Form No.
Página Manutenção dos casquilhos dos braços de suporte 23 Manutenção das rodas e dos rolamentos . . . . . . . . 23 Detecção de lâminas dobradas . . . . . . . . . . . . . . . . 24 Remoção e instalação da(s) lâmina(s) de corte . . . 24 Verificar e afiar as lâminas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 25 Correcção do alinhamento da unidade de corte . . . 26 Substituição da correia de transmissão . . . . . . . . . 27 Substituição do deflector de relva . . . . . . . . . . . . .
Segurança • o tipo de máquina é inadequado para a tarefa; • falta de atenção às possíveis consequências do estado do piso, especialmente em declives; Esta máquina respeita ou ultrapassa as especificações das normas CEN EN 836:1997, ISO 5395:1990 (sempre que existam os autocolantes adequados) e ANSI B71.4-2004 em vigor na altura do seu fabrico, se equipada com pesos traseiros necessários conforme listado no Manual do utilizador da unidade de tracção. • engate incorrecto ou má distribuição da carga.
Funcionamento • Nunca utilize a máquina com coberturas ou protecções danificadas, ou sem os dispositivos de segurança devidamente colocados. Certifique-se de que todos os interruptores de segurança se encontram montados, ajustados e a funcionar correctamente. • Não utilize o motor em espaços confinados onde se acumulem gases de monóxido de carbono. • A operação de corte deve ser efectuada apenas com luz natural ou com iluminação artificial adequada.
• O utilizador deverá activar luzes de aviso especiais (se o veículo possuir este tipo de equipamento) sempre que circular numa via pública, excepto nos casos em que a sua utilização é expressamente proibida. • Tome todas as precauções necessárias quando efectuar a verificação das lâminas. Envolva as lâminas ou utilize luvas e tome todas as precauções necessárias quando efectuar a sua manutenção. As lâminas deverão ser sempre substituídas. Nunca reparadas ou soldadas.
• Introduza combustível no depósito de combustível até o nível ser 25 mm abaixo do fundo do tubo de enchimento. Não encha demasiado. • Tome todas as precauções necessárias se utilizar outros engates. dado que estes poderão afectar a estabilidade da máquina. • Verifique o funcionamento dos interruptores de segurança diariamente, de modo a garantir que a máquina funciona de forma correcta. Se um interruptor apresentar qualquer defeito, deverá ser substituído antes de utilizar a máquina.
• Para se assegurar do máximo desempenho e da certificação de segurança da máquina deverá utilizar sempre peças sobressalentes e acessórios genuínos da Toro. Nunca utilize peças sobressalentes e acessórios produzidos por outros fabricantes porque poderão tornar-se perigosos e anular a garantia da máquina.
Autocolantes de segurança e de instruções Os autocolantes de segurança e de instruções são facilmente visíveis e situam-se próximo das zonas de potencial perigo. Substitua todos os autocolantes danificados ou perdidos. 93-6697 1. Leia o Manual do utilizador. 2. Adicione óleo SAE 80w–90 (API GL-5) a cada 50 horas. 106-6753 1. Perigo de projecção de objectos – mantenha as pessoas afastadas da máquina. 2.
107-2908 1. Perigo de projecção de objectos – mantenha as pessoas afastadas da máquina. 2. Perigo de objectos projectados, cortador – mantenha o deflector no lugar. 3. Perigo de corte/desmembramento das mãos ou pés, lâmina do cortador – mantenha-se afastado de peças móveis. 108-1988 1. Percurso da correia 110-0642 1. Aviso – leia o Manual do utilizador. 2. Risco de capotamento – baixe a unidade de corte quando descer inclinações.
7-1622 Especificações Especificações Largura de corte Altura de corte Construção Transmissão do dispositivo de corte: Lâminas Suspensão e rodas Características anti-danos Coberturas das unidades de corte 60 polegadas ou 72 polegadas de largura de corte, 3 lâminas. 25–177 mm ajustável em incrementos de 13 mm. O ajuste da altura pode ser efectuado através da utilização de cunhas nas rodas e em todo o comprimento da barra da altura de corte. Chassis em aço de 7 polegadas, reforçado com barras e placas.
Instalação Nota: Determine os lados direito e esquerdo da máquina a partir da posição normal de utilização. Peças soltas Nota: Use esta tabela para se certificar de que todas as peças necessárias foram recebidas. Sem estas peças, não pode ser levada a cabo a instalação completa. Algumas peças podem já ter sido montadas na fábrica.
na barra, introduza a barra da roda no braço de suporte. Instale outra anilha de encosto e as restantes cunhas na barra; depois, coloque a porca tensora para fixar o conjunto (Fig. 1). Perigo Se ligar o motor e permitir a rotação do veio da tomada de força, pode provocar danos graves. Importante As anilhas de encosto (não as cunhas) têm de tocar na parte superior e inferior do braço de suporte.
Ligação dos braços de elevação à unidade de corte 4. Repita o procedimento no outro braço de elevação. 1. Posicione a unidade de corte à frente da unidade de tracção. 6. Empurre para baixo a parte posterior da unidade de corte e passe as barras da altura de corte pelas placas dos braços de elevação. 5. Ligue a unidade de tracção e levante a unidade de corte. 2. Desloque a alavanca de elevação para a posição Float.
Antes da utilização Cuidado 1 Se deixar a chave na ignição, alguém pode ligar acidentalmente o motor e feri-lo a si ou às pessoas que se encontrarem próximo da máquina. Retire a chave da ignição antes de fazer qualquer revisão. Verificação do lubrificante na caixa de velocidades Figura 5 A caixa de velocidades foi concebida para funcionar com o lubrificante para engrenagens SAE 80–90.
detectar acumulação de relva, inverta o sentido de marcha da máquina para retirar as aparas de relva da zona da roda/suporte. 3. Retire a porca tensora do eixo (Fig. 6) e faça deslizar o eixo para fora do braço de suporte. Coloque os dois calços de 1/8 de polegada no eixo, tal como se encontravam originalmente. Estes calços são utilizados para definir a mesma altura ao longo de toda a largura das unidades de corte.
Ajuste dos rolos Nota: Se possível, direccione a cabeça do passador de forquilha para a frente da plataforma. Nota: Se utilizar a unidade de corte com uma altura de corte de 25 ou 38 mm, os respectivos rolos têm de ser colocados novamente nos orifícios superiores. 1. Retire o parafuso e a porca que fixam o veio do rolo ao suporte da plataforma (Fig. 11). 2 1 Figura 9 Figura 11 1.
7. Para facilitar a medição da lâmina, seleccione a altura de corte mais elevada; consulte Ajuste da Altura de Corte. 8. Baixe a unidade de corte até à superfície plana. Retire as coberturas da zona superior da unidade de corte. 9. Rode a lâmina de cada eixo até que as suas extremidades se encontrem viradas para a frente e para trás. 10. Meça a distância existente entre o chão e a extremidade dianteira da lâmina. 11.
Utilização a mesma altura de corte, o que se revela uma boa estratégia, terá de efectuar operações mais frequentes no início da Primavera; à medida que o crescimento abranda, a meio do Verão, a operação de corte apenas deverá ser efectuada a cada 8–10 dias.
Manutenção Intervalos de manutenção recomendados Intervalo de assistência Procedimento de manutenção Após as primeiras 2 horas • Aperte as porcas das rodas. Após as primeiras 10 horas • Aperte as porcas das rodas. • Aperte os parafusos das lâminas. • Verifique as lâminas. • Lubrifique os casquilhos dos braços de suporte das rodas.1 • Lubrifique os rolamentos dos braços de suporte das rodas.1 Diariamente Aperte as porcas das rodas. Aperte os parafusos das lâminas. Lubrifique os bocais de lubrificação.
Figura 16 2. Coloque a máquina e a unidade de corte numa superfície plana; em seguida, baixe a unidade de corte. Retire a vareta/tampão de enchimento da parte superior da caixa de velocidades (Fig. 17) e verifique se há lubrificante entre as marcas da vareta. Se o nível do lubrificante estiver baixo, adicione lubrificante para engrenagens SAE 80–90 até o nível ficar entre as marcas. Figura 13 1 Figura 14 Figura 17 1.
Separação da unidade de corte da unidade de tracção 1. Coloque a máquina numa superfície plana, baixe a unidade de corte até ao chão, mova a alavanca de elevação para a posição Float, desligue o motor e engate o travão de mão. 1 2. Retire o parafuso e a anilha montada na parte superior de cada barra da altura de corte (Fig. 8). 4 2 3. Retire o pino e o passador de forquilha que fixam o anel da altura de corte à respectiva barra, na traseira da unidade de corte (Fig. 8).
Montagem da unidade de corte na unidade de tracção 11 9 1. Coloque a máquina numa superfície nivelada e desligue o motor. 8 10 2. Posicione a unidade de corte à frente da unidade de tracção. 3. Insira o veio macho da tomada de força no respectivo veio fêmea (Fig. 20). 1 4. Desloque a alavanca de elevação para a posição Float.
Ajuste da inclinação da unidade de corte Manutenção dos casquilhos dos braços de suporte Medição da inclinação da unidade de corte Os braços das rodas têm casquilhos apertados no topo e no fundo da tubagem que podem desgastar-se ao fim de muitas horas de utilização. Para verificar os casquilhos, desloque a barra de suporte para a frente e para trás, e também para os lados. Se o tubo da roda abanar demasiado, isso significa que os casquilhos estão gastos e deverão ser substituídos.
3. Verifique se existe algum desgaste nos rolamentos, na cunha e no interior do cubo da roda. Substitua todas as peças danificadas. 3. Rode a extremidade oposta da lâmina para a frente. Meça a distância entre a unidade de corte e a extremidade da lâmina tal como no ponto 2. A diferença entre as medidas obtidas nos pontos 2 e 3 não devem exceder os 3 mm. Se a dimensão exceder os 3 mm, a lâmina encontra-se dobrada e tem que ser substituída; consulte Remoção da lâmina de corte, página 24. 4.
da extremidade de corte e mantenha o ângulo de corte original, de modo a garantir um desempenho eficaz da lâmina (Fig. 28). A lâmina manterá o equilíbrio se for retirada a mesma quantidade de metal de ambas as extremidades de corte. Importante A parte curva da lâmina tem que estar virada para o interior da unidade de corte para que se assegure uma capacidade de corte adequada.
Importante Não deverá utilizar mais de três calços num único orifício. Introduza menos calços nos orifícios adjacentes se utilizar mais de um calço num único orifício. AFIAR APENAS NESTE ÂNGULO 7. Volte a montar as coberturas da correia. VISTA DA EXTREMIDADE DA LÂMINA Figura 28 Correcção do alinhamento da unidade de corte Se existir algum desalinhamento entre as lâminas, a relva apresenta uma aparência listrada devido ao corte.
Substituição da correia de transmissão A correia da transmissão das lâminas, apertada pela polia intermédia fixa, torna-se bastante durável. No entanto, após muitas horas de utilização, esta deverá apresentar alguns sinais de desgaste. Os sinais apresentados por uma correia desgastada são: ruído durante a rotação da correia, perda de eficácia das lâminas aquando do corte, extremidades desfiadas, marcas de queimaduras e rachas. Substitua a correia assim que notar alguma destas condições. 1.
6 4 3 2 1 8 7 5 Figura 32 1. 2. 3. 4. 5. 6. Parafuso Cunha Porca de bloqueio Mola Mola instalada Deflector de relva 7. Extremidade em L da mola; coloque-a atrás da extremidade da plataforma antes de instalar o parafuso 8. Gancho em J da mola 3. Instale a cunha e a mola no deflector de relva. Coloque a extremidade em L da mola atrás da extremidade da plataforma.