Seção de Mensagens Especiais Identificação de Segurança do Produto: Os Produtos Eletrônicos Yamaha podem exibir etiquetas similares as ilustradas abaixo. Nesta Página se explica o significado dos rótulos. Observe todas as precauções indicadas nesta página, assim como as facilidades nas ilustrações de segurança. Precaução para reduzir o risco de descarga elétrica , Não retire a tampa ( nem a proteção superior).
QUESTÕES MEIO AMBIENTAIS Yamaha dedica todos os seus esforços a desenvolver produtos que sejam ao mesmo tempo seguros para o usuário e que respeite o meio ambiente. Sinceramente acreditamos os nossos produtos e os métodos adotados na fábrica cumprem estes objetivos. De conformidade com a letra e espírito da lei, o nosso desejo é o seguinte: Aviso sobre as pilhas: Este Produto pode conter uma pequena pilha não recarregável a qual( se é o caso) está soldada e fixa num lugar.
PRECAUÇÕES Leia atentamente as seguintes advertências antes de continuar Conserve esta lista em um lugar seguro para futuras consultas. ADVERTÊNCIA Observe as precauções básicas que se detalhem na continuação para evitar a possibilidade de causar lesões graves ou até a morte como consequência de uma descarga elétrica, curto circuito, incêndio, etc. As precauções que se devem tomar são entre outras as seguintes: • O instrumento não contém nenhuma peça utilizável pelo usuário.
• Não coloque o cabo de corrente elétrica perto de correntes de calor (aquecedores, radiadores), nem o dobre o force demais, nem coloque objetos pesados encima dele, nem o deixe em lugar que alguém possa pisá-lo. • Quando retirar o conectores elétrico do instrumento da tomada , sustentá-lo sempre pelo próprio conector, nunca pela cabo, já que pode resultar em danos. • Não conecte o instrumento na tomada elétrica através de uma base múltipla.
ou vinil em cima do instrumento, uma vez que eles podem descolorir o painel do teclado. • Não apoie seu peso sobre o instrumento nem coloque objetos pesados encima dele, não coloque força demais sobre os botões, interruptores ou conectores. • Utilize unicamente a estante ou o móvel especificado para o instrumento. Quando estiver montando, emplee exclusivamenteos tomadas. Do contrário, poderá ocasionar danos nos componentes internos ou provocar a queda do instrumento.
INTRODUÇÃO Obrigada por adquirir o sintetizador do controle Yamaha CS6x/CS6R incorpora o elogiado motor de sínteses AWM2 para a criação de sons realíssimos. Estes sonidos podem reproduzir no teclado totalmente compensado de 88 notas. Também admite tarjetas Plug-in opcionais para dispor de outros motores e produzir sons sofisticados de sintetizador.
• Fechadura de segurança ( Página 171) • Guia de instalação • CD- ROM( Ferramentas para S80 e CS6X/CS6R) O CD- ROM Incluso Inclue software de aplicação e fichário de áudio Phrase Clip para o sintetizador. A aplicação Voice Editor o permite editar os sons do sintetizador através de uma interfaz gráfica de usuário. Card Filer Service serve para intertrocar dados entre o sintetizador e o ordenador. No guia de instalação oferece a parte mais detalhes, assim como nos manuais em linha incluindo os softwares.
Indice Seção Básica Controles e Conectores Antes de Começar Alimentação Conexão. ligado 6 12 12 13 19 Operações Básicas Seleção de telas Introdução de dados 21 23 24 Demonstração 26 Vozes e Atuações.
3.Uso de Controladores 47 4.Mostra de Frases 5.
Perto das tarjetas Plug-in Mensagens de Telas Solução de Problemas Especificações Índice Alfabético 177 181 182 185 186 Seção Básica Controles e Conectores Painel Frontal 1) Mando Volume (Página 20) Este mando ajusta o volume geral . Gire-o à direita para elevar o nível de saída dos conectores OUTPUT L/R e as tomadas de telefônicas. 2) Botões Octave Up e Down ( página 28 ) ( Só CS6x) Puxe um dos botões para trocar a margem de notas do teclado em oitavas ascendentes ou descendentes.
Apoie e deslize um dedo em horizontal pela superfície do controlador para trocar o valor de um parâmetro específico. Também é possível assinar diversas funções a este controlador. 1) Mandos Filter ( Página 40) Estes mandos permitem aplicar trocas dinâmicas e tons ao sonido em tempo real.
Utilize este mando para ajustar a posição do estéreo panorâmico do sonido atual ( a posição do som dentro da imagem estéreo) 7) Mando de controle de Som ( página 40) (SóCS6X) Com estes controles é possível modificar os efeitos e sons em tempo real. São mandos dedicados á frequência do corte de filtro e a ressonância, o parâmetro de tempo do generador do envolvente( EG), e aos efeitos de reverbação e chorus.
Telas iluminada de 2 linhas. 12) Botão SHIFT Se pressionar o botão SHIFT no modo de reprodução de vozes ou de atuação, aparecerá uma tela na qual poderá ver o ajuste no parâmetro Oitavo e o canal de transmissão MIDI ( página 23). Quando pressionar este botão em qualquer dos modos de edição.
O teclado S80 pode funcionar como teclado maestro MIDI no modo de atuação. Quando pressiona-se e ativa o botão, o teclado poderá reproduzir e controlar múltiplos módulos de som MIDI conectados ao S80. Botão EXIT ( página 23) Os menus e as telas do S80 tem uma estrutura hierárquica. Pressione o botão para sair da tela atual e volta ao nível anterior da hierárquica Botão Enter Ao selecionar um memória de banco de vozes ou atuações , pressione este botão para de terminar a ubicação da memória falada.
O terminal MIDI IN recebe mensagens MIDI provenientes de um dispositivo MIDI externo. Utilize esse conector para controlar o sintetizador desde um sintetizador MIDI externo. O terminal MIDI OUT envia mensagens MIDI geradas pelo sintetizador, como as notas tocadas no teclado ou as variações de controle, ou comandos do painel a uma caixa de sm ou dispositivo MIDI externo. O terminal MIDI THRU retransmite as mensagens MIDI recebidas na entrada MIDI IN. Conecte aqui outros dispositivos MIDI.
9) Conecte SUSTAIN ( pág.18,48) Aqui pode- se conectar um pedal atenuante opcional ( FC4 ou FC5) para utilizá-lo como pedal de amortecimento de um piano acústico ou para produzir um efeito de SUSTAIN. 13) Conector OUT PUT L/MONO e R ( pág.13) Por estes terminais são enviados os sinais de áudio de nível de linha. Para Saída monofônica, utilize somente o conector L/mono. 14) Entrada para Fones ( pág. 13) Aqui pode-se conectar um fone de ouvido. 15) Conectores A/D INPUT ( pág.
1. Assegure-se de que o interruptor Power do instrumento se encontra na posição OFF. 2. Conecte o cabo de alimentação fornecida ao terminal AC INLET do painel posterior do instrumento. 3. Conecte a outra extremidade do cabo de alimentação a uma tomada de c.a . Assegure-se de que o sintetizador funciona com a woltagem da região ou do país onde vai ser utilizado. - Verifique-se o CS6x/ CS6R está preparado para a voltagem de c.a do local onde vai ser utilizado ( Tal como indica o painel posterior).
Um par de alto-falantes auto – alimentados podem reproduzir fielmente os ricos sons dos instrumentos com seus ajustes e efeitos. Conecte os altofalantes aos terminais OUT PUT L/MONO R do Painel posterior. Alto Falantes Auto – Alimentadas ( esquerdo) Alto- Falantes auto- alimentado ( Direito) Fone de ouvido Nota – Quando for utilizar só um alto-falante conecte-o ao terminal OUTPUT L/MONO Do painel posterior.
É possível gravar ou introduzir sons externos ou dados em formas de ondas e utilizá-los como sons de instrumentos ( amostras de frase,pág.142 quando gravar de uma fonte de áudio aos terminais A/D INPUT) ( Line e MIC LINE 2). NOTA – Os conectores “ Line 1” e “ MIC LINE 2” podem receber sinais monofônicos. Para receber um sinal de nível de linha no instrumento, utilize os dois terminais.
NOTA- O interruptor HOST SELECT do painel posterior deve –se ajustar a MIDI. Do contrário o conector MIDI OUT do sintetizador não transmitirá nenhuma informação MIDI. - Controle a partir de um teclado MIDI externo - Gravação e reprodução através de um sequenciador MIDI Externo. - Controle de outro dispositivo MIDI através de MIDI THRU.
IBM PC/AT Macintosh 2. Interligação MIDI a MIDI IN e MIDI OUT Mediante a interligação MIDI do computador Mediante a uma interligação externa Nota: Será necessária uma aplicação MIDI apropriada ( sequenciador, editor, etc..) para o entorno de seu computador. Conexão de Diversos Controles O Cs6x dispões de vários terminais de controle no painel posterior: Foot Swicth, Sustain, Foot Controller, Foot Volume ,e Breath.
Procedimentos de como Ligar: Assim que todas as conexões necessárias estiverem feitas entre o sintetizador e os dispositivos , assegure-se de que o volume esteja em zero. A sequência liga cada um dos dispositivos do equipamento na seguinte ordem: Mestres MIDI ( transmissores) , escravos MIDID ( receptores) e equipamentos de áudio ( painel misturador, amplificadores, alto-falantes, etc.
- Se no encaixe SLOT inserir um cartão de memória nova ( ou nunca usada no instrumento) aparecerá uma tela enquanto se cria um arquivo básico na memória EXT. - Se for instalado um cartão Plug-in, aparecerá uma tela que vai confirmar a presença do próprio cartão. Nota: A tela final depois da sequência “ Ligar” pode mudar conforme o ajuste do “ ligar” disponível no modo de utilidades ( pag.164) 4. aumente o volume do amplificador quando quiser 5.
ao desligá-lo, será necessário armazenar primeiro tais dados no cartão de memória. Na página 172, mais detalhes sobre o formato do cartão de memória do armazenamento e carga de dados e dos tipos de arquivos disponíveis. Operações Básicas Este capítulo explica de forma básica , o funcionamento do sintetizador. Seleção de um modo Existem vários modos de operações( reprodução de vozes, reprodução de atuação, amostras de frases, etc..
Modos de reprodução 1. Modo de reprodução de vozes ( pag.74) Pressione o botão “ Voice” para acessar o modo de reprodução de vozes para mudar para outro modo, só tem que pressionar o botão correspondente. 2. Modo de reprodução de atuação ( pag.117) Pressione o botão PERFORM ( iluminará seu diodo) para acessar o modo de reprodução de atuação. Para mudar para outro modo, pressione o botão correspondente. 3. Modo de reprodução de amostras de frases( pág.
Pressione o botão “ JOB” no modo de operações de vozes. Para mudar para outro modo, basta pressionar o botão correspondente, ou o botão EXIT para voltar ao modo de reprodução de vozes. Modo de Operações de Atuação ( pág. 140) Pressione o botão “JOB” no modo de reprodução de atuação. Para mudar para outro modo, basta pressionar o botão correspondente ou o botão “ EXIT” para voltar ao mode de reprodução de atuação. Modo de operações de amostras de frases ( pag.
(somente CS6X). SELEÇÃO DE TELAS É possível mudar a tela acionando o comando DAGE e pressionando os botões SHIFT, PROGRAM, PART, EXIT, ou ENTER. Comando PAGE Normalmente, em cada modo existem várias telas e subtelas. Utilize o comando Page para mudar de tela. Como se ilustra abaixo o indicador será visualizado na parte esquerda se tiver mais telas anteriores ou posteriores à qual está se visualizando nesse momento.
No modo de edição de vozes do CS6X, os botões Program/Part podem ser utilizados para selecionar as opções rotuladas debaixo dos botões e para acessar suas telas. Botão EXIT Pressione o botão EXIT para sair na estrutura hierárquica e voltar para tela anterior . Nota: O botão EXIT tem mais funções como se descreve em outros capítulos deste manual. Botão ENTER Normalmente, o botão ENTER é utilizado para regular os parâmetros.
A, B, C, 1 e 2 Cada parâmetro de uma tela normalmente está associado a um comando A,B,C ( debaixo da tela). Quando se utiliza um desses comandos, o cursos D se movimentará para seu parâmetro respectivo e poderá mudar seu valor. Por exemplo, poderá ser utilizado o comando B da tela seguinte para mudar o ajuste de nível gire o comando para a direita para aumentar o valor e para a esquerda para diminuílo.
Gire o comando data à direita ou à esquerda enquanto se mantém pressionado “ SHIFT” para movimentar o cursor a um parâmetro da tela sem que sejam afetados seus valores. Botão ENTER Utilize o botão enter para regular. Utiliza-se também esse botão para executar uma operação JOB ou STORE como se explica e outros capítulos deste manual. Tipos de Parâmetros ( absolutos e relativos) Existem várias formas de ajustar os parâmetros.
Nota: No final da música a reprodução volta automaticamente ao início. Nota: O tempo da reprodução pode mudar com o comando TEMPO ou com o Comando C. Para reproduzir a canção em seu tempo original, selecione um valor de tempo de “ “. Nota: Mais detalhes sobre o modo de reprodução de sequências ( e da demonstração do cartão de memória) pag.
Gire o comando DATA para a direita e pressione o botão INC/YES para aumentar o número de voz. Gire- o à esquerda ou pressione o botão DEC/ NO para diminuir o número de voz. Agora já pode reproduzir uma voz selecionada ao tocar o teclado do CS6x ou o teclado externo conectado ao CS6R.Tente ouvir outras vozes. Nota: Mais detalhes sobre a seleção de vozes, serão encontrados com o comando DATA ou com os botões INC/YES e DEC/NO na pag.76.
Notas: Os botões OCTAVE ( up) e ( Down ) podemos ser usados também no modo de reprodução de atuação. REPRODUÇÃO DE ATUAÇÃO No modo de reprodução de atuação( performance play), pode-se selecionar e reproduzir quaisquer das 128 atuações internas e externas ( cartão de memória). Uma atuação é um jogo de vozes que se utiliza no sequenciador interno (ou externo). As atuações também permitirão configurar o sintetizador para que funcione no modo multitímbrico.
Nota: INT( interna) se armazena na memória de acesso aleatórios ( RAM) e contém as atuações originais de fábrica .Estas podem se apagar , entretanto, também se recuperam a qualquer momento. Nota: EXT( externa) se armazena em um cartão de memória ( RAM ) inserida no encaixe do cartão.
não gera nenhum som, senão, envio de informações sobre notas, velocidade de pulsação, etc.. a seção do gerador de tons do sintetizador quando se toca qualquer nota. Os controladores também enviam trocas. A informação proveniente do teclado e dos controladores pode ser transmitida a outros dispositivos externos através de saída MIDI OUT. Nota: O CS6R não dispões de teclado, rodas de inflexão de tom e modulação controladores de faixas nem comandos de controles de som. Seção de Sequenciador.
Sobre o Gerador de Tons A Seção de gerador de tons do CS6x/Cs6R está composta de unidades AWM2, amostra de frases e PLUG-IN. AWM2( memória de onda avançada 2 ) é um sistemas de síntese baseado no uso de ondas mostradas e que se utiliza em muitos sintetizadores Yamaha. Para conferir um realismo maior, cada voz AWM2 utiliza múltiplos modelos da forma de onda de um instrumento real.
- Cartão PLG150-NA ( modelado físico analógico) com a síntese de modelo físico analógico( A N ), se utiliza o último em tecnologia para reproduzir fielmente o som dos sintetizadores analógicos. Quando é colocado este cartão, pode-se ter controle em tempo real sobre a reprodução dos sons do sintetizador clássico, assim como dos últimos sons que se escuta nos locais de moda. - Cartão PLG 150-PF ( piano) Este cartão tem uma enorme memória de formas de onda de 16MB à reprodução de som de piano com síntese AWM2.
- Cartão PLUG-IN XG ( PLG100-XG) Este cartão PLUG-IN é um gerador de tons XG de 16 partes .Com ele pode-se reproduzir um arquivo de musicais XG/GM com um rica variedade de sons e efeitos.
variedade de efeitos e as próprias unidades podem se conectar em paralelo ou série. O modo de vozes( atuação pode-se atribuir efeitos diferentes a cada voz/atuação, se bem que a conexão( Série ou paralelo) varie ligeiramente. Como mostra a ilustração seguinte, as duas unidades de efeitos de inserção podem ativar ou desativar independentemente para cada elemento de uma voz. Basicamente, os efeitos de inserção podem ser ajustados por elementos podem ser ajustados por elementos.
MODO DE EDIÇÃO DE VOZES Neste modo pode-se criar e editar as vozes normais e as vozes de bateria. ode –se guardar até 128 vezes normais editadas e 2 kits de bateria editado como vozes do usuário na memória interna também pode-se armazená-lo em um cartão de memória como memória externa. MODO DE OPERAÇÕES DE VOZES Neste momento pode-se copiar e iniciar vozes assim como realizar outras operações. MODO DE ATUAÇÃO Este modo é utilizado para reproduzir atuações.
MODO DE GRAVAÇÃO DE AMOSTRAS DE FRASES Neste modo é possível gravar sons no sintetizador com um microfone ou a partir de outra fonte de áudio ,estes sons ( amostras de frases) podem se reproduzir ou no tempo real com um teclado. Inclusive as amostras de frases já gravadas podem ser regravadas e tornarem –se novas amostras de frases depois de ter aplicado nelas os efeitos do coro por exemplo. MODO DE EDIÇÃO DE AMOSTRAS DE FRASES Este modo se utiliza para editar amostras de frases.
MODO DE CARTÃO Insira um cartão memória no encaixe do cartão e poderá armazenar arquivos no cartão, carregá-los até o mesmo e realizar outras operações com os dados do cartão. Vozes Uma voz é um som criado a partir dos numerosos parâmetros promovidos no sintetizador. Neste modo de reprodução de atuação podem se sobrepor várias vozes diferentes( neste caso, se conhece como partes) e se reproduzem simultaneamente com o teclado ou o sequenciador.
quaisquer das 73 ondas, podem determinar cada uma das notas de bateria do teclado. Nota: Existem total de 8 vozes de bateria ( Dr1 a Dr8) como pré-ajustes. Também é possível criar vozes de bateria próprias e guardá-las na memória interna( usuário) ou na memória externa ( cartão de memória ) iguais às vozes normais. ONDAS: As ondas são formas de onda utilizadas como elementos para constituir uma voz. Existem 479 ondas pré-definidas de alta qualidade.
Além disso é possível criar divisões de tal forma que se fixem distintas partes a diferentes zonas do teclado. Se atribuírem um número de canal MIDI diferente a cada uma das partes, cada faixa do sequenciador poderá reproduzir uma parte distinta. Nota: No modo de atuação podem sobrepor várias vozes ( partes) diferentes para criar texturas de grande riqueza. Entretanto pode ser que a resposta da nota seja mais lenta em algumas circunstâncias.
Utilize este comando para aumentar e diminuir a frequência de corte de filtro. Gire o comando à direita para aumentar o realce e à esquerda para diminuílo.Com este parâmetro pode-se dotar o som de características únicas. COMANDOS Effects Esses comandos permitem ajustar comando REVERB ( Reverberação) Utilize esse comando para aumentar e diminuir o nível de envio de reverberação, que é a quantidade de reverberação aplicada do som. Gire o comando à direita para aumentar o nível e à esquerda para diminuí-lo.
Utilize esse comando para prolongar ou diminuir o tempo de abandono que é o tempo que leva o nível do som a chegar até zero uma vez liberada a nota.Gire o comando à direita para prolongar o tempo de abandono e a esquerda para diminuí-lo. Esses 4 comandos permitem controlar diretamente a envolvência do som. As envolvências definem as transições do nível do som desde o momento em que se toca uma nota no teclado até que desapareça depois de liberar a nota.
3. Uso dos controladores A roda de inflexão de tom e a roda de modulação podem se determinar à vontade para que controlem diversos parâmetros em tempo real. Conectando um pedal controlador ou um pedal comutador, também se pode utilizar os pés para controlar parâmetros, trocar números de programa etc.. além disso podese atribuir os parâmetros aos comandos A, B, C 1 e 2 do painel frontal, situados debaixo da tela. 4.
efeitos de reprodução para criar “ Grooves” originais. A informação sobre Arpejo pode-se transmitir através do terminal de Saída “ Midi Out”. Nota: No CS6R as funções On/OFF Gate time e Hold do arpegiador se ajustam nos modos de edição correspondentes. ATIVAÇÃO E DESATIVAÇÃO DO ACORDE ARPEJADO O acordo arpejado pode-se utilizar nos modos de vozes, atuação ou amostras de frases e também quando se usa o sequenciador, pode-se ativar ou desativar o arpegio com o botão. Arpeggio ( ON/OFF) do painel frontal.
encontram fora da margem. Mais adiante teremos mais detalhes sobre os ajustes de limite de nota. Nota: Enquanto o arpegio estiver funcionando, pode-se utilizar as rodas de inflexão de tom e de modulação . MUDANÇA DE “ GATE TIME” Pode-se utilizar o comando “ Gate Time” do painel frontal para mudar os tempos de porta ( duração) das notas produzidas pelo arpégio.
Seleção do Tipo de Arpejo 1. Pressione o botão EDIT do modo de reprodução de vozes. Dessa maneira , vai entrar no modo de edição de vozes na tela que tinha saído antes. 2. Gire o comando a totalmente à esquerda até que se visualize “ Common” na linha inferior. No modo de edição de vozes contém duas telas de Edição: Edição Comum ( common) para parâmetros comuns e todas as teclas /elementos de bateria com o comando PAGE. SELEÇÃO DO TIPO ARPEJO 1. Pressione o botão Edit do modo de reprodução de vozes.
Os tipos de arpejos se dividem e 5 categorias, e as aplicações não se limitam aos padrões de bateria. Além disso é possível selecionar tipos de arpejo para acordes de acompanhamentos. E agora por que não teste os tipos de arpejos com as vozes normais e as amostras de Frases? Nota: Quando se ajusta a categoria de arpejo a CT ( Control) também terá que ajustar o parâmetro de modo de tecla ( das telas mais adiante) Para “ direto”.
Também pode-se ajustar o tempo. Também pode-se ajustar o tempo com o comando TEMPO do painel frontal. AJUSTE DO LIMITE DE NOTA Com o parâmetro limite de nota vamos configurar uma voz normal ( por exemplo, o nº de Programa de vozes 2 de internal: Champ) de forma que o arpegiador se ative na parte inferior do teclado e a parte inferior do teclado e a parte superior do mesmo seja utilizado para linha melódica. Deve-se ter ajustado, então, o tipo de arpejo ( por exemplo, Muteline). 1.
CONTROLADOR DE FITA É um controlador sensível ao tato que permite controlar, por exemplo, o corte de filtro em tempo real deslizando um dedo suavemente por sua superfície à esquerda ou à direita. Normalmente o parâmetro determinados aumentará de valor ao mover o dedo à direita, mesmo que possa se ajustar para funcione revés. Controlador de fita pode-se determinar muitos parâmetros diferentes. Nota: Os Parâmetros de Controlador de fita podem ser ajustados para o modo de utilidades.
Nota: A margem da inflexão de tom pode ser ajustada para cada voz. Também pode-se atribuir outros parâmetros à roda. Roda de Modulação Quanto mais movimentar essa roda maior será a modulação aplicada ao som. Nota: A profundidade de modulação também pode-se atribuir diferentes parâmetros à roda como volume e panorâmico. .
Nota: Quando comutar vozes, sempre se selecionará uma das cenas( o diodo do botão Scene1 ou do botão Scene2 vai se iluminar). Consequentemente, os ajustes da cena que vai ser mudada serão diferentes dos da cena selecionada nesse momento. Além disso é possível que se iluminemos diodos dos botões SCENE, o qual indicará que o som está usando uma mistura das duas cenas. 2. Utilize os comandos de controle de som e os comandos assinalados ½ para obter o som que desejar guardar como cena.
Nota: Como se explicou anteriormente, edita o som enquanto estiver iluminado o diodo de um dos botões SCENE, significa que está editando o cena diretamente, então não necessário armazenar a cena. 2. Guarde outra cena em outro botão SCENE, se for necessário 3. Guarde a voz ou a atuação para armazenar os ajustes de cena. RECUPERAÇÃO DE CENAS Uma cena pode ser facilmente recuperada com o botão SCENE 1 ou o botão SCENE 2.O diodo do botão SCENE vai se iluminar.
de uma cena à outra. Enquanto o comando se encontrar em uma posição que não seja totalmente à esquerda ou totalmente à direita, os diodos dos botões SCENE 1 e 2, serão iluminados. Nota: Também é possível atribuir volume, panorâmico e outros números de trocas de control, ao comando SCENE. Controle de Cenas com um pedal controlador Ao conectar um pedal controlador ( como o FC7) ao terminal Foot Controller de painel posterior do sintetizador, é possível trocar as cenas com o pé sem ter que utilizar as mãos.
Nota: A margem da inflexão de tom pode ser ajustada para cada voz .Também pode-se atribuir outros parâmetros à roda. Roda de Modulação Quanto mais movimentar essa roda maior será a modulação aplicada ao som. Nota: A profundidade de modulação também pode se ajustar previamente. Além disso, pode-se atribuir diferentes parâmetros à roda coo volume e panorâmico.
Nota: Os parâmetros do sistemas comuns estão determinados aos comandos A,B,C. Os parâmetros específicos de voz estão determinados aos comandos 1 e 2. Nota: Cada voz tem determinados ajustes pré-configurados de parâmetros apropriados. Ao utilizar os comandos 1 e 2, estará na realidade, alterando um pouco esses ajustados a seus valores mínimos ou máximas, não poderão sobre passar os ajustes. Nota: Em qualquer modo de edição, os comandos A,B,C 1 e 2 utiliza-se para introduzir ajustes de parâmetros na tela.
Pode-se conectar um pedal comutador Yamaha FC4 ou FC5 opcional ao terminal Sustain do painel posterior. Então, poderá utilizar o pé para controlar o volume geral ou parâmetros de expressão, ficando as mãos livres para tocar o teclado. É ideal para atuações ao vivo. Nota: O parâmetro determinado ao pedal controlador de volume é ajustado na tela CTRL other do modo de utilidades.
O usuário pode determinar livremente os parâmetros que se adaptam ao tipo de som que está interpretado. Essas determinações de controladores se denominam jogos de controles. Como mostra a seguinte ilustração. Pode -se Determinar até 4 jogos de controles diferentes. Dentro de cada jogo de controles, o controlador é conhecido como fonte SRC e o Parâmetro controlado pela frente se denomina destino (dest).
Determinando os 6 jogos de controles pode-se dispor de um incrível grau de controle de sons do sintetizador. JOGOS DE CONTROLES E CONTROLE MIDI EXTERNO Num jogo de controles, os controladores estão determinados aos parâmetros internos do sintetizador. Entretanto , alguns controladores foram desenhados originalmente com um propósito particular e enviam mensagens de mudança de controle MIDI pré-definidos quando são utilizados, independentemente da distribuição do jogo de controles dentro do sintetizador.
Esse aspecto do sintetizador é ideal como controlador MASTER dispositivos MIDI Externos. Aumente um pedal controlador ou um controlador de Sopro para multiplicar ainda mais a capacidade de controle . Determinação de parâmetros aos comandos A,B e C. O procedimento seguinte explica a maneira de determinar um parâmetro desejado aos comandos A,B ou C. Pode-se determinar qualquer dos parâmetros comuns a todos os sistemas ( Para todos os modos de produção), assim como qualquer nº de mudança de controle MIDI.
1. Pressione o botão Voice Pressione o botão voice para entrar no Modo de reprodução de vozes. 2. Selecione a voz interna 001( A01) e pressione o botão EDIT para entrar no modo de edição de vozes. 3. Utilize o botão PAGE para mudar para a tela CTL SET 1 ( jogo de Controles 1). 4. Utilize o comando B para determinar “KN1 (16)” comando 1 ao parâmetro SRC ( fonte ). Utilize o comando C para determinar PCH-CRS ( Pitch:Coarse) ao parâmetro Dest ( destino).
3. Utilize o comando C para selecionar “ 01”: Modulation Wheel ( roda de modulação). No modo de vozes, o pedal controlador já pode ser usado para controlar a modulação. Nota: Se a voz atual tem um jogo de controles com uma fonte (SRC) determinada à roda de modulação ( MW) e recebe uma mensagem de mudança de controle de Roda de Modulação o parâmetro de destino ( Dest) determinado à fonte (MW) será afetado por esta mensagem.
É Possível gravar ou carregar sons do mundo real no sintetizador e reproduzilos como sons de instrumentos musicais. Os dados de forma de onda contidos no sintetizador se denominam “ Amostras de Frases” ( Phrase Clip ) Essas amostras de Frases. A sequência vai mostrar uma visão geral das amostras de frases.
No eixo vertical o número de níveis medido em bits denomina-se resolução de bits. O transformador A/D do CS6R tem uma resolução de 16 bits, quer dizer, tem 216(65.536) níveis no eixo vertical. Igual com a velocidade de muestreos, quanto maior for a resolução de bits, mais se parecerá o sinal (digital) reproduzido ao original. Os CD-audio também são muestreados a 44,1Kh e 16 bits.
CRIAÇÃO DE UM JOGO DE AMOSTRAS As amostras de frases podem ser atribuídas a notas do teclado ( C0 a C6) e reproduzidas ao vivo ou com um sequenciador. Também é possível editar diversos Parâmetros para cada amostra de Frases. A atribuição de amostras de frases no teclado se denomina jogo de amostras e o usuário pode criar até 4 jogos. Pode fixar cada amostra de frases a uma nota do teclado.
2. Pressione o botão PHRASE CLIP ( o diodo se iluminará) para entrar no modo de amostras de Frases. 3. Mantenha pressionado o botão PHRASE CLIP ( REC) e aparecerá a seguinte tela. Nela pode-se fixar uma tela à amostra de Frases que vai gravar. Entretanto, mantenha pressionado o botão, pressione a tela correspondente do teclado. No exemplo, assinalamos a nota C1 ( do1) agora libere o botão REC para entrar na tela de gravação. 4. Utilize o comando B para ajustar o parâmetro fonte para “ Voz”.
no modo de edição de amostras de frases. Se desejar aumentar todo o volume geral, pode-se usar o parâmetro tipo EQ para ajustar um valor de Boost12” Se não ficar satisfeito com o resultado, pode-se repetir a gravação, pressionando o botão ENTER. Uma vez saído do modo de gravação de Amostras de Frases, a amostra se armazenará automaticamente na memória ( DRAM) com um número e nome ( clip 001) novos. Nesse ponto, não saia do modo de gravação de amostras de Frases.
Já foi determinado a mesma amostra de frases ( Clip001) às notas brancas situadas entre D1 ( re1) e C2 ( do 2) agora pode-se determinar uma variação distinta a cada uma das notas. Selecione as notas correspondentes pressionando-as no teclado ou com o comando A e utilize o comando1 para determinar um número de variação diferente ( 1 a 8) a cada uma. Nesse momento as variações em si não tendo sido ajustadas pelas variações 1 a 8,se reproduzem da mesma forma.
Frases deves-se ajustar os pontos inicial/onda/final .Por exemplo, ajustaremos uma onda de um compasso de extensão exato. Utilize o comando C para ajustar o ponto inicial ( o ponto no qual começará a reprodução quando se toca uma nota).Para criar um padrão de bateria com uma onda de um compasso, deve-se pressionar a nota D1 ( re1) e ajustar o ponto inicial para que concorde com o primeiro tempo do compasso. Utilize o comando 1 para ajustar o ponto de onda.
para modificar as amostras de frases, etc.. Nesse exemplo será explicada a função totalmente única de remistura de onda. No modo de operações de amostras de Frases utilize o comando PAGE para trocar para a tela BCLP Loop remix. Remistura de onda pega os dados de uma frase existente, muda-a e cria uma amostra de frases em onda nove e independente ( a amostra de frases original permanece em seu estado original e cria facilmente uma variedade de amostras de frases novas.
atual. Mudando os ajustes de parâmetro de Type e Vari pode-se criar padrões de onda que soam totalmente diferente. Uma vez satisfeito com a amostra de Frases, pressione o botão DEC/NO para voltar à tela PCLP Loop Remix. A nova amostra de Frases terá um novo nome e número e será determinada ao teclado em lugar de amostra de Frases original ( que segue retida na memória mas já que não é atribuída a nenhuma nota.
Nota: No modo de atuação, pode-se aplicar portamento para as vozes de partes que tenham ativados ( on ) o interruptor de portamento. Nota: Dependendo do modo de armazenamento, o estado ( ativado/desativado) pode guardar junto com a voz ou atuação. Nota: No estado de portamento pode se ajustar na tela do mesmo nome do modo de vozes ou atuação. Panorâmico O comando PAN do painel frontal, pode-se utilizar para ajustar a posição estéreo ( panorâmico) de voz, atuação ou jogo de amostras selecionadas.
No modo de reprodução de vozes, selecione a voz que deseja editar. Vá ao modo de Edição de vozes Nas telas de edição comum ajuste os parâmetros comuns a todos os elementos da voz ( volume, tom, timbre, etc..) Também pode-se ajustar os parâmetros relacionados com o arpejador, controladores, efeitos, etc.. Nas telas PCH ( tom) e PEG ( gerador de envolvência de tom), ajuste os parâmetros PEG se for necessário.
A criação/ edição de vozes termina na edição de vozes. Para entrar no modo de edição de vozes, pressione o botão EDIT no modo de Reprodução de Vozes. Edição Comum e Edição de Elemento Cada voz consta de até 4 elementos. Os parâmetros comuns a todos os elementos denominam parâmetros de edição comum. O modo de edição de vozes está integrado pelas telas de edição comum, mais as telas dos parâmetros de cada elemento individual.
Tela de Menus Se utilizar o comando PAGE ao mesmo tempo que mantiver pressionado o botão Shift, se visualizará o menu de ajustes. Utilize o comando PAGE para mover o cursor para um elemento e libere o botão SHIFT para entrar imediatamente na tela do elemento. Nota: Também é possível usar outros comandos e botões para realizar os ajustes. A função “ Compare” permite comparar o som editado anterior à edição. Telas de Edição Comum Cada uma das vozes consta de 4 elementos.
Estes são os parâmetros do LFO. O LFO utiliza uma forma de onda de baixa frequência para modificar as características de tom, filtro e amplitude e criar efeitos de vibração, Wah-Wah. EFF- efeito Comum São Parâmetros de efeitos da voz. Tem 2 efeitos de inserção e dois efeitos de inserção e dois efeitos de sistema ( reverberação e coro). Tela de OSC ( Oscilador) Nessas telas pode-se ajustar os parâmetros que controlam as formas de onda nas quais se baseia a voz.
Além disso pode-se ajustar cada elemento para que responda a diferentes margens de velocidade de pulsação de maneira que um elemento sol com velocidades de pulsação baixas e outro com velocidade de pulsação alta. Telas de PCH ( Tom) e PEG ( EG do Tom) Ajuste os parâmetros básicos do tom de cada elemento. Pode desafinar elementos , aplicar escalas de tom, etc.. Além disso, com o ajuste de PEG( gerador de envolvênciado tom) pode controlar a mudança do tom no tempo.
FEG – Gerador de envolvência do filtro Com o FEG, pode-se controlar a transição do timbre desde o momento que se pressiona uma nota no teclado até o ponto em que se libera. Como mostra a ilustração abaixo, o gerador de envolvência consta de 5 parâmetros de tempo ( velocidade de transição) e 5 de nível ( para a quantidade do filtrado).Quando se pressiona uma tecla do teclado, a frequência de corte mudará de acordo com esses ajustes de envolvência. Será bom, por exemplo, a criação de efeitos de Wah-wah.
Telas de EQ ( equalizador) Com o equalizador pode-se atenuar ou realizar baixas de frequência especificas de cada elemento. Há muitos tipos de equalizador disponíveis. Armazenamento de vozes editadas Na memória interna de usuário ou com um cartão de memória externa podese guardar até 128 vozes e mais 2 vozes de bateria novas ou editadas. Nota: O nº máximo de vozes PLUG-IN que se pode armazenar em cada memória interna ( PLG ½) e de 64.
sistema ( reverberação e chorus), mais duas unidades de efeitos de inserção. Quando se instala o cartão PLUG-IN ( PLG1 ou PLG 2) no instrumento, também é possível utilizar outra unidade de efeitos de inserção dedicada a cada parte PLUG-IN. Pode-se realizar os ajustes de efeitos diferentes por voz ( no modo de vozes) e por atuação ( no modo Atuação), embora a conexão entre as unidades de efeitos seja diferente em cada caso.
O sinal combinado de todos os elementos de vozes, depois da aplicação dos efeitos de inserção, é enviado às unidades de efeitos do sistema de reverberação e chorus. Quando se deseja utilizar vozes PLUG-IN de um cartão PLUG-IN instalado, também pode configurar uma unidade de efeitos de inserção para cada voz PLUG-IN. Nesse caso, os sinais da voz PLUG-IN processados pela unidade de efeitos de inserção serão enviados às unidades de reverberação e chorus.
Há 3 modos de teclado MASTER ( disposição das margens de telas) disponíveis: SPLIT ( divisão) 4 zones ( 4 Zonas) e Layer ( superposição). Com os seguintes exemplos será possível conhecer esses modos de teclado MASTER e suas diferenças funcionais. DIVISÃO A ilustração abaixo mostra um exemplo de configuração de Divisão. Trata-se de um ajuste típico para dividir um teclado em 2 margens de teclas ( inferior e superior) realizando uma separação em uma nota de tecla determinada ( ponto de divisão).
4. Selecione o valor ( ponto de divisão) para o parâmetro Point com o comando 2 que determine a tecla que divide o teclado em duas sessões. Neste exemplo, selecione C3. Nota: Pode-se especificar o ponto de divisão, pressionando diretamente uma tecla específica do teclado enquanto mantém pressionado o botão “ Shift”. Neste exemplo pressione C3 ( Do 3) enquanto mantém pressionado o botão “ Shift”. 5.
quando tocar notas e puser em cima do ponto de divisão ou quando receber pelo canal MIDI 2, soará a voz solista da parte 2. Nota: O ajuste do parâmetro REUCH será desestimado se ativar ( on) o parâmetro Layer da tela do modo LYR. Nota: As partes que não são utilizadas, ajuste os parâmetros REUCH a um valor que não seja nem 1 nem 2. Nota: No modo de Edição de atuação encontraremos mais ajustes disponíveis. Se uma parte não soa verifique o nível de volume e o resto de ajuste dessa parte. 10.
1.Pressione o botão “Perform” seguido do botão EDIT ( os diodos se iluminarão para entrar no modo de edição de atuação. Depois pressione o botão master KEYBOARD para ativar o modo de teclado MASTER ( o diodo se iluminará). 2. selecione “ Common” com o comando A e depois abra a tela do teclado Master Geral. ( Gen.M.Kbd) com o comando PAGE. Nota: Gire o comando PAGE enquanto mantém pressionado o botão SHIFT para recorrer os parâmetros da telas de menus. 3.
6. Selecione “ Zones01” outra vez com o comando . A abra a tela de nota MKB com o comando PAGE. Nessa tela pode-se especificar uma margem de telas para a zona. Nota: Na tela de nota MKB encontraremos outros parâmetros como limite de nota, transposição, etc.. 7. Ajuste “ Note Limit” ( margem de teclas de zona) com as notas mais baixas e mais altas mediante os comandos 1( mais baixo) e 2 ( mais alta). Para a “Zone01”, selecione “ C-2” como nota inferior, e “ B1” como nota superior. 8.
RCVCH, deve-se ajustar o interruptor “ ARP” a “ ON” para a atuação com arpejador. Finalmente, na tela ART Type ( tipo de arpejador), ajuste o parâmetro de interruptor a “ on”. Com os ajustes realizados, agora pode-se reproduzir com o arpejador usando uma voz atribuída a “ PART 02” e ao canal de recepção MIDI 2 (RAUCH) quando tocar na margem de teclas da zona 2. 15. Igual ao que foi feito nos passos 11 a 13, configure a zona 3. Gire o comando A e selecione “Part03”.
Nota: Antes de realizar uma configuração LAYER no seguinte procedimento, edite e prepare as vozes necessárias para as superposições nos modos de edição correspondentes. Nota: As vozes PLUG-IN estão disponíveis unicamente quando tiver instalado um cartão PLUG-IN opcional. 1. Pressione o botão PERFORM seguido do botão EDIT ( os diodos respectivos se iluminarão) para entrar no modo de edição de atuação. Depois pressione o botão Master Keyboard para ativar o modo de teclado MASTER ( o diodo se iluminará). 2.
sobrepostas. Para silenciar as partes não necessárias enquanto toca no teclado, ajuste o rcuch de tais partes a “off”. Só poderá reproduzir as vozes das partes sobrepostas. 8. Da mesma maneira que nos passos 5 a 7, realize os ajustes para parte inferior, vá à tela Mixvce ( voz de mixagem) com o comando PAGE e selecione outra voz ( PLUG-IN) para a parte inferior. Além disso, abra a tela do modo LYR para ajustar layer Swicth ou “off ” e Rcuch ( canal de recepção Midi) a “ 2”.
O modo de atuação permite utilizar o sintetizador como um gerador de tom Multi –Tímbrico que pode ser usado com programas musicais ou sequenciadores externos. Se cada faixa de um arquivo de música utiliza um canal MIDI diferente, então, cada uma das partes de uma música poderá determinar-se a tais canais MIDI. Portanto, poderá reproduzir um arquivo de música em um sequenciador externo e conseguir que se reproduzam simultaneamente diferentes vozes em diferentes faixas.
Nota: Para as partes que não requerem polifonia, pode-se ajustar o parâmetro de modo a “mono” ( monofônico) Seguindo os passos anteriores 2 a 5, quando se reproduz um arquivo de músicas no sequenciador, a faixa de piano será transmitida através do canal 2. Os dados MIDI, são recebidos pelo sintetizador que por sua vez reproduzirá a voz da parte determinada ao canal MIDI 2. 6.Repita os passos 2 a 5 embora esta vez ajuste a parte 3 para baixo e para receber pelo canal MIDI 3 7.
- Na tela do modo LYR, ajuste o parâmetro layer da parte 1 a “ on” e verifique se o parâmetro está ajustado a “ off” para as partes 2,3 e 10. Nota: Se desejam tocar manualmente várias partes ( até 4) com algumas das partes 4 a 9, 11 a 16 e parte PLUG-IN, ajuste os parâmetros layer Swicth dessas partes a “ on”. - Na tela GEN MIDI ajuste o parâmetro Layer Ch ( canal Layer) a Basic Ch. A voz da parte 1, agora poderá ser reproduzida ao vivo com o teclado.
Parâmetro Corretamente. 1. Gire o comando Gain ao mínimo e depois conecte um microfone ao terminal A/D Input ( tomada MIC/LINE 2). 2. Gire o comando GAIN delicadamente enquanto canta/fala no microfone até que consiga o volume ideal. Nota: Existem outros ajustes para controlar a parte de entrada A/D por MIDI.
O Modo de reprodução de vozes consta de 2 telas e para mudar a tela de busca de vozes pode-se usar o comando PAGE. O conteúdo de cada uma das telas é o seguinte: Modo de reprodução de Vozes 2º tela: Busca de Vozes 1. Título de Tela Indica que se encontra atualmente no modo de Reprodução de Vozes. 2. Tela de Memória de Vozes/ número ( Banco/ Número) Indica a memória ou o nº de programa de vozes ( 001 a 128) ou banco A-H/ número de programa 1 a 16. Por exemplo.
3. categoria / Nome Voz Categoria de Voz Os 2 caracteres situados à esquerda do nome de voz indicam a categoria do instrumento ou som à qual pertence a voz. Nome da Voz. Consta de um máximo de 10 caracteres. 4. Tela de parâmetros de comandos Mostre a função determinada a cada comando A-C e ½. Nota: Aos comandos ½ pode-se determinar vários parâmetros ( destinos) de múltiplos jogos de controles de número mais baixo.
Seleção de Programas de Vozes Há 4 maneiras de selecionar uma voz - Com o botões Bank/ Program ( Cs6x) Com os botões DEC/NO e INC/YES Com os comandos Data Coma a busca de categorias Uso de botões Bank /Program 1. pressione o botão Memory para selecionar uma memória de vozes. Na tela piscará o diodo indicador de memória de vozes 2. Pressione o botão Bank AH para selecionar o banco. Na tela piscará o diodo indicador de banco.
USO DO COMANDO DE DADOS Gire o comando DATA à direita para elevar o nº de voz selecionado e à esquerda para reduzi-lo. A voz é selecionada direita e sequencialmente. Com os botões INC/YES e DEC/NO, esse método pode ser utilizado para mudar ao banco seguinte ou anterior. SELEÇÃO DE VOZES DE BATERIA O procedimento de seleção de uma voz de bateria é diferente ao da seleção de uma voz normal.
Nota: As vozes de bateria de usuário da memória externa carregadas desde o cartão memória. devem ser - Pressione ao mesmo tempo os botões Memory ( int e Ext) para selecionar a memória interna ou externa ( INT/EXT) da voz de bateria de usuário. Depois utilize os botões INC/YES ou DEC/NO para selecionar a voz de bateria. - Pressione ao mesmo tempo os botões Mermory ( Int e Ext) para selecionar a memória interna ou externa (INT/EXT) da voz de bateria de usuário.
1. Gire o comando B para selecionar uma memória de vozes. 2. Gire o comando 1 para selecionar uma categoria de vozes. A categoria de vozes começará a piscar na tela. 3. Utilize o comando 2, os botões INC/YES e DEC/NO, o comando DATA e o comando C para procurar uma voz. As vozes selecionadas serão recuperadas com cada um dos comandos e botões. As funções de comandos e botões indicam-se para continuar. Comando 2: Utilize esse comando para mudar as vozes da categoria selecionada.
Se alterar qualquer parâmetro no Modo de Edição de Vozes, aparecerá o indicador E na parte superior esquerda da tela. É uma rápida indicação de que a voz foi modificada, embora, não armazenada. Nota: Inclusive no caso de sair do modo de Reprodução de vozes, os ajustes editados da voz atual não se perderão enquanto não for selecionada outra voz. Nota: O indicador E também será visualizado no modo de Reprodução de vozes e quando utilizado qualquer comando de controle do som ou comando determinável.
Nota: Quando se cria uma voz nova partindo de zero deve-se antes da edição, apagar os ajustes da voz atual com a função “ Iniciar” voz do modo de operação de voz. Voz Normal Existem 12 ajustes para a edição de vozes normais, divididos em 6 de edição comum ( comum para os 4 elementos) e 6 específicos de cada elemento.
É possível ajustar um nome de voz que tenha até 10 caracteres. Também pode-se selecionar o nome de categoria à esquerda do nome de voz. Ajuste o Nome de Voz 1. Utilize o comando 2 para mover o cursor à posição do primeiro caracter Piscará o caracter selecionado. 2. Utilize o comando C para introduzir uma caráter alfabético, ou o comando 1 para introduzir um caracter numérico ou um símbolo. 3. Utilize o comando 2 para movimentar o cursor à posição do caráter seguinte posição do caráter seguinte. 4.
MODO Selecione a reprodução monofônica ou polifônica . Selecione se a voz vai ser reproduzida monofônica ( só notas individuais) ou polifônica ( várias notas simultâneas) Ajustes: Mono, Poly - Determinação Se ajustar a determinação de tecla “ Single” vai se evitar uma dupla reprodução da mesma nota. O sintetizador cortará uma nota. Se selecionar “Multi” o sintetizador determinará consecutivamante cada caso da mesma nota recebida a um canal separado, fazendo possível a gerar de tons de partes múltiplas.
Maneira que todos os intervalos ( especialmente a terceira maior e a quinta) de uma escala maior são puros. Isto quer dizer que outros intervalos estarão desafinados. É necessário especificar a clave ( C-B) ( Do-Si) na qual se tocará. 13-24 A-G# Igual que a maior pura, mas desenhada para a escala menor 25 Werckmeister Andreas Werckmeister, contemporâneo de bach, desenhou essa afinação para que o instrumento de teclado pudesse ser tocado em qualquer clave. Cada clave tem um caráter único.
31 India Normalmente usada pela música india ( teclas brancas/ SóC-B) EDIÇÃO COMUM RÁPIDA Há diversos parâmetros que controlam as propriedades de sons e muitos podem se editar . Também com os comandos de controle do som do painel frontal do CS6X.
Ajusta o nível de envio do sinal enviado desde o efeito de inserção ½ ( o do sinal desativado) ao efeito de chorus. Pode-se também ajustar esse parâmetro com o comando REVERB do painel frontal do CS6X. Ajustes : 0~127. QED EFFECT CTRL ( efeito de edição rápida) Ajusta a quantidade de chorus aplicado a toda a voz. Chorus : Ajusta o calor de desvio dos parâmetros utilizados por cada tipo de chorus.
Ajustes: -64~0~+63 - Caída – Ajusta o tempo de transição desde o ponto em que o nível da voz alcança seu pico até o ponto em que se desativa. Pode-se Ajustar também esse parâmetro com o comando SUSTAIN do painel frontal do CS6X. Ajustes: -64~0~+63 - Abandono – Ajusta o tempo de transição desde o momento em que se libera uma nota do teclado até o ponto em que o nível da voz alcança o nível zero. Pode-se também ajustar esse parâmetro com o comando RELEASE do painel frontal do CS6X.
DR.( Padrão de Bateria) – Cria frases de tipo padrão de bateria. Os gêneros abertos por esse parâmetro incluem rock e dance. Esse tipo é ideal para sons de bateria e percussão. CI ( amostras de Frases) – Selecione esse tipo em um jogo de amostras determinado com amostras de frases aquelas que foi aplicado a mixagem ou divisão de onda para criar um novo padrão de arpejo .
Key Mode ( modo de tela) – ajusta a reprodução do arpejo quando pressionase teclas no teclado. Dispõe de 3 modos: Ajustes: Sort : reproduz as notas em ordem ascendente desde a tecla pressionada mais baixa à mais alta. Thru: Reproduz as notas na ordem que se pressiona as teclas. Direct- reproduz as notas exatamente como são pressionadas.
UNIT ( Unidade)- Ajusta o tempo de reprodução do arpejo. Por exemplo, se ajustar um valor de 200% o tempo de reprodução se duplicará e o tempo será a metade. De maneira alternativa , se ajustar um valor de 50%, o tempo de reprodução será a metade e o tempo se duplicará. O tempo de reprodução normal é de 100%. Ajustes: 50%, 66%, 75%, 100%, 133%, 150%, 200%. Vel ( velocidade de Pulsação ) Ajuste o valor de desvio da velocidade de pulsação ( a força aplicada do teclado durante a interpretação).
Controlador Comum Há 8 ajustes de Control. Os parâmetros de Control podem ser ajustados para o parâmetro, roda de inflexão de tom e para cada um dos elementos de uma voz.
pulsação do teclado pode ser utilizada para controlar a vibração e a roda de modulação a ser usada para controlar a ressonância. Inclusive pode-se utilizar para controlar parâmetros de elementos individuais. Essas determinações de controles denominam-se “ Jogos de Controles”.Pode-se determinar até 6 telas, cada uma para um controlador individual: CTL SET 1 a CTL SET 6. SRC ( fonte) Ajuste o controlador utilizado para função selecionada em DEST ( destino).
Com os jogos de controle 1 a 6 pode-se determinar os controladores de SRC (fonte) individuais a múltiplos parâmetros DEST (destino) ou múltiplos controladores SRC a parâmetros DEST individuais. Exemplo 1: Utilize a roda de modulação para mudar os parâmetros de panorâmico e de velocidade do LFO simultaneamente. Exemplo 2: Utilize múltiplos controladores SRC para controlar um só parâmetro DEST Utilize Múltiplos controladores SRC para controlar um só parâmetro DEST.
Ajustes: 0~63, 16th ( semi-colcheia), 16th/3 tresquiáltera de colcheia), 16th (semi –colcheia com pontinho), 8th ( colcheia), 8th ( tresquiáltera de colcheia), 8th ( colcheia com pontinho), 4th ( preta), 4th/3 ( tresquiáltera de pretas), 4th preta com pontinho), 2nd ( branca), 2nd/3 ( tresquilátera de brancas), 2nd (branca com pontinhos, 4th x 4 ( redonda), 4th x 5 ( 5 pretas), 4th x 6 ( 6 pretas), 4th x 7 (7 pretas), 4th x 8 ( 8 pretas).
FADEIN ( enfraquecimento de Entrada) Ajuste o tempo que atrasa o efeito do LFO fazendo o enfraquecimento de entrada. ( depois de tiver transcorrido o tempo de atraso).Um valor alto implica um enfraquecimento de entrada mais lento. Ajustes 0~127 Valor de enfraquecimento de entrada baixo enfraquecimento de entrada mais rápido. Valor de enfraquecimento de saída alto enfraquecimento de saída mais lento.
Pode-se ajustar 2 tipos de efeitos de Inserção e 2 e efeitos de sistema (reverberação e Chorus). Dispõe-se de 5 telas. EFF INSEF ( efeito de Inserção) EFF EF1 (efeito de Inserção 1) EFF EF 2 ( efeito de inserção 2) EFF VER ( reverberação) EFF ( Chorus) EFF INSEF ( Efeito de Inserção) Configure a conexão entre os efeitos de inserção 1 e 2. Se mudar esse ajuste, também mudará o símbolo que indica o recorrido do sinal ( à esquerda do Ajuste) para refletir o novo fluxo do sinal.
DRY/WET ( Sem /Com Efeitos) Ajuste o nível de mixagem do sinal processado ( que passou pela variedade de efeitos) e o sinal sem processar ( que não passou pela unidade de efeitos). Ajustes: D63>W~D=W~D<63 Ajustes de Parâmetros de Efeitos Esses parâmetros estão disponíveis quando se pressiona o botão ENTER com determinados tipos de efeitos. Utilize o comando PAGE para mudar entre as telas e o resto de comandos e os botões INC/YES e DEC/NO para ajustar cada parâmetro.
Ajuste: mais detalhes na lista de tipo de efeitos da lista de dados. Torev ( à reverberação) – ajuste o nível de envio do sinal enviado desde o efeito chorus ao efeito reverberação. Ajuste : 0~127 Return ( retorno)- Ajuste o nível de retorno do efeito chorus. Ajustes : 0~127 Elemento OSC ( Oscilador de Elemento) É possível ajustar os parâmetros dos elementos ( Ondas) que constituem a voz.
OSC OUT ( saída do Oscilador) É possível ajustar os seguintes parâmetros de saída de cada elemento de voz. LEVEL ( Nível) Ajuste o nível de saída de cada elemento. Ajustes: 0~127 Atraso Curto Atraso Longo INSEF ( efeito de Inserção) – Ajuste o efeito de inserção ao que se envia o sinal de saída de cada elemento. O efeito de inserção é anulado se selecionar Thru. Ajustes: thru, Ins1 ( efeito de inserção 1), ins 2 efeito de inserção 2).
Ajustes: 0~127 SCALE ( Escala) Ajuste a quantidade de panorâmico do som da esquerda para a direita de acordo com a posição da nota do teclado. O ajuste PAN é utilizado como posição básica de Panorâmico em C3 ( Do 3) Ajustes : -64~0~+63 OSC LIMIT ( Limite de Oscilador) É possível ajustar os parâmetros que controlam a margem de notas de cada elemento. Cada elemento soará somente para as notas interpretadas dentro da margem especificada. Ajustes : C-2~G8 ( Do 2~Sol3) para as notas inferiores e superiores.
É possível ajustar os parâmetros que controlam o tom de cada elemento. O gerador de envolvência do tom ( PEG) controla a mudança de tom desde o momento em que se pressiona uma nota do teclado até que o som desapareça por completo.
- AMOD ( profundidade de modulação da amplitude) Ajuste o grau de alteração da amplitude da modulação quando aplicar aftertouch. CTL AC Control ( Profundidade de Control de AC ) ( só partes multi Plug-in) As mudanças de controle ( controles de automóveis) podem ser utilizados para controlar os parâmetros de filtro / amplitude de cada parte Multi Plug-in.( 17 a 32) ...................
tipo de efeito com o parâmetro tipo. Depois de selecionar o tipo de efeito, comece a ajustar os parâmetros pressionando o botão ENTER. Nota : A conexão entre os efeitos de Inserção 1 e 2 está fixada em 1- 2 ( série ) CTgry ( categoria de efeitos) Determine a categoria de efeitos. Na tela piscará o primeiro tipo de efeito da categoria selecionada. - Type ( tipo de efeito) Ajuste o tipo do Efeito. O ajuste depende da categoria selecionada. Para certas categorias, piscará na tela o tipo de Efeito.
É possível editar as zonas utilizadas pelas atuações no modo de teclado master. Utilize o comando A ( ou os botões BANK A-D ) para selecionar a zona ( 1 a 4) e depois ajuste seus parâmetros. Para os parâmetros de teclado MESTRE estão dispostos 8 telas. Pode-se selecionar as Zonas se previamente foi selecionado “ 4 Zone” como modo na tela GEN M. Kbd e se o diodo do botão MASTER Keyboard estiver iluminado,.
Com essa função pode-se ajustar oitava, transposição, limite de nota ( margem de teclas) para cada zona no modo de teclado mestre. - Octave ( oitava) Desloque a margem de notas de cada zona até em cima ou até em baixo ( em oitavas). . ajustes: - 3 ~0 ( ajuste de fábrica) ~+ 3 - Transpose ( transposição ) Transporte a margem de nota de cada zona para cima ou para baixo ( em semitons) . ajustes : - 11 ~0 ( ajuste de fábrica) ~ +11 .
determinadas às notas do teclado. É possível usar a edição comum de baterias para aqueles ajustes que atinjam todas as teclas de bateria da voz. Para os ajustes de ondas ou vozes normais individuais a edição de tecla de bateria consta de teclas de edição para cada onda ou voz normal. Com a edição de vozes de bateria pode-se utilizar o comando A para conectar entre as teclas de edição comum de bateria e edição de tecla de bateria.
QED FILTER ( filtro de edição rápida ) A maioria dos parâmetros e ajustes já foram explicados em “vozes normais”. QED EG (gerador de envolvência de edição rápida) O EG ( gerador de envolvência) pode ser utilizado para ajustar as transição do nível de saída de vozes de bateria no tempo. O EG dispõe de 2 parâmetros que determinam a mudança de nível de saída desde o ponto em que se pressiona uma nota no teclado até que o som cesse totalmente.
Nessa tela deve-se realizar os ajustes de controladores. A cada voz de bateria pode-se determinar até 6 controladores e a Roda de Inflexão de Tom. Dispõe das 7 telas seguintes: ( os nomes de todas as telas de jogo de controles são as mesmas).
Determine uma onda/voz normal a cada tecla de bateria. Utilize o comendo A (ou pressione uma nota do teclado) para selecionar a tecla de bateria e use o comando C para selecionar a Onda / Voz normal determinada à tecla. MEM ( MEMÓRIA) Será visualizada quando selecionar “vce” ( voz normal ) como parâmetro de tipo.Selecione one a memória de vozes para a voz normal. ajustes:PRE 1, PRE 2, INT, EXT. NOTA: Não é possível selecionar vozes Plug-in. NUMBER (NÚMERO) Selecione um número de onda/voz normal.
Ajuste o nível de saída de cada onda ou voz normal. Pode ser utilizado para ajustar a saída de cada tecla de bateria. Ajustes: 0 ~127 INSEF (EFEITO DE INSERÇÃO) Selecione o efeito de inserção ao qual será enviado a saída de cada tecla de bateria. Se selecionar Thru, os efeitos de inserção serão anulados. Ajustes: Thru, ins 1 (efeito de inserção 1 ), ins 2 ( efeito de inserção 2).
Ajuste a posição de panorâmico de cada som de uma voz de bateria (kit de bateria). Também é utilizada como posição básica de panorâmico para os ajustes: alternar e aleatório. Ajustes : L 36 (esquerda) ~ c (centro) R 63 (direita) ALTER (ALTERNAR) Ajuste a proporção de panorâmico aplicada alternativamente ao som entre esquerda e direita para cada nota perssionada. O ajuste PAN é utilizado como posição básica de panorâmico.
É possível ajustar os parâmetros que controlam o som das teclas de bateria que constiuem a voz de bateria. ASSIGN ( DETERMINAR) Ajuste “determinar teclas” a simple” para evitar duplicações de reprodução das mesmas notas recebidas. Selecione “multi” para determinar consecutivamente cada caso da mesma nota recebida de um canal à parte. Ajustes: Single, Mult. NOTA: Quando ajustar o parâmetro” grupo alternativo” ( AlTgrp) para uma posição diferente de “Off”, não poderá ajustar esse parâmetro. (aparecerá “......
Ajuste o tom de cada onda (ou voz normal) de tecla de bateria em semitons. Ajustes: - 48 ~ + 48 NOTA: Com uma voz normal, esse parâmetro ajusta a posição de sua nota ( não de seu tom)relativo à nota C3 ( do 3). Por exemplo.Suponha que a voz original tem um som de piano de 2 elementos até a nota C3 e de um som de cordas de 2 elementos desde a nota C#3 ( do#3).
Ajuste a frequência de corte do filtro do passo baixo só se deixa passar as frequências situadas por baixo desse ponto. Depois pode-se utilizar o parâmetro RESO (ressonância) para aumentar mais caracteres ao som. Ajustes: 0 – 225 VELSENS (SENSIBILIDADE À VELOCIDADE DE PULSAÇÃO) Ajuste a sensibilidade à velocidade de pulsação de frequência de corte do filtro de passo baixo.
O gerador de envolvência da amplitude controla mudança de amplitude desde o momento que se pressiona uma nota no teclado até ser liberada. Ajustando o tempo de ataque, o tempo de queda 1 e o nível de queda 1 / 2, pode-se determinar a rapidez com que com que o som alcançará sua amplitude de pico e começará o enfraquecimento de saída. Os parâmetros podem ser ajustados para cada tecla de bateria. NOTA: Esse parâmetro só estará disponível se for ajustado a “wave” o parâmetro da tela OSC Wave.
É possível definir a variação da amplitude (nível de saída) de acordo com a velocidade de pulsação das notas recebidas. LEVEL 1 (NÍVEL) Ajuste a sensibilidade à velocidade de pulsação do nível de saída do gerador de envolvência de amplitude. Os valores positivos farão com que o nível de saída se eleve quanto mais forte pressionar o teclado e os valores negativos farão com que reduza.
As vozes contidas nos cartões Plug-In (parte simples) se conhecem como vozes de cartão. Uma voz Plug-In é uma voz de cartão que foi processada no modo de edição de vozes do sintetizador. Há 6 teclas de edição comum e 4 para editar o elemento da voz Plug-In. É possível armazenar até 64 vozes Plug-In nos bancos A-D da memória PLG 1 / 2.
às de uma voz normal. Na edição de vozes Plug-In, pode-se conectar entre as telas comum e elementos com o comando A. TELAS DE MENUS Quando se utiliza o comando PAGE enquanto se mantém pressionado o botão SHIFT, pode-se visualizar a seguinte tela de menu. Utilize o comando PAGE, para mover o cursor ao elemento desejado e libere o botão SHIFT para ir à tela de edição do elemento selecionado. NOTA: Os botões Program/Part do CS6X permitem selecionar diretamente menus associados com os mesmos.
EDIÇÃO RÁPIDA PLUG-IN COMUM Esses parâmetros são principalmente para o tom e o volume da voz Plug-In. Muitos deles podem ser ajustados com os comandos de controle de som do painel frontal do CS6X. Dispõe das 4 telas seguintes: QED Level (nível de edição rápida) QED EFFECT CTrl (efeito de edição rápida) QED FILTER (filtro de edição rápida) QED EG ( gerador de envolvência de edição rápida) QED Level (nível de edição rápida) Os parâmetros a ajustes são os mesmos que para as vozes nomais.
Ajuste o tempo de abandono (o tempo que retarda o volume a chegar a zero depois de liberar um anota. Pode-se ajustar também, esse parâmetro com o comando RELEASE do painel frontal do CS6X. Ajustes: - 64 ~0 ~ + 63 ARPEJO PLUG-IN COMUM Nas 4 telas a seguir, pode-se ajustar os parâmetros do arpejo utilizado pela voz Plug-In. Os parãmetros e ajustes são os mesmos que parea as vozes normais.
Ajustes: -24 ~0 ~ + 24 PORTAMENTO O portamento. Pode-se ajustar também esse parâmetro com o botão portamento (On/Off) do painel frontal do CS6X. Ajustes: Off,On. TIME (TEMPO) Ative o tempo de portamento, que é a velocidade de transição de tom desde a primeira nota à seguinte. Pode-se ajustar também esse parâmetro com o comando portamento do painel frontal do CS6X. Ajustes: 0 ~127 CTL SET1 ( jogo de controles1) CTL SET2 ( jogo de controles2) Esses parâmetros são os mesmos que para as vozes normais.
Ajuste a profundidade de controle exercida pela roda de modulação sobre a modulação do tom. Quanto mais alto for o ajuste, maior será a profundidade de controle. Ajustes: 0 ~ 127 FMOD (PROFUNDIDADE DE MODULAÇÃO DO FILTRO) Ajuste a profundidade de controle exercida pela roda de modulação sobre a modulação do corte do filtro. Quanto mais alto for o ajuste, maior será a profundidade de controle.
Aqui pode-se ajustar a profundidade de controle exercida pelo aftertouch de teclado sobre a modulação do tom, o filtro e a amplitude da voz Plug-In. PMOD (PROFUNDIDADE DE MODULAÇÃO DO TOM) Ajuste a profundidade de controle exercida pelo aftertouch do teclado sobre a modulação de corte do filtro. Quanto maior for o ajuste, maior será a profundidade de controle.
Ajuste a profundidade de controle exercida pelas mensagens de mudança de controle (selecionadas com o parâmetro fonte) sobre a modulação do corte do filtro. Quanto maior for o ajuste, maior será a profundidade de controle. Ajustes: 0 ~127 AMOD (PROFUNDIDADE DE MODULAÇÃO DE AMPLITUDE) Ajuste a profundidade de controle exercida pelas mensagens de mudança de controle (selecionadas com o parâmetro fonte) sobre a modulação da amplitude. Quanto maior for o ajuste, maior será a profundidade de controle.
Nas 3 telas seguintes pode-se ajustar os parâmetros dos efeitos de inserção e de sistema utilizados pela voz Plug-In. Os parâmetros são os mesmos que os das vozes normais. O parãmetro EFF EF1 ( efeito de inserção) é o mesmo que o parâmetro EFF EF1 (efeito de inserção 1) das vozes normais. EFF EF1 (efeito de inserção) EFF Ver (reverbação) EFF Cho (chorus) OSC DE ELEMENTO PLUG-IN + (OSCILADOR) Aqui pode-se ajustar os parâmetros relacionados com os elementos da voz Plug-In.
Ajuste a sensibilidade da voz de cartão à velocidade de pulsação. Se ajustar um valor alto, o aumento de volume será maior assim como o toque no teclado. Ajustes: 0 ~ 127 OFFSET (AFASTAMENTO) Ajuste um valor de afastamento para a sensibilidade da voz de cartão para a velocidade de pulsação. Quando pressionar uma nota no teclado, este valor de desvio somará ao da velocidade de pulsação da nota.
Ajustes: - 64 ~ 0 ~ + 63 LEVEL (NÍVEL) Ajustes: - 64 ~ 0 ~ + 63 AJUSTES DO GERADOR DE ENVOLVÊNCIA DO TOM É possível ajustar os parâmetros de tempo (velocidade) e dos parâmetros de nível (tom) que controlam a mudança de tom desde o momento em que se pressiona uma nota no teclado até ser liberada. Quando se pressiona uma nota no teclado até ser liberada. Quando se pressiona uma nota no teclado, o tom inicial está definido pelo ajuste do parâmetro InitLve.
Ajustes: - 64 ~ 0 ~ + 63 Hifreq (ALTAS FREQUÊNCIAS) Ajuste o ponto de “shelving” das altas frequências. Os níveis dos sinais situados por cima dessa frequência atenuados ou realçados na quantidade especificada pelo parâmetro Higain. Ajustes: - 64 ~ 0 ~ + 63 HIGAIN ( QUANTIDADE DE ALTAS FREQUÊNCIAS) Ajuste o grau de atenuação/ realce dos sinais por cima de frequência Hifreq.
As edições que são realizadas na voz de cartão serão retidas no banco personalizado (Custom Bank) até que apague o instrumento, lembre-se que o banco personalizado é uma memória temporária e que as edições se apagarão quando desligar o sintetizador. Então, é necessário guardar dados de vozes de cartão em um computador.
carregar automaticamente, os dados de cartão também poderão carregar-se ao ligar o sintetizador. NOTA: O armazenamento e a carga de dados da voz de cartão podem demorar alguns instantes se usar o cartão de memória. NOTA: O editor do cartão Plug-In PLG 150-NA/PF é um programa para XG Works (lite).É necessário Windows e XG Works (lite) para poder usá-lo. O programa “XG Works lite” está contido no CD-Rom que torna mais fácil com o sintetizador.
Quando pressionar o botão ENTER, tela solicitará a confirmação. Pressione o botão INC/YES para confirmar. Quando a operação tiver terminado, verá a mensagem “compiled” e voltará a tela original. Pressione o botão DEC/NO para cancelar a operação. NOTA: Durante as operações que demoram mais a processar, aparecerá a mensagem “executing” (em processo). Se desativar a alimentação do sintetizador enquanto se visualiza essa mensagem, corre o risco de corromper os dados.
COPIAR VCE Com essa função é possível copiar os ajustes dos parâmetros comum e elemento / tecla de baterias de qualquer voz, em outra que estiver editando. É útil se estiver criando uma voz e deseja utilizar algum ajuste de parâmetro de outra distinta. NOTA: Essa função não é utilizada para copiar vozes inteiras de um lugar a outro. Usa-se para copiar ajustes de parâmetro de uma voz inexistente na voz em que se está editando.
Elemento /Tecla de bateria de destino Ajuste o elemento / Tecla de bateria de voz de destino. Se a fonte for uma voz normal ou de bateria, só poderá selecionar um destino se tiver sido ajustado o elemento /Tecla de bateria. Ajustes: Voz normal: EL1~EL4 Voz de bateria: C0~C6 NOTA: Se decidir copiar parâmetros comuns da fonte, a tela mudará para “ common”.
Utilize o comando 2 para selecionar o número de voz de destino. Determinará a memória de vozes / número onde se armazenará a voz. NOTA: Também pode-se utilizar os botões INC/YES ou DEC/NO para realizar essa operação. Quando pressionar o botão ENTER, aparecerá uma mensagem para solicitar a confirmação. Pressione o botão INC/YES para confirmar. Enquanto estiver processando a operação, visualizar-se-á a mensagem “ executing”.
NOTA: Se foi instalado um cartão Plug-in, pode-se combinar até 35 partes em uma só atuação. Entretanto os ajustes das partes Plug-in não podem ser armazenados na memória. TECLA DO MODO DE REPRODUÇÃO DE ATUAÇÃO Ao entrar no modo de reprodução de atuação ver-se-a a seguinte tela. Há 7 teclas de reprodução de atuação. Utilize comando PAGE para trocá-las entre si. 1ª Tela: PFM PLAY (reprodução de atuação) Tela de atuação principal.
A MEMÓRIA / NÚMERO DE PROGRAMA DA ATUAÇÃO As memórias internas aparecem com o ”INT” e as externas com “EXT”. Para cada voz da memória, determina-se um número de Programa do 001 ao 128. BANCO / NÚMERO DE PROGRAMA Os números de programa de atuação 001 ao 128 estão relacionados com os Bancos A-H e com os números de Programa 1 ao 16 (do banco) como se explica a seguir.
Ajuste, visualização dos parâmetros de oitava e de canal de transmissão MIDI. No modo de reprodução de atuação, os ajustes de oitava e de canal de transmissão atuais serão visualizados enquanto se pressiona o botão SHIFT. A tela varia se o modo de teclado Master estiver ativado ou desativado. MODO DE TECLADO MASTER DESATIVADO Utilize o comando A enquanto mantém pressionado o botão SHIFT para selecionar o canal de transmissão MIDI (1 a 16).
1 . Pressione o botão Memory ( Int ou Ext) e selecione a memória de atuação. Na tela começará a piscar o indicador da memória de atuação selecionada. 2 . Pressione o botão BANK A-H para selecionar um Banco. Na tela piscará o indicador do Banco. NOTA: Utilize os botões A-D quando selecionar uma atuação EXT. NOTA: Se pressionar o botão EXIT, nesse passo, será cancelado o processo de seleção de atuação e será restabelecido o original. NOTA: Se o banco foi selecionado, esse passo não será necessário. 3 .
É possível também, utilizar os botões MEMORY e PART do painel frontal para selecionar as partes. Os botões se correspondem com as Partes do seguinte modo: Utilize os comandos B ou DATA ou os botões INC/YES e DEC/NO , para ajustar os parâmetros de cada Parte. Repita os passos 2 e 3 com as outras partes. NOTA: Para não perder os ajustes, procure armazenar a atuação antes de sair para outro modo de selecionar outra atuação.
3ª Tela: (PFM MIT) volume (atuação multi: volumen ) Ajuste o nível de saída (volume) de cada parte. Ajustes: 0 ~127. 4ª Tela: ( PFM MLT) PAN ( atuação multi : panorâmico) Ajuste a posição de panorâmico estéreo de cada parte. Ajustes: L63 ~c ~R63. 5ª Tela: (PFM) Revsend (atuação multi: envio de reverbação). Ajuste o nível de envio do sinal transmitido desde o efeito de Inserção 1/ 2 ( o do sinal omitido) ao efeito de Reverbação. Ajustes: 0 ~127. 6ª Tela: (PFM MLT) ChoSend ( atuação multi: envio de chorus).
parâmetro selecionado. Basicamente, o comando A é utilizado para selecionar o tipo de parâmetro que se deseja editar. NOTA: Se instalar um cartão Plug-In multitímbrico no encaixe Plug-In 2, a Parte Plug-In 2 (Part P2) já não estará disponível embora possa selecionar as partes de voz 17 a 32 9Part 17 a Part 32). À direita da barra gráfica visualizar-se á uma marca “→” indicando que tem mais partes disponíveis. Se selecionar Part 17 a Part 32, a barra mostrará os ajustes de tais partes.
partes e parâmetros específicos das partes. Além disso, existem diversos ajustes de zona para o modo de teclado MASTER. Quando entrar no modo de Atuação, aparecerá a seguinte tela. A tela propriamente dita (formada por várias) se diferenciará em função do parâmetro selecionado. Basicamente, o comando a é utilizado para selecionar o tipo de parâmetro que se deseja editar ( Comum / Parte / Zona), o comando PAGE para mudar as telas de parâmetros e os comandos B,C, 1 e 2 para introduzir os ajustes de parâmetro.
No modo de Edição de Atuação, utilize o comando A para trocar as telas de ajustes Comum, Parte e Zona. MODO DE TECLADO MASTER / GERADOR DE TOM ( só CS6X) No modo de Atuação , a conexão com o gerador de tom interno do CS6X ( o fluxo de sinal) pode ser mudado pressionando o botão MASTER KEYBOARD do painel frontal. Se o diodo o botão MASTER KEYBOARD estiver iluminado o CS6X entrará no modo de teclado MASTER e exercerá o controle dos geradores de Tom externos.
Pressione o botão EDIT / COMPARE enquanto se encontrar no modo de Edição de Atuação. O indicador E do canto superior esquerdo mudará para indicador C e começará piscar o diodo do botão EDIT / COMPARE. Aparecerão os ajustes de atuação anteriores à edição para que possa realizar comparação. NOTA: a edição não será possível enquanto estiver ativada a função “COMPARE”. Pressione o botão Edit de novo para desativar a função “Compare” e restabelecer os ajustes da Atuação Editada.
GERAL COMUM Nas telas de edição comum, pode-se ajustar os parâmetros do HOME de ATUAÇÃO, Canal MIDI, etc. Para os ajustes gerais dispõe-se de três telas: GEN NAME (nome geral) GEN MIDI (geral MIDI) GEN M.KBD ( teclado master geral) GEN NAME ( nome geral) É possível ajustar um nome de atuação composto por até 10 caracteres ( alfabéticos ou numéricos) e símbolos. Pode-se selecionar também o nome de categoria situado à esquerda do nome de atuação.
Ajuste o canal MIDI da parte “Layer”. Todas as partes de superposição (até 4) utilizarão o mesmo canal MIDI ajustado nessa tela. Se selecionar BASIC CH (canal de recepção básico). Todas as partes de superposição utulizarão o canal de recepção básico ajustado no modo de utilidades. Ajustes: 1 ~ 16, Basic Ch (canal de recepção básico) GEN M.KBD (teclado geral master) Nesta tela é possível ajustar as divisões e superposições do teclado quando se utuliza uma atuação no modo de Teclado Master.
Quando selecionar o modo “split”, este parâmetro determinará o canal MIDI determinado às notas situadas no ponto de divisão e por baixo dele. A parte de voz ajustada nesse canal MIDI se reproduzirá quando pressionar as notas situadas no ponto de divisão e por baixo dele. Se selecionar o modo “Layer”, este parâmetro determinará o canal MIDI de uma zona (parte) dissimulada.
seguintes estarão disponíveis só quando ajustar o interruptor Layer de cada parte a “on”. QED LEVEL (nível de edição rápida) QED EF (efeito de edição rápida) QED FILTER (filtro de edição rápida) QED EG (gerador de envolvência de edição rápida) QED LEVEL (nível de edição rápida) Pode-se ajustar o nível de saída e os parâmetros de panorâmico de cada parte de superposição. Os ajustes também estão disponíveis nas telas de edição de parte. Vol (volume) Ajusta o nível de saída de Parte de superposição.
Ajusta o nível de envio do sinal do efeito de inserção 1 / 2 (o do sinal omitido) ao efeito de chorus. Também pode-se ajustar esse parâmetro com o comando CHORUS do painel frontal do CS6X. Ajustes: 0 ~ 127 QED EF (efeito de edição rápida) Pode-se ajustar a quantidade de chorus aplicado à parte de superposição assim como realizar os ajustes de Portamento. Chorus Ajusta o nível de retorno do efeito de chorus como valor de desvio. Ajustes: - 64 ~ 0 ~ + 63 Portamento Ative ou desative o Portamento.
Ajusta a quantidade de ressonância (ênfase harmônico) aplicada ao sinal na frequência de corte. Pode-se ajustar também esse parâmetro com comando RESONANCE do painel frontal do CS6X. Ajustes: - 64 ~ 0 ~ + 63. QED EG (gerador de envolvência de edição rápida) O EG (gerador de Tom) controla a trasição do nível de saída no tempo para cada voz da parte de superposição.
ARPEJO COMUM As quatro telas seguintes controlam o funcionamento do arpejador. Os parâmetros são os mesmos que os utilizados no modo de Edição de Vozes. NOTA: para utilizar o arpejador no modo de atuação, os interruptores de arpejo e superposição deverão estar ativados (on).
Ajusta os números de mudança de controle determinados aos comandos 1 / 2 do painel frontal. CTL ASSIGN 2 (atribuição de controlador 2) Utilize os comandos C e 1 para determinar números de mudança de controle ao pedal controlador e ao controlador de faixa, respectivamente. A função selecionada aparece à esquerda da tela. Utilize o comando 2 para selecionar o modo de controlador de faixa. FC (pedal controlador) Determine um número de mudança de controle ao pedal controlad.
EQ LOW (equalizador de baixa freqência) Esse equalizador cobre as frequências graves. Pode-se ajustar o nível do sinal na frequência especificada. Também pode-se selecionar diferentes tipos de equalizador (formas). Shade (forma) Seleciona um equalizador do tipo SHELVING ou de picos (peaking). O de picos diminui / realça os sinais no ajuste de frequência especificado, enquanto que o de SHELVING diminui / realça o sinal nas frequência especificado. Ajustes: SHELV, PEAK Gain (quantidade) Ajusta a quantidade.
Ajusta a quantidade. Diminui ou realça as frequências no botão para ajuste FREQ. Ajustes: 2 dB ~ 0 dB ~ + 12 dB Freq (frequência) Ajusta a frequência central. As frequências próximas a esse ponto serão atenuadas ou realçadas pelo ajuste de quantidade. Ajustes: 100 Hz ~ 10,0 KHz Q (característica de frequência) Varia o nível do sinal na frequência central para criar diversas características de curvas de frequência.
Ajustes: 0,1 ~ 12,0 EFEITO COMUM Pode-se ajustar dois tipos de efeitos de Inserção e dois tipos de efeitos de Sistema (reverberação e chorus). Dispõe-se das 3 telas seguintes: EFF PART (parte) EFF VER (reverberação) EFF CHO (chorus) EFF DE PARTE Ins EF (efeito de inserção) Atribui uma parte a um efeito de Inserção. Selecione OFF se não desejar determinar a parte a um efeito de Inserção. Além disso, se tiver instalado cartões Plug-In, também poderão ser selecionadas como Partes Plug-In 1 e 2.
Tipo (tipo de efeito de Reverbação) Ajuste o tipo de efeito de reverbação. Return (retorno) Ajuste o nível de retorno do efeito de reverbação. Ajustes: 0 ~ 127 EFF CHO (chorus) Pode-se selecionar o tipo de efeito chorus e ajustar seus parâmetros com o botão ENTER. Type (tipo de efeito de chorus) Ajusta o tipo de efeito de chorus. To Ver (para reverberação) Ajusta o nível de envio do sinal transmitido desde o efeito de chorus ao efeito de reverberção.
NOTA: o número de parâmetros e o conteúdo de cada tela variam segundo o tipo de efeito selecionado. PARTE (ajuste de cada parte) Pode-se editar cada uma das partes de uma atuação. Utilize o comando A para selecionar a parte e depois ajuste seus parâmetros. Dispõe-se das seis telas seguintes, embora o conteúdo das mesmas varie na função da parte selecionada.
Ajustes: PRE 1 (pré-definida 1 ), PRE 2 (pré-definida 2 ), INT (normal interna), EXT (normal externa), PRE (bateria pré-definida), INT (bateria interna), EXT (bateria externa). Number (número de programa) Ajustes: 1 ~128 (para vozes normais) DR1 ~ DR8 (para bateria pré-definida) DR1 ~ DR2 (para bateria interna/externa). Se selecionar Part P1 / Part 2 (Plug-In 1 / 2 ). Ajuste a voz da Parte Plug-In 1 / 2. Esta Tela só será visual instalar um cartão Plug-In.
Se tiver instalado um cartão Plug-In multitímbrico, pode-se juntar as vozes das partes 17 a 32. Utilize o comando B para selecionar o banco de vozes e o comando C para selecionar o número de Programa. Bank / Number (banco / número de programa) Ajustes: consulte o manual do cartão Plug-In. NOTA: Esse ajuste só é mantido temporariamente na memória e não pode armazenar-se com a atuação. SE FOR SELECIONADA PART CL (PARTE DE AMOSTRAS DE FRASES).
Pode-se ajustar o nível de saída, o panorâmico, o envio de efeitos e outros parâmetros de cada parte. É bom para configurar os níveis de cada uma das partes que compõem a mixagem. Vol (Volume) Ajuste o nível de volume da parte. Ajustes: 0~127 Pan (Panorâmico) Ajuste a posição de panorâmico estéreo da parte. Ajustes: L63 (esquerda) ~ C (centro) ~ R63 (direita) RevSend (envio de reverberação) Ajuste o nível do sinal do efeito de inserção ½ (ou do sinal omitido) ao efeito de reverberação.
NOTA: Se utilizar uma combinação de filtro de Passo Alto e filtro de Passo Baixo com cada elemento, este parâmetro ajustará a freqüência de corte do filtro de Passo Baixo. Ajustes: -64~0~+63 RESO (ressonância) Ajuste a quantidade de ressonância (ênfase harmônico) aplicado ao sinal na freqüência de corte. Assim pode-se acrescentar mais qualidade ao som. Ajustes: -64~0~+63 TON EG (gerador de envolvência da tonalidade) É possível ajustar os parâmetros do EG (gerador de envolvência) de cada parte.
Ajuste o tempo de transição desde o ponto em que o nível de saída da Parte alcance seu nível de pico até que desapareça. Um valor positivo prolongará o tempo de transição e um negativo o diminuirá. Ajustes: -64~0~63 SUBTRAIR Ajuste o nível de saída de Parte que se mantém enquanto pressiona-se uma Tecla do Teclado. NOTA: Este parâmetro não está disponível para as Partes Plug-in, amostras de Frases ou Voz de Bateria.
... SWITCH (interruptor de portamento) Ative ou desative o portamento. Com o portamento ativado, será produzida uma suave transição de tom desde a primeira nota pressionada até a seguinte. Ajuste: off, on. TIME (tempo de portamento) Ajuste o tempo de transição do tom. Os valores altos implicaram tempos de transição mais prolongados. Ajustes: 0~127. MODE (modo) Selecione o modo de portamento. O funcionamento do modo de portamento varia de acordo com o ajuste do modo de Parte (mono/poly) na tela de modo LYR.
Partes 1 a 16 ... PITCH BEND (inflexão de tom) Ajuste o grau de mudança de tom (em semitons) da voz quando mover o botão de inflexão de tom. Por exemplo, com um ajuste Lower de –12, o tom da voz abaixará uma oitava quando mover o botão de inflexão de tom até embaixo. Com um ajuste de “Upper” de +12, o tom da voz subirá uma oitava quando mover o botão de inflexão de tom até em cima.
Mudanças na curva de velocidade de pulsação de acordo com o ajuste Veldepth (com desvio ajustado a 64). ... SUPERPOSIÇÃO DE PARTE Com essa função pode-se pode se ajustar diversos parâmetros MIDI para cada parte, tais como o canal de recepção MIDI, o interruptor do arpejador, os limites de nota e velocidade de pulsação. Esses parâmetros são muito utilizados quando se cruzam várias partes.
LAYER (interruptor de superposição) Quando se ativa, pode-se sobrepor até 4 partes. NOTA: Este parâmetro não está disponível para as Partes de Entrada A/D nem para as Partes Multi Plug-in. Ajustes: off, on. NOTA: Quando se está ativado, também se pode ajustar o nível de saída geral e a posição de panorâmico estéreo. NOTA: É possível que as superposições demoram a tocar dependendo das partes de como estão compostas.
Ajustes: C-2 (dó – 2) ~ G8 (sol – 8) (para as notas mais graves e mais agudas). NOTA: Se especificar primeiro a nota mais aguda e depois a mais grave, por exemplo, “C5 a C4 (dó 5 a dó 4), a margem de notas coberto será “C-2 a C4” (dó-2 a dó-4) e “C5 a G8 (dó 5 a sol 8). NOTA: É possível ajustar as notas mais graves e mais agudas da margem pressionando as notas no teclado enquanto se mantém pressionado o botão SHIFT.
Ajustes: -12,8Hz ~ 12,7Hz LYR Out (saída de superposição) Atribua cada parte a uma saída. Ajustes: L e R (direita e esquerda), ind 1 e 2 (individual 1 e 2), ind1 (individual 1), ind2, ind3, ind4, ind5, ind6, drum (bateria). NOTA: Por exemplo, se selecionar “L e R”, o canal esquerdo emitirá pela saída OUTPUT L e o canal direito por OUTPUT R. Por outro lado, se selecionar “ind1”, os sinais esquerdo e direito se combinarão e emitirão em mono-aural pela saída Individual OUTPUT 1.
RCV SW4 (interruptor de recepção 4) RCV SW1 (interruptor de recepção 1) Quando ajustar a “on”, cada voz de cada parte receberá mensagens de ajuste de controle (PB, MW, RB, AT) e de mudança de controle. Os parâmetros de controlador variarão de acordo com a parte selecionada. NOTA: Esta tela não está disponível para a parte de Entrada A/D.
CTL Set 1 (jogo de controladores 1) (só parte de entrada A/D) CTL Set 2 (jogo de controladores 2) (só parte de entrada A/D) CTL MW Control (profundidade de controle de MW) (só partes Multi Plugin) CTL MW Modulation (profundidade de modulação de MW) (só partes Multi Plug-in) CTL AT Control (profundidade de controle de AT) (só partes Multi Plug-in) CTL AT Modulation (profundidade de modulação de AT) (só partes Multi Plug-in) CTL AC Control (profundidade de controle de AC) (só partes Multi Plug-in) CTL AC Modu
Ajuste o grau de controle que se exerce sobre o parâmetro selecionado em Dest. Ajustes: -64~0~+63 NOTA: Com os jogos de controles de vozes 1 e 2 pode-se determinar controladores (Src) individuais a múltiplos parâmetros de destino (Dest), ou múltiplos controladores de Src a cada um dos parâmetros Dest. CTL MW Control (profundidade de controle de MW) (só partes Multi Plugin) O botão de modulação pode ser utilizado para controlar os parâmetros de filtro e de amplitude para cada parte Multi Plug-in (17 a 32).
Ajuste o grau de alteração de freqüência de corte do filtro quando utilizar o botão de modulação. Ajustes: 0~127 A mod (profundidade de modulação da amplitude) Ajuste o grau de alteração da modulação da amplitude quando utilizar o botão de modulação. Ajustes: 0~127 CTL AT Control (profundidade de controle de AT) (só partes Multi Plug-in) O aftertouch do teclado pode ser utilizado para controlar os parâmetros de Tom/ filtro / amplitude de cada parte Multi Plug-in (17 a 32).
Ajuste a quantidade de mudança na modulação do tom quando aplicar aftertouch. Ajustes: 0~127 (Pág 233) MKB Tx SW2 ( interruptor de transmissão de teclado mestre 2) É possível ativar / desativar em cada zona a transmissão de mensagens do controlador de faixa, o pedal controlador, o controlador de sopro e a pressão posterior à pulsação (aftertouch ). .
É possível realizar os ajustes de volume inicial e panorâmico estéreo de cada zona quando muda de Banco / Programa de atuação. - VOL ( volume) Ajustes o nível de saída da zona . ajustes : 0 ~127 Nota: Este ajuste não se transmite se o parâmetro VOL / FV ( volume / pedal de volume ) da tela MKB Tx SW3 foi ajustado em “off”. - PAN (panorâmico ) Ajustes a posição de panorâmico estéreo da zona .
o banco de vozes. Esses valores de mensagens variam em função do sintetizador . Se desejar saber mais detalhes, consulte o manual que acompanha o sintetizador. Nota: Esse ajuste não se transmite se o parâmetro BANK ( seleção de banco) da tela MKB Tx SW4 foi ajustado em “off” . - PC ( mudança de programa MIDI) Ajuste o número de programa transmitido quando muda de banco / programa . .
1O tela : PFM Initialize ( iniciar atuação ) 2o Tela : PFM edit recall ( recuperar edição de atuação ) 3 ª tela : PFM copy ( copiar atuação ) 4 ª tela: PFM Bulk Dump ( vazamento de dados no bloco de atuação) Realização de uma operação: 1- No modo de reprodução de atuação selecione o número de atuação o qual deseja executar a operação. 2- Pressione o botão JOB para acessar o modo de operações de atuação. 3- Com o comando PAGE, mude para a tela onde aparecerá a operação que deseja-se executar .
Observe que não é o mesmo que editar uma atuação existente. A mudança será boa para criar uma atuação totalmente nova partindo de zero. - Seleção de tipo de parâmetro para iniciar Utilize os comandos B ou DATA, ou os botões INC/Yes e DEC/NO para selecionar o parâmetro que deseja iniciar. .
- Ajustes: Serão selecionados automaticamente Part 01 a Part 016, ARP ( arpejo) Effect (efeito), part Cl ( parte de amostra de Frases), Part AD ( Parte de entrada AD e Part P1/p2 ( Part PLUG-IN ½) 4. Parte de destino Ajuste a parte de destino de atuação. Só pode selecionar um destino se tiver escolhido Part 01 a Part 16 como fonte).
1) Pressione o botão “ Store” depois de editat uma atuação. Para continuação aparecerá a tela de armazenamento de atuação. 2) Utilize o comando 1 para selecionar a memória de atuações de destino 3) ( INT e EXT) 4) Utilize o comando 2 para selecionar o número de atuação de destino. Assim determinará a memória de atuações/ número onde se armazenará a atuação. Nota: Pode-se também utilizar o comando DATA ou os botões INC/YES ou DEC/NO para realizar essa operação.
1. Título de Tela Indique que se encontra no modo de reprodução de Amostras de Frases. 2. Número do Jogo de amostras Aqui se vizualiza o número de programa ( 001 a 004) do jogo de Amostras selecionado. 3. Categoria de Jogo de amostras/ número. Categoria de jogo de Amostras As duas letras à esquerda do nome do jogo de amostras são uma abreviação da categoria de jogos de amostras. A categoria dará uma idéia aproximada do tipo de sons do jogo de amostras.
Seleção de um programa de jogo de amostras. A seleção de um programa de jogo de amostras pode ser feita de 3 maneiras: - com os botões PROGRAM ( CS6X) - Com os botões DEC/NO e INC/YES - Com os botões comando DATA. Com os Botões PROGRAM ( CS6X) Se pressionar um botão Program ( 1 a 4) selecionará e vizualizará o jogo de amostras correpondente ao número de programa. Com os botões DEC/No e DEC/ YES Se pressioanr o botão INC/YES, selecionará e vizualizará o jogod e amostras seguinte.
Nota: É possível que ouça um ruído no ponto final da onda de amostra de frases. Nesse caso, deve-se ajustar o ponto final da onda até encontrar a posição ideal. ( pág 248) Gravação de Amostra de Frases A partir do modo de gravação de amostras de frases, pode-se gravar sons no sintetizador através de um microfone ou equipamento de áudio como amostras de frases.
. Selecione “MIC” se gravar desde um dispositivo com nível de microfone através do terminal A/D INPUT. . Selecione “ line” se graver desde um dispositivo de nível de linha, como um reprodutor de CD ou outro equipamento de áudio. . Selecione “ voice” , “ perform” ou “ pclip” quando gravar uma voz, atuação ou amostra de frase existente utilizadas pelo sintetizador .
. ajustes : 0 ~127 Nota: Se o nível do sinal de entrada é demasiado alto, aparecerá o indicador “ S” à esquerda do indicador “ T” . Tela de Nível Quando gravar a partir de uma fonte de nível “ mic” ou “ line” no modo de gravação de amostras de frases, utilize o comando PAGE para ir à tela seguinte. Pode-se ver , então, o ponteiro de nível de entrada e o ponteiro de nível de disparo.
reprodutor de CD ou outro equipamento de áudio. Pode-se ajustar o parâmetro “ trigger” a “ level” também deverá ajustar o parâmetro de nível de disparo. 4. Gire o comando PAGE à direita para ver a tela de nível. Nessa tela pode-se comprovar o ponteiro de nível de entrada para monitorizar o nível do sinal de entrada. Se for necessário , pode utilizar o comando Gain do painel posterior para ajustar a quantidade do sinal de entrada.
9- Quando salga ? do modo de gravação de amostras de frases ,este será atribuído automaticamente a amostra de frases que acaba de gravar um número de amostra e nome de amostra novos e será guardado na memória ( DRAM ) junto com o ajuste de tecla de amostra determinado no item 2. 10- Repita os itens 1 a 9 para gravar novas amostras de frases. Nota: Os dados de amostra de frases guardados na memória ( DRAM) se perderão se apagar o sintetizador.
3.Selecione uma fonte de gravação especificando o valor ( pclip, voice, ou preform ) como parâmetro de fonte na tela de gravação. Além disso, selecione um método de início da gravação no parâmetro trigger : “Key” para gravar uma voz ou atuação reproduzida pelo teclado, ou atuação “manual” para uma frase ou melodia concreta durante a reprodução de uma música. Nota: A amostra gravada receberá automaticamente um número de amostra livre da memória ( DRAM).
Nota: Os dados de amostra de frases guardados na memória ( Dram) se perderão se apagar o sintetizador . Deve-se sempre guardar os dados importantes de amostras de Frases no cartão de memória. PÀG.145 do livro. Nota: No modo de edição de Amostras de Frases pode-se pegar uma amostra gravada e editar seus timbres, aplicar efeitos atribuí-la a uma tecla de amostra de um jogo de amostras. No modo de operações de amostras de frases, podem ser copiado ou apagada.
Nota: Se apagar o sintetizador, os dados de Amostra de Frases de memória interna se perderão. Sempre deve-se guardar os dados de Amostra de Frases em um cartão de memória. A maioria dos parâmetros são os mesmos que as vozes de bateria os elementos cinzas do esquema . Então aqui serão explicados os parâmetros que são diferentes Nota: Os parâmetros que não são diferentes estão explicados na seção do modo de edição de vozes. Modo de edição de amostras de frases.
Nota: Embora salga? do modo de reprodução de amostras de frases, os ajustes editados do jogo de amostras atual não se perderão enquanto não selecionar outro jogo de amostras. Nota: O indicador “E” também será visualizado no modo de reprodução de amostras de frases. A Função “ comparar” Utilize essa função para executar a diferença entre a amostra de frases com ajustes editados e a mesma amostra de frases antes de ser editada.
As propriedades de som do jogo de amostras são controladas por diversos parâmetros, muitos dos quais podem ser editados com os comandos de controle de som do painel frontal do CS6X. Dispõe de 4 telas: QED Level ( nível de edição rápida) QED EFFECT Ctrl ( efeito de edição rápida) QED Filter ( filtro de edição rápida) QED EG ( gerador de envolvência de edição rápida) Nota: No modo de atuação são utilizados os ajustes de parte de amostras de frases.
Pode-se ajustar a quantidade de chorus aplicado a todo o jogo de amostras. -CHORUS: Ajuste o nível de retorno do efeito de chorus como valor de desvio. . ajustes : - 64 ~0 ~ + 63 ( pag 265) QED FILTER ( filtro de edição rápida ) Esses parâmetros controlam os filtros que afetam a qualidade de tom do jogo de amostras. Com o filtro de passo baixo, deixa-se passar as frequâncias situadas embaixo da frequância de corte, enquanto que as frequâncias em cima dela são bloqueadas.
Arpejo Comum de Amostras Os 4 parâmetros seguintes controlam o funcionamento do arpejador. Os parâmetros são os mesmos que os utilizados no modo de edição de vozes. ( pag 267) ARP TYPE ( tipo de arpejo) ARP LIMIT ( limite de arpejo) ARP MODE ( modo de arpejo ) ARP PLAYEF ( efeito de reprodução de arpejo) Controlador Comum de Amostras Com essa função é possível ajustar até 5 controladores para cada jogo de amostras.
CTL SET 1 ( jogo de controles 1) a CTL SET 4 ( jogo de controles 4 ) . Os controles e comandos do painel frontal, o teclado etc.. Admites diversos usos. Por exemplo; a pressão posterior à pulsação do teclado ( o aftertouch) pode ser utilizado para controlar o nível de envio de reverberação e o pedal comutador ( se foi conectado) pode ser usado para controlar outros parâmetros de efeitos. Essas atribuições de controles são denominados “ jogos de controles” .
OSC ASGN ( determinação de oscilador ) OSC OUT ( saída de OSC ) OSC OAN ( panorâmico de OSC) OSC OTHER ( outros OSC) ( da pag 269 pulei p/ 286) PCLP RENAME ( renomear PCLP) Com esta função é possível mudar o nome de cada amostra de frases. Um nome de amostra de frases pode ser composta por 8 caracteres. Para selecionar cada amostra de frases, utilize primeiro o comando A para selecionar a tecla de amostras, ou o comando B para selecionar o número de amostra de frases.
onda e final ajustados no modo de edição de amostras de frases. Selecione uma amostra de frases e ajuste o modo de variação. Na hora de selecionar cada amostra de frases, utilize o comando A para selecionar a tecla de amostra , e B para selecionar o número de amostra de frases. Depois de selecionar a amostra de frase, ajuste o modo e pressione o botão ENTER para acessar a tecla de ajuste de modo: Nota: Pode-se selecionar também diretamente a tecla de amostra pressionando uma nota do teclado.
Nessa tela, pode-se pressionar as notas brancas do teclado entre C3 ( do 3) e C4 ( do 4) para selecionar os jogos de variações 1 a 8 e depois ajustar os parâmetros. Pressione o botão ENTER para executar a operação. ............... ( pag 289) EXEMPLO: Onda divide em 4 ( divisão 1/4 ) quando cada divisão se reproduz até o final da onda . ( longitude : to end ). .......... - DIVISION ( divisão) Ajuste o número de sessões da amostra de frases.
níveis de volume mais alto e mais baixo) porque todo o nível gravado é denominado baixo, etc... Nessa tela os jogos de variação 1 a 8 são atribuídos a cada nota branca do teclado na margem de C3 ( do 3) a C4 ( do 4 ) . Pressione as notas para mudar o jogo de variação correspondente e depois ajuste os parâmetros de cada grupo. Por último, pressione o botão ENTER para executar a operação. Nota: Se não ficar satisfeito com o resultado, repita o procedimento já que poderá obter resultados diferentes.
- START ( ponto inicial ) - Ajuste o ponto inicial a partir do que reproduzirá a amostra de frases. Com um ajuste exato do ponto inicial, pode-se evitar a reprodução do ruído anterior ao ponto inicial. O ajuste, entretanto não elimina o ruído da amostra original. - LOOP ( ponto de onda) Ajuste o ponto inicial da sessão de onda. Com o som de um violino, por exemplo, o ponto de onda deve ajustar-se depois da parte característica de ataque e no início da sessão sustenida do som.
Nota: É possível também selecionar a amostra de frases pressionando diretamente sua nota no teclado. 2- Selecione o parâmetro de tipo que especifica a sessão de onda que se vai mudar. Dispõe de 5 tipos. 3- Selecione o parâmetro VARI ( variação) que é o grau de mudança que tem que aplicar à onda . Dispõe de 4 variações ( A-D), cada uma com um grau maior de mudança. 4- Quando pressionar o botão “ ENTER” verá uma mensagem de confirmação. Pressione o botão INC/ YES para executar a operação de remixagem de onda.
- RATE ( índice) Ajuste um fator de amplitude na normalização de um nível de volume. Com um valor de 100% um nível de pico se normalizará em 16 bits completos , o que significa que nos níveis resultantes não haverá praticamente distorção. Se o nível de volume de uma amostra original está extremamente baixo, ajuste um valor inferior a 100% para obter uma forma de onda mais suave em relação a mudança de nível . Pode –se ajustar um valor superior a 100% para obter um som intencionalmente distorcido. .
Nota: Quando realizar esta operação em uma amostra de frases, os dados originais serão substituídos e não poderá desfazer as mudanças. Não esqueça de fazer uma cópia de segurança ou cópia de dados importantes em um número de amostra de frases diferentes, antes de realizar essa operação. PCLP EXTRATC( extração) Com essa função pode-se realizar uma operação de extração em cada amostra de frases. Dessa forma, eliminará as sessões não usadas da amostra de frases ( sessões que não são utilizadas nas variações).
Nota: Se selecionar “ all”, os pontos inicias de todas as variações se submeterão a uma comparação. Para continuar, as zonas anteriores ao ponto inicial e posteriores ao ponto final, serão eliminadas. PCLP DELETE ( apagar ) É possível apagar separadamente os dados de cada amostra de frase ou todas as amostras de frases ao mesmo tempo. Para selecionar cada amostra de frase use o comando A para selecionar a tecla de amostra ou o comando B para selecionar o número de amostra de frases.
Para selecionar cada amostra de frases, use o comando A para selecionar a tecla de amostra, ou o comando B para selecionar o número de amostra de frases, pressione o botão ENTER para copia-la em um número de amostra de frases indicado automaticamente. ( livre). Nota: É possível selecionar também a amostra de frases pressionando diretamente sua nota no teclado. - Clip Key ( tecla de amostra ) Selecione a tecla de amostra da amostra de frases que vai copiar .
( sem solicita-los com esse parâmetro) Nota : Só pode receber amostras monofônicas gravadas em 44.1 KH2 em formato de 16 bits.( linear) -Key ( tecla de amostra ) Selecione a tecla de amostra a qual vai determinar a amostra. . ajuste : C0 ( do 0 ) ~ C6 ( do 6 ). PCLP Auto Key Map ( indicação de tecla automática) Esta função é utilizada para indicar automaticamente variações de uma amostra de frases a notas do teclado, começando na nota da tecla de amostra.
Ajuste o tipo. Se selecionar “ white”, as atribuições serão aplicadas somente as notas brancas de forma ascendente, a partir da notada ajustada no parâmetro “ Key” . Se selecionar “ all”, as atribuições serão aplicadas tento ás notas pretas com ás brancas de forma ascendente a partir desse ponto. . ajustes : white , all PCLP KIT KEY COPY ( copiar tecla de amostra ) Com essa função é possível copiar os dados de tecla de amostra de uma tecla de amostra à outro.
atual ou todos os jogos de amostras simultaneamente. Depois de selecionar o jogo de amostra que deseja iniciar, pressione o botão ENTER. - Clip Kit ( jogo de amostras) Selecione o jogo de amostra que deseja iniciar . ajustes : current kit ( atual ) , all kit ( todos) ( pag 305 ) ARMAZENAMENTO DE JOGOS DE AMOSTRAS: Pode-se armazenar na memória interna até 4 jogos de amostras editados. Nota: Os dados de jogos de amostra serão substituídos por dados novos ao guarda-los.
4- Pressione o botão INC/ YES para proceder o armazenamento. Na tela visualizar-se-à a mensagem “ EXECUTING..”, seguido de “ Completed” ao terminar. Depois voltará ao modo de reprodução de amostras de frases. Nota: Pressione o botão DEC/ NO para cancelar a operação de armazenamento e voltar à tela anterior. MODO DE REPRODUÇÃO DE SEQUÊNCIAS Neste modo pode-se reproduzir as músicas de demonstração interna e os arquivos de música armazenados num cartão de memória.
Pressione o botão INC/ YES para aceitar a advertência e proceder com a tela de Seq Demo. Na tela poderá reproduzir a música de demonstração. - PLAY BACK Tempo ( tempo de reproduzir ) . ajustes: ( tempo standard ), 25~ 300. 1- Utilize o comando B e o botão ENTER para selecionar o número de música de demonstração. 2- Ajuste o Tempo ( se for necessário) Nota: As músicas de demonstração contém tempos pré-definidos. Quando mudar para outra música de demonstração, se utilizará seu tempo pré- definido.
Nota: É possível passar para o seguinte passo de cadeia e mudar os ajustes de cadeia adiantado, inclusive enquanto se produz uma música. ( pag 309) Nota: À direita do número de passo de cadeia visualizar-se -à o indicador “P” na tela de passo de cadeia do arquivo de música que está sendo reproduzido. - SONO FILE NUMBER ( número de arquivo de música) Determine um arquivo de música no passo de cadeia. Pode-se selecionar qualquer arquivo de música com a extensão “ MIDI”.
Nota : Quando se reproduz um arquivo de música com seus próprios dados de tempo, o ajuste de tempo aparecerá entre parênteses. Esses parênteses desaparecerão quando mudar o tempo. - MEAS ( compasso) Durante a reprodução, aparecerá o compasso de música do passo de cadeia atual. Se parar a reprodução, poderá utilizar o comando 1 para introduzir um número de compasso e ENTER para ajustar a reprodução no tal compasso. .
1- Utilize o comando B para selecionar o arquivo de música que deseja reproduzir. Nota: Quando se reproduz uma música, não é necessário selecionar um número de passo de cadeia ( pode-se abrir qualquer lete de passo de cadeia.) 2- Ajuste o tempo ( se necessário) 3- Ajuste o ponto do começo ( compasso ) da música ( se necessário).
MODO DE UTILIDADES. Nesse capítulo serão explicados os parâmetros do modo de utilidades. O modo de utilidades pode se dividir em grandes riscos numa tela para ajustes comuns a todo o sistema, uma tela para o ajuste do modo de vozes é uma tela para os ajustes do cartão PLUG-IN. Ao acessar o modo de utilidades ver-se-à a seguinte tela. Cada uma das 3 telas do modo de utilidades se subdividem em outras telas.
-VOL ( volume) Ajuste o volume geral do sintetizador . ajustes: 0 ~ 127 ( pag 315) NOTE SHIFT ( deslocamento geral de nota) Ajuste o grau de deslocamento de tom das notas ( em semitons) . Este parâmetro só atinge o gerador de tons interno do sintetizador . Não atinge a informação transmitida pelo MIDI. . ajustes : - 24 ~0 ~ + 24 - TUNE ( afinação geral) Ajuste a afinação do teclado ( em passos de 0,1 centésimos) .
Norm ( Normal) A velocidade de pulsação é proporcional á força exercida. ........... SOFT ( suave) Quanto mais suave é o estilo de interpretação, mais aumenta o nível de volume. Hard ( forte) Quanto mais forte é o estilo de interpretação , mais aumenta o nível de volume. ( pag 317) Widi ( amplo) Um estilo de interpretação suave diminui o nível de volume e um estilo de interpretação forte o aumenta. Como resultado, tem-se uma margem dinâmica mais ampla.
Quando pressionar o botão EF by pass ( o diodo se iluminará ) podem ser imitidos diversos efeitos. . ajustes : off, on, ( para os efeitos insert, reverb, e chorus). Nota: As variações de um cartão PLUG-IN ( efeitos de variações) serão omitidos conforme o ajuste de insert. MSTR OTHER ( mestre, outros) Ajustes outros parâmetros comuns a todo o sistema. - POWER ON MODE ( modo de ligado) Selecione o modo que acessará para ligar o sintetizador. .
Selecione se mantiver ( hold) ou não o estado/ posição do controlador ( botão de modulção. Aftertoch, pedal controlador, controlador de sopro, controlador de faixa ( CS6X), comandos ) ou se reajustar ( reset) quando mudar de vozes. . ajustes: hold, rest. Se selecionar “ reset” os controladores se reajustarão os seguintes estados/ posições. Inflexão de tom ______centro Botão de modulação ______ mínimo Aftertoch ______ mínimo Pedal controlador ______ máximo.
CTRL Knob A ( comando de controle A ) CTRL knob B ( comando de controle B) CTRL knob C ( comando de controle C) CTRL scence ( cena de controlador) CTRL other ( controladores, outros) COMANDOS CTRL A-C Os comandos determináveis A-C do painel frontal admitem diversas funções de controle. ( pag 321) -CC # ( número de controle) Determine números de mudança de controle MIDI aos comandos de determináveis A-C. .
CTRL Other ( controladores, outros) Ajuste os parâmetros do pedal comutador e o pedal de volume. - FS ( pedal comutador)] Determine uma mensagem de mudança de controle ao pedal controlador. . ajustes : 000~ 100 ( 000/32= off, 096= arp sw, 097 = arppeggio hold, 098 = sequence PAY/STOP, 099/100 = program change INC/ DEC) Nota: Os ajustes disponíveis do CS6R são do 000 ao 095 -FV( pedal de volume ) ( só CS6X) Selecione se o pedal de volume vai controlar o parâmetro de volume principal ou expressão. .
-TRANS ( canal de transmissão de teclado) Ajuste o canal de transmissão MIDI, para transmitir dados MIDI desde o teclado, controladores, etc... - ajustes : ch 1 ~ ch 16, off. -LOCAL ( local ativado / dsativado) Se ajustar local a “off”, o teclado e os controladores serão desconectados internamente da sessão de gerador de tons do sintetizador para que não emita nenhum som ao tocar o teclado ou utilizar os controladores. Não obstante, os dados serão transmitidos pelo terminal MIDI out.
(pag 325) - OUT ( vce) ( saída voz) Ative / desative a saída dos dados do arpejador em direção aos dispositivos MIDI externos por MIDI out. Ajustes : off ( desativado) , on ( ativado) -Ch ( vce ) ( canal de transmissão de arpejo) Selecione o canal MIDI pelo por onde se enviaram os dados de arpejo. - ajustes : 1 ~ 16. MIDI SW ( interruptor de recepção MIDI) Ajustes os parâmetros de recepção MIDI.
Recebe todas as mensagens de seleção de banco. Quando o instrumento só recebe uma mensagem de mudança de programa no modo de atuação, a mensagem seleciona uma parte de voz. Part: Recebe só mensagem de seleção de banco para selecionar um banco de vozes, qualquer que seja o modo no qual se está trabalhando. Perform: Só recebe mensagem de seleção de banco para selecionar um banco de atuação .
ajustes: MIDI. ( pag 328) - THRU PORT ( porto de transmissão ) É possível conectar o sintetizador a um computador através de uma cabo série especial conectado ao terminal TO HOST . Em tal caso, as mensagens MIDI recebidas em TO HOST podem ser transmitidas pelo saída MIDI OUT do sintetizador . Aqui deve ajustar o número de porto. Ajustes: 1 ~ 8 .
Selecione se receber ou não mensagens GM ON e XG Reset. O cartão PLUGIN XG receberá mensagens GM On e XG RESET Se este parâmetro se ajustar em “ On” Ajustes: Off, on Internalpart: ( parte Interna) O som de cada parte de sintetizador pode-se emitir em 3 formas quando se recebe uma mensagem GM ON/ XG Reset.
MEQ Low Midi ( graves Médios) M EQ Mid( médios) M.EQ High Mid ( ajustes Médios) M. EQ High ( altas Frequências) M>EQ Low ( Equalizador Geral de graves) Este equalizador cobre as baixas frequências . pode-se ajustar o nível do sinal na frequência especificada. Pode-se selecionar também diferentes tipos de equalizador ( formas). SHAPE ( Forma) Selecione um equalizador de tipo “ Shelving” ou “Peaking”.
M.EQ High Mid ( equalizador Geral de Margem de agudos- médios) Estes equalizadores cobrem as margens de frequência de baixas a médias , medias e de altas a médias. Pode-se utilizar para ajustar o nível do sinal próximo à frequência especificada. Gain ( Quantidade) Ajuste a Quantidade. Atenue ou realce as frequências próximas ao ajuste de frequência. Ajuster – 12db0~db+12~db. Freq( Frequência ) Ajuste a Frequência central.
Gain ( Quantidade) Ajuste a Quanridade. Atenue ou realçe as frequências próximas ao ajuste de frequência. Ajustes: -12db~0db+12db Freq ( Frequência) Ajuste a frequência Central. As frequências próximas a esse ponto serão atenuadas ou realçadas pelo ajuste de quantidade. Ajustes: 500hz~16khz Q( características de Frequência) Varie o nível de sinal no ajuste de frequência para criar diversas características de curva de frequência.
Determine um número de mudança de controle ao controlador de sopro. O controlador de Sopro se conecta ao terminal BREATH do painel posterior. Quando se utiliza o controlador de sopro. Transmitir-se-a esse número de mudança de controle. Além disso, se receber esse número, o parâmetro de destino do controlador de Sopro, será Controlado.
de liberá-lo . Se Selecionar “ reset”, O valor restabelecerá seu ajuste de fábrica, estabelecido no centro da faixa. Ajustes: Hold, Reset PLG ( Plug-In) Se instalar um cartão PLUG-IN Se tiver instalado um cartão PLUG-IN Ter-se –á as 32 telas seguintes para o ajuste de parâmetros . Entretanto, o número de parâmetros variará de acordo com o tipo de cartão PLUG-IN Instalado.
Ajuste os parâmetros MIDI do cartão PLUG-In. ( pag 338) -RELÓGIO Selecione se transmitir ou não mensagens de relógio MIDI para o cartão PLUG-IN . - Ajustes: off, on . - DEV NO ( número de dispositivo) Ajuste o número MIDI do cartão PLUG-IN. Este número deve coincidir com o dispositivo MIDI externo quando transmitir ou receber transvases em bloco, mudanças de parâmetro ou outras mensagens exclusivas de sistema. - Ajustes: 1 ~ 16, all, off.
Se utilizar um cartão PLUG-IN com capacidade para gerar padrões de arpejo , pode-se sincronizar seu tempo com o do CS6X/CS6R . 1. Entre no modo de utilidades e selecione a tela PLUG 1 MIDI ou PLUG 2 MIDI do cartão PLUG-IN correspondente. Depois utilize o comando apropriado para ajustar o parâmetro de relógio em “on”. 2. Entre no modo de vozes, selecione a voz PLUG-IN da memória PLUG-IN correspondente e depois acesse o modo de edição de vozes. 3.
- Quando restabelecer os ajustes de fábrica, todos os ajustes de todas as vozes e atuações internas serão substituídas pelos ajustes standards. Atuação para não apagar dados importantes . Faça cópias de segurança de qualquer dado importante. No cartão de memória ou outro dispositivo externo antes de realizar essa operação. 1. Pressione o botão JOB do modo de utilidades. Aparecerá a tela de ajustes de fábrica ( FACTORY SET). 2. Quando pressionar o botão ENTER, na tela aparecerá uma mensagem de confirmação.
Pode-se utilizar cartões de 3,3V. Os cartões de memória de SV não são compatíveis com esse instrumento. No instrumento foi incluído um cartão de memória de 4 MB em branco. - Capacidade de memória. Existem 5 tipos de cartões de memória : De 2,4,8,16 e 32 MB. Pode-se utilizar também um cartão de memória de mais de 32MB se cumprir as normas do FORO SSFDC ( outro nome do SMAR TMEDIA). ( pag 343) - Inserção / Extração dos cartões de memória .
- Inclui operações de guardar, carregar, apagar e criar diretórios. Além disso , o instrumento acessa automaticamente o cartão de memória para comprovar o tipo de suporte se insere enquanto o instrumento está quando ligado. - Não tente nunca tirar um cartão de memória ou apagar a corrente durante o acesso. Do contrário poderia estragar os dados do instrumento ou do cartão e possivelmente o próprio cartão de memória. - Formato do Cartões de Memória.
. Proteção dos dados ( proteção do registro) Para evitar rasuras de dados importantes, cole o selo de proteção contra escrita. Na parte indicada ( dentro de 1 circulo ) do cartão de memória. E ao contrário, para guardar dados no cartão de memória, retire o selo de proteção sobre registro. Não reutiliza esse selo . ( pag 346) - Cópia de Segurança de dados: Para que os dados tenham a máxima segurança, yamaka recomenda guardar duas cópias dos dados importantes em cartões de memória diferentes.
TIPOS DE ARQUIVOS: No sintetizador, pode-se utilizar os 8 tipos de arquivos seguintes: -ALL ( todos os dados) Todos os dados do sintetizador e do cartão de memória são tratados como um só arquivo e podem ser guardados / caregados como tal. - extensão : “ S 2 A”. Nota: não pode guardar dados do cartão PLUG-IN. Nota: Os dados de sistema, atuação e vozes PLUG-IN só podem ser guardados nesse formato.
Nota: SMF é um formato normalizado de arquivos de sequências que são utilizados pelos fabricantes de instrumentos musicais., empresas de programas de informática, etc... Um arquivo desse tipo pode facilmente. ( pag 349) Pode ser trocado entre sequenciadores compatíveis com a norma SFM, independente do fabricante. - Existe 2 tipos de SFM, embora esse sintetizador só reproduz arquivos SFM de formato 0 . . Formato 0 : Os dados de vários canais MIDI estão contidos em uma só pista. .
ARQUIVOS de CARGO AUTOMÁTICA. O sintetizador pode ser carregado automaticamente certos arquivos ( dados all / PLUG-IN) quando ligar. Determine um nome para o arquivo que deseja carregar automaticamente como se indica para continuar e depois guarde –o no diretório anuais alto do cartão de memória. Insira o cartão no encaixe antes de ligar o sintetizador. Nota: Para evitar a carga automática de arquivos, mantenha pressionado o botão EXIT quando ligar o sintetizador.
Nota: Para guardar, carregar, mudar de nome ou apagar um arquivo, utilize o comando B para selecionar o tipo de arquivo e o comando C para selecionar o número de arquivo . DIRETÓRIOS DE ARQUIVOS Os diretórios de arquivos são reconhecidos pela indicação “ DIR” junto ao nome. Quando desejar abrir um diretório, utilize o comando C para mover o curso até ele e pressione o botão ENTER . Visualizar-se-à todos os arquivos do diretório. Se selecionar o número de arquivo 000, visualiza-se –à “ up dir” .
- TYPE ( tipo de arquivo) . Ajuste : ALL ( todos os dados) , all, voice, chain, ( cadeia de sequências) , plugin 1, plugin2, all-pclip ( todas as amostras de frases) Nota: O cartão de memória deve se formatar antes de aguardar dados nele. 1. Utilize o comando B para selecionar o tipo de arquivo onde vai guardar os dados. 2. Para substituir um arquivo existente , utilize o comando C e selecione o número d arquivo .
O procedimento de determinação de nomes aos arquivos é basicamente o mesmo que para mudar os nomes das vozes. Entretanto, não é possível utilizar símbolos nem caracteres em minúsculas e o nome só pode ocupar 8 caracteres. Nota: Para os arquivos são determinados nomes de acordo com as convernções de MS-Dos. Se o nome do arquivo contém espaços e outros caracteres serão substituílos automaticamente por guias sublinhadas “_” ao realizar a operação de guardar.
1. Utilize o comandoB para selecionar o tipo de arquivo dos dados que vai carregar. 2. Utilize o comando C para selecionar o nº de arquivo 3. Quando pressionar o botão Enter, vizualizar-se o seguinte , dependendo do tipo de arquivo selecionado. • Se foi selecionado um tipo de arquivo diferente “Perf” “Voice” ou “pclip”. Antes da carga , vizualizar uma mensagem de confirmação.
Ajustes: - Memória de voz fuente ( int) Interna, EXT ( externa), PLG1 ( Plug-in1), PLG ( Plug-in 2) - Número de Vozes, 1-128, - dr1/2 ( Int/Ext) 1-64 ( PlG1/PLG2) - Memória de voz de destino - Int ( interno), Ext ( externo) PLG ( PLUG-IN 1) PLG ( Plug-in 2) Nota: Se selecionar PLG1/PLG2 como memória de vozes fonte ( ou de destino), a memória de vozes de destino ( ou fonte) também se ajustará a PLG1/PLG2. Nota: Se ajustar o número de voz fonte a “ all”, o número de voz de destino também se ajustará a “ all”.
Se selecionar outra opção, o nº de amostra de destino se determinará automaticamente ao número livre seguinte. Nota: Quando selecionar uma opção distinta de “all” como número de amostra de destino se determinará automaticamente a um nº vazio ( onde não tem nada armazenado). 4. Pressione o botão Inc/Yes para carregar o arquivo. Uma vez carregado, vizualizará a mensagem “ Completed” e voltará a tela anterior. A Operação pode ser cancelada pressionando o botão dec/no durante a execução.
Ajustes: All ( todos os dados), all Voice, Voice, Chaim ( cadeia de sequências, Plug-in, other, all piclip, ( todas as amostras de frases) 1. utilize o comando B para selecionar o tipo de arquivo e o comando C para selecionar o número de arquivo. Nota: Se pressionar o botão Shift, vizualizar o diretório do arquivo selecionado nesse momento. Mais detalhes serão encontrados na seção “ Operações do modo de cartão”. 2.
A operação pode ser cancelada pressionando o botão Dec/no durante a execução. MK DIR ( criar Diretório) É possível criar novos diretórios e subdiretórios ( novos diretórios dentro dos antigos). Isto permitirá guardar arquivos em diretórios independentes de acordo com o tipo de arquivo. Nota: A hierarquia de diretório dispõe de até 27 níveis . Nota: Não é possível criar um diretório dispõe de até 27 níveis Nota: Não é possível criar um diretório com o mesmo nome de outro já existente.
Nota: A tela de hierarquicas ( notas de diretórios) não será vizualisadas se o cartão de memória não tiver nenhum outro diretório .... da raiz. 1. Utilize o comando C para selecionar um diretório existente e repita até chegar ao nível de hierárquia no qual deseja criar um novo diretório. 2. Quando desejar criar um novo diretório, Utilize o comando 2 para mover o cursor. Para Continuar utilize os comandos 1 ou Data ou os botões INC/Yes e Dec/No para introduzir o nome do novo diretório.
Depois de realizar o formato, criar-se à automaticamente um arquivo de memória EXT. Durante esse processo vizualisar a mensagem “ Now shaving”.
Quando mover um cabo, tome cuidado para não engachar no cartão PLUG-IN de circuitos. Se forçar o cabo de alguma forma, pode-se cortá-lo causar danos ou produzir um mau funcionamento. Tome cuidado para não perder nenhum parafuso que todos eles utilizados. Quando inserir cartões PLUG-IN e conectar cabos assegure-se de que a inserção e a conexão estejam corretas.
Importante: O encaixe disponível ( PLG1, PLG 2) difere de acordo com o tipo de cartões PLUG-IN.Se desejar mais detalhes, consulte a coluna a esquerda da linha anterior. Quando instalar o cartão PLUG-IN Opcional ( desde quando se tira a tampa até que volte a colocá-la todas as operações devem ser realizadas com o cabo de alimentação desconectado 5. Retire o cabo do passador em forma de gancho da placa 6.
2. Fique em frente ao painel posterior do dispositivo e tire os parafusos ( 6 parafusos de cabeça plana) de tampa do cartão PLUG-IN ( no painel superior) com uma moeda ou uma chave de fenda. Nota: Guarde os parafusos retirados ( 6) em um lugar seguro. Vão ser reutilizados para unir a tampa do cartão PLUG-IN ao dispositivo. 3. Tire a tampa do cartão PLUG-IN. Aparecerá a placa do cartão PLUG-IN. Pode-se instalar 2 cartões PLUG-IN:PLG 1 à direita e PLG 2 à esquerda.
3. Tire do conector do cabo para separá-lo do conector do cartão PLUG-IN Solução de Problemas A tabela seguinte oferece recomendações e páginas de referência para resolver alguns problemas comuns. A maioria dos problemas comuns. A maioria dos problemas podem ser simplesmentes o resultado de ajustes incorretos. Antes de solicitar assistência técnica profissional consulte os conselhos do guia de solução de problemas para ver se pode encontrar e corrigir a causa dos problemas.
- Foi ajustado o comando Cuttoff completamente à esquerda ( com uma frequência de corte muito baixa?) - Com o arpejador ativado, foi ajustado o parâmetro de categoria de arpejo a “ CT” e o de modo tecla a uma opção distinta de “ Direct”? Não tem som de Arpejador - foi ajustada corretamente a margem de nota de arpejador? - No modo de atuação foi ativado corretamente ( On) os parâmetros layer Swicth e Arpejo Swict das partes? - Foi ajustado o parâmetro de tempo da tela ARP Type a “ Midi”, apesar de não estar
- Foi ajustados demasiadamente alto a profundidade da modulação do tom de tela LFO ( Modo de Edição de Vozes)? - No caso das atuações , foi ajustado o parâmetro de desafinação de cada parte a um valor distinto de 0? O som está entrecortado e Intermitente - Foi sobrepassada a polifonia máxima?? Só ouve uma nota de cada vez Foi selecionada “ Mono” no parãmetro Mode da tela Gen OTHER de Edição Comum de Vozes.
Foram selecionados os parâmetros específicos de elementos com DEST (Destino) O Cartão PLUG-IN não funciona Foi instalado o cartão PLUG-IN de efeitos em PLG 2? Foi instalado o cartão PLUG-IN de parte Multi em PLG1? Se foi instalado o cartão PLUG-IN, foi selecionado uma opção diferente de “off” no parâmetro PLG-EFI da tela EFF Part efeitos comuns da Atuação? Se foi instalado um cartão PLUG-IN, fopi selecionado uma opção diferente de Thru na tela EFF PLg de Efeitos Comuns da Atuação? Não Pode encontrar a voz d
MENSAGEM : MIDI buffer full recebido SIGINIFICADO: Não se pode processar dados MIDI por ter dados em demasia ao mesmo tempo MIDI data error MIDI ckecsum error bloco Erro produzido na recepção de dados MIDI Erro produzido na recepção de dados em Change internal baltey substituída A pilha interna de segurança deve ser Card full cartão de memória Não tem mais memória disponível no FILE not found especificado Bad card Card not ready foi inserido um Não é possível encontrar tipo de arquivo O cartão de m
File already exists DATA not exists amostras de Já existe um arquivo com o mesmo nome Não tem nenhum arquivo com os dados de frases. Illegal file em formato Os dados do arquivo especificado não está MS-DOS Ready only file apagar, mudar O arquivo é de só uma leitura e não pode de nome nem guardar. Can’t make “EXT” file de memória. Can’t make directory Não é possível criar um arquivo no cartão Não é possível criar mais diretório.
Device number mismatch em bloco Não é possível transmitir / receber dados porque os números de dispositivos não estão de acordo. Memory full Too many clips de frases e Foi utilizado toda a memória restante. Chegou-se ao número máximo de amostras não é possível criar mais. Too short clip operação A amostra é muito curta para realizar uma Freqconvert. Too low FS clip para realizar A frequência de mestre é demasiado baixa uma operação Freqconvert .
Plugin1 type mismatch diferente do O som precisa de um cartão PLUG-IN inserido no encaixe 1. Plugin2 type mismatch diferente do O som precisa de um cartão PLUG-IN inserido no encaixe 2. PLG not supported série PLG 100, Quando é utilizado um cartão PLUG-IN da não é possível armazenar em um cartão de memória um arquivo de dados cujo tipo de arquivo seja PLUG-IN Illegal data dados de O formato do arquivo de amostras ou de transvase de amostras não são compatíveis. Executing Executando a operação.
Now recording A amostra de frases está sendo gravada. Waitig for trigger nível do À espera do sinal de entrada para alcançar o início para começar a gravação de uma amostra de frase. Recording stopped ( no free men ) A gravação parou automaticamente porque não tem mais memória disponível. SAMPLE dump receiving dados de O instrumento está recebendo um transvase de amostras pela entrada MIDI in. MIDI bulk transmitting Está transmitindo dados em bloco MIDI.