FOGÕES A GÁS E MISTO S INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO PT
Advertência - Fogôes a gás - Mistos É importante que este manual de instruções seja conservado junto ao aparelho para futuras consultas. Caso o aparelho seja vendido ou transferido para uma outra pessoa, assegura-se que o manual também vai, de forma a que o novo utente possa ser posto ao corrente do funcionamento do aparelho e suas advertências. AS ADVERTÊNCIAS FORAM REDIGIDAS PARA SUA SEGURANÇA E PARA SEGURANÇA DOS OUTROS.
Índice Instruções para o utilizador Instruções para o instalador Advertência - Fogôes a gás - Mistos 2 Características técnicas 14 Dimensão dos aparelhos 3 Instruções para o instalador 15 Utilização 4 Ligação ao gás 16 Forno a gás 6 Adaptação aos diversos tipos de gás 17 Forno eléctrico 7 Ligação électrica 19 Cozinhar com espeto rotativo 8 Conselhos para a utilização dos bicos 8 Alguns conselhos para a utilização do forno 9 Tabelas de Cozedura 10 Manutenção 12 O que se deve f
Utilização Antes de usar o aparelho tire cuidadosamente a película protectora que protege sobretudo os aços inox ou o alumínio anodizado. Durante os primeiros munitos de funcionamento, o isolamento térmico do forno e os resíduos gordurosos da utilização produzem fumos e odores desagradáveis. Aconselhamos, na primeira utilização, a aquecer o forno vazio durante cerca de 45 minutos á máxima temperatura.
ADVERTÊNCIA: uma utilização intensa e prolungada do aparelho pode necessitar de um arejamento suplementar de, por exemplo, uma abertura de uma janela ou um arejamento mais eficaz aumentando a potência da aspiração mecånica se a mesma existe. Disco eléctrico 0 1 4 Os manípulos do disco eléctrico (Fig. 2) podem ser regulados segundo as necessidades, vão da posição 4 (máximo calor) até à posição 1 (mínimo calor).
Forno a gás F Para acender o queimador do forno 140 16 0 240 Fig. 5 Fig. 6 200 1) Abrir a porta do forno, 2) carregar e rodar o botão do forno (Fig. 5) no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio até à posição de temperatura máxima; ao mesmo tempo mexer no botão correspondente marcado com una pequena chama; 3) depois do acendimento manter a pressão no manípulo do forno durante cerca de 5 segundos, para que a válvula de segurança mantenha, automaticamente, aceso o bico do forno.
Forno eléctrico Manípulo de comando (fig. 9) É possível escolher a temperatura de confecção mais adequada e colocar individualmente os alimentos a serem aquecidos. Significado dos símbolos: 0 forno apagado lâmpada do forno acesa 50-max campo de regulação da temperatura aquecimento elemento inferior aquecimento elemento superior Fig.
Cozinhar com espeto rotativo Alguns modelos estão equipados com espeto rotativo (fig.11). Para uma utilização correcta, proceda da seguinte forma: · Introduza o espeto na peça de comida que vai cozinhar de forma bem segura · Coloque o espeto no suporte e rode o orifício para a terceira corrediça a contar da base do forno (fig.
Alguns conselhos para a utilização do forno Para confeccionar doces: Aqueça o forno, salvo indicações em contrário, durante pelo menos 10 minutos antes da utilização. Não abra a porta do forno quando estiver a cofeccionar alimentos que devem crescer (ex: bases com fermento, farófias); a parte que tem ar frio impedirá o crescimento normal. Para controlar a evolução dos doces, espete um palito na base; quando este sair seco, já está pronto. Não verifique antes de passarem 3/4 do tempo previsto.
Tabelas de Cozedura Forno eléctrico tradicional e forno a gás (Aparelhos com largura 90 cm) Temperatura °C Tipo de alimento DOCES DE MASSA BATIDA EM FORMAS Bolo Mármore Bolas Pão-de-ló FOLHADOS Tarte para rechear Tarte de queijo Tarte de frutas BOLOS DE MASSA CON LEVEDURA NATURAL EM FORMAS Croissants BOLOS PEQUEÑOS Massa tenra Bignets Merengues Lasanhas CARNES (tempo de cozer por cm de espessura) Assados prolongados Assados rápidos Rolo de carne AVES Pato 1 1/2 - 2 kg Ganso 3 kg Frango assado Perú 5 kg CAÇ
Tabelas de Cozedura Forno eléctrico tradicional e forno a gás (Aparelhos com largura 60 cm) GR. Forno eléct.
Manutenção Antes de qualquer operação desligar o aparelho da electricidade. Limpeza do fogão Os pingos dos molhos, os salpicos, os sumos das frutas, etc. devem ser limpos imediatamente com um pano húmido. Se ficarem durante muito tempo podem provocar a perda de brilho do esmalte. Para fazer desaparecer as manchas do esmalte, utilize detergentes normais em pó que sejam ligeiramente abrasivos. Não utilize palha de aço nem facas para tirar as incrustações.
O que se deve fazer, caso o aparelho não funcione Se o aparelho não funcionar correctamente, antes de o levar ao serviço de assistência técnica, verifique os pontos seguintes: O afluxo de gás não lhe parece normal Veja se: - Os orifícios dos espalhadores dos bicos não estão obstruídos; - Caso o gás venha de uma botija, verifique se esta, ainda tem gás; - O regulador de pressão está a funcionar; - A torneira da botija está completamente aberta.
Características técnicas Potência das resistências (à 230 V) Resistência superior Resistência inferior Resistência do grill eléctrico Lâmpada de iluminação do forno Espeto Tensão de Alimentação (50 Hz) Aparelhos com Aparelhos com largura 90 cm largura 60 cm 1000 W 1200 W 1800 W 15 W 4W 230 V Esta máquina marcada CE cumpre as Directivas CEE: 73/23 - 90/683; 89/336; 90/396;93/68; e sucessivas mudanças.
Instruções para o instalador As instruções que se seguem dizem respeito à instalação e à regulação, e devem ser executadas apenas por pessoal qualificado. O aparelho deve ser instalado correctamente em conformidade com as normas e as leis em vigor. Qualquer intervenção deve ser efectuada com o aparelho desligado da corrente.
Ligação ao gás SIM Ligação para o fornecimento de gás A ligação para o gás deve ser feita em conformidade com a norma nacional em vigor. O aparelho sai da fábrica aprovado e regulado para o tipo de gás indicado na etiqueta, que está na parte de trás do fogão perto do tubo de ligação ao gás. Certifiquese que o gás a utilizar seja o mesmo que está indicado na etiqueta. Caso contrário, realize todas as operações como estão indicadas no capítulo ADAPTAÇÃO AOS DIVERSOS TIPOS DE GÁS.
Adaptação aos diversos tipos de gás Para adaptar o fogão a um tipo de gás diferente, siga as instruções seguintes. Substituição do tubo (Fig.20) fogões equipados para gás de botija Para funcionar com gás de botija, utilize o tubo «A», mentre para funcionamento a gás natural, utilize o tubo «B» que é fornecido com os acessórios. Insira entre o tubo de alimentação e o tubo a válvula de segurança «C» (Fig.20) Fig.
Substituição dos injectores do forno 1) Extraia o fundo do forno. 2) Desaparafusar o parafuso 1 (Fig. 23) e retirar o queimador. 3) Com uma chave de tubos 7 desaperte e tire o injector, que se encontra ao fundo do forno, substituindo-o pelo outro (vd. Características técnicas). 4) Recoloque o bico seguindo a operação descrita na ordem inversa. Regulação do mínimo do bico do forno Fig.
Ligação électrica O aparelho está apetrechado para funcionar com uma tensão de alimentação de 230 V monofásica. A ligação deve ser efectuada em conformidade com a norma e as disposições da lei em vigor. Antes de efectuar a ligação deve certificar-se que: - a válvula limitadora e a ligação eléctrica possam suportar a carga do aparelho (ver a etiqueta) - a ligação da alimentação esteja munida de ligação eficaz à terra, de acordo com as normas vigentes.
35666-9306 12/01 Grafiche MDM - Forlì