FORNO DE ENCASTRE A GÁS GAS BUILT-IN OVEN ZBG 731 Aparelho de Classe 3 Class 3 Appliance INSTRUÇÕES PARA USO E INSTALAÇÃO OPERATING AND INSTALLATION MANUAL PT
INFORMAÇÕES GERAIS É muito importante que este livro de instruções seja conservado com o aparelho para consulta posterior. Em caso de venda, ou de transferência do aparelho a outro utente, certifique-se de que o livro de instruções acompanha sempre o aparelho, de forma a permitir ao novo proprietário inteirar-se do seu funcionamento e das respectivas instruções. ESTAS INFORMAÇÕES SÃO FORNECIDAS POR RAZÕES DE SEGURANÇA. DEVERÃO SER LIDAS ATENTAMENTE ANTES DA INSTALAÇÃO E USO DO APARELHO.
ÍNDICE Instruções gerais Painel de comandos Instruções para uso dos comandos Conselhos de cozedura Tabela de cozedura Assados no grelhador Manutenção Limpeza geral Pag. 3 Pag. 4 Pag. 4-5 Pag. 6 Pag. 7 Pag. 8 Pag. 9 Pag. 9 Se.... alguma coisa não funciona Condições de garantia Características técnicas O encastre nos móveis da cozinha Fixação Ligação eléctrica Ligação alimentação a gás Adaptação aos diferentes tipos de gás Pag. Pag. Pag. Pag. Pag. Pag. Pag. Pag.
SELECTOR DO GRELHADOR E DA LUZ DO FORNO 0 Rodar no sentido dos ponteiros do relógio o selector do grelhador. Poder-se-á seleccionar uma temperatura entre os 50°C e os 250°C. Luz do forno acesa Funcionamento do grelhador e do churrasco 250 Selecção da temperatura entre os 50 e os 250°C. Para a cozedura com o gelhador, seleccionar uma temperatura entre os 50 e os 250°C. Para a cozedura com o gelhador e o churrasco, rodar o manipulo até à posição “●”. 50 Fig.
CONSELHOS PARA COZEDURA Para a cozedura de doces Os doces devem cozer-se a uma temperatura moderada (normalmente entre os 150 e 200_C) e requerem o pré-aquecimento do forno (cerca de 10 minutos). Pré-aquecer o forno, salvo indicações contrárias. Não abrir a porta do forno quando estiver a cozer pratos que devam levedar (por exemplo, pão, massas levedadas e soufflés); a corrente de ar frio bloquearia o seu crescimento.
TABELA DE COZEDURA QUANTID. GR.
ASSADOS NO GRELHADOR É aconselhável assar no grelhador com o manípulo na posição máxima. Se pretender assar de forma mais lenta, seleccione o manípulo. ASSADOS NO GRELHADOR A carne e o peixe cozinhados no grelhador deverão ser ligeiramente untados com azeite e colocados sem- pre o grelhador; este deverá ser colocado nas calhas mais próximas ou mais afastadas das resistências consoante a espessura da carne, de modo a evitar que se queime à superfície e fique pouco cozida no interior.
MANUTENÇÃO Antes de qualquer operação desligar o aparelho da tomada. SUBSTITUIÇÃO DA LÂMPADA DO FORNO Desligar o aparelho da tomada; desaparafusar a calota de protector do vidro (Fig. 6), desaparafusar a lâmpada e substitui-la por outra para altas temperaturas (300°C), com as seguintes características: Tensão: 230 V (50 Hz) Potência: 25 W Casquilho: E 14 Voltar a montar o protector de vidro e ligar de novo o aparelho à tomada. Fig.
SE... ALGUMA COISA NÃO FUNCIONA Alguns problemas de funcionamento podem depender de simples operações de manutenção ou dever-se a esquecimentos e são facilmente resolúveis sem a intervenção da Assistência Técnica. ■ PROBLEMA ● CAUSA ➤ SOLUÇÃO ● Manípulos de comando não seleccionados correctamente para a cozedura. ➤Verificar os manípulos e repetir as operações indicadas no livro de instruções.
ASSISTÊNCIA TÉCNICA — PEÇAS DE SUBSTITUIÇÃO ORIGINAIS As peças de substituição originais, cer tificadas pelo fabricante do produto e assinaladas pela marca seguinte Se depois destas verificações a anomalia persistir, dirija-se ao Centro de Assistência Técnica autorizado mais próximo, indicando o tipo de avaria, o modelo do aparelho (Mod.), o número do produto (Prod. nº) e o número de fabrico (F.Nr.) impresso na placa de identificação do forno.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS Queimador do forno a gás Gás butano/propano 2500 W Gás metano/gás de cidade Resistência do grelhador Motor ventilador de arrefecimento 2700 W 1750 W 25 W Lâmpada de iluminação do forno Motor do espeto Tensão de alimentação Categoria Regulação 25 W 4W (50Hz)230 V Metano ou Butano Propano Gás de cidade III1 a 2H3+ 20 mbar 28-30 mbar 37 mbar 8 mbar { em coluna: DIMENSÕES altura sob a banca da cozinha: MÍNIMAS DO NICHO largura profundidade 56,0 cm 55,0 cm DIMENSÕES ÚTEIS DO I
Encastre sob a banca da cozinha com ou sem mesa de trabalho (Fig. 11-12). min 550 min. 4 0÷ 57 140 min. 12 min. 12 56 56 Fig. 11 0 591 0÷ 57 0 591 min. 4 min 550 240 FO 2128 Fig. 12 140 240 100 FO 2129 As cotas são indicadas em mm. ATENÇÃO: é indispensável assegurar a circulação do ar na parte posterior do aparelho, necessária à regular combustão do gás. As aberturas do móvel (Fig. 10-11-12) deverão ser respeitadas.
INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO A instalação do aparelho (encastre, ligações eléctricas e gás) deverão ser efectuadas unicamente por pessoal qualificado. Qualquer intervenção deverá ser feita com o aparelho desligado da tomada.
INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO ATENÇÃO: Este aparelho só pode ser instalado e funcionar em locais permanentemente ventilados, segundo as normas em vigor. LOCAL DE INSTALAÇÃO Para um bom funcionamento do aparelho a gás é indispensável que o ar necessário para a combustão do gás possa afluir ao local, de forma natural. (O instalador deverá seguir as normas em vigor ). O afluxo de ar ao local deve provir directamente das aberturas feitas nas paredes externas. — Ver fig 16.
INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO LIGAÇÃO A tubo de alimentação do forno está colocada na parte anterior, por trás do painel de comandos. Para efectuar a ligação, encaixar parcialmente o forno no móvel (cerca de 30 cm) e, de cima, aceder ao tubo de alimentação. Fazer a ligação a gás escolhendo um dos dois sistemas: 1) Fig. 19 — tubo metálico flexível; só para aqueles cuja extensão máxima é de 2 metros. (DN15 UNI 9891). Aparafusar o o racord ao tubo de 1/2" inserindo a anilha.
ADAPTAÇÃO AOS DIFERENTES TIPOS DE GÁS SUBSTITUIÇÃO DO INJECTOR DO QUEIMADOR DO FORNO Substitua a chapa (próxima da entrada de gás do forno) pela sua correspondente que se encontra na bolsa dos injectores fornecida com o aparelho. Para adaptar o aparelho a um tipo de gás diferente da quele para o qual está preparado, deverá substituir-se o injector por outro adequado ao novo tipo de gás (ver tabela 1). Para tal, depois de abrir a porta do forno, proceda do seguinte modo: — retire o espalhador “A” (Fig.
REGULAÇÃO DO MÍNIMO DO QUEIMADOR DO FORNO — Desligue o forno da tomada. B — Retire os 3 manípulos. — Retire a grelha desaparafusando os três parafusos (Fig. 26 - “A”). A — Desaparafuse os dois parafusos sob o painel e retire-o no sentido das setas (Fig. 26 - “B”). A B — Com uma chave de parafusos desaparafuse o parafuso do by-pass do termostato (Fig. 27 - “C”). A Caso substitua o gás metano por GPL, aparafuse a fundo o parafuso by-pass.