FORM NO.
Índice ESPECIFICAÇÕES INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA Glossário de símbolos ANTES DA UTILIZAÇÃO Verificação do lubrificante da caixa de engrenagens Ajuste da altura de corte Ajuste dos dispositivos de deslize Ajuste dos tambores Ajuste do alcance da plataforma INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO Conselhos de utilização 2 3 6 9 9 9 9 10 10 12 12 MANUTENÇÃO Lubrificação Desligar a unidade de corte da unidade de tracção Ligar a unidade de corte à unidade de tracção Substituição da correia de transmissão Manutenção das buchas d
Instruções de segurança Treino abertas. 1. Leia as instruções cuidadosamente. Familiarize-se com os comandos e a utilização adequada do equipamento. 2. Nunca deixe que crianças ou quaisquer outras pessoas que não se encontrem familiarizadas com estas instruções utilizem o cortador de relva. As leis locais podem restringir a idade do utilizador. 3. 4. 2. Inspeccione cuidadosamente a área onde o equipamento vai ser utilizado e retire todos os objectos que possam ser arremessados pela máquina. 3.
3. Antes de ligar o motor, desengate todas as embraiagens das lâminas e coloque em ponto morto. 4. Não utilize a máquina em inclinações superiores a: • Nunca efectue o corte em encostas de inclinação superior a 5º, • Nunca efectue o corte em subidas de inclinação superior a 10º, • Nunca efectue o corte em descidas de inclinação superior a 15º. 5. Lembre-se de que não existe a chamada “inclinação segura”. Conduzir em inclinações de relva requer alguns cuidados especiais.
funcionamento do motor e, se o motor se encontrar equipado com uma válvula de corte, desligue o fornecimento de combustível no final do corte da relva. Manutenção e armazenamento 1. Mantenha bem fixas todas as porcas, cavilhas e parafusos para se certificar de que o equipamento se encontra em boas condições de trabalho. 2. Nunca armazene equipamento com combustível no tanque, no interior de um edifício onde os vapores de combustível possam ser inflamados por uma chama ou faísca. 3.
Glossário de símbolos Líquidos Fumos venenosos Choque eléctrico, ou gases tóxicos, eletrocussão corrosivos, asfixia queimaduras químicas nos dedos ou na mão Fluído a alta pressão, penetração no corpo Spray a alta pressão, erosão da carne Spray a alta Esmagamento dos Esmagamento dos pressão, erosão dedos ou da mão, dedos ou do pé, da carne força aplicada de força aplicada de cima cima Esmagamento de Esmagamento do Esmagamento dos Esmagamento da Esmagamento de Esmagamento da Corte dos dedos Corte do pé t
Consulte o Aperte os cintos de segurança manual técnico para o procedimento de manutenção adequado Triângulo de alerta de segurança Deve ser utilizada Deve ser utilizada Precaução, risco Primeiros protecção para a protecção para tóxico socorros cabeça os ouvidos Símbolo de alerta Leia o manual do É proibido fumar, Deve ser utilizada de segurança utilizador fazer fogo ou protecção para os evidenciado chama viva olhos Lave com água Motor Transmissão Sistema hidráulico Gás de exaustão Pressão Indicador
n/min Arranque do motor Paragem do motor Falha/avaria do motor Velocidade/ Afogador frequência da rotação do motor Dispositivo de pré-aquecimento do motor (ajuda para arrancar) Pré-aquecimento Óleo da eléctrico (ajuda transmissão para temperaturas baixas) NH L F Pressão do óleo Temperatura do Falha/avaria da da transmissão óleo da transmissão transmissão Embraiagem Ponto morto Alto Baixo Para frente RP 1 2 3 Terceira mudança Óleo hidráulico Pressão do óleo Nível do óleo (podem ser utilizados hi
Antes da utilização VERIFICAÇÃO DO LUBRIFICANTE DA CAIXA DE ENGRENAGENS (Fig. 1) A caixa de engrenagens foi concebida para funcionar com lubrificante de engrenagens SAE 80-90. Ainda que a caixa de engrenagens seja enviada já com lubrificante, verifique o nível antes de utilizar a unidade de corte. 1. 2. Coloque a máquina e a unidade de corte numa superfície nivelada.
AJUSTE DOS DISPOSITIVOS DE DESLIZE (Fig. 4) Os dispositivos de deslize deve ser colocado nos orifícios superiores para alturas de corte de 2,5 e 3,8 cm, e nos orifícios inferiores para alturas de corte de 5 a 12,7 cm. 1. Figura 5 Efectue o ajuste dos dispositivos de deslize retirando as porcas de flange, colocando-as na posição correcta e voltando a instalá-las. AJUSTE DOS TAMBORES (Fig.
7. Liberte as porcas de aperto, que se encontram no cimo ou no fundo da cavilha em U, da corrente indicadora da altura de corte. 8. Efectue o ajuste do outro conjunto de porcas, de modo a elevar ou baixar a traseira da câmara nº3 e atingir a altura correcta para o suporte. 9. Aperte a porca de aperto. 10. Baixe o suporte.
Instruções de utilização CONSELHOS DE UTILIZAÇÃO 1. Efectue o corte quando a relva se encontrar seca—Deve efectuar o corte ao fim da manhã para evitar o orvalho, que tornaria a relva mais compacta, ou ao fim da tarde para evitar a exposição da relva recém-cortada, mais sensível, à luz directa do sol, que poderia danificá-la. Efectue sempre o corte com lâminas aguçadas— Uma lâmina aguçada efectua o corte de forma limpa, sem rasgar ou retalhar as lâminas de relva, como o faria uma lâmina sem fio de corte.
Manutenção LUBRIFICAÇÃO eixo da lâmina (5), pontos de articulação do braço intermédio (2), eixo da transmissão (3), pontos de articulação do pára-lamas da plataforma (2) e juntas de esferas do braço de pressão direito e esquerdo (Fig. 8). LUBRIFICAÇÃO DAS BIELAS, BUCHAS E CAIXA DE ENGRENAGENS (Fig. 8) 2. A unidade de corte deve ser lubrificada regularmente.
PRECAUÇÃO Desligue o motor e retire a chave da ignição para evitar o arranque acidental do motor durante a manutenção DESLIGAR A UNIDADE DE CORTE DA UNIDADE DE TRACÇÃO (Fig. 9–11) Nota: Os engates são pesados e possivelmente terão de ser duas pessoas a manuseá-los. Figura 10 1. Ligue o tractor e eleve a plataforma até à posição mais alta possível. Desligue o motor. 2. Retire o contrapino e o pino manilha que fixam os tirantes de altura de corte aos suportes traseiros de altura de corte. 3.
LIGAR A UNIDADE DE CORTE À UNIDADE DE TRACÇÃO (Fig. 10–12) 1. Numa superfície plana e resistente, centre a unidade de tracção em frente da unidade de corte. 2. Eleve o banco e abra a válvula de injecção. Deste modo, os braços de elevação poderão flutuar livremente. 3. Efectue o ajuste dos braços de elevação, certificando-se de que a superfície da máquina no cimo de cada braço de elevação da unidade de tracção se encontra paralela ao chão (Fig.11).
encontram alinhados. A. Se os braços de elevação da unidade de tracção não se encontrarem à altura correcta para que os braços da plataforma possam encaixar, empurre os engates do braço de elevação para cima e para baixo, atrás dos pneus dianteiros, até que os braços da plataforma se encontrem alinhados e possam encaixar. B.
5. Retire a correia da polia. 6. Retire o tampão de verificação, que se encontra na parte lateral da caixa de engrenagens, e incline toda a estrutura para que o lubrificante possa escorrer da caixa. 7. Coloque a correia na polia. 8. Coloque a estrutura da caixa de engrenagens no suporte. 9. Retire o tampão de enchimento, que se encontra no cimo da caixa de engrenagens, e adicione lubrificante para engrenagens SAE 80-90, até que este se encontre ao nível do orifício da parte lateral. 10.
na figura 13. 6. Aperte a porca de tensão da mola até que o comprimento da mola seja de 9,9 cm no interior das espirais da mola. 7. Aperte a porca de aperto da polia da roda. 8. Puxe as rodas carregadas a mola e coloque as correias nos pára-lamas. 9. Volte a colocar as coberturas da correia no cimo da unidade de corte. MANUTENÇÃO DAS BUCHAS DIANTEIRAS NOS BRAÇOS DA CARRETILHA (Fig.
sinais de desgaste e substitua-os se estiverem danificados. 8. Pressione o eixo da carretilha através das buchas e do braço e fixe com a arruela ondulada, arruela e anel de retenção. 9. Introduza o pino de pressão no braço da carretilha e através da ranhura que se encontra no eixo da carretilha, na altura de corte desejada. MANUTENÇÃO DAS RODAS E BIELAS DA CARRETILHA (Fig. 17) A roda da carretilha gira num mancal de roletes de alta qualidade.
segurança e um óptimo desempenho. Nunca utilize lâminas sobressalentes produzidas por outro fabricante porque podem tornar-se perigosas. 1. Eleve a unidade de corte até à posição mais alta, desligue o motor e engate o travão de estacionamento. 2. Retire os contrapinos e os pinos manilha que fixam os tirantes da altura de corte à traseira da plataforma. ADVERTÊNCIA Não tente endireitar uma lâmina torta, e nunca solde uma lâmina partida ou rachada.
Aguce apenas o cimo do fio de corte e mantenha o ângulo de corte original para um melhor desempenho (Fig .20). A lâmina continuará equilibrada se retirar a mesma quantidade de material em ambos os fios de corte. 4. Aproxime o mais possível as extremidades da lâmina exterior e adjacente, através da intersecção das duas câmaras de corte. Verifique a altura das extremidades das duas lâminas. 5.
E ENCOMENDAS NÚMEROS DE MODELO E DE SÉRIE A plataforma de corte possui dois números de identificação: um número de modelo e um número de série. Os dois números estão especificados numa placa que se encontra no canal dianteiro da plataforma de corte, debaixo da cobertura. Utilize os números de modelo e de série em toda a correspondência respeitante à cortadora, de modo a obter as informações correctas e as peças sobressalentes desejadas.