FORM NO. 3318-413 P Rev A MODELO NO. MODELO NO. MODELO NO. MODELO NO.
PREÂMBULO A plataforma de corte de 72 polegadas tem conceitos avançados de engenharia, concepção e segurança; e, se for mantida correctamente, dará excelente serviço. Certas informações neste manual estão sublinhadas com a indicação PERIGO, ADVERTÊNCIA e PRECAUÇÃO para identificarem informações relacionadas com segurança pessoal. IMPORTANTE identifica informações mecânicas exigindo atenção especial.
Segurança Formação 1. 2. 3. 4. equipamento quando estiver descalço ou calçando sandálias abertas. Ler as instruções cuidadosamente. Familiarizar-se com os comandos e uso correcto do equipamento. Nunca permitir que crianças ou pessoas que desconhecem estas instruções usem a máquina cortadora de relva. Os regulamentos locais podem limitar a idade do operador. 2. Inspeccionar cuidadosamente a área onde o equipamento vai ser usado e tirar todos os objectos que possam ser projectados pela máquina. 3.
boa luz artificial. 3. Antes de tentar colocar o motor em funcionamento, desengatar todas as embraiagens dos acessórios das lâminas e colocar em ponto morto. 4. Não usar em vertentes superiores a: 5. 6. 7. 4 • Nunca cortar na parte lateral de colinas superiores a 5°, • Nunca cortar no sentido ascendente da colina com mais de 10°, • Nunca cortar no sentido descendente da colina superior a 15°. de estradas. 8.
15. Parar o motor e desengatar a tracção da alfaia: • antes de reabastecer; • antes de tirar a unidade de recolha de relva; • antes de fazer ajustes na altura, a não ser que o ajuste possa ser feito a partir da posição do operador. Níveis de som e vibração Níveis de som Esta unidade possui uma pressão de som contínua de peso A no ouvido do utilizador da ordem dos: 89 dB(A), com base em medições efectuadas em máquinas idênticas pelos procedimentos da norma 84/538/EEC. 16.
Glossário de símbolos Líquidos Fumos venenosos Choque eléctrico, ou gases tóxicos, eletrocussão corrosivos, asfixia queimaduras químicas nos dedos ou na mão Fluído a alta pressão, penetração no corpo Spray a alta pressão, erosão da carne Esmagamento dos Esmagamento dos Spray a alta pressão, erosão dedos ou da mão, dedos ou do pé, força aplicada de força aplicada de da carne cima cima Esmagamento de Esmagamento do Esmagamento dos Esmagamento da Esmagamento de Esmagamento da Corte dos dedos Corte do pé t
n/min Arranque do motor Paragem do motor Falha/avaria do motor Velocidade/ Afogador frequência da rotação do motor Dispositivo de pré-aquecimento do motor (ajuda para arrancar) Pré-aquecimento Óleo da eléctrico (ajuda transmissão para temperaturas baixas) NH L F Pressão do óleo Temperatura do Falha/avaria da da transmissão óleo da transmissão transmissão Embraiagem Ponto morto Alto Baixo Para frente RP 1 2 3 Terceira mudança Óleo hidráulico Pressão do óleo Nível do óleo (podem ser utilizados hi
n/min Arranque do motor Paragem do motor Falha/avaria do motor Velocidade/ Afogador frequência da rotação do motor Dispositivo de pré-aquecimento do motor (ajuda para arrancar) Pré-aquecimento Óleo da eléctrico (ajuda transmissão para temperaturas baixas) NH L F Pressão do óleo Temperatura do Falha/avaria da da transmissão óleo da transmissão transmissão Embraiagem Ponto morto Alto Baixo Para frente RP 1 2 3 Terceira mudança Óleo hidráulico Pressão do óleo Nível do óleo (podem ser utilizados hi
Especificações Largura de corte: (1,816 m) Altura de corte: Ajustável entre 25 e 102 mm em incrementos de 13 mm. Caixa da cortadora: As duas caixas da cortadora são fabricadas com aço tipo 11 (13 mm de espessura) e reforçado com cantoneira de ferro de 89 mm x 4,76 mm. Unidade de tracção da cortadora: A caixa de velocidades é accionada pelo veio da tomada de força. A força é transmitida às lâminas por três correias de secção B.
2. Desmonte o bujão de verificação da parte lateral da caixa de velocidades e certifique-se que o lubrificante alcança o fundo do orifício (Fig. 15). Se o nível do lubrificante estiver baixo, desmonte o bujão de enchimento no topo da caixa de velocidades e adicione lubrificante suficiente para o trazer até ao fundo do orifício na parte lateral. Figura 1 1. Bujão de enchimento 2.
1. Arranque o motor e levante a unidade de corte por forma que a altura de corte do rodízio dianteiro pode ser alterada. Pare o motor depois da unidade de corte ter sido levantada. A altura de corte do rodízio traseiro pode ser alterada com a unidade cortadora descida. 2. Aperte a parte traseira do arame e gire o arame no pino retentor. Puxe o pino para fora da haste do rodízio. Faça deslizar espaçadores na haste do rodízio para obter a altura de corte pretendida (Fig. 2 e 3).
Manutenção Lubrificação LUBRIFICAÇÃO DE ROLAMENTOS, CASQUILHOS E CAIXA DE VELOCIDADES A unidade cortadora deve ser regularmente lubrificada. Se a máquina estiver a funcionar em condições normais, lubrifique os rolamentos e casquilhos dos rodízios com lubrificante à base de lítio para fins gerais No. 2, ou lubrificante à base de molibdénio, após cada período de 8 horas de funcionamento ou diariamente, conforme o que se verificar primeiro.
Apertar ou substituir Apertar ou substituir Inspeccionar a correia da tomada de força Substituir OK Substituir Inspeccionar a polie da tomada de força Solta ou quebrada OK Solta ou quebrada Inspeccionar o veio da tomada de força Substituir Apertar ou substituir Inspeccionar os veios da caixa de velocidade Apertar ou substituir OK Quebrados Inspeccionar a polie da caixa de velocidades Solta ou quebrada OK Soltas ou quebradas Inspeccionar as correias da plataforma da cortadora Partido OK
SEPARAÇÃO DA UNIDADE CORTADORA DA UNIDADE DE TRACÇÃO 1. Coloque a máquina numa superfície nivelada, desça a unidade cortadora para o chão da oficina, desligue o motor e engate o travão de aparcamento. 2 Desmonte os parafusos de abertura de rosca que seguram a protecção ao topo da unidade cortadora e coloque a protecção de lado. 3. Desmonte o pino de rolete da forquilha e do veio de transmissão da caixa de velocidades (Fig. 9). Igualmente, alivie os parafusos sextavados e contraporcas.
7. Mova a unidade cortadora para longe da unidade de tracção. MONTAGEM DA UNIDADE CORTADORA NA UNIDADE DE TRACÇÃO 1. Coloque a máquina numa superfície nivelada e desligue o motor. 2. Mova a unidade cortadora para uma posição em frente da unidade de tracção.
SUBSTITUIÇÃO DAS CORREIAS DE ACCIONAMENTO DAS LÂMINAS 1 Desça a unidade cortadora no piso da oficina. Tire as coberturas no topo da unidade cortadora e ponha de lado. Alivie as polies falsas para libertar a tensão das correias. 2. Desmonte os parafusos especiais, anilhas retentoras e porcas que seguram a caixa de velocidades no seu lugar. Levante a caixa de velocidades para fora da placa de montagem e coloque-a no topo da unidade cortadora. 3. Desmonte as correias das polies das hastes. 4.
2. Segure na extremidade da lâmina usando um trapo ou uma luva com almofadado espesso. Tire o parafuso especial, a anilha beleville e a lâmina para fora do conjunto da haste (Fig. 13). 3. Aperte o parafuso especial até 102 a 136 Nm. INSPECÇÃO E AFIAÇÃO DA LÂMINA 1. 2. Levante a unidade de corte para a posição mais alta possível, desligue o motor e engate o travão de aparcamento. Coloque calços por baixo da unidade cortadora para evitar que esta caia acidentalmente. Figura 13 1. 2.
VERIFICAÇÃO E CORRECÇÃO DE DESALINHAMENTO DAS LÂMINAS Se houver desalinhamento ou falta de correspondência entre as lâminas, a relva irá ter um aspecto estriado quando é cortada. Este problema pode ser corrigido certificando-se que as lâminas estão direitas e que todas as lâminas estão a cortar no mesmo plano. 1. Usando um nível de carpinteiro com 1 m de comprimento, encontre uma superfície plana no chão da oficina. 2.
8. Dê tensão às polies falsas de encontro às três correias. Igualmente instale as coberturas no topo da unidade cortadora. 9. Regule as rodas dos rodízios traseiros nos orifícios inferiores nas forquilhas dos rodízios se a altura de corte estiver acima de 25 mm e ajuste a altura de corte. 10. Monte a unidade cortadora na unidade de tracção, consultando a secção intitulada Montagem da Unidade Cortadora na Unidade de Tracção.