte é ajustável de 25 a 127 mm em fracções de 13 mm. Para ajustar a altura de corte, coloque os eixos das rodas nos orifícios superiores ou inferiores dos respectivos suportes, adicione ou retire um igual número das cunhas que estão nesses suportes e, em seguida, fixe o anel da altura de corte nos orifícios desejados da barra da altura de corte. 3 4 1. Ligue o motor e levante a unidade de corte do chão, de maneira a poder alterar a altura de corte.
Ajuste do dispositivo anti-danos 5. Retire o pino e o passador de forquilha que fixam o anel da altura de corte à respectiva barra, na traseira da unidade de corte (Fig. 12). Os dispositivos anti-danos devem ser montados na posição mais baixa quando utilizar alturas de corte superiores a 64 mm e na posição mais alta quando utilizar alturas de corte inferiores a 64 mm.
Correcção do alinhamento da unidade de corte 2 3 Devido às diferenças existentes nas condições de relva e nos valores de equilíbrio da unidade de tracção, deverá efectuar um corte experimental de relva e verificar os resultados antes de iniciar a operação propriamente dita. 4 1. Ajuste a unidade de corte para a altura desejada; consulte Ajuste da altura de corte, página 15. 2. Verifique e ajuste a pressão dos pneus dianteiros e traseiros para 172–207 kPa (25–30 psi). 3.
Utilização A operação de corte deverá sempre ser efectuada com lâminas afiadas Nota: Determine os lados direito e esquerdo da máquina a partir da posição normal de utilização. Uma lâmina afiada, ao contrário de uma lâmina em mau estado, corta de forma mais eficaz, sem danificar ou rasgar a relva. Quando se rasga ou danifica a relva, esta fica castanha nas extremidades, cresce irregularmente e torna-se mais susceptível a doenças.
Manutenção Intervalos de manutenção recomendados Intervalo de assistência Procedimento de manutenção Após as primeiras 2 horas • Aperte as porcas das rodas. Após as primeiras 10 horas • Aperte as porcas das rodas. • Aperte os parafusos das lâminas. Diariamente • Verifique as lâminas. • Lubrifique os casquilhos dos braços de suporte das rodas.1 • Lubrifique os rolamentos dos braços de suporte das rodas.1 Aperte as porcas das rodas. Aperte os parafusos das lâminas. Lubrifique os bocais de lubrificação.
Cuidado Se deixar a chave na ignição é possível que alguém ligue acidentalmente o motor, provocando lesões graves no próprio ou nas pessoas que se encontram perto da máquina. Retire a chave da ignição antes de proceder a qualquer manutenção. Figura 18 Lubrificação dos rolamentos, casquilhos e caixa de velocidades A máquina possui bocais de lubrificação que deverão ser lubrificados regularmente com massa lubrificante Nº 2 para utilizações gerais, à base de lítio.
3. Retire o pino e o passador de forquilha que fixam o anel da altura de corte à respectiva barra, na traseira da unidade de corte (Fig. 22). Retire o anel da altura de corte. Coloque a máquina e a unidade de corte numa superfície plana; em seguida, baixe a unidade de corte. Retire a vareta/tampão de enchimento da parte superior da caixa de velocidades (Fig. 21) e verifique se há lubrificante entre as marcas da vareta.
Montagem da unidade de corte na unidade de tracção 6. Repita o procedimento no outro braço de elevação. 1. Coloque a máquina numa superfície nivelada e desligue o motor. 8. Empurre para baixo a traseira da unidade de corte e passe as barras da altura de corte pelas placas dos braços de elevação. 7. Ligue a unidade de tracção e levante a unidade de corte. 2. Posicione a unidade de corte à frente da unidade de tracção. 9.
7. Rode as barras da altura de corte para elevar ou baixar a traseira da unidade de corte, de modo a obter uma inclinação correcta. Manutenção das rodas e dos rolamentos 8. Aperte as porcas de bloqueio. 1. Retire a porca de bloqueio do parafuso que fixa o conjunto da roda, no respectivo suporte (Fig. 28). Fixe a roda e retire o parafuso do eixo ou do braço articulado. Manutenção dos casquilhos dos braços de suporte 2. Retire o rolamento do cubo da roda e deixe sair a cunha do rolamento (Fig. 28).
Detecção de lâminas dobradas 1. Coloque a máquina numa superfície plana. Eleve as unidades de corte, engate o travão de mão, ponha o pedal de tracção na posição neutra, desloque a alavanca da tomada de força para a posição Off, pare o motor e retire a chave da ignição. Bloqueie a unidade de corte de modo a evitar que esta caia acidentalmente. 2. Rode a lâmina até que as suas extremidades se encontrem viradas para a frente e para trás (Fig. 29).
Verificar e afiar as lâminas Nota: Retire as lâminas e afie-as num esmerilador: Após afiar o fio de corte, instale a lâmina com o dispositivo anti-corte e o parafuso da lâmina; consulte Remoção e instalação da(s) lâmina(s) de corte, página 24. Perigo PARTE PLANA DA LÂMINA Uma lâmina desgastada ou danificada pode partir-se, podendo levar à projecção de um fragmento contra o utilizador da máquina ou alguém que esteja por perto, provocando lesões graves ou até mesmo a morte.
Correcção do alinhamento da unidade de corte Substituição da correia de transmissão Se existir algum desalinhamento entre as lâminas, a relva apresenta uma aparência listrada devido ao corte. Este problema poderá ser corrigido certificando-se de que as lâminas se encontram direitas e de que o corte é efectuado no mesmo plano. 1. Utilize um nível de 1 metro de comprimento para encontrar uma superfície nivelada do chão da oficina.
4. Coloque a nova correia nas polias da barra e na estrutura da polia intermédia, como se mostra na Figura 35. Figura 35 5. Volte a montar as coberturas da correia.