Form No. 3389-439 Rev B Plataforma de descarga traseira de 254 cm Unidade de tração Groundsmaster® série 360 Modelo nº 31101—Nº de série 315000001 e superiores Registe o seu produto em www.Toro.com.
Este produto cumpre todas as diretivas europeias relevantes. Para mais informações, consulte a folha de Declaração de conformidade em separado, específica do produto. Este manual identifica potenciais perigos e tem mensagens de segurança identificadas pelo símbolo de alerta de segurança (Figura 1), que identifica perigos que podem provocar ferimentos graves ou mesmo a morte, se não respeitar as precauções recomendadas.
Segurança • Esta máquina foi concebida de acordo com a norma EN ISO 5395:2013 e ANSI B71.4-2012. A utilização ou manutenção indevida do veículo por parte do utilizador ou do proprietário pode provocar lesões. De modo reduzir o risco de ferimentos, deverá respeitar estas instruções de segurança e prestar toda a atenção ao símbolo de alerta de segurança , que indica Cuidado, Aviso ou Perigo – instrução de segurança pessoal.
• Tome todas as precauções necessárias quando se • Antes de ligar o motor, certifique-se de que as • • • • • • • • • • • • • • transmissões estão na posição neutra e que engatou o travão de estacionamento. O motor apenas deverá ser ligado quando o utilizador se encontrar corretamente posicionado. Utilize sempre o cinto de segurança quando o ROPS estiver em cima. Não use o cinto de segurança quando o ROPS estiver em baixo. Abrande e tome todas as precauções quando utilizar a máquina em inclinações.
– Quando se aproximar de cruzamentos, dê sempre a prioridade a quem se apresentar pela direita. a ficha do carregador da tomada antes de o ligar à bateria/desligar da bateria. Utilize roupas adequadas e ferramentas com isolamento. • Mantenha todas as peças em boas condições – Baixe as unidades de corte quando descer terrenos inclinados. de trabalho e as partes corretamente apertadas. Substitua todos os autocolantes gastos ou danificados.
• Execute apenas as instruções de manutenção utilize peças genuínas Toro. Quando se trata de fiabilidade, a Toro oferece peças de substituição concebidas para as especificações de engenharia exatas do equipamento. Para tranquilidade, insista em peças genuínas Toro. constantes deste manual. Se for necessário efetuar reparações de vulto ou se alguma vez necessitar de assistência, contacte um distribuidor Toro autorizado.
decal121-5498 121-5498 decal125-9403 125-9403 1. Altura de corte 2. Baixa 3.
Instalação Componentes e peças adicionais Descrição Quantidade Utilização Manual do utilizador 1 Analisar o material e guarde-o num local adequado. Catálogo de peças 1 Utilize este catálogo para consultar os números das peças. AVISO PERIGO Se deixar a chave na ignição, alguém pode ligar acidentalmente o motor e feri-lo a si ou às pessoas que se encontrarem próximo da máquina. Se ligar o motor e o veio da tomada de força rodar, pode dar origem a ferimentos graves.
Descrição geral do produto Especificações Nota: As especificações e o desenho do produto estão sujeitos a alterações sem aviso prévio. Largura de corte 254 cm Altura de corte Ajustável de 25 a 127 mm em incrementos de 6 mm Peso líquido 358 kg g027696 Figura 3 1. 2. 3. 4. 223,5 cm 76,2 cm 30,5 cm 12,8 cm 5. 6. 7. 8.
Funcionamento fila dá-lhe a altura de corte indicada mais 6 mm. A terceira fila dá-lhe a altura de corte indicada mais 13 mm. A fila de baixo dá-lhe a altura de corte indicada mais 19 mm. Para a posição de 127 mm só existe um orifício, colocado na segunda fila. Isto não acrescenta 6 mm à posição de 127 mm. Nota: Determine os lados direito e esquerdo da máquina a partir da posição normal de utilização.
3. 4. 5. utilizar alturas de corte inferiores a 64 mm e detetar acumulação de relva, inverta o sentido de marcha da máquina para retirar as aparas de relva da zona da roda/forquilha. Retire a tampa de tensionamento do eixo roscado e desloque o fuso (Figura 5) para fora do braço da roda giratória. Coloque os dois calços (3 mm) no eixo, tal como se encontravam originalmente. Estes calços são necessários para atingir a mesma altura ao longo de toda a largura das unidades de corte.
Nivelação da frente com a traseira A inclinação da unidade de corte é a diferença na altura de corte da parte da frente da lâmina para a parte de trás da lâmina. A Toro recomenda uma inclinação de lâmina aproximada de 8 a 11 mm. Isto significa que a parte de trás da lâmina fica a 8 a 11 mm mais alta que a parte da frente. 1. Coloque a máquina numa superfície nivelada da oficina. 2.
Utilização da definição do regulador rápido e Ajuste da velocidade Sugestões de utilização Dobrar o suporte da roda giratória Para manter uma potência suficiente da máquina e da plataforma ao cortar, opere o motor na posição de acelerador mais rápida e ajuste a velocidade consoante as condições. Uma boa regra de atuação poderá ser: diminuir a velocidade à medida que a carga nas lâminas de corte aumenta e aumentar a velocidade quando a carga nas lâminas diminui.
de que instala qualquer resguardo ou cobertura removidos quando concluir a limpeza. Manutenção da lâmina Mantenha as lâminas afiadas em toda a época de corte porque uma lâmina afiada corta direito sem rasgar nem estragar as folhas da relva. Quando se rasga ou danifica a relva, esta fica castanha nas extremidades, cresce mais devagar e torna-se mais susceptível a doenças. Verifique as lâminas diariamente para ver se estão afiadas, se estão gastas ou danificadas. Afie as lâminas se for necessário.
Manutenção Plano de manutenção recomendado Intervalo de assistência Procedimento de manutenção Após as pimeiras 2 horas • Aperte as porcas da roda giratória. Após as pimeiras 10 horas • Aperte as porcas da roda giratória. Após as pimeiras 50 horas • Mude o lubrificante da caixa de velocidades da plataforma do cortador. Em todas as utilizações ou diariamente • Lubrifique os casquilhos do braço da roda giratória. • Lubrifique os rolamentos da roda giratória. • Verifique as lâminas do cortador.
g025301 Figura 12 1. Articulação 4. Corrente de elevação da plataforma 2. Mola de torção 5. Pino de retenção 3. Cavilha em U 6.
Lubrificação Intervalo de assistência: A cada 50 horas A máquina possui bocais de lubrificação que devem ser lubrificados regularmente com massa lubrificante n.º 2 para utilizações gerais, à base de lítio. Se a máquina for utilizada em condições normais, deverá lubrificar todos os rolamentos e casquilhos após cada 50 horas de funcionamento ou imediatamente após cada lavagem.
a chave e espere que todas as peças em movimento parem antes de deixar a posição de operação. 5. Levante o apoio de pé deixando à vista a parte de cima da plataforma do cortador. 6. Retire a vareta/tampão de enchimento da parte superior da caixa de velocidades (Figura 20) e verifique se há lubrificante entre as marcas da vareta. g025658 Figura 18 • Rolamentos do eixo (5) (Figura 19) g014267 Figura 20 1. Tampão de enchimento e vareta 2. Local de drenagem g025837 Figura 19 7.
Nota: Não encha demasiado a caixa de engrenagens ou esta pode ficar danificada. caixa de velocidades e retire o bujão deixando o lubrificante drenar para dentro do recipiente. 8. Volte a colocar o tampão de drenagem. 9. Adicione lubrificante suficiente, cerca de 414 ml até o nível ficar entre as marcas na vareta. Manutenção das correias de transmissão Consulte Figura 21 para encaminhar as correias da transmissão corretamente.
11. Volte a colocar a arruela de apoio e a(s) cunha(s) no fuso. 12. Monte a tampa de tensionamento no fuso da roda giratória para segurar todas as peças nos seus lugares. Manutenção das lâminas de corte Mantenha as lâminas afiadas em toda a época de corte porque uma lâmina afiada corta direito sem rasgar nem estragar as folhas da relva. Quando se rasga ou danifica a relva, esta fica castanha nas extremidades, cresce mais devagar e torna-se mais susceptível a doenças.
Deteção de lâminas dobradas PERIGO Se a lâmina continuar a sofrer este tipo de desgaste irá formar-se uma ranhura entre o suporte e a parte plana da lâmina. Eventualmente, pode soltar-se algum pedaço da lâmina e projetar-se, causando ferimentos graves ou morte a si ou a qualquer pessoa próxima. 1. Desengate a tomada de força, liberte o pedal de tração e aplique o travão de estacionamento. 2.
AVISO Uma lâmina que está dobrada ou danificada pode partir-se e pode ferir gravemente ou matar o operador ou quaisquer pessoas presentes. • Substitua sempre as lâminas dobradas ou danificadas por outras novas. g000276 Figura 26 1. Afie de acordo com o ângulo original • Nunca lime nem crie entalhes afiados nas extremidades ou superfícies da lâmina. 2. Verifique o equilíbrio da lâmina colocando-a num equilibrador de lâminas (Figura 27).
Ajuste das correntes de limite da plataforma Utilize dois calços de plataforma, peça Toro n.º 138-8243 ou dois apalpa-folgas – 0,15 mm Preparação da plataforma 1. 2. Ligue o motor, desça as plataformas esquerda e direita, desligue o motor, retire a chave e espere que todas as peças em movimento parem. Nas plataformas exteriores, limpe a patilha do canal interior (Figura 29). g004480 g321242 Figura 28 1. Eixo 2. Área da aba da lâmina 3. Placa antidanos 4.
3. Nota: Insira a parte da patilha comprida do Na parte frontal da plataforma, desaperte totalmente as porcas flangeadas serradas exteriores que prendem as quatro cavilhas em U (Figura 30). calço por baixo da cobertura da correia. g321246 g321237 Figura 30 1. Porca flangeada serrada (interior) 4. 2. Cavilha em U Na parte frontal da plataforma, desaperte totalmente as porcas flangeadas serradas exteriores que prendem as quatro cavilhas em U (Figura 31). g321244 Figura 32 1. Calço da plataforma 3.
g321239 Figura 33 1. Cobertura da correia 3. Calço da plataforma 2. Patilha da plataforma interior (plataforma exterior) Nota: Se estiver a utilizar apalpa-folgas, utilize um pedaço de fita para colar um apalpa-folgas – 0,15 mm à patilha do canal interior (Figura 34). g321243 Figura 34 1. Patilha do canal interior 3. Frente da máquina 2. Apalpa-folgas 4. Parte de trás da máquina 3.
g321235 g321234 Figura 36 Figura 35 1. Calço da plataforma (ou apalpa-folgas) 5. Cavilha em U 2. Porca flangeada serrada (exterior) 6. Frente da máquina 3. Ligação articulada 7. Porca flangeada serrada (interior) 1. Calço da plataforma (ou apalpa-folgas) 5. Porca flangeada serrada (interior) 2. Ligação articulada 6. Frente da máquina 3. Corrente (limite) 7. Porca flangeada serrada (exterior) 4. Cavilha em U 4. Corrente (limite) 2. 3.
7. Repita os passos Montagem do calço na plataforma (página 24) e Tensionamento das correntes (página 25) para a outra plataforma do cortador.
Notas:
Notas:
Declaração de incorporação The Toro Company, 8111 Lyndale Ave. South, Bloomington, MN, EUA declara que a(s) unidade(s) seguinte(s) está(ão) em conformidade com as diretivas indicadas quando instalada(s) de acordo com as instruções fornecidas em determinados modelos Toro, como indicado nas Declarações de conformidade relevantes.
Garantia Geral dos Produtos Comerciais Toro Garantia limitada de dois anos Condições e produtos abrangidos A The Toro Company e a sua afiliada, a Toro Warranty Company, no seguimento de um acordo celebrado entre ambas, garantem que o seu Produto Comercial Toro (“Produto”) está isento de defeitos de materiais ou de fabrico durante dois anos ou 1500 horas de funcionamento*, o que surgir primeiro.